• Nenhum resultado encontrado

A Urbanização no Brasil: o processo geral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Urbanização no Brasil: o processo geral"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A Urbanização no Brasil:

o processo geral

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (AUR051)

Prof.: LUCIANE TASCA

A Urbanização Pretérita

 Durante séculos o Brasil com um todo apresenta-se

como um país essencialmente agrícola, sendo toda a nossa história a de uma sociedade de lavradores e pastores.

 No começo a cidade era bem mais uma emanação de poder longínquo, uma vontade de marcar presença num país distante.

 O geógrafo Milton Santos aponta (conforme Hoselitz, 1960) que as cidades no Brasil cresceram como “flor exótica”, sendo sua evolução atrelada aos fatores políticos e econômicos.

ETAPAS DA ORGANIZAÇÃO

DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

De modo geral, porém, é a partir do século XVIII

que a urbanização se desenvolve e “a casa

torna-se a residência mais importante do

fazendeiro ou do senhor de engenho, que só vai

à sua propriedade rural no momento do corte e

da moenda da cana

” (Bastide, 1978).

O processo de urbanização no Brasil iniciou-se em 1532 com a fundação da Vila de São Vicente, no litoral paulista. Salvador, a primeira cidade brasileira, foi fundada em 1549.

O primeiro surto de urbanização verificou-se no século XVIII, com o ciclo da mineração.

A atividade mineradora contribuiu para esse processo por vários motivos: provocou a transferência da capital da Colônia (de Salvador para o Rio de Janeiro – 1763) e o deslocamento do eixo produtivo do Nordeste açucareiro para o Sudeste aurífero, originando inúmeras vilas e cidades (Vila Rica, Mariana, São João del Rei, Diamantina, Cuiabá e outras) e promovendo a interiorização do crescimento econômico do País.

 O processo pretérito de criação de cidades tratava-se, conforme Milton Santos (2005), muito mais da geração de cidades que mesmo de um processo de urbanização.

 Subordinado a uma economia natural, as relações entre lugares eram fracas, inconstantes, num país com tão grandes dimensões territoriais.

 Mesmo assim, a expansão da agricultura comercial e a exploração mineral foram a base de um povoamento e uma criação de riquezas

redundando na ampliação da vida de relações e no surgimento de cidades no litoral e no interior.

(2)

 É todavia no final do século XIX que se conhece a aceleração do fenômeno sendo que a população sobe de 9,9 milhões para 14,3 milhões, crescendo mais de 40% em apenas 15 anos.

A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

TEM DOIS MOMENTOS IMPORTANTES:

 Antes de 1940-50: no qual o papel das funções administrativas tem, na maior parte dos estados, uma significação preponderante.

 Após 1940-50: no qual os nexos econômicos ganham enorme relevo, e se impõe às dinâmicas urbanas na totalidade do território.

 Pode-se dizer que a base econômica da maioria das capitais de estado eram, até o fim da Segunda Guerra Mundial, fundadas na agricultura que se realizava em sua zona de influência e nas funções administrativas públicas e privadas, mas, sobretudo, públicas.

 O processo de urbanização no Brasil ganhou intensidade a partir da década de 1950, devido à industrialização e à modernização das atividades agrárias.

 Em 1940, apenas 31% dos brasileiros viviam em cidades, contra 69% no meio rural. Em 1980, a situação inverteu-se: 67,5% estavam vivendo em cidades, e apenas 32,5% na área rural.

 Desde o início do processo de colonização, as cidades concentraram-se na faixa litorânea.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=590200&page =24

A CIDADE

NOSSO CAMPO DE ESTUDO:

SÃO PAULO

Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões

metropolitanas do estado, como Campinas, Baixada Santista e Vale

do Paraíba; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado

Complexo Metropolitano Expandido– ultrapassa 29 milhões de

habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro.

As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes é a quarta maior aglomeração

(3)

Fonte: http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/sao_paulo_cidade.jpg Fonte: http://www.pco.org.br/conoticias/nacional/direita-fascista-levanta-a-cabeca-e-exige-upp-na-favela-de-paraisopolis-/eijj,b.html Fonte: http://laurams.wordpress.com/2008/03/18/pq-eu-nao-tenho-vontade-de-ir-a-sao-paulo/

RIO DE JANEIRO

Em 2010, a população do Rio de Janeiro segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 6 323 037 habitantes na cidade e 11 711 233 na região metropolitana, o que o torna a segunda maior

Conurbação do Brasil

Embora classificada como uma das principais metrópoles do mundo, segundo o censo de 2010 feito pelo IBGE, 1,39 milhão dos 6,29 milhões de habitantes da cidade - o que corresponde a aproximadamente 22% de sua população - vivem em aglomerados subnormais. Essas favelas se instalam principalmente sobres os morros ou em mangues aterrados onde as condições de moradia, saúde, educação e segurança são extremamente precárias.

(4)

Fonte:http://www.placesonline.com/south_america/brazil/rio_de_janeiro/photo_detail.asp?fi

lename=22737_rio_de_janeiro_copacabana_beach Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:1_rocinha_favela_closeup.JPG

 A quase totalidade das cidades brasileiras são espontâneas, porque surgiram naturalmente de pequenos núcleos ou povoados.

 Existem também as cidades planejadas, como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Boa Vista e Palmas.

Cidade Planejadas

Belo Horizonte / Aarão Reis, 1894

O plano do engenheiro para a criação de BH consistia na definição de uma avenida (a

Avenida do Contorno) para

delimitar a futura área urbana da cidade, e fazer com que a cidade fosse construída apenas dentro de tal avenida, conforme seu projeto para as ruas, avenidas e bairros. Devido ao grande crescimento econômico que mais tarde ocorreria na região de Belo Horizonte, este projeto de delimitação da área urbana no interior da avenida se tornou inviável e a cidade cresceu em meio as montanhas, muito além do limite original. A região de Belo Horizonte que se localiza no interior de tal avenida é hoje o

centro da cidade, já que Belo

Horizonte cresceu muito além do previsto

(5)

Plano Piloto da cidade de Brasília no Distrito Federal, teve

sua forma inspirada pelo sinal da Cruz, sendo o formato da cidade popularmente comparado ao de um avião.

Foi projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital.

O projeto consistiu basicamente no Eixo Rodoviário (ou "Eixão") no sentido norte-sul, e Eixo Monumental no sentido leste-oeste.

A criação arquitetônica dos monumentos centrais foi designada a Oscar Niemeyer.

O nome Plano Piloto, originalmente atribuído ao projeto urbanístico da cidade, passou a designar toda a área construída em decorrência deste plano inicial.

Atílio Correia Lima Plano Piloto de Goiânia, 1930

Influenciado pelo conceito de Cidade Jardim e pela

arquitetura de Le Corbusier Notabilizou-se por integrar arquitetura e planejamento urbano, baseando-se em estudos sobre a origem e o desenvolvimento das cidades

brasileiras.

Boa Vista

 A cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França

 O planejamento de Boa Vista mobilizou uma vasta equipe dos mais conceituados especialistas em urbanismo, esgotos sanitários, esgotos pluviais, abastecimento d’água e energia elétrica com sua rede distribuidora.

 É interessante notar que em um projeto feito na década de 1940, quando os automóveis ainda não eram um problema urbano, e em Boa Vista poucos existiam, o projeto da cidade já contava com ruas extremamente largas, sendo a Avenida principal com cem metros de largura.

 Estas dimensões, aparentemente exageradas para a época, se mostraram de acordo com o progresso dos anos seguintes, fazendo com que Boa Vista

conservasse a qualidade urbana ao longo dos anos. Na década de 1970 chegou a ser apontada como a cidade de melhor qualidade de vida em todo o Brasil.

(6)

 Resultante do desmembramento do estado de Goiás pela Constituição de 1988, a cidade de Plamas foi fundada em 20 de maio de 1989.

 Após quase vinte anos sua população está próxima dos 200 mil habitantes.

 70% das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população atendida.

 De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.

 A partir dos anos 1960, o poder público passou a intervir decisivamente na organização do espaço brasileiro.

 O projeto desenvolvimentista tinha como objetivos, além da integração nacional, a modernização do território e o desenvolvimento da economia capitalista.

 Para tanto, era necessário expandir a indústria e construir uma sociedade de consumo

predominantemente urbana.

 Políticas espaciais explícitas e vultosos investimentos deram respaldo à urbanização como estratégia do desenvolvimento do território.

 Um aspecto da questão urbana pode ser remetido a essa proposta de construir um Brasil urbano.

 Além da implantação de hidrelétricas, portos, aeroportos, dutos e canais e de grandes projetos industriais, apoiados em financiamento externo, a expansão da rede de energia, de estradas e de comunicações foi um meio de eliminar barreiras à circulação do capital, que teve, então, um expoente na indústria automobilística.”

(DAVIDOVICH, Fany. A questão urbana. In: IBGE. Atlas nacional do Brasil 2000, p. 147)

Dados IBGE /Censo 2000

 Segundo o IBGE, o percentual de população urbana

elevou-se para 81,2, bem próximo dos percentuais encontrados em países desenvolvidos: 137,6 milhões de pessoas viviam em áreas urbanas no Brasil em 2000.

 As três capitais mais populosas do Brasil são: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

 Em 2000, essas cidades concentravam 46,3% da população total residente nos municípios das capitais brasileiras.

Metropolização

 No Brasil, desenvolveu-se uma urbanização

concentradora, isto é, que forma grandes cidades e metrópoles.

 Em 1950, só existiam duas cidades com população acima de 1 milhão de habitantes: Rio de Janeiro e São Paulo.

 Em 2000, ambas apresentam mais de 5 milhões de habitantes, e 13 municípios passaram a contar com população urbana superior a 1 milhão de habitantes.

(7)

 Em 1950, São Paulo não se incluía entre as 20 cidades mais populosas do mundo.

 No ano 2015, segundo estimativas da ONU, a região metropolitana de São Paulo, com 20,3 milhões de habitantes, será a quarta maior aglomeração urbana no mundo, antecedida por Tóquio, no Japão (28,9 milhões), Bombaim, na Índia (26,3 milhões) e Lagos, na Nigéria (24,6 milhões).

 Ela é a metrópole que melhor reflete o caráter concentrador da urbanização no País.

A Metrópole de São Paulo

 O censo de 2000 mostrou que a população

brasileira ainda se concentra nas grandes cidades e nas metrópoles.

 Em 1970, as regiões metropolitanas reuniam 24,3 milhões de pessoas; em 2000, passaram a contar com 67,8 milhões de pessoas, ou seja, esta população quase que triplicou em três décadas, representando 40,0% do total do País.

 No entanto a população das capitais estaduais vem crescendo mais lentamente do que a do País. Este é um dado recente e importante, porque as grandes cidades ficam um pouco mais aliviadas dos problemas gerados pelo excesso de população.

Texto

MARICATO, Ermínia. Brasil, Cidades: alternativas

para a crise urbana. Petropolís, RJ: Vozes, 2008.p.15 a

Referências

Documentos relacionados

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Assim como pudemos perceber através da análise do Programa Gerenciador de Educação on-line Blackboard, há ainda pouco espaço para a interação entre aluno - aluno, entre professor

It leverages recently released municipality-level information from Brazil’s 2017 Agricultural Census to describe the evolution of three agricultural practices typically connected

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

O presente projeto de intervenção é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria das Dores Chagas, no

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

No bloco subtração colocaremos a largura da tela menos a largura da nave, para isso no lado esquerdo do bloco subtração será inserido o bloco screen width, devemos