• Nenhum resultado encontrado

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia Goiás, CEP:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia Goiás, CEP:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DA ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS PM/BM DO ESTADO DE GOIÁS – ASSEGO

REGIMENTO INTERNO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO - RIDjur CAPÍTULO I

DA FINALIDADE

Art. 1º - A assessoria jurídica, vinculada ao Departamento Jurídico - DJUR, é gerenciada pelo Diretor Jurídico e subordinada diretamente ao Presidente da ASSEGO.

Art. 2º - A assessoria jurídica da ASSEGO tem por finalidade atender aos associados e seus dependentes, no âmbito do Estado de Goiás Gerais, através de:

I – Consultas;

II – Assistência jurídica contenciosa e preventiva, judicial e extrajudicial, patronato de ações judiciais e procedimentos administrativos, exceto as causas afetas a àrea trabalhista ou relativas a pessoa jurídica;

III – Elaboração de pareceres;

IV – Revisão de contratos onde a ASSEGO figure como parte;

V- Elaboração de contratos que tenham pertinência temática vinculado ao Departamento Jurídico.

Parágrafo Único: caso o novo associado necessite de assistência jurídica, em caráter de extrema urgência, antes do prazo de carência que será de 12 (doze) contribuições, deverá assinar Termo de Compromisso de permanecer associado por no mínimo 12 (doze) meses ou indenizar a entidade no valor correspondente ao período de carência, tudo em conformidade com o disposto no art. 3º, § 1º do Estatuto Social da ASSEGO.

CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO

Art. 3º - A assessoria jurídica da ASSEGO atuará em favor do associado pessoa física nas seguintes áreas:

I – Administrativo; II – Cível;

(2)

2 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

IV – Penal e Penal Militar

Parágrafo único. Os advogados contratados para prestarem serviço no interior do Estado devem atuar em todas as áreas do direito previstas no caput deste artigo, além de atenderem, quando necessário, aos substabelecimentos dentro de sua área de atuação territorial.

CAPÍTULO III

DOS ADVOGADOS EMPREGADOS E CONTRATADOS

Art. 4º - Os advogados empregados e contratados prestarão serviços advocatícios, nas áreas elencadas no artigo anterior, sem exclusividade, para os associados da ASSEGO e nos termos pactuados.

§ 1º. Os ocupantes das funções previstas no caput deste artigo poderão ser empregados e/ou contratados pela ASSEGO e substituídos, em seus afastamentos e rescisões contratuais ou conveniais, por profissionais previamente indicados pelo Diretor Jurídico mediante autorização do Presidente da ASSEGO.

§ 2º. O advogado/escritório contratado goza de plena autonomia técnica, razão pela qual será responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa, em detrimento da ASSEGO e seus associados.

CAPÍTULO IV

DAS ATRIBUIÇÕES DOS ADVOGADOS EMPREGADOS E CONTRATADOS

Art. 5º - São atribuições dos advogados empregados ou contratados da ASSEGO, além dos termos pactuados e outras demandas que poderão surgir da dinâmica jurídica:

I – Propor e defender os associados nas ações judiciais, nos termos do art. 3°, deste regimento;

II – Realizar defesas e acompanhamentos em ação penal promovida pelo Ministério Público;

III – Assistir aos associados acompanhando-os em delegacias policiais e quartéis nos inquéritos e/ou procedimentos investigativos;

(3)

3 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

IV – Atuar no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Fazenda Pública, nas esferas Federal e Estadual e Municipal;

V – Apresentar defesas, pedidos, recursos e todas as medidas necessárias no âmbito do direito e do processo administrativo;

VI – Atender às consultas, nos termos do art. 13, deste Regimento;

VII – Patrocinar apenas as causas que tenham, pelo menos, boa expectativa de direito, segundo análise do causídico encarregado do caso;

VIII – Apresentar trimestralmente, até o quinto dia útil do mês subseqüente, ao Presidente da ASSEGO, relatório com todos os atendimentos e patrocínios em favor dos associados;

IX – Propor ações coletivas de interesse dos associados nas esferas cíveis e fazendas públicas;

X - Propor e defender a ASSEGO nas ações judiciais e processos administrativos.

Parágrafo único: Poderá a critério do Presidente do Conselho Administrativo juntamente com a Diretoria Jurídica ser criada a função de Advogado-Chefe para auxiliar o Diretor Jurídico nas atividades vinculadas ao Departamento Jurídico da ASSEGO, sendo concedida ao causídico uma bonificação pela atividade de chefia que exercerá.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 6º - O Departamento Jurídico somente prestará assistência jurídica nas áreas: tributária (inclusive perante a Receita Federal do Brasil), trabalhista, previdenciária, eleitoral, empresarial e procedimentos perante o Tribunal de Contas em favor da ASSEGO.

Parágrafo único. Havendo relevante interesse, a ASSEGO poderá contratar advogado/escritório para atuar nas demandas especificadas no caput deste artigo.

§ 2º - As funções de Secretária, estagiários e motoristas afetos ao Departamento Jurídico serão regulamentadas através de diretriz interna a ser elaborada pelo Diretor Jurídico de forma que melhor atenda a organização do Departamento.

(4)

4 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

Art. 7º - Na hipótese do associado litigar sem os benefícios da gratuidade de justiça, nos termos da Lei 1.060/50, deverá arcar com todas as custas e despesas processuais, em qualquer das instâncias judiciais.

Parágrafo único. Eventuais honorários e demais despesas decorrentes da interposição de recursos às instâncias extraordinárias (especialmente Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça), serão custeados diretamente pelos associados contribuintes, sem qualquer participação da ASSEGO, salvo nos casos autorizados, após deliberação da Presidência da Entidade, ouvido o advogado e demonstrada efetiva viabilidade jurídica na continuidade do feito.

Art. 8º - A assessoria jurídica prestada pela ASSEGO cinge-se a disponibilizar os advogados integrantes de seu corpo jurídico (próprio ou terceirizado), razão pela qual a ASSEGO não custeará honorários de outros advogados, ainda que renomados, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 6º.

Art. 9º - As custas judiciais, honorários periciais, despesas com contador, despachantes e outras diligências extrajudiciais, inclusive obtenção de cópias, correrão por conta do associado contribuinte, bem como todos encargos que fujam à assistência jurídica.

Parágrafo único. A contratação de profissionais liberais e prestadores de serviço, como os descritos no caput, é de responsabilidade exclusiva do associado, sem qualquer participação da ASSEGO.

Art. 10 - Os advogados empregados e contratados pela ASSEGO, nas áreas especificadas no art. 3º, ficam impedidos de patrocinar particularmente aos associados da entidade, salvo nas matérias elencadas no art. 6º, caput, deste Regimento.

Parágrafo único: compete ao advogado informar previamente sobre a existência de duas ou mais audiências simultâneas, da qual é defensor, para que o Diretor Jurídico possa designar outro causídico para o feito e, em caso de não haver possibilidade de substabelecimento em virtude da especificidade da demanda, compete ao advogado informar o Juízo antecipadamente sobre a impossibilidade do comparecimento, devendo ser evitado o aviso repentino, a fim de não trazer prejuízo ao associado.

Art. 11 - A ASSEGO disponibilizará plantões de atendimento jurídico nos finais de semana e feriados, em conformidade com a necessidade premente e de acordo com planilha previamente realizada pelo Departamento Jurídico.

(5)

5 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

§ 1º - As faltas e os atrasos às escalas de atendimento ordinário e plantões extraordinários, desde que não justificadas, ensejará ao advogado o desconto do dia respectivo em sua remuneração, sendo responsabilidade do Diretor Jurídico apurar o feito (obedecido o contraditório e a ampla defesa);

§ 2º - Após a notificação da falta, o advogado terá um prazo de 03 (três) dias para apresentar suas razões de defesa, e caso não haja justificativa plausível, o Diretor Jurídico aplicará as sanções cabíveis dentro de sua competência.

§ 3º - As penalidades aplicáveis são as seguintes: a) censura escrita ou verbal;

b) suspensão das atividades profissionais junto ao Departamento Jurídico por um período de 10 (dez) dias.

§ 4º - Em caso de reincidência das ações constantes no § 1º deste artigo haverá por parte do Diretor Jurídico o encaminhamento de todo o feito ao Presidente do Conselho Administrativo para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

§ 5º - As situações fáticas que não se amoldem as descritas no § 1º, mais que revelem possível falha na prestação do serviço ao associado, também obedecerá o mesmo critério constante nos §§ 2º, 3º e 4º.

Art. 12 - Após os plantões deverá ser apresentado relatório de todos os atendimentos realizados, bem como as providências jurídicas tomadas, diretamente ao Presidente e Diretor do Departamento Jurídico da ASSEGO.

Art.13 - As consultas que antecedem ao patrocínio da demanda serão pessoais e agendadas com antecipação de 5 (cinco) dias úteis.

Parágrafo único. Não serão prestadas informações e pareceres via telefone e/ou e-mail aos associados, se a demanda exigir análise de documentos.

Art. 14 - Nos litígios administrativos, envolvendo filiados, serão as partes assistidas por profissionais distintos, podendo o Diretor Jurídico solicitar a contratação de profissional alheio ao Departamento para patrocinar a demanda, caso a situação assim o exigir. Art. 15 - Os atendimentos aos filiados serão realizados prioritariamente nos escritórios contratados, sediados nas regionais.

Parágrafo único. Demandas cuja competência seja da Justiça Militar serão propostas e acompanhadas preferencialmente pelos advogados lotados na capital. Caberá aos

(6)

6 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

escritórios contratados sediados nas regionais receber os documentos indispensáveis à propositura da ação, colher procuração/pedido de gratuidade de justiça e enviá-los ao Departamento Jurídico da ASSEGO.

Art. 16 - Outras demandas ou procedimentos não previstos neste regimento serão encaminhados à Presidência que decidirá sobre as medidas a serem adotadas.

Art. 17 - A relação entre advogados e clientes deve ser pautada nos princípios éticos, morais e de boa educação, sendo que quando evidenciado qualquer ato atentatório aos dispositivos Estatutários e demais normas internas, deverá ser observado o disposto no arts. 9º e 10, alínea "d" e "e" do Estatuto Social da ASSEGO.

Art. 18 - A ASSEGO não atuará em causas que associados sejam partes opostas em litígio judicial ou extrajudicial.

§ 1º. É vedada a interposição de oposição, nomeação à autoria, denunciação da lide e chamamento ao processo em desfavor de outro filiado.

§ 2º. Havendo relevante interesse, o Presidente mediante deliberação do Conselho Administrativo definirá a amplitude do atendimento.

CAPÍTULO VI

PRAZOS, NÚMERO DE AÇÕES E VALORES

Art. 19 - O prazo para propositura de ação por parte dos advogados será de 10 (dez) dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo em caso de medidas processuais urgentes.

Parágrafo Único: não será contabilizado tal prazo quando verificado que o sócio contribuinte não apresentou toda documentação necessária a propositura da ação ou quando o associado não for localizado para dirimir eventuais dúvidas sobre o processo. Art. 20 - As demandas judiciais e extrajudiciais poderão ser limitadas a 3 (três) ações concomitantes, visando coibir a litigância habitual.

Art. 21 - As defesas administrativas terão que ser apresentadas ao causídico no mínimo 5 (cinco) dias úteis antes do término do prazo, sendo que correrá por parte do associado a consecução de documentos necessários para subsidiar sua defesa administrativa, fazendo inclusive, a carga dos procedimentos administrativos, quando a situação exigir. Art. 22 - Nas ações de inventário, a assessoria jurídica será prestada integralmente ao filiado e aos dependentes regularmente inscritos na ASSEGO. Os demais herdeiros

(7)

7 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

arcarão com os honorários advocatícios nos termos estabelecidos na Tabela da OAB/GO.

§ 1º. A entidade não arcará com custas judiciais, diligências extrajudiciais, contadores, despachantes, tributos e outras despesas estranhas a atividade advocatícia.

§ 2º. O pagamento dos honorários pelos demais herdeiros não os tornam filiados à ASSEGO para outros benefícios, nem tampouco os habilita a terem assessoria jurídica em outras causas.

Art. 23 - O Presidente da ASSEGO poderá arbitrar honorários de antecipação de carência superior ou inferior ao estipulado na Tabela da OAB/GO, de acordo com a complexidade da causa. Estes honorários poderão ser parcelados em até quatro vezes. § 1º: É vedado aos advogados empregados e contratados da ASSEGO, bem como advogados/escritórios contratados cobrar e/ou receber os honorários de antecipação de carência estipulados neste artigo, sem a autorização do Diretor Jurídico, através de consulta ao Presidente da ASSEGO.

§ 2º: Em caso de decisões favoráveis ao associado em ações de naturezas revisionais e indenizatórias fica instituído o valor de honorários no montante de 10 % (dez por cento) do benefício auferido ao final do processo a ser revertido em favor do Departamento Jurídico e do causídico proporcional.

Art. 24 - Qualquer associado que se sentir prejudicado em relação ao atendimento recebido pelos profissionais do Departamento Jurídico deverá fazer sua reclamação por escrito, em petição simples, onde conste o nome do profissional (secretárias, estagiários (as) e advogados (as) e a situação fática a fim de que sejam apurados responsabilidades.

Art. 25 – Atendendo o disposto no parágrafo único do art. 13 do Estatuto da ASSEGO, a contribuição individual para assistência jurídica será o equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do valor da contribuição social, disposta no § 1º do art. 17 do mesmo Estatuto a ser disponibilizado em conta individual conforme o disposto no art. 13, alínea "d" e "parágrafo único"; Art. 17, § 13, alínea "c" e art. 21 também do Estatuto Social da ASSEGO, quando trata do fundo de assistência jurídica.

Parágrafo Único: A arrecadação específica citada no "caput" deste artigo será revertida em prol do Departamento Jurídico e não será utilizada para despesa com pagamento de funcionários.

Art. 26 - Os casos omissos na aplicação deste Regimento Interno serão solucionados pelo Conselho Administrativo da ASSEGO.

(8)

8 ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS

PM/ BM DO ESTADO DE GOIÁS

Rua 87, nº 581, Setor Sul, Goiânia – Goiás, CEP: 74.093-300

Goiânia-GO, 07 de maio de 2014.

LUIS CLÁUDIO COELHO DE JESUS ST PM Presidente

LEIDYANA PEREIRA DA SILVA 1º SGT BM Diretora Jurídica

ANA CAROLINE DE OLIVEIRA FERREIRA OAB/GO 37.962

Referências

Documentos relacionados

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

Estado de Goiás pelo Decreto nº 8.600/2016, localizado na Rua 86, 815, Quadra: F-21; Lote: 89; Setor Sul, Goiânia/GO, CEP 74083-385, toma público, para conhecimento dos

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

A Pontal Engenharia espera que todos os seus colaboradores tenham o compromisso de zelar pelos valores e pela imagem da Empresa, mantendo uma postura compatível e atuante em

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

Essa pesquisa investigou os processos de projeto dos profissionais arquitetos que colaboram com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em projetos de prédios

RELATÓRIO | REGIÃO METROPOLITANA DO RIO | 1⁰ SEMESTRE 2021 | LOCAIS MAIS AFETADOS PELA VIOLÊNCIA ARMADA.. BAIRROS DIPUTADOS