• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PARANAENSE- UNIPAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PARANAENSE- UNIPAR"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

VIABILIDADE DO SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME COMO MÉTODO CONSTRUTIVO PARA HABITAÇÕES SOCIAIS

Allan Michel de Oliveira Sousa1 Kaio Henrique Moretto2

Jaqueline MantovaniVicentini3

RESUMO: O trabalho apresenta um estudo sobre o método construtivo Wood frame, quando utilizado em residências de um conjunto habitacional na região de Paranavaí, baseado em um estudo de caso, acompanhado de um estudo bibliográfico. Devido ao amplo mercado da construção civil, é necessário aderir novas tecnologias e inovações, com o intuito de melhorar os problemas relacionados as habitações direcionadas à população de baixa renda, tendo em vista a criação de novos programas para a construção de novas moradias. Neste contexto, ingressa a construção em madeira, Wood frame, que à muito tempo vem sendo utilizada em países de primeiro mundo. Portanto este trabalho apresenta as vantagens dessa técnica aplicada em um conjunto habitacional de interesse social, na região noroeste do Paraná, na cidade de Paranavaí, com 144 unidades unifamiliares, realizado no período entre setembro de 2016, com conclusão no mês de janeiro de 2018. Por meio de dados coletados em obras, e fornecido pela empresa responsável, foi apresentado o planejamento, produtividade, duração das atividades, configuração das equipes e sequenciamento da produção, no objetivo de apresentar um cronograma de entrega da obra.

PALAVRAS-CHAVE: Wood Frame. Sistema Construtivo. Habitação Popular.

1

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil, Universidade Paranaense UNIPAR, allanmengcivil@outlook.com

2

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil, Universidade Paranaense UNIPAR, kaiohmoretto@gmail.com

3

(2)

ABSTRACT: The paper presents a study about the construction method Wood frame, when used in residences of a housing complex of the region of Paranavaí, based on a case study, accompanied by a bibliographical study. Due to the broad construction market, new technologies and innovations are needed in order to improve housing-related problems for the low-income population, with a view to creating new programs for the construction of new housing. In this context, the construction of wood, wood structure, has been used for a long time in first world countries. Therefore, this work presents the advantages of this technique applied in a housing complex of social interest, in the northwest region of Paraná, in the city of Paranavaí, with 144 single family units, carried out from September 2016 to January 2018. data collected in the works , and provided by the company responsible, the planning, productivity, duration of activities, team configuration and sequencing of production were presented, in order to present a schedule of work delivery

KEYWORDS: Wood Frame. Construction System. Popular Housing.

(3)

1 INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade, com o surgimento dos primeiros seres humanos no planeta, surgiu também a necessidade da utilização da construção civil, no seu dia-a-dia. Diante da luta pela sobrevivência, o ser humano aprendeu a “engenhar”, ou seja, realizar obras que ajude a tornar sua vida mais fácil.

Com o passar dos anos as construções foram se modernizando, surgindo dessa forma novos sistemas construtivos. Devido a isso, surgiu a importância das inovações dos métodos construtivos, visando a necessidade de se obter novidades e tendências para agradar todos os tipos de usuários.

Um desses novos sistemas construtivos é o wood frame, pré-fabricado, que utiliza madeira de reflorestamento como principal componente de sua estrutura.

O wood frame para casas consiste num sistema construtivo industrializado, durável, estruturado em perfis de madeira reflorestada tratada, formando painéis de pisos, paredes e telhado que são combinados e/ou revestidos com outros materiais, com a finalidade de aumentar os confortos térmico e acústico, além de proteger a edificação das intempéries e também contra o fogo. (CALIL JUNIOR; MOLINA, 2010).

Atualmente no Brasil o sistema convencional de materiais como, alvenaria de tijolos cerâmicos e estrutura de concreto armado, são utilizados na maioria das obras, incluindo as de moradias de cunho social, devido à falta de conhecimento de outros possíveis sistemas construtivos.

O método em alvenaria convencional é realizado no canteiro de obras, podendo ser considerado um sistema artesanal, em muitos casos deixando de seguir as normas técnicas e obrigatórias. Com isto, pode-se gerar várias patologias, em exemplo, uma parede fora de prumo, ou até mesmo erros mais graves, como cálculo dos traços, proporção das misturas dos materiais, e das estruturas. (CONDEIXA, 2013)

Segundo a fundação João Pinheiro (2014), no Brasil um dos grandes desafios correspondente é à inexistência de moradias uni familiares de qualidade, de baixo custo e que possibilite o acesso à população de baixa renda, essa dificuldade é devido a grande resistência em aceitar os novos sistemas construtivos atuais.

Portanto, esse trabalho irá apresentar alguns aspectos técnicos do sistema Wood Frame, a viabilidade da utilização do sistema construtivo na cidade de Paranavaí, região noroeste do estado do Paraná, assim como as melhorias que o mesmo pode proporcionar na questão de rapidez, eficiência, sustentabilidade, entre outras, com intuito do sistema atribuir a região uma nova concepção construtiva.

(4)

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Wood Frame

A utilização da madeira iniciou-se na Pré-História, mas somente na idade média, os métodos evoluíram e passaram a serem utilizado de maneira mais organizada. O surgimento do capitalismo teve uma grande colaboração para o desenvolvimento de técnicas e métodos até nos dias atuais. Foram os sistemas construtivos artesanais da idade média, que forneceram toda a base para o aprimoramento de técnicas para utilização da madeira, e se tornou o material mais utilizado na Europa. (MORIKAWA, 2006).

Com isso surgiram novas ideias, novas concepções estruturais. Foram os imigrantes alemães os responsáveis por trazerem o sistema Wood Frame para o Brasil, determinado como enxaimel ou fachwerk, construção em prateleiras, onde a estrutura consiste em uma trama de madeira aparelhada com peças horizontais, verticais e inclinadas, que em sua construção vão formando paredes estruturadas e encaixadas entre si). (BENSON, 1997; FUTURENG. 2012). A Figura 2.1 ilustra a estrutura em Wood frame.

Figura 2.1 – Sistema estrutural Wood frame

Fonte –http://www.woodframe.eng.br/

2.1.1 Características de um Sistema Sustentável

A madeira é considerada o único material de construção reciclável, renovável e biodegradável, sendo ela também sustentável. O homem sempre utilizou da madeira na construção, devido às suas características e facilidade de extração. No Brasil a madeira não possui destaque em grandes obras, devido à ausência de informação sobre a utilização do material. Entretanto, atualmente existem grandes esforços para tornar a

(5)

madeira o principal material de construção, devido sua leveza, resistência, facilidade na execução, e também por sua existência em abundância, comprimentos e diâmetros variáveis. (PFEIL, 2003; MENDES, 2004).

Em busca de um processo construtivo de qualidade, sustentável, ágil e com diferencial no âmbito econômico, o sistema Wood Frame busca uma posição frente às diversas barreiras encontradas na atualidade. (MARQUES, 2008).

Segundo Marques (2008), para que uma construção seja considerada sustentável, devem seguir alguns critérios, sendo eles:

• ter menores custos energéticos, sociais, econômicos e ambientais.

•suas origens devem ser de fontes renováveis, não toxicas e não poluentes.

•garantir uma boa durabilidade, porem possibilitando sua reutilização caso seja necessário, sem gerar muitos desperdícios.

Neste sistema construtivo, os painéis são montados em um local separado, chegando pronto para o uso, diminuindo em metade do tempo comparado com o sistema convencional, além de ser uma obra limpa, resistente, com baixo desperdício de materiais e geração de entulhos no canteiro de obras, reduzido assim o impacto ambiental. (PANSERA; ZANARDO, 2016).

2.1.2 Etapas Construtivas do Sistema Wood frame.

Antes que a construção da estrutura em Wood Frame comece a ser executada, algumas atividades devem ser realizadas no local da obra. O terreno deve ser limpo e terraplanado. As tubulações do sistema elétrico, hidrossanitário e pluvial devem ser devidamente posicionadas. Somente após execução da laje de fundação é que o canteiro de obras está pronto para receber a estrutura. ( CARTER, 2005).

De acordo com Espíndola e Ino (2014), os sistemas construtivos leves possibilitam a construção nos canteiros de obras, parcialmente na fábrica e no canteiro, ou totalmente na fábrica ocorrendo somente montagem no local. Na maior parte das obras realizadas com sistema wood frame, é utilizado total industrialização, de forma que as paredes são inteiramente montadas dentro de uma indústria, levadas até o local da obra, e com auxílio de guindastes ou gruas, a edificação é construída por meio do encaixe das paredes já fabricadas, tornando assim, uma construção ainda mais rápida e eficaz.

Tanto no processo de fabricação como em pequenos acabamentos em obra o fechamento das paredes é utilizado os painéis de OSB (Oriented Strand board), que são placas de madeira compensada, que garante proteção as peças de madeiras estruturais contidas na parte interna dos painéis, fazem o fechamento dos vãos

(6)

e suporte para as próximas camadas de revestimentos, como as placas de gesso acartonado nas áreas internas, alem das placas cimenticias na parte externa da edificação. Nos painéis sua fixação é feita com pregos galvanizados. Os painéis OSB também são utilizados nos entrepisos das casas com pavimentos superiores, apoiadas sobre vigas de madeiras, geralmente com sessões retangulares. (MOLINA & CALIL JUNIOR, 2010).

Segundo a LP BuildingProducts, atualmente no Brasil, as peças de madeiras mais utilizadas com finalidade estrutural, são as consideradas madeiras duras, como peroba rosa, maçaranduba, pinus, ipê, jatobá, garapa, cumaru, eucalipto, aroeira e itaúba. Devido a utilização da madeira do tipo pinus como principal elemento na construção, sua estrutura é considerada relativamente leve, desta forma pode ser executada em qualquer tipo de fundação, desde que a resistência da fundação atenda a demanda da edificação, sendo o radie o método mais utilizado.

Para Molina (2010), uma das vantagens de se utilizar painéis pré-fabricados, está na possibilidade de embutir ainda em fábrica os sistemas elétricos e hidráulicos, dessa forma agregando praticidade e agilidade na construção.

Ainda segundo o autor, os revestimentos podem ser utilizados nas áreas internas e externas da edificação, sendo na parte interna comum a utilização de placas de gesso acartonado, seguido de pintura ou revestimentos cerâmicos, já nas áreas externas as placas cimentíceas também são utilizadas para garantir um acabamento semelhante ao da alvenaria, além de argamassa armada e tijolos aparentes.

2.1.3 Conforto térmico e Acústico

De acordo com Santiago (2012), o princípio básico do isolamento termo acústico fundamenta-se na isolação de multicamada, na qual compatibiliza placas leves de fechamentos afastadas, produzindo um espaço vazio entre elas, onde será posteriormente preenchido por matérias isolantes.

Os materiais de isolamentos térmicos, em exemplo, manta de lã de rocha, lã de vidro, placa de poliestireno ou outros matérias podem ser usados, devido a condutividade térmica menor que 0,065 w/.m.k e resistência térmica igual ou menor que 0,5m² k/w. (SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÕES TÉCNICAS, 2011).

O isolamento termo acústico tem a função de garantir o conforto dentro de um ambiente, de forma que as condições externas não influenciem as internas, bloqueando a passagem de sons e evitando ganhos e perdas de calor para o meio externo, desta forma o material isolante deve ser colocado no interior da estrutura, após o fechamento externo e passagem das instalações hidráulicas e elétricas, antes do fechamento interno. (SAINT GOBAIN, 2011).

(7)

2.1.4 Sistema Industrializado e Controle de Qualidade

Segunda Nakamura (2010), a produtividade do sistema em wood frame esta relacionada a industrialização , quanto mais industrializado for , mais produtividade terá.

A empresa Tecverde, uma das pioneiras na utilização deste método no Brasil, foi a realizadora da obra a qual será citada neste projeto, tendo a execução das edificações em wood frame totalmente industrializada, pois conta com os equipamentos de tecnologia alemã.

O processo de fabricação de uma residência, conta com 70% das etapas alocadas em ambiente fabril, com controle de qualidade e eficiência do produto e processos, que pode ser visto na Figura 2.2. Nesse sistema industrializado também permite a redução de desperdícios e mão de obra, segundo controle de qualidade da empresa o índice de perda no wood frame chega ser inferior a 10%.

Figura 2.2–Paredes em Wood Frame sendo executada em ambiente industrial

Fonte – www.tecverde.com.br

O controle de qualidade tem como objetivo assegurar que os processos sejam realizados conforme as normas que regem a fabricação de edificações em Wood frame, desde a obtenção da matéria prima, até os processos de montagem e acabamento.

A empresa conta com o certificado para execução de obras de edificações no PBQP-H Nível A, (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que é um Programa do Governo Federal

(8)

que tem como meta padronizar o patamar de qualidade dos mecanismos de fabricação das moradias para a população de baixa renda.

Figura 2.3 – Teste de resistência

Fonte – www.tecverde.com.br

2.1.5 Normas e Documentos Técnicos do Wood Frame

Segundo Espíndola e Ino (2014), no Brasil não existe normas técnicas que regulamentem a construção em wood frame porém, o SINAT n°005 e o DATEC n° 20 são uma grande evolução, servindo como fundamentação técnica para construtores, fornecedores, produtores e projetistas.

Em 2011, o wood frame teve seu primeiro documento técnico criado, através de interessados pelo setor madeireiro, um grupo de engenheiros e empresários criaram a Diretriz n° 005 que foi aprovada pelo SINAT. Essa diretriz apresenta os métodos de avalição e os critérios mínimos de desempenho do sistema no Brasil. Através de vários ensaios e testes realizados em instituições técnicas vinculadas ao SINAT, foi criado um documento de avaliação técnica (DATEC) n° 20, e cedido à empresa Tecverde.

2.1.6 Desempenho Estrutural

Segundo o documento de avaliação técnica DATec n° 20, para cada projeto de unidade habitacional e para cada implantação deve ser elaborado um projeto estrutural específico com todas as análises necessárias conforme normas prescritivas. Porém, nas análises feitas nos projetos estruturais das edificações

(9)

do sistema wood frame mostra que as ligações pregadas e/ou grampeadas entre as peças de madeira serrada, que compõem os quadros estruturais e a fixação das chapas de OSB a esses quadros, providenciam a estabilidade global da estrutura, ou seja, nesse sistema construtivo a madeira exerce tanto a função de vedação e acabamento, quanto função estrutural. Assim, ressaltando a importância da utilização de matéria prima de procedência, com exigências estabelecidas na diretriz n°005 do Sistema nacional de Aprovação Técnica de Produtos Inovadores (SINAT).

2.2 Metodologia

Para o discorrimento deste trabalho foi realizado um estudo bibliográfico, para melhor conhecimento a respeito do tema, servindo de base, seguido de um estudo de caso em uma obra de um conjunto habitacional de casas térreas unifamiliares de interesse social, composto por 144 unidades, na cidade de Paranavaí, região noroeste do Paraná, no período de setembro de 2016 a janeiro de 2018, conforme mostrado na Figura 2.4.

Figura 2.4 – Construção do Conjunto Habitacional Concluído

Fonte – www.tecverde.com.br

O levantamento de dados foi realizado a partir da análise dos documentos das obras, observação in loco, entrevista com engenheiros e encarregados de obra, obtendo-se informações acerca dos planejamentos, das atividades, duração das atividades, configuração de equipes e sequenciamento de produção.

Algumas informações referentes às primeiras unidades, as quais não foram acompanhadas pelos autores do presente trabalho, foram obtidas por meio de documentos de obra elaborados pelos funcionários.

(10)

Para facilitar a análise, também foram elaboradas algumas tabelas e gráficos a partir das etapas realizadas em obra, assim foi possível identificar, facilidades e dificuldades existentes utilizando esse método construtivo.

2.3 Resultado e Discussão

Serão apresentadas a seguir as características da obra estudada, juntamente com os resultados alcançados, com o objetivo de analisar as vantagens e desvantagens atribuídas a este método.

3.1 Características da Obra

Para a realização do estudo de caso, foi escolhida uma obra situada na cidade de Paranavaí, no estado do Paraná, executada com a parceria de duas empresas, a construtora Notti de Paranavaí juntamente com a empresa Tecverde da cidade de Curitiba, sendo 144 unidades habitacionais com 42 m² cada. O empreendimento é concebido para atender famílias com baixa renda, possuindo assim um caráter social. Cada unidade habitacional é dotada de sala, cozinha, dois dormitórios, banheiro e lavanderia na área externa.

O processo construtivo utilizado foi o wood frame, constituído por painéis de parede fabricados com madeiras reflorestadas e tratadas, com função tanto de vedação quanto estrutural, cobertura em estrutura de madeira com telhas de barro e piso cerâmico. O prazo de construção inicialmente estipulado, foi de 18 meses começando a obra no mês de setembro de 2016 e finalizando as atividades no mês de Janeiro de 2018.

No período em que os dados começaram a ser coletados, estavam sendo executados todos os tipos de atividades, desde a fundação até o acabamento final, visto que a obra possui muitas unidades.

Assim foi possível acompanhar a obra para coletar os dados reais de duração das atividades, e configuração das equipes.

2.3.2 Sequenciamento da Produção

Para a realização dos serviços a construtora Notti dispôs de uma equipe de funcionários, e contratou os serviços da empresa Tecverde especialista em construções em wood frame.

A construtora local foi responsável pela realização das etapas iniciais da obra, como a limpeza do local, preparação do canteiro de obras, terraplenagem e execução das fundações, instalações elétricas, instalações hidros sanitárias até as etapas finais como, pintura, paisagismo e infraestrutura do conjunto. Já a

(11)

empresa especializada foi responsável pela etapa de montagem das unidades, instalação dos revestimentos internos e externos.

Durante a realização da obra, a empresa contratada para montagem das casas, contavam em media com 15 funcionários, divididos em equipes para que pudessem realizar várias etapas da obra simultaneamente, desde os processos de preparação da fundação antes da montagem, a etapa de montagem dos painéis, controle de qualidade das paredes, com a conferência de esquadro e prumo, e processo de arremates internos e externos. Além da equipe administrativa, que contava com engenheiros e estágios.

A empresa também necessitava da ajuda de mais alguns funcionários terceirizados, para a realização do processo de instalação do revestimento interno em gesso, e instalação do madeiramento do telhado.

2.3.3 Realização das Etapas da Obra

Muitas etapas construtivas de construções convencionais, podem ser utilizadas em uma construção em wood frame, isso devido sua flexibilidade e versatilidade.

2.3.3.1 Fundação.

Devido ao baixo peso das estruturas de madeira, utilizadas na montagem das unidades, e o solo encontrado no local da obra ser do tipo (latossolos) encontrado em 31% do território estadual, apresentam alta estabilidade, baixo risco de erosão e grande capacidade para suportar construções foi possível utilizar fundação superficial do tipo radier, agregando a essa etapa da obra rapidez e economia, pois trata-se de uma fundação que não exige mão de obra, ferramentas e nem maquinários específicos, conforme a Figura 2.5.

Porém, para que as próximas etapas do processo construtivo pudessem ser realizadas de forma eficiente, as fundações tiveram que ser realizadas seguindo rigorosos critérios de qualidade para que na etapa de montagem os painéis fossem instalados adequadamente.

(12)

Figura 2.5 – Fundação radier

Fonte - Os Autores (2017)

Após o período de cura do concreto, o radier foi impermeabilizado para garantir estanqueidade às paredes, prevenindo futuros problemas com infiltrações. Durante o momento de concretagem os coletores e subcoletores de esgoto, e pontos elétricos, foram embutidos na laje de fundação, dessa forma, fez-se necessária extrema precisão no posicionamento dos pontos para que pudesse garantir que as tubulações verticais, como das pias e lavatórios, quadros de energia e tomadas, por exemplo, coincidam futuramente com o posicionamento das tubulações instaladas no interior dos painéis pré-fabricados.

2.3.3.2 Montagem

As tubulações hidráulicas e os pontos elétricos foram inseridos nos painéis ainda na fábrica, permitindo controle de qualidade do sistema por meio de testes de estanqueidade e pressão de ar, desta forma, facilitando os processos de instalações dos cabos de energia, assim como as ligações hidráulicas in loco, conforme mostrado na Figura 2.6.

(13)

Figura 2.6 – Painel pré-fabricado com as tubulação hidráulico e Ponto elétrico instalados.

Fonte – www.tecverde.com.br

Após a realização das etapas anteriores, iniciaram-se os processos de montagem dos painéis de parede pela empresa especializada.

Durante essa etapa, a equipe de montagem era formada por cinco funcionários especializados, além do operador do guindaste, contratado para movimentar os painéis.

As equipes são especializadas e possuem uma produtividade média de montagem de 3m²/homens por hora, ou seja, são até 3 vezes mais rápidas que a alvenaria convencional.

Conforme analisado em obra, em média a montagem de uma edificação durava cerca de 3 horas, em base, sabendo que a carga de trabalho diária era de 9 horas, a empresa realizava a montagem de 1,5 blocos ao dia.

Durante essa etapa notou-se uma das principais características positivas deste método. Devido a maior parte do seu processo de fabricação ser feito em ambiente fabril, o momento da montagem da edificação é extremamente organizado. Desta forma, permitindo um controle maior de custo, tempo, mão-de-obra, garantindo maior eficiência, limpeza, segurança e economia.

Os painéis são transportados fechados, com o revestimento externo, permitindo uma logística eficiente e uma construção mais industrializada, com menos etapas de execução em obra.

A primeira etapa da montagem das unidades consiste na movimentação dos painéis de cima dos caminhões com auxílio de um guindaste até o local exato, aonde são fixadas na fundação, seguindo sempre as exigências de projeto. A montagem das casas inicia-se pelas paredes portantes de carga, sendo ela a parede externa da edificação. A mesma é responsável por resistir a toda carga proveniente do telhado. Com isso é importante que, as treliças sejam anexadas às soleiras superiores das paredes externas, como mostra a Figura 2.8.

(14)

Figura 2.7 – Montagem dos painéis de parede

Fonte - Os Autores (2017)

Para que os painéis sejam fixados definitivamente, realiza-se uma conferência das medidas de projeto em relação a fundação, para que a fixação seja feita corretamente. Todos os materiais utilizados para fixar como parafusos, pregos e cantoneiras são submetidos a tratamentos específicos para resistir a fatores que possam afetar sua resistência, tornando esse método ainda mais confiável e seguro.

Após a fixação das paredes externas, são montados os painéis não portantes, que são normalmente as paredes divisórias internas, e devem ser capazes de resistir o peso próprio de sua estrutura e revestimento.

Assim que todos os painéis de uma unidade são fixados, inicia-se a montagem da casa ao lado, finalizando assim a montagem de um bloco completo.

Ao término da montagem, a equipe de conferência de qualidade inicia-se seus trabalhos, conferindo se todos os painéis estão fixados corretamente, respeitando as medidas de projetos, tanto no interior dos cômodos, quanto na área externa. Com ajuda de ferramentas simples como trenas, réguas de alumínio e prumos foi possível garantir que as dimensões estivessem de acordo com as exigências das normas que padronizam o controle de qualidade da construção de edificações com o método Wood frame, em exemplo a Figura 2.8.

(15)

Figura 2.8 – Nivelamento dos painéis

Fonte - Os Autores (2017)

2.3.3.3 Cobertura

Após o término da montagem da edificação, uma das equipes terceirizadas iniciaram o processo de cobertura, começando pela montagem do madeiramento do telhado, seguido pela instalação das telhas de barro, de acordo com os projetos de cobertura. A Figura 2.9 mostra a montagem do telhado.

Figura 2.9 – Madeiramento dos telhados.

(16)

2.3.3.4 Acabamentos Internos e Externos

Na etapa seguinte, uma equipe terceirizada começa o acabamento interno. O revestimento das paredes internas foi realizado com chapa de gesso para drywall tipo Standard (ST) com 12,5mm de espessura e para área molhável, como cozinhas e banheiros chapa de gesso para drywall Resistente à Umidade (RU) com 12,5mm de espessura, desta forma promovendo um ambiente com facilidade de higienização, com conforto térmico e acústico ao proprietário.

Simultaneamente a instalação do revestimento interno, outra equipe realiza os arremates externos, finalizando o revestimento com placas cimentícias classe A3 de 8mm de espessura, densidade de 850kg/m3 e variação dimensional de + 2mm/m. Esse processo conta com o tratamento das juntas do tipo aparente com aplicação de selante a base de poliuretano com tempo de cura de 24h e capacidade de deformação de 25% nas juntas entre placas, alem da fixação das pingadeiras de fundação, garantindo que os painéis e a fundação não tenham contanto com a umidade externa.

Após a instalação do revestimento interno e externo serem realizados, é possível que o processo de fixação das esquadrias como portas internas e externas, e janelas seja iniciado.

As próximas etapas dos acabamentos finais internos e externos, como instalação do forro pvc, junto com material isolante, revestimentos cerâmicos, textura, pintura, paisagismo não são de caráter exclusivo do método em questão, por isso não serão detalhadas.

Durante o decorrer das etapas citadas anteriormente, iniciaram-se as obras referentes à infraestrutura do conjunto habitacional, como pavimentação, conclusão da rede elétrica e hidráulica, para que pudessem concluir a obra no prazo estipulado.

(17)

Figura 2.10 – Casas modelo

Fonte - Os Autores (2018)

2.3.3.5 Duração das Atividades

Através dos dados obtidos durante a realização da obra, pode-se analisar a duração de cada etapa realizada.

A Tabela 2.1 apresenta a duração das atividades, que foram obtidas a partir da média de produtividade das equipes de trabalho, respeitando as procedências normais à execução da obra. As durações são referentes ao tempo necessário para fazer cada uma das atividades em um bloco, como por exemplo, duas casas geminadas, por cada equipe de trabalho, porém sabendo que algumas etapas contavam com mais de uma equipe trabalhando ritmicamente em diversos blocos.

Tabela 2.1 – Tempo gasto em cada etapa da construção de 1 bloco

(18)

Para que o empreendimento pudesse ser concluído dentro do prazo estipulado, foi de extrema importância as características positivas encontradas no método wood frame, tendo em vista a rapidez e eficiência obtida nas etapas. Em exemplo, na fundação, já que o método em questão tem como diferencial uma estrutura leve, possibilitou a utilização de uma fundação do tipo rasa, garantindo um ganho maior de tempo, assim como na etapa de montagem, como já citado a cima, é uma das características mais importante quando o intuito é otimizar o tempo de obra.

Para maior compreensão da eficiência obtida com a utilização deste método, em relação ao ganho de tempo em cada etapa, foi elaborado o Figura 2.11 e a Tabela 2.2, no qual apresenta a porcentagem de tempo, e a quantidade aproximada de dias úteis gastos em cada etapa da obra, no período total de 18 meses.

Além dos dados já apresentados, é necessário atribuir alguns dias para possíveis contratempos ou atrasos. Como durante o acompanhamento da obra foram observados vários dias de chuva foi estipulado o prazo de 30 dias da programação, para absorção de possíveis problemas.

De acordo com o calendário, nos 18 meses estipulados haverá um total de 396 dias úteis como duração total, utilizando a média mensal de 22 dias úteis. Desconsiderando da duração total, 15 dias para o tempo de mobilização, 30 dias de folga para absorver possíveis contratempos e 7 dias para a cura parcial do concreto, restando assim um total de 344 dias.

Figura 2.11– Tempo de cada etapa em porcentagem

Fonte - Os Autores (2018)

(19)

Tabela 2.2 – Tempo necessário para construção de 144 casas unifamiliares.

Fonte - Os Autores (2018)

Com base em estudos e nos dados obtidos, apresentados na Figura 2.11 e na Tabela 2.2 a, pode-se observar as etapas da obra em que o método em questão tem um desempenho positivo.

Ao analisar tais procedimentos, nota-se que a etapa de fundação é a que exige um maior período de trabalho para que possa ser concluída. Porem, visando que o método permite a utilização de uma fundação do tipo rasa, devido ao seu baixo peso próprio, não exigindo perfurações, ou escavações que acarretariam em um maior consumo do tempo, além de um maior custo, ela acaba sendo uma das características positivas na utilização deste método construtivo.

Além da fundação, o processo de montagem dos painéis de parede apresentado na Figura 2.11, exibe uma economia considerada de tempo, automaticamente uma economia de custo, pois diminui os gastos com aluguel de maquinário e diária de funcionários. O fato do método ser pré-fabricado, 70% do processo de montagem dos painéis pode ser realizado em fabrica, e apenas a instalação dos painéis ser feito in loco, tornando assim essa etapa ,a maior característica positiva do wood frame.

Notou-se nos dados obtidos, que as atividades que são relacionadas aos painéis de wood frame, que são exclusivas do método em questão, como o processo de montagem, controle de qualidade e instalação do revestimento interno são as que necessitam de menor período de tempo para que sejam realizadas. Proporcionando um maior ganho temporal, tornando assim um método viável para quem procura rapidez, com excelência e eficiência.

(20)

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Além de procurar responder aos objetivos escolhidos pelo estudo, a pesquisa também apresentou referências importantes que podem servir de guia para a pesquisa de viabilidade do sistema wood frame em outras alternativas de mercado. Os resultados obtidos pelo estudo possibilitam um suporte para profissionais e empresas relacionadas à construção civil, proporcionando o conhecimento desse sistema, e podendo

explorar seus benefícios, tanto em empresas quanto para os seus clientes. Desta forma a sua aplicação na construção de habitação de interesse social, torna este um método ideal para resolver os problemas de não cumprimento de prazos e a péssima qualidade de muitos conjuntos habitacionais construídos.

Foi apresentado nesse trabalho uma metodologia construtiva e um acompanhamento in loco em um conjunto habitacional, com execução parcialmente industrializada, que mostra esse tipo de construção em discussão, um sistema simples, apesar de o conceito ser um pouco complexo.

No entanto a simplicidade da execução não compromete a qualidade e a produtividade do produto final. O trabalho apresentado mostrou que mesmo para moradias de baixo padrão, como conjunto habitacional, é possível implantar sistemas construtivos modernos como wood frame. No decorrer do projeto puderam ser observados, que apesar de se tratar de um método novo, ainda pouco disseminado no mercado da construção civil, foi possível a realização da obra sem maiores contratempos. A obra foi entregue dentro do prazo estipulado e apesar de não haver um fabrica na região, e ser necessário o deslocamento dos painéis da região de Curitiba até Paranavaí, não prejudicou o andamento de tal, pois a logística utilizada para o transporte e a economia de tempo obtida devido a agilidade de execução in loco, tornou a utilização deste método viável para região de Paranavaí.

O método em questão, apresentou inúmeras vantagens no decorrer da obra, podendo citar algumas delas, como: Economia de tempo necessário para realização da obra, devido a rapidez na execução de algumas etapas, como, fundação, montagem, e acabamento. Facilidade no planejamento das atividades a serem realizadas in loco, devido ao fato de ser uma residência pré-fabricada, além de garantir um maior controle dos materiais utilizados na edificação, como madeiras de reflorestamentos, seguindo as exigências das normas de construção em Wood frame, com garantia de qualidade obtida através de testes e tratamentos, possibilitando um maior controle na geração de resíduos, tanto em fabrica quanto in loco, menor consumo de recurso hídricos, garantindo assim uma construção sustentável e de qualidade, proporcionando ao usuário a

(21)

tranquilidade de saber que está contribuindo com o meio ambiente ao optar por uma edificação que respeita as exigências ambientais.

Desta forma conclui-se que é possível e vantajoso a utilização deste método inovador para a região de Paranavaí no aspecto de controle temporal de cada etapa, tendo em vista as características positivas obtidas durante a realização da obra e que foram apresentadas no decorrer deste projeto. A obra foi realizada com êxito, dentro do prazo estipulado, sem maiores contratempos, além dos imprevistos suscetíveis a quaisquer tipos de obra, como fenômenos naturais.

(22)

REFERÊNCIAS

BALEN;PANSERA; ZANARDO. Wood frame: busca por sustentabilidade. 5sics de seminário internacional de construções sustentáveis. Passo fundo – RS, 2016.

BENSON, T. The Timber-Frame Home: Design, Construction, Finishing. Taunton Press: Connecticut, 1997.

BHERING, S.B.; SANTOS, H.G. (Eds.). Mapa de solos do Estado do Paraná: legenda atualizada. Rio de Janeiro: Embrapa Florestas, Embrapa Solos, Instituto Agronômico do Paraná, 2008. 74 p.

CALIL JUNIOR, Carlito; MOLINA, Julio C. Sistema construtivo em wood frame para casas de madeira. Seminário: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 31, n. 2, p. 143-156, jul./dez. Londrina, 2010.

CARTER, A.G. Habitat for Humanity-Charlotte. Construction Manual: Approved Methods. Charlotte, 2005.

CONDEIXA, KARINA M. Comparação entre materiais da construção civil através da avaliação do ciclo de vida: sistema drywall e alvenaria de vedação. Niterói, 2013.

ESPÍNDOLA, L. R.; INO, A. Diretrizes para a produção de componentes do sistema construtivo wood frame no Brasil visando a sustentabilidade. In: Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, 2014.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Nota Técnica 1 – Déficit Habitacional no Brasil 2011 – 2012: Resultados preliminares. Centro de Estatística e Informação. Belo Horizonte, 2014.

FUTURENG. Wood Framing. Disponível em:<http://www.futureng.pt/wood-framing>. Acesso em: 01 maio. 2018.

LP BUILDING PRODUCTS. Disponível em:<https://http://www.lpbrasil.com.br/>. Acesso em: 30 abril.2018.

MARQUES, L. E. M. M. O papel da madeira na sustentabilidade da construção. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia, Porto, 2008. MEIRELLES, C. R. et al. Evolução das coberturas em madeira no Brasil. Equador: CLEFA, 2005.

MENDES, P. M. F. C. Ligações em estruturas de madeira: tecnologia e dimensionamento de acordo com o Eurocode5. 2004.133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós Graduação em Engenharia, Construções de edifícios da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. 2004. MORIKAWA, Devanir C. L. Métodos Construtivos Para Edificações Utilizando Componentes Derivados Da Madeira De Reflorestamento. 2006. 115f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Construção) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

(23)

PFEIL, W. M. Estruturas de Madeira. Rio de Janeiro: LTC, 2003. SAINT-GOBAIN. Guia de sistema para produtos planos. Brasilit. 2011.

SANTIAGO, A. K. O uso do sistema Light Steel Framing associados a outros: sistemas construtivos como fechamento vertical externo não estrutural. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÕES TÉCNICAS. Diretrizes para Avaliação Técnica de Produtos: sistemas construtivos estruturados em peças de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas delgadas (Sistemas leves tipo “Light Wood Framing). Diretriz n° 005. MINISTÉRIO DAS CIDADES - Secretaria Nacional da Habitação. Brasília, 2011.

TECVERDE ENGENHARIA LTDA. DATec N° 20: sistema construtivo tecverde: sistema leve em madeira. São Paulo, 2013.

Referências

Documentos relacionados

EMENTA: Trata das redes e sistemas de informação nacionais e internacionais e dos produtos e dos serviços de disseminação da informação..

Este tipo de informação providenciada pelos fantasmas ou revenants, como já referimos, tinha como objectivo «convencer» os cristãos da existência do Purgatório como local mediador

Seja Δ ABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆ angulos equil´ ateros Δ P AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Dispõe sobre os crimes de &#34;lavagem&#34; ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos

[r]

O autor inglês defende que as novelas de cavalaria constituem parte da cultura ocidental, com especial significado para o povo brasileiro (BURKE, 2000, p 186). Passemos

Perfil esquemático das camadas de carvão, cilindros, espessura das camadas, conteúdo de macerais e matéria mineral, cinzas, reflectância da vitrinita e de gás total...