• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ONLINE DE SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTITUBERCULOSTÁTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ONLINE DE SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTITUBERCULOSTÁTICOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

 

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ONLINE DE

SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTOS

ANTITUBERCULOSTÁTICOS

Andrea Mathias Losacco1, Maria de Lourdes Viude Oliveira2

1

Mestre em Saúde Pública, Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde, CCD – CVE – Divisão de Controle da Tuberculose, São Paulo, Brasil

2

Mestre em Saúde Pública, Médica da Secretaria de Estado da Saúde, CCD – CVE – Divisão de Controle da Tuberculose, São Paulo, Brasil

RESUMO: O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema online de solicitação de

medicamentos especiais para tratamento da tuberculose. O sistema foi elaborado na plataforma do Google Docs® e utiliza como banco de dados o Microsoft Excel®. A implantação do sistema se deu em junho de 2011, mostrando satisfação entre os solicitantes das medicações e a equipe da Divisão de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo, já que se tornou mais fácil gerenciar cada caso individualmente, analisar e monitorar os respectivos tratamentos. Foi sugerido pelos próprios solicitantes, que houvesse um espaço no formulário para descrever situações especiais apresentadas pelos pacientes, embasando esta solicitação. Pudemos observar que houve uma redução do tempo de demora na dispensação destes medicamentos, sendo agilizado o tratamento correto destes doentes, impedindo a piora das condições de saúde desta população, e o surgimento de casos de tuberculose extremamente resistentes, prevenindo-se inclusive óbitos por tuberculose.

Palavras Chave: Sistemas de Medicações, Tuberculose, Sistemas online.

ABSTRACT: This paper describes the development of an online request special medicines for the treatment of tuberculosis. The system was developed on the Google Docs ® platform and uses the Microsoft Excel ® database. The system implementation took place in June 2011 showing satisfaction among applicants of medications and staff of the Division of Tuberculosis Control of the State of São Paulo, since it has become easier to manage each case individually, analyze and monitor their treatment. It was suggested by the applicants, there was a space in the form to describe special situations presented by patients, basing this request. We have observed that a reduction in the time delay in the dispensation of these drugs, and powered the correct treatment of these patients by preventing the worsening of the health of this population, and the emergence of highly resistant cases of tuberculosis, including preventing deaths due to tuberculosis.

Keywords: Medication Systems, Tuberculosis, Online Systems.

1. INTRODUÇÃO:

A Tecnologia de Informação (TI) é uma ferramenta que tende a gerar qualidade da informação, diminuindo as incertezas no processo de tomada de decisão1. Conforme destaca Moraes (2002)2, a informação em saúde deve ser trabalhada no sentido de reforçar os direitos humanos, de contribuir para a eliminação da miséria e das desigualdades sociais e ao mesmo tempo subsidiar o processo decisório na área da saúde, em prol de uma atenção com efetividade, qualidade e respeito à singularidade de cada indivíduo e ao contexto de cada população.

(2)

 

Os sistemas de informação em saúde são tecnologias estratégicas na gestão e governança sobre a situação de saúde sobre determinada população alvo. A tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida basicamente pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo3,4.

Os fármacos para tratar a tuberculose comumente chamados de primeira escolha são a primeira opção no tratamento, podendo ser empregados com sucesso na grande maioria dos pacientes e incluem a isoniazida (H), a rifampicina (R), a pirazinamida (Z), e o etambutol (E)4. Porém, por motivo de resistência aos fármacos de primeira linha, ou intolerância aos mesmos, deve ser interrompido o esquema inicial e introduzidos medicamentos ditos especiais ou alternativos ao esquema básico.4

Os pacientes que são diagnosticados com as mycobactérias não tuberculosis (MNT), também devem ser tratados com medicamentos específicos para estes diagnósticos, diferente daqueles utilizados no esquema básico para tratar a tuberculose7. Deste modo, para tratar estes grupos de pacientes, devem ser solicitados à Divisão de controle da tuberculose do CVE – Centro de Vigilâcia Epidemiológica ¨Profº Alexandre Vranjac¨, os medicamentos alternativos específicos para o tratamento destes pacientes.

Surgindo assim a necessidade de um sistema informatizado de solicitação de medicamentos especiais, com intuito de monitorar este grupo de pacientes, que garantisse a eles receber o tratamento correto para seu diagnóstico, quer seja TB resistente ou MNT, almejando a cura destes pacientes o mais precocemente possível. Este tipo de intervenção consegue reverter as condições críticas destes pacientes, minimizando as complicações do seu processo de doença.

O Google Docs é uma ferramenta para criação e compartilhamento on-line de documentos, de forma gratuita. Através dela é possível fazer o upload de arquivos e acessar de qualquer lugar, e de qualquer computador, de forma colaborativa em tempo real. Ela é composta pelos seguintes módulos: Documentos, Planilhas, Apresentações, Desenhos e Formulários.

Neste contexto, este estudo abordará o aspecto que envolve a gestão da tecnologia da informação, direcionando o seu foco para as questões que dizem respeito à solicitação de medicamentos para este grupo de doentes anteriormente citados e o uso da tecnologia da informação, no que tange a seus processos decisórios, especialmente os sistemas de tomada de decisão do tratamento destes pacientes. Para alcançar estes objetivos, foi criada a solicitação online de medicamentos especiais.

2. OBJETIVOS:

O principal objetivo deste trabalho foi de analisar o gerenciamento das solicitações solicitação de medicamentos especiais para o tratamento de casos especiais de TB e casos de MNT.

A Implantação do sistema online objetivou apoiar o Programa de Controle da Tuberculose para subsidiar com agilidade a assistência prestada a estes pacientes, discutindo, o tratamento mais adequado para cada caso individualmente, minimizando o risco destes pacientes desenvolverem um agravamento de suas patologias e o que seria pior, de se tornarem casos de tuberculose extremamente resistentes.

(3)

 

3. METODOLOGIA:

Considerando que a assistência de cada paciente deve ser individualizada, demandando instrumental facilitador de monitoramento, identificação rápida dos fatores de risco e sinais de agravamento foi necessária utilizar uma ferramenta que pudesse gerenciar a solicitação de medicamentos e compor um banco de dados. Deste modo optamos por utilizar, a plataforma do GOOGLE DOCS® por ser um software de uso livre e atender perfeitamente nossas necessidades; através da qual foi montado um formulário de solicitação online destes medicamentos, cujo link foi inserido na página da Divisão de Controle da Tuberculose do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, conforme ilustra a Figura 1.

Figura 1. Página da web da Divisão de Controle da Tuberculose – CVE – SES – São Paulo, com destaque para a solicitação online de medicamentos especiais.

Quando o solicitante clica no pedido on-line, surge a tela do GOOGLE DOCS® com o formulário online, ele deve preencher a identificação do paciente (Figura 2), os dados da unidade de saúde (Figura 3), o esquema medicamentoso atual do paciente (Figura 4), e a justificativa para a solicitação dos medicamentos especiais (Figura 5).

(4)

 

Conforme o tipo de justificativa escolhida pelo solicitante: Resitência Medicamentosa, Toxicidade/Intolerância ou MNT, ele é encaminhado para a página seguinte conforme ilustram as figuras 6,7 e 8 a seguir.

Figura 2. Formulário online de solicitação de medicamentos especiais – Identificação do paciente.

Figura 3. Formulário online de solicitação de

medicamentos especiais – Dados da Unidade de Saúde

Figura 4. Formulário online de solicitação de medicamentos especiais – Esquema de tratamento.

Figura 5. Formulário online de solicitação de

(5)

 

Somente após preencher as páginas referentes à justificativa escolhida pelo solicitante, é que ele será remetido para a última página do formulário (Figura 9) e efetivamente solicitará o medicamento desejado. Após enviar a solicitação, o pedido é analisado pela equipe médica, o solicitante receberá um e-mail para retirar a medicação se o tratamento estiver adequado.

Figura 9. Formulário de solicitação de medicamentos especiais para tratar TB resistente, Intolerância medicamentosa ou MNTs.

Figura 6. Página da Resistência Medicamentosa

Figura 7. Página da Toxicidade

(6)

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO:

O formulário online foi disponibilizado na web em junho de 2011, podendo-se ainda solicitar estes medicamentos da maneira antiga, quando o solicitante baixava o formulário em PDF, preenchia manualmente e o encaminhava por fax, e para certificar-se do correto envio do fax, ele ainda dispunha de um tempo para telefonar para a Divisão de Controle da Tuberculose. Certamente o pedido online facilitou todo este procedimento.

Todas as solicitações atualmente são realizadas online. Desde que o pedido foi disponibilizado via web, foram realizadas 530 solicitações de medicamentos especiais através da internet. Sendo 143 para casos de Resistência aos medicamentos do esquema básico ou 27,0% do total de solicitações. 219 solicitações para casos de micobacteriosis não tuberculosas, o que corresponde a 41,3% do total das solicitações. E por fim foram realizados 168 pedidos de medicamentos especiais cuja justificativa era a toxicidade ou intolerância aos medicamentos do esquema básico para tratamento da TB.

Além disso, foi verificado que 338 solicitações foram realizadas para pacientes residentes no interior do Estado de São Paulo o que corresponde a 63,8% das solicitações, 162 solicitações foram realizadas para pacientes residentes na grande São Paulo totalizando 30,6% dos casos; e finalmente, 30 solicitações ou 5,7% do total, foram realizadas para pacientes residentes da Baixada Santista.

5. CONCLUSÕES:

As facilidades da ferramenta permitiram tanto ao solicitante quanto ao gestor, sua utilização de forma mais efetiva. Para o solicitante é bem mais prático preencher um formulário na web. Para o gestor é mais fácil o entendimento da solicitação devido ao fato de que a ferramenta consolida todas as respostas em uma planilha, e principalmente por exibir um sumário de cada questão, com o percentual de respostas, permitindo-lhe avaliar e adequar o tratamento para cada paciente de modo individualizado.

Também é possível analisar epidemiologicamente os casos de acordo com a justificativa da solicitação: resistência aos medicamentos, hipersensibilidade aos medicamentos, e solicitações de medicamentos para mycobacterium não tuberculosis. Poderemos também analisar outros dados em relação ao tratamento dos casos, como o medicamento que apresenta porcentagem de maior resistência, o que apresenta maior porcentagem de toxicidade e intolerância, e mesmo os medicamentos especiais mais utilizados.

(7)

 

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Oliveira, DPR de. Sistemas de informações gerenciais. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

2. Moraes, IHS. Política, tecnologia e informação em saúde. Casa da Qualidade Editora, 2002.

3. Ruffino-Netto A. Tuberculose: a calamidade negligenciada. Rev Soc Bras Med Trop;35:51-8, 2002.

4. Souza, MVN.; Vasconcelos, TRA. Fármacos no combate à tuberculose: presente, passado e futuro. Química Nova. v. 28, p. 678-682, 2005.

5. Google (2012), Google Docs, Disponível em: http://docs.google.com

6. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Manual de recomendações para o tratamento da tuberculose no Brasil. Brasília, 2011.

7. São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac¨. Recomendações para o diagnóstico e tratamento das micobacterioses não tuberculosas no Estado de São Paulo.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Os dados encontrados sugerem que existe condições de preservação com trechos alterados, logo faz-se necessário a reversibilidade dos impactos de maior magnitude como a

(2014) através da World Values Survey. A preocupação com o meio ambiente, bem como a pouca importância dada ao “ter” são características dos que tendem a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos