• Nenhum resultado encontrado

Atividade de extratos aquosos no desenvolvimento de mosca-branca (Hemiptera: Aleyrodidae)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividade de extratos aquosos no desenvolvimento de mosca-branca (Hemiptera: Aleyrodidae)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Atividade de extratos aquosos no desenvolvimento de mosca-branca

Aleurothrixus aepim

Goeldi, 1886 (Hemiptera: Aleyrodidae)

Marcos Paulo Leite da Silva¹; Diego da Silva Cunha¹; Rudiney Ringenberg³; Franceli da Silva; Cintia Armond¹

¹Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, Cruz das Almas-BA, mpauloleite@hotmail.com. ²Pesquisador Embrapa Mandioca e Fruticultura – CNPMF, Cruz das Almas-BA.

RESUMO:

A utilização de extratos de plantas tem sido uma alternativa aos inseticidas. O objetivo deste trabalho foi avaliar extratos aquosos de sementes e folhas de nim, rizoma de gengibre, plantas de mastruz e produtos comerciais derivados de nim sobre o desenvolvimento ninfas de mosca-branca. A aplicação dos extratos ocorreu quando as ninfas de primeiro ínstar estavam estabelecidas. Quando foi realizada apenas uma aplicação dos extratos, a duração media do período de desenvolvimento de ninfas de primeiro ínstar variou de 2,50 dias para o tratamento sementes de nim a 4,88 dias para o tratamento Organic Neem®. Foi observado que a partir do terceiro ínstar os tratamentos gengibre (1,38 dias), Organic Neem® (1,35 dias) e Azamax® (0,79 dias) interferiram no desenvolvimento das ninfas, havendo a mortalidade posteriormente, exceto Organic Neem®. Com relação aos tratamentos com duas aplicações de extratos, o período de duração de primeiro ínstar para terceiro ínstar foi maior quando realizado uma aplicação dos extratos. Houve mortalidade total para os tratamentos gengibre, Organic Neem® e Azamax®, não ocorrendo o mesmo para o tratamento sementes de nim. Palavras-chave: Agricultura orgânica; Bioinseticida; Manihot esculenta.

ABSTRACT:

Activity of aqueous extracts in the development of the whitefly Aleurothrixus aepim Goeldi, 1886 (Hemiptera: Aleyrodidae)

The use of plant extracts has been an alternative to insecticides. The aim of this study was to evaluate the aqueous extracts of neem seeds and leaves, ginger rhizome, mastruz plants and commercial products derived from neem in the development of whitefly nymphs. The application of the extracts was when they settled early stages. After application of a single application of the extracts, the average development period of the early stages ranged from 2.50 days for the treatment of neem seed to 4.88 days for the treatment of organic Neem®. It was noted that since the third stage

of ginger treatment (1.38 days), Organic Neem® (1.35 days) and Azamax® (0.79 days) affected the development of the nymphs, with a subsequent mortality, except Organic Neem®. With regard to treatment with two applications of the extracts, the duration of the first to third stage stage was higher when performing an application of the extracts. Total mortality was observed by the ginger treatments, Neem® and Organic Azamax® which did not happen for the treatment of neem seeds. Keywords: Organic Farming, insecticide, Manihot esculenta.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de mandioca (Manihot esculenta Crantz). Sua produção anual gira em torno de 24,4 milhões de toneladas e sua área plantada é de 1,8 milhões de hectares, com rendimento médio de 13,86 toneladas de raízes por hectare (IBGE, 2009). Estima-se a geração de cerca de um milhão de empregos diretos nas cadeias produtivas de farinha e fécula, constituindo-se na base alimentar de aproximadamente 600 milhões de pessoas em todo mundo (SOUZA & FIALHO, 2003; FAOSTAT, 2009).

(2)

As espécies conhecidas popularmente como moscas-branca são insetos sugadores pertencentes à ordem Hemiptera e família Aleyrodidae, que apresenta seis genêros importantes na cultura da mandioca : Aleurotrachelus, Trialeurodes, Bemisia, Aleurothrixus, Aleurodicus e Tetraleurodes (BELLOTTI et al., 2002) . As moscas-brancas afetam a mandioca pela sucção direta da seiva (floema) provocando clorose e queda foliar, pelo favorecimento da fumagina e pela transmissão de virose, principalmente do vírus do mosaico africano, que até o momento ainda não foi constatado nas Américas (BELLOTTI et al.,1999).

No Nordeste brasileiro a espécie predominante é Aleurothrixus aepim (OLIVEIRA e LIMA, 2006). As moscas-brancas causam danos diretos e indiretos à mandioca. O dano direto é causado por ocasião da sucção da seiva e pode causar diminuição do vigor da planta, desfolhamento, murchamento, manchas cloróticas nas folhas, queda prematura de folhas, levando à redução na produtividade, dependendo das condições nutricionais da planta (YUKI, 2001). As raízes provenientes de plantas atacadas podem apresentar maior concentração de água e de fibras e com sabor amargo, diminuindo o valor comercial. Os danos indiretos envolvem o crescimento de fungos (fumagina) sobre o excesso de seiva que é excretado, o que diminui a área fotossintética.

Para o manejo da mosca-branca na cultura da mandioca não se recomendam os inseticidas químicos convencionais, por não possuírem registro e muitas vezes causarem desequilíbrios na entomofauna benéfica. Portanto, necessita-se de alternativas visando o manejo integrado para minimizar os danos, promover a redução populacional e reduzir os prejuízos advindos do seu ataque (MOREIRA et al., 2006). Em função disso, os produtos alternativos a exemplo dos extratos botânicos figuram-se como alternativa racional e sustentável em pequenos cultivos localizados em propriedades com mão de obra de base familiar. As plantas inseticidas podem ser utilizadas tanto diretamente no controle de insetos, através da aplicação de pós, óleos ou extratos brutos obtidos a partir de suas estruturas vegetais, quanto pela identificação de compostos com ação inseticida, permitindo sua utilização em larga escala, através da extração ou síntese industrial de tais compostos (MARTINEZ, 2002).

Dessa forma, o presente trabalho buscou avaliar a ação de extratos vegetais e produtos comerciais em ovos e no desenvolvimento de ninfas de Aleurothrixus aepim Goeldi, 1886 (Hemiptera: Aleyrodidae).

MATERIAL E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido no laboratório de Entomologia da Embrapa mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas-BA, no período de janeiro e fevereiro de 2012. A colônia de mosca branca foi implantada para dar suporte ao ensaio de avaliação dos extratos de nim a partir da coleta de adultos com auxílio de rede entomológica em cultivos comerciais de mandioca. Os adultos coletados foram

(3)

liberados em casa de vegetação visando infestar plantas de mandioca cv. Cigana Preta, cultivadas em sacos plásticos. Quando do início da emergência de adultos da geração F1, novas plantas foram introduzidas na casa de vegetação. Para a obtenção de ovos, 10 casais foram coletados da criação estoque e depositados nas folhas e mantidos com o auxílio de gaiolas circular durante 48 horas. Após esse período, os adultos foram retirados e as plantas foram examinadas sob microscópio estereoscópico para a eliminação do excesso de ovos, deixando-se 25 ovos/folha totalizando 100 por tratamento, sendo esses acompanhados.

As folhas e sementes maduras de A. indica foram coletadas em plantas localizadas na área do CNPMF. Após a coleta, essas estruturas vegetais foram secas em estufa com circulação de ar (40°C, por cerca de 48h), trituradas em moinho, obtendo-se desta forma os pós das diferentes partes vegetais. Para o preparo dos extratos aquosos, utilizou-se uma proporção peso/volume. Os pós das diferentes estruturas vegetais (folha e sementes) foram adicionados (separadamente por estrutura vegetal) à água destilada, nas concentrações para folhas de nim (Azadirachta indica) 10%, sementes de nim (Azadirachta indica) 7,9%, mastruz (Chenopodium ambrosioides L.), e gengibre (Zingiber

officinale L.) 60%. Essas misturas foram mantidas em local escuro por 24 h para extração dos

compostos hidrossolúveis, após esse período, o material foi filtrado. Como padrões de comparação foram utilizados uma formulação comercial à base de azadiractina 1,2% (Azamax®) nas concentrações 0,50%, aprovado pelo IBD para uso na agricultura orgânica de acordo com as normas internacionais NOP-EUA, IBD/IFOAM, CEE 2092/1 e JAS e um composto a base de óleo de nim (Organic Neem®) na concentração 0,75% aprovado para uso na produção orgânica “Produto em conformidade com a IN 007 de 17/05/1999 do MAPA-ANEXO III - 2”. Como testemunha foi utilizada água destilada.

A aplicação dos extratos ocorreu a partir do 9º dia no qual as ninfas de 1º ínstar já haviam eclodidas. A segunda aplicação dos tratamentos com duas aplicações foram realizadas sete dias após a primeira aplicação. As plantas foram mantidas em área anexo ao insetário do laboratório de entomologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura até a eclosão das ninfas, depois, foram transferidas para sala semiclimatizada, com temperatura de 25±3 ºC e fotofase de 12 horas, UR: 70 ± 10%; fotoperíodo seminatural.

As avaliações foram realizadas diariamente, sempre no mesmo horário, com o auxílio de microscópio estereoscópico, observando-se a eclosão das ninfas e as mudanças de ínstar, obtendo-se, assim, a duração do período total de ovo a ninfas de quarto ínstar. Foi acompanhado o desenvolvimento de 100 indivíduos por tratamento, sendo cada considerado uma repetição.

O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com sete tratamentos e cem insetos por tratamento, sendo cada inseto considerado uma repetição, totalizando setecentos insetos. Os dados

(4)

obtidos foram submetidos a análise de variância e teste de Scott-Knott ao nível de 5% de significância através do Programa SISVAR (FERREIRA, 2000).

RESULTADO E DISCUSSÃO

Quando foi realizada apenas uma aplicação dos extratos, a duração media do período de desenvolvimento de ninfas de primeiro ínstar variou de 2,50 dias para o tratamento sementes de nim a 4,88 dias para o tratamento Organic Neem® (Tabela 1). Não houve diferença estatística no desenvolvimento de ninfas segundo ínstar de mosca-branca após aplicação dos extratos de gengibre sementes de nim e Organic Neem®. Foi observado que a partir do terceiro ínstar os tratamentos gengibre (1,38 dias), Organic Neem® (1,35 dias) e Azamax® (0,79 dias) interferiram no desenvolvimento das ninfas, havendo a mortalidade posteriormente, exceto Organic Neem® (Tabela 1). A maior ação dos extratos derivados de nim pode ser atribuída ao maior teor de azadiractina (MOURÃO, 2004). A azadiractina é considerada o mais potente dos limonóides ou tetranortriterpenóides presentes no nim, atua na inibição da alimentação dos insetos, afeta o desenvolvimento das fases jovens dos insetos e atrasa o crescimento, reduz a fecundidade e a fertilidade dos adultos, altera o comportamento, causa diversas anomalias nas células e na fisiologia dos insetos (MARTINEZ, 2002). O menor período de sobrevivência das ninfas foram nos tratamentos sementes de nim e gengibre com 13,82 e 15,57 dias, respectivamente.

Os extratos de folhas de nim e de mastruz tiveram valores próximos da testemunha. Correa (2006) considera satisfatório o percentual de mortalidade de 80% para extratos vegetais. No entanto para Tavares (2005), a menor atividade inseticida das folhas ou planta inteira de C. ambrosioides está relacionada à translocação do princípio ativo das folhas para o fruto. Estes mesmos autores, utilizando o pó do fruto de mastruz sobre Sitophilus zeamais Mots, obtiveram a mortalidade de 37%, enquanto o extrato da planta inteira propiciou mortalidade de 17%.

Com relação aos tratamentos com duas aplicações de extratos, o período de duração de primeiro ínstar para terceiro ínstar foi maior quando realizado uma aplicação dos extratos. Houve mortalidade total para os tratamentos gengibre, Organic Neem® e Azamax®, não ocorrendo o mesmo para o tratamento sementes de nim. Silva (2009), trabalhando com extrato aquoso de gengibre, observou que dosagens 0,7, 0,8 e 0,9 g/mL-1 após 24 horas demonstrava o potencial inseticida do Toxoptera citricida Kirk (Hemiptera: Aphididae). Dentro dessa mesma linha de pesquisa, Ponte (1999) e Gonzaga et al. (2007), utilizando extrato de manipueira, obtiveram resultados semelhantes no controle de pulgão T. citricida. O tempo total de duração das fases de ovo a ninfas de quarto ínstar foi maior em relação a apenas uma aplicação dos extratos. Isso ocorreu possivelmente, devido a fase de ovo ter sido maior (Tabela 2).

(5)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BELLOTTI, A.C.; SMITH, L.; LAPOINTE, S.L. Recent advances in cassava pest management. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil. n.44, p.343-370, 1999.

BELLOTTI, A.C. Arthropod pests. In: Cassava: Biology, production and utilization. Eds: Hillocks, R.J., Thresh, J.M., Bellotti, A.C. CAB International. Oxon, UK. p.332, 2002.

CORRÊA, R.S. Toxidade de extratos de Lonchocarpus floribundus Benth (Timbó) sobre Toxoptera

citricidus Kirkaldy pulgão preto dos citros (Sternorrhyncha: Aphididae). Dissertação (Mestrado).

INPA/UFAM. Manaus-AM. 2006. 70f. :Il.

FAOSTAT. FAO. Disponível em: <http://faostat.fao.org/default.aspx>. Acesso em: 15 de nov. 2009.

FERREIRA, D.F. Análises estatísticas por meio do Sisvar para Windows versão 4.0. In: Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 45, São Carlos. Programas e Resumos... São Carlos: UFSCar, Julho de 2000. p.255-258.

GONZAGA, A.D.; RIBEIRO, J.D.; VIEIRA, M.F.; ALÉCIO, M.R.; Toxidez de Três Concentrações de Erva-de-rato (Palicourea marcgravii A. St.-Hill) e Manipueira (Manihot

esculenta Crantz) em Pulgão Verde dos Citros (Aphis spiraecola Patch) em Casa de Vegetação.

Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 5, supl. 2, p. 55-56, jul. 2007.

MARTINEZ, S.S. O Nim Azadirachta indica – natureza, usos múltiplos, produção. Instituto Agronômico do Paraná, Londrina: IAPAR, 2002, 142p.

MOREIRA, M.A.B.; FARIAS, A.R.; ALVES, M.C.S.; CARVALHO, H.W.L. Alternativas para o Controle da Mosca-branca, Aleurothrixus aepim na Cultura da Mandioca em Sergipe.

Embrapa Tabuleiros Costeiros, Comunicado Técnico nº 56, 2006, 4p.

OLIVEIRA, M.R.V.; LIMA, L.H.C. Moscas-Brancas na cultura da mandioca. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006, 57p.

PONTE, J.J. Cartilha da Manipueira. Uso do composto como insumo agrícola. Fortaleza ceará. 1999.

SILVA, M.P.L. Bioatividade de extratos vegetais no controle de pulgão preto Toxoptera citricida Kirk.,1907 (Hemiptera: Aphididae) na cultura dos citros e sobrevivência de joaninhas e abelhas. Dissertação (Mestrado) UFRB, Cruz das Almas-BA. 2009. 79f.:Il.

SOUZA, L. S.; FIALHO, J. F. Cultivo da mandioca para a região do Cerrado. Embrapa Mandioca e Fruticultura. Sistema de Produção, 8. Versão eletrônica, Jan. 2003. ISSN 1678-8796. TAVARES, M.AG.C. Bioatividade da erva-de-santa-maria Chenopodium ambrosioides L. (Chenopodiaceae) em relação a Sitophilus zeamais Mots. 1885 (Coleoptera: Curculionidae). Neotropical Entomology. vol.34 no.2 Londrina Mar./Apr. 2005.

YUKI, V. A. Mosca branca: histórico dos surtos e medidas de controle como praga e vetora de vírus. O Agronômico, Campinas, v.53, n.1, 2001.

(6)

Tabela 1. Duração (dias) (X ± EP) dos períodos de ovo a ninfas de primeiro a quarto ínstar de mosca-branca Aleurothrixus aepim em mandioca, após uma aplicação de extratos aquosos e produtos comerciais. Temp.: 28,4 ± 6,7ºC; UR: 70 ± 10%; fotoperíodo seminatural.

Extratos

Dias

Ovo 1º Instar 2º Instar 3º Instar 4º Instar *∑(ovo-4º ínstar)

Testemunha 7,84 ± 0,12 c 3,99 ± 0,09 b 3,78 ± 0,05 b 2,75 ± 0,04 b 5,56 ± 0,09 d 23,93 Folhas de Nim 10% 6,51 ± 0,08 b 3,70 ± 0,09 b 2,91 ± 0,04 a 2,62 ±0,09 b 4,29 ± 0,15 c 20,13 Mastruz 60% 7,34 ± 0,11 c 3,76 ± 0,11 b 4,21 ± 0,06 b 3,14 ± 0,06 b 5,79 ± 0,17 d 24,24 Gengibre 60% 6,33 ± 0,05 b 4,61 ± 0,12 c 3,25 ± 0,14 a 1,38 ± 0,04 a 0,00 ± 0,00 a 15,57 Sementes de Nim 7,9% 5,22 ± 0,10 a 2,50 ± 0,06 a 2,86 ± 0,15 a 3,24 ± 0,53 b 0,00 ± 0,00 a 13,82 Organic Neem® 0,75% 7,70 ± 0,14 c 4,88 ± 0,11 c 2,94 ± 0,13 a 1,35 ± 0,22 a 0,97 ± 0,01 b 17,84 Azamax® 0,50% 7,88 ± 0,09 c 4,01 ± 0,13 c 4,32 ± 0,30 b 0,79 ± 0,24 a 0,40 ± 0,00 a 17,4 - Médias nas colunas, seguidas pela mesma letra, não difere entre si pelo teste de Scott-Knott a 5% de significância.

* Somatório do período ovo ao 4º ínstar. Os valores não foram submetidos ao teste de Scott-Knott.

Tabela 2. Duração (dias) (X ± EP) dos períodos de ovo a ninfas de primeiro a quarto ínstar de mosca-branca Aleurothrixus aepim em mandioca, após duas aplicações de extratos aquosos e produtos comerciais. Temp.: 28,4 ± 6,7ºC; UR: 70 ± 10%; fotoperíodo seminatural.

Extratos

Dias

Ovo 1º Instar 2º Instar 3º Instar 4º Instar *∑(ovo-4º ínstar)

Testemunha 8,22 ± 0,04 c 4,45 ± 0,07 b 3,43 ± 0,06 b 2,69 ± 0,06 c 5,94 ± 0,09 c 24,73 Folhas de Nim 10% 8,24 ± 0,10 c 4,70 ± 0,08 c 3,62 ± 0,06 b 2,18 ± 0,04 b 5,61 ± 0,27 c 24,35 Mastruz 60% 8,03 ± 0,14 c 4,70 ± 0,09 c 3,37 ± 0.09 b 3,03 ± 0,16 c 3,75 ± 0,25 b 22,88 Gengibre 60% 7,00 ± 0,10 a 5,10 ± 0,12 d 2,34 ± 0,14 a 0,28 ± 0,05 a 0,00 ±0,00 a 14,72 Sementes de Nim 7,9% 7,65 ± 0,09 b 4,17 ± 0,08 a 7,52 ± 0,25 d 3,77 ± 0,44 d 0,18 ± 0,10 a 23,29 Organic Neem® 0,75% 7,11 ± 0,15 a 5,56 ± 0,07 e 3,65 ± 0,17 b 0,57 ± 0,12 a 0,00 ± 0,00 a 16,89 Azamax® 0,50% 8,54 ± 0,10 d 4,65 ± 0,10 c 4,85 ± 0,27 c 0,44 ± 0,18 a 0,00 ± 0,00 a 18,48 - Médias nas colunas, seguidas pela mesma letra, não difere entre si pelo teste de Scott-Knott a 5% de significância.

Referências

Documentos relacionados

The treatments consisted of the combination of two varieties of sugar-cane, RB867515 (V1) and SP81-3250 (V2), four soil depths and four levels of water deficit, represented by

O tratamento medicamentoso é fundamental para controle da esquizofrenia, mas na avaliação dos pacientes, os prejuízos acarretados pelo tratamento medicamentoso podem ser tão

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

A ideia, muito generalizada no Brasil, de que os índios têm muita terra, muito mais do que necessitam, de- monstra-se equivocada quando se compara com a situação da

Conjugated linoleic acids (CLA) and trans fatty acid profiles of blood plasma and milk fat in dairy cows fed a high-concentrate diet supplemented with linseed, sunflower, or

Na Introdução Geral são levantados dados relevantes sobre os assuntos tratados pela Dissertação: a família Sapotaceae, o gênero Pouteria Aubl., a Floresta Atlântica

Convém salientar que existem critérios de seleção para amostras não probabilísticas, a saber: a) por tipicidade - os grupos tendem a possuir a característica de um todo; b)

Dado a obtenção de todos os dados por meio digitais, todo e quaisquer resultados serão armazenados em serviços de nuvem, como o Google Drive, sabendo-se que o e-mail