• Nenhum resultado encontrado

Tecnologias de registro no sistema de Imunização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologias de registro no sistema de Imunização"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tecnologias de registro no sistema de

Imunização

Ricardo dos Santos Paula1, Diego Roberto Colombo Dias2

1. Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios, Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Brasil.

2. Professor Doutor/ Prof. Adjunto. Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei (MG), Brasil.

Resumo

Este artigo está pautado em uma revisão das tecnologias de registro utilizados nos programas de vacinação bem como mostra os benefícios que o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), pois consequentemente que vem facilitar o trabalho dos gestores envolvidos. Sabe-se que atualmente a tecnologia da informatização ajuda eficazmente todos os procedimentos que exige precisão para a sua execução. Visto que a pesquisa por meio dos sites de organizações nacionais em saúde com as publicações entre 2005 a 2015, existentes nas bases BVS, LILACS, PUBMED e USP, verifica-se que há poucos artigos nacionais relacionados à RII (RII - Registros Informatizados de Imunização) retornaram às strings de busca devido ao baixo número de publicações no Brasil. Para isso há necessidade de um estudo mais detalhado em outros seguimentos para que possa ter um direcionamento quanto ao tema pesquisado.

Objetivo: Explorar os estudos realizados sobre tecnologias de registros no sistema de imunização, elencar benefícios, encontrar soluções para problemas cotidianos e se possível descobrir novas tendências. Método: realizada busca por artigos relacionados ao tema nos repositórios da BVS, LILACS, PUBMED, SciELO e USP. Resultados: conforme critérios de inclusão foram selecionados sete artigos de um total de 20 publicações. Conclusão: As tecnologias de registro no sistema de imunização propiciam aos gestores informações em tempo real e com mais velocidade garantindo a integridade dos dados e auxiliando no planejamento e controle dos programas de vacinação.

Descritores

:

Programas de Imunização; Vacinação; Registros Eletrônicos de Saúde; Informática em saúde; Registros Informatizados de Imunização.

(2)

Introdução

O acompanhamento do percentual de pessoas imunizadas é essencial para eficácia das campanhas de vacinação, no entanto, as estimativas produzidas por dados departamentais ilustram notáveis limitações principalmente em grandes centros urbanos por ocultar os diferenciais. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) elaborou pesquisa visando sanar esta deficiência (3).

Os RII (RII - Registros Informatizados de Imunização) passaram a serem utilizados em muitos países a partir da década de 70, estes, integrados a Prontuários Eletrônicos possibilita à efetividade do programa de imunização quanto ao monitoramento de Eventos Adversos Pós-vacinação (EAPV) (1,3).

É inerente o resultado satisfatório dos imunobiológicos para a qualidade de vida da população em geral. O êxito do programa de vacinação na década de sessenta apontava para a erradicação da varíola no Brasil, o último caso registrado foi em 1971, e no mundo em 1977 na Somália de acordo com SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Hoje o programa de imunização no Brasil é abrangente e obtém resultados eficazes em comparação com países desenvolvidos (7).

Método

A metodologia utilizada foi uma Revisão Bibliográfica da literatura. Foi definido o tema e a pergunta de pesquisa para filtrar as buscas. Utilizando as palavras-chave foi criada a string: (tw:(Imunização)) AND (tw:(Vacinação)) AND (tw:(Tecnologia de registro OR Informática Médica)).

A string foi aplicada na base BVS, obtendo 20 artigos no total. E na base Scielo, através do Google Acadêmico, retornando 215 artigos. Desses, foi executada uma pré-seleção aplicando os critérios de inclusão e exclusão e, em seguida, sobre o título e resumo. Feito isso foram pré-selecionados 10 artigos. Esses arquivos foram lidos na íntegra e, aplicando novamente os critérios, foram escolhidos 7 artigos, que foram usados no estudo. O período de abrangência para seleção dos artigos foi de dez anos, compreendendo do ano 2005 a 2015.

Resultados

A respeito dos benefícios do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (registro eletrônico), pode-se dizer que ainda não foram alcançados

(3)

todos os objetivos que esperam quanto às melhorias para facilitar os serviços ali prestados, embora esteja no caminho certo para que isso aconteça de modo dinâmico e eficaz. No entanto essas inovações na área da saúde principalmente no que se referem à vacinação (imunização) que é um trabalho de prevenção, quanto mais recursos disponibilizarem melhor será para população e também para as autoridades competentes. Todavia a implantação do sistema de informação solicita uma organização operacional de pessoas competentes e capacitadas para gerenciar todos os procedimentos envolvidos.

Tabela 1 – Artigos localizados nas bases de dados BVS – Biblioteca virtual da Saúde(2011-2015), LILACS (2003-2015) e MEDLINE (2011-2015), SciELO (2005-2015), SIBi – Sistema Integrado de

Bibliotecas da USP(2005-2015) sobre as tecnologias de registros em vacinações. Título do

Artigo/Referência Objetivo Resultados

Sistemas informatizados de registro de imunização: Uma revisão com enfoque na saúde infantil(1)

Estabelecer redes nacionais, estaduais ou locais de base populacional,

capazes de compartilhar

informações. Notificações

automáticas de vacinas agendadas e em atraso, melhorar a acurácia

nos registros e elaborar

documentos com registros

atualizados..

localizados 109 artigos, publicados em 35

revistas especializadas durante o período de 1990 a

2006, que abordaram RII e sistemas computadorizados

de informação em saúde infantil. Foram sistematizados conceitos, objetivos, funções, desempenho e limitações dos RII, bem como

experiências relatadas, desenvolvidas em vários países,

e dados recentes obtidos em

levantamento realizado no Brasil.

Desenvolvimento de

aplicativo móvel de

referência sobre vacinação no Brasil(2)

Descrever o desenvolvimento de

um aplicativo móvel,

multiplataformas, de referência sobre vacinação, utilizando

fundamentalmente dados

atualizados do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde do Brasil.

O aplicativo foi construído com sucesso, tendo seu

uso avaliado pelos utilizadores nos seguintes critérios: facilidade de uso, tempo de carregamento, adequação a resolução

da tela, frequência de uso e relevância dos dados.

Cobertura vacinal em menores de dois anos a partir

de registro informatizado de imunização em Curitiba, PR(3)

Avaliar o programa de imunização de crianças de 12 e de 24 meses de idade, com base no registro informatizado de imunização.

A cobertura do

registro informatizado de imunização foi de 98% na amostra estudada, o

sub-registro de doses de vacinas foi de 11% e a duplicidade de registro foi de 20,6%.

Sistema de informação na sala de vacina: como incidir no subregistro(4)

Diagramar o fluxo de registros nas salas de vacinas e do sistema de informação identificando o que interfere no sistema de forma a avaliar o processo de trabalho qualificando os profissionais que atuam na sala de vacinação

Atendimento das metas de cobertura vacinal e monitoramento dos resultados das campanhas de vacinação junto à sociedade.

Controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo(5)

Criar programa para controlar a imunização em crianças de até 6 anos matriculadas nas escolas municipais da cidade de São Paulo

A avaliação de controle de eficácia do programa resultou com a atualização da carteira de vacinação de 21,2% de um total de 236 alunos com vacinas em pendência.

(4)

Proposta de gestão on-line

das informações de

vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação(6)

Elaborar um Sistema Online de registro de eventos pós vacinação para melhoria do desempenho do SI-EAPV

O sistema foi elaborado a partir do modelo de ficha de notificação atual de EAPV nacional, do Canadá, EUA, de o CVE de SP.

Programa Nacional de

Imunização: Sistema

Informatizado como opção a novos desafios(7)

Argumentar as competências dos Sistemas Informatizados sobre coberturas vacinais

Os SII promove a acessibilidade à imunobiológicos e serviços de saúde em gera garantindo a consistência de dados.

Discussão

O sistema de aviso utilizado para aderir à campanha de forma reduzir a abstenção nos agendamentos (remind), atualização do calendário de vacinação atrasado (recall) e a otimização do monitoramento das coberturas vacinais são algumas das estratégias recomendadas para se atingir a excelência na cobertura de vacinas (1,3).

O desenvolvimento de um aplicativo móvel que garante a interoperabilidade entre os sistemas operacionais mais comuns utilizando a base de dados do Programa Nacional de Imunização visa garantir o controle e efetividade junto à população e comunidade médica, porém devido à diversificação de calendários de vacinas, como por exemplo: indígenas e imunodeficientes implica em não conformidade, pois viola o aspecto da universalidade proposto pelo aplicativo (2).

Figura1 - Visão geral da página no inicial no iPhone (iOs versão 4.0) (Fonte: de Oliveira TR, . J. Health Inform. 2012 Janeiro-Março; 4(1): 23-7)

(5)

Com a Implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) entre 94 e 97 as coordenações estaduais ficaram informatizadas, mas só em 2003 com a descentralização regionais e municípios, com a proposta de avaliação, hoje conhecido como SI-API proporcionou maior rapidez no fluxo de informação e agilidade no tempo de resposta garantindo um maior controle e gerenciamento eficaz dos dados (4).

Em um projeto de controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo foi elaborado uma base digital contendo os dados da caderneta de vacinação de cada criança bem como seus dados pessoais. O programa conta com um sistema de alerta por e-mail, que notifica a unidade escolar, sobre alunos com vacinas desatualizadas permitindo maior controle e evitando epidemias (5).

Com uma proposta de gestão on-line das informações de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação o referido artigo estudou modelos de fichas de notificação de EAPV do Canadá (CAEFISS) , dos EUA (VAERS) e do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual do Estado de São Paulo (CVE). Com isso resultou em um modelo de ficha de notificação completa e eficaz devido ao nível de eficiência que traz resultados significativos dos modelos estudados (6).

Os Sistemas Informatizados de Imunização (SII) contém inúmeros benefícios, mas vale ressaltar que há certo distanciamento entre expectativas e melhorias que acontecem nos serviços. Evidencia a heterogeneidade de qualidade, precisão dos dados e a integração nos cuidados de saúde (7).

Conclusões

Conforme revisão, conclui-se que a implantação do SI-PNI, vem facilitar o acesso aos sistemas integrados de informações em saúde, refletindo uma tendência de incorporação desses instrumentos pelos serviços e gestores.

Um sistema informatizado proporciona melhoria quanto à qualidade dos serviços prestados a população no modo geral, para que tenha eficácia desse bom desempenho e a garantia do contínuo aperfeiçoamento do PNI, mas para isso acontecer devem incluir estratégias que incorporem novas tecnologias, para identificar segmentos da população com menor acesso ou adesão aos programas de vacinação, e que contribuam para garantir a segurança das vacinas prevista pelo

(6)

Programa. É conclusivo, que com o conhecimento que se tem de outros países, que já fazem uso, nota-se que são recursos importantíssimos quanto ao seu aproveitamento no que diz respeito ao sistema imunológico (prevenção), dessa maneira alcançar os objetivos propostos com eficiência nos resultados e procedimentos dos serviços da saúde.

Referências

1. Luhm KR, Waldman EA. Sistemas informatizados de registro de imunização: Uma revisão com enfoque na saúde infantil. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 18(1):65-78, jan-mar 2009. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v18n1/v18n1a07.pdf

2. de Oliveira TR., da Costa FMR. Desenvolvimento de aplicativo móvel de referência sobre vacinação no Brasil. J. Health Inform. 2012 Janeiro-Março; 4(1): 23-7. Disponível em: www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/161/109

3. Luhm KR, Cardoso MRA, Waldman EA. Cobertura vacinal em menores de dois anos a partir de registro informatizado de imunização em Curitiba, PR. Rev Saude Publica 2011;45(1):90-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n1/1768.pdf

4. Gralha RS, Wartshow E, Luz AMH. Sistema de Informação na Sala de Vacina: como incidir no subregistro. Porto Alegre: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, 2005. Disponível em: http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3200 5. Silveira ASA, da Silva BMF, Peres EC, Meneghin P. Controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo. Rev Esc Enferm USP2007; 41(2):299-05. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41623

6. Junior AMS, Bittencourt SDA, Camacho LAB. Proposta de gestão on-line das informações de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação. ENSP; FIOCRUZ. Disponível em: http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2437

7. Sato APS. Programa Nacional de Imunização: Sistema Informatizado como opção a novos desafios. Rev Saúde Pública 2015;49:39. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v49/pt_0034-8910-rsp-S0034-89102015049005925.pdf

Referências

Documentos relacionados

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Os resultados permitiram concluir que a cultivar Conquista apresentou a maior produtividade de grãos, no conjunto dos onze ambientes avaliados; entre as linhagens

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

et al., (2012), nos estudos realizados sobre o PCK, são propostas algumas estratégias para reconhecê-lo, como entrevistas, observações de aulas, análise de planejamentos de ensino

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) é resultado de um esforço conjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional

Distribuições das deformações ao longo da sobreposição de uma junta com t = 5 mm e L = 12.5 mm, obtidas por modelos de EF com análises elasto-plásticas para a carga de

A partir deste momento é dada indicação para a seleção da população em estudo e é ativado o envio da medicação pelo promotor, ficando o FH da Unidade de

2º BATALHÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO.. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela