• Nenhum resultado encontrado

A Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso - 63 anos de história. A festa continua neste final de semana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso - 63 anos de história. A festa continua neste final de semana"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Foto: Antônio Galdino

A partir da direita: Pastor Juan Carlos, Pr. Paulo Brasil, e os presbíteros Carlinhos, Paulo Alves, Ivan e Wilson Dorta.

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA 13/10/2012 - 01:18

A Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso - 63

anos de história. A festa continua neste final de

semana

Dias 13 e 14/10 pastor Carlos Henrique, do Recife discorrerá sobre a Reforma

Protestante.

Igreja Presbiteriana – da origem aos

nossos dias

A história da Igreja Presbiteriana tem suas origens no século dezesseis, quando Martinho Lutero lançou suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, questionando atitudes e ações seculares desenvolvidas pela Igreja Católica naqueles tempos.

Os questionamentos de Lutero, na Alemanha, mereceram estudos na Suiça, por Ulrich Zwinglio e João Calvino, francês que se estabeleceu em Genebra e na Escócia, e que chegou a escrever ao Rei Eduardo VI, da Inglaterra, que era protestante, encorajando-o nas suas reformas e por John Knox, este, considerado o Patriarca do Presbiterianismo.

Durante muitos séculos a Igreja exerceu grande poder sobre o Estado.

Em 1559 John Knox deixou Genebra, na Suíça onde estava refugiado e estudava com Calvino e voltou à Escócia. Em 1960, o Parlamento escocês aboliu o catolicismo, adotou a fé reformada no país e criou a Igreja Nacional Presbiteriana.

O presbiterianismo saiu das Ilhas Britânicas para a América do Norte onde foi criada a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. O primeiro presbitério foi criado em 1706 e o primeiro sínodo em 1717.

(2)

No século XIX, a escravidão e a guerra civil americana levaram os presbiterianos a se dividirem em duas grandes igrejas: a do Norte e a do Sul.

Dos Estados Unidos da América o presbiterianismo se expandiu para várias partes do mundo, chegando ao Brasil em 1859.

Foi da Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos que veio ao Brasil o jovem missionário Ashbel Green Simonton. Ele chegou ao Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1859 para fundar a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Dez anos depois, em 1869, foram os missionários George Nash Morton e Edward Lane, da Igreja Presbiteriana do Sul dos Estados Unidos que aportaram no Brasil. Estabeleceram-se em Campinas/SP mas decidiram realizar seu trabalho missionário na Região Nordeste do Brasil.

A Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, nascida em 1949, tem sua origem na Missão Presbiteriana do Norte, sediada em Recife, Pernambuco.

O nome Igreja Presbiteriana vem da forma como ela é administrada, através de presbíteros eleitos pelas comunidades locais formando um Conselho, a base local de outros concílios superiores que são os Presbitérios, os Sínodos e o Supremo Concílio.

Quanto à teologia “a Igreja Presbiteriana do Brasil é herdeira do pensamento do reformador João Calvino e das notáveis formulações confessionais – confissões de fé e catecismo – elaborados pelos reformadores nos séculos dezesseis (XVI) e dezessete (XVII), como os documentos produzidos pela Assembleia de Westminster, reunida em Londres na década de 1640, que são a Confissão de Fé de Westminster e os catecismos Maior e Breve, adotados oficialmente pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

Quanto ao culto, ele deve seguir as normas contidas na Escritura, não sendo aceitas as práticas proibidas ou não sancionadas por ela.

O culto presbiteriano caracteriza-se por uma ênfase teocêntrica, a centralidade do Deus triúno, simplicidade, reverência, hinos com conteúdo bíblico e pregação expositiva.

Para administrar as várias ações da igreja, a Igreja Presbiteriana do Brasil, nas igrejas espalhadas em todo território nacional, são criados departamentos com atuação específica em

(3)

Foto: Antônio Galdino

A 1ª IPPA em fests - 63 anos - transmissão pela net

Foto: Antônio Galdino

sua área. Assim, funcionam, de forma harmônica: UCP – União de Crianças Presbiterianas

UPA – União Presbiteriana de Adolescentes UMP – União de Mocidade Presbiteriana UPH – União Presbiteriana de Homens SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina EBD – Escola Bíblica Dominical

ML – Ministério de Louvor Secretaria de Missões

Conselho de Presbíteros e a Diaconia

A Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso - 63 anos de

história

O nascimento da Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso está associado ao início de construção das usinas hidro elétricas da Chesf nas margens das cachoeiras de Paulo Afonso.

Entre os trabalhadores nordestinos que chegavam para trabalhar nesta grande obra, estavam os evangélicos que se reuniam precariamente, até embaixo de árvores para estudar a Palavra de Deus, entoar hinos, estarem juntos como irmãos que professavam a mesma fé. Todos sentiam a falta de uma liderança.

Buscaram o apoio da Missão Presbiteriana do Norte, estabelecida no Recife e em 6 de agosto de 1949 recebem a visita do Pastor José Martins Ferreira vindo da cidade de Pesqueira, Pernambuco para organizar a Congregação Presbiteriana de Paulo Afonso.

Foi organizada a primeira diretoria, a Escola Bíblica Dominical, o cronograma dos cultos e o pastor José Martins ficou visitando a congregação, periodicamente, durante três anos e meio, quando fez 22 viagens a Paulo Afonso “em cima de um caminhão”, percorrendo quase 300 quilômetros de estradas de terra entre Pesqueira e Paulo Afonso.

(4)

Ministério de Louvor da 1ª IPPA

divulgação

Pastor José Martins Ferreira, pioneiro da Congregação Presbiteriana de

Paulo Afonso divulgação

Lançamento do livro com a história da 1ª IPPA, em 06/08/2011 (um ano atrás)

Foto: Antônio Galdino

Entre o grupo pioneiro, fundador do trabalho presbiteriano de Paulo Afonso, estava a Sra. Josefa Azevedo que permaneceu sempre atuante na 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, dirigindo a EBD, na SAF, no Coral, por 56 anos, até o seu falecimento em março de 2005.

O trabalho pastoral pioneiro do Reverendo José Martins Ferreira foi continuado por vários outros pastores o que fez

nascer outras igrejas e pontos de pregação como a Segunda Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, no Bairro Centenário, a Igreja Presbiteriana de Itaparica, em Jatobá, Pernambuco, a Congregação Presbiteriana do Bairro Tancredo Neves, o ponto de pregação e acampamento do Povoado Torquato, em Glória, Bahia, a congregação presbiteriana em Glória, Bahia, colheita das sementes plantadas, ao longo de sua história, pelos seus sucessores, pastores Moisés Peixoto, Hercílio Araújo, Marcelo Tito, Campos Sales, Ijon Câmara, José Maria Passos, Osmar Oliveira, José Maria de Araújo, Célio Miguel, Edson Dantas, Cornélio Beserra, Ricardo Davis, Abrahão Romão e Juan Carlos,

seu atual pastor.

Em Agosto de 2011, a Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso viu sua história resgatada no livro Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, 62 de história às margens do rio São Fancisco, de autoria do presbítero Antônio Galdino da Silva que ali chegou em 1965.

Ao longo destes anos a IPPA tem realizado profícuo trabalho na região, com a criação da IP de Itaparica, a 2ª IP de Paulo Afonso, Congregações no Bairro Tancredo Neves e na cidade de Glória, Acampamento e Ponto de Pregação no Torquato, também em Glória/BA, esta igreja tem sido um marco e referência entre as instituições evangélicas neste município.

Em seu aniversário de 63 anos, comemorado no dia 30 de setembro, a igreja trouxe como preletor o renomado pastor Paulo Brasil, do Seminário Presbiteriano do Norte, do Recife.

Na oportunidade, a 1ª IPPA, inaugurava mais uma forma de “levar o evangelho a toda criatura”, com a transmissão do culto através da internet num trabalho pioneiro na

(5)

Pastor Paulo Brasil

Foto: Antônio Galdino

Pastor Juan Carlos Pantaleão - 1ª Ig. Presbiteriana de Paulo Afonso

igreja, realizado bacharel Administração e Sistema de Informação, Éverton, membro da 1ª Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso.

Essa transmissão deverá ser realizada em outros cultos.

No final de semana, dias 13 e 14 de outubro acontecerão grandes cultos com o tema Reforma Protestante, com a participação do pastor Carlos Henrique. O atual pastor da 1ª IPPA é o reverendo Juan Carlos Pantaleão.

Referências

Documentos relacionados

As aulas de Educação Física, por meio do conteúdo de jogos, influenciam as relações sociais e afetivas de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental com

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação, da psicologia, da administração de empresas, do serviço social, das ciências contábeis, da economia,

Considerações Finais: Sendo assim o microagulhamento se mostra eficaz na capacidade de produção de colágeno e elastina que garante a renovação da pele, junto aos fatores

Esta segunda abordagem assenta no reconhecimento da relação subjectiva que o trabalhador estabelece com o seu trabalho e na importância do sentido que este atribui ao gesto e

Por outro lado, alguns estudos do desenvolvimento típico da intersubjetividade e da comunicação inicial não-verbal, tais como os de Stern (1977; 1992) e Bates (1976;

Das três formulações de hambúrgueres elaboradas, todas tiveram boa aceitação pelos provadores, sendo as formulações F2 e F3, as quais continham inulina e

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da adição de óleo essencial de copaíba e capim limão nas propriedades físico-quí- micas e na microestrutura de filmes obtidos

A pesquisa tem como objetivo diagnosticar, através do modelo proposto pelas autoras Bukowitz e Williams (2002), como o conhecimento captado, criado, usado e