• Nenhum resultado encontrado

Dedicatória. Ofereço este livro primeiramente a Deus, que me deu a inteligência para poder

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dedicatória. Ofereço este livro primeiramente a Deus, que me deu a inteligência para poder"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

Dedicatória

O

fereço este livro primeiramente a Deus, que me deu a inteligência para poder dissertar com vocês este assunto, aos meus pais que sempre me incentivaram a escrever este livro, aos meus companheiros e amigos de curso (Letras – UFAL) e todo corpo docente e discente da Faculdade de Letras (Fale).

(3)

SUMÁRIO

Prefácio ... 1 Hipótese 1 ... 2 Hipótese 2 ... 3 Hipótese 3 ... 4 Hipótese 4 ... 5

Primeira pausa nas hipóteses... 6

Hipótese 5 ... 7

Segunda pausa nas hipóteses... 8

Hipótese 6 ... 9

Hipótese 7 ... 10

Terceira pausa nas hipóteses... 11

Hipótese 8 ... 12

Quarta pausa nas hipóteses... 13

Hipótese 9 ... 14

Quinta pausa nas hipóteses... 15

Hipótese 10 ... 16

(4)

PREFÁCIO

Bonjour , Ça Vá?

T

enho certeza que nesse exato momento, indagações e duvidas surgiram nas entranhas da sua mente, a partir do momento em que você se deparou com essa pergunta. Será que existe uma resposta para essa incógnita? partindo dessa duvida, iremos discorrer possíveis conclusões a seguir. (Kelvin Sagliocca)

(5)

HIPÓTESE 1

Sim, pois o difícil é algo impossível.

Muitos podem estar pensando, verdade, tudo aquilo que é impossível, é considerado difícil, agora te faço pensar, o impossível existe? será que o impossível está interligado ao difícil? pois bem, o impossível é a incapacidade humana. Sim!? pois o impossível não é nada mais aquilo que sobressai os limites humanísticos, é uma palavra teológica, assim como a palavra criação, deixa eu te explicar, relaxe, você não sairá esclerosado(a) daqui. A palavra criação significa, tirar do nada, ato de criar, é como Deus que criou o mundo, ele teve a poiéses em suas mãos e formou a sua obra literária, onde nós hoje vivemos e pisamos, é partindo desse princípio teológico que enquadro também a palavra impossível, pois se ela ultrapassa a capacidade humana, então ela deixa de ser terrena, para ser sobrenatural, nada melhor do que utilizar as Sagradas Escrituras para explicar essa tese, Jesus Cristo em cada lugar que ele passou realizou milagres, coisas que incapazes humanamente, como por exemplo curar um cego, fazer a água se transformar em vinho e etc. pois bem, impossibilidade está interligado a milagres, não a dificuldade, assim quebrando essa hipótese que nos fez chegarmos até aqui. Impossível e difícil, são palavras distintas com significados totalmente diferentes.

(6)

HIPÓTESE 2

Sim, o difícil é uma intervenção.

Será que o difícil pode ser visto como algo psicológico? pensa comigo, o difícil tem interligação com intervenção ou será mais uma visão teológica versos humana? calma como disse outrora, não irás sair daqui esclerosado(a), sairás daqui pensador como René Descartes. Enfim intervenção foge completamente do parâmetro teológico, ela não é nada mais que tudo aquilo que se atua diretamente, ou seja, uma decisão, será que decidimos ser difíceis? enfim... deixo essa incógnita para ser respondida no final dessa discussão, Porém descanse em paz, porque intervenção tem um pouco haver sim com a dificuldade, mas não diretamente com como um fato principal, então podemos dizer que a intervenção é uma característica do difícil, para existir uma intervenção é necessário que exista alguém ou algo, pois a intervenção não se cria, ela é incriável, a intervenção não se auto decide ou se ao destina. Pois bem, calma, estamos já chegando na resposta dessa grande incógnita principal, só ter um pouco de calma e saber viajar nos pensamentos, como viajava os grandes filósofos.

(7)

HIPÓTESE 3

O difícil é uma linha de acontecimentos, logo ele existe.

Será que podemos comparar o difícil com a física? Não, se formos estudar a origem portuguesada brasileira da palavra ACONTECIMENTO, significa que é nada mais que um evento, um objeto físico sobre o outro. O difícil vai muito além do que algo físico, o difícil tem interligação com palavra objeto levando sua visão para o campo literário, me explique por favor, porque agora não estou entendendo nada, deve ser isso que deve estar passando por sua cabeça agora, pois bem, vou te explicar, se formos observar o difícil como estamos analisando, ele deixa de ser visto como algo que aparece na sua frente em estado completo de inocência (Coisa para Literatura) para ser um estudo aprofundado daquilo que você vê (Objeto para Literatura), ou seja a busca incessante pela resposta do sim ou não, faz com que você estude aprofundado aquilo que outrora era só uma simples palavra, e que a partir de agora se torna um objeto de estudo da sua realidade. Meu Deus será que vou chegar lá? relaxe companheiro(a), falta pouco.

(8)

HIPÓTESE 4

O difícil existe, porque o mundo existe.

Será que o mundo existe é necessário realmente tudo existir? Muitos cogitam seres em outros planetas e que ET´S existem, mais é comprovado que realmente eles existem? Não, então está fora de cogitação dizer que algo existe porque o mundo existe, até porque o difícil é algo que não existe para sempre, e o mundo existirá para sempre, ele não se evaporizará, até no campo teológico o mundo terreno não vai acabar, penso eu, que das hipóteses já citadas quem tiver essa hipótese na cabeça, por favor reveja seus conceitos até de vida, porque essa é a pior hipótese que pode ser pensada.

(9)

PRIMEIRA PAUSA NAS HIPÓTESES

Sabe, eu fico aqui a imaginar, como seria a vida sem o difícil, será que teria sentido? será que se não existimos, o difícil existiria? as pessoas se preocupam tanto em resolver o difícil que esquece de pensar porque as coisas se tornam difícil, se você for um bom interpretador acho que já está definindo o real sentido da pergunta precursora. Pois bem, vamos continuar as hipóteses?

(10)

HIPÓTESE 5

O difícil ele é sentimental, logo existe porque todos nós somos desprovidos do sentimentalismo.

Será que podemos comparar o difícil com sentimentalismo? como uma paixão, ou uma dor de uma perca? pois bem, se formos analisar o difícil no campo sentimental ele existe, porém ele não existe porque somos sentimentais, ele existe porque ele se torna uma característica do sentimento, como por exemplo: Como é DIFÍCIL

deixar de amar essa menina. Aqui ele está remetendo a um sentimento

preexistente, ou seja, ele está expressando aquilo que já sentia e agora veio à tona. então sim, o difícil pode ser visto pelo lado sentimental, porém não como sentimental brutamente falando. Enfim está chegando perto!

(11)

SEGUNDA PAUSA NAS HIPÓTESES

Tudo na nossa vida se acaba, quando fechamos os olhos permanentemente e deitados dentro da cama de madeira, somos descidos para um retângulo fundo e obscuro, onde o banho das águas tristes são frutos das mais profundas solitude do ser humano.

(12)

HIPÓTESE 6

Se penso no difícil, logo ele existe.

Será que o difícil é filosófico? partindo do ponto de René Descartes, sim, tudo aquilo que eu penso, existe. Porém o difícil você não pensa, você vive, então ele deixa de ser filosófico para ser humanista, propriamente falando. Já pensou se tudo que nós vivêssemos fossem apenas pensamentos, como a solidão, a dor, a miséria, a fome, a corrupção e etc. O mundo externo seria como um mar com seu coqueiro, com as brisas suaves e ventos aconchegantes, e o mundo interior seria como a faixa de gaza ou um Iraque. Então não se engane, difícil não é pensamento. Se você for esperto(a) já deve está percebendo as respostas mais obvias do que nunca, diante dos seus olhos.

(13)

HIPÓTESE 7

O difícil foi acedente e será descendente.

Será que o difícil é uma árvore genealógica ou está interligado a biologia? No dia que o difícil virá árvore genealógica por favor me avise, que pegarei todos momentos difíceis e farei uma pesquisa de como meus descendentes irão ter as mesmas dificuldades minhas, é um cumulo pensar assim, cada um tem a sua tese de difícil, não quer dizer que pelo fato de por exemplo ter a "dificuldade" na vida que meus acedentes teve e que meus descendentes terão, longe disso, o difícil não é biológico.

(14)

TERCEIRA PAUSA NAS HIPÓTESES

Está gostando desse objeto? pois bem, então continue lendo que você já está chegando bem perto, mas bem próximo de descobrir se realmente o difícil existe ou não existe, se está cansado de ler tantas teses, pare um pouco, respire, assista um seriado no Netflix, ou assista um bom filme, ou ainda melhor escute uma boa música, músicas que te fazem refletir e depois volte! estarei sempre te esperando para debatemos sempre, mas como eu sei que estás curioso(a) para saber logo a real resposta se existe ou não, então continue aqui, relaxa tá? falta só mais 3 hipóteses!

(15)

HIPÓTESE 8

O difícil ele é, logo não existe!

O difícil ele tem vida própria? a partir do momento que dizemos: O difícil é, nós estamos dando vida humana ou teológica para o difícil, e o difícil não é nenhum ser humano e nem muito menos Deus para dizermos que é. Para e pense comigo, se algo existe é porque alguém o criou, inventou ou descobriu, logo por exemplo se a cadeira existe, é porque alguém inventou, se o fogo existe é porque alguém descobriu, se o mundo existe foi porque Deus criou através da sua Poiéses, logo quem criou Deus? quem inventou Deus? quem descobriu Deus? logo Deus ele é a própria existência, ai que fica a incógnita, quem criou o difícil? quem inventou o difícil? quem descobriu o difícil? o difícil ele é criado, inventado e descoberto, por isso ele não é. calma, em instantes você descobre tudo isso, se ele existe ou não. falta mais 2 hipóteses!

(16)

QUARTA PAUSA NAS HIPÓTESES

O globo me convida para bailar nos seus braços inseguros, me fazendo refletir no que eu sou, no que tenho capacidade de criar, de inventar, de evitar e de descobrir.

(17)

HIPÓTESE 9

9. O difícil é a característica do que nós formamos

Será que o difícil tem interligação com a nossa formação como seres humanos? como por exemplo o nosso caráter, ou formação acadêmica? nunca vi ninguém fazer faculdade em difícultologia, até porque não existe, no caráter? aí deixo para responder essa simples pergunta na próxima e última hipótese, você deve estar dando graças a Deus porque está terminando, mas calma, ainda tem uma pausa nas hipóteses.

(18)

QUINTA PAUSA NAS HIPÓTESES

Você deve estar se perguntando, qual será a última explicação? Será que li isso tudo para nada? tudo é uma forma sistemática para que você se interesse mais, desde já deixo bem claro que a intenção é, de você perceber o difícil como um objeto no campo literário e não como uma simples coisa. Enfim está preparado? está mesmo? certeza? vamos lá...

(19)

HIPÓTESE 10

O difícil não existe, o que existe somos nós.

Sim. ele não existe, nós que existimos.

Poxa vida, tudo isso para no final chegar e dizer que ele não existe? sem nenhuma explicação. Você deve estar pensando agora, eu necessito de uma explicação para tudo isso, eu não li até o final para não ter provas empíricas da sua linha de raciocínio. Calma, eu não deixarei você confuso(a), eu vou explicar, a explicação começa agora...

(20)

PORQUE O DIFÍCIL NÃO EXISTE?

Na segunda hipótese, coloquei a seguinte pergunta: "será que decidimos ser difíceis?" e na nona hipótese coloquei uma incógnita a respeito do caráter, pois bem, as respostas para ambas perguntas é sim, porque o difícil não existe, o que existem somos nós, nós que temos o poder de tornar as coisas difíceis, por isso que o difícil não é impossível, porque o difícil não é mais nada do que uma capacidade humana, tudo que é difícil pode ser revertido humanamente, diferente do impossível, como expliquei na primeira hipótese. Quem criou o difícil? quem inventou o difícil? quem descobriu o difícil? foi a incógnita da oitava hipótese, quem criou o difícil, ou melhor dizendo quem cria o difícil? somos nós mesmos com pensamentos abaixo daquilo que sabemos que podemos conseguir humanamente, nos inferiorizando, quem inventou o difícil, ou melhor dizendo, quem inventa o difícil? nós mesmos, quando muita das vezes pensamos que aquilo não é acessível a nós, inventamos meios difíceis de chegar no fim de chegada, podendo ter a forma mais acessível de chegar essas "dificuldades" impostas por você mesmo, e quem descobriu o difícil? ou melhor dizendo, quem descobre o difícil? nós mesmos, a partir do momento que colocamos na nossa vida o primeiro obstáculo, acabamos descobrindo que o difícil existe. Bem verdade que muitas das vezes nas nossas vidas são os alheios que colocam o difícil em nossas vidas, mas você já parou para analisar, que na maioria das vezes, nós mesmos que deixamos o difícil adentrar? o difícil alheio só adentra na sua vida se você der expansão para ele adentrar, você humanamente tem o controle de quem entra e de quem sai da sua vida, cabe você ter a escolha. Observe bem a 1. Pausa das teses, a incógnita em questão, "Sabe, eu fico aqui a imaginar, como seria a vida sem o difícil, será que teria sentido? será que se não existimos, o difícil existiria?" quando propôs essa pergunta, era para você leitor, refletir, lá vai a resposta: A vida sem o difícil não teria sentido, porque simplesmente não existiríamos, porque o difícil vive dentro de nós, logo se não existimos, o difícil não existiria, e a resposta está na 2. Pausas das teses quando digo, "Tudo na

(21)

nossa vida se acaba, quando fechamos os olhos permanentemente e deitados dentro da cama de madeira, somos descidos para um retângulo fundo e obscuro, onde o banho das águas tristes são frutos das mais profundas solitude do ser humano". Observe o começo da frase "Tudo na nossa vida se acaba" , pois é logo deu para perceber, que o difícil não é para sempre, porque assim que fechamos os olhos permanentemente e deitamos na cama de madeira (Caixão) tudo se acaba, inclusive até o difícil, porque dentro de nós carregamos o difícil e o fácil. E termino explicando a 4. Pausas das teses: "O globo me convida para bailar nos seus braços inseguros, me fazendo refletir no que eu sou, no que tenho

capacidade de criar, de inventar, de evitar e de descobrir" , pois bem, "O globo me convida para bailar nos seus braços inseguros" , o globo não é nada mais que o mundo me convidando para mexer nos seus pontos de insegurança. "me

fazendo refletir no que eu sou", nada mais do que o mundo me fazendo pensar no quão difícil eu sou, "no que tenho capacidade de criar, de inventar, de evitar e de descobrir", nada mais do que minhas formas de criar o meu difícil, de inventa-lo, de evita-lo e como também de descobri-lo. O mundo ele simplesmente é uma obra literária e estamos vivendo como simples atores dela, porém além de atores somos roteiristas. Termino esse livro dizendo a resposta que já é óbvia: Porque o

difícil não existe, o que existem somos nós.

AU REVOIR!

Referências

Documentos relacionados

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO.. DIRETORIA DE MATERIAL

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A América Latina e o Brasil, nesse sentido, se constituem enquanto um laboratório de pesquisa fundamental onde prevalece as noções de autonomia e capacidade revolucionária

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24