• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 15 Período: 11 a 22 de outubro de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA DIRETORIA Nº 15 Período: 11 a 22 de outubro de 2010"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 15 – Período: 11 a 22 de outubro de 2010

Prezados professores, servidores técnico-administrativos e alunos da FCT-UNESP, seguem alguns informes da Direção.

Os interessados em divulgar notícias relevantes e objetivas no Boletim da Diretoria podem submetê-las ao endereço eletrônico boletim@fct.unesp.br. Serão analisadas somente as propostas com identificação do autor/solicitante.

Informes:

1. No período de 9 a 12 de outubro, foi realizada a 10ª edição dos Jogos InterUNESP, na cidade de Araraquara, e mais uma vez o campus de Presidente Prudente obteve excelentes resultados. Dentre as 21 modalidades da competição foram campeões em oito delas: Atletismo Masculino; Xadrez; Natação Feminina; Judô; Basquete Feminino; Handball Feminino; Vôlei Masculino; Vôlei de Areia Feminino. Na classificação geral os atletas da FCT ficaram em segundo lugar.

2. A empresa vencedora da licitação para a construção do Restaurante Universitário está em fase inicial de implantação do canteiro de obras. O valor global da obra é de R$ 1.742.744,78 e a previsão de término é 13 de outubro de 2011.

3. No dia 14 de outubro, o Vice-Diretor da FCT-UNESP e o chefe do Departamento de Geografia, Prof. Dr. Arthur Magon Whitacker, participaram de reunião da CPA, na Reitoria, para tratar de relatório de docente do Departamento de Geografia.

4. No dia 14 de outubro, o Diretor da FCT–UNESP esteve presente no evento científico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal, no qual participou como expositor da mesa redonda intitulada “Ordenamento Territorial e Agronegócio”.

5. No dia 15 de outubro, o Diretor, o Vice-Diretor, o Prof. Dr. Helio Hirao e a Profa. Ms. Cristina Maria Perissinotto Baron Okimoto, visitaram a Zona Sul do Campus com o objetivo de avaliar as possibilidades de locação da Central de Salas de Aula VII, que deverá ser construída no ano de 2011.

6. Foram publicados no Diário Oficial de 16 de outubro de 2010 os despachos RUNESP nº 1294/10 e 1295/10, distribuindo e autorizando a realização de concursos públicos para provimento de 02 (dois) cargos de Professor Assistente, em RDIDP, junto ao Departamento de Matemática, Estatística e Computação, nos conjuntos de disciplinas "Inteligência Artificial; Projeto e Análise de Algoritmos; Teoria dos Grafos e Programação Orientada a Objetos" e "Arquitetura de Computadores; Circuitos Digitais; Lógica e Microprocessadores".

7. No dia 17 de outubro, o Vice-Diretor da FCT-UNESP e as Profas. Dras. Raquel Gomes de Oliveira e Andréia Wiezzel Suguisava se reuniram com os coordenadores discentes e monitores do Cursinho Ideal, com o objetivo de definir estratégias para a divulgação, seleção de ingresso e para tratar de questões operacionais do cursinho.

(2)

8. No dia 18 de outubro, a Direção da FCT se reuniu com os diretores administrativos e membros do Conselho Curador da FUNDACTE para tratar da definição da área física de concessão da Fundação e do acerto de pendências financeiras da Fundação com a FCT-UNESP.

9. No período de 18 a 22 de outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu o VI Simpósio de Engenharia Ambiental, com atividades diversificadas nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao todo foram realizadas 7 palestras, 5 mini-cursos, 2 oficinas com mapeamento geormorfológico e Noções básicas de software Spring. Além disso, foram incluídas no VI SEAUPP três visitas técnicas: ao Parque Estadual do Morro do Diabo, Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp em Presidente Prudente e Alimentos Wilson, em Regente Feijó. O evento colocou a comunidade acadêmica de vários cursos da FCT em contato com pesquisadores e profissionais de diferentes instituições que desenvolvem trabalhos sobre poluição do ar, bioenergia, gestão ambiental, tratamento de água e aproveitamento de resíduos e efluentes industriais.

10. No dia 18 de outubro, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP receberam o Prof. Dr. João Francisco Galera Monico e a Prof. Dra. Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Departamento de Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, acompanhados do Prof. Dr Washington Ochieng, do Imperial College of London, Inglaterra. O Professor Washington é uma das maiores autoridades acadêmicas na área de Geodésia, desenvolve pesquisas em parceria com o Professor Galera e está participando de atividades no Departamento de Cartografia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT– UNESP no período de 18 e 27 de outubro.

11. No dia 18 de outubro, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP receberam os alunos Rubens dos Santos Romão de Souza e Verônica Aparecida do Nascimento, representantes do Diretório Acadêmico 3 de Maio, para tratar da reforma parcial do prédio do DA, da construção do Restaurante Universitário e da reforma do Bloco A da Moradia Estudantil.

12. No dia 18 de outubro à tarde, o Diretor da FCT–UNESP, se reuniu com os Chefes de Departamento para tratar dos seguintes assuntos: 1) Flexibilização do uso do telefone nas secretarias e salas de docentes a partir da instalação do sistema VOIP; 2) Planejamento da execução final do orçamento referente ao ano civil 2010; 3) Avaliação de pedidos encaminhados pelos departamentos para a utilização de recursos da reserva técnica; 4) apresentação dos trabalhos realizados pela comissão criada para analisar a forma de lançamento da carga horária das disciplinas, para a composição da equação usada na descentralização de recursos aos departamentos de ensino. Com relação aos aparelhos VOIP o Senhor Marcos Roberto Pereira de Souza, Diretor do Serviço Técnico de Informática (STI) fez esclarecimentos sobre as possibilidades de uso e custos. Os chefes de departamentos decidiram que os aparelhos alocados nas salas dos docentes poderão fazer chamadas locais e interurbanas e os aparelhos das secretarias poderão realizar todos os tipos de ligação mediante autorização dos chefes. Em ambos os casos, os custos das ligações serão cobertos com recursos da verba descentralizada aos departamentos, como ocorre atualmente. Os chefes dos Departamentos de Geografia e de

(3)

Fisioterapia não estiveram presentes à reunião e nem os seus respectivos sub-chefes.

13. No dia 19 de outubro, docentes vinculados ao DFQB da FCT-UNESP participaram de reunião com docentes do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru, com o intuito de avaliar a possibilidade de propor a implantação de um Programa de Pós-Graduação em Química, envolvendo as duas unidades.

14. No dia 19 de outubro, o Diretor da FCT–UNESP participou da reunião do Fórum de Diretores da UNESP na qual a Pró-Reitora de Pesquisa, Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini, apresentou as atribuições e o possível quadro de recursos humanos a ser alocado nos Escritórios de Pesquisa das unidades universitárias. Na mesma reunião a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge, apresentou uma análise de desempenho dos Programas de Pós-Graduação da UNESP, na avaliação realizada pela CAPES, referente ao triênio 2007–2009. 15. No dia 19 de outubro foi realizado o Concurso Público de Títulos e Provas para

provimento de cargo de Professor Titular, em RDIDP, no conjunto das disciplinas Fotogrametria I, II E III; Fotogrametria Analítica; Fotogrametria Digital; Tópicos Avançados em Fotogrametria e Tópicos Especiais em Fotogrametria e Varredura a Laser, junto ao Departamento de Cartografia, sendo aprovado o Prof. Dr. Aluir Porfírio Dal Poz. Parabéns ao professor, que atinge assim o grau máximo na carreira acadêmica.

16. No dia 19 de outubro, pela manhã, uma equipe da TV UNESP esteve no Campus e fez várias tomadas para a produção de um vídeo de divulgação do Programa Núcleo de Ensino da FCT, coordenado pelo Prof. Dr. José Milton de Lima, do Departamento de Educação.

17. No dia 19 de outubro houve reunião ordinária da Comissão Permanente de Extensão Universitária – CPEU, presidida pelo Vice-Diretor, na qual foram tratados diversos assuntos relativos às atividades de extensão da FCT.

18. No dia 20 de outubro, ocorreu a abertura oficial da XII Semana da Estatística, que tem por principal finalidade comemorar o sucesso dos 26 anos de curso. O evento se estenderá até o próximo sábado, dia 23 de outubro.

19. No dia 20 de outubro, a CDHU e o Instituto de Arquitetos Brasileiros realizaram a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura para Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentável, na Universidade Mackenzie em São Paulo. Os Profs. Drs. Evandro Fiorin e Fernando Sérgio Okimoto e alguns alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT-UNESP receberam menção honrosa, mas não puderam estar presentes à cerimônia. 20. No dia 20 de outubro, o Diretor da FCT–UNESP fez gestões na Reitoria para o andamento de alguns processos e a liberação dos recursos destinados às reformas do Prédio Discente IV e a Central de Sala de Aula V e dos sanitários do prédio da administração.

(4)

21. Foi publicado no Diário Oficial de 20/10/2010 o despacho RUNESP nº 1293/10, distribuindo e autorizando a realização de concurso público para provimento de 01 (um) cargo de Professor Assistente, em RDIDP, junto ao Departamento de Matemática, Estatística e Computação no conjunto das disciplinas "Teoria da Computação; Linguagens de Programação; Linguagens Formais e Autômatos e Compiladores".

22. Foi concluído o processo de licitação para a contratação da empresa que realizará a limpeza do Prédio Discente IV. A empresa vencedora foi a Prudente Serviços e Construções Ltda EPP, e o custo mensal dos serviços será de R$ 2.790,00, com início no dia 20/10/2010.

23. No dia 21 de outubro, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião ordinária do Conselho Universitário na Reitoria. Nesta reunião foi apresentada proposta de redepartamentalização e de adequação dos departamentos que possuem menos de 10 docentes.

24. Entre os dias 21 e 27 de outubro está sendo realizada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na FCT-UNESP, cuja abertura foi feita no dia 21 de outubro de 2010, às 19h30min, com a presença do Vice-Diretor e vários docentes da FCT. Na ocasião, foram inauguradas as exposições “Trajetória de um colecionador de postais: José Carlos Daltozo” e “Imagens Urbanas: a verticalização de São Paulo nos postais de Daltozo”, coordenadas pelos Profs. Drs. José Roberto Fernandes Castilho e Marcos Faccioli Gabriel, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT. Houve também apresentações musicais de Jesus do Violão e do Coral da UNESP (regente Alex).

25. No quadro abaixo, organizado pelo Prof. Dr. Fernando Sérgio Okimoto, verifica-se a relação candidato/vaga dos Concursos Vestibulares de 2010 e 2011 aos Cursos de Graduação da FCT-UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Curso

cand./vaga - 2010

cand./vaga - 2011

Arquitetura e Urbanismo – integral 17,7 18,9

Engenharia Ambiental - integral 15.4 16,3

Fisioterapia – integral 13,0 14,4

Ciência da Computação (Bac) - vespertino/noturno 10,5 12,1

Educação Física (Lic) – noturno 6,8 7,6

Engenharia Cartográfica – integral 3,7 5,3

Química (Lic) - noturno 4,0 5,1

Pedagogia (Lic) - noturno 4,0 4,8

Estatística – diurno 3,9 4,4

Educação Física (Lic) – matutino 4,6 4,1

Geografia (Bac/Lic) - noturno 2,9 3,8

Física (Lic) - noturno 2,0 2,9

Geografia (Bac/Lic) – matutino 3,1 2,7

Matemática (Lic) – noturno 2,4 2,6

Matemática (Lic) - matutino 1,4 2,4

Pedagogia (Lic) - vespertino 2,7 2,3

(5)

26. Hoje, dia 22 de outubro, houve reunião ordinária da Congregação da FCT–UNESP. 27. Hoje, dia 22 de outubro, o STI promoveu durante a manhã mais um treinamento no

Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico (SGCD). Participaram do treinamento os coordenadores de Cursos de Graduação, Assessores dos Departamentos, STDARH, Graduação e Atividades Auxiliares.

28. Por meio de uma parceria com o Comitê Superior de Tecnologia da Informação (CSTI) e a Assessoria de Informática, o STI recebeu neste mês equipamentos no valor de R$ 194.539.06. Os equipamentos serão utilizados na melhoria do controle e segurança da rede na FCT.

29. De acordo com informações da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, os cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química da FCT não foram avaliados pelo Guia do Estudante da Editora Abril em 2010, visto que o GE avalia apenas os cursos superiores que atendem a três critérios: 1) ter a titulação de bacharelado (salvo duas exceções: Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas); bacharelado e licenciatura (ambas oferecidas simultaneamente); titulação específica da profissão; e formação de psicólogo; 2) possuir turma formada há pelo menos um ano (data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a dezembro de 2008); e 3) ter turma(s) em andamento e que sejam presenciais.

O que está previsto para os próximos dias:

1. As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia terão início na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro e se estenderá até o dia 12 de novembro.

2. O Diretor da FCT–UNESP participará do Encontro Nacional de Geografia Agrária, entre os dias 25 e 28 de outubro, na Universidade do Oeste do Estado do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, no qual apresentará trabalhos e participará da mesa redonda intitulada “Problemática Ambiental no Espaço Agrário Brasileiro: riscos, impactos e legislação”. Os Profs. Drs. Antonio Thomaz Júnior e Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia, também apresentarão trabalhos e integrarão outras mesas redondas no mesmo evento. 3. No dia 05 de novembro de 2010 será realizada a defesa pública de tese de

doutorado de Sandra Cristina Ferreira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho a ser defendido tem como título “Rede Urbana, Cidade de Porte Médio e Cidade Média: Estudos Sobre Guarapuava no Estado do Paraná” e foi orientada pelo Prof. Dr. Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia. A defesa ocorrerá no Anfiteatro I, a partir das 8:00 horas.

4. No dia 05 de novembro de 2010 será realizada a defesa pública de tese de doutorado de Adriano Rodrigues de Oliveira, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho a ser defendido tem como título “O Associativismo na Região do Pontal do Paranapanema-SP: Limites e Possibilidades Para o Desenvolvimento Rural” e foi orientado pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, do

(6)

Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. A defesa ocorrerá no Anfiteatro I, a partir das 13:30 horas.

Referências

Documentos relacionados

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo