• Nenhum resultado encontrado

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE

SOBREVIVÊNCIA!!

Se formar em 5 anos com

CR

3 ? Impossível??

NÃOOO!!!

Siga as nossas regras e o sucesso é

garantido!!

Conhecendo a UFABC

A Universidade Federal do ABC nasceu com o objetivo de construir um novo modelo para o ensino superior, visando uma maior liberdade de escolha ao aluno tornando-o assim mais responsável. Esse novo projeto nasceu sem o conservadorismo vigente em outras instituições o que possibilita a exploração de novos caminhos em todas as atividades acadêmicas. Assim o objetivo da UFABC é se adequar as necessidades do conhecimento atual sendo a universidade um possível marco na evolução do ensino, o que a torna preparada para o século XXI.

A Interdisciplinaridade

Nas Universidades tradicionais, os alunos são focados integralmente em suas áreas, tendo pouco contato com outras. Isto não te pertence MAIS... Isso não acontece aqui na UFABC! Seu projeto pedagógico inovador, no qual o aluno não terá contato apenas com seu curso, adquirindo conhecimentos além dos de um profissional de sua área graduado em outras universidades, é, assim como muitas inovações: criticado por uns e elogiado por outros.

O sistema Trimestral

O aluno será avaliado a cada trimestre, sendo computados os créditos das disciplinas aprovadas. Em suma, é válido dizer que o aluno

(2)

deverá estudar desde a primeira semana de aula e apresentar um rendimento bom e constante. Não há tempo para ser perdido no sistema trimestral!

Bacharelado em Ciência e

Tecnologia (BC&T)

O projeto da UFABC é que todos os alunos que ingressem, se formem no curso de

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T). Esse é um método que está em harmonia com tendências nacionais e internacionais. É durante esse período que o aluno se prepara para decidir qual será sua futura área de atuação profissional. A característica principal da faculdade é a

INTERDISCIPLINARIDADE. De acordo com isso o BC&T possui

disciplinas de diversas áreas o que fará com que o aluno tenha acesso a novos conhecimentos. Estas disciplinas são divididas em:

A) Disciplinas obrigatórias(46,4% do BC&T):

correspondentes aos tópicos Estrutura da Matéria; Energia; Comunicação e Informação; Representação e Simulação; Processos de Transformação e Humanismo.

B) Disciplinas com opção limitada(30% do BC&T):

selecionadas dentre um grupo pré-determinado. O conjunto de disciplinas com opção limitada, do qual o aluno deve escolher a segunda parte que integra a sua formação básica, é constituído por disciplinas do grupo básico e de disciplinas fundamentais das áreas de Engenharia, Matemática e Computação e Ciências da Natureza e Humanismo.

C) Disciplinas de escolha livre (23,7% do BC&T)

:

devem cobrir as áreas de interesse do aluno. A estrutura do currículo, nesta primeira fase, particularmente no que se refere à seleção de disciplinas deste último grupo, deve ser acompanhada pela cuidadosa orientação dos docentes.

Por fim, após o aluno ter cursado todas as disciplinas obrigatórias, de opção limitada e de escolhas livres, esse poderá optar por prosseguir cursando uma das engenharias ou dos bacharelados da universidade.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

A seguir está uma tabela pra você ingressante!! Nela estão todas as matérias OBRIGATÓRIAS que você deverá fazer durante o BC&T... Sem elas, sem diploma!

O que é T P I?

(3)

O Temido, o Terrível....O CR!!

Se você já achava que o seu caminho até aqui foi difícil, e que agora as coisas iam ficar mais fáceis...Você estava enganadooo!!!! Pois aqui existe o CR, querido por poucos, odiado por muitos.

O CR significa COEFICIENTE DE RENDIMENTO, precisamos falar mais alguma coisa??? Ele vai te seguir até o fim da sua vida acadêmica na UFABC. É o método pelo qual a faculdade te avaliará.

Este coeficiente mostrará seu desempenho a cada trimestre. Ele depende basicamente do numero de créditos e das notas obtidas no trimestre. O coeficiente de rendimento pode variar entre 0 e 4, sendo que para completar o curso é necessário ter um CR maior do que 2. CR>2 apenas teoricamente, pois no seu caso, a idéia é mantê-lo acima de 3.

(4)

A – 4

B – 3

C – 2

D – 1

F – 0

onde:

Ni = valor

numérico

correspondente ao conceito obtido na disciplina i.

Ci = créditos correspondentes à disciplina i (apenas T + P).

CR Móvel – Coeficiente de rendimento móvel

O CR móvel é calculado da mesma maneira que o CR, porém para esse cálculo são consideradas apenas as disciplinas cursadas nos três últimos trimestres. Este começa a contar a partir do 5º trimestre e o CR deve ser no mínimo igual a 2, caso contrário tem início o processo de jubilamento.

Coeficiente de Progressão (CP):

É um número que informa a razão entre os créditos das disciplinas aprovadas e o número total de créditos do conjunto de disciplinas considerado. O valor do CP cresce à medida que o aluno vai sendo aprovado nas disciplinas oferecidas.

O CR, o CR móvel e o CP não são apenas números ao acaso. São de extrema importância, pois esses índices demonstram seu desempenho na faculdade e, consequentemente, mostram se você esta longe do jubilamento. Além de tudo, podem ser utilizados para obter alguns benefícios como monitoria acadêmica, iniciação cientifica, etc.

Critérios de

jubilamento!! Fique atento...

Nunca cogite a possibilidade disto ocorrer com você! O aluno da UFABC poderá ser jubilado se permanecer com o CR móvel menor do que 2. Porém,

esses critérios serão verificados apenas após o 5º trimestre cursado. Se o aluno tiver três CRs móveis consecutivos abaixo de 2, ele será desligado da UFABC. Resumindo: tchau, passar bem e se quiser continuar estudando tente novamente!!!

(5)

Pós BC&T –

Engenharia de Gestão

O que é??

Dentre os diversos cursos de engenharia oferecidos pela UFABC, está o de Engenharia de Gestão!!! Sua tão pretendida carreira....o seu futuro (pelo menos até agora)!!!

Muitas pessoas que pretendem entrar

nesse ramo, têm muitas dúvidas em relação ao campo de trabalho que estará disponível e a sua própria área de atuação. Como o curso de engenharia de gestão é exclusivo da UFABC mais discussões acerca do mesmo aparecem, principalmente quando se relaciona com engenharia de produção.

Para esclarecer estas dúvidas incessantes e te livrar dessas agonias que te perseguem entrevistamos o Professor Dr. Jeoren Johannes Klink – grande profissional dessa área.

Formação: Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987), e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Regionalidade, Desenvolvimento local e urbano, Governança metropolitana, políticas públicas e reestruturação produtiva.

Atualmente é Professor-Adjunto de Economia e ocupa o cargo de coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal do ABC.

Tema: Engenharia de gestão na UFABC

Pergunta 1: Qual a principal diferença entre a engenharia de produção e a engenharia de gestão?

R- Em principio, a engenharia de produção tem o enfoque na empresa e na sua produção, já a engenharia de gestão tem uma visão geral, abrangendo os diversos setores da empresa.

Pergunta 2: Qual seria o enfoque da Universidade Federal do ABC para o curso de gestão?

R- Os principais focos de aprendizado serão Administração, Economia e Direito. Para que o profissional tenha uma visão geral da empresa é necessário adicionar em sua formação todas essas áreas. Também é objetivo do curso de engenharia de gestão que este profissional seja capacitado para atuar em outras áreas da empresa, para o melhor funcionamento da mesma.

Pergunta 3: Como esta sendo tratada a visibilidade do curso em relação as empresas que estão no mercado?

(6)

Pergunta 4: Existe algum convênio da UFABC com universidades estrangeiras?

R- Este processo ainda não foi iniciado pela universidade, mas assim que for criado, os alunos deverão acompanhar de perto, pois é um convênio que interessa principalmente a eles.

“TODO RIO TEM SEU CURSO DEFINIDO, NO ENTANTO

FATORES EXTERNOS PODEM DESVIÁ-LO. É PRECISO SEMPRE ESTAR ALERTA.” Jeroen Johannes Klink, professor-adjunto da UFABC.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Ao cursar qualquer engenharia na UFABC, existe um conjunto de disciplinas que são obrigatórias. Elas estão listadas abaixo:

(7)

É importante ressaltar que como no BC&T, existem outras matérias além das obrigatórias. Na engenharia, as escolhidas irão complementar sua formação e indicar o foco escolhido.

Graduação

em 5 Anos

é possível!

Agora que você já conhece como funciona a Facul, já sabe como você é avaliado e já foi apresentado ao temeroso CR, trazemos aqui uma maneira para que você termine a graduação em 5 anos com CR ≥ 3!

Seguindo a risca o que vamos sugerir, o sucesso é garantido e a graduação em 5 anos (BC&T + Engenharia) é possivel sim!

OBS: Vale a pena lembrar que possível não é sinônimo de fácil e nem de simples.

REGRA 1: Definir suas forças e

fraquezas

(8)

chama de análise SWOT (do inglês Strong, Weak, Opportunit, Treath)

onde, se traduzindo, temos as forças e fraquezas como agentes internos e as oportunidades e ameaças como agentes externos. E em que isto irá te influenciar na sua vida dentro da UFABC? Em tudo, pois serão suas forças e perdições durante a sua vida na UFABC.

Agentes internos

Força Fraqueza

Objetivo Disciplina Afinidade Jeito de Estudar

Limitação de tempo Falta de Atenção Atrasos

Base do Ensino Médio

Agentes externos

Oportunidade Ameaça

Bolsa Monitoria Bolsa Pesquisa (PDPD) Métodos de Estudo

Álcool

Mudança de Grade Muitas festas

REGRA 2: Organize o seu tempo

(9)

Como iremos verificar, para toda matéria existe um período para estudo individual. Mas será necessário mais do que aquilo para manter um CR maior que 3. Logo no primeiro Tri, pode-se citar o exemplo de Bases Experimentais das Ciências Naturais que diz que é necessário apenas 2 horas de estudo individual!! hahaha, somente 2 horas semanais realmente dá para passar, mas com F!

Ninguém é de ferro. Sabemos que não se pode amarrar alguém a uma cadeira e dizer: “engole esse conteúdo moleque! Se vira, aprende!”. Sabemos que o tempo é um fator limitante, temos que dividir entre estudos, família, festas, namoros, diversão e esportes. Um passo importante é organizar o tempo e tarefas. Podemos começar a dividir o tempo de estudos.

Conhecendo o total de créditos por trimestre e o número de horas de estudo em casa sugeridas, é altamente recomendado que você monte uma grade e estabeleça os dias e horários de estudo de cada disciplina. Montamos uma grade de planejamento de estudo para você ter uma noção de como funciona:

Te M p o de dicad o

Baixo

Fazer an ot ações

durant e a aula

Monitori a

Est u do em gr u po List a de ex er cício Com eçar p esquisa

( r el at ório) ant es do exper im ent o

Leit u ra ant es da aul a Alt o

Baixo Alt o

Seguir as horas de est u do individu al r ecom endadas

Seguir o dobro de h oras de est udo

indi vidual r ecom en dadas

Aprofun dar-se em pesqu isas na

I n t er net

M el horia cont ínua

Est udar para a pr ova na

vésp er a

Fa cilit ador do pr oce sso de a pre ndizad o

Revi são após a

(10)
(11)

REGRA 3: Defina um

plano a ser seguido e

lute por ele!

Se pensarmos em um projeto, verificamos que é composto de fases, assim como os cinco próximos anos podem ser segmentados em:

1. FASE BC&T: composta de nove trimestres.

2. FASE ENGENHARIA DE GESTÃO: seis trimestres destinadas à formação específica.

Cada um desses trimestres (ou subfases) pode ser associado à cerca de seis disciplinas, que também são subfases.

As disciplinas teóricas geralmente possuem duas provas, que após os resultados, devem ser analisados os possíveis erros: “onde foi que errei?”. Se você gabaritou, continue assim ;D

Não importa qual, tanto disciplinas teóricas, práticas e mistas podem ser divididas em 14 semanas de aulas. Como é raro se dispor de tempo/paciência para diariamente verificar o seu desempenho, sugere-se

que toda semana pelo menos verifique como está seu andamento. Se tem duvidas (pertinentes por favor, não vamos sair perguntando tudo que seja obvio para os professores, pelamor..rs) não as deixe acumular! Duvido que exista algum professor, principalmente em nossa universidade que não goste de saber e verificar que seus alunos estão interessados e estão realmente entendendo a sua matéria.

Temos que planejar tudo certinho, pois qualquer vacilo deixa impossível de se formar em 5 anos e com um CR ≥ 3. A boa utilização do tempo é fundamental nessa hora, deve-se ter um alto rendimento e, principalmente, constante. Não adianta nada você tirar A na primeira prova e um belo F na segunda!

Não basta planejar estudar e ponto final. Tem que trabalhar em cima disso, sempre buscando diminuir a probabilidade de erros, resumindo, sofrendo melhorias. Não é só em empresas que podemos aplicar o ciclo PDCA (do inglês, plan, do, check, act), esta ferramenta pode ser utilizada

em nossos dia-a-dia, sendo então pratica na ajuda dos estudos.

(12)

relatório. Nada mais, nada menos estamos planejando (plan) para atingir

nosso objetivo. No decorrer da semana, entendida como a execução dessa fase (do), é necessário verificar (check) se tudo esta ocorrendo bem e

ajustar (act) conforme o necessário (este ajuste pode ser feito vendo o que

foi errado nas provas/trabalhos/etc, tirando duvidas).Na semana seguinte, o ciclo PDCA deve ser feito novamente utilizando a experiência anterior como exemplo e sempre procurando a melhoria continua o que da um upgrade na eficácia dos estudos.

Existe uma ferramenta que é até utilizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no planejamento de lançamento de satélites, que pode ser aplicada em qualquer tipo de projeto inclusive em relatórios: o gráfico de Gantt.

Neste tipo de gráfico, fica mais fácil representar e visualizar as tarefas que devem ser iniciadas, sua data de inicio e termino e o andamento de todo o processo. Como exemplo pode-se colocar como tarefas os estudos que devem ser feitos, listas de exercícios, relatórios ou ate todas as atividades misturadas.

(13)

REGRA 4: Não se

afogue nos livros. O

lazer não deve ser

descartado nunca.

Todo estudante de engenharia sabe o quanto seu cérebro é exigido durante sua formação. Os que ainda não descobriram isso estão, no mínimo, muito pertos dela. Se você é um deles, prepare-se, pois sua hora chegará.

O lazer, seja ele um cinema, uma partida de futebol com os amigos ou qualquer outra atividade, deve ser encarada como uma válvula de segurança do estudante, como nas panelas de pressão, prevenindo o seu cérebro de um colapso.

Ninguém consegue manter-se concentrado 24 horas por dia todos os dias da semana. O lazer não deve ser uma atividade isolada, mas sim uma rotina necessária na formação do estudante.

Reserve um tempo para relaxar com coisas que lhe façam bem, e nunca estude mais do que seu corpo e cabeça possam aguentar, a menos que falte apenas um dia para sua prova final de cálculo (hehehe).

Outro ponto a ser lembrado são as festas. Claro que ninguém precisa abusar para se divertir, no entanto, não tenha medo de ir em uma ou outra, mas nunca abuse do álcool e nem utilize drogas, pois estes fazem com que sua memória vá embora. E claro, dê preferência a festas que aconteçam bem longe do período de prova e que não prejudiquem seus estudos. Saiba diferenciar e dar importância para seus objetivos.

(14)

REGRA 5A (para aqueles que

vivem com a família):

Este estudante tem uma série de fatores que o ajudam na vida universitária tais como local adequado para estudo (própria casa), apoio dos pais para qualquer necessidade e apoio em geral, comida, carro, e diversas outras facilidades que a família proporciona.

No entanto tem um ponto de vista em que a família pode atrapalhar (e muito). Tirando aquela “pressão” que muitos pais acabam colocando em seus filhos (não que isso seja ruim, mas tudo em excesso é prejudicial), temos o exemplo do conforto do lar surge também a famosa preguiça. Um sofá confortável, TV grande, muitas coisas para comer acabam minando a vontade de estudar de um aluno.

REGRA 5B (para aqueles que

moram em repúblicas):

Em geral, morador de república ou casa de parentes. Este estudante tem certas vantagens. Proximidade do local de estudo, poucos elementos que o distraem e, além disso, a proximidade faz com que o aluno permaneça mais tempo na ambiente universitário.

(15)

REGRA 6: Muita

atenção na hora de

montar a sua

grade! Tenha bom

senso.

A UFABC dá ao aluno total liberdade para montar a sua grade. É claro que determinadas disciplinas são obrigatórias, mas quando e em qual ordem elas serão cursadas cabe apenas ao aluno definir.

Essa liberdade traz também grande responsabilidade. É importante ter um certo bom senso na hora de escolher as disciplinas, principalmente quando você deixa de seguir a grade recomendada pela universidade. Por mais tentador que seja pegar uma disciplina específica da sua área, é fortemente recomendado que você termine as suas disciplinas obrigatórias primeiro. Siga o cronograma proposto pela universidade, pelo menos durante o primeiro ano.

(16)
(17)

Primeiro trimestre (15 créditos – 32 horas) + (Uma ou duas matérias de Gestão): é um momento de reconhecimento da faculdade, aproveite para entender o processo pedagógico e vá a todas as palestras que são muito esclarecedoras. As matérias não exigem muito do aluno e por isso é um bom modo de começar com o CR lá em cima, beirando os 4.

Segundo trimestre (18 créditos – 44 horas) + (Uma matéria de gestão com baixo T-P-I): É um trimestre importante pois oferece matérias de base para o resto do curso. Funções de uma variável (FUV) e geometria analítica (GA) são as matérias mais puxadas e devem ser encaradas com atenção, faça todas as listas pois se não souber isso terá dificuldades futuramente. Fenômenos mecânicos são um complemento ao que você aprendeu no ensino médio.

Terceiro trimestre (21 créditos – 44 horas) + (Uma matéria leve de gestão T-P-I < 6):Gerencie seu tempo, transformações químicas tomam mais tempo do que o T-P-I indica, pois possui muitos relatórios que exigem tempo. Fenômenos térmicos complementa o conteúdo visto no ensino médio. Introdução as equações ordinárias (IEDO) é uma matéria complicada e exige muita dedicação do estudante. Bases epistemológicas podem ser um problema para alunos que não gostem de humanas.

Quarto trimestre (20 créditos – 44 horas) + (não pegue mais nada): Aqui surge o primeiro PROBLEMA que você pode enfrentar para alcançar o seu CR 3 durante seu BC&T. E claro, a primeira dica ou solução

para enfrentá-lo. Fenômenos eletromagnéticos (ELETROMAG), Transformações bioquímicas (T.BIO) e Funções de várias variáveis (FVV) são matérias muito difíceis. Na opinião de muitos as mais difíceis do BC&T. Portanto para manter o ritmo de progressão e conseguir acabar o BC&T dentro do prazo esperado não deixe de fazê-las. Uma sugestão de amigos veteranos: inverta uma das três, de preferência transformações bioquímicas com Energia origem, conversão e uso, pois isso facilitará sua organização. Adiantando essa matéria você não terá perdas e nem comprometerá seu quarto trimestre.

Quinto trimestre (13 créditos – 33 horas) + (Duas ou mais matérias de gestão que tenham T-P-I < 17): Seguindo a inversão você terá Bioquímica que é “ultra-tomadora” de tempo, introdução as engenharias que também exige um certo tempo extraclasse em função de relatórios e trabalhos. Introdução a probabilidade e estatística que é uma matéria que exige certa dedicação aos exercícios. E física quântica que pode ser complicada para algumas pessoas.

(18)

Sétimo trimestre (19 créditos – 40 horas) + (Uma matéria de gestão): Circuitos elétricos e fotônica pode ser complicada para aqueles que nunca tiveram contato com eletrônica em geral, mas é bem “entendível”. Mecânica dos fluidos é bem complicada e merece atenção especial do aluno, não acomode-se. Cálculo numérico é complicado e exige estudo extraclasse. Engenharia econômica e desenho e projeto podem ser encaradas com naturalidade.

Oitavo trimestre (13 créditos – 23 horas) + (Aqui começa seu curso exclusivo de engenharia de gestão):Instrumentação e Controle é difícil, mas nem tanto. Mecânica dos sólidos é muuuuito difícil e exige um bom conhecimento em todas as matérias passadas. Métodos experimentais em engenharia é uma matéria que exige os conhecimentos pré-adquiridos durante o curso. Adicione duas ou três matérias que sejam de seu interesse.

Bom, meu caro amigo, se você chegou até aqui e têm um CR 3. Parabéns você concluiu uma parte de seu objetivo e de forma excelente. Todos esses conselhos só servirão se você for um aluno muito disciplinado, seguir as outras dicas que lhe foram passadas nessa cartilha.

Sobre a parte de gestão, seguindo as dicas acima, você terá feito em torno de 8 matéria de engenharia de gestão. Isso te ajudará pois você, além de já ter tido contato com área, já adiantou e encaminhou sua engenharia de gestão. Dê preferência por matérias que não exijam

pré-requisito de gestão que pode ser encontradas na tabela das matérias da Engenharia de Gestão.

REGRA 7: Não tranque

exceto

em

caso

de

extrema necessidade!

Se o objetivo é terminar a graduação em 5 anos, o verbo trancar não deve nem passar pela sua mente. O trancamento pode parecer a solução, mas só deve ser empregado em caso de extrema necessidade. Esforce-se! Não se matricule em mais disciplinas do que pode suportar.

Ao trancar uma disciplina, você estraga completamente todo o plano proposto a você até agora e a única maneira de se recuperar é fazendo mais créditos no trimestre seguinte. Mas, convenhamos, se você chegou ao ponto de ter de trancar uma disciplina em um trimestre, dificilmente dará conta de cursar mais créditos no seguinte, certo?

(19)

REGRA 8: Faça as listas de

exercícios e freqüente as

monitorias

Apenas a aula jamais irá sanar todas as suas dúvidas nas disciplinas. Fazer a lista de exercício dá, na maioria das vezes, uma boa visão a respeito de o que será cobrado na prova. Sendo assim, qualquer dúvida que surgir deve ser esclarecida, sendo por meio do professor da disciplina ou participando das monitorias.

Resumindo:

 Defina seu objetivo: irei me formar em 5 anos e com CR acima de 3!! \o/

 Organize seu tempo: estudos em casa, em grupo, monitorias, relatórios, listas..ufa! Tudo deve ser feito em seu tempo, não deixe nunca as coisas se acumularem

 Depois de todo stress dos livros, provas, relatórios tenha seu break!! Divirta-se, relaxe, saia, beba, durma, viage..faça o que você mais gostar, nunca abusando, é claro

 Não vacile na grade: não vai pegar aquelas matérias insanas todas juntas de uma vez, mas também não saia trancando tudo por ai. Seja sensato e lembre-se da sua programação..sabemos que é uma delicia, mas ninguém quer passar 15 anos dentro da facul, sem terminar 1 graduação..

 Estude, estude, estude!! A intenção não é botar o terror em ninguém..alguns terão facilidades em certas matérias, outro dificuldades. Ache-se e sempre se dedique ao máximo, tenha um rendimento alto, aproveitando ao máximo seu tempo e

Referências

Documentos relacionados

Uma das formas mais utilizadas é apresentada no docu- mento Estrutura e prática da Terapia Ocupacional: domínio e processo, pela Associação Americana de Terapia Ocupacional

Instrumentos financeiros derivativos na modalidade SEM GARANTIA envolvendo contratos referenciados em taxas de juros, câmbio, ações, índices de ações, índices de

Para isso, reuniões com professores, funcionários, alunos, pais e comunidade foram realizadas, derivando um envolvimento de todos os segmentos para a organização das

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

RESUMO: O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) é um curso interdisciplinar de primeiro ciclo criado pelo Plano de Reestruturação e Expansão das

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Os trabalhadores têm consciência de que as condições de suas atividades profissionais estão mudando e que somente uma formação contínua irá capacitá-los para