• Nenhum resultado encontrado

Aldeias do Xisto Um Conceito de Turismo Sustentável Inovador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aldeias do Xisto Um Conceito de Turismo Sustentável Inovador"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aldeias do Xisto

Um Conceito de Turismo Sustentável Inovador

BRUNO RAMOS * [ info@aldeiasdoxisto.pt ]

* Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Técnica de Lisboa e Director do Departamento de Comunicação e Marketing da ADXTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A Rede das Aldeias do Xisto assume-se cada vez mais como um exemplo de Turismo Sustentável Inovador. O conceito de Turismo Sustentável tem como pressuposto que o projecto ou a actividade turística devem contribuir para o desenvolvimento sustentável do local ou da região onde se instala. A marca Aldeias do Xisto e toda a estrutura de parceria que a suporta pugna por todas as vertentes deste conceito, da Qualidade ao Ambiente, da Inovação e Desenvolvimento à Responsabilidade Social, especialmente no que toca às questões da acessibilidade das actividades turísticas. O primeiro passo está dado com a constituição do Caminho do Xisto Acessível, em Gondramaz (ver página 168 desta edição).

A Rede das Aldeias do Xisto é um projecto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 16 Municípios da Região Centro e com mais de 70 operadores privados que actuam no território. A ADXTUR congrega assim as vontades públicas e privadas de uma Região, que se revêem

na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão. Pelo desenvolvimento integrado do território, contra a desertificação humana e o esquecimento.

Um label de Inovação e Desenvolvimento A Rede das Aldeias do Xisto assume o seu compromisso para com os princípios da responsabilidade social e pretende diferenciar-se como uma marca que se afirma por uma qualidade genuína.

O segredo do sucesso deste projecto de desenvolvimento local centrado nos recursos endógenos do território do Pinhal Interior, assenta na estreita cooperação entre entidades públicas e privadas orientada pelos princípios da igualdade, participação e solidariedade institucional entre todos os seus membros.

(2)

Nesse sentido, garante a qualificação dos recursos humanos envolvidos, pela facilitação de acesso a acções de formação. A dignificação das actividades dos pedreiros do xisto, das tecedeiras do linho, dos guias de aldeia, entre outras, afirma a identidade da população com a Rede e reforçam a auto-estima das populações. O objectivo é que este seja um território com fortes handicaps socio-económicos. E, mais uma vez, o espírito de parceria está patente como chave do sucesso desta estratégia, privilegiando-se o contacto e a articulação entre todos os agentes económicos envolvidos, numa perspectiva de participação activa no processo de desenvolvimento.

A Rede de Lojas das Aldeias do Xisto pretende promover os produtos locais, os seus artesãos e produtores, numa perspectiva próxima dos princípios do comércio justo. Recuperam-se actividades tradicionais e dinamizam-se pequenas economias ao nível de aldeia.

Na mesma lógica, promovem-se igual- mente as actividades económicas que orientam o visitante para dar o seu contributo no processo de desenvolvimento rural. Este papel é, essencial-mente, desempenhado pelas unidades de Turismo em Espaço Rural, pelas unidades de restauração que fundamentam a sua imagem na gastronomia e doçaria regionais e pelas empresas de animação turística.

A Rede das Aldeias do Xisto promove a integração activa de cidadãos dotados de neces-sidades especiais nos pontos em que ocorre o relacionamento dos visitantes com as aldeias, quer integrando-os como Guias de Aldeia (Álvaro), quer como agentes activos na Rede Lojas das Aldeias do Xisto (Candal). Paralelamente, aposta- -se na aplicação prática de conceitos como “Aldeia acessível”, “Praia acessível”, “Percurso acessível”, neste último caso como vai surgir na Aldeia do Xisto de Gondramaz, no concelho de Miranda do Corvo (ver página 168 desta edição).

Existe um diálogo permanente entre as lingua-gens tradicionais autênticas e novas linguagens, ou formatos inovadores que contribuem para o aumento da competitividade regional. A Rede das Aldeias do Xisto é uma nova forma de olhar para o turismo e, enquanto portadora de valores e boas práticas, fará sempre que possível a ponte com os sectores do conhecimento e a sua valorização e disseminação. Essencialmente promoverá ou apoia-rá todos os projectos que duma forma sustentável contribuam para o reforço das densidades regionais e semeiem novas oportunidades e esperanças no território. As soluções que contribuem para uma melhor acessibilidade para o usufruto da Região e de todas as suas actividades de lazer inserem-se claramente nesta vertente.

Um label social

A Rede das Aldeias do Xisto pugna pela coesão social, pela igualdade de oportunidades e pela qualidade de vida dos residentes em termos absolutos e comparativos com as regiões mais favorecidas. Nesse sentido, as intervenções de requalificação atendem prioritariamente aos imóveis dos agregados familiares com deficientes condições de qualidade e conforto, por entidades empresariais locais garantindo o emprego local e a perpetuação do “saber fazer” local. Figura 1 | Talasnal, Lousã. Fo to : D an ilo P av on e

(3)

Um label ambiental

A Rede das Aldeias do Xisto caracteriza-se por uma perfeita integração numa paisagem cultural e secularmente moldada pela Natureza e pelo Homem, num ambiente de média montanha onde as alterações climáticas globais estão a impor uma alteração da estrutura, composição e modelo de gestão dos espaços florestais.

Todas as Aldeias do Xisto estão dotadas de sistema de tratamento de efluentes domésticos e de sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos. A afirmação da marca efectua-se em respeito pelo seu meio envolvente.

No conjunto das 24 Aldeias predomina a utilização de materiais de construção de origem local, na linha dos princípios da “construção sustentável”. O xisto, o quartzito, as madeiras das

espécies tradicionais, assumem – nas linguagens tradicionais ou mais contemporâneas – a impressão digital das Aldeias do Xisto. Seguindo esta lógica ambientalmente consciente e responsável, a marca é extremamente criteriosa na selecção das actividades de animação que promove, privilegiando as actividades de animação turística, recreativas e desportivas que visem uma utilização ambientalmente consciente dos espaços naturais. Promovem-se actividades que se caracterizem por “zero de emissões de CO2” e fomenta-se o contacto dos visitantes com o Património Natural, estimulando a perspectiva de utilização sustentável dos recursos naturais.

Refira-se ainda que, das 24 Aldeias do Xisto da Rede, 13 encontram-se dentro dos limites ou na imediata vizinhança de Áreas Protegidas ou de Sítios da Rede Natura 2000. Figura 2 | Fraga da Pena, Arganil. Fo to : D an ilo P av on e Figura 3 | Canoagem no Rio Zêzere. Fo to : B ru no R am os

(4)

Um label de qualidade

A Rede das Aldeias do Xisto pretende afirmar-se pelos padrões de qualidade dos agentes económicos aderentes da marca. O integral cumprimento dos requisitos de licenciamento em função da categoria de cada estabelecimento é patamar mínimo de referência.

Um selo de qualidade – a ser atribuído pela entidade gestora da marca – é a garantia, perante o consumidor, de que há confiança corporativa no agente ou no produto. O selo de qualidade também pretende evidenciar as preocupações ambientais pelo exercício de boas práticas, as preocupações sociais pela integração de todos no processo de construção e desenvolvimento deste destino turístico. Espírito de parceria A articulação num território a um mesmo tempo sinuoso e vasto nas acessibilidades, mas também tão genuíno e deslumbrante nas suas paisagens e gentes, solidificou-se pela base: foi com os Municípios, com as pessoas, habitantes locais e novos aldeões, artesãos e investidores privados, que se descobriu o espírito de parceria que é agora corporizado pela ADXTUR. As grandes linhas estratégicas da Agência focam-se na sustentabilidade de um território e na

promoção dos seus valores endógenos. A marca Aldeias do Xisto representa a oferta de serviços turísticos dos seus associados (hotéis, pousadas, alojamento em espaço rural, restauração, animação turística, comércio tradicional) articulada com o Calendário de Animação das Aldeias do Xisto. Sem nunca perder de vista aquilo que é o seu código genético: o bem-estar e a qualidade de vida das populações locais.

Animação diferenciadora

Com o projecto Rede das Aldeias do Xisto, esta zona da Região Centro começa a abandonar o estigma da desertificação humana, do flagelo dos fogos florestais, da inércia do sector privado e da falta de identidade regional. Hoje este território oferece uma marca diferenciadora e identitária, que promove os valores únicos do território, a sua oferta turística e os serviços e produtos dos seus parceiros através de um calendário de eventos culturais únicos, criativos e directamente ligados às tradições locais. Muitos desses eventos estão a dar origem a pacotes turísticos integrados, que juntam ofertas e serviços de vários parceiros. O contacto directo com as populações e a sua cultura, bem como o pleno usufruto da paisagem natural são outro dos atractivos destes eventos, o que torna as Aldeias do Xisto um destino turístico único e diferenciador no panorama nacional. Certificação e qualidade – Selo de Recomendação A filosofia de actuação da ADXTUR tem como principal objectivo a criação de modelos de qualidade para as diversas vertentes da marca Aldeias do Xisto. Figura  | Loja Aldeias do Xisto da Barroca, Fundão. Fo to : B ru no R am os

(5)

Figura  | Recriação do Casamento Tradicional, pelo Grupo Etnográfico da Lousã, Talasnal.

A sua concretização far-se-á através da criação de um Selo de Recomendação das Aldeias do Xisto, que indicará o nível de certificação e/ou qualidade de um determinado produto ou serviço. A qualificação dos recursos turísticos da marca já abrange vertentes tão diversas como o património edificado, os produtos, serviços e animação com a marca Aldeias do Xisto, a gastronomia (Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto), as unidades de produção artesanal/agrícola e respectivos produtos disponibilizados na Rede de Lojas das Aldeias do Xisto e, claro, o apoio técnico aos parceiros que pretendam. Refira-se que as regras que o Selo de Recomendação das Aldeias do Xisto representa são assumidas por todos os parceiros da Rede. Em suma, a auto-disciplina interna partilhada pelos parceiros da Rede tendo em vista a aposta na certificação dos recursos humanos e turísticos fazem da marca Aldeia do Xisto um modelo de qualidade.

Aldeias do Xisto, uma marca agregadora das potencialidades do território

O projecto de dinamização da Rede das Aldeias do Xisto já alargou a sua marca a sub-marcas e projectos complementares: a Rede de Lojas das Aldeias do Xisto, que comercializa produtos locais; o Calendário de Animação das Aldeias do Xisto, um programa permanente de eventos idealizados em conjunto com os parceiros locais do território; a Rede de Património do Xisto, um projecto internacional de parceria com Røros, um local UNESCO na Noruega; a Rede de Praias Fluvias, que junta algumas das zonas fluviais mais deslumbrantes do território; a Rede da Arte Rupestre da Região Centro, que une diversos Centros de Interpretação de arte e sítios pré-históricos. No mercado nacional, a marca Aldeias do Xisto foi responsável directo por um aumento dos visitantes no território das Aldeias do Xisto, bem como serviu de suporte à captação de investimentos privados no território. Fo to : B ru no R am os

Referências

Documentos relacionados

d) a verificação das tolerâncias deve ser realizada no produto por metodologia de avaliação do peso escorrido aprovada pelo órgão competente com base em

Este trabalho objetivou a avaliação dos resultados das análises de Contagem Bacteriana Total (Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas) em amostras de

O que se observa nas respostas é que os funcionários estão em busca do estilo de liderança democrática, em que o líder não valoriza apenas as atividades que deve

To ascertain the impact of inhibition of GRPR and TYK2 signaling in the early- stage and advanced characteristics of prostate carcinomas in the context of de novo expression of

Por fim, ao esclarecer as relações de poder expressas na oposição de Romero entre homens de ciência e homem de letras, tornamo-nos aptos a explicitar o que realmente distinguia

Poniendo como estudio de caso los mercados de la ciudad de Évora, y después de haber estudiado las diferentes fuentes archivísticas y bibliográficas desde el inicio de su

Responder a todos, incluindo os que têm necessidades educativas especiais, numa perspetiva de educação inclusiva, é uma competência realmente difícil (cf. A

riores que fi cam em extensão durante o restante do salto; elevar ligeiramente a cabeça, mas não fazer uma extensão completa para trás; colocar os quadris para frente na fase de