• Nenhum resultado encontrado

O perfil do ortodontista de Minas Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O perfil do ortodontista de Minas Gerais"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O perfil do ortodontista de Minas Gerais

Luiz Fernando Eto1, Valéria Matos Nunes de Andrade2

Objetivo: devido ao crescente número de ortodontistas e cursos de Ortodontia, surgiu o interesse de se conhecer o

perfil desses profissionais no estado de Minas Gerais, tornando públicas as condutas deles para a promoção de uma Ortodontia em excelência, evidenciando as técnicas mais utilizadas, as modificações do público alvo e as opiniões alheias no que tange ao futuro da especialidade e às entidades de classe.

Métodos: foram enviados questionários a todos os ortodontistas registrados no Conselho Regional de

Odontolo-gia de Minas Gerais (CRO-MG) até 30 de março de 2005, constituindo um total de 722 profissionais, dos quais 241 responderam (33%).

Conclusões: esse estudo permitiu levantar alguns pontos conclusivos sobre o perfil do ortodontista de Minas

Ge-rais, em relação à sua individualidade, formação e técnicas usadas. A demanda é constituída, em sua maioria por adolescentes (33,75%) e jovens adultos (27,45%), com indicação predominante dos próprios pacientes (46,79%). Dentre os dados mais relevantes, podemos citar a negligência no uso de alguns equipamentos de proteção indivi-dual, sendo que apenas 37,76% usam todos os recursos de biossegurança. A documentação final tem sido solicitada com menor frequência em relação àquela inicial, sendo as informações revisadas na literatura ainda mais assusta-doras, levando-se em conta a importância desses documentos. Considerando as perspectivas futuras da profissão, os ortodontistas otimistas não ultrapassaram a metade (45%) dos participantes.

Palavras-chave: Prática ortodôntica. Ortodontia em Minas Gerais. Ortodontia no Brasil.

Como citar este artigo: Eto LF, Andrade VMN. The orthodontist’s profile in Minas Gerais. Dental Press J Orthod. 2012 May-June;17(3):31.e1-9.

Enviado em: 08/08/2008 - Revisado e aceito: 11/05/2009

» Os autores declaram não ter interesses associativos, comerciais, de propriedade ou financeiros, que representem conflito de interesse, nos produtos e companhias des-critos nesse artigo.

Endereço para correspondência: Luiz Fernando Eto

Rua Ceará, 1431 – Sala 1302 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte / MG CEP: 30150-311 – E-mail: ortoeto@globo.com

1 Professor assistente.

(2)

INTRODUÇÃO

Conhecer o perfil de uma área profissional é de extrema importância, tanto para os profissionais já atuantes, quanto para aqueles que ingressarão no mer-cado futuramente. Uma vez traçado esse perfil, os pro-fissionais terão à sua disposição informações valiosas, tais como onde a demanda é maior, quais tendências norteiam a profissão e quais mudanças ocorrem no público-alvo. Além disso, cria-se um espaço privilegia-do onde profissionais poderão compartilhar opiniões a respeito do futuro de sua profissão.

No campo da Ortodontia, já encontram-se disponí-veis estudos estatísticos que delineiam o perfil do pro-fissional e da profissão, sendo que, no Brasil, a primei-ra pesquisa sobre o perfil do ortodontista em âmbito nacional14 foi feita em 1994.

O presente trabalho, no entanto, foi motivado pela ausência de estudos específicos que tomassem como ob-jeto o ortodontista do estado de Minas Gerais. O estudo aqui apresentado reúne dados e conclusões, adquiridos através de um questionário que buscou as seguintes in-formações: dados profissionais, demanda de pacientes, filosofia de trabalho e perspectiva do futuro da profissão.

REvIsÃO DE lITERaTURa

Os Estados Unidos são o país que mais realizou pesquisas estatísticas com o objetivo de conhecer o perfil da Ortodontia em seus vários aspectos, princi-palmente o econômico. Vejamos a seguir alguns dados que fornecidos na literatura.

Em 1980, o número de ortodontistas norte-ameri-canos era de 7.500, havendo um aumento aproximado de 230 profissionais ao ano4. Observou-se que a

mé-dia de idade dos profissionais era de 45 anos, e que os homens dominavam o mercado (95,5%)7. A

docu-mentação diagnóstica solicitada apresentava distri-buição heterogênea: radiografias periapicais, 22,5%; interproximais, 13,6%; radiografia panorâmica, 91,7%; cefalometria lateral, 97,8%. Ao final do tratamento, notava-se uma redução considerável na documenta-ção solicitada inicialmente: radiografias periapicais, 10,5%; interproximais, 5,8%; radiografia panorâmica, 77,7%; cefalometria lateral, 69,3%7. Os traçados

cefa-lométricos tiveram preferência variável entre Steiner 43,3%, Ricketts 27,4% e Tweed 27,1%7.

Em relação à filosofia de trabalho dos ortodontis-tas, a literatura mostrou que a prática da Ortodontia e

Ortopedia coexistiam. Na Ortodontia, havia uma pre-ferência pela técnica dos aparelhos fixos pré-ajustados (64,7%), em detrimento às demais técnicas, e.g., Edge-wise Standard (20,0%), bioprogressiva (7,9%) e lingual (1,3%). Na Ortopedia, notou-se que o aparelho extrabu-cal (AEB) era indicado com mais frequência: Kloehn, 36,5%; cervical, 41,5%; e puxada alta, 26,6%); seguido pelo bionator, 23,7%, e plano de mordida, 23,1%7.

Quanto aos pacientes, a tendência ao atendimen-to de adulatendimen-tos era crescente,3,7,15 sendo que a indicação

ocorria, preferencialmente, através de colegas cirur-giões-dentistas (C.D.s) (50%), ou através dos próprios pacientes (34,6%)6. No que dizia respeito ao uso de

tecnologia no consultório, constatou-se que apenas 2% eram informatizados e outros 30% usavam serviço computadorizado terceirizado5.

No Brasil, esse tipo de levantamento da atividade clí-nica ortodôntica foi realizado, em 199214. Os dados

mos-traram que a média de idade dos profissionais era de 42 anos. A documentação inicial solicitada aos pacientes incluía modelos iniciais (99,19%), fotografias intrabucais (87,71%), telerradiografia de perfil (97,58%) e radiogra-fias panorâmicas (98,31%) e periapicais (75,78%).

Considerando a filosofia de trabalho, tanto a Or-todontia quanto a Ortopedia eram praticadas. No to-cante à Ortodontia, a técnica Edgewise era mais pre-valente (52,36%) em relação à técnica bioprogressiva (35,62%) ou à do arco contínuo (32,62%); o slot 0.022 era o mais utilizado (66,5%). Na prática da Ortopedia, 70,78% faziam uso dos aparelhos removíveis, sendo o bionator o mais usado (75%).

O cotidiano desses profissionais que, em sua maio-ria, atuavam há 16 anos no mercado, consistia em uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, concentradas em 4 dias por semana. A média de atendimentos diários era de 16 pacientes, perfazendo um total de aproxima-damente 178 pacientes ativos, cuja indicação provinha de colegas (44,34%) e dos próprios pacientes (42%). Dos profissionais, 63,37% recebiam pacientes ortocirúrgicos e 74,49% cuidavam de pacientes com disfunção da arti-culação temporomandibular (ATM). Quanto ao empre-go de computador no consultório, 40% dos profissionais já possuíam serviços informatizados14.

No Brasil, o número de ortodontistas cresceu em sete anos (1993-2001), variando de 1.597 a 3.831, se-gundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nessa época, os ortodontistas constituíam

(3)

2,2% do total de C.D.s em âmbito nacional10. Um dado

que se sobressai ao compararmos o Brasil aos EUA é que, apesar de termos uma população equivalente a 40% àquela dos EUA e renda 82% menor, possuímos quase o triplo de cursos de Ortodontia (n=124, 2001)10.

A maioria dos profissionais da área apresentam uma visão pessimista em relação ao futuro da especia-lidade. Os motivos variam entre saturação do merca-do, cursos não-oficiais, concorrência com clínicos ge-rais e honorários insuficientes10.

A revisão da literatura evidencia a ausência de es-tudos mais específicos sobre o status quo da profissão em regiões específicas no Brasil. Partiu daí o interesse em delinear o perfil desses profissionais no estado de Minas Gerais e em tornar públicas suas condutas, vi-sando alcançar a excelência no exercício da especiali-dade. O estudo buscou evidenciar as técnicas mais uti-lizadas nos tratamentos, as mudanças apresentadas no público-alvo e as opiniões dos colegas com relação ao futuro da especialidade e das entidades de classe.

MÉTODOs

A coleta dos dados foi feita através de um questio-nário elaborado pelos pesquisadores envolvidos no es-tudo, o qual constituiu de 33 questões objetivas sobre a conduta diária do ortodontista e uma questão aber-ta, solicitando sugestões para melhorar a entidade de classe. Além do questionário, foi enviado, através dos correios, o Termo de Consentimento Livre e Esclare-cido que deveria ser assinado pelo profissional parti-cipante da pesquisa. O material deveria, então, ser de-volvido através de um envelope selado e endereçado, que também havia sido fornecido.

Todo material foi impresso em papel timbrado da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Tais do-cumentos foram enviados a todos os ortodontistas que estavam registrados no Conselho Regional de Odon-tologia de Minas Gerais (CRO-MG) até a data de 30 de março de 2005. Eram 722 profissionais inscritos ativos, que recebiam regularmente as correspondências da entidade. A amostra constituiu-se de 241 ortodontistas que responderam e devolveram os questionários.

REsUlTaDOs

Dos 722 questionários enviados, 241 foram respon-didos, o que representa um percentual de 33.3%. Os dados coletados estão assim distribuídos:

Quanto ao sexo: 71,8% dos ortodontistas eram do

sexo masculino, enquanto 28,2% eram do sexo feminino.

Quanto à idade: a idade média dos profissionais

especialistas em Ortodontia, em Minas Gerais, foi de 39 anos, sendo a idade mínima de 27 anos e a máxima de 82 anos.

Quanto ao estado civil: o número de profissionais

casados perfaz um total de 75,9% da amostra, 13,3% são solteiros, 9,5% responderam “outros” e 1,2% não responderam.

Quanto ao perfil demográfico: todos os

orto-dontistas participantes da pesquisa residiam e traba-lhavam no estado de Minas Gerais, sendo que 11,63% encontravam-se na Grande BH (incluindo as cidades distantes de Belo Horizonte, até 50 km: Contagem, 21 km; Nova Lima, 22 km; Betim, 30 km; e São Joaquim de Bicas, 39 km) e 88,37% em cidades do interior do estado. Profissionais de 74 cidades do estado de Minas Gerais participaram espontaneamente da pesquisa.

Quanto à titulação: 91% dos entrevistados têm

ti-tulação completa de especialista; 24% têm mestrado e 4,6% doutorado. O estado onde mais se obteve o título de pós-graduação é Minas Gerais, com 54,8%, seguido de São Paulo, com 29% (Fig. 1).

Quanto à profissão: 96,7% dos profissionais da

amostra trabalham como autônomos. 5,8% deles rela-taram dividir o consultório com colegas (Fig. 2). 83% dos ortodontistas declararam atuar exclusivamente na especialidade.

Quanto ao tempo de exercício profissional, a Figu-ra 3 mostFigu-ra que 40% dos ortodontistas tFigu-rabalham há mais de 10 anos na especialidade; 36,9% têm de 5 a 10 anos de experiência na área. Constatou-se que 56,4% dos ortodontistas entrevistados trabalham uma mé-dia de 30 a 40 horas semanais, (Fig. 4).

Quanto aos pacientes: 36,1% dos ortodontistas

relataram que possuíam a média de mais de 200 pa-cientes em tratamento (Fig. 5). Dos entrevistados, 37,8% relataram que a média de pacientes atendidos por dia era de 11 a 20, conforme ilustra a Figura 6.

Adolescentes de 10 a 17 anos de idade constituem 33,75% da demanda por tratamento ortodôntico, se-guidos de jovens adultos de 17 a 30 anos de idade, 27,45%; crianças até 10 anos, 19,82%; e adultos acima de 30 anos, 18,98% da demanda.

A principal fonte de indicação de pacientes é par-ticular, totalizando 80,49%, enquanto 19,51% dos

(4)

Situação de exercício da especialização Autônomo Contratado - Funcionário Divide com colega Outros 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 2 - Distribuição da amostra em relação à situação de exercício da

es-pecialização.

Tempo de exercício da especialidade 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 3 - Distribuição da amostra em relação ao tempo em que exerce a

Or-todontia.

Figura 1 - Distribuição da amostra em relação ao local onde se obteve

a titulação. 100 MG SP RJ Outros estados Local da obtenção do título

Outros países 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Total de horas trabalhadas por semana com Ortodontia

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 4 - Total de horas trabalhadas por semana com Ortodontia.

Média de pacientes em tratamento 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 5 - Distribuição da amostra em relação à média de pacientes em

tra-tamento. Figura 6 - Distribuição da amostra em relação à média de pacientes atendidos por dia.

Média de pacientes que são atendidos por dia

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

pacientes vêm através de convênios; 46,79% dos pacientes são indicados pelos próprios pacientes e 24,26%, por colegas C.D.s clínicos (Fig. 7).

A demanda de tratamento para pacientes com alte-rações de ATM no consultório é acima de 15 pacientes

ao ano, totalizando 29,5% da amostra; 6 a 10 pacientes, em 26,6%, da amostra; até 5 pacientes, em 22,4% e de 11 a 15 pacientes, em 17,8% da amostra.

Quanto aos pacientes que apresentam necessida-de ortocirúrgica, a necessida-demanda necessida-de tratamento é necessida-de 3 a 5

Não responderam + de 10 anos + 5-10 anos + 2-5 anos - 2 anos Não responderam +40 h +30-40 h +20-30 h 10-20 h 10 11-20 21-30 + de 30 0-50 +50-100 +100-150 +150-200 + 200

(5)

pacientes por ano, totalizando 35,7% da amostra; 1 a 2 pacientes, 33,6% da amostra; e mais de 10 pacientes por ano, 9,1% da amostra.

Quanto à documentação radiográfica: 100% dos

ortodontistas solicitam a documentação radiográfica em alguma fase do tratamento; 98,8% a solicitam ao paciente ao início de tratamento, 70,5%, a solicitam na fase intermediária e 80,01%, solicitam a documenta-ção ao final do tratamento.

Quanto ao tipo de documentação solicitada:

Os exames ficaram distribuídos em telerradiogra-fia, 97,1%; radiografia panorâmica, 96,3%; modelos, 94,6%; fotografias, 93,4%; radiografias periapicais de incisivos, 70,01%; radiografias periapicais de todos os dentes, 42,7%; e slides, 22,8%.

Em se tratando das análises cefalométricas usadas para diagnóstico, a mais utilizada pelos ortodontistas mineiros é a USP, com 48,1% da preferência. Em se-guida vêm cefalometria de Steiner-Tweed, com 32,8%; Ricketts, com 27,8%; Profis, com 19,5%; e, finalmente, Sassouni, com 14,9% (Fig. 8).

Quanto às técnicas ortodônticas e aparelhos uti-lizados: a técnica ortodôntica Edgewise Straight Wire,

mostrou-se a mais utilizada pelos ortodontistas em Mi-nas Gerais, com a preferência de 73,4% dos profissionais. A técnica Edgewise Standard é realizada por 35,3%; e 13,7% praticam Ricketts-bioprogressiva (Fig. 9).

O tamanho do slot dos braquetes mais utiliza-do em MG é o 0.022”, com 80,9% da preferência, e o 0.018” com 16,2%. Os outros 2,9 % dos participantes não responderam.

Verificou-se que 54,8% dos profissionais pratica a Ortopedia, sendo os aparelhos mais usados o Bionator (65,6%), Planas (27,0%), Bimler (22,8%) e o Frankel (10,0%) (Fig. 10).

No que diz respeito à extração, 63,9% dos profis-sionais participantes da amostra declararam realizar extrações com finalidade ortodôntica sempre que ne-cessário; os outros 32,8% preferem evitar a extração, buscando, antes, outros recursos.

Quanto à legalidade dos serviços prestados: dos

profissionais entrevistados, 80,1% afirmaram preen-cher um prontuário com a história clínica do paciente, 88% disseram planejar o tratamento por escrito, 83,4% solicitavam a assinatura do paciente em um documen-to antes do início do tratamendocumen-to e 73% afirmaram fazer um contrato de prestação de serviços antes do início do tratamento ortodôntico, sendo que 40% desses contra-tos eram avaliados por um advogado.

Quanto à utilização de computadores no con-sultório: 75% dos participantes declararam fazer uso

do computador no consultório.

Quanto à utilização de equipamentos de bios-segurança no consultório: a distribuição do uso de

equipamentos de biossegurança indica que 96,25% dos profissionais usam luvas; 95,8%, máscara; 77,6%, óculos; 44%, gorro; e 80%, jaleco (Fig. 11). A porcen-tagem dos profissionais que utilizam todos os tipos de recursos da biossegurança é de 37,76%.

Quanto ao grau de atualização, entidades de clas-se e perspectivas para o futuro da profissão: 38,6%

dos profissionais relataram participar de congressos

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Percentual da fonte de indicação dos clientes ortodônticos

Figura 7 - Distribuição da amostra em relação à fonte de indicação de

pacien-tes ao consultório.

Rickets USP Sassouni Steiner-tweed Profis Tipos de análises cefalométricas usadas para diagnóstico

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 8 - Distribuição da amostra em relação às condutas adotadas pelos

or-todontistas quanto ao tipo de análise radiográfica utilizada para diagnóstico.

C.D.s clínicos Especialista Clientes Espontânea

(6)

Técnica ortodôntica que executa Ortopedia Edgewise Standard Edgewise Straight Wire Rickets Biopro-gressiva 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 9 - Distribuição da amostra em relação à técnica ortodôntica

execu-tada.

Utensílio de biossegurança usado no consultório

Luvas Máscara Óculos Gorro Jaleco 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 11 - Distribuição da amostra em relação à utilização de utensílios de

biossegurança.

Se pratica Ortopedia, quais os aparelhos mais usados?

Bionator Bimler Frankel Planas 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 10 - Distribuição da amostra em relação aos aparelhos ortopédicos

usa-dos pelos ortodontistas.

Profissionais (%) que participam de congresso X Grau de atualização

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Congressos regionais

Muito atualizado Atualizado Desatualizado

Congressos em outros estados Congressos interna-cionais

Figura 12 - Distribuição da amostra em relação ao grau de atualização dos

pro-fissionais ortodontistas e sua frequência a congressos.

Tipos de congressos (atualização)

Regionais Sim Não Não responderam Outros Estados Internacionais 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Figura 13 - Distribuição da amostra com relação ao tipo de congresso que

par-ticipam.

uma vez ao ano; 22,4%, duas vezes ao ano e 35,3% parti-cipam de mais de dois congressos anualmente.

Dos entrevistados, 55,2% se consideram atualiza-dos; 41,5%, muito atualizados, e 0,4% desatualizados. Dentre os que se consideram atualizados, 43,15% fre-quentam congressos em outros estados (Fig. 12). Os

ortodontistas revelaram que os congressos que fre-quentam em outros estados representam 79,3%; os regionais, 69,7%; e os internacionais, 40,2% (Fig. 13).

Quanto à participação em alguma entidade de clas-se, 80,1% declararam participar de alguma entidade regional; 34%, de uma entidade nacional; 30,3% par-ticipavam de entidades de outros estados e 15,7% ti-nham ligação com alguma entidade internacional. Os especialistas que não fazem parte de nenhuma entida-de entida-de classe totalizam 7,1%.

Dentre os profissionais, 45% têm perspectivas fu-turas positivas em relação à especialidade; 22,6%, perspectivas neutras e 28,6% perspectivas negativas.

Dentre as sugestões apresentadas pelos especialis-tas para a melhora de sua entidade de classe regional, destacamos as seguintes:

• Criar um selo de qualidade, como aquele usado pelos cirurgiões plásticos.

• Realizar campanhas de valorização da especiali-dade e do profissional, bem como conscientizar

(7)

e esclarecer a população com relação à impor-tância da Ortodontia.

• Fiscalizar o exercício da profissão.

• Incentivar uma maior participação dos ortodon-tistas em entidades de classe, fortalecendo-as e transformando-as em voz ativa na sociedade. •

Criar instrumentos que proíbam cursos não re-gularizados junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ao Conselho Federal de Odon-tologia (CFO).

DIsCUssÃO

Até março de 2005, estavam registrados no Con-selho Regional de Odontologia do estado de Minas Gerais (CRO-MG), 722 ortodontistas, número que representa 9,81% desses especialistas no Brasil. Nessa mesma data, o Brasil contava com 6.428 especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial.

Nossa amostra contou com 241 questionários res-pondidos, o que corresponde a um percentual de 33,3 do total de profissionais da área no estado de Minas Gerais. Em 1992, existiam 1.597 ortodontistas registrados no CFO14. Em 1995, 2.008 especialistas em Ortodontia

esta-vam devidamente registrados13. Em 2001, esse número

havia aumentado para 3.83110. Uma pesquisa realizada

em âmbito nacional revelou que os ortodontistas equiva-liam a 16,4% dos C.D.s registrados no CFO em 19932.

Quanto ao sexo: podemos observar a ascensão das

mulheres no tocante à participação ativa no merca-do de trabalho, correspondenmerca-do à proporção de uma mulher (28,2%) para cada três homens ortodontistas (71,8%). Em 2002, uma pesquisa nacional mostrou que o número de cirurgiãs-dentistas brasileiras (57,5%) já ultrapassava de C.D.s homens (42,5%)2.

Quanto à idade: Com relação à idade dos

profissio-nais especialistas em Ortodontia, os resultados revelam que, em Minas Gerais, a média de idade foi de 39 anos, sendo a idade mínima de 27 anos e a máxima de 82 anos. Nesse mesmo período, a maioria (29,5%) dos C.D.s bra-sileiros apresentava entre 26 e 30 anos de idade2.

Quanto ao estado civil: o número de

profissio-nais casados, atualmente, perfaz um total de 75,9% da amostra; 13,3% são solteiros. A porcentagem de clíni-cos solteiros entrevistados, em 2002, era bem maior (41%) quando comparada aos casados (54,2%)2.

Quanto ao perfil demográfico: quando

compara-das aos C.D.s de todo o Brasil, os quais, em sua maioria

(83,9%), atuam somente na cidade onde residem2, as

porcentagens se invertem para o ortodontista de Mi-nas Gerais, cujo trabalho se desenvolve fora do local de residência (88,37%).

Quanto à titulação: 91% dos entrevistados têm

titulação completa de especialista; 24% têm mestra-do e 4,6% mestra-doutoramestra-do. Dos C.D.s brasileiros, 42,7% não fizeram cursos de pós-graduação, devido, principal-mente, à falta de recursos financeiros (46,6%) e à falta de tempo (19,5%). Aqueles que o fizeram compõem de um grupo de 42% de especialistas e de uma minoria de mestres (2,6%) e doutores (1,6%)2.

Quanto à profissão: a maioria dos ortodontistas é

autônoma (96,7%), como também ocorre com os C.D.s brasileiros (89,6%)2. Constatou-se que 56,4% dos

en-trevistados trabalha uma média de 30 a 40 horas por semana (Fig. 4). A mesma proporção de horas traba-lhadas foi verificada em relação aos C.D.s em âmbito nacional (54,6%)2.

Quanto aos pacientes: embora a melhor idade

para o tratamento da má oclusão seja na fase de cres-cimento, que abrange, aproximadamente, a faixa entre 6 e 14 anos, observa-se que a procura para o tratamen-to de crianças de até 10 anos nos consultórios é baixa (19,82%) e que equivale à percentagem de pacientes adultos acima de 30 anos (18,98%) que buscam o con-sultório do ortodontista.

Os pacientes são indicados, em 46,79% dos casos, pelos próprios pacientes e, em outros 24,26%, por cole-gas C.D.s clínicos, resultado que confirma os dados evi-denciados pela literatura específica, que a maior fonte de indicação provém dos próprios pacientes (89,3%)10.

A demanda para tratamento de pacientes com alte-rações de ATM no consultório ficou assim distribuída: 29,5% da amostra receberam mais de 15 pacientes por ano; 26,6% entre 6 a 10 pacientes; 22,4% até 5 pacien-tes; e 17,8% entre 11 e 15 pacientes. É importante, ain-da, ressaltar a importância de os ortodontistas tam-bém conhecerem mais a respeito dessas patologias, a fim de tratá-las adequadamente e até evitar tais pro-blemas, de posse das suas causas.

Dos pacientes, 74,49% têm disfunção ATM14. A

ne-cessidade de um exame mais criterioso dos sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM), antes de se iniciar o tratamento ortodôntico, já havia sido enfatizada em um estudo envolvendo 168 ado-lescentes, o qual correlacionava sintomas de dor e

(8)

desconforto facial com pacientes do sexo feminino, principalmente na fase pós-tratamento ortodôntico9.

Em outro estudo, a prevalência de DTM foi obser-vada em 301 pacientes pré-ortodônticos, o que levou os pesquisadores à conclusão de que, em um grande número de pacientes, há uma condição subclínica de DTM pré-existente, a qual poderá ser exacerbada com o tratamento ortodôntico11.

É oportuno, também, mencionar que os ortodon-tistas responsáveis pela manutenção de uma oclusão funcional equilibrada, muitas vezes, negligenciavam a integridade das ATMs e da musculatura mandibular de adolescentes pré-ortodônticos com sintomas de DTM12.

Quanto aos pacientes com necessidade ortocirúrgica, divide-se da seguinte maneira a demanda anual: 35,7% da amostra recebem de 3 a 5 pacientes; 33,6% , de 1 a 2 pacientes e 9,1% tratam mais de 10 pacientes. A literatu-ra relata prevalência de 63,37%14. Consequentemente, é

necessário que o ortodontista trabalhe de maneira inter-disciplinar com a especialidade bucomaxilofacial, já que sempre há pacientes com necessidade ortocirúrgica.

Quanto à documentação radiográfica: 100% dos

ortodontistas solicitam a documentação radiográfica em alguma fase do tratamento. Dada a importância desses exames complementares, não a solicitam so-mente para diagnóstico, mas também para fins jurídi-cos. Ao contrário desses achados, observamos que as documentações intermediárias e finais não estão sen-do realizadas por 82,8% sen-dos ortosen-dontistas10.

Quanto às técnicas ortodônticas e aparelhos utilizados: a técnica ortodôntica mais utilizada pelos

ortodontistas em Minas Gerais é a Edgewise Straight Wire, com 73,4% da preferência. Há um grupo sig-nificativo que realiza a técnica Edgewise Standard (35,3%) e um grupo menor (13,7%) que pratica a Ric-ketts-bioprogressiva.

Alguns fatores influenciaram o emprego de novas práticas ortodônticas como, por exemplo, a técnica do arco reto (straight wire), tendência notada em âmbi-to mundial1. São eles: produtividade, ou seja, o menor

tempo clínico que o paciente passa na cadeira do or-todontista; menor manipulação de fios e o anseio de todo profissional pela simplificação dos métodos de tratamento, os quais, ao mesmo tempo, primam pela excelência e estabilidade.

Quanto à legalidade dos serviços prestados: com o

aparecimento dos processos judiciais contra consultórios

de ortodontistas, tornou-se importante enfatizar alguns procedimentos preventivos nas condutas, quanto à lega-lização do serviço prestado pelo profissional, contratado pelo paciente8. O presente estudo evidenciou a

preocupa-ção dos ortodontistas participantes com relapreocupa-ção ao fator legalidade: 80,1% afirmaram preencher prontuário clíni-co; 88% fazem planejamento ortodôntico por escrito; 73% assinam contrato antes do início do tratamento, sendo que 40% desses contratos são revisados por um advogado.

Quanto à utilização de computadores no con-sultório: 75% dos participantes revelaram que fazem

uso do computador no consultório. Porém, 43,3% dos C.D.s brasileiros relataram que o consultório ainda não se encontrava informatizado2.

Quanto à utilização de equipamentos de biosse-gurança no consultório: a porcentagem dos

profissio-nais que utilizam todos os tipos de recursos da biosse-gurança ainda é baixa (37,76%); há necessidade de ên-fase. A fim de prevenir ocorrências de contaminações na equipe e proteger os pacientes de possíveis infecções cruzadas, todos os pacientes devem ser considerados como portadores em potencial de alguma infecção.

Quanto às entidades de classe e perspectivas para o futuro da profissão: 80,1% dos profissionais

entrevistados participam de alguma entidade regio-nal; 34% participam de uma entidade nacioregio-nal; 30,3% participam de entidades de outros estados; e 15,7% de entidades internacionais. Foi observado que 7,1% dos especialistas não fazem parte de nenhuma entidade de classe. Entre os C.D.s, encontramos que 57,7% par-ticipam de alguma entidade de classe que não o CFO, como, por exemplo, as associações (94,4%). O grau de satisfação com relação a esse tipo de entidade foi alto, sendo de 22,6% para ótimo e 47,7% para bom2.

De acordo com as respostas apresentadas pelos en-trevistados, observamos que 45% dos profissionais têm perspectivas futuras positivas em relação à especialidade; 22,6% apontam para uma neutralidade, enquanto 28,6% relataram perspectivas negativas em relação à Ortodontia.

Com os C.D.s brasileiros, a situação se mostrou um pouco melhor, com um total de 69,1% dos entrevistados declarando que escolheriam novamente a profissão e outros 69,5% se dizendo otimistas em relação ao futu-ro da Odontologia2. Confrontando esses dados, outros

autores apontam uma porcentagem extremamente alta (66,9%) de ortodontistas que não estimulariam seus fi-lhos a fazer o curso de Odontologia na atualidade10.

(9)

© 2012 Dental Press Journal of Orthodontics 31.e9 Dental Press J Orthod. 2012 May-June; 17(3):31.e1-9

Vislumbrando futuros mais promissores para a profissão, os especialistas que participaram do estudo fizeram algumas solicitações às entidades de classe, as quais, se fossem atendidas, teriam os seguintes efei-tos: diminuição do número de cursos e de ortodontis-tas através de maior rigor na fiscalização; a abertura de novos cursos de especialização, os quais trariam maiores possibilidades de benefícios financeiros para o profissional, além de uma valorização do seu desem-penho; maior valorização financeira ao especialista em ortodontia, além do crescente reconhecimento.

CONClUsÃO

Esse estudo permitiu levantar informações para delinear o perfil do profissional de Ortodontia do esta-do de Minas Gerais, consideranesta-do sua individualidade,

seus pacientes, formação e técnicas usadas. Em relação ao público-alvo, podemos concluir que ele é composto, em sua maioria, por adolescentes (33,75%) e jovens adultos (27,45%). Os pacientes chegam aos consultó-rios do ortodontista, predominantemente, através de indicação dos próprios pacientes (46,79%).

Dentre as informações mais relevantes coletadas, podemos citar a negligência no uso de alguns equi-pamentos de proteção individual, sendo que apenas 37,76% usam todos os recursos de biossegurança.

A documentação final tem sido solicitada com menor frequência em relação àquela inicial, o que evidencia a não-observância de uma parte importante do processo de documentação do tratamento ortodôntico. No tocante às perspectivas futuras da profissão, os ortodontistas otimis-tas não ultrapassaram a metade (45%) dos entrevistados.

1. Almeida MR, Vieira GM, Guimarães Junior CH, Neto MA, Nanda R. Emprego racional da Biomecânica em Ortodontia: “arcos inteligentes”. Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2006;11(1):122-56.

2. Conselho Federal De Odontologia (CFO). Perfil do Cirurgião-Dentista no Brasil. Relatório de pesquisa do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas [internet]. Londrina: INBRAPE; 2003. [cited 2008 Oct 16]. Available from: http://www.cfo. org.br/download/pdf/perfil_CD.pdf.

3. Gottlieb EL. Population. Ortodontics Economics. J Clin Orthod. 1980a Aug;14(8):572-4.

4. Gottlieb EL. Number of Orthodontists. Ortodontics Economics. J Clin Orthod. 1980b Aug;14(8):572-4.

5. Gottlieb EL. Are You Ready For a Computer? J Clin Orthod. 1981 Jan;15(1):52-61.

6. Gottlieb EL, Nelson AH, Vogels DS. JCO orthodontic practice study. Part 1. Trends. J Clin Orthod 1985;19:799-806.

7. Gottlieb EL, Nelson AH, Vogels DS. Study of orthodontic diagnosis and treatment procedures. Part I: results and trends. J Clin Orthod. 1991;25:145-56.

ReFeRências

8. Koubik R, Feres MAL. Aspectos legais da ortodontia. Ortodontia. 1995;28(2):64-70.

9. Loft GH, Reynolds JM, Zwemer JD, Thompson WO, Dushku J. The occurrence of craniomandibular symptoms in healthy young adults with and without prior orthodontic treatment. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1989 Sep;96(3):264-5.

10. Morgenstern AP, Feres MAL, Petrelli E. Caminhos e descaminhos da Ortodontia no Brasil. Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2004;9(6):109-21.

11. Morrant DG, Taylor GS. The prevalence of temporomandibular disorder in patients referred for orthodontic assessment. Br J Orthod. 1996 Aug;23(3):261-5.

12. Perry HT Jr. Adolescent temporomandibular dysfuntion. Am J Orthod. 1973 May;63(5):517-25.

13. Pissette AP. II Estudo sobre a prática ortodôntica no Brasil - 1995. Ortodontia. 1997;30(3):7- 15.

14. Queiroz Júnior G, Feres MAL. Estudo sobre a prática ortodôntica no Brasil. Ortodontia. 1994;27(3):67-77.

15. Rudolph DJ, Sinclair PM. Orthodontic graduate education survey 1983-1994. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1997 Oct;112(4):418-24.

Referências

Documentos relacionados

O correu associação do estresse com os problemas de saúde, sendo que aqueles que apresentaram maior nível de estresse, se comparados aos que não apresentaram,

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de

Um ambiente, interface dentro deste site, uma plata- forma para denúncias e até mesmo para tirar dúvidas, porque pode ter pro- blemas no seu setor que não seja assédio moral, se for

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Em comparação as instituições, a ocorrência de indisciplina é maior nas escolas públicas, tendo 6 dos professores reconhecendo tal evento, sendo que a maioria das