• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA PERMANENTE EM EDUCAÇÃO ENFASE EM SUPERVISÃO ESCOLAR. Deise de Lima Orientadora: Schana Castilho Cercato

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA PERMANENTE EM EDUCAÇÃO ENFASE EM SUPERVISÃO ESCOLAR. Deise de Lima Orientadora: Schana Castilho Cercato"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO “ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL”

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA PERMANENTE EM EDUCAÇÃO ENFASE EM SUPERVISÃO ESCOLAR

Deise de Lima

Orientadora: Schana Castilho Cercato

PROJETO DE PESQUISA

Pesquisa em sala de aula na educação infantil

Projeto de pesquisa apresentado junto ao curso de Extensão “Escola e Pesquisa: um encontro Possível” e para a disciplina de Gestão de projetos e inovação em educação.

Coordenadora: Drª: Nilda Stecanela

Orientadora: Schana Castilho Cercato

Caxias do Sul 2012

(2)

SUMÁRIO

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO... 3

1.1Dados dos Pesquisadores... 3

2 TEMA... 3 2.1 Delimitação do Tema... 2.2 Problema... 3 3 3 JUSTIFICATIVA... 3 4 HIPÓTESES... 4 5 OBJETIVOS... 4 5.1 Objetivo Geral... 4 5.2 Objetivos Específicos... 5 6 METODOLOGIA... 5 7 POPULAÇÃO/AMOSTRA... 5 8 RECURSOS... 5 8.1 Recursos Humanos... 5 8.2 Recursos Materiais... 6 9 CRONOGRAMA... 6 10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO... 6 11 REFERÊNCIAS... 10

(3)

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

CURSO DE EXTENSÃO: “Escola e Pesquisa: um encontro Possível” Coordenadora: Drª. Nilda Stecanela

Orientadora: Schana Castilho Cercato1 Período: abril a junho de 2012.

Autora: Deise de Lima2

2 TEMA

Pesquisa em sala de aula.

2.1 Delimitação do Tema

A pesquisa como princípio educativo na educação infantil.

2.2 Problema

Os professores de educação infantil utilizam a pesquisa como princípio educativo?

3 JUSTIFICATIVA

Atualmente estamos diante de inúmeros desafios educacionais, sendo uma tarefa fácil apontá-los, porém muito difícil propor soluções e ações que sejam eficazes, que não existe receita pronta todos sabemos, mas ao que parece muitos

1

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), especialização em Formação de Professores através da EAD (UCS/UFMG) e Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena com ênfase em Educação na Empresa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é supervisora na Secretaria de Educação e Cultura São Seb. do Caí; Professora do curso de Especialização: Educação Permanente (UCS) e formadora do curso de extenção NEPSO (UCS). Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Formação de Professores na modalidade EAD e Presencial e Gestão Escolar.

2 Possui graduação licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem curso Avançado em Libras - Língua de Sinais Brasileira pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Está cursando pós-graduação especialização no programa permanente em educação - ênfase em Supervisão Escolar pela Universadade de Caxias do Sul e o curso de capaciatação de tradução e interpretação de Libras e Português na mesma instituição. Atualmente é professora no Colégio Mutirão - Assemarcos, turma de educação infantil e também pedagoga nas escolas Turminha do Mel e Anjos Travessos.

(4)

educadores e até mesmo a gestão escolar está acomodada, como se está realidade não fosse possível de mudança.

Detectar os desafios é de grande importância, pois assim podem-se traçar objetivos e metas a serem alcançadas, além das ações pedagógicas a serem realizadas.

Frente a todos estes desafios observados e leituras sobre a aprendizagem do livro da Alícia Fernández, o mais preocupante com certeza é a aprendizagem dos alunos, pois se os alunos não aprendem e a causa não é um problema de aprendizagem, todos podem e devem aprender.

Assim, devemos focar o nosso olhar para os projetos pedagógicos e as práticas educativas. Alguns questionamentos aparecem: como os professores estão ensinando? Que metodologia utilizam? Usam a pesquisa em sala de aula?

4 HIPÓTESES

 Alguns projetos pedagógicos, não contemplam a pesquisa como príncipio educativo.

 Nem todas as professoras têm acesso ou conhecem o projeto pedagógico da escola em que atuam.

 Devido a inúmeras metodologias e teorias, alguns professores não optam pela pesquisa em sala de aula.

 Utilizar a pesquisa em sala de aula faz das aulas mais interessantes e promove o conhecimento.

 Os professores acreditam que utilizar a pesquisa seja muito trabalhoso e, às vezes, preferem continuar atuando como sempre o fizeram.

 Aqueles que utilizam a pesquisa como princípio educativo, acreditam que a aprendizagem dos alunos seja mais eficaz.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

 Investigar se os professores de educação infantil utilizam a pesquisa como príncipio educativo, para compreender se esta auxilia na aprendizagem dos alunos.

(5)

5.2 Objetivos Específicos

 Refletir sobre a participação e conhecimento das professoras sobre o projeto pedagógico da escola em que atuam, para compreender que influências têm sobre suas práticas educativas.

 Conhecer este grupo docente, bem como sua formação, para compreender de onde partem suas opiniões e escolhas de atuação.

 Descobrir que metodologia é utilizada, para compreender como se dá as aprendizagens dos alunos.

 Refletir sobre as potencialidades e limitações da pesquisa na educação infantil.

6 METODOLOGIA

Neste projeto, será feito pesquisa de opinião, para fazer um estudo exploratório e levantar as representações dos entrevistados sobre o tema abordado. Sendo que, para realizar a pesquisa de opinião, será feito um questionário, com perguntas abertas e fechadas, sendo que os entrevistados devem responder todas as perguntas.

Na entrevista será abordado um tema especifico, para compreender fatos e encontrar respostas para as inquietações que surgiram a partir da opinião de outro, além de perceber a opinião que os entrevistados têm sobre o assunto.

7 POPULAÇÃO/AMOSTRA

A população será de todas as professoras que atuam em duas escolas particulares de educação infantil da cidade de Caxias do Sul, sendo total de aproximadamente doze docentes.

8 RECURSOS

8.1 Recursos Humanos

Para realizar o projeto será necessária a entrevistadora (autora do projeto) e as entrevistadas, pois se trata de uma pesquisa de opinião.

(6)

8.2 Recursos Materiais

Para o desenvolvimento do projeto, serão necessários como recursos materiais: computador, livros de pesquisa, impressora e folhas.

9 CRONOGRAMA Período Descrição da ação Responsáveis Observações Abril/Maio Elaboração do projeto e leituras. Deise de Lima e Schana Castilhos Cercato

Abril/ Maio Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Deise de Lima Abril/Maio Realização do trabalho de campo. Deise de Lima Maio Analise e interpretação dos dados. Deise de Lima

Junho Redação final – Artigo.

Deise de Lima e Schana Castilhos

Cercato Agosto Publicação dos

resultados.

Deise de Lima

10 REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO

Para compreender a importância da escolha da metodologia e das ações pedagógicas a serem desenvolvidas na atuação docente para a educação infantil precisamos conhecer melhor está modalidade de ensino.

Assim, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) educação infantil é a primeira etapa da educação básica, atendendo crianças de zero a cinco anos e 11 meses, tendo como finalidade o seu desenvolvimento integral.

As crianças são atendidas em instituições de educação infantil, creches para as zero a três anos e pré-escolas, para as de quatro a cinco anos e onze meses, a distinção entre ambas é feita apenas pelo critério de faixa etária. Sendo o grande

(7)

desafio da educação conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo. Nesse sentido, segundo o referencial curricular da educação infantil,

educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (1998, p. 23).

Assim, nas instituições de educação infantil, os professores devem propiciar condições para as aprendizagens de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.

Para atuar na educação infantil as leis municipais, exigem o curso de graduação – licenciatura plena em Educação Infantil ou equivalente, admitindo como formação mínima a oferecida em nível médio na modalidade Normal. Assim, acredita-se que as professoras têm ou tiveram acesso à teoria sobre a atuação docente. A questão é: o que faz parte da atuação docente?

As autoras Bassedas, Huguet e Solé, colocam que “cada professora tem

responsabilidades, diante dos pais e dos outros profissionais da escola, por um grupo de meninos e de meninas” (1999, p.96), responsabilidades estas, que vão

deste as relações com a família e escola, e a ação educativa em si, que envolve planejar, realizar e avaliar.

Para uma aula de qualidade, é necessário ter uma organização, então, chamamos mais a atenção frente ao planejamento e execução das aulas, pois, segundo as autoras acima citadas planejar “... permite prever as condições mais

adequadas para alcançar os objetivos propostos; e permite dispor de critérios para regular o processo” (1999, p.113), assim favorecer o desenvolvimento das

capacidades e habilidades dos alunos, adequando a ação docente às reais necessidades.

Então, planejar é extremamente importante, pois é um recurso inteligente para elaborar as aulas e organizar o ensino-aprendizagem, assim, no referencial

(8)

curricular nacional para educação infantil temos algumas considerações que devem ser lembradas, orientações que, para intervir pedagogicamente

o professor deve conhecer e considerar as singularidades das crianças de diferentes idades, assim como a diversidade de hábitos, costumes, valores, crenças, etnias etc. das crianças com as quais trabalha respeitando suas diferenças e ampliando suas pautas de socialização. Nessa perspectiva, o professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. (1998, p.30)

Assim, o professor deve ser polivalente ao trabalhar com conteúdos diversos, pensando constantemente sobre sua prática docente, revendo tudo que envolve seu trabalho e a instituição de ensino na qual está inserido, pois segundo a autora Alarcão,

...se a escola é um edifício, ela não é só um edíficio. É também um contexto e deve ser, primeiro que tudo, um contexto de trabalho. Trabalho para o aluno. Trabalho para o professor. Para o aluno, o trabalho é a aprendizagem em suas várias dimensões. Para o professor, é a educação na multiplicidade de suas funções. (2001, p.17).

Ao traçar o perfil do educador infantil e o que cabe na sua atuação, também vêm à tona as dificuldades encontradas, como por exemplo, a desvalorização destes profissionais e também o descontentamento. Na grande maioria das escolas o horário de trabalho é integral, sem momentos para planejamento e organização dos materias para as aulas dentro da escola, além dos baixos salários. Ao assumir esta profissão as professoras “aceitam” tudo que envolve a atuação docente.

Outro fator importante é o projeto político pedagógico, que deve ser uma construção coletiva, no artigo dois da resolução do conselho municipal de educação número dez, temos a seguinte citação:

Art. 2º - A elaboração da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar é

de autonomia e atribuição de cada Escola que oferta a Educação Infantil, com a colaboração da comunidade escolar e, em especial, com a participação de seus profissionais e em consonância com a presente Resolução.

Assim, todos os docentes devem e podem contribuir na elaboração da proposta pedagógica, tendo claro a metodologia que gostariam de trabalhar, dentre

(9)

tantas teorias e metodologias, a pesquisa pode ser utilizada como principio educativo.

Pesquisa significa construir uma consciência crítica, propiciando momentos de reflexão e aquisição de novos conhecimentos.

Precisamos diferenciar a pesquisa como princípio científico e a pesquisa como princípio educativo. Quando se trabalha com a pesquisa pedagogicamente, como modo de educar é diferente, pois não é apenas como construção técnica do conhecimento. A educação necessita ser questionadora, fazer com que os alunos aprendam a pensar tornando-os autônomos e críticos.

O mundo em que a criança vive se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual se mostra curiosa e investigativa. Desde pequena, pela interação com o meio natural e social, no qual vive, a criança aprende sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Gradativamente, toma consciência do mundo de diferentes maneiras, em cada etapa do seu desenvolvimento, sendo importante descobri-lo e compreendê-lo.

Pensando assim, se faz necessário promover uma educação significativa, e a pesquisa como prática educativa pode auxiliar na aprendizagem, buscando também uma mudança educacional e pessoal nos alunos.

Esta metodologia valoriza a experiência e as representações sociais trazidas pelos alunos e também as opiniões sobre determinado tema, ampliando a visão de mundo e tornando-se mais críticos e autônomos.

Além de contribuir com a transformação das pessoas e alunos é um tipo de ensino associado – efetivamente - à prática da pesquisa educacional, tal como defende, Pedro Demo, baseado na idéia de “educar pela pesquisa” nossos alunos.

Assim, baseando-se nos quatro pilares da educação:

 Aprender a conhecer no processo educativo, o conhecimento é o meio e fim.

 Aprender a fazer é o processo educativo que desenvolve novas habilidades. Onde elas possibilitam a passagem da teoria para a prática e o trânsito da ciência para a tecnologia e para a sociedade.

 Aprender a viver é educar para a vida comum, para a realização de projetos em sociedade.

 Aprender a ser é outro objetivo da educação onde o desenvolvimento total do ser humano possa ter pensamento próprio.

(10)

O modelo de transmissão de conhecimentos está sendo modificado, mostra-se cada vez mais inadequado. Alterá-lo significa um desafio para escola. Desafio de transpor um modelo de transmissão de saberes para construir um modelo de escola que produz conhecimento.

Propõe-se que a escola tenha autonomia para formular um projeto pedagógico. Onde a pesquisa seja uma ferramenta importante para incentivar o surgimento das propostas e ações, transpondo o modelo da transmissão e oferecendo a base para a produção de novos saberes.

A contextualização abre as portas para a interdisciplinaridade. Ao eleger temas para projetos de pesquisa relacionados à suas vidas e de suas comunidades, docentes e estudantes abrem a possibilidade de pensar esses problemas sob vários pontos de vista.

11 REFERÊNCIAS

BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FERNÁNDEZ, Alícia. Os idiomas do aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias, escolas e meios de comunicação. Trad. Neusa Kern Hickel e Regina Orgler Sordi. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão. Nossa escola pesquisa sua opinião: manual do professor. São Paulo: Global, 2002.

(11)

Questionário nº:...

UNIVERSIDDE DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE EXTENSÃO: “ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL” PROGRAMA NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA PERMANENTE EM EDUCAÇÃO ENFASE EM SUPERVISÃO ESCOLAR

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

APRESENTAÇÃO: Bom dia/Boa tarde!

Estou fazendo uma pesquisa sobre a educação infantil e a pesquisa como princípio educativo. Posso contar com a sua colaboração?

Entrevistadora: Deise de Lima Data: ___/____/2012.

PARTE I: Dados de Identificação P1. Nome do entrevistado (Opcional):

__________________________________________ P2. Grau de escolaridade:

___________________________________________________________________ _______________________

P3. Você realiza cursos de formação:

( ) Sim. Quais?_____________________________ ____________________________________________ ( ) Não. Por quê? ___________________________ ____________________________________________ P4. Há quantos anos você atua com educação infantil? _____________________________________

PARTE II: Sobre a educação infantil, escola, metodologia e pesquisa P5. Você conhece o projeto político pedagógico da escola?

1 ( ) Sim 2 ( ) Não

P.6 O que você considera como construção coletiva do Projeto Político Pedagógico? ( ) A construção coletiva de um projeto traz a ideia de que a escola é uma equipe, trabalha junto e possui objetivos em comum.

( ) Uma forma de atender todas as necessidades e objetivos do grupo escolar. ( ) É a participação concreta de professores, funcionários, alunos e famílias, onde todos se comprometem com a construção.

( ) Onde só alguns elaboram o projeto e os outros aprovam ou não.

P7. Você contribuiu na formulação do projeto pedagógico da escola? 1 ( ) Sim 2 ( ) Não

P8. Que metodologia você utiliza?

___________________________________________________________________ ____________

(12)

P9. É importante um trabalho por projetos? 1 ( ) Sim 2 ( ) Não

P10 O que você entende por projetos em uma escola?

( ) Importante, pois segue uma linha de trabalho visando chegar ao sucesso da aprendizagem.

( ) Indiferente, pois tendo ou não projetos, não altera a aprendizagem do aluno. ( ) Desnecessário, pois não acrescenta em nada no processo de aprendizagem P11. Como o aluno da educação infantil aprende?

___________________________________________________________________ _______________________

P12. Na educação infantil, você utiliza a pesquisa como príncipio educativo? 1 ( ) SIM

( ) acredito que essa seja a melhor proposta. ( ) essa é a proposta escolhida pela escola. ( )a proposta facilita o aprendizado do aluno. 2 ( ) ALGUMAS VEZES

( ) nem sempre o tempo é adequado

( ) a escola não possibilita os recursos necessários. ( ) não é possível integrar todos os conteúdos.

3 ( ) NÃO

( ) não me sinto segura para desenvolver a proposta

( ) a rotina da educação infantil impede o desenvolvimento da pesquisa ( ) é muito trabalhoso.

PARTE III – Sobre a entrevista e o tema do projeto

P13. Você gostaria de fazer algum comentário sobre o assunto?

___________________________________________________________________ _______________________

P14. Como você se sentiu ao participar desta entrevista?

___________________________________________________________________ _______________________

Referências

Documentos relacionados

Segundo a opinião das entrevistadas, o projeto político pedagógico é uma construção coletiva e deve ser feito com a colaboração de todos, sendo muito

Traduction par René Antoine Gauthier et Jean Yves Jolif.. Tome II, deuxième partie: Comentaire livres

E Psicóloga Maria de Fatima Minetto (orientadora da pesquisa do programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado na linha de pesquisa em Cognição Aprendizagem

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Paulo Freire explica que neste modelo a educação é verticalizada, o professor detém o conhecimento, e os alunos tem a tarefa de assimilá-lo (FREIRE, 1989),

23 Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mandatos em que foi realizada uma série de ações e programas com a meta da inclusão, dentre eles, o Bolsa Família e, mais

A realidade que acompanha o cotidiano do enfermeiro propicia que se projete através da construção de conhecimentos e das vivências no ambiente hospitalar o perfil para

Estamos cercados de pessoas, somos seres gregários, queremos o contato com os nossos semelhantes. Isso também influencia as nossas experiências. Todos os professores relataram,