• Nenhum resultado encontrado

PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Centro de Ciências e Tecnologia

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

NORMAS

PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO

(2)

1

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - UNICAP

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, deve ser caracterizado pela síntese e integração dos conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo do curso.

O TCC se constituirá em um trabalho individual, com tema relacionado a uma área de atuação do engenheiro civil escolhido pelo aluno. Será realizado com o apoio de professor orientador escolhido pelo aluno entre docentes do curso, definidos pela coordenação do curso e submetido a uma banca de avaliação com a participação de pelo menos dois professores do curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) constitui requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. O TCC constitui etapa fundamental no processo de formação e avaliação dos alunos concluintes do curso, onde o aluno deverá pôr em prática o conhecimento adquirido em sua formação.

Considerações Gerais

Art.1° O TCC constitui requisito obrigatório, para conclusão dos cursos de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, com regulamentação sob a responsabilidade do Conselho do CCT/Colegiado do curso. O desenvolvimento de um TCC envolve a elaboração e execução de um trabalho de caráter individual pelo aluno concluinte. O início dos trabalhos ocorre a partir do momento em que este se matricula na disciplina Projeto de Final de Curso I e continua na disciplina Projeto Final de Curso II. Os trabalhos por conseguinte, se desenvolvem ao longo de dois semestres letivos.

Os produtos resultantes da realização de um TCC incluem:

• projeto (obrigatório);

• texto monográfico (obrigatório); • artigos científicos (opcional). Das Disciplinas de Projeto Final de Curso

(3)

2

monográfico, defendido o trabalho e procedido as correções solicitadas pela banca para receber sua nota final na disciplina.

Das Atribuições do Professor da Disciplina Projeto de Final de Curso:

Art. 3º O professor da disciplina Projeto de Final de Curso possui as seguintes atribuições no processo de desenvolvimento e acompanhamento do TCC dos alunos matriculados nessa disciplina:

I – ministrar para os alunos os conteúdos inerentes à elaboração e formatação de um trabalho acadêmico;

II - orientar os alunos com respeito à escolha da área do trabalho, observando as áreas contempladas pelo curso. Este as determina em função das competências dos integrantes de seu quadro docente devidamente habilitado à orientação de TCC;

III - orientar os alunos com respeito à escolha de um professor orientador, observando suas áreas suportadas, ou atuação profissional;

IV - orientar os alunos com respeito aos procedimentos e modelos definidos para o TCC;

V- tentar distribuir os alunos de forma o mais equânime possível entre os docentes do Curso de acordo com a disponibilidade ofertada por cada docente no início de cada semestre;

VI- organizar as defesas de TCC, alocando os recursos necessários para elas (incluindo sala e recursos computacionais);

VII-definir as bancas de avaliação das defesas de TCC, observando as áreas específicas dos trabalhos, a especialização de cada docente e equalizando carga de trabalho dos docentes nas bancas; e quando possível, seguindo as recomendações de cada orientador;

VIII- atribuir a nota de cada aluno nas disciplinas Projeto de Final de Curso.

Das Atribuições dos Orientadores

Art. 4º Cabe ao professor orientador de TCC orientar o aluno na elaboração de um trabalho inserido numa área do conhecimento abrangida pelo curso, devendo essa ser compatível com as qualificações do orientador. Diferente do professor da disciplina, o qual deve preocupar-se com os aspectos de formatação do projeto e do texto monográfico, o orientador é responsável pelo conteúdo apresentado, sendo sua responsabilidade e do aluno garantir que esse atende às exigências de qualidade impostas a um TCC.

Parágrafo único É limitado a 10 o número de alunos a serem orientados por um

(4)

3

Da realização do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Art. 50 O acompanhamento dos alunos durante a elaboração de seu TCC será realizada

pela atuação conjunta de dois professores, porém com atribuições diferentes, as quais foram descritas anteriormente:

• professor da disciplina Projeto Final de Curso; • professor orientador do TCC.

§1º Definição dos professores orientadores

1-O professor da disciplina Projeto Final de Curso vinculada a um tema, via de regra, será o orientador dos alunos nela matriculados.

2-Em casos excepcionais, função das especificidades do tema escolhido pelo aluno, e mediante aprovação do coordenador do curso, o aluno matriculado em uma disciplina Projeto Final de Curso poderá ser orientado por um professor RTI de área correspondente ao tema do TCC, que não seja professor da disciplina.

3-Em casos também excepcionais, função das especificidades do tema escolhido pelo aluno, um professor que não seja RTI, mas com domínio da área do tema, mediante aprovação do coordenador do curso, poderá participar da orientação de um aluno na condição de coorientador.

A coorientação será exercida na condição de ato voluntário, e envolve as seguintes responsabilidades: indicação de bibliografia especializada, conversas sobre o tema e, caso seja necessário, leitura e correção do texto monográfico no que couber.

§2º Atividades e prazos

Deverão ser cumpridas as seguintes atividades no prazo determinado pelo professor da disciplina Projeto de Final de Curso de acordo com o cronograma do Artigo 6º:

1-O aluno registra frequência na ministração dos conteúdos mínimos relativos à metodologia científica e elaboração de trabalhos acadêmicos(20:00hs);

2-O aluno entrega documento assinado pelo orientador dando ciência e concordância com a orientação ou coorientação, sob o tema a ser abordado de acordo com o Anexo I, para os casos previstos no §1º do Art.5o;

3 –O professor da disciplina Projeto Final de Curso I, envia ao coordenador do curso, lista aluno x orientador/coorientador, para os casos previstos no §1º do Art.5o;

(5)

4

5- O aluno entrega ao professor da disciplina o projeto do TCC com a pesquisa bibliográfica, avaliados pelo orientador, conforme Anexo III;

6- O aluno começa a desenvolver o trabalho/escrever o texto monográfico e encaminha ao professor da disciplina relatórios semanais de atividades desenvolvidas, validado pelo orientador, conforme Anexo II;

7- Entrega da versão final do texto monográfico, por parte do aluno, validado pelo orientador, conforme Anexo IV;

8- Submissão do texto monográfico aos membros da banca;

9- Defesa de TCC, por parte do aluno;

10- Entrega da versão final do texto monográfico, por parte dos alunos, com as correções sugeridas pela banca(Anexo V) e autorização para publicação(Anexo VI).

§3º Atribuição da Nota da disciplina Projeto de Final de Curso I

Quatro etapas relacionadas ao TCC são componentes da avaliação do aluno na primeira fase dos trabalhos na disciplina de Projeto de Final de Curso I:

1. Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas referentes aos conteúdos de metodologia científica e elaboração/apresentação de trabalhos acadêmicos;

2. Apresentação de documento assinado pelo orientador, contendo a sub-área definitiva de aplicação do trabalho e o título provisório(Anexo I);

3. Entrega do Projeto do TCC e pesquisa bibliográfica; 4. Avaliação do Projeto do TCC e pesquisa bibliográfica.

A execução de cada atividade acima atribuirá uma pontuação ao discente que irá compor sua nota final na disciplina PFC I, de acordo com a seguinte tabela:

Etapa Pontuação Máxima

1 1,0 ponto

2 1,0 ponto

3 1,0 pontos

4 7,0 pontos

Total 10,0 pontos

Todas as atividades deverão ser cumpridas nas datas definidas pelo professor da disciplina.

O não cumprimento da etapa 1 implica na reprovação do aluno.

O não cumprimento da etapa 2 no prazo definido acarretará na não atribuição do ponto relativo a essa atividade específica.

(6)

5

Para as etapas 2 e 3 são permitidos atrasos máximos de 2 semanas. Caso o aluno atrase mais que duas semanas além do prazo estabelecido pelo professor da disciplina para as etapas 2 e 3 o aluno será reprovado.

A 4ª etapa tem sua pontuação definida pela avaliação do orientador de acordo com o formulário de avaliação específico(Anexo III). A nota será atribuída com um conceito de zero a sete (0 – 7).

O professor da disciplina comporá a nota final da disciplina Projeto Final de Curso I somando a nota de todas as etapas.

§4º Atribuição da Nota final da disciplina projeto final de curso II

Três etapas comporão a nota da disciplina Projeto Final de Curso II:

1. Apresentação dos relatórios de acompanhamento das atividades nos prazos pré-estabelecidas;

2. Entrega da versão final do texto monográfico validado pelo orientador(Anexo IV);

3. Defesa do texto monográfico;

Etapa Pontuação Máxima

1 1,0 ponto

2 1,0 ponto

3 8,0 pontos

Total 10,0 pontos

O não cumprimento da etapa 1 ou cumprimento fora do prazo em mais de 25% dos casos, implicará na reprovação do aluno.

O não cumprimento da etapa 2 ou atraso superior a duas semanas, implicará na reprovação do aluno.

O professor da disciplina comporá a nota final da disciplina Projeto Final de Curso II somando as notas de todas as etapas.

Cronograma de Realização do TCC

Art. 6º. O cronograma abaixo estabelece um padrão para determinação dos prazos estipulados no Parágrafo Primeiro do Artigo 5º de acordo com os meses de desenvolvimento das disciplinas de Projeto Final de Curso.

Disciplina Mês 1 Fevereiro Agosto Mês 2 Março Setembro Mês 3 Abril Outubro Mês 4 Maio Novembro Mês 5 Junho Dezembro 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 PFC 1 1 1 1 1 2 3 4 4 4 4 4 4 4 4 5

(7)

6

Parágrafo Único Este cronograma pode ser adaptado de acordo com as particularidades de cada semestre letivo e deve atender ao calendário acadêmico da UNICAP

Do Projeto de TCC

Art. 7º O projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, deverá seguir modelo padronizado (Anexo XI). Nesse, o aluno deverá expor, de maneira detalhada, os objetivos, as motivações e os resultados esperados e parcialmente obtidos acerca do trabalho que resultará na produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Os projetos incluindo as pesquisas bibliográficas, deverão ser validados e avaliados pelo professor orientador. O projeto de TCC pode ser entregue em versão impressa assinada pelo orientador, ou em meio digital juntamente com declaração de avaliação do orientador(Anexo III).

Das Bancas de Avaliação

Art. 8º Constitui atribuição do professor da disciplina de Projeto de Final de Curso II definir as bancas que avaliarão os textos monográficos de acordo com as áreas de especialidade de cada TCC, buscando uma equalização nas cargas de trabalho dos docentes. O professor da disciplina deverá indicar então os membros efetivos de cada banca e encaminhar ao coordenador do curso através do formulário correspondente ao ANEXO IV. Para cada banca de defesa de TCC, deverão ser alocados minimamente dois docentes da Unicap, os quais comporão sua banca examinadora. Desses, um é o orientador da monografia que será considerado o Presidente da Banca o qual será responsável pela validação da versão final do texto monográfico e pela atribuição da nota final da defesa, justificando-a para os demais membros. As monografias deverão ser distribuídas entre os membros das bancas examinadoras pelo menos duas semanas antes da defesa, sendo o cumprimento a tal formalidade responsabilidade do professor da disciplina Projeto Final de Curso II.

§1º Caso o trabalho possua um co-orientador, este poderá substituir o orientador na composição da banca.

§2º Por sugestão do orientador pode ser convidado um terceiro membro para a banca, que poderá ser externo à UNICAP, desde que proposto pelo professor da disciplina e aprovado pelo coordenador do curso.

§3º Pelo menos um membro da banca deverá ser um professor pertencente ao colegiado do curso.

Da Entrega da Versão Final do Texto Monográfico para Processo de Avaliação

(8)

7

§1º O aluno poderá entregar apenas uma cópia impressa ao professor da disciplina assinada pelo orientador, que será encaminhada ao professor avaliador. A entrega da segunda cópia impressa deve ser acordada entre aluno e orientador e entregue diretamente ao orientador se necessário.

§2º Fica estabelecido um limite de páginas de conteúdo (não contam os anexos, apêndices, nem as páginas iniciais com sumários) mínimo de 40 páginas e máximo de 80 páginas.

§3º O Conteúdo do documento é de responsabilidade do aluno de PFC II autor do documento. Caso sejam citados dados sigilosos de empresas, o aluno deverá solicitar autorização por escrito para a divulgação dos dados, e entregar este termo juntamente com a autorização para publicação na internet(Anexo VI).

Da Defesa do TCC

Art. 10 As defesas deverão ser marcadas dentro das datas estipuladas para tal. É de responsabilidade do professor da disciplina de Projeto de Final de Curso a alocação de salas e dos recursos de projeção para apresentação das monografias. O aluno disporá de no máximo vinte minutos para a apresentação do conteúdo de seu trabalho, a qual será seguida por uma sessão de, no máximo, quinze minutos onde os avaliadores deverão arguir os alunos, expor suas opiniões, questionamentos e dúvidas a respeito do trabalho apresentado. Após essa sessão, a banca se reunirá em sessão fechada para avaliação final e atribuição de nota ao trabalho avaliado. Além da relevância e qualidade do material produzido pelo aluno, serão considerados para efeito de nota, o cumprimento do tempo máximo de apresentação, o uso e domínio dos recursos de multimídia, clareza e capacidade de síntese, sem comprometer o conteúdo do trabalho. Os avaliadores deverão entregar ao aluno um relatório de correções que deverão ser realizadas para produção do texto monográfico final. A avaliação da banca deve ser divulgada de acordo com o modelo do Anexo VII.

Da Entrega da Versão Final do Texto Monográfico

(9)

8

Para entrega do texto final, o aluno deverá seguir o procedimento:

I- o aluno deverá entregar uma cópia da versão final impressa e encadernada, anexando após a contra capa, a folha de aprovação final(Anexo VIII), devidamente assinada pelos membros da banca examinadora;

II- caso o aluno utilize cores para diferenciar dados no texto, as páginas deverão ser coloridas;

III- a cópia impressa deverá ser entregue ao professor da disciplina PFC II , para disponibilidade nas bibliotecas;

IV- o aluno deverá ainda enviar a versão digital em PDF do seu trabalho para o professor da disciplina, acompanhada de termo de autorização de publicação na internet (Anexo IX).

A partir de então, o professor da disciplina poderá dar como concluído o TCC do aluno em questão, sendo sua nota final na disciplina de Projeto de Final de Curso II efetivada, calculada conforme o disposto no parágrafo quarto do Artigo 5o .

§1º Caso haja concordância da biblioteca da UNICAP, a versão final poderá ser entregue apenas em meio digital, acompanhada do termo de autorização para publicação na internet. Neste caso a monografia será disponibilizada no acervo virtual da biblioteca.

§2º O orientador poderá exigir do aluno entrega de cópia impressa da versão final.

§3º Cabe ao professor da disciplina consultar a biblioteca sobre a forma como o arquivo digital deve ser disponibilizado para a biblioteca.

§4º Fica estabelecido o mesmo limite de páginas referido para a versão para avaliação.

O Conteúdo do documento é de responsabilidade do aluno de PFC II autor do documento. Caso sejam citados dados sigilosos de empresas, o aluno deverá solicitar autorização por escrito para a divulgação dos dados, e entregar este termo juntamente com a autorização para publicação na internet.

Das Disposições Finais

Art. 12 A seguir, são enumerados casos especiais que poderão ocorrer em decorrência da elaboração do PFC por parte dos alunos concluintes.

(10)

9

§2º O discente pode ter um coorientador externo ou interno ao Colegiado do Curso, desde que devidamente justificada a participação pelo orientador. Essa co-orientação deverá ser solicitada pelo aluno e pelo orientador até a entrega de seu Projeto de TCC e julgada pelo professor da disciplina PFC I junto com o coordenador do curso. A solicitação deve ser feita de acordo com o Anexo VIII.

Esta norma entrará em vigor a partir de sua aprovação no Conselho de Centro/CCT após ter sido aprovada no Colegiado do Curso.

ANEXOS

I – Modelo de Concordância de Orientação

II – Modelo de Relatório de Atividades Semanal

III – Modelo de Formulário de Avaliação do Projeto do TCC e Pesquisa Bibliográfica

IV – Modelo de formulário de encaminhamento da Versão final do texto monográfico para defesa

V – Modelo do formulário de encaminhamento da versão final corrigida do TCC

VI – Modelo de autorização para publicação

VII – Modelo de formulário de avaliação da banca (ata de defesa)

VIII – Modelo de formulário de avaliação final da banca após correções (folha de aprovação)

IX – Modelo de formulário para solicitação de Co-Orientação

X – Procedimentos para apresentação do TCC

XI – Modelo de Projeto do TCC

(11)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

(12)

2

(13)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Concordância de Orientação

Eu, _________________________________________________, declaro ciência

e concordância na orientação para Projeto de Conclusão de Curso do discente:

_________________________________________________________________

do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco.

O discente aplicará seus estudos na subárea de:

__________________________________________________________________

com título provisório:

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

_____________________________________ ___________________

Assinatura do Discente Data

_____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Orientador(a) Data

_____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Co-Orientador(a) Data

(se for o caso)

_____________________________________ ___________________

(14)

4

(15)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

PROJETO FINAL DE CURSO – RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

Aluno: ________________________________________________________________________ Orientador: ________________________________________________________________________ Título: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SEMANA(____/____/___________ À ____/____/___________)

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

_____________________________________________ ALUNO

PARECER DO ORIENTADOR: SATISFATÓRIO

PARCIALMENTE SATISFATÓRIO

INSATISFATÓRIO

_____________________________________________

(16)
(17)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Avaliação Projeto TCC/Pesquisa Bibliográfica

Eu, _________________________________________________, declaro ciência e

concordância no conteúdo do Projeto do TCC intitulado:

_________________________________________________________________

do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco de autoria do discente:

__________________________________________________________________

paro qual atribuo nota ________ ( )

_____________________________________ ___________________

Assinatura do Discente Data

_____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Orientador(a) Data

_____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Co-Orientador(a) Data

(se for o caso)

_____________________________________ ___________________

(18)

ANEXO IV

(19)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

ENCAMINHAMENTO DA VERSÃO FINAL PARA DEFESA DO TCC

Aluno: _________________________________________________________________________

Prof. Orientador: _________________________________________________________________

Título: _________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Banca Examinadora:

1o Membro: _________________________________________________________________

2o Membro: _________________________________________________________________

3o Membro: _________________________________________________________________

(Opcional)

Apresentação do TCC

Data: _____/_____/____________ Hora: _____:_____hs

Recife ____ de ______________ de _________

_____________________________________ ____________________________________ Prof. Orientador - Matr.:________________ Aluno - Matr.: ________________________

Concordância do Professor da disciplina

(20)
(21)

ENCAMINHAMENTO DA VERSÃO FINAL DO TCC

Recife ____ de ______________ de _________

Ao: Professor da Disciplina Projeto Final de Curso

Através desta, estou encaminhando em anexo, a versão final do meu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado e defendido no dia ___ de ____________ de _________, com a efetivação das correções e alterações sugeridas pelos membros da banca examinadora.

Cordialmente,

___________________________________ Nome do Aluno:

VISTO DO PRESIDENTE DA BANCA

(22)
(23)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Autorização de publicação de TCC

Eu, _________________________________________________, autor do projeto de final de

curso intitulado:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

autorizo a publicação de seu conteúdo na internet nos portais da Universidade Católica de

Pernambuco.

O conteúdo do projeto de final de curso é de responsabilidade do autor.

_____________________________________ ___________________

Assinatura do Discente Data

_____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Orientador(a) Data

_____________________________________ ___________________

(24)
(25)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aos _________ dias do mês de ____________ de 20____ , às ________ hs., na sala _____________, presente a banca examinadora, integrada pelos senhores professores:

____________________________________________________________________________ , ____________________________________________________________ e pelo professor orientador, foi realizada a defesa do trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Engenharia Civil intitulado “______________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________”.

Concluída a apresentação, seguiu-se a argüição do trabalho. Ao final do julgamento na forma regulamentar, a banca considerou o seguinte:

Resultado Geral

Nota Final

Orientador_______________________________________________________ Co-orientador:____________________________________________________ Para constar, foi lavrado o presente termo, assinado pela banca examinadora.

Recife, _______ de _______________________ de 20___.

Professores:

1. _________________________________________________________________ 2. _________________________________________________________________ 3. _________________________________________________________________

Aluno: ______________________________________________________________

Obs: O aluno deverá fazer as modificações sugeridas pela banca no prazo de (_______) dias. A entrega da versão final deverá ser feita em 01 (uma) via impressa e 01 (uma) em meio digital.

De acordo:

________________________________________ Coordenador do Curso

Professores Situação Nota

(26)
(27)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

FOLHA DE APROVAÇÃO

No dia ___ de ___________ de _______, às ______ horas, reuniu-se para deliberar a defesa do projeto de final de curso do discente _______________________________, orientado pelo professor _____________________________________, sob título__________________________________________________________________ _____________________________________________________________________, a banca é composta pelos professores:

1. ______________________________________________

2. ______________________________________________

3. ______________________________________________

Após a apresentação da monografia, discussão entre os membros da Banca e realização das correções sugeridas pela banca o projeto de final de curso foi considerado:

Aprovado Reprovado

EXAMINADOR 1

EXAMINADOR 2

(28)
(29)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

SOLICITAÇÃO DE CO-ORIENTAÇÃO

Eu, prof(a). _____________________________________, solicito que o(a) prof(a). ___________________________________________, do Departamento de ____________________________________________________, da Universidade ____________________________________________, na condição de ato voluntário, seja coorientador do Trabalho de Conclusão de Curso __________________________________________________________ _______________________________________________________________ do(a) aluno(a) ________________________________________________. Para tanto, justifico o pleito abaixo:

Justificativa: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Orientador(a) Data

_____________________________________ ___________________

Assinatura do(a) Co-Orientador(a) Data

_____________________________________ ___________________

(30)
(31)

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

!

"

#

$

%&

#

'

(

%

)

%& *

+

, -

#

' %

. $

*

#

#

/

#

-#

#

#

0

1

#

'

%

*

2

3

"

%& *

#

'

4

, -

#

/

(32)
(33)

Referências

Documentos relacionados

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O actual enquadramento do Ensino Superior, à luz das recentes alterações jurídicas determinam reestruturações constantes de todos os sub-sistemas que o corporizam, exigindo