• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em Marketing

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado em Marketing"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

BEM-VINDO!

Antes de dar início à leitura desta brochura, quero dirigir umas palavras a si que está, por certo, a considerar a hipótese de frequentar o Mestrado em Marketing na Faculdade de Economia do Porto.

Creio que a questão mais importante que neste momento se lhe coloca é: porquê frequentar o Mestrado em Marketing? Do meu ponto de vista são várias a razões que o podem levar a optar por este curso.

Em primeiro lugar, porque tendo surgido na sequência do Processo de Bolonha, tem por objectivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing. Isto significa que, para além da transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida, é dada uma atenção muito grande a aspectos práticos.

Daqui decorre uma segunda razão que tem a ver fundamentalmente com o processo de aprendizagem. Com efeito, a par da apresentação e discussão de conceitos, o ensino assenta em larga escala na utilização de case studies tendo em vista reforçar as suas competências pessoais em termos de capacidade de análise e tomada de decisões.

A terceira razão prende-se com a duração. O curso está preparado para ser concluído no período de 1 ano, incluindo a realização da tese, de forma a responder de um modo eficaz às necessidades do mercado. Em regime de full-time, terá assim a possibilidade de obter o grau de mestre em 12 meses.

Depois porque, para além de uma formação essencial em marketing e estratégia, o curso lhe proporciona conhecimentos aprofundados com base naquilo que de mais evoluído se faz em áreas como a psicologia do consumidor, o marketing relacional, a gestão da marca, a comunicação, o marketing de serviços e o marketing business-to-business.

E, last but not least, não posso deixar de lhe dizer que a FEP conta com um dos melhores corpos docentes em marketing do País, com vários professores doutorados, a que se deve acrescentar a colaboração de professores convidados nacionais e estrangeiros.

Tudo isto permite-me afirmar que o Mestrado em Marketing alia as melhores competências que a FEP possui nesta área a uma forte e clara orientação para o mercado. Por isso, estou certo que o curso que dirijo será uma das principais alternativas que irá ponderar.

2007/2008

Mestrado em Marketing

FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

3

a

Edição

Carlos Melo Brito

(2)

OBJECTIVOS E DESTINATÁRIOS

O Mestrado em Marketing tem por objectivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em marketing. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso permite a operacionalização dos conceitos e a aplicação prática de ferramentas de gestão na tomada de decisões no exercício de funções na área de marketing.

O Mestrado em Marketing foi concebido não só para quem pretende uma valorização profissional, mas também para quem necessita de uma adequada preparação científica de base para prosseguir os estudos nesta área de especialização. Assim, o curso destina-se a todos os que querem consolidar conhecimentos e desenvolver as competências indispensáveis ao exercício de uma actividade profissional na área de marketing em empresas industriais, comerciais e de serviços, designadamente nos domínios da direcção geral e de marketing, comunicação, estudos de mercado, gestão de clientes, marcas e distribuição.

ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

O Mestrado em Marketing tem a duração de 12 meses, a que correspondem 2 trimestres de aulas (de 10 semanas cada) mais um semestre para preparação da dissertação.

Com uma média de 12 horas de aulas por semana, o programa decorre de acordo com o seguinte calendário:

Calendário Lectivo

Out. Nov. Dez. Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. 1° Trimestre Aulas Avaliação 2° Trimestre Aulas Avaliação 2° Semestre Elaboração da Dissertação

As aulas funcionam em horário pós-laboral a partir das 18h00. Excepcionalmente, quando as disciplinas são leccionadas por professores convidados, as aulas poderão funcionar de modo concentrado (geralmente à Sexta-feira e ao Sábado).

(3)

O plano de estudos integra disciplinas obrigatórias e de opção:

Tempo Parcial

O curso pode se frequentado em regime de tempo parcial. Neste caso, tem a duração máxima de 24 meses a que correspondem 4 trimestres de aulas (de 10 semanas cada) mais 2 semestres para a preparação da dissertação.

Na medida em que esta modalidade se destina a alunos que estejam a exercer uma actividade profissional, é dada flexibilidade na escolha das disciplinas a realizar em cada ano. No entanto, a forma mais indicada de realizar o curso é a inscrição a metade das disciplinas em cada ano de forma a que a carga lectiva seja, em média, de 6 horas semanais. Porém, no 10 trimestre

é exigida a inscrição e frequência das disciplinas de Marketing e Estratégia Empresarial. O 20

e 40 semestres são dedicados à elaboração da dissertação que deve ser entregue até ao final

do 20 ano.

Disciplinas Regime N.° Horas

1° Trimestre

Marketing Obrigatória 30

Estratégia Empresarial Obrigatória 15

Pesquisa de Mercados Obrigatória 15

Disciplina de Opção 1o Trimestre Optativa 15

Disciplina de Opção 1o Trimestre Optativa 15

Disciplina de Opção 1o Trimestre Optativa 15

2° Trimestre

Marketing Business-to-Business Obrigatória 15

Marketing de Serviços Obrigatória 15

Marketing Internacional Obrigatória 15

Disciplina de Opção 2o Trimestre Optativa 15

Disciplina de Opção 2o Trimestre Optativa 15

Disciplina de Opção 2o Trimestre Optativa 15

Projecto de Tese Obrigatória 15

Total 210 Optativas do 1o trimestre Psicologia do Consumidor Negociação Inovação Gestão de Operações Optativas do 2o trimestre Análise de Dados Gestão da Marca Distribuição Comunicação de Marketing Marketing Relacional

(4)

Diploma de Pós-Graduação

A elaboração e defesa de uma dissertação é condição necessária para a atribuição do grau de Mestre. Todavia, caso o aluno tenha obtido aproveitamento nas disciplinas da parte escolar e não pretenda elaborar a dissertação, ser-lhe-á atribuído um Diploma de Pós-Graduação em Marketing desde que a carga lectiva a que obtenha aproveitamento perfaça um total de 270 horas pela fre-quência complementar de disciplinas que a Direcção do curso considere como adequadas.

CONDIÇõES DE FUNCIONAMENTO

O curso decorre nas instalações da FEP em salas equipadas com meios audiovisuais. Os ma-teriais de estudo e consulta distribuídos nas aulas são, sempre que possível, disponibilizados nas páginas web das disciplinas do curso.

Os alunos dispõem ainda de acesso à biblioteca (de Segunda-feira a Sábado) bem como a salas de computadores. A ligação ao sistema de informação da FEP – Internet, bases de dados e biblioteca on-line – pode ainda ser feita a partir de um computador pessoal pelo sistema wireless dentro das instalações da Faculdade ou por ligação remota.

DIRECÇÃO DO MESTRADO

A coordenação do Mestrado em Marketing está a cargo de uma comissão constituída por três professores:

- Doutor Carlos Melo Brito, presidente - Doutora Teresa Proença, vogal

- Doutor José Fernando Gonçalves, vogal

Cabe a esta comissão a gestão e acompanhamento do curso, designadamente no que se refere à selecção dos candidatos, admissão dos alunos à fase da elaboração da dissertação e nomeação dos orientadores das dissertações.

DISSERTAÇÃO

A elaboração e defesa de uma dissertação é condição necessária para a obtenção do grau de Mestre. Para serem admitidos à elaboração da dissertação, os alunos devem obter aprovação na parte escolar com a classificação mínima de 14 valores. Contudo, em casos excepcionais, a direcção do Mestrado pode admitir à elaboração da dissertação alunos que não tenham obtido a classificação mínima de 14 valores na parte escolar.

A dissertação consubstancia-se num projecto de investigação de natureza conceptual ou apli-cada desenvolvido com o apoio de um orientador.

(5)

Marketing

Análise de oportunidades. Segmentação, tar-geting e posicionamento. As principais variá-veis de marketing: produto, preço, promoção e distribuição. Gestão de marketing: plano de marketing; enquadramento organizacional da função marketing; controlo de marketing. Estratégia Empresarial

Estratégia e estrategos. Estratégias a nível SBU e a nível corporate. Estratégias multi-en-tidade: confronto vs. cooperação. O contexto organizacional: controlo vs. caos. Da globali-zação à europeiglobali-zação.

Pesquisa de Mercados

Estudos de mercado. Modelos probabilísticos de compra e modelos de preferências. Mode-lização dos efeitos da publicidade e promo-ções de vendas. Modelização das quotas de mercado. Planeamento de experiências. Psicologia do Consumidor

Razões de compra. O processo de escolha. Factores influenciadores na acção de compra. Situações de compra e não-compra. Psicolo-gia do consumidor no espaço de compra (on-line e off-(on-line).

Negociação

As dinâmicas e estilos de gestão de conflitos. O processo de negociação: estratégias e tácti-cas de uma orientação distributiva e integrati-va; o poder na negociação; os erros negociais. Contextos negociais: negociação comercial; negociação intercultural.

Inovação

O processo de inovação. Inovação e mudança. Tipos de inovação e a competitividade empre-sarial. Empreendorismo. Desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Gestão de Operações

Gestão e concepção de produtos e processos. Planeamento e controlo de projectos. Progra-mação de operações. Gestão da qualidade. Marketing Business-to-Business

Marketing business-to-business vs. marketing de consumo. As relações entre empresas e as redes. O marketing inter-organizacional e a tecnologia. Estratégias de marketing business-to-business.

Marketing de Serviços

A natureza dos serviços: “Processos” e “Expe-riências”. A procura e a oferta de serviços. A gestão da experiência e da qualidade do servi-ço. A acção comercial na empresa de serviços. O futuro do marketing de serviços.

Marketing Internacional

Consumo global e consumidores locais. Po-lítica internacional do produto: adaptação e estandardização de atributos. Gestão de ca-nais de distribuição internacioca-nais. Publicida-de cross-cultural. A organização do marketing internacional.

Análise de Dados

Análise classificatória: modelos e métodos não-hierárquicos. Metodologia das nuvens dinâmicas. Classificação hierárquica. Análise em componentes principais. Análise factorial das correspondências. Análise discriminante. Gestão da Marca

A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições. A importância es-tratégica da marca. O papel da marca no de-senvolvimento de uma vantagem competitiva na mente dos públicos-alvo.

Distribuição

Estratégias de retalho e sua implementação. Marketing-mix do retalhista. Avaliação do im-pacto das acções de marketing. Lógica e fun-cionamento da grande distribuição.

Comunicação de Marketing

Desenvolvimento de uma estratégia de comu-nicação integrada de marketing. Os principais instrumentos de comunicação: publicidade, relações públicas, merchandising, promoções de venda, marketing directo e venda pessoal. Marketing Relacional

O marketing da 3a vaga. Implementação de uma política de marketing relacional. Fideliza-ção de clientes. Contextos de marketing rela-cional: marketing one-to-one; marketing das emoções e experiencial; marketing viral e de permissão; marketing integrado.

Projecto de Tese

A dissertação de mestrado. Áreas de investiga-ção em marketing. O processo de elaborainvestiga-ção da dissertação. Elaboração de um projecto de dissertação de mestrado.

(6)

CORPO DOCENTE

Ana Filipa Beirão, doutoranda em Marketing no ISCTE e especialista em comunicação e

marcas.

Carlos Melo Brito, doutorado em Marketing pela Lancaster University (Reino Unido) e

espe-cialista em marketing relacional e marketing business-to-business.

Catarina Roseira, doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto e

especia-lista em marketing business-to-business e distribuição.

David Ford, professor da University of Bath (Reino Unido) e especialista em marketing

bu-siness-to-business.

Francisco Vitorino Martins, doutorado em Ciências de Gestão pela Université de

Paris-Dau-phine e especialista em métodos de previsão, pesquisa de mercados e modelos quantitati-vos de marketing.

João Proença, doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto e

especialis-ta em marketing de serviços e marketing business-to-business.

Luís Mota de Castro, doutorado em Investigação Operacional pela Lancaster University

(Rei-no Unido) e especialista em estratégia empresarial.

Maria Paula Brito, doutorada em Matemática pela Université de Paris-Dauphine e

especia-lista em estatística aplicada e análise de dados.

Paulo de Lencastre, doutorado em Marketing pela Université Catholique de Louvain

(Bélgi-ca), professor da Universidade Católica Portuguesa e especialista em gestão da marca.

Pedro Quelhas Brito, doutorado em Marketing pelo UMIST (Reino Unido) e especialista em

psicologia do consumidor, distribuição e comunicação.

Rui Alves, doutorado em Business Administration pela University of Rochester (EUA) e

es-pecialista em gestão de operações e investigação operacional.

Teresa Proença, doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade Católica Portuguesa e

(7)

CUSTO

A propina da parte escolar é de 2800 euros (paga em duas prestações), qualquer que seja o regime de estudos adoptado. A inscrição na dissertação de mestrado está sujeita a uma propina de 700 euros.

A frequência de disciplinas extra-curriculares para efeitos de atribuição do “Diploma de Pós-Graduação” implica o pagamento de uma propina de 200 euros por cada módulo de 15 horas. A FEP não oferece bolsas ou outros apoios financeiros aos participantes dos programas de mestrado. Contudo, a direcção do Mestrado incentiva e dá todo o apoio aos alunos que quei-ram candidatar-se a bolsas ou outros apoios financeiros.

Candidatos com origem na América Latina podem recorrer ao apoio do Programa Alban da União Europeia. Informações podem ser obtidas em:

http://www.programalban.org

A FEP tem ainda protocolos de cooperação com várias instituições financeiras que disponi-bilizam, em condições preferenciais, acesso ao crédito para financiamento de despesas de educação com os cursos de mestrado ministrados na Faculdade.

CONDIÇõES DE ACESSO E CANDIDATURAS

São admitidos à candidatura os licenciados com a classificação mínima de 14 valores. Excep-cionalmente, em casos devidamente fundamentados, são admitidos candidatos com uma classificação inferior a 14 valores desde que o respectivo currículo evidencie adequada prepa-ração e potencial de progressão na carreira. Os candidatos devem ainda demonstrar domínio das línguas portuguesa e inglesa.

Os candidatos são seleccionados tendo em consideração o currículo académico e a expe-riência profissional. Todavia, a direcção do Mestrado poderá efectuar entrevistas para avaliar a capacidade dos candidatos para completarem o curso com sucesso.

(8)

O processo de candidatura é constituído por:

Boletim de candidatura (disponível no sítio da Faculdade na Internet)

Curriculum vitae

Documento comprovativo das habilitações académicas

Duas cartas de recomendação (sempre aconselháveis, mas obrigatórias para candidatos estrangeiros)

A apresentação das candidaturas deverá ser efectuada no período de 14 de Maio a 8 de Junho de 2007, das 10h00 às 19h00, estando sujeita ao pagamento de uma taxa de 60 euros. Os candidatos admitidos serão pessoalmente informados do facto, devendo realizar a res-pectiva matrícula e inscrição de 2 a 13 de Julho de 2007.

INFORMAÇõES E CONTACTOS

Quaisquer informações ou esclarecimentos podem ser solicitados ao secretariado do Mes-trado que conta com uma equipa experiente, empenhada no bom funcionamento do curso e disponível para ajudar na resolução dos assuntos de cada participante.

O secretariado do Mestrado é constituído por:

E-mail: mestrdout@fep.up.pt Tel.: +351 225 571 170

Fax: +351 225 505 050

Informações podem ainda ser obtidas na página web dos mestrados da FEP: http://www.fep.up.pt/cursos/mestrados/mmarketing

Os candidatos podem solicitar a marcação de entrevista com um dos professores da direcção do Mestrado para pessoalmente apresentarem a sua situação e melhor avaliarem o interesse do curso.

Alice Moreira

Fátima Araújo e Silva Susana Sampaio

Faculdade de Economia da Universidade do Porto | Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto Tel. 351 225 571 100 | Fax. 351 225 505 050 | www.fep.up.pt

Referências

Documentos relacionados

“Evoko Unlimited AB dichiara con la presente che il dispositivo Evoko Liso Room Manger ERM2001 è conforme ai requisiti essenziali e alle altre disposizioni pertinenti stabilite

O terceiro modo de falha (Hip8) resulta da má estimativa do tráfego do novo do serviço na E1. A demanda de tráfego será então maior que as capacidades de processamento

Neste modelo de ensino os alunos são os atores de sua própria formação, num processo permanente de práxis socioprofissional (ação-reflexão-ação), fazendo da escola um

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A turma respondeu de um modo geral o seguinte: que durante a briga, as pessoas fazem num momento de raiva, sem pensar, com intenção de machucar o outro, já a luta é

e recrutamento de recursos humanos para uma OSFL; a análise situacional externa e interna da associação; a identificação dos públicos-alvo da organização; as estratégias e

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da