• Nenhum resultado encontrado

Nível de Ensino: FUNDAMENTAL I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nível de Ensino: FUNDAMENTAL I"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nível de Ensino: FUNDAMENTAL I

Nível de Ensino: EDUCAÇÃO INFANTIL

Período: DE 29 DE MARÇO A 02 DE ABRIL DE 2021

Professores: NATHÁLIA, BIANCA, LUZIA, FABIANO E RAFAEL

ANO: PRÉ I

(2)

COMPETÊNCIAS:

Eu o outro e o nós:

 C1. Respeitar, expressar sentimentos e emoções.

 C2. Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade solidarizando-se com os outros.

 C3. Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando o respeito pelo outro.

Corpo, gestos e movimentos:

 C4. Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.

 C7. Coordenar suas habilidades manuais. Traços, sons, cores e formas:

 C9. Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

 C11. Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.

C12. Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

C18. Utilizar noções de tempo (dia e noite; dias, semanas, meses e ano, presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.

HABILIDADES:

Eu o outro e o nós

 H1. Vivenciar diferentes formas de expressão que levem ao entendimento de suas ações e a compreensão da ação do outro.

 H2. Demonstrar satisfação com suas características e possibilidades corporais e na conquista de objetivos simples.

 H3. Identificar as partes do corpo humano, reconhecendo suas características físicas.

 H7. Demonstrar prazer na participação e adaptação a rotinas relacionadas à sua alimentação, sono, descanso e higiene.

Corpo, gestos e movimentos:

 H11. Vivenciar situações que envolvam o uso lúdico do corpo em situações organizadas.

 H14. Utilizar gestos, mímicas e sons com seu corpo nas atividades artísticas como dança, teatro, música.

 H16. Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em diferentes situações da rotina.

Traços, sons, cores e formas:

 H21. Explorar elementos da natureza como areia, água, argila, barro, pedrinhas, gravetos e folhas, vivenciando experiências de formar e transformar.

 H23. Expressar e comunicar por meio do corpo, do movimento, da dança, da mímica, do som, da música, de suas esculturas, desenhos ou do teatro.

(3)

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

 H36. Compreender seus desenhos como uma forma de comunicação, fazer uso de suas garatujas com a intenção de uma comunicação escrita e fazer uso das letras, ainda que de forma não convencional, em seus registros de comunicação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

 H44. Representar quantidades por meio de desenhos e números, utilizando a linguagem oral, o reconhecimento da notação numérica e/ou registros convencionais e não convencionais.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA SEMANA DE 29/03 A 02/04/2021

ATIVIDADE:

ESCULTURA COM GRAVETOS

DESENVOLVIMENTO:

Hoje vamos brincar com o corpo através de uma música de adivinhação. Após vamos explorar a motricidade fina enrolando fios de lã em gravetos, para confeccionar um boneco. Após a atividade cada colega irá apresentar o seu boneco escolhendo um nome para ele.

Link da música:

https://www.youtube.com/watch?v=5cMw2nwa3sc

Materiais:

 Gravetos ou tiras de papelão;  lãs de cores variadas;

 Botões para os olhos;  Tesoura;

 Cola.

ATIVIDADE –

PINTURA COM OS DEDOS

“AS PATINHAS DO COELHO”

DESENVOLVIMENTO:

Na tarde de hoje conversaremos sobre um dos personagens mais alusivos as comemorações de Páscoa no universo infantil, nossa proposta será recriar as patinhas do coelho com tinta. Inicialmente vamos perguntar as crianças quem já viu um coelho de verdade? Se sabem quais os hábitos alimentares dos mesmos, onde costumam viver e outras curiosidades. Seguiremos então convidando as crianças a carimbarem com os dedos as patinhas do coelho em uma folha branca, esse carimbo será feito com tinta, na sequência em uma outra folha as crianças irão desenhar o coelho com uma caneta preta,

(4)

se quiserem poderão colar bolinhas de algodão no coelho e recortar o mesmo em seu contorno. Logo depois com a ajuda de um adulto irão colar o coelho que foi recortado na folha com as patinhas.

Materiais:  Tinta;  Caneta preta;  Canetas coloridas;  Algodão;  Folha branca;  Tesoura;  Cola.

ATIVIDADE –

SÍMBOLOS DA PÁSCOA E OVO

COM PAPEL PAPEL CREPOM

DESENVOLVIMENTO:

Na tarde de hoje conversaremos sobre um sobre os símbolos pascais e a história da Páscoa, inicialmente vamos perguntar as crianças quem conhece a história da Páscoa? Após essa conversa a professora convidará as crianças a assistirem um vídeo sobre a história da Páscoa, encenada por crianças. Após o vídeo, deixaremos que comentem, que falem o que trazem, o que pensam, o que conhecem sobre a verdadeira história e a que conclusões que chegaram após assistir ao vídeo. Na sequência em uma folha, com o molde de um ovo de páscoa as crianças irão enrolar pequenas bolinhas de papel crepom, após iremos colar as bolinhas no molde do ovo, decorando conforme a criatividade de cada criança.

Link da história:

https://www.youtube.com/watch?v=JcvnU1w-xnk

Materiais:

 Molde da atividade ( ovo de páscoa);

 Papel crepom colorido, ou folhas de revista ou folha colorida;  Lápis de cor e canetinha coloridas;

 Tesoura;  Cola.

(5)
(6)

ATIVIDADE –

CONTAÇÃO DE PÁSCOA E CAÇA AOS OVOS

DESENVOLVIMENTO:

Na tarde de hoje faremos uma aula coletiva com todos os alunos do P1, grupos 1 e 2 no mesmo horário 13:30 até 15:10, o link da aula estará disponibilizado no mural da turma. Iniciaremos um uma contação de Páscoa narrada pelas professoras, juntamente com a teacher Luzia de Inglês. A história que iremos contar será os Ovos de Pedra, após a contação iremos propor uma caça aos ovos, que confeccionaremos no dia anterior. Para este dia, teremos as pistas impressas ou confeccionada pela família conforme o modelo postado no Google Class.

Materiais:

 Pistas para a caça aos ovos;

 Ovinhos confeccionado pelas crianças.

02/04/2021 –

FERIADO

ATIVIDADES –

INGLÊS

DESENVOLVIMENTO:

AULA 1:

Iniciar com as músicas do Routine Board com colors, weather, numbers e counting song: Five elephants. Nesta aula daremos inicio com o tema Easter-Páscoa! Os alunos farão um Puzzlet online junto com a professora para inoiciarmos com o vocabulário específico.Mostrarei vídeos com o tema e também faremos a dança do coelho disponibilizada no link.

Dança do coelho:

https://www.youtube.com/watch?v=BHcFQ9gaMF4

Material:

1. Folha do envelope do livro que contém uma cesta com 2 pintinhos. 2. Lápis da cor

yellow

para colorir.

AULA 2:

Iniciar com as músicas do Routine Board com colors, weather, numbers e counting song: Five elephants. Daremos continuidade com Easter e neste dia os alunos irão montar um coelho com material reciclado que será listado em materiais. Além de dançarmos a dança dos coelhos da aula anterior.

Material:

1. um rolinho de papel higiênico e um círculo já cortado e pintados com tinta branca. Importante pintar bem antes para estarem secos para a aula deste dia.

(7)

2. Uma bolinha de algodão.

3. 2 orelhas já cortadas e pintadas (secas) da cor que a criança escolher. 4. canetinhas.

AULA 3:

Iniciar com as músicas do Routine Board com colors, weather, numbers e counting song: Five elephants.Nesta atividade trabalharemos com os números e com os Easter eggs- ovos de Páscoa. Assistiremos ao vídeo englobando este tema e depois os alunos irão desenhar um ovo de Páscoa bem grande que poderão também além de colorir com giz de ceras colar figurinhas nele ou qualquer outro enfeite. Dança do coelho!

Material:

1. 1 folha branca.

2. Material para colorir como giz de cera

3. Material diversificado para colarem no ovo como: stickers-figurinhas, lantejoulas ou papel picado. Esta colagem é opcional caso a criança queira complementar seu Easter egg.

ATIVIDADE –

MÚSICA

DESENVOLVIMENTO:

Para dar início a esse momento, repleto de descobertas e aprendizagens, desafios e diferentes atividades para o corpo e mente, iremos trabalhar e desenvolver nosso ouvido através da escuta ativa, comemorando a SEMANA DA PÁSCOA.

1. Vamos nos apresentar através de uma música de acolhida;

2. Vamos ouvir diferentes músicas que nos mostram o sentido da PÁSCOA e como sentimos esse momento através das canções.

3. Vamos cantar, repetir, dançar, memorizar e acolher. 4. Vamos nos despedir com uma música.

ATIVIDADE –

EDUCAÇÃO FÍSICA

DESENVOLVIMENTO:

Os estudantes realizarão exercícios de alongamentos e exercícios físicos.

Além das atividades acima citadas, os alunos participarão atividades recreativas comandadas pelo professor.

Materiais:  Balde.

(8)

SEGUNDA-FEIRA – 05/04/2021

ATIVIDADE –

COSTUMIZAÇÃO DA LETRA INICIAL DO NOME

E MÓBILE DA FIGURA HUMANA

DESENVOLVIMENTO:

A professora irá iniciar o encontro de hoje fazendo a chamada mostrando a letra inicial do nome de cada um, faremos juntamente a associação da letra e de seu respectivo som, partindo dos princípios da consciência fonológica. Após a nossa chamada pediremos que as crianças peguem a letra de seu nome já recortada previamente e que colem a mesma em um papel mais grosso ou papelão. Faremos então bolinhas de papel crepom de colaremos sobre a letra inicial do nome, deixaremos a mesma reservada e pediremos que as crianças se dirijam até o espelho de sua casa e observem seu corpo e movimentos, voltaremos então e a professora pedirá as crianças que desenhem o seu corpo em um quadrado de 20cm por 20cm, logo em seguida as crianças irão recortar a silhueta do desenho e juntamente com uma fita mimosa, ou cordão, ou fio lã, ou outro material semelhante montaremos um móbile com a letra inicial e a figura humana das crianças. Materiais:

 1 quadrado de 20cm por 20cm;  Papel crepom ou papel de revista;  Caneta preta;

 Letra inicial do nome da criança;  Lápis de cor ou giz de cera;  Cola branca;

 Tesoura;

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das