• Nenhum resultado encontrado

Rua 06, Nº 21, Esq com Rua 01, Setor Leste, Porangatu, Goiás CEP:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rua 06, Nº 21, Esq com Rua 01, Setor Leste, Porangatu, Goiás CEP:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Tel: (62) 3367-1090 www.fng.edu.br 2-11

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO (CESNG)

FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG)

I CAMINHADA PELA VIDA DA FACULDADE DO NORTE GOIANO

Porangatu/GO 2014

(3)

3-11

ADMINISTRAÇÃO INSTITUCIONAL

Diretora Acadêmica

Prof.ª Dr.ª MARIA LUIZA GOMES VASCONCELOS

Vice-Diretor e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem Prof.º Esp.º LAIRTON RODRIGUES BRAZ

Coordenadora do Curso de Graduação em Administração Prof.ª Ma. CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

Coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia Prof.ª Ma. LUMA MOTA PALMEIRA TRINDADE

Coordenadora de Estágio Supervisionado e Laboratórios Prof.ª Esp.ª XÊNIA FREIRE FERREIRA DA SILVA

Secretária Acadêmica LAIS BREITENBACH SIMÃO

Coordenador Administrativo-Financeiro Prof.º Me. EDUARDO MOREIRA MARQUES

Coordenadora do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) Prof.ª Dr.ª EDNA LEMES MARTINS PEREIRA

Coordenador do Núcleo de Apoio ao Aluno (NUAL)

Prof.ª Ma. CACILDA FERNANDES ABREU AFONSO CUNHA JUNIA

Diretor Presidente – CESNG Prof.º CELMAR LAURINDO DE FREITAS

Porangatu/GO 2014

(4)

Tel: (62) 3367-1090 www.fng.edu.br 4-11

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

... 5

1 JUSTIFICATIVA

... 7

2 OBJETIVOS

... 8 2.1 Objetivo Geral ... 8 2.2 Objetivos Específicos ... 8

3 METODOLOGIA DE TRABALHO

... 9

4 CRONOGRAMA

... 10

REFERÊNCIAS

... 11

(5)

5-11

APRESENTAÇÃO

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Outubro Rosa teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico. O movimento que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa na Itália, Arco do Triunfo na França e chegou ao Brasil.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se, uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estatua do Cristo Redentor no

(6)

Tel: (62) 3367-1090 www.fng.edu.br 6-11

RJ, que foi iluminado de rosa no Outubro Rosa. Em São Leopoldo, o Núcleo de Atenção e Prevenção ao Câncer de Mama iniciou no ano passado uma primeira experiência de enfeitar a cidade de rosa no mês de outubro. Junto com a decoração foram realizadas atividades de prevenção e arrecadação de fundos para o Banco de Próteses Mamárias. Foi uma iniciativa importante e mobilizou bastante a nossa comunidade, por isso queremos repeti-la este ano, com o engajamento de mais entidades, empresas e voluntárias e voluntários nessa ação.

(7)

7-11

1 JUSTIFICATIVA

Sabendo da importância da prevenção à saúde da mulher, institui-se o mês denominado “Outubro Rosa” dedicado a prevenção não apenas ao câncer de mama, mas também das demais doenças que afetam exclusivamente o sexo feminino. Por isso, atitudes preventivas são fundamentais para evitar o desenvolvimento e o agravamento dessas enfermidades.

Para o enfrentamento do câncer, são necessárias ações que incluam: educação em saúde em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas a indivíduos e grupos (com ênfase em ambientes de grande circulação); geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de leis que determinem a garantia de ações na defesa da saúde pública.

O “I Caminhada pela Vida da Faculdade do Norte Goiano” tem como foco principal promover a conscientização da população em geral do município de Porangatu acerca do câncer de mama, bem como destacar a prevenção do câncer e a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O desafio, de acordo com os especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.

(8)

Tel: (62) 3367-1090 www.fng.edu.br 8-11

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

2.2 Objetivos Específicos

a) Conscientização através da caminhada pela vida da população em geral dos riscos do câncer de mama;

b) Desenvolvimentos de ações preventivas no âmbito social;

c) Ações integrativas entre os cursos de graduação instalados na Faculdade do Norte Goiano sobre a temática do outubro rosa;

d) Realização de educação continuada no âmbito da prevenção do câncer de mama;

e) Realização de orientações da forma correta de autoexame das mamas pelos acadêmicos de enfermagem à população feminina participante do evento; f) Integração entre as instituições de ensino instaladas no âmbito do município

de Porangatu, para divulgação do tema.

(9)

9-11

3 METODOLOGIA DE TRABALHO

As atividades serão realizadas na orla da Lagoa Grande localizada na Praça Ângelo Rosa, sendo o referido local escolhido como partida da Caminhada, com percurso previsto para percorrer cerca de 5 (cinco) quilômetros.

Após a caminhada, os acadêmicos de enfermagem e farmácia deverão realizar orientações básicas sobre o autoexame das mamas as participantes do evento, bem como realização dos seguintes procedimentos:

a) Aferição de pressão arterial; b) Realização de hemoglucoteste;

c) Realização de índice de massa corpórea;

d) Realização de avaliação da circunferência abdominal; e) Orientações de vida saudável;

f) Orientações sobre riscos para doenças cardiovasculares; g) Orientações sobre alimentação saudável;

h) Orientações sobre DST/AIDS;

i) Distribuição de preservativos masculinos e feminino.

(10)

Tel: (62) 3367-1090 www.fng.edu.br 10-11

4 CRONOGRAMA

O projeto da I Caminhada pela Vida da Faculdade do Norte Goiano acontecerá no segundo semestre do ano de 2014, e seguirá o seguinte cronograma:

Data Destino Responsável

24/10/2014

Saída será na frente do Centro Cultural localizado na Praça Ângelo Rosa, com inicio da I Caminhada pela Vida, com percurso de aproximados 5 (cinco) quilômetros em volata da Lagoa Grande.

(11)

11-11

REFERÊNCIAS

BARROS, Alba Lúcia Bottura Leite de. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem em ginecologia. 3. ed. São Paulo: EPU, 2011.

FERNANDES, Aurea Quintella; NARCHI, Nádia Zanon (Org.). Enfermagem e saúde

da mulher. 2. ed. São Paulo: Manole, 2013.

MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Rezende,

obstetrícia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

POTTER, Patricia A.; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. Tradução de José Eduardo Ferreira de FIGUEIREDO; Revisão de Isabel Cristina Fonseca da CRUZ. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de (Org.). Ensinando a cuidar da mulher, do

homem e do recém-nascido. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2010.

FREITAS, Fernando; MENKE, Carlos Henrique; RIVOIRE, Waldemar Augusto; PASSOS, Eduardo Pandolfi. Rotinas em ginecologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PESSINI, Suzana Arenhart; SILVEIRA, Gustavo Py Gomes da; SILVEIRA, Geraldo Gastal Gomes da. Ginecologia baseada em evidências. 3. ed. São Paulo: Atheneu 2012.

Referências

Documentos relacionados

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

Essa pesquisa investigou os processos de projeto dos profissionais arquitetos que colaboram com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em projetos de prédios

RELATÓRIO | REGIÃO METROPOLITANA DO RIO | 1⁰ SEMESTRE 2021 | LOCAIS MAIS AFETADOS PELA VIOLÊNCIA ARMADA.. BAIRROS DIPUTADOS

25 de janeiro de 2019, conforme formulários anexos neste edital e disponíveis na página do curso em: https://pgcpcs.ufms.br/. Os pedidos de isenção devem ser devem ser anexados

Construa um anúncio publicitário, a partir dos objectivos de comunicação de causas sociais, numa das áreas da Cultura, Educação ou Ambiente. Deverá ter em conta os

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

A ORGANIZAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS DE GOIÁS-OVG, pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social (OS), sediada na Rua T-14, nº 249, Setor Bueno, CEP

Estado de Goiás pelo Decreto nº 8.600/2016, localizado na Rua 86, 815, Quadra: F-21; Lote: 89; Setor Sul, Goiânia/GO, CEP 74083-385, toma público, para conhecimento dos