• Nenhum resultado encontrado

Semana da Consciência Negra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semana da Consciência Negra"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

INFORMATIVO DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO

Semana da

Consciência Negra

A Semana da Consciência Negra movimentou o NRE Toledo. De 15 a 21 de novembro, foram dezenas de atividades envolvendo milhares de alunos em toda a Regional: espetáculos de teatro e dança, passeios, palestras, jantares típicos, exposições de arte, entre outros.

Difícil não citar cada escola que realizou atividades e proporcionou a reflexão de um tema tão importante como a igualdade racial e o respeito as raízes africanas do Brasil.

Desta forma, procuramos mostrar neste informativo o maior número possível de atividades diferenciadas, ao mesmo tempo em que buscamos abrir espaço a todos os municípios que estão jurisdicionados ao NRE.

É importante ressaltar que todas as ações foram valiosas e significativas, independente de estarem ou não citadas neste informativo. Mas o fato de buscarmos atividades diferenciadas é também para trazer aos educadores o maior número possível de idéias que possam ser aproveitadas na próxima evento, a ser realizado em 2010.

Enfim, fica aqui o agradecimento e os parabéns a todas as escolas que se envolveram na Semana da Consciência Negra.

EDITORIAL

ES

PEC

IA

L

(2)

Capoeira

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

2

Especial - Semana da Consciência Negra

Entra na Roda e Vem Jogar Capoeira!

Oficinas de Capoeira

No dia 20 de novembro, os alunos do Colégio Estadual Jaime Rodrigues, em Guaíra, receberam o professor de capoeira ‘ Jesus’ e seu grupo de alunos. O professor ministrou uma palestra sobre cultura afrobrasileira e sobre a capoeira.

Durante a apresentação foram tocadas músicas utilizando instrumentos como berimbau, pandeiro, caxixi e atabaque, sendo os mesmos apresentados aos alunos. As letras das músicas enfatizavam a importância de a criança freqüentar a escola e do

respeito mútuo. Na fala dos professores e do palestrante foi enfatizada a importância do respeito à diversidade cultural, a preservação da cultura afro e a prática de esportes.

Alguns dos alunos e professores também foram convidados a entrar na roda de c a p o e i r a e a c e i t a r a m experimentá-la na prática .

Todos os alunos da escola participaram da atividade, mostrando respeito e entusiasmo pelo tema discutido.

A Escola Estadual de Planalto, em Nova Santa Rosa, promoveu uma oficina de Capoeira, Maculelê, Samba de Roda e Puxada de Rede com o Mestre Carlinhos, da cidade de Toledo.

Além da oficina, a escola realizou uma sessão cívica, na qual os alunos da atividade do Viva a Escola, Contação de Histórias, contaram histórias sobre a origem e a importância deste dia para a cultura brasileira.

A Escola Estadual Vinícius de Moraes, de Nova Santa Rosa, também realizou uma oficina de capoeira, na quadra da escola.

“ Tenho trabalhado o conteúdo de Lutas, de forma mais específica a Capoeira, no contexto da Cultura Corporal, nas aulas de educação Física. Na Semana da Consciência Negra, abordamos a pesquisa sobre a história da Capoeira e assim desmistificamos alguns preconceitos que a sociedade reproduziu ao longo dos anos sobre a Capoeira e Cultura Afro brasileira no Brasil, desde a época da escravidão até a atualidade. O conhecimento assimilado na práxis pelos alunos é fundamental para que a consciência não seja vivida apenas nesta semana, especificamente, mas todos os dias em todos os lugares, pois a Cultura Negra faz parte da cultura brasileira e merece o reconhecimento, pelo sofrimento passado em nossas terras e pelas contribuições culturais trazidas historicamente pela raça negra.”

(3)

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

3

Especial - Semana da Consciência Negra

Quilombolas

“A Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco Esteve Presente!”

C o n v i d a d a s p e l a s escolas, ou sendo visitadas pelos a l u n o s , a c o m u n i d a d e quilombola do NRE Toledo também fez parte da Semana da Consciência Negra. Impossível deixar de lado estes exemplos vivos da história e cultura afro-brasileira

A Escola Estadual São José, de Terra Roxa, visitou a C o m u n i d a d e Q u i l o m b o l a Manoel Ciriaco, situada em Maracajú dos Gaúchos, no município de Guaíra. “A visita à Comunidade Quilombola trouxe conhecimento sobre a cultura deste povo e a sua origem. Todo esse trabalho serviu para nos conscientizar sobre o racismo. Devemos lutar para que o racismo acabe e exista igualdade.

Infelizmente preconceito e racismo ainda existem”, relata a aluna Samara Maria Varolo.

Já o Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta e o Colégio Estadual Paulo Freire, ambos de Marechal Cândido Rondon, convidaram o grupo para visitar o colégio e realizar apresentações aos alunos.

No encontro com esses colégios, o grupo realizou apresentações de capoeira e samba, e deu mais sentido a todos os trabalhos realizados pelos professores sobre cultura-afrobrasileira ao longo do ano letivo de 2009. Também participaram do evento os alunos da Escola Municipal Criança Feliz.

Local isolado, formado por escravos negros fugidos... Esta talvez seja a primeira idéia que vem à mente quando se pensa em Quilombo.

Essa era a definição que se tinha até pouco tempo. Hoje estas comunidades remanescentes de quilombo são grupos sociais cuja identidade étnica, que envolve um processo de auto-identificação bastante dinâmico, não se reduzindo a elementos materiais ou traços biológicos distintivos, como cor da pele, por exemplo, os distingue do restante da sociedade. Enfim, o que define um Quilombo é o movimento de transição da condição de escravo para a de camponês livre.

(4)

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

4

Especial - Semana da Consciência Negra

Apresentações Culturais e Artísticas

“Datas comemorativas revelam-se oportunas no sentido de colocar em marcha discussões significativas para a sociedade. Revelam a necessidade de rememoração de certos acontecimentos e processos que pautaram a história. Reviver é representar no concreto, construir lugares de memória por meio de objetos, imagens, cores, linguagem. ”

Professora Zenaide Gatti - CEEBJA Toledo

O ColégioEstadual

Jardim Gisele, de Toledo, realizou uma

noite cultural. A , reuniu apresentações cult

urais e artísticas, exposiçãodos traba

lhos de arte dos alunos efeira de sa

bores, com pratos como tapioca, pamo

nha e mugunzá. O evento foi destaque

nos jornais locais.

I

Mostra Cultural das

Cores aosSaberes e

Sabores doContinente

(5)

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

5

Especial - Semana da Consciência Negra

Exposição de Produções Artísticas

Exposições no Banco do Brasil

O Colégio Estadual Dario Vellozo, de Toledo, e o Colégio Estadual Presidente Roosevelt, de Guaíra, expuseram as produções dos alunos nas agências do Banco do Brasil de cada município. O Dario Vellozo expôs máscaras africanas e os alunos do Roosevelt produziram banners.

(6)

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

6

Especial - Semana da Consciência Negra

Palestras

Concurso de Redações

“ O Dia da Consciência Negra não foi criado apenas como resposta contra ações discriminatórias, contra o preconceito mas, também, uma proposta para unificar, trazer a memória da herança cultural, valores, sonhos e objetivos de um povo. Assumir uma identidade como negro nesta sociedade racial, despertando em cada um de nós um sentimento de dignidade.”

Professora Daria Ferle - Escola Estadual Santa Terezinha - Palotina

Alguns colégios e escolas trouxeram palestrantes para dividir suas experiências com os alunos.

Cientistas sociais, ativistas do movimento negro e imigrantes africanos foram alguns destes voluntários, que aceitaram falar sobre uma realidade diferente aos alunos.

Histórias como a de Mohamed, imigrante do Sudão/África, que conversou com os alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Palotina, cidade onde mora há dois anos. Mohamed falou sobre sua religião, a política de seu país, a forma de governo, a economia, o rigor das leis de seu estado e a cultura do seu povo. Entre os costumes de seu povo, citou a exigência rigorosa da religião islâmica, de que o abate de animais seja manual e esteja voltado para o sol em direção a Meca.

Compartilhando Experiências

No Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, em Toledo, os alunos receberam a professora e Coordenadora do Curso de Ciências Sociais da Unioeste Franci Rodrigues da Guia Nyamien.

A Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon convidou o professor Nivaldo dos Santos Arruda, conhecido como Paulo Borges. Ele é representante do movimento negro de Curitiba, a Associaçao Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap). O Colégio Estadual Paulo Freire foi parceiro na organização do evento. Participaram vários colégios do município

O Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste, realizou com os alunos um concurso de redações, com o tema “ Consciência Negra” . Depois de muita pesquisa em fontes como artigos, jornais, filmes, entre outros, e de muito debate, os alunos produziram textos dissertativos, poemas e poesias, que concorreram em duas categorias: 5ª e 6ª séries e 7ª e 8ª séries. os primeiros colocados de cada categoria receberam como prêmio um livro de literatura com tema afrobrasileiro.

(7)

Mesa farta no ColégioEstadual Verônica Zimmerman, de Santa Helena.

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

7

Especial - Semana da Consciência Negra

Culinária

Tempero Afrobrasileiro

O pessoal andou variando o cardápio na Semana da

Consciência Negra. Foi feijoada de merenda, lanche

com bolo de fubá e até vatapá!

Teve escola que variou na merenda, que promoveu

jantar e até escola que ensinou os alunos a cozinhar...

Mesa decorada com folha

de bananeirano

Colégio Estadual Eugênio

Garmatz, de

Palotina.

No Colégio Estadual Quatro Pontes os alunos aprenderam a preparar

Vatapá. Cada um trouxe um ingrediente ou condimento. O prato foi preparado coletivamentee depois degustado pela turma.

Feijoada na merenda... Os alunos adoraram!

(8)

N

R

E

OTÍCIAS

EGIONAIS

DUCAÇÃO

DA

8

Especial - Semana da Consciência Negra

“Quando se fala em tratar da temática

muitos logo pensam na questão da obrigatoriedade da lei (10639/03), que deva ser cumprida simplesmente. Porém, o que tem de ficar bem entendido é que não é apenas a lei que vai nos fazer compreender a importância desta temática, mas sim a consciência de cada profissional da educação, de cada sujeito social, na compreensão de seu significado.

História e Cultura Afrobrasileira e Africana,

Neste sentido, parabenizamos a todas as escolas, professores, funcionários, equipe pedagógica, direção e alunos, pelas excelentes atividades realizadas.

E com certeza a cada ano faremos cada vez melhor e teremos ainda mais o envolvimento de todos nessa atividade, que a partir de 2010 terá uma agenda permanente nas escolas, promovendo cada vez mais a participação de todos os sujeitos desta grande diversidade presente no Brasil.”

O Dia Nacional da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto de Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Adriane Mallmann Eede - Coordenadora Regional do NEREA (Núcleo de Estudo das Relações Étnico-raciais e Afro-descendência) , que prestigiou as atividades em diversas escolas e colégios da Regional.

DEPOIMENTO

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

EDITORIAL

Este informativo foi produzido pela Assessoria de Comunicação do NRE Toledo, com a colaboração das escolas e colégios jurisdiscionados e da Coordenadora Regional do NEREA, Adriane M. Eede.

Fotos: Escolas e colégios do NRE Toledo

Diagramação: Anna Carolina de Oliveira

Textos: Anna Carolina de Oliveira e Adriane M. Eede.

Assessoria de Comunicação - NRE Toledo Fone: (45) 3379-7220 e-mail: www.diaadia.pr.gov.br/nre/toledo annacarol@seed.pr.gov.br Importância da data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Referências

Documentos relacionados

دروفرذر ةبرجت لثمت ةيلاتلا ةروصلا ( ةملاع عضوب ةيلاتلا ةروصلا ي  عم.. جتانلا بكرملا عونام  يئابرهكلا رايتلا هيعيبطلا هتلاح ىلع لصوي لهو.

Descrição do percurso da 1ª corrida: Partida junto à rampa do Baía/sede do Ludens de Machico, os atletas seguem pela esquerda, sobem a ligeira rampa junto às escadas de acesso

Figura 2 Área de fotmação arbustiva aberta inundável, da vegetação de restinga onde foram implantadas as parcelas para o estudo da estrutura populacional e padrão espacial

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

São utilizados igualmente para a sistematização e socialização dos conteúdos, nos quais os estudantes têm oportunidades para trocar experiências e saberes,

O mapeamento da Vulnerabilidade Natural permitiu verificar que o município encontra-se com 83% de sua área com graus vulnerabilidade de intermediário a estável e para

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes

No que se refere ao diagnóstico de coagulação intravas- cular disseminada, assinale a alternativa que apresenta os três critérios diagnósticos mais importantes para esse