• Nenhum resultado encontrado

Pessoas idosas acometidas com a tuberculose: revisão integrativa / Elderly people with tuberculosis: an integrative review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Pessoas idosas acometidas com a tuberculose: revisão integrativa / Elderly people with tuberculosis: an integrative review"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Pessoas idosas acometidas com a tuberculose: revisão integrativa

Elderly people with tuberculosis: an integrative review

DOI:10.34117/bjdv6n8-498

Recebimento dos originais: 20/07/2020 Aceitação para publicação: 24/08/2020

Morgana Cristina Leôncio de Lima

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Recife (PE), Brasil.

Endereço: Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro, Recife/PE CEP: 50100-130 Email: limamorgana@gmail.com

Elaine Cristina dos Santos Oliveira Holanda

Especialista em Gestão em Envelhecimento Humano pela Faculdade de Ciências da Saúde, Santa Maria (RS), Brasil

Endereço: Estrada do Arraial, n° 3574, apart. 402, Casa Amarela, Recife-PE. CEP: 52.070-230. Email: elainecsoh@gmail.com

Cynthia Angelica Ramos de Oliveira Dourado

Doutora do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Recife (PE), Brasil.

Endereço: Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro, Recife/PE CEP: 50100-130 Email: cynthiaaro@gmail.com

Mônica Alice Santos da Silva

Doutoranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Recife (PE), Brasil.

Endereço: Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro, Recife/PE CEP: 50100-130 Email: monicalicce@gmail.com

Clarissa Mourão Pinho

Doutoranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Recife (PE), Brasil.

Endereço: Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro, Recife/PE CEP: 50100-130 Email: clarissa.mourao@hotmail.com

Lenizane Vanderlei Cavalcante

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco, UPE, Recife (PE), Brasil.

Endereço: Av. Gal. Newton Cavalcanti, 1651 – Camaragibe. Email: leni.vanderlei@gmail.com

Maria Sandra Andrade

PHD/ Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Recife (PE), Brasil.

Endereço: Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro, Recife/PE CEP: 50100-130 Email: sandra.andrade@upe.br

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761

RESUMO

O objetivo desse estudo foi analisar as evidências científicas acerca das pessoas idosas acometidas com a tuberculose. Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa da literatura. Realizou-se a busca por artigos científicos; disponíveis na íntegra; nos idiomas português, inglês e espanhol; publicados no período (2007 a 2017). Pesquisa realizada nas bases de dados MEDLINE via PubMed, LILACS e Biblioteca Virtual SciELO. Os resultados foram apresentados em forma de figura e quadro. Amostra constituída por 08 artigos que apontaram aumento de idosos acometidos pela tuberculose. Conclui-se que a tuberculose e o processo de envelhecimento estão associados aos aspectos biológicos, culturais e socioeconômicos, com necessidade constante de investimentos na gestão de saúde, através de políticas públicas que impactam na qualidade de vida dessa população.

Palavras-chave: Tuberculose; Vigilância Epidemiológica;Saúde do Idoso; Envelhecimento. ABSTRACT

The aim of this study was to analyze the scientific evidence about elderly people with tuberculosis. This is a bibliographic study of the integrative literature review type. Were searched scientific articles; available in full; in Portuguese, English and Spanish; published in the period (2007 to 2017). Research carried out in the MEDLINE databases via PubMed, LILACS and SciELO Virtual Library. The results were presented in the form of a figure and a table. Sample consisting of 08 articles that showed an increase in elderly people affected by tuberculosis. It is concluded that tuberculosis and the aging process are associated with biological, cultural and socioeconomic aspects, with a constant need for investments in health management, through public policies that impact the quality of life of this population.

Keywords: Tuberculosis; Epidemiological Surveillance, Health of the Elderly; Aging. 1 INTRODUÇÃO

A tuberculose (TB) é uma enfermidade causada pelo agente etiológico Mycobacterium

tuberculosis. Trata-se de uma doença infectocontagiosa, crônica, transmitida predominantemente

pela via aérea superior, através da fala, espirro e principalmente da tosse eliminada pelo doente pulmonar bacilífero. Diagnóstico essencialmente clínico e epidemiológico pode ser realizado por meio do exame microscópico, baciloscopia direta, método simples e seguro que detecta de 60% a 80% dos casos, somado a cultura do escarro e outras secreções além do auxílio do exame complementar de imagem. O tratamento da TB sensível tem a duração mínima de seis meses1,2,3.

O Brasil está entre os 30 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle da TB, devido alta carga para infecção por TB e pela co-infecção TB-HIV no cenário mundial, com registro elevado de casos novos notificados1,3. No tocante à população idosa, aponta-se um crescimento significativo no número de idosos, o qual acompanha a tendência mundial do envelhecimento. Verifica-se no aspecto epidemiológico um aumento e deslocamento da incidência dos casos de TB para essa população4,5.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Devido à gravidade da TB, trata-se de um relevante problema de saúde pública, em especial nos países em desenvolvimento. Dessa forma, o enfrentamento da doença é prioritário nas ações de controle nos serviços de saúde. Sendo assim, necessária a detecção e identificação precoce dos casos e oferta oportuna de tratamento, que contribui para interrupção da cadeia de transmissão da doença1,6,7.

É sabido que algumas condições favorecem o aumento do risco da infecção por TB na população idosa. Tais condições estão relacionadas à vulnerabilidade inerente ao processo natural de envelhecimento. As comorbidades são potencializadoras no adoecimento, a saber: diabetes, desnutrição, insuficiência renal, neoplasias, déficits no processo imunológico e na função pulmonar7. Considerando o exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar as evidências científicas acerca das pessoas idosas acometidas com a tuberculose.

2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa da literatura, que segue as seguintes etapas: 1) Estabelecimento da hipótese ou questão norteadora; 2) Seleção da amostra: determinando os critérios de inclusão/exclusão dos artigos e seleção dos artigos; 3) Categorização dos estudos; 4) Avaliação dos estudos de forma crítica; 5) Discussão e interpretação dos resultados e 6) Apresentação da revisão e síntese do conhecimento8.

Utilizou-se a seguinte pergunta norteada: ‘O que revelam as evidências científicas acerca das pessoas idosas acometidas com a tuberculose?’.

Realizou-se a pesquisa em junho de 2017 nas seguintes bases de dados: Medical Literature

Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE via PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online

(Scielo).

Selecionaram-se os seguintes Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject

Heading (MESH): “Tuberculose” e “Saúde do Idoso”. Adotaram-se os seguintes critérios de

inclusão: artigos científicos; disponíveis na íntegra; nos idiomas português, inglês e espanhol; responder à pergunta norteadora; e publicados em uma década (2007 a 2017). Foram excluídos da pesquisa: capítulos de livros, resumos de congressos, dissertações, teses, reportagens, notícias, editoriais e artigos de revisão.

Organizaram-se e apresentaram-se os dados em figura e quadro, de forma a possibilitar um melhor entendimento dos estudos selecionados nesta revisão integrativa, expostos de forma descritiva.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761

3 RESULTADOS

Encontraram-se 3.140 documentos e, após a análise dos títulos e resumos e a duplicidade foram excluídos 2.819, para a leitura na íntegra foram selecionados 18 artigos, e a amostra final foi composta por 08 artigos (Figura 1). Localizaram-se seis estudos na LILACS. Destes, cinco foram publicados na língua portuguesa entre os anos de 2007 a 2017. Um artigo foi encontrado na MEDLINE via PubMed na língua inglesa e publicado no ano 2016. A partir da SciELO foi incluído um artigo na língua portuguesa do ano 2015.

No tocante à metodologia abordada, três eram estudos do tipo epidemiológico, três estudos de caso-controle, um estudo de coorte retrospectivo, um qualitativo do tipo campo analítico do discurso.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 A caracterização dos artigos selecionados contendo os dados com o ano de publicação, base de dados, periódicos, autores, título e metodologia como estão demonstrados no Quadro 1.

Quadro 1. Apresentação da síntese dos artigos incluídos na revisão integrativa sobre tuberculose nos idosos entre os

anos de 2007 a 2017. Recife, PE, 2017.

N° Ano Base de

dados

Periódico Autores Título Metodologia

01 2017 LILACS Rev. bras.

geriatr. gerontol. CHAVES, Emanuele Cordeiro et al. Aspectos epidemiológicos, clínicos e evolutivos da tuberculose em idosos de um hospital universitário em Belém, Pará Estudo epidemiológico do tipo transversal. 02 2016 MEDLINE Trans R Soc Trop Med Hyg

PATRA, S et al. Profile and treatment outcomes of elderly patients with tuberculosis in Delhi, India: implications for their management. Estudo de coorte retrospectivo

03 2015 SCIELO Rev. Bras.

Enferm. SA, Lenilde Duarte de et al. Porta de entrada para diagnóstico da tuberculose em idosos em municípios brasileiros Estudo epidemiológico descritivo, tipo inquérito,

04 2014 LILACS Rev. bras.

promoç. saúde COÊLHO, Danieli Maria Matias; MOITA NETO, José Machado; CAMPLEO, Viriato Comorbidades e estilo de vida de idosos com tuberculose Estudo caso-controle

05 2013 LILACS Rev Esc

Enferm OLIVEIRA, Annelissa Andrade Virgínio de et al . Diagnóstico da tuberculose em pessoas idosas: barreiras de acesso relacionadas aos serviços de saúde Pesquisa qualitativa no campo analítico do discurso

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 06 2012 LILACS Rev Cubana Med Gen Integr FERNANDEZ FERNANDEZ, FerMireya et al . Tuberculosis, comportamiento de lamortalidaden pacientes de 60 años de edado más Estudo Epidemiológico 07 2007 LILACS J Bras Pneumol; CANTALICE FILHO, João Paulo; BOIA, Márcio Neves; SANT`ANNA, Clemax Couto Análise do tratamento da tuberculose pulmonar em idosos de um hospital universitário do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Estudo caso-controle retrospectivo 08 2007 LILACS J. bras. pneumol. CANTALICE FILHO, João Paulo; SANT`ANNA, Clemax Couto; BOIA, Márcio Neves. Aspectos clínicos da tuberculose pulmonar em idosos atendidos em hospital universitário do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Estudo caso-controle retrospectivo

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

4 DISCUSSÃO

Na análise dos resultados obtidos, verificou-se que as evidências científicas acerca do adoecimento da tuberculose nos idosos dos artigos que compõem a amostra apontaram eixos pulverizados, desde aspectos clínico-epidemiológico, tratamento e diagnóstico da doença, porta de entrada no sistema de saúde, até comorbidades associadas ao idoso com TB e a mortalidade.

A maior expectativa de vida e a queda na fecundidade refletem no aumento da longevidade da população, apresenta-se como fenômeno no cenário mundial decorrente da transição demográfica, epidemiológica e socioeconômica. Diante do processo natural de envelhecimento e do maior número dessa população, fica mais perceptível a vulnerabilidade social, o isolamento, a fragilidade e a suscetibilidade da pessoa idosa a exposição de doenças9,10.

Verifica-se que o envelhecimento contribui para o maior risco de infecção com efeitos significativos no sistema imunológico, principalmente na resposta das células T adaptativas no combate às bactérias, o que favorece a infecção por TB, e que acarreta a redução da proteção imune devido senescência celular11.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Identifica-se como ponto negativo o retardo do paciente na procura dos serviços de saúde após o surgimento dos primeiros sintomas, o que reflete na negação da doença e no diagnóstico tardio da TB. Observam-se como outro fator negativo as barreiras encontradas no acesso ao sistema de saúde, influenciada pelo processo de trabalho dos profissionais e na precariedade da organização dos serviços de saúde, colaborando negativamente para a redução da celeridade na identificação oportuna dos casos, assim como o não comparecimento dos idosos às consultas, o que resulta no maior número de abandonos do tratamento12,13.

Confirmando o exposto, salienta-se a importância do reconhecimento desde os sinais e sintomas para detecção precoce até condução do tratamento por todos os atores envolvidos direta e indiretamente no processo, tais como: gestores, profissional de saúde e pacientes. Nesse sentido, identificou-se em estudo que 50% dos doentes, para terem acesso ao sistema de saúde, compareceram ao serviço cerca de quatro vezes para receber o diagnóstico adequado, além de grande parte dos usuários terem sidos diagnosticados nos hospitais. Destaca-se, dessa forma, a dificuldade no acesso a Atenção Primária em Saúde (APS)14.

Reforça-se que as barreiras no acesso aos serviços fragilizam a detecção dos sistemáticos respiratórios idosos no território. O estudo realizado na APS aponta que apenas 40,6% dos idosos buscaram a unidade de saúde quando surgiram os primeiros sinais e sintomas da doença, e entre aqueles que acessam o sistema de saúde, 54,1% foram diagnosticadas na APS 15.

Estudo realizado em João Pessoa, PB, Brasil4, averiguou alguns fatores que implicam no retardo do diagnostico relacionado ao acesso aos serviços. A primeira limitação sinalizada refere-se à dificuldade no horário de atendimento das unidades de saúde. Outro elemento desfavorável identificado no estudo, que concorre para o retardo do diagnóstico dos usuários idosos, é o conhecimento insuficiente dos profissionais de saúde sobre os fatores de risco relacionados ao controle da TB. Assim, percebe-se que a qualificação profissional tem impactos no acesso dos idosos aos serviços de saúde.

No aspecto epidemiológico pesquisas realizadas no Brasil nos estados Pará5, Rio de Janeiro16 e Piauí17 identificaram que a maioria dos idosos acometidos por TB é do sexo masculino, 64,6% ,78,6% e 52 % respectivamente.

As vulnerabilidades biológicas estão intimamente ligadas às ações e aos comportamentos dos indivíduos, possuindo caráter determinante nos fatores de risco, adoecimento e contaminação. Logo, cenários sociais excludentes tem relevante impacto no entendimento e percepção dos idosos, o déficit de conhecimento faz com que esses indivíduos assumam condutas de risco inerentes à própria questão biológica.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 No tocante às comorbidades, enfatiza-se o tabagismo, etilismo, AIDS, doença cardíaca, hipertensão arterial e a diabetes mellitus como fatores que podem favorecer o risco de infecção por TB no processo de envelhecimento5, dentre estes, destaca-se a diabetes mellitus. A prevalência de diabetes aumenta em três vezes o risco de adquirir a TB ativa relacionado com a idade11,18.

Em relação à faixa etária e à mortalidade dos idosos, verificou-se que o grupo de 70 a 79 anos (41,2%) foram mais acometidos, seguido pelo grupo etário de 60 a 69 (31,4%). Ainda em relação à mortalidade, quando analisada pelo sexo, 74,5% foi verificada foi no sexo masculino. Destaca-se ainda que 100% dos óbitos identificados no estudo eram casos novos, sendo assim, a princípio curáveis com esquema terapêutico básico19.

Como limitação do estudo, menciona-se escassez de pesquisas que enfatizem realmente as fragilidades nos diferentes domínios e aspectos do perfil dos idosos com TB, dessa forma com características multifatoriais, portanto é de suma importância pesquisas com abordagem sistêmica.

5 CONCLUSÃO

A presente revisão evidenciou que a TB é um importante problema de saúde pública que persiste nos dias atuais, estando relacionada aos fatores associados aos aspectos biológicos, culturais, socioeconômicos e psicossociais. Outro elemento que merece destaque e estudo são as comorbidades relacionadas à TB nos pacientes idosos devido às vulnerabilidades biológica e social inerentes a essa população.

Considerando as limitações que dificultam o acesso aos serviços de saúde, refletindo no diagnóstico tardio da TB na população idosa, ressalta-se a necessidade do fortalecimento de estratégias para a identificação oportuna e enfrentamento da doença enquanto problema de saúde pública com vistas a constantes investimentos da gestão em saúde.

Assim, sugere-se a qualificação permanente dos profissionais de saúde envolvidos no manejo da TB em idosos, o que terá impacto na qualidade de vida desses indivíduos.

REFERÊNCIAS

1. Brasil. Ministério da Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberc

ulose_brasil.pdf.

2. Soares, BC; Cardoso, GCP; Figueiro, AC. Análise estratégica da Vigilância Epidemiológica em tuberculose: uma experiência local. Saúde debate. 2017; 41:22-33.Doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042017s03.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 3. WHO. World Health Organization. Global tuberculosis report 2019. Geneva: WHO, 2019. Available from:http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/274453/9789 241565646-eng.pdf?ua=1.

4. Oliveira, AAV de et al. Diagnóstico da tuberculose em pessoas idosas: barreiras de acesso relacionadas aos serviços de saúde. Rev. esc. enferm. USP. 2013;47(1):145-151. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100018.

5. Chaves, EC et al. Epidemiological, clinical and evolutionary aspects of tuberculosis among elderly patients of a university hospital in Belém, Pará. Rev. bras. geriatr. Gerontol. 2017; 20(1): 45-55. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562017020.160069.

6. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica. Brasília: Ministério da Saúde, 2005 (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

7. Romera, AA et al. Discurso dos enfermeiros gestores relacionado aos condicionantes que desfavorecem o controle da tuberculose em idosos. Rev. Gaúcha Enferm.2016; 37(4). Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.04.57327.

8. Pence BW, Shirley K, Whetten K, Agala B, Itaemba D, Adams J, et al. Prevalence of Psychological Trauma and Association with Current Health and Functioning in a Sample of HIV-infected and HIV-unHIV-infected Tanzanian Adults. Rev PLoS One. 2012 May; 7(5):e36304. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0036304.

9. Schumacher Aluisio Almeida, Puttini Rodolfo Franco, Nojimoto Toshio. Vulnerabilidade, reconhecimento e saúde da pessoa idosa: autonomia intersubjetiva e justiça social. Saúde debate .

2013 ; 37( 97 ): 281-293. Available from:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042013000200010&lng=en. 10. Carvalho, MHR de et al. Tendência de mortalidade de idosos por doenças crônicas no município de Marília-SP, Brasil: 1998 a 2000 e 2005 a 2007.Epidemiol. Serv. Saúde. 2014;23 (2): 347-354. Doi: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000200016.

11. Byng-maddick, R; Noursadeghi. Does tuberculosis threaten our ageing populations?. BMC infectious Diseases.2016;16(01):1.Doi: :10.1186/s12879-016-1451-0

12. Trigueiro, JVS et al. Análise da produção acerca da tuberculose em idosos na literatura lusa e inglesa. Rev enferm UFPE on line.2016; 10 (5): 1847-56. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042017s03

13. Andrade, SLE et al. Tuberculose em pessoas idosas: porta de entrada do sistema de saúde e o diagnóstico tardio. Rev enferm UERJ. 2016; 24 (3): 5702.Doi: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5702.

14. Ponce, MAS et al. Atraso do diagnóstico da tuberculose em adultos em um município paulista em 2009: estudo transversal. Epidemiol. Serv. Saude.2016; 25 (3): 553-562.Doi: 10.5123/S1679-49742016000300011.

15. Sa, LD et al. Porta de entrada para diagnóstico da tuberculose em idosos em municípios brasileiros. Rev. Bras. Enferm.2015; 68 (3): 467-473.Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680313i.

16. Cantalice Filho, JP; Sant`anna, CC; Boia, MN. Aspectos clínicos da tuberculose pulmonar em idosos atendidos em hospital universitário do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. J. bras. Pneumol.2007; 33 (6):699-706. Doi: https://doi.org/10.1590/S1806-37132007000600014.

17. Coêlho, DMM; Moita Neto, JM; Campleo, V. Comorbidades e estilo de vida de idosos com tuberculose. Rev Bras Promoç Saúde.2014;27(3):327-332.Doi:10.5020/18061230.2014.p327 18. Cantalice Filho, JP; Boia, MN; Sant`anna, CC. Análise do tratamento da tuberculose pulmonar em idosos de um hospital universitário do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. J. bras. pneumol.2007;33 (6): 691-698. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132007000600013.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61017-61026 aug. 2020. ISSN 2525-8761 19. Fernandez Fernandez, M et al. Tuberculosis, comportamiento de la mortalidad en pacientes de 60 años de edad o más. Rev Cubana Med Gen Integr.2012; 28 (2): 55-64. Available from: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252012000200006&lng=es.

Referências

Documentos relacionados

A infecção por HIV tem contribuído para o aumento do número de casos de TB e ainda tem sido responsável pelo aumento da mortalidade entre os pacientes

Objetivo: Comparar a freqüência de desfecho desfavorável (óbito, abandono e falência de tratamento) entre pacientes com co-infecção tuberculose (TB)/HIV submetidos a tratamento

Permite coletar mui- tas informações so- bre o OA, com baixa relação custo-benefí- cio. É necessário que a pessoa responsável pela elaboração do

o Experimento 2 A fim de otimizar a proposta da primeira reação, nesse caso foi avaliado a mesma temperatura 750ºC para um maior tempo de patamar 60 min, este experimento foi feito

He considers that the sciences and the mathematical disciplines (“scientie e discipline”) are, to his proposal, Arithmetic, Geometry, Astrology (or Astronomy), Music,

The aims of this study were to evaluate the yield and the growth of irrigated white oats with treated sewage effluent (TSE), and to correlate these attributes with vegetation index

Examina-se neste artigo, o papel da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como uma política pública para o ensino superior a distância, na democratização do acesso ao ensino superior

Se, por um lado, o primeiro evento buscou em sua versão inaugural: apresentar uma análise do Relatório de Monitoramento Global da EPT, cuja temática era “alcançando os