• Nenhum resultado encontrado

1. Os enunciados abaixo tratam da modernização no campo em Goiás. Leia-os atentamente e marque a CORRETA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Os enunciados abaixo tratam da modernização no campo em Goiás. Leia-os atentamente e marque a CORRETA:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA DE GOIÁS

Prof. Brenner Paixão 1. Os enunciados abaixo tratam da modernização no campo em Goiás. Leia-os atentamente e marque a CORRETA: a) A modernização da agricultura em Goiás é resultado da expansão do capitalismo no campo. Essa modernização aumentou o deslocamento migratório de produtores rurais para o Estado, especialmente os grandes fazendeiros das regiões Nordeste e Norte do país.

b) A soja, tida como um dos principais produtos agrícolas goianos, foi introduzida junto com a modernização da agricultura e é cultivada em todo o estado, especialmente, nas regiões norte e nordeste de Goiás.

c) A modernização da agricultura goiana proporcionou, no final do século XX, o reaparecimento das antigas fazendas de engenho que dinamizaram o comércio da terra e melhoram as condições salariais do trabalhador no campo. d) Nas atividades produtivas intensivas, a tecnologia avançada, a ocupação de toda área de propriedade e a utilização de mão-de-obra especializada são fatores que caracterizam a modernização no campo.

2. Assinale a proposição que justifique o crescimento da industrialização no Estado de Goiás:

a) A descentralização econômica e industrial brasileira e a implantação em Goiás de infra-estrutura (por exemplo: ampliação e pavimentação de rede viária e expansão de rede de energia elétrica) são os principais fatores que proporcionaram o desenvolvimento da indústria em Goiás.

b) Os projetos do governo federal que incentivaram a implantação industrial e a transformação das indústrias de extrativismo mineral e vegetal em indústria de produtos alimentícios, especialmente aquelas localizadas no norte do Estado, são os fatores que promoveram o aumento da industrialização em Goiás.

c) O alto índice de desemprego e a criminalidade impulsionaram o governo do Estado de Goiás a criar, nos anos de 1990, programas de incentivos para instalação de indústrias nacionais e internacionais, com a finalidade de geração de novos empregos.

d) A mão-de-obra especializada, o desenvolvimento do setor econômico terciário e a criação de cidades tecnopólos proporcionaram a implantação de indústrias em Goiás, especialmente aquelas ligadas ao turismo e ao lazer.

3. Sobre o fluxo migratório no Estado de Goiás é INCORRETO afirmar:

a) Nos últimos anos, destacou-se em Goiás um considerável fluxo migratório de sulistas, especialmente os gaúchos, em busca de terras para produção de grãos nobres, provocando mudança tecnológica e de relação de trabalho no campo.

b) O fluxo migratório para Goiás dá-se também por parte da população mais carente que se instala em Goiânia, nas cidades circunvizinhas e no Entorno de Brasília. Esse fenômeno migratório é impulsionado, em grande medida, pela condição socioeconômica do migrante.

c) Os fluxos migratórios para Goiás tem duas direções: uma para as regiões pouco povoadas, como o vale do Araguaia; e outra para regiões metropolitanas, como o Entorno de Brasília e o Aglomerado Urbano de Goiânia. d) O processo migratório em Goiás foi anterior ao século XX. Ainda nos séculos XV e XVI, havia migração de paulistas e, especialmente, paranaenses para as regiões sul e sudeste do Estado de Goiás, com a finalidade de produção de grãos.

4.

Meu Goiás, meu Goiás Terra do Anhanguera

(2)

E dos Carajás

És um tesouro encantado No coração do Brasil És privilegiado Por riquezas mil

Toda Pátria te bendiz, Goiás. (Nini Araújo. Meu Goiás)

Sobre o povoamento branco de Goiás no século XVIII, é CORRETO afirmar:

a) Bartolomeu Bueno da Silva, sertanista protetor dos índios, foi o primeiro branco a chegar a Goiás.

b) Goiás ainda pode ser chamado de a Terra dos Carajás, tendo em vista a alta representatividade dos indígenas na demografia goiana.

c) A busca de riquezas minerais estimulou os bandeirantes paulistas a ocuparem o Centro-Oeste brasileiro.

d) Pode-se afirmar que a Igreja Católica e a Coroa Portuguesa apoiaram as guerras de extermínio movidas contra os indígenas em Goiás.

5. Entre 1920-1929, o gado vivo significou quase a metade de todas as exportações e 27,69% da arrecadação total do Estado. MORAES, Maria Augusta de Sant’Anna; PALACIN, Luis. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG. p. 92. Sobre a economia goiana, marque a alternativa CORRETA.

a) A grande importância da pecuária em Goiás, na década de 1920, deve-se principalmente à adoção da pecuária intensiva por parte dos criadores, aumentando, com isso, a produtividade.

b) O predomínio da pecuária na economia goiana no século XIX e parte do XX foi acompanhado de relações de trabalho arcaicos no campo, com predomínio do clientelismo.

c) A pavimentação das rodovias na década de 1920 contribuiu para incrementar as exportações goianas de carne bovina.

d) Ainda hoje, o gado vivo, principalmente do sudoeste, é o principal produto de exportação de Goiás. 6. Sobre a população negra em Goiás, é CORRETO afirmar:

a) O trabalho escravo não foi utilizado na mineração, pois os proprietários das minas temiam que os negros roubassem o ouro garimpado.

b) A única manifestação cultural genuinamente negra em Goiás é o espetáculo das cavalhadas em Pirenópolis.

c) Os remanescentes de quilombos em Goiás, como o dos Kalungas, significaram a resistência dos negros à escravidão.

d) Em Goiás, a escravidão negra no século XVIII foi substituída pela escravidão indígena, uma vez que o índio adaptava-se melhor ao trabalho agrícola.

7.

Pra minha mãezinha já telegrafei E já me cansei de tanto sofrer Nesta madrugada estarei de partida Pra terra querida que me viu nascer já ouço sonhando o galo cantando O nhambu piando no escurecer A lua prateada clareando a estrada A relva molhada desde o anoitecer

(3)

Eu preciso ir pra ver tudo ali Foi lá que eu nasci lá quero morrer

(Gois e Bemonte. “Saudades da minha terra”)

O texto acima é uma representação do “desejo de voltar para o campo”. Sobre essa temática, levando em consideração o Estado de Goiás, é CORRETO afirmar:

a) O êxodo rural, fenômeno de que trata o texto, teve em Goiás nos anos 1930 os seus maiores fluxos.

b) O Entorno de Goiânia teve sua população diminuída por causa da forte migração populacional para o meio rural. c) As políticas agrárias implantadas durante os governos militares em Goiás proporcionaram a posse da terra, conduzindo o trabalhador ao campo.

d) O poema demonstra que, apesar de migrar para a cidade, o homem do campo ainda revela desejos de retorno à área rural.

8. Sobre a mudança da Capital do Estado de Goiás, marque a proposição INCORRETA:

a) Goiânia foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa, que projetou uma cidade para 500.000 habitantes. b) A ideia da mudança da Capital surgiu no século XVIII e foi consolidada apenas no século XX.

c) Pedro Ludovico Teixeira mudou a Capital do Estado com apoio de Getúlio Vargas.

d) A mudança da Capital teve sua consolidação no ano de 1930, durante o governo de Pedro Ludovico Teixeira. 9. Em Goiás, as cidades originaram-se em função de fatores como mineração, atividade agropecuária, implantação de rede viária, patrimônio religioso, colônias agrícolas, entre outros.

Sobre a origem das cidades goianas, julgue as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Com a atividade mineradora surgiram Vila Boa (Goiás) e Meia Ponte (Pirenopólis), considerados, na atualidade, os mais ricos patrimônios históricos e arquitetônicos do Estado.

( ) As cidades de Anápolis e Damolândia formaram-se em terras doadas à Igreja pelos fazendeiros, como forma de devoção religiosa.

( ) Pires do Rio teve sua origem ligada à estrada de ferro, enquanto Mara Rosa surge em função da rodovia Belém-Brasília.

( ) Dentro do movimento da “Marcha para o Oeste”, Itumbiara é o exemplo mais representativo da implantação de colônias agrícolas.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: a) V, F, F, V.

b) F, V, V, F. c) V, V, V, F. d) F, F, F, V.

10. Sobre a modernização agrícola de Goiás, pode-se afirmar que:

I. Gera emprego especializado, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento do desemprego entre trabalhadores com pouca qualificação.

II. Prioriza o plantio de produtos destinados à exportação, como a soja, em detrimento da produção de alimento para o mercado interno, como o feijão.

III. Investe em pequenas propriedades, pois seu objetivo é a melhor distribuição de terras e de renda. IV. Impede o êxodo rural, na medida em que aumenta a produção e a produtividade agrícola.

(4)

Marque a alternativa CORRETA:

a) Somente as proposições I e IV são verdadeiras. b) Somente as proposições I e II são verdadeiras. c) Somente as proposições II e III são verdadeiras. d) Somente as proposições III e IV são verdadeiras.

11. Goiânia, cidade planejada para 50 mil habitantes, encontra-se hoje com uma população acima de 1 milhão de habitantes e não para de crescer. Vários fatores atuam na expansão da sua área urbana.

Com base em seus conhecimentos sobre o crescimento urbano de Goiânia, julgue as proposições abaixo:

I. Grandes áreas urbanas da cidade pertencem a especuladores imobiliários que aguardam a valorização dos lotes para colocá-los à venda.

II. A população de baixa renda participa do mercado imobiliário através da compra de lotes baratos na periferia, que podem ser oriundos de loteamentos legalizados ou clandestinos.

III. A competição entre proprietários de terras, corretoras e incorporadores imobiliários contribui para o barateamento e a regularização do uso do solo urbano.

IV. A expansão desordenada da cidade é motivada pela aprovação de novos loteamentos pelo poder público, bem como pela incapacidade de coibir a ocupação clandestina de áreas.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Somente as proposições I e III são verdadeiras. b) Somente as proposições II e IV são verdadeiras. c) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras. d) Todas as proposições são verdadeiras.

12. A industrialização de Goiás é um processo recente e sua implantação acabou contribuindo para o aumento das diferenças regionais.

Em relação à industrialização goiana, marque a alternativa INCORRETA:

a) O Distrito Agroindustrial de Anápolis ganha maior dinamismo com a incorporação de novos ramos industriais, como o farmacêutico.

b) A região nordeste do estado abriga várias etapas da cadeia produtiva das mais poderosas agroindústrias do país ligadas ao setor de alimentação.

c) A indústria automobilística, antes concentrada nas regiões metropolitanas, chega a Goiás (Catalão) atraída por incentivos governamentais, entre outros fatores.

d) Em Minaçu, a exploração do amianto não foi acompanhada da instalação de indústrias de beneficiamento de grande porte daquele minério.

13. “Falta justiça social no campo e na cidade, e a violência praticada pelo latifúndio e pelos especuladores imobiliários tem como pano de fundo o modelo de desenvolvimento seguido pelo Brasil [...]” ARRAIS, Tadeu Alencar. Geo Contemporânea de Goiás, Goiânia, Ed. Vieira. p. 87.

(5)

a) O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) tem presença marcante em vários municípios goianos, com ações concretas de invasão de terras.

b) A luta pela moradia vem agregando um número cada vez maior de pessoas que ocupam áreas públicas e privadas, principalmente na capital do Estado.

c) O modelo econômico seguido pelo Brasil tem como característica a aceitação das regras definidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que define o pagamento da dívida externa como prioridade.

d) A Constituição de 1988, ao definir o significado social da propriedade da terra, criou o instrumento legal que deu estabilidade política ao campo.

14. A região metropolitana de Goiânia

a) é composta, entre outros, pelos seguintes municípios: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis e Senador Canedo.

b) caracteriza-se pelo processo de conurbação entre os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianápolis.

c) foi criada com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum aos municípios dela integrantes.

d) foi uma das primeiras regiões metropolitanas a serem instituídas no Brasil, ainda na década de 1970.

15. Além do rio Meia Ponte, o curso d’água mais importante para o abastecimento de água potável da cidade de Goiânia é o

a) córrego Botafogo. b) ribeirão João Leite. c) ribeirão Anicuns. d) córrego Macambira.

16. O transporte coletivo de Goiânia e da região metropolitana é caracterizado por: a) Integração entre linhas intra-urbanas e entre municípios.

b) Integração de linhas intra-urbanas em Goiânia e Anápolis. c) Redução dos pontos de integração (terminais) nos últimos anos.

d) Monopólio exercido por empresas particulares que exploram todas as linhas da capital e do interior.

17. O Estado de Goiás, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é composto por cinco grandes regiões ou mesorregiões: Norte Goiano, Centro Goiano, Sul Goiano, Leste Goiano e Noroeste Goiano. Atualmente, é característica marcante da mesorregião Centro Goiano a

a) agricultura de subsistência. b) pecuária de exportação. c) exploração de minérios.

d) elevada densidade demográfica.

18. A região Centro-Oeste é composta pelas seguintes unidades federativas: a) Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

b) Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins c) Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso d) Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Tocantins

(6)

19. Na década de 1930, a capital de Goiás passou a ser Goiânia. A mudança da capital ocorreu porque: a) uma lei federal proibia os estados de terem o mesmo nome de suas capitais.

b) era necessária uma capital que estimulasse o crescimento econômico do estado. c) era necessária uma capital mais próxima do Oceano Atlântico.

d) era necessário preservar o patrimônio histórico da cidade de Goiás.

20. A localização latitudinal de Goiás confere ao estado características de temperatura e umidade compatíveis com o clima:

a) Tropical b) Temperado c) Equatorial d) Subtropical

21. A modernização da economia rural, a partir da década de 1980, trouxe uma série de conseqüências para a sociedade goiana, como, por exemplo:

a) A desvalorização monetária da terra como resultado da aplicação de técnicas agrícolas modernas. b) A produção em grande escala visando atender às demandas colocadas pelo mercado exterior. c) A formação de extensas áreas com predomínio de minifúndios em decorrência da concentração fundiária.

d) O aumento do número de empregos no campo, especialmente em atividades menos qualificadas.

22. A produção agroindustrial goiana exige um sistema de redes de transporte e comunicação para integrar as diversas regiões produtoras aos mercados consumidores. Dentre os eixos de transporte mais importantes do estado de Goiás, é CORRETO citar:

a) A Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, por onde é escoada parte significativa da produção de grãos do sudoeste do estado.

b) A BR-153, que corta o estado no sentido Leste-Oeste, por onde é escoada a produção de minérios.

c) A ferrovia Norte-Sul, responsável pelo transporte da produção agrícola da região norte do estado até o porto de Paranaguá, no Paraná.

d) A BR-070, por onde é transportada a produção de grãos da região sudoeste de Goiás. 23.

Capital de Goiás foi eleita

Desde o berço em que um dia nasceu Pela gente goiana foi feita

Com um povo adotado cresceu.

OLIVEIRA, E. C. História cultural de Goiânia. Goiânia: Agepel, 2002. p. 26.

O trecho do poema acima faz referência ao intenso processo de crescimento demográfico ocorrido em Goiás com a mudança da capital e a inauguração de Goiânia. Outro fator que fomentou o crescimento demográfico de Goiás no século XX foi a

(7)

b) fundação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). c) construção de Brasília.

d) Revolução de 1930, comandada por Pedro Ludovico Teixeira. 24. O relevo goiano é caracterizado por:

a) Extensas chapadas sedimentares (típicas do período proterozóico) localizadas especialmente na região leste do Estado, cujas altitudes são inferiores a 500 metros.

b) Áreas de deposição recente (cenozóicas) nas calhas dos rios Paranaíba e Araguaia, localizados, respectivamente, nas regiões leste e sul do Estado.

c) Dobramentos recentes (mesozóicos) responsáveis pela formação das regiões mais elevadas do Estado, cujas altitudes ultrapassam os 1.000 metros na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

d) Planaltos antigos (pré-cambrianos) localizados especialmente nas regiões central e norte do Estado, onde as altitudes predominantes variam de 500 a 800 metros.

25. Considerando a exclusão social do Estado de Goiás, marque a alternativa correta:

a) As maiores diferenças sociais ocorrem entre os municípios localizados na região sul do estado.

b) Há um contraste entre as regiões sul e norte do estado. Tal contraste pode ser explicado, entre outros motivos, pela diferença de investimentos em serviços públicos dos municípios das duas regiões.

c) No geral, os maiores índices de exclusão social podem ser encontrados nas regiões oeste e noroeste do estado, em municípios como Cavalcante e Flores de Goiás.

d) A exclusão social é mais evidente nos municípios mais populosos do Estado, como, por exemplo, em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Luziânia.

26. Goiás: mão-de-obra empregada (%) segundo os setores da economia (1970-2000).

Setores de atividade 1970 1980 1991 2000

Agropecuária 60,5 38,4 20,0 17,4

Indústria 8,9 16,2 18,0 20,3

Comércio e serviços 30,6 45,4 62,0 62,3

Total 100 1000 100 100

Fonte: GOMES, H. et all. Goiás-Tocantins. Goiânia: Ed. da UFG, 2004. p.220. Pela análise dos dados da tabela, é CORRETO concluir:

a) O setor terciário da economia em Goiás, especialmente entre as décadas de 1970 e 1991, teve um importante incremento no percentual de trabalhadores.

b) Há uma clara oposição entre a evolução dos valores relativos à agropecuária e à indústria, revelando um crescimento elevado no percentual de trabalhadores no setor secundário entre as décadas de 1991 e 2000.

c) O acréscimo no número de trabalhadores em atividades do setor primário pode ser explicado pela importância das atividades agropecuárias para o estado no século XX.

d) O setor secundário da economia goiana emprega, desde a década de 1970, o menor percentual de trabalhadores entre os três setores.

27. As divergências térmicas que ocorrem entre o norte e o sul do estado de Goiás são determinadas pelo seguinte fator:

(8)

a) Cobertura vegetal b) Pluviosidade c) Latitude d) Maritimidade 1 - D 2 - A 3 - D 4 - C 5 – B 6 - C 7 - D 8 – A 9 – C 10 - B 11 - C 12 - B 13 – D 14 - C 15 - B 16 - A 17 - D 18 – A 19 –B 20 - A 21 - B 22 - A 23 – C 24 – D 25 - B 26 - A 27 –C

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Podemos verificar a partir dos conceitos elencados acima que os recursos didáticos são ferramentas indispensáveis para que o professor possa utilizar em seu espaço da sala de

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio