• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA DE TRABALHO ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRUTURA DE TRABALHO ESCOLAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTRUTURA DE TRABALHO ESCOLAR

O processo de elaboração de um trabalho escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma interação rica com pessoas, fontes e recursos diversos, a fim de atingir maior autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma visão mais crítica e ampliada. Existem muitas formas para se organizar um trabalho, por uma exigência lógica, toda a escrita apresentará necessariamente três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

1. INTRODUÇÃO

É uma explicação inicial do trabalho já elaborado que leva o leitor à compreensão mais precisa do assunto que é desenvolvido no corpo do trabalho, apresentando a idéia central. Dois requisitos são imprescindíveis na introdução: a definição do assunto e a indicação do caminho a seguir.

1.1 Definição do assunto

É a apresentação da idéia central do trabalho logo no início da introdução, tendo-se o cuidado de evitar linguagem coloquial ou gírias. É, enfim, uma definição clara e exata do assunto a ser desenvolvido.

Após a definição, faz-se necessário delimitá-lo. Isto consiste na indicação do ponto de vista que será enfocado no trabalho. O assunto poderá ser delimitado em forma de pergunta que deverá ser respondida no desenvolvimento do trabalho.

1.2 Indicação do caminho a seguir

É a apresentação das idéias principais do desenvolvimento do trabalho: os resultados mais significativos, as deduções mais importantes e as conclusões mais relevantes.

A introdução pertence a um todo harmônico que é o trabalho, a extensão em número de linhas ou páginas, deverá ser proporcional, observando-se para não apresentar somente em um parágrafo. Não esquecendo que a introdução é uma redação e, portanto deverá apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. DESENVOLVIMENTO

É o desdobramento do tema e a comprovação da hipótese sugerida ou mencionada na introdução. É a parte mais importante e mais extensa do trabalho. O principal objetivo do desenvolvimento é o de comunicar os resultados da pesquisa mediante a exposição e a fundamentação lógica do tema.

Podemos concluir que um trabalho deve caracterizar-se por sua homogeneidade, tudo deve ligar-se entre si. A extensão de um trabalho, embora não sendo determinada oficialmente, deve obedecer a uma determinada proporção. Se o trabalho tiver dez páginas, uma poderá ser empregada para a introdução, oito para o desenvolvimento e uma para a conclusão. Porém, essas demarcações não devem ser levadas ao extremo rigor matemático.

ALUNO(A): ________________________________ Nº: ______ TURMA: _______ DATA: ____ / ____/ ____ PROFESSOR (A) :

______________________

(2)

3. CONCLUSÃO

A conclusão de um trabalho pode ser definida como um resumo dos argumentos disseminados no corpo do trabalho, ou uma síntese pessoal e interpretativa das conclusões parciais efetivadas no decorrer do texto. Deverá apresentar de modo sucinto a parte essencial do problema desenvolvido ao ser elaborado o trabalho.

A conclusão tanto quanto a introdução e o desenvolvimento pertencem a um conjunto harmônico proporcional ao trabalho. Uma boa conclusão pode também apresentar uma série de inferências a partir dos fatos apresentados e discutidos. É enfim uma dedução, apontará para novos rumos, dará sugestões de como futuros estudiosos do assunto poderão enfocá-lo ou desenvolvê-lo.

No entanto, a conclusão não pode ser considerada um simples apêndice do trabalho. Deverá fluir naturalmente dele, pois não é um capítulo a parte, senão um complemento necessário que fará do trabalho um todo harmonioso.

Sequência do Trabalho

Capa, Índice, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Bibliografia. Figuras, mapas, tabelas, e gráficos podem ser inseridos no texto (desenvolvimento), desde que não ocupem muito espaço. O ideal é que todo o trabalho seja apresentado em folha A4,fonte 12, em letra Times New Roman ou Arial. As margens devem ser justificadas com as seguintes medidas: superior 3,5 cm, inferior, esquerda e direita: 2,5 cm. O espaço entre linhas deverá ser 1,5 cm ou duplo.

Capa

A capa – de material (papel) igual às demais folhas contém os dados necessários à identificação do trabalho. Estes dados e sua disposição, são os seguintes:

a) centrado, com letras maiúsculas, a 5 cm da borda superior, o nome do Colégio; b) 1 cm abaixo, também centrado, com letras minúsculas com exceção da primeira

letra, o nome da disciplina que solicitou o trabalho;

c) no centro da folha, com letras maiúsculas, o título do trabalho;

d) 5 cm abaixo, centrado, com letras minúsculas com exceção da primeira letra, o nome(s) do(s) autor(es), número e turma;

e) 3 cm da borda inferior centrado e em letras minúsculas com exceção da primeira letra, o lugar e data (mês e ano) de realização do trabalho.

COLÉGIO Disciplina

TÍTULO

Dados de Identificação

(3)

Índice

O índice é dispensável em trabalhos de menor porte. Escreve-se ÍNDICE, centrado, a aproximadamente 8 cm da borda superior. Os títulos dos capítulos serão apresentados em minúscula, com exceção da primeira letra. Uma linha pontilhada liga cada título ao número da respectiva página.

Introdução

Em nova página, centrado ou a esquerda, aproximadamente a 8 cm da borda superior, escreve-se INTRODUÇÃO. O texto inicia a 2,5 cm do título, obedecendo a margem esquerda e direita, não se esquecendo da entrada de parágrafo.

Na introdução do pré-projeto deverá constar: Qual o tema/ideia/conteúdo que o grupo quer abordar no seu trabalho de investigação científica?

Desenvolvimento

Nesta parte do trabalho, os títulos estarão relacionados com o tema, seguindo-se o mesmo padrão de apresentação.

O desenvolvimento deverá apresentar a justificativa que é item onde se expõe discussões e reflexões acerca do que justifica a investigação. Por que se escolhe este assunto? Qual a importância desta pesquisa na vida das pessoas (inclusive a do grupo)?

Ainda no desenvolvimento haverá a definição do problema; Qual o problema de pesquisa do grupo?

Conclusão

A conclusão é apresentada nos mesmos moldes da introdução. Bibliografia

Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do trabalho devem ser apresentadas em ordem alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo. Tudo o que não for produzido pelo autor do texto deverá ter a sua respectiva citação, a falta da mesma acarretará prejuízo na avaliação do trabalho.

Centrado ou a esquerda, aproximadamente a 8 cm da borda superior, escreve-se BIBLIOGRAFIA. Inicia-se a 2,5 cm do título, obedecendo à margem esquerda e direita. Usa-se espaço duplo entre uma e outra referência.

Livro:

— SOBRENOME, Nome. Titulo do Livro. Local, Editora, Ano (maiúsculo) (negrito ou sublinhado)

Exemplo:

— FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. São Paulo, Editora FTD, 2011. Internet:

— Nome do autor e título da obra, como no modelo anterior. URL: Diretório, Sub-diretório e arquivos, separados por barra. Data de consulta.

Exemplo:

- Manual de Redação de O Estado de S. Paulo - disponível em edição eletrônica pela Internet: http://www.estado.com.br/redac/manual.html.

(4)

Enciclopédia:

— Nome da enciclopédia. Local: Editora, Data. Volume. Páginas ANEXOS:

Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional. Poderão fazer parte do item "Anexo", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc.

Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo."Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos."

Exemplo:

ANEXO A – Tabela de classificação de sementes.

O que deve conter no Pré-Projeto? I – CAPA

II – INTRODUÇÃO

Qual o tema/ideia/conteúdo que o grupo quer abordar no seu trabalho de investigação científica?

III – TEMA

Assunto que se deseja provar ou desenvolver. O tema deverá ser um problema sobre o qual se fará uma investigação na busca da solução do mesmo.

Delimitação do Tema: dentro do tema escolhido, especificar quais são os aspectos que serão investigados.

IV– JUSTIFICATIVA

É o item onde se expõe discussões e reflexões acerca do que justifica a investigação. Por que se escolhe este assunto?

Qual a importância desta pesquisa na vida das pessoas (inclusive a do grupo). V – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Qual o problema de pesquisa do grupo? VI – OBJETIVOS

Quais os objetivos da pesquisa? VII – HIPÓTESES

Apontam-se as prováveis respostas ou soluções do problema levantado. Ex.: Se uma maçã cai de uma árvore sem o auxílio do vento, então a mesma deve estar madura. Se o poder de limpeza de um detergente é a quantidade de espuma que ele faz, então detergentes com mais espumantes removem mais gordura.

VIII - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: (pesquise sobre o assunto e insira no seu pré-projeto. Atenção: O grupo não pode copiar textos e as informações devem ser pertinentes à pesquisa científica do grupo). Ex: se o assunto fosse sobre pasta de dente clareadora, a fundamentação teórica se basearia, por exemplo, nas camadas do dente, na composição de substâncias presentes nas pastas, pesquisar mais a fundo sobre estas substâncias (por que clareiam? Fazem mal? Qual reação química que provocam?)

(5)

IX – METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES

Qual a Metodologia do trabalho? Esboce um cronograma de atividades (data de encontros do grupo, data de entrevistas a profissionais, caso haja, data de construção de maquete, caso haja...) X - PROCEDIMENTO E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

É a explicação de como será realizado o trabalho. Vocês irão construir algo? Como pensam em fazer? Será entrevistado algum profissional da área? Qual? Quando? Quais serão as perguntas que serão feitas?

XI- CRONOGRAMA

Deverá apresentar previsão das datas que serão utilizadas para o desenvolvimento de todo o projeto. O cronograma incluirá todos os encontros inclusive com os professores, com os componentes do grupo, todas as visitas, as entrevistas, etc.

XII – VIABILIDADE

É importante analisar o planejamento e o cronograma do projeto, verificando todos os recursos que serão necessários para a execução do mesmo, verificando se a realização do trabalho é possível. Tipos de recursos a serem analisados: materiais, humanos, financeiros e cronológicos.

XIII – FONTES DE PESQUISA – Referências

Essa etapa é fundamental para organizar o trabalho escrito.

Atenção: Ver as regras de como se elaboram as referências bibliográficas. www.google.com.br – não é referência bibliográfica.

Referências

Documentos relacionados

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

do 5 (mais velho), com 33 vocábulos conhecidos, sendo os inquiridos que mais vocábulos conhecem. Na cidade do Funchal, em geral, a diferença entre os jovens e os menos jovens é mais

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais