• Nenhum resultado encontrado

Fachadas de Alto Desempenho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fachadas de Alto Desempenho"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Contribuição da proteção solar dinâmica às

Fachadas de Alto

Desempenho

(2)
(3)

SUMÁRIO EXECUTIVO

Para mais informações, entre em contato com o escritório local da Somfy.

Ficaremos felizes em lhe fornecer a documentação mencionada neste White Paper ou organizar um treinamento ou seminário em seu escritório.

Também podemos fornecer o soware de simulação ESBO

Hoje, projetar e renovar um edifício é cada vez mais complexo. As alterações climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de CO2 criaram novos desafios que já tiveram um impacto importante nas regras tradicionais e nos códigos de conduta da indústria da construção.

No entanto, mais do que serem sustentáveis em termos de energia, os edifícios são feitos para as pessoas e devem melhorar nossa qualidade de vida, tanto no trabalho quanto em casa. Os edifícios desempenham um papel importante em nos manter felizes, saudáveis e produtivos.

Para enfrentar esses desafios, os profissionais da construção, projetistas e fornecedores tem que trabalhar de forma mais estreita em uma abordagem integrada inicial, concentrando-se em duas questões principais:

- Como conseguir o melhor desempenho possível de energia?

- Como proporcionar aos ocupantes um melhor conforto e qualidade de vida?

A fachada, sendo a interface onde a maioria das trocas térmicas ocorrem, é fundamental neste processo. É por isso que uma compreensão adequada do que a proteção solar dinâmica pode trazer é essencial hoje em dia.

A nossa ambição com este White Paper é destacar alguns dos principais benefícios que a proteção solar dinâmica, movida e controlada pelas soluções da Somfy, pode proporcionar a edifícios sustentáveis e habitáveis. Todas as informações são apoiadas por estudos científicos confiáveis, projetos de demonstração ou edifícios em funcionamento.

(4)

O PORQUÊ DA PROTEÇÃO SOLAR DINÂMICA?

A proteção solar dinâmica não apenas fornece aos edifícios um gtot dinâmico, mas também um valor U e LT. Ao usar vidro mais transparente combinado com a proteção solar dinâmica, se tem a flexibilidade de alterar o gtot de acordo com o necessário e sempre mantendo o maior valor possível de LT.

Essa funcionalidade dinâmica também influenciará o valor U de maneira positiva.

Pense em termos de cenários de verão ou inverno. Quais serão os requisitos durante um verão quente ou um inverno frio? Você logo perceberá o valor da flexibilidade em comparação com a situação estática usando apenas vidro.

Utilizando vidro mais transparente combinado com a proteção solar dinâmica, se pode “abrir ou fechar” o fluxo de energia através da janela, de acordo com o que é necessário a qualquer momento durante o dia, semana, mês ou estação do ano. Gerencie o ganho de calor durante o verão e a perda de calor durante o inverno. Você também terá uma solução que pode gerenciar o brilho.

g: o % de energia que entra no ambiente interno somente através

do vidro

gtot (também chamado de sistema g ou SHGC): a % de energia que

entra no ambiente interno através do vidro e da proteção solar

LT: o coeficiente de transmissão de luz

U: a medição da capacidade de isolamento térmico da proteção solar

e do vidro

A melhor combinação é vidro

mais transparente com a proteção

solar automática.

O gtot (gsystem ou SHGC)

exigido na maioria dos edifícios

hoje é tão baixo quanto

0.10 - 0.15

Isto é muito abaixo do que só o

vidro pode fornecer...

Fonte ou referência:

O edifício Shard em Londres, 2011 (gtot = 0,12) O edifício 200 George Street, Sydney. 2015 (U = 1,1

)

(5)

Impacto no Conforto Energia Valor LT (Transmissão de luz) Valor g

Espectro solar

Fluxo de energia pela janela

Gtot dinâmico de acordo com diferentes tipos de vidro

O LT (ou às vezes chamado de Tvis) tem um impacto direto no conforto, pois mede a quantidade de luz natural que entra no ambiente interno, potencialmente criando ofuscamento ou permitindo boas condições de trabalho. O valor de g (igual ao Coeficiente de Ganho de Calor Solar, SHGC) afeta tanto o conforto quanto a energia. É a medida de quanto da radiação do sol que entra se transforma potencialmente em calor.

Esta tabela mostra uma seleção de especificações de vidro: de Single Clear, Double Clear e adicionando vários níveis de revestimentos seletivos mostrando os valores de g e LT (note que os edifícios de hoje requerem um gtot em torno de 0,15). O vidro mais transparente combinado com a proteção solar dinâmica pode fornecer valores dinâmicos.

(6)

O controle eficiente e efetivo da proteção solar dinâmica é da mais alta importância e precisa ser visto dentro do contexto de todo o projeto do edifício.

Sinergias e integração da proteção solar com outras tecnologias de construção, por ex. iluminação dimerizável, ar condicionado e resfriamento noturno são necessários para obter pacotes de medidas de economia de energia com um custo ótimo.

PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

A proteção solar dinâmica deve ser vista como uma função vital de um edifício em um futuro sustentável.

ECONOMIA DE ENERGIA

EM EDIFÍCIOS EXISTENTES

Os edifícios de escritórios devem estar equipados com sistemas de fachada integrados para:

- otimizar a luz do dia

- minimizar os requisitos de energia

Fonte ou referência:

Estudo ES-SO “Soluções de proteção solar dinâmica de alto desempen-ho para eficiência energética e conforto em edifícios” pela Sonnergy Ltd, Reino Unido, 2015

Hoje, estamos realizando todos os esforços concebíveis para tornar eficientes os novos edifícios. Mas isso representa apenas uma fração do estoque global de edifícios (na União Européia, a UE, 1 - 1,5% ao ano). Para que tenhamos sucesso neste desafio global, devemos começar também a abordar os edifícios existentes.

Na UE, 86% das janelas desses edifícios são de vidro simples ou duplo. Estamos convencidos de que, em tais casos, a instalação de proteção solar automatizada seria uma alternativa inicial muito eficiente em termos de custo em relação a muitas outras medidas potenciais.

Isso foi recentemente reconhecido pela Agência Internacional de Energia, a IEA:

A proteção solar deve se tornar padrão em todo o mundo em novos edifícios e também pode ser aplicada a edifícios existentes.

(7)

REFRIGERAÇÃO E AQUECIMENTO

ECONOMIA EM ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

de economia na Suíça.

2

por ano na França.

Até

no Brasil.

Rome

30-70 %

Stockholm Brussels

25-65 %

25-65 %

A proteção solar dinâmica, comparada à proteção manual, oferece níveis muito mais altos de economia de energia para iluminação artificial.

A proteção solar com comando manual, na prática, raramente é acionada pelos ocupantes (menos de duas vezes por semana, de acordo com o Estudo abaixo da ESTIA).

Isso significa que se perderá uma grande parte do potencial de melhorias em termos de eficiência energética e de conforto.

Ao automatizar a solução de proteção solar, pode se obter economias significativas com a luz artificial.

Fonte ou referência:

Estudo ESTIA, Suíça, 2014

“Iluminação inteligente por Somfy & Philips”, IES, França, 2016 “Simulação de sistemas integrados”, Sustentech, Brasil, 2015

A proteção solar dinâmica proporciona uma economia anual significativa na energia usada para resfriamento e aquecimento.

Um bom ponto de partida para estimar o potencial de economia no uso de energia é observar o consumo recorrente para resfriamento. Os resultados dependerão, obviamente, da especificação do vidro e da proteção solar, da orientação da fachada e da localização climática. Se você mudar para locais climáticos não comparáveis com a Europa, precisará simular a energia necessária para remover o calor excessivo do ambiente interno. Recomendamos o so¢ware ESBO Simulation (Early Stage Building Optimization), aprovado pela ES-SO (Organização Europeia de Proteção Solar) em 2016 e considerado uma ferramenta confiável para orientar suas escolhas no início do processo de especificação.

Todos os cálculos são feitos de acordo com ISO15099. Fonte ou referência:

Estudo ES-SO “Soluções de proteção solar dinâmica de alto desempenho para eficiência energética e conforto em edifícios ”por Sonnergy Ltd, Reino Unido, 2015

Soware de Simulação ESBO, EQUA

O estudo ES-SO 2015 oferece

alguns exemplos de economia

na Europa, como segue:

(8)

Fonte ou referência:

Guia de REHVA No 12 - “Como integrar a proteção solar em edifícios sustentáveis”

INVESTIMENTO E ROI

ECONOMIA SIGNIFICATIVA NO

CAPEX E OPEX

A fachada de alto desempenho permite que se dimensione corretamente equipamentos de HVAC e faça economias significativas em CAPEX e OPEX.

A proteção solar automatizada é uma parte ativa do sistema de ar condicionado do edifício e tem um impacto potencial muito positivo tanto no dimensionamento do equipamento como no seu custo de operação.

Este potencial deve ser examinado durante a etapa de projeto. Deve ser observado também que o uso da proteção solar automatizada permite optar-se por vidros mais transparentes: outro fator significativo de economia.

Se o CAPEX potencial é incluído

adequadamente no cálculo de

ROI, o retorno do investimento

na proteção solar

automati-zada raramente ultrapassa

um ano.

CAPEX: Despesa de capital é a quantia gasta para adquirir ou atualizar ativos produtivos (como prédios, máquinas e equipamentos, veículos) para aumentar a capacidade ou eficiência de uma empresa por mais de um período contábil.

OPEX: Despesas operacionais referem-se a despesas incorridas no curso normal de negócios, como vendas, despesas gerais e administrativas (excluindo custo de mercadorias vendidas - ou CPV, impostos, depreciação e juros).

(9)

CONFORTO DOS OCUPANTES

(AGS 2006)

> Produtividade

até

> Absenteísmo

> Erros

Maior produtividade nos EUA

até

EBEM-ESTAR E DESEMPENHO

A proteção solar dinâmica com controles locais contribui para o conforto, o bem-estar e o desempenho do ser humano. O acesso a vista externa e a luz natural são fatores importantes com efeitos positivos na satisfação, produtividade, capacidade de concentração, nos afastamentos de curto prazo por doença, desenvolvimento de aprendizagem nas escolas, tempo de recuperação nos hospitais, etc.

Sabemos que a proteção solar automatizada, combinada com controles locais, tem a capacidade de gerenciar o equilíbrio entre as necessidades pessoais e os requisitos de construção. Ao colocar o indivíduo no centro do projeto, você cria um ambiente interno mais habitável.

Fonte ou referência:

Relatório do World Green Building Council, Saúde Bem-Estar e Produtividade nos Escritórios, 2014

Guia No. 6 da REHVA, Ambiente interior e Produtividade em Escritórios, 2006 “Iluminação inteligente por Somfy, Philips & Serge Ferrari”, IES, 2016

(10)
(11)
(12)

Photos: Somfy - SOMFY SAS, capital 20.000.000 euros, RCS Annecy 303.970.230 - ©SOMF

Y.COM170301 -

03/2017

Por SOMFY

www.somfy.com/projects/

Os estudos científicos relacionados a este white paper estão disponíveis na seção de

downloads em nosso site:

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, o NRAU atribui maior liberdade negocial às partes da relação locaticia, no que concerne à determinação da duração dos contratos, promovendo o

A motivação para o tema surgiu a partir de conversas com professores brasileiros, que têm desenvolvido a pesquisa “Paisagem Sonora, Memória e Cultura Urbana” elaborada no Programa

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Considera que é importante que os professores tenham experiência prática para poderem passar essa vivência aos alunos; os alunos também devem ter contacto com a prática durante

Os pedidos para dispensa de medicamentos antibióticos sem receita médica junto das farmácias são mais do que frequentes, e cabe aos profissionais que nelas trabalham, a obrigação

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e