• Nenhum resultado encontrado

Quem já leu com atenção os

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quem já leu com atenção os"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba “ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Conversão sem

arrependimento é encenação

Q

uem já leu com atenção os

diálogos entre Jesus e Pe-dro nos Evangelhos certa-mente constatou que essas conver-sas eram sempre intenconver-sas. Uma das mais acaloradas foi quando os discí-pulos estavam debatendo quem se-ria o maior no reino prometido por Jesus. Entre outras abordagens, o Mestre se dirigiu a Pedro e disse: “Quando tu te converteres, confirma os teus irmãos” (Lc 22:32b). Não sei se está claro para todos o quanto essa expressão é comprometedora e séria. Afinal, Jesus está dizendo a um de Seus discípulos que “se conver-ta” – alguém que já havia convivido com Ele por cerca de três anos, que tinha passado por muitas experiências marcantes, mas que aparentemente não ti-nha se convertido até aquele momento. Fico pensando quantas pessoas não se enquadrariam hoje na mesma situação, talvez com muito tempo de igreja, mas ainda sem uma conversão genuína.

Infelizmente, muitas vezes deixamo-nos levar por estereótipos que nós mes-mos criames-mos e legitimames-mos. Quando queremes-mos constatar se uma pessoa se converteu, olhamos para a forma como ela fala, como se veste, como ges-ticula, como se comporta no louvor durante o culto… Contudo, todas essas expressões são apenas estéticas, podendo facilmente ser reproduzidas sem nenhum fundo de autenticidade. Sim, tem gente que finge ser convertido e talvez nem saiba que está apenas teatralizando.

Não proponho aqui uma cruzada para denunciar falsas conversões, até por-que essa tarefa não nos foi atribuída por Jesus. Minha reflexão vai no senti-do de que devemos estar atentos a quem temos dasenti-do ouvisenti-dos, a quem temos elogiado, a quem temos honrado como “pessoas de Deus”. O pré-requisito básico de uma conversão genuína é o arrependimento; ou seja, a pessoa se arrepende de seus pecados, Deus a perdoa e lança no mar do esquecimen-to seus erros, promovendo uma virada de página em sua vida. Significa di-zer que a comprovação natural do arrependimento é a mudança e, por isso, a evidência da conversão é a transformação do caráter, dos valores, dos princí-pios e, quase sempre, do comportamento.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 705 | 4 DE MARÇO DE 2018

(2)

Mais uma vez não nos cabe julgar, mas também não podemos nos deixar enga-nar. Palavras bem colocadas, carisma e boa argumentação podem eventualmen-te dar um aspecto de mudança, de conversão; mas logo a vaidade, o orgulho, a altivez, a arrogância e a prepotência aparecem e revelam a encenação. Por isso, cuidado com quem você tem se associado, cuidado com as pessoas às quais vo-cê tem dado ouvidos, cuidado com aqueles(as) a quem vovo-cê tem admirado; vovo-cê pode estar sendo enredado(a) numa armadilha maquiavélica.

O Diabo nada mais é do que um grande enganador. Ele tenta nos driblar dizendo que algo errado não é tão errado assim. Ele tenta nos iludir dizendo que determi-nada pessoa mudou de verdade. Ele tenta nos burlar querendo nos convencer de que basta parecer que somos convertidos que tudo bem.

Jesus não quer ao Seu lado pessoas que reproduzam um estereótipo, mas indi-víduos verdadeiramente convertidos. Certamente, Pedro não era o único discí-pulo que ainda não havia se convertido. Judas, por exemplo, não se converteu e ainda recusou todas as oportunidades para isso. Seu fim foi a morte emocional, relacional, física e espiritual.

Converta-se hoje, converta-se todos os dias e viva uma vida li-vre e verdadeira!

Forte abraço,

Tiago Valentin, pastor

“Não se contente com uma vida cristã estática. Antes, tenha a firme determinação de crescer em

fé e amor, em sabedoria e santidade.”

John Stott, pastor e teólogo anglicano britânico (1921-2011)

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

A verdadeira beleza

A

beleza é um dos trunfos da mulher. Querer ser bela é ine-rente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher reina não ape-nas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que ela esteja apta a imperar com toda a sua força. Uma mulher que muito impressionou por sua beleza foi a rainha Ester. E não apenas ao rei Assuero, seu ma-rido, mas a todos que a cercavam (Et 2). A beleza de Ester não era superfi-cial e o texto bíblico nos fala que hou-ve muito preparo da parte dela. Foram nada menos do que doze meses de em-belezamento.

O livro de Ester não dá a receita em detalhes, mas as Escrituras, em seu

(3)

junto, ensinam um tratamento de beleza infalível. Siga cada passo e comprove sua eficácia.

Limpeza interior. Do coração procedem as fontes da vida (Pv 4:20-27). Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações e toda sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus nos adverte de que o mal vem de den-tro (Mc 7:14-23) e Jeremias nos fala dos enganos do coração (Jr 17:9). Por is-so, faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a re-moção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do cristão. Os ver-sículos 23 e 24 do Salmo 139 nos conduzem à confissão e ao quebrantamen-to pela ação do Espíriquebrantamen-to.

Elixir de rejuvenescimento. A mente exerce um grande poder sobre nós. Mu-lheres e homens, somos realmente aquilo que pensamos sobre nós mesmos – belos ou feios, novos ou velhos. O apóstolo Paulo fala em transformação pela re-novação da mente (Rm 12:2). De fato, isso faz mais efeito do que as operações plásticas que consertam (ou pioram) apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4:8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3:15), aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.

Óleo para a cabeça. É o óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133), que nos leva a amar as pessoas e aceitá-las como são; óleo que lubrifi-ca os relacionamentos, fluindo como ingrediente para uma convivência saudá-vel. Há também o óleo da unção do Espírito que, ungindo a cabeça, faz transbor-dar o coração (Sl 23:5).

Batom para os lábios. Trata-se do louvor. O Salmo 34:1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas, bem como o hábito da murmuração. É preciso enfeitar os lábios com palavras de louvor e de conforto que levantem os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sl 19:14).

Maquiagem. Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a ale-gria. “O coração alegre aformoseia o rosto” (Pv 15:13).

Brilho. O tempo que passamos com Deus dá brilho à nossa pele e à nossa vi-da. Que o diga Moisés (Ex 34:29). O escritor e presbítero católico francês Michel Quoist disse, certa vez: “Para ser bela, pare um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de Deus”.

Creme para as mãos. Como se vê em Eclesiastes 9:10 e em Provérbios 31:20, belas são as mãos adornadas com o serviço ao próximo, mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados. Cuidados com os pés. Formosos são os pés de quem leva boas notícias, as bo-as novbo-as da salvação (Is 52:7). São pés que andam por caminhos direitos e se retiram do mal (Pv 4:26-27).

Traje. A alta costura do ateliê do Senhor apresenta o traje do espírito manso e suave, “que é de grande valor diante de Deus” (1 Pe 3:3-4). E essa é a única fór-mula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.

Perfume. Mais precioso do que qualquer Chanel nº 5 é o “bom perfume de Cris-to”, pois é da grife do Senhor e “aroma de vida para vida” (2 Co 2:14-15). É bem diferente das famosas essências francesas, cujos frascos precisam ser bem

(4)

la-crados para não exalar o aroma; neste, o “vaso de alabastro” (a nossa casca grossa) tem de ser quebrado para perfumar o ambiente.

Etiqueta social. Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de be-leza, pois completam o trabalho realizado. Tais aulas defi nem-se numa só pala-vra: amor. Sem amor, nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente (1 Co 13:1-13). O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias.

Que Deus proporcione às mulheres desta comunidade oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor. Que cada uma desenvolva toda a sua potencialidade de mulher cristã, atuando em seu lar, em seu trabalho, num dos ministérios de sua Igreja... Enfi m, que em todo tempo e lugar a luz de Cris-to brilhe através de você!

Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

Fonte: Estudos Cristãos

“O fato de ser mulher não me torna um tipo diferente de cristão. Mas o fato de ser cristã me faz um tipo diferente de mulher.”

Elisabeth Elliot, missionária e escritora belga naturalizada norte-americana (1926-2015)

Avisos

Hoje (4/3), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

(5)

O Novidade de Vida voltou!

O projeto Novidade de Vida voltou, para glória de Deus! Nosso grupo de apoio não é um grupo de autoajuda, mas sim um grupo que recebe ajuda do Alto. Ve-nha desabafar, chorar e tirar a carga dos seus ombros. Por meio desse grupo, Deus tem trazido alívio e orientação para a nossa caminhada. O Novidade de Vi-da funciona toVi-das as quintas-feiras, a partir Vi-das 20h00, na nossa igreja.

Aniversário da nossa igreja

Em março, iremos completar 65 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó e celebrar o privilégio que o Senhor nos tem dado de manifestarmos o Seu Reino aqui na Terra. Neste ano, a temática do aniversário será “Uma Igreja de Discípulos e Discípulas Que Servem com Integridade”. Confira os pregadores que participarão da programação especial do mês de aniversário:

Hoje - Pastor Carlos Guilherme Magajewski,

da Igreja Metodista em Santo André;

11/3 - Pastor Eduardo Seixas Júnior,

da Igreja Metodista em São Roque;

18/3 - Pastor Denílson Gomes,

da Igreja Metodista em Guarulhos;

25/3 - Bispo José Carlos Peres,

da 3ª Região Eclesiástica.

Aniversariante

5/3 Antônio Roberto Ramos Nogueira

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermida-des e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da Luciana (sobrinha da Marilene), do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Paula (filha da d. Alda), do

Pe-dro (sobrinho da Maria José), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Re-gina, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria Jo-sé), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

• Pelos desempregados;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos; • Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

• Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada; • Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e LauraTiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura20h Tiago e Laura19h Tiago e Laura19h

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (4/3) PRÓX. DOMINGO (11/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

GUARDADOR DOS CARROS Gilberto Emerson

INTERCESSÃO Edward/Manoel Manoel/Nurimar

MINISTÉRIO INFANTIL Vilma/Carol/Pastora Deborah/Bia. B./Silvana/Carol

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bel

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Dinda

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pr. Tiago/Claudete

PREGADOR Pr. Carlos Guilherme Pr. Eduardo Seixas

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações

dos cultos em nosso canal no Youtube.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Definidos os dois eixos do domínio analisado, foram escolhidas três, das onze abordagens mencionadas por Hjørland (2002), a saber: 1) Estudos bibliométricos, no que se

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Um outro pressuposto da busca pela ampliação da participação das mulheres enquanto representantes políticas, seja por meios próprios ou mediante as ações afirmativas, é