• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE MATRÍCULA -CURSOS DE GRADUAÇÃO-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE MATRÍCULA -CURSOS DE GRADUAÇÃO-"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Ensino Remoto Emergencial

MANUAL DE MATRÍCULA

-CURSOS DE

GRADUAÇÃO-2º semestre de 2020

Barbacena 2020

(2)

SUMÁRIO

1. MATRÍCULA... 2

2. ETAPAS DA MATRÍCULA... 3

3. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS... 10

4. SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS………. 11

5. TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS... 11

6. DESTRANCAMENTO DE CURSO... 12

7. ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS E EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA... 12

8. O PAPEL DO COORDENADOR DE CURSO... 13

(3)

2

1. MATRÍCULA

Segundo o Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, entende-se por matrícula

ato pelo qual candidato e instituição celebram um vínculo do qual resulta a condição de integrante do quadro discente, na condição de aluno regular, provendo vaga (RAG, Art. 1º, Inciso III).

No segundo semestre de 2020, a matrícula para os alunos dos Cursos Superiores do Campus Barbacena será realizada através do sistema acadêmico (SIGAA), de forma online. As etapas da matrícula online serão descritas a seguir, sendo de inteira responsabilidade do aluno o cumprimento de cada uma delas.

A matrícula, para os alunos de Graduação, será realizada em quatro etapas:

1ª etapa: Discente realiza a solicitação da matrícula online;

2ª etapa: O coordenador analisa a solicitação efetuada pelo discente, aceitando

ou não a matrícula do aluno;

3ª etapa: Como última etapa, é realizado o processamento de matrícula,

confirmando as matrículas solicitadas e analisadas pelo coordenador.

Além dessas etapas, está previsto no cronograma o período para ajuste

de matrícula (re-matrícula), visando corrigir inconsistências ocorridas no

processamento da matrícula. A re-matrícula possui as mesmas etapas citadas acima e detalhadas a seguir.

(4)

3 Figura 1: Fluxograma das etapas da matrícula.

2. ETAPAS DA MATRÍCULA

1ª ETAPA: Discente realiza a solicitação da matrícula online

Nesta etapa, o estudante deverá solicitar matrícula em todas as

disciplinas que deseja cursar, sejam de seu período regular ou não, de seu curso

ou de outro curso. Além disso, esta é, também, a etapa para matrícula em disciplinas optativas, que constem na matriz do curso do aluno.

É importante o aluno atentar para o que diz o Regulamento Acadêmico de Graduação, em seu Art. 16, § 2º:

O discente somente poderá matricular-se numa disciplina se: I – houver vaga;

II – o horário não estiver em conflito com outra disciplina;

III – tiver sido aprovado nas disciplinas que sejam pré-requisitos, considerando a matriz curricular do curso;

IV – em casos especiais, for concedida a quebra de pré-requisito [...]. (Grifos nossos).

(5)

4

Para realizar a matrícula, o aluno deverá acessar o SIGAA, utilizando o

login e senha cadastrados junto ao sistema:

No Portal do Discente, o aluno deverá acessar a aba Ensino > Matrícula Online > Realizar Matrícula:

(6)

5

Em seguida, o aluno deverá selecionar as turmas nas quais deseja solicitar matrícula:

Ao buscar pelas turmas, será mostrado ao aluno a relação de todas as turmas disponíveis para efetuar a matrícula.

ATENÇÃO: A etapa de solicitação de matrícula NÃO garante ao aluno vaga nas

disciplinas selecionadas. A matrícula apenas será efetivada após a homologação pelo coordenador e processamento pelo sistema.

(7)

6

Após escolher as turmas, aparecerá a relação de disciplinas solicitadas, bem como os horários das mesmas. O aluno deverá confirmar a matrícula, no ícone em destaque nas imagens a seguir:

(8)

7

Em seguida, recomenda-se que o aluno emita o comprovante de solicitação de matrícula:

(9)

8

2ª ETAPA: O coordenador analisa a solicitação efetuada pelo discente, aceitando ou não a matrícula do aluno

Nessa etapa, o coordenador analisa a solicitação de matrícula do aluno, podendo orientar o discente quanto às disciplinas solicitadas.

3ª ETAPA: Processamento de matrícula

Como etapa final do processo de matrícula, acontecerá o processamento das solicitações realizadas pelo discente e analisadas pelo coordenador do curso. Os critérios utilizados no processamento de matrícula serão os seguintes:

I - Aluno Nivelado - corresponde àquele cujo componente curricular objeto da matrícula é, na estrutura curricular à qual está vinculado, do nível correspondente ao número de períodos letivos do estudante. Também é incluído neste grupo de prioridades o estudante que está no período letivo regular imediatamente seguinte ao seu retorno de mobilidade em outra instituição, em todos os componentes curriculares nos quais esteja pleiteando vaga.

II - Aluno Formando - corresponde àquele não nivelado, mas cuja matrícula no conjunto de componentes curriculares solicitados o torna apto a concluir o curso no período letivo da matrícula.

III - Aluno em Recuperação - corresponde ao estudante não concluinte cujo componente curricular objeto da matrícula é, na estrutura curricular à qual está vinculado, de um nível anterior ao número de períodos letivos do estudante. Também é incluído neste grupo de prioridades o estudante que está solicitando matrícula em um componente curricular que pertence à sua estrutura curricular, mas sem ser vinculado a um nível específico, tais como os componentes curriculares optativos ou complementares.

III* - Aluno em Recuperação com prioridade

(10)

9 componente curricular objeto da matrícula é, na estrutura curricular à qual está vinculado, de um nível posterior ao número de períodos letivos do estudante. V - Aluno cursando componente eletivo - corresponde ao estudante não concluinte cujo componente curricular objeto da matrícula não pertence à estrutura curricular à qual está vinculado o estudante, mesmo quando o componente curricular objeto da matrícula é equivalente a outro componente curricular que pertence à estrutura curricular.

ATENÇÃO:

1) O nível a que fazem referência as prioridades I, III e IV é a soma do perfil inicial com o número de períodos letivos regulares cursados, excluindo-se os períodos letivos em que o programa foi suspenso e aqueles durante os quais o estudante esteve em mobilidade em outra instituição.

2) Em cada nível da ordem de prioridades, têm preferência os estudantes que nunca trancaram ou foram reprovados por falta no componente curricular; em seguida, o IEA é o critério de desempate.

(11)

10

3

.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Segundo o Regulamento Acadêmico de Graduação, em seu Art. 26 É facultado ao discente solicitar o aproveitamento de disciplinas correspondentes às disciplinas cursadas anteriormente ao ingresso no curso em instituições de ensino superior; ou às cursadas paralelamente em outras instituições credenciadas de ensino superior, de acordo com o calendário acadêmico do campus.

Os alunos que desejarem solicitar aproveitamento de disciplinas deverão encaminhar os pedidos para a Secretaria de Ensino Superior, através do

formulário digital (Google Forms) <

https://forms.gle/KbeT3LXj1hWYS4ra7> anexando as devidas comprovações: Histórico Escolar que comprove a aprovação do aluno na

disciplina na instituição de origem, bem como os programas desenvolvidos na instituição de origem (Programas Analíticos ou equivalentes).

Os pedidos de aproveitamento deverão ser realizados no período previsto no cronograma de matrícula.

Ressalta-se que a solicitação de aproveitamento de estudos se refere apenas às disciplinas que serão oferecidas no ERE no segundo semestre de 2020, exceto em caso de quebra de pré-requisito. Ou seja, caso o aluno necessite do aproveitamento de uma disciplina que seja pré-requisito para sua matrícula em outra disciplina do 1º semestre, ele poderá solicitá-lo, mesmo que esta disciplina não esteja sendo oferecida no período em questão.

ATENÇÃO: Pedidos nos quais o histórico informar que a disciplina está "em

(12)

11

4. SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

De acordo com o Regulamento Acadêmico de Graduação, o discente poderá requerer a eliminação do pré-requisito de até duas disciplinas. Para tanto, serão observados os seguintes critérios:

a) Deverá haver possibilidade de integralização do curso em até dois semestres letivos, contados a partir do protocolo de pedido na SES;

b) O pedido não poderá ser feito mais de uma vez para uma mesma disciplina; c) A eliminação do pré-requisito será analisada pelo Colegiado do Curso.

A solicitação de quebra de pré-requisito deverá ser feita mediante formulário digital (Google Forms) <https://forms.gle/kDg9GY4q2icbTSYX7>, no período previsto no cronograma de matrícula.

ATENÇÃO: Para solicitar a quebra de pré-requisito o aluno não poderá estar

cursando a disciplina em questão. Por exemplo, se a disciplina A é pré-requisito da disciplina B, o aluno apenas poderá solicitar quebra de pré-requisito caso já tenha sido reprovado ou não tenha cursado a disciplina A.

5. TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS

Será facultado ao estudante solicitar trancamento de disciplinas nas quais esteja matriculado até o prazo de 45 dias após o início do semestre letivo, conforme Resolução CONSU nº 32/2020. Já a solicitação de trancamento de curso poderá ser realizada a qualquer momento, conforme o Regulamento Acadêmico de Graduação.

Considerando a Instrução Normativa nº05/2020 da Pró-Reitoria de Ensino, as regras previstas no Regulamento Acadêmico de Graduação, no que diz respeito ao trancamento de disciplinas, serão flexibilizadas durante o ERE. Assim, será facultado ao discente trancar quantas disciplinas desejar, inclusive alunos matriculados nos primeiros períodos dos cursos.

(13)

12 Para solicitar o trancamento de disciplina ou trancamento de curso, o aluno deverá preencher o formulário digital (Google Forms) <https://forms.gle/d9mwgn673VW3qg4B6>.

6. DESTRANCAMENTO DE CURSO

Os alunos que estão com a matrícula no curso trancada poderão solicitar o destrancamento para o 2º semestre letivo de 2020, no período previsto no cronograma.

Para tanto, deverão preencher o formulario digital (Google Forms) <https://forms.gle/FQsaQY22a9soV5xy7>.

ATENÇÃO: O preenchimento do formulário não implica na matrícula em

nenhuma disciplina. A matrícula em disciplinas será realizada de acordo com as instruções e o cronograma descritos nos itens 2 e 9 deste Manual.

7. ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS E EFETIVAÇÃO

DA MATRÍCULA

Será de inteira responsabilidade do estudante a elaboração de seu plano de estudos semestral, baseado em critérios como:

a) Deferimento ou não de solicitação de aproveitamento de disciplinas; b) Aprovação ou não em pré-requisitos para disciplinas pretendidas; c) Horários escolares;

d) Entre outros.

O aluno deverá ficar atento aos prazos estabelecidos no cronograma de matrícula.

(14)

13 ATENÇÃO: Serão negados quaisquer tipos de solicitações realizadas pelo

estudante visando corrigir o não cumprimento dos prazos previamente estipulados. Também não serão processadas solicitações realizadas por e-mail.

8. O PAPEL DO COORDENADOR DE CURSO

Caberá ao Coordenador de Curso auxiliar o estudante na elaboração de seu Plano de Estudos, caso seja solicitado pelo discente. Para tanto, o coordenador estará disponível, no período previsto no cronograma de matrícula, em horários previamente divulgados aos discentes.

Não será função do coordenador verificar em quais disciplinas o aluno

está apto a ser matriculado, seja pelo cumprimento de pré-requisitos, horários de disciplinas, ou outro motivo que possa existir.

9. CRONOGRAMA

DATA AÇÃO LOCAL

01 a 04 de dezembro de 2020

Período para solicitação de

aproveitamento de estudos. https://forms.gle/KbeT3LXj1hWYS4ra7 01 a 04 de

dezembro de 2020

Período para solicitação de quebra de pré-requisito (alunos dos dois últimos

períodos).

https://forms.gle/kDg9GY4q2icbTSYX7

07 a 09 de dezembro

Período para solicitação de

destrancamento de curso https://forms.gle/FQsaQY22a9soV5xy7 14 de dezembro

de 2020

Divulgação do resultado de solicitação

de Aproveitamento de Estudos E-mail cadastrado pelo aluno 16 de dezembro de

2020

Divulgação do resultado de solicitação

de quebra de pré-requisito. E-mail cadastrado pelo aluno Matrícula online

04 a 08 de janeiro

de 2021 1ª etapa: Período para solicitação de matrícula online. SIGAA

11 de janeiro de 2021

2ª etapa: Análise das solicitações de matrícula pelos coordenadores de

curso.

(15)

14 12 de janeiro de

2021

3ª etapa: Processamento da matrícula

online. SIGAA

Re-matrícula 14 a 17 de janeiro

de 2021

1ª etapa: Ajuste de matrícula

(re-matrícula) pelos alunos no SIGAA. SIGAA 18 de janeiro de

2021

2ª etapa: Análise das solicitações de

re-matrícula pelos coordenadores de curso. SIGAA 19 de janeiro de

2021 3ª etapa: Processamento da re-matrícula. SIGAA

Até 24 de

fevereiro de 2021 Solicitação de trancamento de disciplina https://forms.gle/d9mwgn673VW3qg4B6 A qualquer

momento

Solicitação de trancamento de curso no

2º semestre letivo de 2020 https://forms.gle/d9mwgn673VW3qg4B6

TODAS AS IMAGENS UTILIZADAS NESSE MANUAL FORAM RETIRADAS DO “TUTORIAL PORTAL DISCENTE - SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA ONLINE”, divulgado pela AVMB - Consultoria e Assessoria.

Referências

Documentos relacionados

Capitalismo Sindical” e consiste basicamente em dizer que processos políticos podem ter o seu princípio alterado em detrimento de uma outra classe social. No caso das Primaveras

Tabela 3 - Duração do ciclo após a germinação, produtividade, eficiência no uso da água em cenários climáticos futuros RCP4.5 para o milho semeado em 10 de outubro.. Já para

Segundo Brown (2004), apoiado principalmente no trabalho de Warren e Nisbet (1999), é possível conceber que os indivíduos, quer sejam professores ou estudantes, geralmente

Como prenuncia o próprio título do texto, O pensamento cria, embora fique evidente que aí se trata da relação entre música e artes visuais, não deixamos de notar que o foco

Nesta perspectiva, o presente artigo analisa a situação das empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae, em parceria com o CNPq, no ciclo

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

Nessa perspectiva, o propósito deste projeto é refletir sobre a formação do professor de matemática na graduação e da necessidade da formação inicial e continuada frente