• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 1/2018. PROGEST Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia. Grupo de Pesquisa do CEFET-MG certificado pelo CNPq

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 1/2018. PROGEST Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia. Grupo de Pesquisa do CEFET-MG certificado pelo CNPq"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL 1/2018

PROGEST – Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia Grupo de Pesquisa do CEFET-MG certificado pelo CNPq

PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO - ANO 2018 - 1º SEMESTRE

O COORDENADOR GERAL DO PROGEST – Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia, do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – CEFET-MG, autarquia federal de regime especial, faz saber aos interessados que, no período de 01 de novembro a 08 de dezembro de 2017 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do 1º semestre de 2018, para os Cursos de Capacitação do PROGEST/CEFET-MG.

1. DA MODALIDADE DE CURSO

1.1. Curso de Capacitação em Gestão de Obras;

1.2. Curso de Capacitação em Instalações Elétricas Prediais;

1.3. Curso de NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; 1.4. Curso de Desenho.

2. DOS CURSOS, TURNOS, NÚMERO DE VAGAS E DURAÇÃO 2.1. O curso de capacitação em Gestão de Obras dispõe de 88 vagas.

2.2. O curso de capacitação em Instalações Elétricas Prediais dispõe de 88 vagas. 2.3. O curso de capacitação em NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade dispõe de 88 vagas.

2.4. O curso de desenho dispõe de 15 vagas.

2.5. O número de vagas pode ser alterado em função do número de inscritos.

2.6. O curso constante dos itens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4 serão ofertados no 1º semestre de 2018, com dias letivos aos sábados no período diurno e com duração de 240 horas distribuídas em dois semestres letivos para o item 1.1, duração de 120 horas para o item 1.2 e duração de 40 horas para os itens 1.3 e 1.4.

3. DA ESCOLARIDADE, DOCUMENTAÇÃO E IDADE EXIGIDAS

3.1. O candidato deverá possuir conhecimentos compatíveis com o Ensino Fundamental, comprovados pela prova de seleção.

3.2. Os candidatos aprovados deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da matrícula a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – ainda que não tenha experiência profissional.

3.3. O candidato deverá ter idade mínima de 16 anos completos na data da matrícula; 3.4. Os cursos ofertados pelo PROGEST constantes dos itens 1.1 e 1.2 não são recomendados para candidatos que possuam ensino técnico ou superior na área. Nota: O uso de documentos ou declarações falsas configura o crime de falsidade ideológica previsto no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição será efetuada pessoalmente, por telefone ou via Internet do dia 01/11/2017 até o dia 08/12/2017.

4.2. Período e horário de inscrição:

4.2.1. A secretaria do PROGEST receberá, pessoalmente ou por telefone, as inscrições na data constante do item 4.1 no horário das 9 horas às 12 horas, das 14 horas às 17 horas e entre 18 e 20 horas (horário de Brasília), somente de segunda a sexta e aos sábados entre 8 e 12h. A secretaria do PROGEST localiza-se no prédio principal do CEFET-MG Campus II e está situada na Avenida Amazonas, 7675, sala

(2)

PROGEST – Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia

124 (Prédio Principal), bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte (em frente à concessionária Pisa Automóveis).

4.2.2. A inscrição via internet poderá ser realizada na página eletrônica do PROGEST – www.progest.net.br - na data constante do item 4.1 a partir das 9 horas do dia 01/11/2017 até as 23:59 horas do dia 08/12/2017 (horário de Brasília).

4.3. No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar por um curso, o qual estará será candidato a uma vaga. Não serão aceitos pedidos de alteração de curso após a realização da prova de seleção.

4.4. O PROGEST não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de: ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de telefônicas, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem o registro dos dados.

4.5. O candidato deverá especificar, no ato da inscrição, o curso pretendido, bem como os números do seu documento de identidade e do CPF cujos dados, dentre outros, são de preenchimento obrigatório.

4.5.1. São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens e Conselhos), passaporte e carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei como identidade e Carteira de Trabalho.

4.6. É de responsabilidade exclusiva do candidato, os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. O PROGEST não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

5. DA SELEÇÃO

5.1. A seleção será feita em fase única (eliminatória e classificatória), através de prova constituída de questões objetivas de múltipla escolha.

5.2. Os candidatos elegíveis devem, obrigatoriamente, atender aos requisitos constantes do item 3.

5.3. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, as provas e a matrícula dos candidatos, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

6. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA

6.1. A prova será realizada no dia 09 de dezembro de 2017, no horário de 14h às 16h (horário de Brasília) no CEFET-MG Campus II situado na Avenida Amazonas, 7675, bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte (em frente à concessionária Pisa Automóveis). 6.2. No dia da realização das provas, o candidato deverá apresentar o documento de identidade. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial, apresentando outro documento de identificação.

6.3. Será automaticamente excluído do Processo Seletivo o candidato que não apresentar documento de identidade, na forma definida no item 4.5.1. do presente Manual.

6.4. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha.

6.5. Após o início da prova, haverá 15 (quinze) minutos de tolerância para entrada de candidatos. Não será permitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o tempo de tolerância. O candidato que chegar após o fechamento dos portões terá sua entrada vetada às salas e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

(3)

6.6. As provas de Interpretação de Texto, Matemática e Conhecimentos Específicos terão duração total de 2 (horas) horas. O tempo necessário para o preenchimento da Folha de Respostas já está incluso no tempo de duração da prova.

6.7. O não comparecimento do candidato à prova pertinente ao curso a que concorre implicará em sua exclusão do Processo Seletivo.

6.8. As provas serão de múltipla escolha. Não serão computadas questões não assinaladas, que contenham mais de uma resposta, emendas ou qualquer tipo de rasuras.

6.9. Não será permitida, durante a realização das provas, a utilização de chapéus ou bonés, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de pager, de beep, de máquinas calculadoras ou similares, de qualquer outro tipo de aparelho elétrico ou eletrônico, de relógios com calculadora, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta. Também não será permitido a nenhum candidato o porte de quaisquer armas.

6.10. Durante a realização das provas será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos mediante verificação do documento de identidade. O candidato que se negar a ser identificado terá sua prova anulada e, com isso, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

6.11. Os candidatos deverão permanecer no local de realização das provas durante, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início das provas.

6.12. O gabarito poderá ser anotado, para posterior conferência, em folha a ser entregue para tal procedimento.

6.13. Após o período de sigilo o caderno de provas poderá ser levado pelo candidato. 6.14. O gabarito preliminar das provas será divulgado na portaria do CEFET-MG Campus II no dia 10/12/2017 a partir das 14 horas.

6.15. O gabarito oficial será divulgado no sítio www.progest.net.br no dia 11/12/2017. 6.16. O PROGEST reserva-se do direito de alterar o horário e a data de realização da prova responsabilizando-se, contudo, por dar ampla divulgação, com a devida antecedência, a quaisquer alterações.

6.17. Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização da prova e o PROGEST não se responsabiliza por perda ou extravio de objetos e documentos durante o Processo Seletivo.

6.18. Os candidatos não estão autorizados a utilizar o estacionamento do CEFET-MG no dia da prova.

7. DA PROVA

7.1. O Processo Seletivo constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de interpretação de texto, matemática e conhecimentos específicos do curso pretendido, conforme detalhamento constante da tabela abaixo:

Tabela 1 – Pontuação do Processo Seletivo 1º semestre de 2017 CONTEÚDO NÚMERO DE QUESTÕES PESO DE CADA QUESTÃO PONTUAÇÃO MÁXIMA Interpretação de texto 5 5 25 Matemática 5 5 25 Conhecimentos específicos 10 5 50 TOTAL 100

(4)

PROGEST – Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia

7.2. Caso alguma questão seja anulada, a pontuação será somada a todos os candidatos.

8. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

8.1. Para os cursos da capacitação do PROGEST, as questões serão elaboradas com base nos conteúdos do Ensino Fundamental para as provas de interpretação de texto e matemática. Para a prova de conhecimentos específicos serão elaboradas questões aplicadas que abranjam a área do curso pretendido.

8.1.1. Conhecimentos Gerais Interpretação de texto:

• Leitura e compreensão de texto.

• Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. • Inferência textual.

Matemática:

• Conjuntos Numéricos. Números naturais: Operações fundamentais; fatoração; divisibilidade; máximo divisor comum (MDC) e mínimo múltiplo comum (MMC). Números inteiros: operações. Números racionais: fração (equivalência, simplificação, redução ao mesmo denominador); operações com frações ordinárias; operações com números decimais; dízimas periódicas; média aritmética simples. Números reais: propriedades, simplificação, operações, racionalização de denominadores;

• Expressões Algébricas: operações; produtos notáveis; fatoração; MDC e MMC; frações algébricas (simplificação, operações); polinômios (identidade, operações, divisibilidade). Equações do 1º grau. Sistemas de equações do 1º grau a duas variáveis. Problemas do 1º grau;

• Sistema Legal de Unidades de Medir. Unidade de medida de comprimento: perímetro de polígonos. Unidade de medida de superfície: área de polígonos. Unidade de medida de volume: volume de sólidos;

• Matemática Comercial. Razão e proporção. Grandezas proporcionais. Divisão proporcional. Regra de três. Porcentagem;

• Geometria. Triângulos: conceito, elementos, classificação. Triângulo retângulo (Teorema de Pitágoras). Área das figuras planas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Gestão de Obras:

• Noções de projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos e hidrossanitários;

• Materiais de construção: cimento, agregados, argamassa, concreto, aço e formas; • Noções de Meio Ambiente: desenvolvimento sustentável, resíduos e problemas ambientais;

• Noções de fundações, contenções, alvenaria e cobertura; • Noções de ergonomia e segurança do trabalho.

Instalações Elétricas Prediais e NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade:

• Noções de projetos elétricos;

• Noções de componentes elétricos e dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis etc);

• Noções de sistema de alimentação elétrica e instalações residenciais básicas; • Noções de ergonomia e segurança do trabalho (NR 10).

Desenho:

• Noções de cota; • Noções de escala;

(5)

• Noções de razão e proporção;

9. DOS CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO

9.1. Serão desclassificados do Processo Seletivo os candidatos que não obtiverem pontuação mínima de 5 em qualquer uma das provas objetivas.

10. DA NOTA FINAL NO PROCESSO SELETIVO

10.1. A nota final do Processo Seletivo é obtida através da soma algébrica da prova objetiva.

10.2. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente das notas finais do Processo Seletivo.

10.3. Em caso de empate no resultado final serão utilizados, obedecendo à ordem, os seguintes critérios para desempate:

10.3.1. O candidato que obtiver a maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;

10.3.2. O candidato que obtiver a maior pontuação na prova de matemática;

10.3.3. O candidato que obtiver a maior pontuação na prova de interpretação de texto; 10.3.4. O candidato que possuir maior idade.

11. DO RESULTADO OFICIAL

11.1. O RESULTADO OFICIAL será publicado até o dia 11 de dezembro de 2017, através do site www.progest.net.br e também através de lista na portaria.

11.2. É de responsabilidade do candidato informar-se sobre sua classificação e sobre as chamadas sucessivas à primeira, caso houver, que serão divulgadas através do site www.progest.net.br e também através de lista na portaria.

11.3. Só o RESULTADO OFICIAL divulgado confere expectativa de direito ao candidato a efetuar a sua matrícula no PROGEST.

12. DA MATRÍCULA

12.1. Os candidatos classificados deverão efetuar suas matrículas no curso em que se inscreveram na secretaria do PROGEST nos horários das 8 às 18 h (horário de Brasília), nos respectivos dias:

12.1.1. Primeira chamada: 12 / 13 e 14 de dezembro de 2017; 12.1.2. Segunda chamada: 16 de dezembro de 2017;

12.1.3. Terceira chamada: 3 de fevereiro 2018.

12.2. A secretaria do PROGEST localiza-se no prédio principal do CEFET-MG Campus II e está situada na Avenida Amazonas, 7675, sala 124 (Prédio Principal), bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte (em frente à concessionária Pisa Automóveis). 12.3. As vagas serão preenchidas na ordem constante do Resultado Oficial.

12.4. A matrícula poderá ser feita por procurador constituído em instrumento declaração que ateste à ausência do aprovado. O PROGEST não se responsabiliza por erro cometido pelo representante do matriculando.

12.5. No ato da matrícula o candidato deverá efetuar obrigatoriamente a compra de uniforme a ser vendido por fornecedor autorizado (CNPJ: 21.131.692/0001-87) pelo valor de R$30,00 (trinta reais) cada.

12.6. Documentação exigida no ato da matrícula: a. Duas fotos 3x4, recentes;

b. Comprovante de residência e fotocópia legível; c. Cédula de Identidade e fotocópia legível; d. CPF e fotocópia legível;

12.6.1. Perderá o direito à vaga o candidato que não se apresentar no dia fixado para matrícula ou que não apresentar representante e documentos descritos no item 12.6. O candidato que não atender aos requisitos constantes do item 3 do presente manual

(6)

PROGEST – Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia

também perderá o direito à vaga. A vaga decorrente será preenchida pelo candidato convocado em próxima chamada, obedecendo-se ao Resultado Oficial.

12.6.2. O candidato que não entregar as fotos na data perderá o direito a carteirinha. 12.6.3. O prazo para entrega das carteirinhas é de até 60 dias a contar do início das aulas.

12.6.4 A carteirinha é um benefício concedido ao aluno que o permite almoçar no restaurante universitário aos sábados, pagando o valor de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos). O Aluno deve respeitar todas as regras internas do restaurante universitário para usufruir do benefício.

12.6.5 O aluno que perder ou danificar a carteirinha deve efetuar o pagamento de uma taxa de R$10,00 (dez reais).

12.6.6 O aluno que não realizar a devolução da carteirinha ao final do curso não receberá o certificado até que a pendência seja sanada.

13. DAS NORMAS APLICÁVEIS

13.1. O PROGEST/CEFET-MG tem amplos poderes para orientação, realização, apuração, divulgação e fiscalização dos trabalhos.

13.2. A inscrição dos candidatos no Processo Seletivo implica aceitação das normas estabelecidas por este Manual, pelo regimento do PROGEST e pela legislação específica, que regem o referido Processo Seletivo, matrícula e funcionamento do curso.

13.3. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que deixar de comparecer à prova ou que praticar qualquer conduta incompatível, fraudulenta e/ou ilegal para a sua realização.

13.4. Em caso de dúvida dos fiscais quanto à documentação apresentada ou falta da documentação exigida, o candidato será encaminhado à Secretaria do PROGEST. 13.5. As normas que regem as resoluções da prova constarão da prova e, juntamente com as que são explicitadas neste Manual, constituem o escopo geral das normas reguladoras do Processo Seletivo.

13.6. O PROGEST, no exercício de sua autonomia didático-científica e administrativa, acolherá em seu curso os candidatos aprovados no Processo Seletivo / 2º semestre 2017, devidamente matriculados, podendo, no decorrer do período de integralização de cada curso, modificar currículos, ampliar ou restringir tempo de duração e horários. Poderá também alterar as regras das relações criadas de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade, visando sempre ao aprimoramento do ensino e do saber em busca do ideal padrão de qualidade.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1. Os casos omissos ou especiais serão resolvidos pela coordenação do PROGEST.

14.2. O RESULTADO OFICIAL deste Processo Seletivo não caberá recurso de qualquer natureza.

14.3. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer aditivos ou complementos ao mesmo que vierem a ser publicados pelo PROGEST.

15. ÍNICIO DAS AULAS

As aulas terão início no dia 03 de fevereiro de 2018, ás 8 horas da manhã, no auditório do campus II do CEFET, todos os alunos de todos os cursos devem comparecer a aula inaugural, onde receberão maiores informações sobre os cursos.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Durante o processo tradutório, tratou-se de termos técnicos referentes ao mundo do cinema, seus significados e aplicações, que direcionam e dão vida ao

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças