• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12º F Formação Plano de Formação Plano de Formação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 12º F Formação Plano de Formação Plano de Formação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Realização Plástica do Espetáculo 2013 | 2014

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

12º F

Formação Plano de Formação

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

Simulação de um conjunto de atividades profissionais similares às do contexto real de trabalho, integradas nas unidades de trabalho da disciplina de Projeto e Tecnologias, que visam a aquisição e desenvolvimento de competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais adequadas a diferentes contextos e relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso.

Cada aluno/formando desenvolve, individualmente e/ou em equipa, um conjunto de atividades integradas em metodologias do projeto artístico definidas em termosde concetualização, representação e execução técnica e enquadradas em contextos laborais de conceção, produção e exposição de objetos produzidos no domínio específico da Realização Plástica do Espetáculo.

O plano da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), apresenta-se sob iniciativa das equipas de professores da disciplina de Projeto e Tecnologias, especialização em Realização Plástica do Espetáculo e a turma 12º F, através de um trabalho em parceria com o Quorum Ballet – Companhia de Dança Contemporânea no âmbito da criação das componentes plásticas para uma nova produção, com coreografia de Daniel Cardoso e que estreará em espaço a designar.

Este conjunto de atividades visa o desenvolvimento de processos de conceção, produção e exposição de cenografia, adereços de cena, figurinos e adereços de figurino, para uma produção de dança contemporânea, com data de realização prevista para o dia 10 de Abril de 2014.

OBJETIVOS OBJETIVOS GERAIS

Conhecer contextos produtivos no âmbito da simulação de atividades profissionais.

Selecionar metodologias projetuais e tecnológicas adequadas à produção artística de objetos/peças de caráter plástico e cénico, orientadas em função das práticas oficinais do contexto real de trabalho.

Responder com criatividade e autonomia às atividades propostas.

Desenvolver processos e propostas adequadas a condicionantes concetuais e técnicas.

Saber gerir, individualmente e em equipa, os horários e prazos estabelecidos em função do desenvolvimento do projeto e dos materiais e equipamentos disponíveis no ambiente de trabalho. Consolidar conhecimentos através do contacto e observação de processos de produção artística em contexto real de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dar resposta criativa ao projeto temático, a celebrar de acordo com a conceção, criação, produção de elementos estruturadores relacionados com os conteúdos programáticos adaptados ao espaço cénico e personagem em estudo.

Conhecer a história do tema/projeto com a entidade envolvida e sua contextualização.

Organizar, em pequenas equipas de trabalho, um plano com as etapas do processo laboral para uma melhor gestão do tempo correspondente à realização da encomenda a aceitar.

Realizar uma pesquisa semântica e formal de propostas adequadas às condicionantes concetuais e técnicas, utilizando meios de representação bi e tridimensional e apresentando as soluções encontradas. Adequar materiais e processos técnicos necessários à construção e execução do projecto/objeto a designar.

Executar o portefólio do projeto previamente aprovado e a produção técnica do trabalho (encomenda proposta) em ambiente de ateliê/oficina.

Conhecer as dimensões que regem a realidade prática das relações entre o autor/produtor e o consumidor/público.

Revelar criatividade organizacional e autonomia no ambiente de trabalho em equipa e no cumprimento de tarefas, horários e prazos.

Expor concetual e projetualmente os produtos artísticos bi e/ou tridimensionais com recurso a meios digitais. Apresentar o portefólio e o relatório crítico de fundamentação do processo/projeto.

(2)

CONTEÚDOS

Projeto – Processos metodológicos de conceção e projetação de objetos bi e tridimensionais, de acordo com os textos facultados. As soluções cénicas e personagens estudadas e selecionadas darão resposta aos temas e conteúdos fundamentais da disciplina: cenografia, adereços de cena, figurinos e adereços de figurino, através do desenvolvimento da ideia/conceito, de estudos de pesquisa formal, material e técnica, da representação bi e tridimensional de uma solução/objeto, apresentação/exposição do projeto.

Tecnologias – Metodologias de execução do projeto/objeto: seleção e preparação dos materiais e equipamentos necessários; desenvolvimento construtivo/execução técnica do projeto/objeto.

Relatório – Descrição e fundamentação das opções concetuais, formais e técnicas do projeto e do processo construtivo e de execução técnica.

PROGRAMAÇÃO | PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação desenvolve-se:

12º F – Durante o período, entre os dias 07.01.2014 a 28.04.2014, correspondendo a uma formação de 120 horas (10 semanas);

O plano estrutura-se em função do seguinte contexto de trabalho:

Realização de visitas de estudo a espaços de produção artística contemporânea e outros relevantes para o conhecimento de contextos patrimoniais;

Concepção, representação projetual de cenografia, adereços de cena, figurinos e adereços de figurino; Concretização/execução técnica do projeto;

Elaboração de portefólio, apresentação digital e relatório de atividades desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido para a formação.

HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido, nas turmas, para a disciplina de Projeto e Tecnologias da especialização em Realização Plástica do Espetáculo.

LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Produção Artística - Realização Plástica do Espetáculo (sala de projeto e oficinas) da Escola Artística António Arroio.

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento do projeto é apresentado aos alunos num enunciado onde consta a definição do problema, os objetivos, as fases programáticas e os critérios de avaliação.

Os professores orientadores, equipa pedagógica da disciplina de Projeto e Tecnologias em Realização Plástica do Espetáculo planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projeto e asseguram a gestão e concretização das atividades constantes no plano de formação em articulação com a entidade parceira envolvidaque contextualiza e acompanha pontualmente a atividade de formação/produção a desenvolver e também promove a sua divulgação/exposição.

A assiduidade do aluno/formando à formação é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação, que será assinado pelo aluno e pelos professores orientadores. A avaliação no processo de trabalho será contínua, sistemática e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação/classificação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias nos domínios das competências transversais, competências pessoais e sociais e competências específicas no âmbito da resolução e realização das tarefas propostas em contexto laboral.

ENQUADRAMENTO

O presente plano de formação consagra o regime de funcionamento da FCT por acordo e participação das partes envolvidas e respetivos intervenientes no processo:

A escola, através do representante no conselho pedagógico – a diretora de curso (Lídia Lemos) – que, em estreita colaboração com os professores orientadores – Carla Isidro, Hugo F. Matos e Orenzio Santi, promove e assegura o processo de realização da FCT, a articulação com o Quorum Ballet - Companhia de Dança Contemporânea, bem como o cumprimento do plano de formação previamente traçado.

Os professores orientadores que, em estreita relação de equipa, planificam, acompanham, controlam a assiduidade e avaliam o desempenho do aluno/formando na execução do plano da FCT.

O aluno/formando que, no que lhe compete, colabora, participa e cumpre integralmente o plano da FCT, com a assiduidade estabelecida por lei para efeitos de conclusão da FCT.

(3)

PARECER

A formação consubstancia-se num percurso demonstrativo de saberes, atitudes e competências técnico-artísticas adequado e apresenta-se de acordo com a área da especialização de Realização Plástica do Espetáculo do curso de Produção Artística.

A diretora de curso, em 5 de dezembro de 2013, emite parecer favorável ao plano.

(4)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Realização Plástica do Espetáculo FCT | 12ºF | 2013 | 2014

Tomei conhecimento do Plano de Formação

Nº ALUNO Data ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO Data

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

(5)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Realização Plástica do Espetáculo 2013 | 2014

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

12º G

Formação Plano de Formação

Plano de Formação

CARATERIZAÇÃO

Simulação de um conjunto de atividades profissionais similares às do contexto real de trabalho, integradas nas unidades de trabalho da disciplina de Projeto e Tecnologias, que visam a aquisição e desenvolvimento de competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais adequadas a diferentes contextos e relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso.

Cada aluno/formando desenvolve, individualmente e/ou em equipa, um conjunto de atividades integradas em metodologias do projeto artístico definidas em termosde concetualização, representação e execução técnica e enquadradas em contextos laborais de conceção, produção e exposição de objetos produzidos no domínio específico da Realização Plástica do Espetáculo.

O plano da Formação em Contexto de Trabalho apresenta-se sob iniciativa da equipa de professores da disciplina de Projeto e Tecnologias, especialização em Realização Plástica do Espetáculo, através de um protocolo de cooperação com a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), com vista ao desenvolvimento de processos de conceção, produção e exposição de cenografia, figurinos, adereços de figurino e adereços de cena, para o espetáculo Musical infanto-juvenil A Rua, com encenação, música e narrativa de Carolina Gaspar e produção de Rosa Paula (Conselho Artístico EMNSC), que terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, com data de realização prevista para o dia 1 de junho de 2014.

OBJETIVOS OBJETIVOS GERAIS

Conhecer contextos produtivos no âmbito da simulação de atividades profissionais.

Selecionar metodologias projetuais e tecnológicas adequadas à produção artística de objetos/peças de caráter plástico e cénico, orientadas em função das práticas oficinais do contexto real de trabalho. Responder com criatividade e autonomia às atividades propostas.

Desenvolver processos e propostas adequadas a condicionantes concetuais e técnicas. Saber gerir, individualmente e em equipa, os horários e prazos estabelecidos em função do desenvolvimento do projeto e dos materiais e equipamentos disponíveis no ambiente de trabalho. Consolidar conhecimentos através do contacto e observação de processos de produção artística em contexto real de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dar resposta criativa ao projeto temático com a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, a celebrar de acordo com a tipologia do espetáculo selecionada através da conceção, criação, produção de elementos estruturadores relacionados com os conteúdos programáticos adaptados ao espaço cénico e personagem em estudo.

Conhecer a história do tema/projeto com a entidade envolvida e sua contextualização.

Organizar, em pequenas equipas de trabalho, um plano com as etapas do processo laboral para uma melhor gestão do tempo correspondente à realização da encomenda a aceitar.

Realizar uma pesquisa semântica e formal de propostas adequadas às condicionantes concetuais e técnicas, utilizando meios de representação bi e tridimensional e apresentando as soluções encontradas.

Adequar materiais e processos técnicos necessários à construção e execução do projeto/objeto a designar.

Executar o portefólio do projeto previamente aprovado e a produção técnica do trabalho (encomenda proposta) em ambiente de ateliê/oficina.

Conhecer as dimensões que regem a realidade prática das relações entre o autor/produtor e o consumidor/público.

(6)

Revelar criatividade organizacional e autonomia no ambiente de trabalho em equipa e no cumprimento de tarefas, horários e prazos.

Expor concetual e projetualmente os produtos artísticos bi e/ou tridimensionais com recurso a meios digitais.

Apresentar o portefólio e o relatório crítico de fundamentação do processo/projeto.

CONTEÚDOS

Projeto – Processos metodológicos de conceção e projetação de objetos bi e tridimensionais, de acordo com os textos facultados. As soluções cénicas e personagens estudadas e selecionadas darão resposta aos temas e conteúdos fundamentais da disciplina: cenografia, adereços de cena, figurinos e adereços de figurino, através do desenvolvimento da ideia/conceito, de estudos de pesquisa formal, material e técnica, da representação bi e tridimensional de uma solução/objeto, apresentação/exposição do projeto. Tecnologias – Metodologias de execução do projeto/objeto: seleção e preparação dos materiais e equipamentos necessários; desenvolvimento construtivo/execução técnica do projeto/objeto.

Relatório – Descrição e fundamentação das opções concetuais, formais e técnicas do projeto e do processo construtivo e de execução técnica.

PROGRAMAÇÃO | PLANIFICAÇÃO

O plano desta formação desenvolve-se durante os períodos compreendidos entre os dias: 16.12.2013 e 26.03.2014, e os dias 31.05.2014 e 01.06.2014, correspondendo a 80 unidades letivas equivalentes a 120 horas de formação (10 semanas).

O plano estrutura-se em função do seguinte contexto de trabalho: realização de visitas de estudo a espaços de produção e/ou divulgação/apresentação artística contemporânea e outros relevantes para o conhecimento de contextos patrimoniais;

Concepção, representação projetual de cenografia, adereços de cena, figurinos e adereços de figurino; Concretização/execução técnica do projeto;

Elaboração de portefólio e apresentação digital desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido para a formação.

HORÁRIO

O horário semanal da formação é o estabelecido para a disciplina de Projeto e Tecnologias da especialização em Realização Plástica do Espetáculo da turma envolvida, 12º G.

LOCAL

As atividades desenvolvem-se nas instalações do curso de Produção Artística - Realização Plástica do Espetáculo (sala de projeto e oficinas) da Escola Artística António Arroio e Escola de Música Nossa Senhora do Cabo/Centro Cultural de Belém (ensaios e apresentação pública).

ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO

O plano de desenvolvimento do projeto é apresentado aos alunos num enunciado onde consta a definição do problema, os objetivos, as fases programáticas e os critérios de avaliação.

Os professores orientadores, equipa pedagógica da disciplina de Projeto e Tecnologias em Realização Plástica do Espetáculo planeiam, acompanham e avaliam todo o processo de conceção e desenvolvimento do projeto e asseguram a gestão e concretização das atividades constantes no plano de formação em articulação com a entidade parceira envolvida que contextualiza e acompanha pontualmente a atividade de formação/produção a desenvolver e também promove a sua divulgação/exposição.

A assiduidade do aluno/formando à formação é controlada através de impresso próprio, correspondente ao período abrangido por esta formação, que será assinado pelo aluno e pelos professores orientadores. A avaliação no processo de trabalho será contínua, sistemática e com caráter sumativo, conducente a uma avaliação/classificação final da FCT. São fatores de ponderação global os critérios gerais e específicos de avaliação adotados pela escola para a disciplina de Projeto e Tecnologias nos domínios das competências transversais, competências pessoais e sociais e competências específicas no âmbito da resolução e realização das tarefas propostas em contexto laboral.

ENQUADRAMENTO

O presente plano de formação consagra o regime de funcionamento da FCT por acordo e participação das partes envolvidas e respetivos intervenientes no processo:

A escola, através do representante no conselho pedagógico – a diretora de curso (Lídia Lemos) – que, em estreita colaboração com os professores orientadores – Carla Rosa, Carla Monereo e Isabel Moniz –,

(7)

promove e assegura o processo de realização da FCT, a articulação com a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e o cumprimento do plano de formação previamente traçado.

Os professores orientadores que, em estreita relação de equipa, planificam, acompanham, controlam a assiduidade e avaliam o desempenho do aluno/formando na execução do plano da FCT.

O aluno/formando que, no que lhe compete, colabora, participa e cumpre integralmente o plano da FCT, com a assiduidade estabelecida por lei para efeitos de conclusão da FCT.

PARECER

A formação consubstancia-se num percurso demonstrativo de saberes, atitudes e competências técnico-artísticas adequado e apresenta-se de acordo com a área da especialização de Realização Plástica do Espetáculo do curso de Produção Artística.

A diretora de curso, em 7 de novembro de 2013, emite parecer favorável ao plano.

(8)

PRODUÇÃO ARTÍSTICA | Realização Plástica do Espetáculo FCT | 12ºG | 2013 | 2014

Tomei conhecimento do Plano de Formação

Nº ALUNO Data ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO Data

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Referências

Documentos relacionados

O Município de Maragojipe/BA, através de seu Pregoeiro, faz saber que realizará licitação na modalidade Pregão Presencial Nº 004-PRP/2017, objeto: REGISTRO DE PREÇOS, para futura

Clínica Geral 15º Curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho (2011/2013) Curso de Formação Contínua em Atualização em Medicina Preventiva - Cuidados de Saúde

como especialmente por tal causa, ali ou noutra parte, ainda podem vir a ter. Na Horta, até 1870, as freiras do convento da Glória mandavam no dia de S. Marcos aos membros da

Os estudos nacionais e internacionais relativos ao desempenho dos alunos em Matemática revelam a necessidade de desenvolver medidas que ajudem a melhorar as

[r]

32521 22-Fev 9h00/18h00 8 Aspetos práticos da contabilidade para microentidades

32521 22-Fev 9h00/18h00 8 Aspetos práticos da contabilidade para microentidades

Tendo como referência o enquadramento jurídico a que se encontra vinculado (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores), o Plano de Formação tem como