• Nenhum resultado encontrado

CRESCIMENTO INICIAL DO FEIJÃO-DE-CORDA PRETO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO E ADUBAÇÃO NITROGENADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRESCIMENTO INICIAL DO FEIJÃO-DE-CORDA PRETO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO E ADUBAÇÃO NITROGENADA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, FATEC Cariri. e-mail:

CRESCIMENTO INICIAL DO FEIJÃO-DE-CORDA

PRETO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE

SOMBREAMENTO E ADUBAÇÃO NITROGENADA

J. do Nascimento1; M. N. dos S. Faustino1; J. A. G. Meneses1; J. V. da Silva1; S. dos S. Silva1; C. M. de Carvalho2

RESUMO:Além do manejo da irrigação e adubação, alguns fatores ambientais afetam significativamente o crescimento e a produção das culturas, dentre eles a radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos.O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento morfológico da fase inicial da cultura do feijão-de-corda preto sem e com adição de adubação nitrogenada e em diferentes ambientes de cultivo sombreado. O experimento foi conduzido em área pertencente a FATEC Cariri, Juazeiro do Norte - CE, utilizando-se de tratamentos com e sem adição de adubação nitrogenada em ambiente de cultivo sombreado e a céu aberto, com três épocas de coletas, compondo um esquema de parcelas subsubdivididas com três repetições. Os valores de altura e o diâmetro caulinar foram mais elevados nas plantas cultivadas com ou sem adição de adubação nitrogenada em ambiente externo sem sombreamento; As plantas de feijão-de-corda preto com adição de adubação nitrogenada foram um pouco superiores na última época de coleta na altura caulinar.

PALAVRAS-CHAVE: manejo da adubação, Vignaunguiculata, fatores ambientais.

INITIAL GROWTH OF BLACK BEANSUNDER

DIFFERENT CONDITIONS OF SHADE AND NITROGEN

ABSTRACT:In addition toirrigationand fertilization,some environmental factorssignificantly affectthe growth and yieldof crops, including solar radiation, air temperature, relative humidityand wind speed. Theobjective of this workwas to study themorphological behaviorof the initial phaseof the bean-to-string black withoutand with addition ofnitrogen andenvironmental conditionsin differentshading.The experiment was conductedin an area belongingtoFATECCaririJuazeiro-CE, using treatmentswith and withoutaddition ofnitrogen fertilizer inthe cultivation environmentshaded andopen, with threesampling times, making asplit split plot schemewith three replications. The values ofheight andstem diameter werehigherin plants grownwith or withoutaddition ofnitrogen fertilizer inthe external environmentwithout shading,black beanplantswith addednitrogenwereslightlyhigher thanlastyear collectedinstem height.

(2)

INTRODUÇÃO

O caupi [Vignaunguiculata (L) Walp], também conhecido por feijão-macassar ou feijão-de-corda, é uma das opções de renda e alimento para a população do Nordeste do Brasil, que o consome na forma de grãos maduros ou grãos verdes. Na Paraíba, é cultivado em quase todas as microrregiões, onde ocupa 75% das áreas de cultivo com feijão. Assim, ele exerce efetiva participação na dieta alimentar da população, por constituir-se uma excelente fonte de proteínas e carboidratos de baixo custo (SILVA & OLIVEIRA, 1993; OLIVEIRAet al., 2009).

Embora o feijão-caupi seja considerado uma cultura tropical, compatível com as condições ecológicas locais, ainda apresenta baixa produtividade, tanto no sistema de cultivo solteiro como consorciado (MIRANDA et al., 1996), decorrente do plantio de cultivares tradicionais com baixa qualidade agronômica e ausência de um programa de manejo adequado de nutrientes no solo (OLIVEIRA et al., 2001). Alguns autores afirmam que para obterem-se altos rendimentos de caupi, se faz necessária a utilização de sementes de qualidade, e relatam o fornecimento de uma adubação equilibrada em matéria orgânica e NPK (MAIA et al., 1986; OLIVEIRA et al., 2001).

Nos solos das regiões Norte e Nordeste, um dos grandes problemas no cultivo agrícola é baixa disponibilidade de nitrogênio no solo, que é agravada pelas altas taxas de mineralização da matéria orgânica (XAVIER et al., 2006)

Além do manejo da adubação, segundo Lacerda et al. (2010) alguns fatores ambientais afetam significativamente o crescimento e a produção das culturas, dentre eles a radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos. Para Braunet al. (2007) a adaptação das plantas ao ambiente de luz depende do ajuste de seu aparelho fotossintético, utilizando eficientemente a luminosidade ambiental, ocorrendo uma adaptação da mesma que pode ser observada através do seu crescimento global.

Considerando a importância da influência da adubação nitrogenada e de diferentes efeitos ambientais sobre as plantas, o presente trabalho buscou através da pesquisa de campo, estudar o comportamento morfológico da fase inicial da cultura do feijão-de-corda preto sem e com adição de adubação nitrogenada e em diferentes ambientes de cultivo: ambiente protegido (sombreamento protegido com telhado) e ambiente externo (a pleno sol).

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi instalado em uma área da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil (7°12’47”S, 39°18’55”W e altitude de 377,3 metros em relação ao nível do mar). Segundo a classificação de Köppen, a área do experimento apresenta clima tropical quente semiárido com temperatura média de 24 a 26°C e período chuvoso de janeiro a maio com precipitação média anual de 925 mm.A cultura do feijão-de-corda preto[Vignaunguiculata (L) Walp.], foi avaliada durante quarenta dias com e sem adição de adubação potássica e em ambiente sombreado e em céu aberto, em modelo de parcela subsubdividida no tempo, em que as plantas foram colhidas aos 10, 20 e 30 dias após a adição do tratamentocom adubação nitrogenada (DAT), configurando um ensaio de análise de crescimento.

(3)

A adubação foi diferenciada quanto à aplicação de nitrogênio conforme recomendação do laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral após a análise de solo. Os tratamentos utilizados foram de 0% e 100% do total recomendado, ou seja: N1 = 0 kg ha

-1

de uréia + 176 kg ha-1 de superfosfato simples + 17 kg ha-1 de cloreto de potássio e N2 = 45 kg ha

-1

de uréia + 176 kg ha-1 de superfosfato simples + 17 kg ha-1 de cloreto de potássio.No que se refere ao ambiente, as plantas foram cultivadas em dois ambientes de diferentes níveis de sombreamento: S1 = ambiente sombreado onde as plantas

eram cultivadas em área coberta, sendo protegidas de insolação e precipitação e S2 = ambiente

esterno onde as plantas eram cultivadas a céu aberto.

O cultivo foi em vasos de 7 litros que foram cheios em sua base com um pouco de brita para evitar o entupimento dos drenos e o restante com solo peneirado proveniente da FATEC Cariri. O plantio foi feito, colocando-se quatro sementes por vaso, aos 13 dias após a germinação foi feito o desbaste, deixando-se duas plantas por vaso. As plantas foram cultivadas em espaçamento de 0,5 m entre linhas e 0,5 m entre plantas.As irrigações foram realizadas diariamente, através de regadores até se observar a drenagem da água no vaso, atingindo assim a capacidade de campo, em todos os vasos.

As avaliações constaram de amostras não destrutivas para determinação das variáveis: altura caulinar (AC) e diâmetro caulinar (DC), utilizando-se, respectivamente, para a realização destas avaliações uma régua graduada de 50 cm e um paquímetro.

Os resultados foram submetidos à análise de variância e análise de regressão, através do auxílio de planilhas eletrônicas do Excel e do programa “ASSISTAT 7.5 Beta”, em modelo de parcela subsubdividida no tempo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com os valores do quadrado médio para o crescimento vegetativo que está expresso na Tabela 1, indicam que, para as épocas de coleta, tanto a altura e o diâmetro caulinar foram significativos (p>0,01).Em relação a adubação nitrogenada houve diferença de comportamento (p>0,01) apenas para a altura caulinar, o inverso aconteceu com o sombreamento, onde houve diferença significativa (p>0,01) de comportamento apenas para o diâmetro caulinar.

Também pode ser observado que, houve interação significativa (p>0,01) entre os níveis de adubação nitrogenada e a época de coleta para todas as variáveis estudadas. No que se refere a interação entre os níveis de adubação nitrogenada e o sombreamento houve efeito significativa apenas para a variável de altura caulinar (p>0,01) e na interação sombreamento com a época de coleta houve efeito significativo para as variáveis estudadas de altura (p>0,05) e diâmetro caulinar (p>0,01).

O feijão-de-corda preto em ambos os ambientes de cultivo sombreado bem como com a ausência ou incremento de adubação nitrogenada obteve comportamento crescente na altura e diâmetro caulinar ao longo do período estudado de acordo com as análises de regressão, além de serem significante estatisticamente de 1% de probabilidade.

Tanto com a ausência como com a adição de adubação nitrogenada na cultura do feijão-de-corda preto, foram observados valores mais elevados de altura e diâmetro caulinar (Figura 1A e 1B) nas plantas cultivadas no ambiente externo em relação ao ambiente sombreado.

(4)

Pereira (2002) estudando o crescimento e desenvolvimento da cultura da soja (Glycinemax, L.), planta do tipo C3, sob diferentes condições ambientais afirma que a cultura, quando

submetida a baixas intensidades luminosas, apresenta menores taxas de fitomassa, de crescimento, de assimilação líquida e, no entanto, um elevado estiolamento e condiciona o acabamento em condições de campo.

Lacerda et al.(2010) estudando o desenvolvimento da cultura do feijão-de-corda em diferentes ambientes de cultivos concluiram que os valores obtidos para produção de matéria seca, foram mais elevados nas plantas cultivadas no ambiente externo em relação ao ambiente protegido e que ocorreram mudanças morfológicas nas culturas estudadas com objetivo de tornar a planta mais adaptada às condições adversas.

As plantas de feijão-de-corda preto com adição de adubação nitrogenada foram um pouco superiores na última época de coleta na altura caulinar. Alguns autores afirmam que para obterem-se altos rendimentos de caupi, se faz necessária a utilização de sementes de qualidade, e relatam o fornecimento de uma adubação equilibrada em matéria orgânica e NPK (MAIA et al., 1986; OLIVEIRA et al., 2001; OLIVEIRA et al., 2009).

CONCLUSÃO

Os valores de altura e o diâmetro caulinar foram mais elevados nas plantas cultivadas com ou sem adição de adubação nitrogenada em ambiente externo sem sombreamento;

As plantas de feijão-de-corda preto com adição de adubação nitrogenada foram um pouco superiores na última época de coleta na altura caulinar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRAUN, H.; ZONTA, J. H.; LIMA, J. S. de S.; Reis, E. F. de. Produção de mudas de café ‘conilon’ propagadas vegetativamente em diferentes níveis de sombreamento. Idesia, v. 25, n. 3, p.85-91, 2007. LACERDA, C. F.; CARVALHO, C. M. de; VIEIRA, M. R.; NOBRE, J. G. A.; NEVES, A. L. R.; RODRIGUES, C. F. Análise de crescimento de milho e feijão sob diferentes condições de sombreamento. Revista Brasileira de Ciencias Agrárias, v. 5, n. 1, p. 18-24, 2010.

MAIA, A. F.; ASSUNÇÃO, M. V.; ALVES, J. F. Influência do método de debulha e da umidade na produção de sementes de feijão de corda. Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 91-100, 1986. MIRANDA, P.; COSTA, A. F.; OLIVEIRA, L. R.; TAVARES, J. A.; PIMENTEL, M. L.; LINS, G. M. L. Comportamento de cultivares de Vignaunguiculata(L) Walp., nos sistemas solteiro e consorciado: IV tipos ereto e semi-ereto. Pesquisa Agropecuária Pernambucana, Recife, v. 9, p. 95-105, 1996. Edição especial. OLIVEIRA, A. P.; ARAÚJO, J. S.; ALVES, E. U.; NORONHA, M. A. S.; CASSIMIRO, C. M.; MENDONÇA, F. G. Rendimento de feijão-caupi cultivado com esterco bovino e adubo mineral. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 19, n. 1, p. 81- 84, 2001.

OLIVEIRA, A. P.; SILVA, J. A.; LOPES, E. B.; SILVA, E. E.; ARAÚJO, L. H. A.; RIBEIRO, V. V. Rendimento produtivo e econômico do feijão-caupi em função de doses de potássio. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 33, n. 2, p. 629-634, 2009.

PEREIRA, C. R. Análise do crescimento e desenvolvimento da cultura de soja sob diferentes condições ambientais. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2002. 282p. Tese Doutorado.

SILVA, P. S. L.; OLIVEIRA, C. N. Rendimentos de feijão verde e maduro de cultivares de caupi. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 11, n. 2, p. 133-135, 1993.

(5)

XAVIER, G. R.; MARTINS, L. M. V.; RIBEIRO, J. R. A.; RUMJANEK, N. G. Especificidade simbiótica entre rizóbios e acessos de feijão – caupi de diferentes nacionalidades. Caatinga, Mossoró, v.19, p. 25 – 33, 2006.

Tabela 1. Resumo das análises de variância para a altura caulinar (AC) e diâmetro caulinar (DC) em função das doses de nitrogênio, do sombreamento e das épocas de coleta

Fonte de variação GL Quadrado médio AC (cm) DC (mm) Níveis de nitrogênio (N) 1 24,19000** 0,00063ns Sombreamento (S) 1 17,29174ns 23,60340**

Época de coleta (E) 2 529,66650** 12,71521**

Interação N x S 1 95,87674** 0,06674ns Interação N x E 2 35,74950** 0,27646** Interação S x E 2 10,15049* 5,11340** Interação N x S x E 2 26,12549** 0,09299ns Resíduo (N) 4 0,40646 0,05542 Resíduo (S) 4 3,98486 0,07653 Resíduo (E) 16 1,98889 0,04108 CV (N) (%) 2,43 5,74 CV (S) (%) 7,62 6,74 CV (E) (%) 5,38 4,94

(**) Efeito significativo a 1% e (*) a 5% de probabilidade; (ns) não significativo a nível de 5% de probabilidade pelo teste F

Figura 1. A. valores da altura caulinar (AC) do feijão-de-corda preto com diferentes doses de adubação nitrogenada em ambiente sombreado e ambiente externo; B. valores de diâmetro caulinar (DC) do feijão-de-corda preto com diferentes doses de adubação nitrogenada em ambiente sombreado e ambiente externo.

Referências

Documentos relacionados

Esse trabalho visou apresentar, brevemente, os resultados de uma pesquisa de mestrado desencadeada a partir de uma ação de um Programa de Formação Docente Continuada em andamento

Para tanto, faz-se necessário o mapeamento das dimensões do acesso da população lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos serviços de atenção

15.2 Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Presta- ção de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS

Para elucidarmos as questões acima, apresentaremos a teoria que respalda o trabalho desenvolvido na escola, assim como discussão acerca do processo de desenvolvimento das

Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho

Mesmo para casos agudos, o sub-registro é muito grande e os casos crônicos não são captados por nenhum destes sistemas de informação (FARIA; FASSA; FACCHINI, 2007). Tal

Mas faço a seguinte nota : «o desenvolvi- mento que por ventura, no correr dos últimos vinte annos tenha tido o espirito do povo brasileiro, é quasi nullo: alguma cousa,

Objeto da Licitação: Trata-se da aquisição em carater emergencial de Oleo Diesel S10 para abastecimento da frota do Municipio, tendo em vista a retificação e