• Nenhum resultado encontrado

Presidente Gleisson Cardoso Rubin. Diretora de Comunicação e Pesquisa Marizaura Reis de Souza Camões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Presidente Gleisson Cardoso Rubin. Diretora de Comunicação e Pesquisa Marizaura Reis de Souza Camões"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

Presidente

Gleisson Cardoso Rubin

Diretora de Comunicação e Pesquisa Marizaura Reis de Souza Camões Diretora de Formação Profissional Maria Stela Reis

Diretor de Desenvolvimento Gerencial Paulo Marques

Diretor de Gestão Interna Cassiano de Souza Alves Coordenação do Concurso Coordenação-Geral de Pesquisa Coordenador-Geral de Pesquisa Pedro Lucas de Moura Palotti Assessoria Alessandro Freire Cláudia Conde Flávio Schettini Joselene Lemos Márcia Knop Samantha Amorim Estagiários

Artur Santiago Brant Campos Victor Lucas do Nascimento Editoração

(3)

Índice

I – Apresentação ... 3

II – Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal ... 4

III – Processo de inscrição ... 9

IV – Instruções para o preenchimento da ficha de inscrição ... 11

V – Roteiro para elaboração do relato da iniciativa ... 16

VI – Processo de seleção ... 20

VII – Premiação ... 23

(4)

I – Apresentação

Este é o Manual do Candidato do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, de leitura obrigatória antes do preenchimento da ficha de inscrição eletrônica que estará disponível no endereço http://inovacao.enap.gov.br, entre 3 de julho a 17 de agosto de 2015. Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser devidamente preenchidos, de acordo com as instruções contidas neste manual e no regulamento, sob pena de eliminação do Concurso.

Após a leitura do manual e a elaboração de seu relato, preencha a ficha de inscrição na página http://inovacao.enap.gov.br e clique no ícone “Salvar e Enviar” localizado ao final da aba “Relato da Iniciativa”. Uma mensagem de confirmação deverá ser enviada para o responsável pelo preenchimento da ficha de inscrição, bem como para o responsável pela inciativa e seu superior imediato.

Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é uma iniciativa da Enap e, para as premiações, conta com o apoio de embaixadas e organizações internacionais envolvidas com questões afetas à gestão pública. Desde 1996, o Concurso premia práticas inovadoras que promovem a melhoria da gestão pública em benefício dos cidadãos.

(5)

II – Regulamento do 20º Concurso Inovação na

Gestão Pública Federal

Regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna público o regulamento do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O Concurso será regido de acordo com as disposições seguintes:

Capítulo I – Do Concurso

1) O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é uma iniciativa da Enap e, para as premiações, conta com o apoio de embaixadas e organizações internacionais envolvidas com questões afetas à gestão pública.

Capítulo II – Dos objetivos

2) O Concurso utiliza como conceito de inovação: mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação dos mecanismos de gestão existentes, que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.

3) O Concurso tem como objetivos:

a. Incentivar a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do Governo Federal, que contribuam para a melhoria dos serviços públicos. b. Disseminar soluções inovadoras que sirvam de inspiração ou de referência para

outras iniciativas e colaborem para o avanço da capacidade de governo.

c. Valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa e proativa em suas atividades, em benefício do interesse público.

Capítulo III – Das inscrições

4) Somente poderão ser inscritas iniciativas desenvolvidas nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal (ministérios, agências, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista) e em organizações sociais (qualificadas pelo Poder Executivo federal, atendendo às diretrizes da Lei nº 9.637/1998), excetuando-se iniciativas promovidas pela própria Enap.

5) As práticas inovadoras podem envolver desde equipes de servidores, atuando em unidades administrativas específicas, até setores ou coordenações engajados em processos de mudança.

(6)

b. apresentar e comprovar resultados mensurados;

c. não ter sido premiada em edições anteriores deste Concurso.

7) O não cumprimento de algum dos três itens descritos no item 6 poderá resultar na exclusão da iniciativa do Concurso.

8) A ficha de inscrição eletrônica, disponibilizada no endereço http://inovacao. enap.gov.br, deverá ser preenchida pelo candidato durante o período de 3 de julho a 17 de agosto de 2015.

9) Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser devidamente preenchidos, de acordo com as instruções constantes no Manual do Candidato, sob pena de eliminação do Concurso. O Manual do Candidato, de leitura obrigatória, estará disponível no endereço eletrônico http://inovacao.enap.gov.br.

10) O preenchimento dos nomes dos integrantes da equipe e do responsável pela iniciativa deverá ser feito com a máxima atenção, uma vez que, após a divulgação do resultado, não será permitida, em hipótese alguma, a inclusão, a substituição ou a exclusão de nomes para fins de recebimento do certificado, destinação dos prêmios e autoria no livro.

11) O candidato poderá apresentar um vídeo de que ilustre sua iniciativa. Para isso, deverá hospedar o vídeo em site acessível via internet e informar o link de acesso em campo destinado a esse fim na ficha de inscrição eletrônica. A apresentação de vídeo não é obrigatória e fica a critério da equipe concorrente.

12) O responsável pela iniciativa é quem responde pela coordenação do projeto. O Concurso Inovação não solicita os dados de quem está fazendo a inscrição, mas sim os dados do responsável pela iniciativa inscrita, que se responsabiliza por todas as informações prestadas.

Capítulo IV – Das áreas temáticas

13) Ao efetuar a inscrição, o candidato selecionará uma área temática para enquadrar sua iniciativa, cuja descrição consta do Manual do Candidato. Cada iniciativa deverá ser classificada em somente uma área temática, para que seja possível realizar o acompanhamento das práticas inscritas. As áreas temáticas são:

a) arranjos institucionais para coordenação ou implementação de políticas públicas; b) atendimento ao cidadão;

c) avaliação e monitoramento de políticas públicas; d) gestão da informação;

e) gestão e desenvolvimento de pessoas; f) melhoria dos processos de trabalho;

(7)

Capítulo V – Dos critérios de avaliação

14) O 20º Concurso Inovação divulgará e premiará até 10 práticas inovadoras, que serão avaliadas com base nos resultados qualitativos e quantitativos, descritos no relato da iniciativa, de acordo com os seguintes critérios:

a) introdução de inovação em relação a práticas anteriores;

b) resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou atendimento à demanda do público-alvo ou aos direitos dos cidadãos;

c) participação dos servidores da organização na mudança;

d) integração com outras iniciativas internas ou externas, ou existência de parceria; e) utilização eficiente de todos os recursos;

f) promoção de mecanismo de transparência, participação ou controle social; e g) grau de sustentabilidade na implementação das ações e obtenção dos resultados da iniciativa.

15) Os critérios a) introdução de inovação em relação a práticas anteriores e b) resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou atendimento à demanda do público-alvo ou aos direitos dos cidadãos têm peso 2. Os demais, peso 1.

Capítulo VI – Do processo de seleção das iniciativas

16) O processo de seleção será realizado em sete etapas:

Etapa Atividade

Inscrições

A Coordenação do Concurso Inovação poderá solicitar ajustes no relato da iniciativa durante o período de inscrições. O não atendimento às solicitações dentro do prazo máximo de sete dias corridos, a contar da notificação, poderá incorrer na desclassificação da iniciativa.

Triagem interna Serão observados os requisitos básicos para inscrição, estabelecidos neste regulamento nos itens 4, 5 e 6.

Avaliação preliminar O Comitê Julgador selecionará 20 propostas finalistas a serem visitadas.

Visitas técnicas Cada equipe finalista receberá visita in loco do Comitê Técnico, com vistas ao aprofundamento e averiguação das informações enviadas.

Análise dos relatórios

técnicos O Comitê Julgador analisará os relatórios das visitas do Comitê Técnico. Avaliação do grau de

sustentabilidade O Comitê Julgador selecionará a iniciativa destaque em sustentabilidade a ser premiada dentre as 20 iniciativas finalistas. Avaliação final O Comitê Julgador selecionará e classificará até 10 iniciativas inovadoras a serem premiadas dentre as 20 iniciativas finalistas.

(8)

17) Os instrumentos utilizados na avaliação das iniciativas são: a ficha de inscrição com o relato da iniciativa e eventuais anexos (vídeos e figuras) e os relatórios do Comitê Técnico.

18) O Comitê Julgador, responsável pelo julgamento das iniciativas inscritas, será composto por especialistas em gestão, servidores públicos e professores com atuação reconhecida.

19) O Comitê Técnico terá a função de averiguar as informações prestadas no relato da iniciativa e será composto por pesquisadores e profissionais com experiência e conhecimento técnico em gestão pública.

20) Durante todo o período, que vai do início das inscrições até a data da premiação, a Coordenação do Concurso reserva-se o direito de averiguar a veracidade e a consistência das informações apresentadas, podendo solicitar dados complementares e documentação comprobatória à equipe responsável pela iniciativa. Em caso de não atendimento a essa solicitação, a inscrição poderá ser desclassificada em qualquer etapa do Concurso.

Capítulo VII – Da premiação

21) Ao final da análise dos relatórios técnicos, o Comitê Julgador selecionará e classificará até 10 iniciativas vencedoras e a iniciativa destaque em sustentabilidade. A atribuição dos prêmios seguirá os seguintes critérios:

• 1º ao 10º lugar – As iniciativas classificadas até o 10º lugar poderão receber, conforme disponibilização pelos parceiros1, visitas técnicas internacionais

oferecidas pelas instituições apoiadoras do Concurso.

• Destaque Sustentabilidade – A iniciativa mais bem avaliada no critério sustentabilidade receberá uma menção honrosa sob a forma de troféu.

22) A atribuição dos prêmios será definida após a classificação das iniciativas premiadas por um comitê composto por representantes da Enap, do Comitê Julgador e das instituições internacionais apoiadoras, com vistas a garantir maior aproximação entre as iniciativas premiadas e as áreas abordadas nos acordos de cooperação técnica que apoiam a premiação.

23) Os prêmios serão destinados, exclusivamente, ao responsável pela iniciativa ou a outro membro da equipe premiada, conforme informado na ficha de inscrição, e deverão ser usufruídos no ano corrente da premiação (2016). Caso alguma equipe premiada não possa ou não queira usufruir o prêmio, esse será destinado à equipe classificada imediatamente após essa que não o usufruiu.

24) O número de visitas internacionais atribuídas aos primeiros colocados poderá sofrer alteração em função de modificações promovidas pelas instituições apoiadoras.

1 Em virtude da diferença entre o calendário fiscal nacional e os calendários fiscais estrangeiros, os destinos das visitas técnicas só poderão ser confirmados a partir do segundo semestre de 2015.

(9)

25) As visitas técnicas internacionais são oferecidas pelas instituições apoiadoras, de forma que a Enap se isenta de qualquer responsabilidade quanto ao oferecimento, organização e realização da visita técnica.

26) Além desses prêmios, todas as iniciativas vencedoras receberão: assinatura, com validade de um ano, da Revista do Serviço Público (RSP); seleção de publicações da Enap; certificados para os integrantes das equipes; livro publicado pela Enap com os relatos das iniciativas; divulgação no Banco de Soluções, disponível no endereço http:// inovacao.enap.gov.br, e no Repositório Institucional da Enap, disponível no endereço http://repositorio.enap.gov.br; e Selo Inovação – imagem que só pode ser utilizada pelas próprias iniciativas premiadas em seus materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

27) A entrega dos prêmios será promovida durante evento público em 2016, com apresentação da prática inovadora pelo seu responsável ou por integrante da equipe. A Enap não custeará quaisquer despesas com transporte, alimentação e hospedagem de premiados e participantes.

Capítulo VIII – Dos prazos do Concurso

28) Calendário previsto para o 20º Concurso Inovação:

• inscrição e envio dos relatos: de 3 de julho a 17 de agosto de 2015;

• divulgação das 20 iniciativas selecionadas pelo Comitê Julgador que receberão a visita do Comitê Técnico, prevista no item 16 deste regulamento: outubro de 2015; • divulgação das iniciativas vencedoras: dezembro de 2015;

• evento de premiação e anúncio da classificação das iniciativas vencedoras: março de 2016.

Capítulo IX – Disposições gerais

29) Os vencedores do Concurso autorizam, automaticamente, a Enap, sem ônus, a editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, livros, televisão, rádio, internet e vídeo (ou outro recurso multimídia), suas imagens e vozes e o conteúdo dos trabalhos premiados, total ou parcialmente.

30) Os casos e fatos omissos serão dirimidos pela Coordenação do Concurso e pela Presidência da Enap.

(10)

III – Processo de inscrição

Informações gerais

• Antes de iniciar o processo de inscrição no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, leia as instruções apresentadas neste manual para elaborar seu relato e preencher a ficha de inscrição eletrônica. O relato deve ser preenchido com atenção, de acordo com as instruções da seção V deste manual, e deverá oferecer as principais informações para o julgamento da iniciativa.

• Em seguida, acesse a página http://inovacao.enap.gov.br, clique no menu “20º Concurso”, seção “Inscrições”, preencha todos os campos da ficha de inscrição eletrônica até o fim da aba “Relato da Iniciativa”. Por fim, clique em “Salvar e Enviar” para cadastrar a sua iniciativa. A ficha de inscrição ficará disponível durante o período de 3 de julho a 17 de agosto de 2015.

• A confirmação da inscrição será comunicada pela Enap por e-mail ao responsável pelo preenchimento da ficha de inscrição, bem como ao responsável pela iniciativa e ao seu superior imediato, nos endereços eletrônicos informados durante o próprio processo de inscrição.

• Na ficha de inscrição deverão ser informados: dados gerais da iniciativa e da instituição; dados da equipe responsável pela iniciativa, incluídos os parceiros externos, se houver; relato detalhado da iniciativa inovadora implementada na instituição. Inscrições com relatos incompletos ou em formato inadequado serão anuladas.

• A critério da equipe, poderá ser apresentado um vídeo que ilustre a iniciativa relatada. O vídeo deverá ser hospedado em site acessível via internet e o correspondente link de acesso informado em campo destinado a esse fim na ficha de inscrição eletrônica.

• Preencha com atenção todos os dados solicitados na ficha de inscrição. Esses não poderão ser alterados posteriormente, inclusive no que diz respeito à entrega da premiação e publicação do livro contendo o relato das iniciativas premiadas na 20ª edição do Concurso.

• Ao escrever siglas, informe o significado por extenso.

• Não há limite para o número de inscrições por instituição e não há cobrança de taxa de inscrição.

Dicas para inscrição

Para facilitar o processo de avaliação e julgamento, todas as iniciativas inscritas devem seguir o mesmo modelo de relato. Os relatos das iniciativas premiadas serão publicados em livro, bem como inseridos no Banco de Soluções do Concurso

(11)

e no Repositório Institucional da Enap, para serem disseminados aos servidores da administração pública federal.

Elabore o seu relato de forma a transmitir a essência da sua iniciativa inovadora e os seus benefícios mais significativos, com objetividade.

Indicamos a leitura de iniciativas vencedoras em concursos anteriores, como as apontadas a seguir. Além disso, os relatos das iniciativas premiadas em todas as edições do Concurso estão disponíveis no Banco de Soluções do Concurso Inovação (http://inovacao. enap.gov.br) e no Repositório Institucional da Enap (http://repositorio.enap.gov.br). Alguns exemplos de relatos disponíveis no Banco de Soluções e no Repositório Enap Premiadas no 19º Concurso Inovação

Veículo de Diagnóstico de Rodovias - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Programa de Redução de Litígios e de Aperfeiçoamento da Defesa Judicial da União- Advocacia-Geral da União (AGU)

Premiadas no 18º Concurso Inovação

Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) -Controladoria-Geral da União (CGU)

Enem – Da crise em 2009 ao novo modelo de monitoramento do processo de gestão de riscos - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Premiadas no 17º Concurso Inovação

Teleassistência em rede para regiões remotas: melhorando o acesso da população à Atenção Especializada em Saúde - Universidade Federal de Minas Gerais – MG

Projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial - Ministério da Justiça – DF Dicas:

• Contextualize sua iniciativa, tendo em vista a percepção do usuário. • Evite repetição de informações ao longo do texto.

• Consulte seus colegas de trabalho a respeito do texto do relato para garantir que você está se comunicando de forma clara e objetiva.

• Peça comentários de pessoas não filiadas à iniciativa. Lembre-se de que o público externo deve entender o que é a inovação da sua iniciativa.

(12)

IV – Instruções para o preenchimento da ficha

de inscrição

Leia atentamente as instruções a seguir antes de iniciar o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica.

Dados da Iniciativa

Dados Gerais

Título da iniciativa

Informe o título da iniciativa respeitando o limite máximo de 150 caracteres. Data de início da iniciativa

Informe dia, mês e ano em que a iniciativa passou a vigorar. A iniciativa deverá estar em vigência e contar com, no mínimo, um ano de implementação efetiva das ações, até a data de início do período de inscrição.

Área temática

Assinale apenas uma área temática. Cada iniciativa deverá ser classificada em uma única área temática, considerando a que mais se aproxima da natureza da iniciativa.

Para maior entendimento dos diversos temas compreendidos nas áreas temáticas, observe as descrições na segunda coluna do quadro a seguir:

Área temática Descrição

Arranjos institucionais para coordenação

ou implementação de políticas públicas Formas e processos de articulação de parcerias ou cooperação, envolvendo entes públicos ou privados (entre setores ou organizações do mesmo ministério, entre níveis de governo, com ONGs, entre diferentes órgãos de governo etc.), promovidos pelo órgão responsável pela coordenação de uma política pública. Promoção de redes de políticas públicas. Processos de consulta e participação cidadã em serviços públicos.

Atendimento ao cidadão Processos de simplificação e agilização de procedimentos na entrega dos serviços. Melhoria de acesso e de qualidade dos serviços. Estabelecimento e gerenciamento de padrões de atendimento de serviços. Ouvidoria.

(13)

Avaliação e monitoramento de políticas

públicas Experiências na criação e implantação de sistemas ou mecanismos de monitoramento e de avaliação de políticas públicas, de programas ou projetos, como instrumento de apoio à tomada de decisão.

Gestão da informação Gestão da informação. Informatização da gestão. Redesenho de processos de gestão com aplicação de tecnologia da informação. Uso de tecnologias para abrir canais de comunicação com o cidadão (governo eletrônico).

Gestão e desenvolvimento de pessoas Gestão de pessoas (formas de seleção e recrutamento, gestão por competências, lotação, gestão de carreiras, capacita-ção, avaliação de desempenho, promocapacita-ção, melhoria do ambiente de trabalho, etc.).

Melhoria dos processos de trabalho Estabelecimento de parâmetros de qualida-de. Análise e implementação de melhoria contínua. Simplificação e agilização de proce-dimentos.

Planejamento, orçamento, gestão e

desempenho institucional Planejamento estratégico. Gestão estraté-gica. Gestão orçamentária e financeira. Gerenciamento de custos. Gestão do conhe-cimento. Construção e aplicação de indica-dores de gestão. Avaliação de desempenho e controle de resultados (institucional).

Resumo da iniciativa

O resumo da iniciativa deve ter, no máximo, 1.000 caracteres, incluindo espaços. Lembre-se que caso seja premiada, esse resumo será usado para divulgar a sua iniciativa, portanto, ele deve ser claro. O texto deve descrever objetivamente:

a) o que é a prática inovadora, b) os objetivos e

c) os resultados obtidos. Link do vídeo da iniciativa

Caso você opte pelo envio do vídeo, deverá hospedá-lo em site acessível via internet e informar somente o correspondente link de acesso.

Endereço para a visita técnica

Indique o endereço completo em que a visita técnica deverá ocorrer: estado, município, CEP, bairro, logradouro, número e complemento. Durante essa visita, os integrantes do Comitê Técnico deverão conferir as informações apontadas na ficha de

(14)

Instituição

ATENÇÃO: somente podem ser inscritas iniciativas do Poder Executivo federal. Nome da instituição:

Nome da unidade administrativa: Natureza jurídica da instituição: Administração direta:

• Ministério

• Secretaria vinculada à Presidência da República • Órgão Específico Singular

• Delegacia regional • Núcleo estadual • Superintendência • Outro Administração indireta: • Agência executiva • Agência reguladora • Autarquia • Empresa pública • Fundação

• Sociedade de economia mista

Responsável

ATENÇÃO: O responsável pela iniciativa é o responsável pela coordenação do projeto. O Concurso Inovação não solicita os dados do responsável pela inscrição no Concurso (pode ser qualquer pessoa), mas, sim, os dados do responsável pelo projeto. Dados Profissionais Nome do responsável: Cargo: Vínculo: Celetista Estatutário

• Com vínculo efetivo (servidor de carreira, concursado)

(15)

Endereço

Indique o endereço completo do responsável: estado, município, CEP, bairro, logradouro, número e complemento.

Dados de Contato Telefone:

E-mail:

E-mail adicional:

Superior do responsável

Nome do superior do responsável: Cargo:

Vínculo: Celetista Estatutário

• Com vínculo efetivo (servidor de carreira, concursado)

• Sem vínculo efetivo (cargo comissionado apenas/contrato temporário/consultor) Endereço

Indique o endereço completo do superior imediato do responsável: estado, município, CEP, bairro, logradouro, número e complemento.

Dados de Contato Telefone:

E-mail:

E-mail adicional:

Equipe

Informe os nomes de todos os integrantes da equipe. Os nomes dos integrantes da equipe e do responsável pela iniciativa deverão ser preenchidos com a máxima atenção, uma vez que não será permitida a inclusão ou a exclusão de nomes, para fins de recebimento do certificado e destinação dos prêmios.

Cadastro de Membros Nome:

Cargo: Vínculo:

(16)

Estatutário

• Com vínculo efetivo (servidor de carreira, concursado)

• Sem vínculo efetivo (cargo comissionado apenas/contrato temporário/consultor)

Parceiros

Os parceiros são aqueles entes ou órgãos públicos ou privados com os quais a iniciativa desenvolve algum tipo de cooperação.

Cadastro de Parceiros Nome: Instituição: Cargo: Vínculo: Celetista Estatutário

• Com vínculo efetivo (servidor de carreira, concursado)

(17)

V – Roteiro para elaboração do relato da

iniciativa

Não será aceita a inscrição de iniciativa cujo relato não seja feito de acordo com as orientações apresentadas nesta seção.

O relato da iniciativa deverá descrevê-la da forma mais detalhada possível, respeitando o limite mínimo de 18.000 e o máximo de 30.000 caracteres. Os gráficos, quadros, tabelas e figuras (JPEG, GIF, PNG) devem ser inseridos no corpo do texto.

Recomenda-se que seja elaborada versão preliminar do relato antes de se iniciar o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica.

Relato da iniciativa

Caracterização da situação anterior e identificação do problema

Descreva claramente o problema de gestão que a inovação tentou resolver ou minorar. Qual era o diagnóstico, o contexto e a gravidade do problema?

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 1.800 e o máximo de 3.000 caracteres.

Descrição da iniciativa e da inovação

Esse é o item que permite verificar qual foi a inovação em relação às práticas de gestão anteriores. A seguir, algumas dicas:

• Descreva em que consiste sua iniciativa inovadora. Procure enfatizar os aspectos ligados à gestão, ou seja, como fazer, com que métodos, de que modo, com quem etc.

• Identifique, de forma objetiva, a inovação e como ela ajudou a resolver o problema e a situação anterior.

Além disso, nesse item devem ser incluídas:

a. as estratégias existentes no que diz respeito a mecanismos de participação, de transparência, formas de controle e acesso à informação;

b. uma descrição dos arranjos institucionais da iniciativa: as parcerias realizadas com outras iniciativas internas ou externas, a parceria ou cooperação entre instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, e qual o tipo de envolvimento dessas instituições (parceria na implementação, no desenho, em recursos, integração de ações e serviços etc.).

• Se sua iniciativa serviu de inspiração para outras iniciativas, neste ou em outro órgão, indique quais.

(18)

6.000 caracteres.

Concepção da inovação e trabalho em equipe

Aponte como surgiu a ideia e de que forma a equipe e os superiores foram envolvidos no processo. Informe, também, se para o desenvolvimento da inovação houve inspiração em outras iniciativas.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 1.200 e o máximo de 2.000 caracteres.

Objetivos da iniciativa

Liste os objetivos principais da inovação por ordem de prioridade.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 900 e o máximo de 1.500 caracteres.

Público-alvo da iniciativa

Indique quem é ou quais são os públicos afetados pela iniciativa direta e indiretamente, nessa ordem. Por exemplo, um sistema de avaliação foi criado e indica uma melhoria do processo de trabalho da equipe X do Ministério Y (que seria o público-alvo prioritário da iniciativa). A melhoria do processo, por sua vez, também afetou indiretamente os implementadores na localidade e os beneficiários finais da política pública.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 600 e o máximo de 1.000 caracteres.

Ações e etapas da implementação

Descreva as principais etapas e ações da implementação da iniciativa, destacando as atividades de gestão. Apresente-as de forma cronológica (pode-se utilizar um quadro descritivo). Caso tenham ocorrido mudanças, indique quais foram e as razões que levaram às mudanças. Explique como a iniciativa funciona atualmente.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 1.800 e o máximo de 3.000 caracteres.

Descrição dos recursos financeiros, humanos, materiais e tecnológicos

Identifique todos os recursos utilizados na iniciativa (humanos, financeiros, materiais etc.). Especificar a quantidade, o valor e a origem dos recursos (orçamento próprio, parceria, financiamento etc.). Indique o gasto orçamentário anual, diferenciando os que são das ações de implementação e os gastos de manutenção da iniciativa.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 900 e o máximo de 1.500 caracteres.

Por que considera que houve utilização eficiente dos recursos na iniciativa? Justifique, argumente, demonstre e comprove como os recursos foram utilizados de forma eficiente. Podem ser usadas informações de diferentes anos do orçamento

(19)

para demonstrar a eficiência na utilização dos recursos existentes. Fica a critério do responsável pela inscrição a inclusão de uma planilha de cálculo.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 900 e o máximo de 1.500 caracteres.

Monitoramento e avaliação da iniciativa

Descreva como é realizado o monitoramento e a avaliação da iniciativa para medir o alcance dos resultados da prática (metodologia e indicadores usados, mecanismo de coleta dos dados etc.).

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 1.200 e o máximo de 2.000 caracteres.

Resultados quantitativos e qualitativos concretamente mensurados

Apresente de forma objetiva os resultados que demonstram a superação ou a melhoria dos problemas identificados no item “Caracterização da situação anterior e identificação do problema”. Se possível, apresente a evolução dos resultados ano a ano, a partir dos indicadores descritos no item “Monitoramento e avaliação da iniciativa”.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 1.200 e o máximo de 2.000 caracteres.

Obstáculos encontrados e soluções adotadas

Identifique os principais obstáculos enfrentados na implementação da iniciativa, demonstrando como cada um deles foi enfrentado e quais ainda persistem.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 900 e o máximo de 1.500 caracteres.

Fatores críticos de sucesso

Especifique quais as condições, ações ou oportunidades foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 900 e o máximo de 1.500 caracteres.

A iniciativa promove a sustentabilidade? De que forma?

Especificar de que forma as ações implementadas e os resultados gerados pela iniciativa trazem benefícios para a sociedade, a economia e o meio ambiente. Iniciativas sustentáveis geram impactos positivos que justificam os investimentos demandados em sua geração, garantindo recursos para sua manutenção e continuidade.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 1.200 e o máximo de 2.000 caracteres.

(20)

Por que a iniciativa pode ser considerada uma inovação em gestão?

Identifique qual é a principal inovação na gestão e por que a iniciativa pode ser considerada uma prática inovadora em gestão pública. Faça a comparação entre a situação anterior e a atual.

Para a descrição desse item, recomenda-se o limite mínimo de 900 e o máximo de 1.500 caracteres.

Após concluir o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição, clique no ícone “Salvar e Enviar” localizado no fim da aba “Relato da Iniciativa”. Você, o responsável pela iniciativa e o superior imediato do responsável deverão receber uma mensagem com a confirmação de envio da iniciativa. A mensagem será encaminhada para os endereços eletrônicos informados durante o processo de inscrição.

Em caso de dúvidas adicionais, envie mensagem para o endereço eletrônico concurso.inovacao@enap.gov.br.

(21)

VI – Processo de seleção

O processo de seleção será realizado em sete etapas.

1ª etapa – Inscrições

A Coordenação do Concurso Inovação poderá solicitar ajustes no relato da iniciativa durante o período de inscrições. O responsável terá o prazo máximo de sete dias corridos, a contar da notificação, para atender às solicitações. O não atendimento poderá incorrer na desclassificação da iniciativa.

2ª etapa – Triagem interna

As iniciativas recebidas passam por uma verificação, na qual serão observados os requisitos básicos para inscrição estabelecidos no regulamento, nos itens 4, 5 e 6.

Assim, é importante conferir atenção aos quesitos em relação ao tempo mínimo de implementação (um ano), ao conceito de inovação adotado pelo Concurso e aos demais requisitos. O preenchimento completo da ficha de inscrição eletrônica é obrigatório.

O Concurso Inovação é aberto apenas aos órgãos e entidades do Poder Executivo federal, podendo envolver desde equipes de servidores, atuando em pequenas unidades administrativas, até setores ou coordenações. A iniciativa não poderá ter sido premiada em edições anteriores deste Concurso. Não podem ser inscritas equipes da Enap.

3ª etapa – Avaliação preliminar

Consiste na avaliação inicial das iniciativas pelos membros do Comitê Julgador. Após a leitura do relato, cada jurado avalia a iniciativa, atribuindo notas que expressam o seu julgamento em cada critério de seleção definido no Capítulo V do regulamento, em escala de 0 a 10. Os jurados lançam suas notas e observações em formulário de avaliação eletrônico.

A partir das notas, são selecionadas as 20 práticas que serão visitadas pelo Comitê Técnico, para averiguar as informações prestadas na ficha de inscrição, em especial, no relato iniciativa.

O Comitê Julgador é formado por especialistas em gestão e políticas públicas, servidores públicos e professores. Na sua composição, busca-se complementar distintos perfis, considerando campos de atuação e formação profissional.

(22)

iniciativas selecionadas pelo Comitê Julgador. A visita envolve entrevista e coleta de documentos que comprovem os requisitos do regulamento. O Comitê Técnico observa a conformidade com os critérios de avaliação, indicadores e resultados apontados, bem como eventuais questões levantadas pelo Comitê Julgador.

O Comitê Técnico é composto por profissionais com experiência e conhecimento técnico em gestão e políticas públicas.

5ª etapa – Análise dos relatórios das visitas técnicas pelo Comitê Julgador

Na quinta etapa, o Comitê Julgador analisa os relatórios elaborados pelo Comitê Técnico a partir do que foi verificado nas visitas desse comitê às 20 iniciativas selecionadas na terceira etapa.

6ª etapa – Avaliação do grau de sustentabilidade

A partir de questionário eletrônico específico, o Comitê Julgador avaliará e selecionará, dentre as 20 iniciativas finalistas, a iniciativa destaque em sustentabilidade que receberá a menção honrosa sob a forma de troféu.

7ª etapa – Avaliação final

Após a análise dos relatórios do Comitê Técnico, o Comitê Julgador se reúne para debater, selecionar e classificar até 10 iniciativas que serão premiadas.

Após essa reunião, a Enap publica a lista em ordem alfabética das 10 iniciativas, sendo que a classificação será divulgada apenas quando do evento de premiação em 2015.

Critérios de avaliação

A avaliação deverá ser realizada de acordo com os critérios detalhados abaixo. Os critérios “Introdução de inovação em relação a práticas anteriores” e “Resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou antendimento à demanda do público-alvo ou direitos do cidadão” possuem peso 2. Os demais critérios têm peso 1.

Critérios Especificação

Introdução de inovação em relação a

práticas anteriores São inovadoras mudanças em práticas anteriores, compreendidas como iniciativas implementadas por meio da incorporação de novos elementos ou de uma nova combinação dos elementos da gestão pública. Envolvem mudanças significativas em relação à forma tradicional como se faziam as coisas, desde que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade. Podem envolver mudanças em serviços, processos e produtos.

(23)

Resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação-problema ou atendimento à demanda do público-alvo ou direitos dos cidadãos

Os resultados, comprovados por dados quantitativos ou informes qualitativos, deverão comprovar: a relevância da prática para solucionar/minorar/melhorar a demanda que deu origem à iniciativa ou problema; a contribuição da iniciativa na melhoria do atendimento aos direitos dos cidadãos, ou à demanda do público-alvo (usuários).

Participação dos servidores na mudança Grau de participação dos servidores do órgão/ da equipe na iniciativa.

Integração com outras iniciativas internas

ou externas, ou existência de parcerias Integração com outras atividades do órgão e com as atividades de outros órgãos responsáveis pela política ou por políticas afins. Formas, processos e instrumentos de cooperação, parceria, integração.

Utilização eficiente de todos os recursos Considera-se uso eficiente dos recursos financeiros, físicos, administrativos e de pessoal de um setor ou instituição a combinação adequada dos recursos, em termos de quantidade e qualidade, comparativamente aos resultados alcançados. Utilização de mecanismo de transparência,

participação ou controle social Uso, nas várias fases da iniciativa, de mecanismos facilitadores do direito à informação, participação e controle pelos usuários e cidadãos.

Grau de sustentabilidade na

implementação das ações e obtenção dos resultados da iniciativa

O grau de sustentabilidade mede o impacto das ações e resultados da iniciativa para a sociedade, a economia e o meio ambiente. O critério considera o desenvolvimento sustentável sob uma perspectiva integradora, na qual o bem-estar humano e os fatores ambientais, econômicos e sociais são elementos interdependentes. Iniciativas sustentáveis geram impactos positivos que justificam os investimentos demandados em sua geração, garantindo recursos para sua manutenção e continuidade.

(24)

VII – Premiação

A premiação ocorre em um evento público, em que os premiados apresentam suas práticas ao público presente e, ao final, a Enap divulga a classificação das iniciativas vencedoras. Nesta 20ª edição, os prêmios seguirão os seguintes critérios:

• 1º ao 10º lugar – As iniciativas classificadas até o 10º lugar poderão receber, conforme disponibilização pelos parceiros, visitas técnicas internacionais oferecidas pelas instituições apoiadoras do Concurso.

• Destaque Sustentabilidade – A iniciativa mais bem avaliada no critério sustentabilidade receberá uma menção honrosa sob a forma de troféu.

Os prêmios serão destinados, exclusivamente, ao responsável pela iniciativa ou a outro membro da equipe premiada, conforme informado na ficha de inscrição, bem como deverão ser usufruídos no ano corrente da premiação (2016).

A atribuição desses prêmios será feita por um comitê composto por representantes da Enap, do Comitê Julgador e das instituições internacionais apoiadoras, com vistas a garantir maior aproximação entre as iniciativas premiadas e as áreas abordadas nos acordos de cooperação técnica que apoiam essa premiação.

Todas as iniciativas vencedoras receberão uma assinatura de um ano da Revista do Serviço Público (RSP); seleção de publicações da Enap; certificados para os integrantes das equipes; livro publicado pela Enap com os relatos das iniciativas; divulgação no Banco de Soluções (http://inovacao.enap.gov.br) e no Repositório Institucional da Enap (http://repositorio.enap.gov.br); e Selo Inovação, que só poderá ser utilizado em materiais de divulgação impressa ou eletrônica.

A Enap não custeará despesas com transporte, alimentação e hospedagem decorrentes da participação da entrega dos prêmios em evento público.

(25)

VIII – Divulgação dos premiados

As iniciativas, organizações e servidores premiados são amplamente divulgados, por meio dos seguintes instrumentos:

• divulgação na internet das iniciativas premiadas no Concurso, disponível em http://inovacao.enap.gov.br e ;

• evento de premiação;

• publicação das iniciativas em livro;

• inclusão da iniciativa no Banco de Soluções e no Repositório Institucional da Enap – bancos de dados que reúnem as iniciativas premiadas. Disponíveis nas páginas: http://inovacao.enap.gov.br e http://repositorio.enap.gov.br.

Essa divulgação tem o intuito de conferir às iniciativas premiadas:

• Reconhecimento – o Concurso oferece reconhecimento público às iniciativas, aos servidores e organizações que tenham promovido mudanças em práticas anteriores, produzindo resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.

• Disseminação – ao divulgar as iniciativas inovadoras, o Concurso sinaliza quais são as mudanças substantivas que estão ocorrendo na administração pública federal e que podem inspirar replicação e adaptação por parte de outras instituições públicas.

(26)

Escola Nacional de Administração Pública SAIS – Área 2-A

70610-900 Brasília-DF Telefone: (61) 2020.3000 Site: www.enap.gov.br

Referências

Documentos relacionados

uma pessoa feia pode valorizar a beleza como qualidade que busca em seu parceiro, a pessoa bonita pode se desinteressar por uma qualidade que, para ela, não passa de um dom natural,

Utilizando os dados contidos no Balanço Social de 16 empresas, este trabalho testou quatro hipóteses sobre o sentido causal entre lucros e salários visando clarificar a relação

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

Attaching the booster seat to a chair • Sujetar el asiento elevado a una silla • Installation du siège d’appoint sur une chaise • Befestigung des Kindersitzes an einem Stuhl

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Esta ação terá início no dia 05 de setembro , com o “Dia da Descoberta do Talento Esportivo”, tendo continuidade com “Talento Esportivo na Escola” , durante todo o mês