• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação. Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência. A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

Segundo o Euromonitor (2016), o Brasil ocupa a 4ª posição no mercado mundial de consumo de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos. E o mercado brasileiro de produtos para o cabelo, quarto maior do mundo, terminou 2017 com estabilidade em volume e alta de 1% em valor na comparação com 2016. A estimativa do Euromonitor é que, no período 2015-2020, deverá haver um crescimento acumulado de 14,3%, ou seja, em média de 2,7% ao ano em todo o setor. Em relação aos empregos diretos, houve um crescimento de 5,9% no período de 2006 a 2016.

A Universidade Anhembi Morumbi, em sintonia com o mercado, lançou o curso de Visagismo e terapia capilar em 2008. Este curso faz parte de um portfólio da Escola de Ciências da Saúde. Ele é pautado em dois pilares: saúde do couro cabeludo e da haste capilar (terapia capilar) e na harmonização da imagem pessoal (visagismo).

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética com ênfase em Visagismo e Terapia capilar é oferecido em 5 semestres e está organizado em blocos de conhecimento e aquisição de competências. O curso tem um total de 2.157 horas, sendo que das 26 unidades curriculares do curso, 14 são relativas à educação clínica e profissional, totalizando 1.243 dedicadas as unidades específicas de formação profissional.

Já no primeiro semestre do curso há unidades de formação específica colocando o aluno em contato direto com a prática profissional. Assim sendo, a aplicação e vivência profissional iniciam-se com as práticas e culminam no último semestre com atendimento ao público sob supervisão direta do professor. Nesse momento, o estudante vivência a prática de maneira intensa e real. A ênfase na interdisciplinaridade ganha na atuação deste aluno em hospitais e nas ações de extensão com outros profissionais e estudantes. Então, aqui se viabiliza a participação direta do discente e docente da Universidade Anhembi Morumbi junto à comunidade, tanto na efetivação de abordagem em saúde e beleza, quanto na investigação científica.

Um outro diferencial do Curso Superior de Tecnológica em Estética e Cosmética com ênfase em visagismo e terapia capilar é a estrutura. Há laboratórios específicos para as aulas práticas, bem como, no último semestre do curso o aluno pode atuar, sob supervisão do professor, no primeiro SPA Escola do Brasil, localizado dentro do campus, realizando atendimento aos voluntários. Ainda no último semestre, como parte da unidade de habilidades práticas, o aluno atende no Hospital Beneficência Portuguesa com pacientes em tratamento de câncer e clínica médica.

Associado a isto, a educação profissional do visagista e terapeuta capilar está pautada em unidades de fundamentação biológica, estrutura e função, passando por unidades de gestão, comportamento, sociedade e de práticas e habilidades do cunho da atuação profissional preocupado com a saúde e a beleza do couro cabeludo e da haste capilar, bem como a harmonização da imagem pessoal. Mediante essas considerações define-se o diferencial do curso oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi justamente na possibilidade dada ao aluno de conhecer a multiplicidade de tendências conceituais e teórico-práticas na abordagem do couro cabeludo, da haste capilar e da adequação da imagem pessoal. Mais ainda, no subsídio dado para a formação de uma visão crítica, permitindo a utilização dos recursos inerentes à profissão de forma criativa e empreendedora.

Assim, o projeto do curso de Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética (Visagismo e terapia capilar) está voltado para estimular o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade, por meio do conhecimento, da busca de sua identidade e de sua realização pessoal e profissional, transformando-o num cidadãtransformando-o stransformando-ocialmente ctransformando-omprtransformando-ometidtransformando-o, detenttransformando-or de ctransformando-ompetência tecntransformando-ológica, ftransformando-ormadtransformando-or de opiniões, crítico e capaz de enfrentar os desafios, buscando soluções inovadoras e que possa contribuir

(4)

4 para o crescimento de si próprio e da comunidade, promovendo a melhora da qualidade de vida das pessoas.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Os objetivos gerais do curso direcionam-se à compreensão dos fatos e dos fenômenos ligados à área: I Desenvolver um currículo que relacione dialeticamente as dimensões teoria/prática, direcionadas para a construção do conhecimento e sua apropriação pelo aluno durante o processo de formação acadêmica, de forma que, ao participarem de situações concretas, os alunos se reconheçam como sujeitos da realidade e venham captar o seu sentido teórico prático se comunicando de forma efetiva; II Desenvolver práticas acadêmicas voltadas para a saúde e para o embelezamento que assegurem experiências funcionais de aprendizagem, nas quais os alunos possam ter oportunidade de participarem efetivamente de situações reais com enfoque humanístico;

PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas em desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho em empresas cosméticas, SPAs, salões de beleza, clínicas dermatológicas, educação e formação continuada. Além destas, outras áreas estão em crescente busca pela atuação do visagista e terapeuta capilar: hospitalar, televisão, teatro e em editoriais.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:  Avaliar as características pessoais do cliente, sintetizando o conhecimento com proficiência na

anamnese e no exame físico de acordo com as características sociais, étnicas, culturais e anseios pessoais.

 Desenvolver um dossiê Visagista, recomendando a adequação de imagem do cliente e indicando o corte de cabelo, barba, coloração, textura, vestimenta, acessórios e maquiagem adequados baseados na anamnese realizada e de acordo com a ética e aspirações pessoais.  Aplicar a adequação de imagem pessoal a partir do dossiê, utilizando corretamente os recursos

das diversas técnicas visagistas pautados no rigor técnico –científico em prol da saúde, beleza e bem-estar.

 Avaliar as alterações do couro cabeludo e da haste capilar do paciente/cliente, identificando possíveis lesões com proficiência na anamnese e no exame físico em diferentes ciclos vitais de acordo com as características sociais, étnicas, culturais e anseios pessoais.

 Desenvolver os programas de tratamentos de couro cabeludo e da haste capilar, associando os recursos manuais, cosmetológicos e eletroestéticos, baseados na anamnese realizada e de acordo com a ética, limites profissionais e aspirações pessoais.

 Aplicar os protocolos em terapia capilar, utilizando corretamente os recursos manuais, cosmetológicos e eletroestéticos pautados no rigor técnico –científico em prol da saúde, beleza e bem-estar e prestar orientações de cuidados de home care.

 Realizar o acompanhamento e a reavaliação do cliente, verificando os registros das informações e o alcance das metas.

 Atuar em equipe multiprofissional nos procedimentos de terapia capilar e consultoria visagista, recomendando as melhores práticas para o atendimento integral

(5)

5  Gerir negócios com visão empreendedora, alinhando às tendências e oportunidades do

mercado

 Formar e gerir pessoas, ajuizando conflitos e motivando-se continuamente para excelência de atendimento.

 Analisar os aspectos mercadológicos, compreendendo o comportamento do consumidor para desenvolver estratégias para seu serviço/negócio.

 Desenvolver a habilidade de aprender continuamente, buscando aperfeiçoamento baseado em evidencias científicas durante a sua formação inicial e ao longo da sua vida profissional  Treinar pessoas para atuarem na prática profissional da área capilar, desenvolvendo a

capacidade de aprendizado

Desenvolver o pensamento científico, apoiando-se na produção de novos conhecimentos.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do estudante, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

COLORIMETRIA CAPILAR

Aborda a análise do ton de cabelo, as diversas técnicas de colorações e descolorações, cobertura de brancos, combinações e correções de tons e nuances, bem como os aspectos visagistas para a execução de tais procedimentos.

CORTES AVANÇADOS E BARBEARIA

Promove a leitura técnica e elaboração de croquis de cortes avançados masculinos e femininos. Explora a elaboração, texturização e coloração da barba, além da criação de novos designers em cortes e barbas baseados nos princípios visagistas.

COSMETOLOGIA

Aborda o produto cosmético no que compete ao estudo das matérias primas, forma farmacêutica, formulação, armazenamento, aplicação e interação com órgão cutâneo e seus anexos. Conceitua as principais diferenças da cosmetologia e da farmacologia. Analisa a legislação pertinente.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

(6)

6 Concepção de educação em saúde, ações educativas para a promoção da saúde. Estilo de vida saudável e autocuidado. Educação em saúde nos diferentes contextos socioculturais. Princípios da comunicação interpessoal e interprofissional.

EMPREENDEDORISMO

Explora o empreendedorismo e o papel do empreendedor, suas habilidades e características. São abordados os aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais que subsidiam a elaboração do plano de negócios necessário à viabilidade de um empreendimento. Destaque é dado ao desenvolvimento sustentável, empreendedorismo ético e consumo responsável.

ESTÉTICA INTEGRAL

Aborda técnicas faciais e corporais associadas a produtos cosméticos, eletróforo estéticos e recursos manuais. Permite a realização de procedimentos faciais e corporais nas principais alterações inestéticas.

ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Discute Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente como objetos complexos. Trata a diversidade cultural, étnico-racial com ênfase nos afrodescendentes e alteridade nas sociedades complexas e suas repercussões no estilo de vida, bem-estar, beleza, funcionalidade, corporeidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

ESTILOS E TENDÊNCIAS EM MODA NO VISAGISMO

Insere o estudo da história da moda, penteados e as características imagéticas relacionadas a fotografias e editoriais nas mídias atuais. Interpreta conceitos históricos e movimentos culturais em vestuário e penteados e suas várias formas e texturas para aplicação na construção da imagem pessoal comercial e conceitual.

ESTRUTURA HUMANA BÁSICA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estuda os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

GESTÃO E MARKETING EM SERVIÇOS DE BELEZA

Discute temas de gestão em saúde e beleza relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando o empreendedorismo nesta área. Aborda conceitos, ferramentas e fundamentos básicos para a compreensão do universo do marketing, discutindo a evolução mercadológica, os ambientes internos e externos; os diferentes públicos, mercados e clientes. HABILIDADES PRÁTICAS: VISAGISMO E TERAPIA CAPILAR

Insere o futuro profissional na realidade do mercado de trabalho. Vivencia o cotidiano do profissional em clínicas, consultórios e hospitais com ênfase na prevenção e promoção da saúde do couro cabeludo e da haste capilar em terapia capilar. Além disso, enfatiza a consultoria da imagem pessoal nos aspectos de coloração, descoloração, cortes de cabelo, texturização, penteados e maquiagem.

(7)

7 MAQUIAGEM E HARMONIZAÇÃO DA IMAGEM PESSOAL

Explora a composição de maquiagem social e conceitual de acordo com características individuais, como tom de pele, cabelos, tendências de mercado e expressão de imagem desejada. Estuda as técnicas de identificação de cartela de cores e tons para o desenvolvimento de uma maquiagem harmônica.

MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

OPTATIVA

PERCEPÇÃO DA IMAGEM E VISAGISMO PLENO

Relaciona a harmonização da imagem pessoal e beleza plena através do estudo da autoimagem, estilos, personalidade, vivência e necessidades do cliente, bem como linhas, formas, cores, texturas e gestual, suas implicações e influências na vida sócio cultural. Aborda o impacto emocional da imagem e a compreensão dos aspectos psíquicos do indivíduo.

PRIMEIROS SOCORROS

Proporciona ao estudante o conhecimento de urgência e emergência relacionados à prática profissional. Princípios gerais sobre primeiros socorros para a área de Beleza, suporte básico de vida e abordagem primária e secundária da vítima.

PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS

Aborda os aspectos básicos da organização estrutural e funcional dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas, a transmissão das informações genéticas e mecanismos de virulência dos organismos patogênicos, interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença.

QUÍMICA CAPILAR

Explora os mecanismos de ação das bases alisantes, das tinturas capilares, dos processos oxidantes e descolorantes e a interação desses produtos com a haste capilar. Analisa os danos causados na estrutura capilar pelas químicas e os possíveis tratamentos.

SISTEMA TEGUMENTAR

Aborda a organização da pele e seus anexos, e o mecanismo de interação com os demais sistemas orgânicos na manutenção da saúde e no processo de doença. Explora a o desenvolvimento das estruturas da pele bem como a fisiopatologia das principais manifestações cutâneas, além da cicatrização e pigmentação. Insere a maquiagem de camuflagem para as principais alterações cutâneas.

(8)

8 TÉCNICAS DE CORTES I

Aborda linhas básicas de corte, leitura técnica com as divisões, angulações, elevações e texturas. Engloba os conceitos de craneometria e geometria dos cortes de cabelos, segundo as academias internacionais com enfoque visagista.

TÉCNICAS DE CORTES II

Enfatiza as linhas de cortes com técnicas diferenciadas, contendo leituras descritivas complexas e desenvolvendo habilidade de criação de cortes, baseados nos conceitos das academias internacionais. Explora as técnicas de harmonização da imagem pessoal para a realização dos cortes de cabelos. TERAPIA CAPILAR

Explora, de maneira específica, os tratamentos das alterações do couro cabeludo, haste capilar e folículo piloso utilizando recursos manuais, eletroterápicos, fototerápicos e terapia fotodinâmica. Capacita a atuação ética e ao trabalho em equipes multidisciplinares.

TEXTURIZAÇÃO CAPILAR

Promove a analisa da haste capilar para eleger o melhor processo de texturização conforme o desejo do cliente. Estuda e pratica as técnicas de texturização, coloração e descoloração em diversos tipos de cabelos, considerando os aspectos visagistas na execução dos procedimentos.

TRICOLOGIA

Abrange os principais fatores etiológicos e a fisiopatologia das doenças que acometem os cabelos e o couro cabeludo. Aborda os principais métodos utilizados em tricologia para a avaliação dos cabelos e do couro cabeludo.

VISAGISMO E PRÁTICAS CAPILARES

Engloba a análise da imagem pessoal para boas práticas em higienização e produção de penteados soltos e presos com conceitos visagistas em técnicas tradicionais. Estuda os croquis técnicos desenvolvidos a partir de testes de estilos.

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

(9)

9 São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134

Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630

Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

 Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487  Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275

(10)

Referências

Documentos relacionados

LÍNGUA PORTUGUESA Eu Sem Você (  Paula Fernandes    )           Compositores: Paula Fernandes, Zezé Di Camargo

Mapear as ações de enfermagem relatadas pelos profissionais, na estrutura de atividades e intervenções prioritárias da Classificação das Intervenções de Enfermagem

Um fato importante para entender as lesões reabsortivas dentárias é que elas podem ocorrer em qualquer lugar da superfície dentária (HARVEY, 2004; DELAURIER, 2005; REITTER, 2012)

IX - contribuir para a integração das estratégias e ações de melhoria da qualidade regulatória da Anvisa a outros programas e políticas adotados pela Agência, pelo Ministério da

VII – Edital: ato que expressa comunicado, aviso ou divulgação oficial de decisão de caráter técnico ou administrativo em matéria de competência da Agência, para

Marcuse (1964) e Michel Foucault (1963; 1975) prosseguiram ao contestarem a intelecção instrumentalizante da razão moderna, denunciando, por tal facto, a alian- ça

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em