• Nenhum resultado encontrado

O Gerenciador de conexões a BD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O Gerenciador de conexões a BD"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

Acessando um banco de dados a partir do AutoCAD

|

771 Você pode utilizar o AutoCAD para associar dados contidos em uma tabela de banco de dados externo a objetos gráficos do AutoCAD utilizando o processo de vinculação. Vínculos são ponteiros para uma tabela de banco de dados que fazem referência a dados de um ou mais registros da respectiva tabela. Você pode também utilizar o AutoCAD para anexar rótulos que exibem dados provenientes de campos de tabela selecionados como objetos texto no desenho.

O recurso de conectividade de banco de dados do AutoCAD fornece:

■ Um utilitário de configuração externo que permite ao AutoCAD acessar os dados contidos em um determinado sistema de banco de dados

■ Um Gerenciador de conexões a BD, no qual é possível associar vínculos, rótulos e consultas a desenhos do AutoCAD

■ Uma janela Visualizar dados, que exibe registros de uma tabela de banco de dados em uma sessão do AutoCAD

■ Um Editor de consulta, no qual é possível criar, executar e armazenar consultas SQL

■ Uma ferramenta de migração que converte vínculos e atributos exibíveis para o formato do AutoCAD 2000 ou posterior a partir de arquivos criados em versões anteriores

■ Uma operação S

e l

ã o

d

ev

í

ncu

l o

, que cria conjuntos de seleção iterativos com base em consultas e objetos gráficos

Acessando um banco de dados a partir

do AutoCAD

Depois de configurar uma fonte de dados, é possível visualizar e editar seus registros a partir do AutoCAD.

Configurando um banco de dados para uso com

desenhos do AutoCAD

(2)

Uma fonte de dados pode ser uma tabela individual ou um conjunto de tabelas armazenado em um ambiente, catálogo ou esquema. Ambientes, catálogos e esquemas são elementos de banco de dados hierárquicos utilizados pela maioria dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados que ajudam a organizar dados. Eles são, em muitos aspectos, semelhantes a uma estrutura de diretório baseada no Windows: é possível imaginar o ambiente como uma pasta que contém subdiretórios adicionais de catálogos. Os catálogos, por sua vez, contêm subdiretórios adicionais de esquemas. Cada esquema é um conjunto de tabelas.

O processo de configuração varia ligeiramente dependendo dos sistemas de bancos de dados. Por exemplo, bancos de dados com base em servidor, como o Oracle e o Microsoft SQL Server™, requerem a digitação de um nome de usuário e uma senha válidos, além da especificação da localização do banco de dados na rede. Sistemas baseados em arquivos, como o Microsoft Access e o dBASE III, não precisam dessas informações. Devido a essas variações, não é possível fornecer um procedimento de configuração genérico que funcione em todos os bancos de dados. Procedimentos individuais para configuração de todos os bancos de dados que o AutoCAD suporta são fornecidos no arquivo acad_dpg.hlp, no sistema da Ajuda do AutoCAD. Você deve também consultar a documentação do sistema do banco de dados em particular e os arquivos da Ajuda da Microsoft para obter mais informações sobre ODBC e OLE DB.

O recurso de conectividade suporta os seguintes aplicativos externos:

■ Microsoft Access ■ dBASE

■ Microsoft Excel® ■ Oracle

■ Paradox

■ Microsoft Visual FoxPro® ■ SQL Server

(3)

Acessando um banco de dados a partir do AutoCAD

|

773 O Gerenciador de conexões a BD

O Gerenciador de conexões a BD é uma janela encaixável e

redimensionável que contém um conjunto de botões e uma visualização em árvore. No Gerenciador de conexões a BD, você pode abrir a janela Visualizar dados para visualizar ou editar uma tabela de banco de dados. Você também pode associar vários objetos de banco de dados (como modelos de vínculo, modelos de rótulo e consultas) a um desenho do AutoCAD.

A visualização em árvore do Gerenciador de conexões a BD contém os seguintes nós:

Nós de desenho. Exibe cada desenho aberto. Cada nó de desenho mostra todos os objetos do banco de dados associados ao desenho.

Nó de fontes de dados. Exibe todas as fontes de dados configuradas no sistema.

Toda essa variedade de nós e objetos de banco de dados do Gerenciador de conexões a BD contém opções de menu de atalho associadas a eles. Por exemplo, você pode utilizar as opções do menu de atalho para configurar uma fonte de dados ou editar uma consulta armazenada.

Para abrir e fechar o Gerenciador de conexões a BD

(4)

Para atualizar o arquivo de configuração jet_dbsamples.udl com novas informações

1 No menu Ferramentas, escolha Conectar a BD.

2 No Gerenciador de conexões a BD, na visualização em árvore, clique com o botão direito do mouse em Fontes de dados e clique em Configurar fonte de dados.

3 Na caixa de diálogo Configurar uma fonte de dados, selecione Jet_dbsamples na lista Fontes de dados e, em seguida, escolha OK. 4 Na caixa de diálogo Propriedades de vinculação de dados, na guia

Conexão, escolha o botão [...].

5 Na caixa de diálogo Selecionar o banco de dados do Access, navegue até os arquivos e selecione o arquivo db_samples.mdb e, em seguida, escolha Abrir.

Este arquivo está localizado na pasta AutoCAD Sample.

6 Escolha Testar conexão para verificar se a conexão está funcionando corretamente.

7 Se ela falhar, verifique se o arquivo apropriado foi selecionado. 8 Escolha OK para sair de cada uma das caixas de diálogo.

Visualizando dados em uma tabela de banco de

dados

Depois de configurar uma fonte de dados, é possível acessar as tabelas no AutoCAD. A janela Visualizar dados é o local no qual você pode visualizar e editar registros de bancos de dados. É possível abrir as tabelas no modo Somente leitura ou no modo Editar. Não é possível adicionar, excluir ou editar registros em uma tabela aberta no modo Somente leitura. Abrir uma tabela estabelece uma conexão com seu banco de dados pai. Alguns sistemas de bancos de dados exigem que você insira um nome e uma senha de usuário válidos antes de poder conectar-se a eles.

(5)

Acessando um banco de dados a partir do AutoCAD

|

775 A grade na janela Visualizar dados contém os seguintes elementos:

Cabeçalho da coluna. Seleciona todos os registros em uma coluna quando você clica nela.

Cabeçalho do registro. Seleciona um registro individual quando você clica nele.

Células da grade. Seleciona um campo de um determinado registro quando você clica nele.

Cabeçalho da grade. Seleciona a tabela inteira.

A janela Visualizar dados fornece grande flexibilidade no modo como os registros são exibidos. É possível

■ Mover ou redimensionar colunas

■ Ocultar colunas para removê-las da exibição da janela Visualizar dados ■ Classificar dados da coluna em ordem crescente ou decrescente

■ Congelar uma coluna ou uma combinação de colunas, para que permaneçam no lugar e não rolem com a barra de rolagem horizontal ■ Alinhar o texto dentro de colunas individuais

■ Aplicar uma variedade de estilos e tamanhos de fonte na exibição da janela Visualizar dados

vai para o primeiro registro

vai para o registro anterior

vai para o último registro vai para o próximo registro

cabeçalho da coluna

célula da grade cabeçalho do

(6)

Formatação de coluna e classificações de tabela na janela Visualizar dados não são armazenadas. Essas informações são eliminadas quando você abre uma nova tabela ou fecha a tabela atual. Se você deseja criar e salvar um relatório formatado, deve copiar o conteúdo da janela Visualizar dados para a Área de transferência e colá-lo em um programa externo, como o Microsoft Excel. Você pode utilizar, em seguida, o programa externo para aplicar e salvar a formatação desejada. Para obter detalhes sobre como criar um modelo, consulte a documentação do programa externo que você está usando para formatar os dados.

Visualizações de banco de dados e consultas externas

Alguns sistemas de gerenciamento de banco de dados suportam visualizações. As visualizações fornecem meios adicionais de exibir dados de uma tabela. Por exemplo, você pode utilizar uma visualização para exibir um

su

b

con

j un t o d a t a b e l ag l o b a l . É

poss

í

vel também utilizar visualizações para definir relações entre tabelas e criar uma nova tabela que contenha registros combinados a partir das tabelas originais.

Os sistemas de banco de dados que não suportam visualizações podem produzir resultados semelhantes com consultas. Consulte a documentação do sistema de banco de dados para obter informações sobre como criar e trabalhar com visualizações e consultas.

O AutoCAD exibe visualizações e consultas externas no nó Fontes de dados do Gerenciador de conexões a BD. Consultas externas são consultas criadas e armazenadas fora do AutoCAD, mas dentro de um sistema de banco de dados externo. Com o AutoCAD, você pode trabalhar com consultas e visualizações externas como trabalharia com qualquer outra tabela. É possível visualizá-las ou editá-las na janela Visualizar dados, criar consultas baseadas nelas e criar vínculos e rótulos baseados nos registros.

Para abrir uma tabela para visualização ou edição

1 No menu ConectarBD, execute um dos seguintes procedimentos:

■ Escolha Visualizar dados ➤ Visualizar tabela externa para abrir a tabela no modo Somente leitura.

■ Escolha Visualizar dados ➤ Editar tabela externa para abrir uma tabela no modo Editar.

Se requerido pelo banco de dados ao qual você está se conectando, o AutoCAD solicitará que você digite um nome e uma senha de usuário válidos.

(7)

Acessando um banco de dados a partir do AutoCAD

|

777 Observação Alguns sistemas de bancos de dados requerem a obtenção de privilégios de acesso antes de poder visualizar ou editar tabelas de banco de dados. Consulte a documentação do sistema de banco de dados ou verifique com o administrador do banco de dados.

Para abrir uma tabela diretamente do nó Fontes de dados do Gerenciador de conexões a BD

■ Clique duas vezes em uma tabela no Gerenciador de conexões a BD. Por padrão, o AutoCAD abre tabelas clicadas duas vezes no modo Editar. É possível alterar a configuração de clique duplo padrão para o modo Somente leitura, se desejado.

Para alterar a configuração de abertura por clique duplo de tabelas de banco de dados

1 No menu Ferramentas, escolha Opções.

2 Na guia Sistema, selecione Abrir tabelas em modo somente leitura. 3 Escolha OK.

Para mover uma coluna

1 Clique no cabeçalho da coluna a ser movida.

2 Clique no cabeçalho da coluna novamente e arraste-o até o local desejado.

Para redimensionar uma coluna

1 Na janela Visualizar dados, selecione a linha de grade na borda direita do cabeçalho da coluna a ser redimensionada.

2 Arraste para a direita para aumentar a coluna ou para a esquerda, para reduzi-la.

Para ocultar uma coluna

1 Na janela Visualizar dados, selecione o cabeçalho da coluna a ser ocultada.

2 Clique com o botão direito do mouse no cabeçalho da coluna e, em seguida, escolha Ocultar.

Para exibir todas as colunas ocultas

(8)

Para especificar uma ordem de classificação para a exibição da janela Visualizar dados

1 Clique com o botão direito do mouse em qualquer cabeçalho da coluna na janela Visualizar dados e, em seguida, escolha Classificar.

2 Selecione uma coluna para classificar na lista Classificar por e, em seguida, escolha Ordem crescente ou Ordem decrescente para especificar uma ordem de classificação.

3 A ordem crescente classifica a coluna iniciando com o valor menor e finalizando com o valor maior. A ordem decrescente classifica a coluna iniciando com o maior valor e finalizando com o menor valor.

4 Se desejar, selecione uma coluna adicional para classificar na lista Em seguida por e depois escolha a opção Ordem crescente ou Ordem decrescente para especificar uma ordem de classificação.

5 Esta operação classifica todos os registros da tabela de acordo com o valor especificado na lista Classificar por e continua a classificar com base no valor especificado na lista Em seguida por.

6 Repita a etapa 3 para campos adicionais que você deseja adicionar à classificação.

Você pode classificar com uma combinação de até cinco colunas da tabela ao mesmo tempo.

Para congelar uma ou várias colunas

1 Na janela Visualizar dados, selecione uma ou mais colunas a serem congeladas.

2 Clique com o botão direito do mouse em um dos cabeçalhos da coluna selecionada e, em seguida, escolha Congelar.

Observação A opção Congelar pode ser aplicada apenas a colunas contíguas. Se nem todas as colunas que deseja congelar forem contíguas, movimente-as conforme descrito em “Para mover uma coluna” na página 777.

Para descongelar todas as colunas congeladas

■ Clique com o botão direito do mouse em qualquer cabeçalho de coluna na janela Visualizar dados e, em seguida, escolha Descongelar tudo.

Para alinhar o texto em uma ou várias colunas

(9)

Acessando um banco de dados a partir do AutoCAD

|

779 2 Clique com o botão direito do mouse no cabeçalho da coluna e, em

seguida, escolha Alinhar.

3 Escolha uma das seguintes opções para alinhar o texto:

Padrão. Alinha os campos numéricos à direita e todos os demais

campos à esquerda.

Esquerda. Alinha as células da coluna à esquerda. ■ Centro. Alinha as células da coluna ao centro. ■ Direita. Alinha à direita as células da coluna.

Para selecionar um tamanho e um estilo de fonte para Visualizar dados

1 Na janela Visualizar dados, clique com o botão direito do mouse no quadrado esquerdo superior vazio da tabela do banco de dados.

2 No menu de atalho, clique em Formatar.

3 Selecione as configurações da fonte a serem utilizadas e, em seguida, escolha OK.

Para exportar dados da janela Visualizar dados

1 Abra uma tabela do banco de dados clicando duas vezes nela no

Gerenciador de conexões a BD.

2 Selecione os registros que deseja exportar na janela Visualizar dados.

3 Clique com o botão direito do mouse em qualquer célula e, em seguida, escolha Copiar.

4 Abra o aplicativo externo para o qual você deseja exportar os dados e, em seguida, escolha Editar➤Colar.

O texto é inserido no aplicativo externo no formato delimitado por tabulação.

Editando dados em uma tabela de banco de dados

Se você tiver aberto uma tabela no modo Editar, poderá editar seus dados de diversas maneiras. Você poderá adicionar ou excluir registros, além de editar valores de um registro. Além disso, poderá procurar em uma determinada

co

l

u

naocorr

ê

nc

i

as

d e

u

mva

l

orespec

íf

i

co

.

(10)

Para ajudar a rastrear a edição durante uma sessão de trabalho, o AutoCAD marca os registros alterados com um ícone de edição. É possível verificar facilmente as alterações antes de efetivá-las na tabela do banco de dados de origem.

Para editar um registro de banco de dados

1 Selecione uma célula a ser editada na janela Visualizar dados. 2 Digite um novo valor na célula.

3 Repita a operação conforme necessário para células adicionais que deseja editar.

É possível utilizar as setas do teclado para se movimentar de uma célula para outra.

Para adicionar um novo registro de banco de dados

1 Na janela Visualizar dados, clique com o botão direito do mouse em um cabeçalho de registro (o quadrado vazio à esquerda da linha).

2 No menu de atalho, clique em Adicionar novo registro.

O AutoCAD adiciona um novo registro com os valores do campo em branco no final do conjunto de registros atual.

3 Selecione uma célula no novo registro e digite um valor. 4 Repita a etapa 3 para campos adicionais.

Para excluir um registro de banco de dados

1 Na janela Visualizar dados, clique com o botão direito do mouse em um cabeçalho de registro (o quadrado vazio à esquerda da linha) do registro que deseja excluir.

2 No menu de atalho, clique em Excluir registro.

Para procurar um determinado valor na janela Visualizar dados

1 Clique com o botão direito do mouse em uma célula na coluna que você deseja procurar.

2 No menu de atalho, clique em Localizar. 3 Digite um valor a ser procurado em Localizar.

4 Selecione uma direção para procurar na janela Visualizar dados:

Para cima. Procura nos registros da coluna desde a célula selecionada até o primeiro registro.

(11)

Acessando um banco de dados a partir do AutoCAD

|

781 5 Escolha Localizar próxima.

6 Repita a etapa 5 para localizar as ocorrências adicionais do valor especificado.

Observação A opção Localizar limita a busca a registros contidos na mesma coluna, assim como a célula selecionada atualmente. Não há como executar um comando Localizar global que procure um valor específico na tabela inteira do banco de dados. Você deve selecionar células individuais em qualquer coluna adicional que deseja procurar e escolher Localizar novamente.

P

araprocurarum

d e

t

erm

i

na

d

ova

l

orasersu

b s t i t u íd

ona

j

ane

l

a Visualizar dados

1 Clique com o botão direito do mouse em uma célula na coluna que você deseja procurar.

2 No menu de atalho, clique em Substituir. 3 Digite um valor a ser procurado em Localizar. 4 Digite um valor de substituição em Substituir por. 5 Escolha Localizar próxima.

6 Execute um dos seguintes procedimentos:

■ Escolha Substituir para substituir a ocorrência atual do valor procurado.

■ Escolha Substituir tudo para substituir todas as ocorrências do valor procurado.

7 Repita as etapas 5 e 6 para substituir ocorrências adicionais do valor procurado.

Observação A opção Substituir limita a busca a registros contidos na mesma coluna, assim como a célula selecionada atualmente. Não há como executar um comando Substituir global que procure um valor específico na tabela inteira do banco de dados. Você deve selecionar células individuais em qualquer coluna adicional que deseja procurar e escolher Substituir novamente.

Para confirmar a edição da janela Visualizar dados

(12)

Para restaurar valores originais para a janela Visualizar dados

1 Na janela Visualizar dados, clique com o botão direito do mouse no quadrado esquerdo superior vazio da tabela do banco de dados.

2 No menu de atalho, clique em Restaurar.

Observação Se você fechar o AutoCAD, abrir uma nova tabela ou fechar a janela Visualizar dados antes de confirmar as alterações feitas em uma tabela do banco de dados, o AutoCAD confirmará automaticamente todas as alterações feitas durante uma sessão de edição.

Vinculando registros de banco de dados a

objetos gráficos

Os vínculos conectam objetos gráficos com tabelas em um banco de dados externo.

C r

i

an

d

oee

di

t

an

d

ov

í

ncu

l

osemo

d e

l

os

d

ev

í

ncu

l

os

A principal função do recurso de conectividade de bancos de dados é associar dados externos a objetos gráficos do AutoCAD. Você pode, por exemplo, associar informações contidas em um banco de dados local a um objeto de polilinha representando os limites de uma sala em um desenho do AutoCAD. Você estabelece a associação entre o objeto gráfico e a tabela do banco de dados criando um vínculo, que se relaciona a um ou mais registros armazenados na tabela. Não é possível criar vínculos com objetos não gráficos, como camadas e tipos de linhas.

Os vínculos são fortemente ligados aos objetos gráficos aos quais estão associados. Se você mover ou copiar um objeto vinculado, o vínculo será movido ou copiado com ele. Se você excluir um objeto vinculado, o vínculo também será excluído.

(13)

Vinculando registros de banco de dados a objetos gráficos

|

783 Para estabelecer vínculos entre registros de tabela e objetos gráficos, você deve criar primeiro um modelo de vínculo. Os modelos de vínculo identificam que campos de uma tabela estão associados aos vínculos que compartilham o respectivo modelo. Por exemplo, é possível criar um modelo de vínculo que utilize o campo Número da sala de uma tabela do banco de dados local. Em seguida, você pode utilizar esse modelo de vínculo para criar vínculos que apontem para registros diferentes na tabela do banco de dados.

Os modelos de vínculo também funcionam como atalhos que apontam para tabelas do banco de dados nas quais são baseados. É possível utilizar os modelos de vínculo associados a um desenho para abrir as tabelas às quais fazem referência para visualizar ou editar. Isso é particularmente útil quando existem várias fontes de dados configuradas no sistema. Em vez de percorrer uma lista de fontes de dados cada vez que desejar localizar uma determinada tabela, você poderá abri-la diretamente a partir do nó do desenho ao qual está associada. Para abrir uma tabela de modelo de vínculo, clique com o botão direito do mouse em um modelo de vínculo no Gerenciador de conexões a BD e escolha Visualizar tabela ou Editar tabela.

Você pode anexar vários vínculos utilizando modelos de vínculo diferentes para um único objeto gráfico. Isso é útil quando você deseja associar dados de diversas tabelas do banco de dados a um objeto individual.

ncu

l

osemr

eferências externas e blocos

Vínculos armazenados em desenhos com referência externa não podem ser visualizados ou modificados no desenho principal ao qual estão anexados. Essas informações estarão disponíveis apenas quando você abrir diretamente o desenho de origem.

Vínculos contidos em blocos estão disponíveis, mas podem ser acessados somente utilizando o comando EDITARREF.

Editando modelos de vínculo

Algumas vezes, depois de criar um modelo de vínculo, convém editá-lo. Por exemplo, você pode decidir acrescentar um campo-chave adicional ou remover um existente. Talvez seja necessário atualizar um modelo de vínculo se qualquer alteração for feita na fonte de dados associada. Por exemplo, você pode renomear uma tabela de banco de dados e movê-la para um local diferente.

(14)

Editando vínculos

Depois de criar os vínculos, pode ser necessário atualizar periodicamente os valores do campo-chave. Por exemplo, você pode alterar o esquema de numeração de um grupo de escritórios ou realocar algumas salas do

departamento contábil para o departamento de vendas. É possível utilizar o G

erenc

i a

d

or

d

ev

í

ncu

l

os

para digitar novos valores-chave para um vínculo selecionado. Os valores-chave devem fazer referência a um registro já existente na tabela do banco de dados de origem.

Para criar um modelo de vínculo no desenho atual

1 No Gerenciador de conexões a BD, na visualização em árvore, clique com o botão direito em um arquivo de fonte de dados.

2 No menu de atalho, clique em Novo modelo de vínculo.

(15)

Vinculando registros de banco de dados a objetos gráficos

|

785 4 Selecione um ou mais campos-chave clicando nas caixas de seleção.

Você deve manter o número mínimo de campos-chave. Um grande número de campos-chave pode causar um impacto negativo no desempenho de Selecionar vínculo e em outras operações de conectividade.

5 Escolha OK para criar o modelo de vínculo.

Para criar um vínculo

1 No Gerenciador de conexões a BD, abra uma tabela com, pelo menos, um modelo de vínculo definido.

2 Na janela Visualizar dados, selecione o modelo de vínculo que deseja utilizar na lista de modelos de vínculo.

3 Na janela Visualizar dados, selecione um ou mais registros que deseja vincular.

4 Clique na seta à direita do botão Vincular para exibir a lista suspensa.

5 Na lista suspensa, clique em Criar vínculos.

6 Selecione um ou mais objetos no desenho do AutoCAD que deseja vincular os dados.

(16)

Para editar um modelo de vínculo

1 No menu ConectarBD, escolha ModelosEditar modelo de vínculo.

2 Na caixa de diálogo Selecionar um objeto do banco de dados, selecione um modelo de vínculo a ser editado e, em seguida, escolha Continuar.

3 Selecione um ou mais campos-chave na lista clicando nas caixas de seleção. 4 Escolha OK para salvar as alterações no modelo de vínculo.

Para atualizar propriedades de um modelo de vínculo

1 No menu ConectarBD, escolha ModelosPropriedades de modelo de vínculo.

2 Na caixa de diálogo Selecionar um objeto do banco de dados, selecione um modelo de vínculo e, em seguida, escolha Continuar. 3 Na caixa de diálogo Propriedades de modelo de vínculo, atualize as

informações da fonte de dados, se apropriado, e escolha OK.

Para excluir todos os vínculos baseados em um modelo de vínculo do desenho atual

1 No menu ConectarBD, escolha VínculosExcluir vínculos. 2 Na caixa de diálogo Selecionar um objeto do banco de dados,

selecione o modelo de vínculo cujos vínculos deseja excluir e, em seguida, escolha OK.

Para editar valores-chave de um vínculo utilizando o Gerenciador de vínculos

1 No menu ConectarBD, escolha VínculosGerenciador de vínculos. 2 No desenho do AutoCAD, selecione um objeto vinculado.

3 Observe que o Gerenciador de vínculos pode trabalhar com apenas um objeto gráfico por vez.

4 No Gerenciador de vínculos, selecione um vínculo entre os já disponíveis para o objeto selecionado na lista de modelos de vínculo. 5 Digite um novo valor no campo Valor do campo-chave que você deseja

editar ou escolha o botão [...]. Se necessário, repita os mesmos procedimentos para qualquer campo-chave adicional que deseja editar.

(17)

Vinculando registros de banco de dados a objetos gráficos

|

787 Observação O botão [...] ficará disponível somente se você estiver conectado à fonte de dados à qual o vínculo selecionado se refere.

6 Escolha OK para atualizar o vínculo e fechar a caixa de diálogo.

Identificando e selecionando vínculos existentes

Após criar vínculos para objetos gráficos do AutoCAD, talvez seja necessário visualizar os dados aos quais estão associados. Por exemplo, suponha que você tenha vinculado registros do banco de dados de funcionários a um layout de escritório e deseja localizar a sala de um determinado funcionário no desenho. Você pode selecionar o registro do funcionário na janela Visualizar dados para selecionar qualquer objeto gráfico vinculado correspondente no desenho. Por outro lado, você pode selecionar objetos do AutoCAD para selecionar qualquer registro do banco de dados vinculado na janela Visualizar dados.

Seleção automática de objetos vinculados

É possível configurar o AutoCAD para selecionar automaticamente objetos gráficos vinculados ao desenho à medida que os registros adicionais são selecionados na janela Visualizar dados. Além disso, é possível configurar o AutoCAD para selecionar registros do banco de dados vinculados à medida que os objetos gráficos adicionais vão sendo selecionados no desenho. Apenas um desses modos de visualização automática pode estar ativado por vez.

Outras opções de exibição

(18)

A opção Aplica pan ao desenho automaticamente aplica pan de maneira automática ao desenho do AutoCAD para exibir objetos associados ao conjunto de seleção de registros atual na janela Visualizar dados. Se você selecionou vários registros na janela Visualizar dados, Pan automático poderá não conseguir ajustar todos esses registros na janela de desenho de acordo com o fator de zoom atual do desenho. Para controlar isso, você pode definir um fator de zoom para o modo Pan automático que garanta a exibição de todos os objetos vinculados associados ao conjunto de registros atual.

A opção Aplica zoom ao desenho automaticamente aplica zoom de forma automática ao desenho do AutoCAD, para que todos os objetos associados ao conjunto de registros atual sejam exibidos. Você deve especificar um fator de zoom que defina o tamanho da extensão do objeto indicado definido como uma porcentagem definida da área do desenho. O intervalo disponível é de 20 a 90 por cento, e o valor padrão é 50 por cento. Um valor de 50 por cento indica que a altura da extensão equivale a 50 por cento da altura da área do desenho ou a largura da extensão equivale a 50 por cento da área do desenho, a que for menor.

Você também pode especificar as configurações de visualização de vínculo a seguir:

Configurações para indicação de registros. Especifique se todos os registros ou apenas os subconjuntos associados ao conjunto de seleção de objetos gráficos atual serão exibidos na janela Visualizar dados. Se a opção Mostrar todos os registros, selecionar os registros

indicados for selecionada, você poderá especificar uma cor de marcação para aplicar aos registros vinculados.

Opções acumuladas. Especifique se o AutoCAD deve acumular conjuntos de seleção de objetos gráficos vinculados ou registros de Visualizar dados ou se deve criar novos conjuntos de seleção à medida que os objetos ou os registros adicionais são selecionados.

Para obter uma descrição de todas as opções disponíveis, consulte “Caixa de diálogo Opções de visualização e consulta de dados” sob CONECTARBD em Referência de Comandos.

Para visualizar objetos gráficos vinculados a um conjunto de registros da tabela

1 No Gerenciador de conexões a BD, clique duas vezes em uma tabela para abri-la.

(19)

Vinculando registros de banco de dados a objetos gráficos

|

789 3 Na janela Visualizar dados, selecione um ou mais registros.

4 Clique com o botão direito do mouse nos registros selecionados. 5 No menu de atalho, clique em Visualizar objetos vinculados.

Qualquer objeto vinculado aos registros selecionados será selecionado na área do desenho.

Para visualizar registros do banco de dados vinculados a um conjunto de seleção de objetos gráficos

1 No Gerenciador de conexões a BD, clique duas vezes em uma tabela para abri-la.

2 Na janela Visualizar dados, selecione um modelo de vínculo na lista de modelos de vínculo.

3 Na área de desenho do AutoCAD, crie um conjunto de seleção de objetos gráficos.

4 Na janela Visualizar dados, clique no botão Visualizar registros vinculados em 'Visualizar dados'.

Por padrão, apenas os registros da tabela vinculados ao conjunto de seleção do desenho atual serão exibidos na janela Visualizar dados. É possível alterar as configurações na caixa de diálogo Opções de visualização e consulta de dados para exibir todos os registros, se desejado.

Para visualizar automaticamente objetos gráficos vinculados a um conjunto de registros da tabela

1 No Gerenciador de conexões a BD, clique duas vezes em uma tabela para abri-la.

2 Na janela Visualizar dados, selecione um modelo de vínculo na lista de modelos de vínculo.

3 Na janela Visualizar dados, clique no botão Visualizar automaticamente objetos vinculados no desenho.

4 Na janela Visualizar dados, selecione um ou mais registros.

Qualquer objeto gráfico vinculado correspondente será selecionado na área do desenho.

5 Repita a etapa 4 para selecionar objetos gráficos vinculados adicionais. 6 Repita a etapa 3 para desativar o modo Visualizar automaticamente

(20)

Para visualizar automaticamente registros da tabela vinculados a um conjunto de seleção de objetos

1 No Gerenciador de conexões a BD, clique duas vezes em uma tabela para abri-la.

2 Na janela Visualizar dados, selecione um modelo de vínculo na lista de modelos de vínculo.

3 Na janela Visualizar dados, clique no botão Visualizar automaticamente registros vinculados em 'Visualizar dados'.

4 Na área do desenho, selecione um ou mais objetos gráficos.

Por padrão, apenas os registros da tabela vinculados ao conjunto de seleção do desenho atual serão exibidos na janela Visualizar dados. É possível alterar as configurações na caixa de diálogo Opções de visualização e consulta dedados para exibir todos os registros, se desejado.

5 Repita a etapa 4 para selecionar registros vinculados adicionais.

6 Repita a etapa 3 para desativar o modo Visualizar automaticamente registros vinculados.

Para especificar configurações de visualização de vínculo adicionais

1 Na janela Visualizar dados, clique no botão Opções de visualização e consulta de dados.

2 Na caixa de diálogo Opções de visualização e consulta de dados, altere as configurações padrão, conforme desejado.

3 Escolha OK para salvar as alterações e fechar a caixa de diálogo.

Localizando e corrigindo erros de vínculo

(21)

Vinculando registros de banco de dados a objetos gráficos

|

791 Para sincronizar os vínculos em um desenho

1 No Gerenciador de conexões a BD, clique com o botão direito do mouse

emummo

d e

l

o d

ev

í

ncu

l

o . 2 No menu de atalho, clique em Sincronizar.

Se não forem detectados erros, o AutoCAD exibirá uma mensagem. Se houver erros, eles serão resumidos na caixa de diálogo Sincronizar. 3 Na caixa de diálogo Sincronizar, selecione um erro e execute um ou mais

dos seguintes procedimentos:

■ Escolha Indicar objetos de desenho para realçar os objetos gráficos vinculados.

■ Escolha Corrigir para corrigir o vínculo quebrado. ■ Escolha Excluir para excluir o vínculo quebrado. 4 Repita a etapa 3 para qualquer erro adicional. 5 Escolha Fechar.

Exportando informações sobre vínculo

Você pode utilizar o AutoCAD para exportar vínculos contidos em um desenho. Isso é útil quando existem vários objetos gráficos vinculados a uma única linha de banco de dados. Suponha, por exemplo, que você queira preparar uma lista de materiais que resuma o número de diferentes

luminárias em um desenho do AutoCAD. O banco de dados externo ao qual o desenho está vinculado não contém estas informações. Tudo que o banco de dados fornece é uma lista de várias luminárias que formam o conjunto de registros. A tabela não identifica o número de ocorrências de luminárias individuais no desenho do AutoCAD. Se desejar preparar um relatório resumido contendo essas informações, terá de exportar os vínculos do desenho.

Para exportar vínculos a partir de um desenho do AutoCAD

1 No menu ConectarBD, escolha VínculosExportar vínculos. 2 Crie um conjunto de seleção de objetos gráficos do AutoCAD cujos

vínculos deseja exportar.

(22)

3 Na caixa de diálogo Exportar vínculos, selecione os campos a serem incluídos clicando neles na lista Incluir campos.

4 Os campos-chave do modelo de vínculo selecionado são incluídos automaticamente. O AutoCAD também exporta o manipulador de entidade do objeto ao qual cada vínculo está associado.

5 Digite um nome para o arquivo exportado em Nome do arquivo.

6 Selecione um formato de arquivo para o arquivo na lista Salvar como tipo.

7 É possível salvar o arquivo no formato do banco de dados de origem da tabela atual ou como um arquivo de texto delimitado por vírgulas ou por espaços.

8 Escolha Salvar para exportar os vínculos e fechar a caixa de diálogo.

9 Repita as etapas de 1 a 6, conforme necessário, para qualquer modelo de vínculo adicional cujos vínculos deseja exportar.

Utilizando rótulos para exibir informações

sobre banco de dados no desenho

Os rótulos são objetos texto de múltiplas linhas que exibem em um desenho do AutoCAD dados dos campos selecionados armazenados em uma tabela de banco de dados externa.

Criando e editando vínculos e modelos de vínculos

Os vínculos fornecem um mecanismo eficaz para associar dados externos a objetos gráficos do AutoCAD. Ao selecionar objetos vinculados, você pode acessar rapidamente os registros associados na tabela do banco de dados. Entretanto, os vínculos apresentam algumas limitações inerentes. Suponha, por exemplo, que você desejasse imprimir um desenho do AutoCAD e incluir os dados externos associados a vínculos individuais. Como os vínculos são simplesmente ponteiros da tabela de banco de dados externa, os dados externos não apareceriam no desenho impresso. Para essas situações nas quais você deseja uma representação visível dos dados externos em um desenho, o AutoCAD fornece rótulos.

(23)

Utilizando rótulos para exibir informações sobre banco de dados no desenho

|

793 Os rótulos criados no AutoCAD podem ser independentes ou podem estar anexados a um objeto gráfico. Rótulos independentes existem no desenho desvinculados de qualquer objeto gráfico. Os rótulos anexados a um objeto gráfico estão fortemente ligados a ele. Se você mover o objeto gráfico, o rótulo também será movimentado. Se você copiar o objeto para a Área de transferência, o rótulo também será copiado. Se você excluir um objeto que tenha um rótulo anexado, o rótulo também será excluído. Rótulos associados a objetos gráficos são exibidos com uma linha de chamada.

Para trabalhar com rótulos, é preciso criar primeiro um modelo de rótulo que defina quais campos da tabela do banco de dados serão exibidos no rótulo e como o texto do rótulo será formatado.

Editando modelos de rótulo

Após definir um modelo de rótulo, talvez seja necessário editá-lo. Por exemplo, você pode optar por exibir os campos adicionais da tabela nos desenhos ou pode alterar a fonte ou o tamanho do objeto rótulo. Você pode também especificar várias configurações de deslocamento que afetam o ponto de inserção dos rótulos e, no caso de rótulos anexados, seus objetos linha de chamada associados.

(24)

Editando rótulos

Depois de criar os rótulos, você poderá editá-los e manipulá-los de várias maneiras. Os rótulos e suas linhas de chamada podem ser movidos e redimensionados utilizando comandos padrão do AutoCAD, como COPIAR,

MOVER, e ESCALA. É importante observar que as alterações feitas em ocorrências de rótulo individuais não afetam ou redefinem o modelo de rótulo. Você deve editar o modelo de rótulo, como descrito em “Para editar um modelo de rótulo” na página 796.

Observação Não é recomendável editar o texto de rótulos utilizando o

Editor de texto de múltiplas linhas. Os novos valores do texto não são atualizados no vínculo ou na tabela de banco de dados, e os valores de campo originais são restaurados se você optar por Recarregar. Se deseja alterar os valores do campo de um rótulo existente, edite os valores do vínculo, como

Opções da guia Deslocamento de rótulo

Opção Rótulos independentes Rótulos anexados

Início N/D Especifica o ponto inicial do objeto linha de chamada. O ponto é definido de acordo com a extensão do objeto gráfico ao qual o rótulo está anexado. Suponha, por exemplo, que você especifique a configuração Iniciar como Superior esquerdo para um rótulo anexado a um objeto gráfico retangular. A extremidade da linha de chamada é inserida no canto superior esquerdo do retângulo.

Linha de chamada Deslocamento

N/D Especifica um deslocamento X e Y do objeto texto de múltiplas linhas em relação ao objeto linha de chamada associado. Por padrão, as opções

Deslocamento da linha de chamada de X e Y são definidas como 1, indicando que o texto do rótulo está deslocado 1 unidade nos planos X e Y a partir da extremidade do objeto linha de chamada.

Dica

Deslocamento

Especifica um deslocamento de rótulo X e Y do ponto de inserção especificado pelo rótulo. Por exemplo, as configurações de Deslocamento da dica X e Y de –1 fazem com que o rótulo a ser inserido seja deslocado 1 unidade negativa nos planos X e Y a partir do ponto de inserção especificado no desenho do AutoCAD.

(25)

Utilizando rótulos para exibir informações sobre banco de dados no desenho

|

795 Para criar um modelo de rótulo

1 No Gerenciador de conexões a BD, clique no botão Novo modelo de rótulo.

2 Na caixa de diálogo Novo modelo de rótulo, digite um nome para o modelo de rótulo em Nome do novo modelo de rótulo.

3 Para abrir a caixa de diálogo Modelo de rótulo, escolha Continuar. A caixa de diálogo Modelo de rótulo é uma versão modificada do editor de texto de múltiplas linhas. Duas guias adicionais controlam a criação de rótulos.

4 Na caixa de diálogo Modelo de rótulo, escolha a guia Campos de rótulo.

5 Selecione um campo na lista Campo para ser exibido no rótulo e escolha

Adicionar para adicioná-lo ao rótulo.

Você pode também digitar qualquer texto estático adicional que desejar, antes ou depois do rótulo, diretamente na caixa de diálogo Modelo de

rótulo.

P

orexemp

l

o ,

é

poss

í

ve

l

cr

i

arummo

d e l o d er ó t u l

oqueu

t i

l i

zeo

campo Número da sala de uma tabela do banco de dados local. Se desejar que o nome do campo preceda o valor do campo quando o rótulo for criado, digite Número da sala: na caixa de diálogo Modelo de rótulo

antes de selecionar o campo na lista Campo.

6 Repita a etapa 5 para qualquer campo adicional que deseja exibir no rótulo.

7 Escolha OK para salvar as alterações e fechar a caixa de diálogo.

Para criar um vínculo com um rótulo independente

1 No Gerenciador de conexões a BD, abra uma tabela com ao menos um modelo de vínculo e um modelo de rótulo definidos.

2 Na janela Visualizar dados, selecione um modelo de vínculo na lista de modelos de vínculo.

(26)

4 Na janela Visualizar dados, selecione o registro que deseja vincular. 5 Clique com o botão direito do mouse no cabeçalho do registro (o quadrado

vazio à esquerda da linha) do registro selecionado.

6 No menu de atalho, clique em Configurações de vínculo e rótulo ➤ Criar rótulos independentes.

7 No menu Visualizar dados, escolha Vínculo.

8 Selecione uma área no desenho do AutoCAD para inserir o rótulo.

Para criar um vínculo em um objeto com um rótulo anexado

1 No Gerenciador de conexões a BD, abra uma tabela com ao menos um modelo de vínculo e um modelo de rótulo definidos.

2 Na janela Visualizar dados, selecione um modelo de vínculo na lista de modelos de vínculo.

3 Na janela Visualizar dados, selecione um modelo de rótulo na lista de modelos de rótulo.

4 Selecione o registro que deseja vincular na janela Visualizar dados. 5 No menu Visualizar dados, escolha Configurações de vínculo e rótulo

➤ Criar rótulos anexados.

6 No menu Visualizar dados, escolha Vínculo.

7 Selecione um ou mais objetos no desenho do AutoCAD ao qual deseja associar o rótulo.

8 Pressione ENTER.

Para editar um modelo de rótulo

1 No Gerenciador de conexões a BD, na visualização em árvore, clique com o botão direito do mouse em um modelo de rótulo a ser editado.

2 No menu de atalho, clique em Editar.

3 Na caixa de diálogo Modelo de rótulo, faça as alterações desejadas conforme a descrição em “Para criar um modelo de rótulo” na página 795.

4 Clique em OK.

Para especificar a formatação do rótulo

1 Crie um novo modelo de rótulo, como descrito em “Para criar um modelo de rótulo” na página 795.

(27)

Utilizando rótulos para exibir informações sobre banco de dados no desenho

|

797 4 Na guia Deslocamento de rótulo, especifique o ponto de inserção da

extremidade do objeto linha de chamada em Iniciar.

A configuração Iniciar não tem efeito sobre rótulos independentes.

5 Digite os valores de deslocamento X e Y em Deslocamento da linha de chamada para especificar o deslocamento do rótulo na extremidade do objeto linha de chamada.

Por padrão, os valores de deslocamento X e Y são definidos como 1, indicando que o rótulo é deslocado uma unidade do desenho nas duas direções, X e Y, na extremidade do objeto linha de chamada.

6 Digite os valores de deslocamento X e Y em Deslocamento da extremidade para especificar o deslocamento do objeto linha de chamada ou, no caso de rótulos independentes, o deslocamento do rótulo a partir do ponto de inserção especificado para o rótulo.

Atualizando rótulos com novos valores do banco

de dados

Depois de adicionar rótulos a desenhos do AutoCAD, você pode fazer alterações ocasionais nas tabelas de banco de dados que afetam os valores do rótulo. Se fizer alterações freqüentes nas tabelas do banco de dados, deverá atualizar os rótulos com freqüência nos desenhos para garantir a integridade dos dados.

Para atualizar todos os valores do rótulo no desenho atual

1 No Gerenciador de conexões a BD, na visualização em árvore, clique com o botão direito do mouse em um arquivo de desenho.

(28)

Utilizando consultas para filtrar informações

de banco de dados

Uma consulta ao banco de dados é um critério de pesquisa desenvolvido para retornar os registros desejados.

Visão geral de consultas

A parte fundamental dos sistemas de bancos de dados é a capacidade de apresentar um subconjunto de registros com base em um critério de pesquisa

ou consultae

sp e c i f i ca d

oporvoc

ê . P or e x e mp l o , s e r i

aposs

í v e l t e

ruma

t a b e l a de banco de dados contendo registros de todas as salas existentes nas

instalações da sede da empresa. Suponhamos que você desejasse preparar um relatório que relacionasse todas as salas de reunião que acomodassem mais de 20 pessoas. Com o Editor de consulta do AutoCAD, é possível criar facilmente uma consulta que retorne o subconjunto de registros ou objetos gráficos vinculados que você deseja visualizar.

O Editor de consulta consiste em uma série de quatro guias utilizadas para desenvolver consultas. A seqüência de guias foi projetada para funcionar com consultas simples, mesmo que você não conheça a SQL (Structured Query Language). Se não estiver familiarizado com consultas, trabalhe com as guias Consulta rápida e Consulta de intervalo inicialmente até familiarizar-se com a sintaxe da consulta. Depois de aprender os princípios básicos que fazem parte do desenvolvimento de consultas significativas, será possível utilizar as guias Construtor de consulta e Consulta SQL.

Você pode começar criando uma consulta em uma guia e continuar a refiná-la ou adicionar parâmetros nas guias subseqüentes. Você poderia, por exemplo, começar a criar uma consulta simples na guia Consulta rápida e depois decidir adicionar uma condição extra utilizando a guia Construtor de consulta. Quando você escolhe a guia Construtor de consulta, ela exibe os valores selecionados inicialmente por meio da guia Consulta rápida e você pode adicionar condições extras à consulta. Entretanto, não é possível voltar às guias após alterar a consulta em uma das guias posteriores, pois cada guia subseqüente fornece funções adicionais que não estão disponíveis nas guias anteriores. Se você tentar voltar às guias de consulta depois de modificar uma consulta, o AutoCAD exibirá uma advertência indicando que a consulta será redefinida com seus valores padrão originais.

(29)

Utilizando consultas para filtrar informações de banco de dados

|

799 O Editor de consulta fornece as seguintes guias para elaborar consultas:

Consulta rápida. Fornece um ambiente no qual é possível desenvolver consultas simples com base em um único campo do banco de dados, um único operador e um único valor. É possível localizar, por exemplo, todos os registros da tabela atual em que o valor do campo “tipo de sala” é igual a “escritório”.

Consulta de intervalo.Fornece um ambiente no qual é possível

desenvolver uma consulta que apresenta todos os registros contidos em um determinado intervalo de valores. Por exemplo, é possível localizar todos os registros da tabela atual em que o valor do campo “área da sala” é superior ou igual a 90 pés quadrados e inferior ou igual a 120 pés quadrados. ■ Construtor de consulta. Fornece um ambiente no qual é possível

desenvolver consultas mais complicadas com base em diversos critérios de pesquisa. Por exemplo, é possível localizar todos os registros a partir da tabela atual em que “tipo de sala” é igual a “cubículo”, e a área da sala é superior a 80 pés quadrados.

Consulta SQL. Fornece um ambiente no qual é possível desenvolver consultas sofisticadas de acordo com o protocolo SQL 92. Por exemplo, é possível selecionar * a partir de california.sede.sala em que

california.sede.sala.tipo = 'cubículo' e

california.sede.sala.area < 80.

Consulte “Elaborando consultas simples” na página 799 para obter informações detalhadas sobre a elaboração de consultas e o trabalho com operadores. Se já estiver familiarizado com a elaboração de consultas, consulte “Utilizando o Construtor de consulta” na página 803.

Para abrir o Editor de consulta

1 No Gerenciador de conexões a BD, na visualização em árvore, selecione uma tabela.

2 Clique no botão Nova consulta.

3 Na caixa de diálogo Nova consulta, digite um nome para a consulta em Nome da nova consulta.

4 Escolha Continuar para abrir o Editor de consulta.

Elaborando consultas simples

(30)

A guia Consulta rápida

A guia Consulta rápida foi projetada para que você se familiarize com a sintaxe de consulta da forma mais rápida possível. A elaboração de uma consulta rápida envolve a seleção de um campo na tabela de banco de dados atual, a aplicação de um operador condicional a ela e a especificação de um valor para o campo.

Os operadores condicionais são restrições, como igual, maior que ou menor que. A tabela a seguir resume os operadores da guia Consulta rápida.

Operadores de consulta do AutoCAD

Operador Descrição

Igual (=) Apresenta todos os registros que correspondem exatamente ao valor especificado.

Diferente (<>) Apresenta todos os registros, exceto os que correspondem ao valor especificado.

Maior que (>) Apresenta todos os registros que excedem o valor especificado.

Menor que (<) Apresenta todos os registros com valores menores que o valor especificado.

Maior que ou igual (>=)

Apresenta todos os registros que excedem ou são iguais ao valor especificado.

Menor que ou igual (<=)

Apresenta todos os registros que são menores ou iguais ao valor especificado.

Like Apresenta todos os registros que contêm o valor especificado. Com o operador like, é possível especificar o caractere curinga % opcional. Se, por exemplo, você desejar retornar todos os registros que terminam com a seqüência de caracteres “ert”, digite o valor ert%. Se desejar retornar todos os registros que iniciam com a seqüência de caracteres “ert”, digite o valor %ert. Se você não especificar o caractere curinga %, o AutoCAD irá procurar o valor exato especificado.

In Apresenta todos os registros que correspondem a um conjunto de valores especificado. Se, por exemplo, você estiver procurando o registro de um funcionário, mas não tem certeza se o nome dele é Smith ou Smythe, será possível utilizar o operador in e fornecer os dois valores para retornar todos os registros com Smith ou Smythe. Os dois valores devem estar separados por uma vírgula.

Is null Apresenta todos os registros que não têm valores especificados para o campo que você está consultando. Esse operador é útil para a localização de registros na tabela que apresentam dados ausentes.

(31)

Utilizando consultas para filtrar informações de banco de dados

|

801 Observação Todos os operadores podem ser aplicados ao campo numérico e ao campo com base em texto. Por exemplo, é possível procurar todos os registros maiores que “c”, os quais retornariam todos os registros no intervalo de “ca...” a “z...”. É importante perceber que as consultas fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas: “SALA” não é equivalente a “sala”.

A guia Consulta de intervalo

Como a guia Consulta rápida, a guia Consulta de intervalo foi projetada para ajudar os novos usuários a trabalhar com consultas de banco de dados. Com a guia Consulta de intervalo, você pode especificar um intervalo de valores para a consulta retornar: por exemplo, todas as salas maiores ou iguais a 80 pés quadrados, mas menores ou iguais a 100 pés quadrados. A interface é semelhante àquela da guia Consulta rápida, exceto o campo Operador, que foi removido, e o campo Valor, substituído por dois campos: De e Até. Todos os outros recursos de interface estão disponíveis e trabalham do mesmo modo que na guia Consulta rápida.

Para criar uma consulta rápida

1 Abra o Editor de consulta, como descrito em “Para abrir o Editor de consulta” na página 799.

(32)

4 Digite um valor no campo Valor ou escolha Examinar valores. A opção Examinar valores exibe uma lista de todos os valores para o campo especificado da tabela do banco de dados, para que você possa selecionar o valor desejado. Após selecionar um valor, escolha OK. 5 Selecione uma ou ambas as opções a seguir:

Indicar registros na visualização de dados. Realça os registros correspondentes à consulta na janela Visualizar dados.

Indicar objetos no desenho. Realça os objetos correspondentes à consulta no desenho atual do AutoCAD.

6 Se desejar salvar a consulta no desenho atual para utilização futura, escolha Armazenar.

7 Escolha Executar para executar a consulta e fechar a caixa de diálogo. Um subconjunto de registros correspondente ao critério de pesquisa é exibido na janela Visualizar dados. Para voltar ao Editor de consulta e aprimorar a consulta, escolha o botão Retornar

à

consu

l t

a .

Para criar uma consulta de intervalo

1 Abra o Editor de consulta, como descrito em “Para abrir o Editor de consulta” na página 799.

(33)

Utilizando consultas para filtrar informações de banco de dados

|

803 4 Digite um valor em De ou escolha Examinar valores (De).

A opção Examinar valores exibe uma lista de todos os valores para o campo especificado da tabela do banco de dados, para que você possa selecionar o valor desejado. Após selecionar um valor, escolha OK. A consulta busca todos os valores maiores ou iguais ao valor especificado.

5 Digite um valor em Até ou escolha Examinar valores (Até).

A consulta busca todos os valores menores ou iguais ao valor especificado. 6 Se desejar salvar a consulta no desenho atual para utilização futura,

escolha Armazenar.

7 Escolha Executar para executar a consulta e fechar a caixa de diálogo.

Utilizando o Construtor de consulta

A guia Construtor de consulta é o principal ambiente de consulta do AutoCAD. Diferentemente das guias Consulta rápida e Consulta de intervalo, a guia Construtor de consulta pode ser utilizada para criar consultas baseadas em vários critérios. Você pode também agrupar critérios utilizando parênteses e especificar quais campos serão exibidos e como serão classificados quando a consulta for retornada na janela Visualizar dados. A guia Construtor de consulta apresenta operadores booleanos e

agrupamento parentético, utilizados para criar consultas compostas com base em dois ou mais critérios de pesquisa. Por exemplo, utilizando operadores booleanos, você pode gerar uma consulta que retorne uma lista de todas as luminárias de um determinado tipo que foram instaladas depois de uma data específica.

Operador And. Constrói uma consulta com base em diversos critérios, retornando um conjunto de registros que atende a todos os critérios especificados. Por exemplo, busca todas as salas que são escritórios e estão desocupadas no momento. A consulta retorna registros de todas as salas que são escritórios e estão desocupadas.

Operador Or. Constrói uma consulta com base em diversos critérios, retornando um conjunto de registros que atende a qualquer critério especificado. Por exemplo, busca todas as salas que são escritórios ou estão desocupadas no momento. A consulta retorna registros de todas as salas que são escritórios ou estão desocupadas.

Agrupamento parentético. Agrupa uma série de critérios de busca colocando-os entre parênteses. Por exemplo, procurar

(Todas as salas que são escritórios e estão desocupadas no momento)

ou

(34)

Essa consulta retorna uma lista de todos os escritórios e cubículos desocupados.

Você pode agrupar até quatro conjuntos de parênteses em uma instrução.

Para criar uma consulta com um único parâmetro na guia Construtor de consulta

1 Abra o Editor de consulta, como descrito em “Para abrir o Editor de consulta” na página 799.

2 Escolha a guia Construtor de consulta.

3 Selecione um campo na lista suspensa da célula Campo. 4 Selecione um operador na lista suspensa da célula Operador. 5 Digite um valor na célula Valor ou selecione o botão [...].

O botão [...] exibe uma lista de todos os valores para o campo especificado da tabela do banco de dados, permitindo que você selecione o valor desejado. Após selecionar um valor, escolha OK.

6 Se desejar salvar a consulta no desenho atual para utilização futura, escolha Armazenar.

7 Escolha Executar para executar a consulta e fechar a caixa de diálogo.

Para criar uma consulta com diversos parâmetros na guia Construtor de consulta

(35)

Utilizando consultas para filtrar informações de banco de dados

|

805 2 Selecione o operador apropriado And ou Or no campo Lógico.

Clicar no campo Lógico insere um operador And. Clicar na célula novamente altera o valor para Or.

3 Digite os parâmetros de consulta adicionais nas linhas subseqüentes da grade Consulta.

4 Repita a etapa 2 para cada parâmetro adicional, exceto o parâmetro de consulta final.

5 Aplique qualquer agrupamento parentético, se apropriado. Clique na célula à esquerda da célula Campo que inicia a frase que você deseja agrupar. Um único parêntese é inserido à esquerda. Clique na célula à direita da célula Valor que encerra a frase que você deseja agrupar. Um único parêntese é inserido à direita.

6 Se desejar salvar a consulta no desenho atual para utilização futura, escolha Armazenar.

7 Escolha Executar para executar a consulta e fechar a caixa de diálogo.

Para especificar quais campos serão retornados na consulta retornada

1 Crie a consulta, como descrito em “Para criar uma consulta com um único parâmetro na guia Construtor de consulta” na página 804 e em “Para criar uma consulta com diversos parâmetros na guia Construtor de consulta” na página 804

2 Selecione o primeiro campo que você deseja que apareça na lista Campos da tabela.

3 Na lista Mostrar campos, escolha Adicionar.

4 Repita as etapas 2 e 3 para qualquer campo adicional que deseja exibir.

Para especificar uma ordem de classificação para a consulta retornada

1 Crie a consulta, como descrito em “Para criar uma consulta com um único parâmetro na guia Construtor de consulta” na página 804 e em “Para criar uma consulta com diversos parâmetros na guia Construtor de consulta” na página 804

2 Selecione o primeiro campo que deseja classificar na lista Mostrar campos.

3 Acima da lista Classificar por, escolha Adicionar.

(36)

Utilizando consultas SQL

A guia Consulta SQL fornece uma caixa do editor de consulta na qual você pode digitar uma consulta SQL e um conjunto de ferramentas para ajudar na criação de uma consulta. É possível executar qualquer instrução SQL válida segundo a implementação do protocolo SQL 92 da Microsoft nessa guia. Como nem todos os sistemas de gerenciamento de banco de dados são totalmente compatíveis com a norma SQL 92, você deve rever a

documentação de seu sistema para saber quais comandos SQL são válidos para o banco de dados em particular.

Ao contrário das outras guias no Editor de consulta, a guia Consulta SQL pode ser utilizada para criar uma consulta que executa operações relacionais em diversas tabelas de banco de dados utilizando o operador de união SQL. Como as uniões são uma operação relativamente avançada do SQL, consulte a documentação do sistema do banco de dados ou o protocolo SQL 92 para obter informações sobre como trabalhar com uniões.

Os elementos de interface adicionais a seguir foram incluídos na guia Consulta SQL:

Lista Tabela.Relaciona todas as tabelas do banco de dados disponíveis na fonte de dados atual. É possível adicionar tabelas ao editor de consulta SQL clicando duas vezes nelas, selecionando-as e escolhendo Adicionar ou digitando os nomes diretamente no editor de consulta SQL.

(37)

Utilizando consultas para filtrar informações de banco de dados

|

807 Para construir uma consulta SQL

1 Abra o Editor de consulta, como descrito em “Para abrir o Editor de consulta” na página 799.

2 Escolha a guia Consulta SQL.

3 Digite a consulta no editor de consulta ou selecione os componentes da consulta na interface, como descrito em “Utilizando o Construtor de consulta” na página 803.

4 Se desejar salvar a consulta no desenho atual para utilização futura, escolha Armazenar.

5 Escolha Executar para executar a consulta e fechar a caixa de diálogo.

Combinando consultas

Selecionar vínculo é uma implementação avançada do Editor de consulta que cria conjuntos de seleção iterativos de objetos gráficos e registros de banco de dados do AutoCAD.

Selecionar vínculo cria um conjunto de seleção contínuo aprimorado com informações adicionais utilizando um processo iterativo de execução. Você começa criando uma consulta ou selecionando objetos gráficos do AutoCAD. Esse conjunto de seleção inicial é denominado conjunto A. Agora é possível selecionar objetos gráficos adicionais ou executar uma consulta para refinar ainda mais o conjunto de seleção. Esse segundo conjunto de seleção é denominado conjunto B. Você deve estabelecer uma relação entre o conjunto A e o conjunto B para refinar ainda mais o conjunto de seleção. As relações ou operações de conjunto a seguir estão disponíveis:

Selecionar. Cria uma consulta ou conjunto de seleção inicial. Esse conjunto de seleção pode ser refinado por meio das operações de seleção de vínculo abaixo.

União. Adiciona os resultados da nova consulta ou conjunto de seleção ao conjunto de seleção de execução. Essa operação retorna todos os registros ou objetos associados ao conjunto A ou ao conjunto B.

Intersecção. Retorna a intersecção da seleção de execução existente e os resultados da nova consulta ou da seleção de desenho. Essa operação retorna todos os registros ou objetos associados ao conjunto A e ao conjunto B.

Subtrair A - B. Subtrai os resultados da nova consulta ou seleção de desenho a partir da seleção de execução existente.

(38)

Depois de aplicar uma das operações de conjunto, os valores retornados t

ornam

seanovase l

ã o

d

eexec

u ç

ã

oes

ã

oa

t r

ib

u í

d

osaocon

j

u n

t o

A .

V ocê

pode continuar o processo iterativo, criando conjuntos B adicionais para refinar ainda mais o conjunto de seleção de vínculo.

Para utilizar uma seleção de vínculo

1 No Gerenciador de conexões a DB, na visualização em árvore, clique com o botão direito do mouse em um modelo de vínculo.

2 No menu de atalho, clique em Selecionar vínculo.

3 Selecione a opção Selecionar na lista Faça. 4 Selecione um modelo de vínculo em Utilize. 5 Escolha uma das seguintes opções:

Utilizar a consulta. Constrói uma consulta utilizando uma das guias do Editor de consulta.

(39)

Utilizando consultas para filtrar informações de banco de dados

|

809 6 Escolha Executar ou Selecionar para adicionar a consulta ou o

conjunto de seleção do objeto gráfico na operação de Seleção de vínculo.

7 Escolha uma operação de Seleção de vínculo na lista Faça: União, Intersecção, Subtrair A-B ou Subtrair B-A.

8 Repita as etapas de 3 a 5 para adicionar o conjunto B na operação de Seleção de vínculo.

9 Escolha uma ou todas as opções a seguir, e então escolha Concluir para completar a operação de Seleção de vínculo:

Indicar registros na visualização de dados. Apresenta os resultados da operação de Seleção de vínculo atual na janela Visualizar dados quando você escolhe Concluir. É possível executar iterações adicionais de seleção de vínculo escolhendo o botão Retornar à seleção do vínculo na janela Visualizar dados.

Indicar objetos no desenho. Cria um conjunto de seleção de objetos gráficos vinculados na área do desenho quando você escolhe

Concluir. É possível executar iterações adicionais de Seleção de vínculo pressionando ENTER no prompt Comando.

Observação Convém desativar a opção Indicar registros na visualização de dados caso esteja executando a operação de seleção de vínculo em vínculos de mais de uma tabela de banco de dados. A seleção de vínculo exibe apenas registros da tabela à qual o modelo de vínculo atual se refere. Essa limitação pode causar o retorno de resultados incorretos na janela Visualizar dados.

Salvando e reutilizando consultas

É possível salvar consultas que você planeja utilizar mais de uma vez com um desenho do AutoCAD. As consultas salvas são relacionadas no Gerenciador de conexões a BD, no nó do desenho no qual foram criadas. É possível editar e renomear consultas armazenadas ou copiá-las para outros desenhos.

Para executar uma consulta armazenada

1 No Gerenciador de conexões a BD, na visualização em árvore, clique com o botão direito do mouse em uma consulta armazenada.

Referências

Documentos relacionados

Por último, la Convención Americana sobre Derechos Humanos (en adelante CADH) en el art. Toda persona tiene derecho a la libertad de pensamiento y de expresión. Este

O PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO, por este Edital, torna público a Retificação do Edital 03/2011, a Lista de Convocados para Realização das Dinâmicas de Grupo e

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os

como enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para isso, será realizada a análise à percepção dos professores e directores de escola face à