• Nenhum resultado encontrado

Florais de Bach

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Florais de Bach"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

HUMANIVERSIDADE HOLÍSTICA

Florais de Bach

"A Saúde é nossa Herança, nosso direito. É a completa e total união entre Alma, Mente e Corpo e isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o

negligenciamos."

(2)

Humaniversidade Holística 1

Índice

Matéria Página:

Como agem os Remédios Florais _______________________________________________

Como usar os Remédios Florais ________________________________________________

Os Florais de Bach ___________________________________________________________

Os Remédios Florais atuais____________________________________________________

As sete categorias dos Remédios Florais de Bach__________________________________

Rescue, o remédio da emergência_______________________________________________

Florais e estado de espírito_____________________________________________________

Resumo remédios____________________________________________________________

Receitas ____________________________________________________________________

Referências bibliográficas _____________________________________________________

Questionário ________________________________________________________________

02

03

04

08

09

09

10

10

22

25

26

(3)

FLORAIS DE BACH

Como agem os Remédios Florais

“Quando a pessoa se liberta das emoções negativas, sua mente e seu corpo voltam a se integrar com a Natureza, e a força vital flui livremente; fazendo com que

o organismo se torne o agente da própria cura.”

Em seus estudos, o Dr. Bach percebeu que existe uma estreita ligação entre o doente, o tipo de enfermidade que ele apresenta e a personalidade, ou o tipo de pensamento que habita a mente de cada pessoa. Assim, cada um tem suas próprias suscetibilidades e tendências às doenças, segundo sua natureza.

Os remédios florais agem indiretamente, auxiliando o indivíduo dentro de um esforço global de cura. Agem suavemente, produzindo transformações sutis nos veículos mais profundos do ser e determinando alterações positivas nos traços de caráter, nos impulsos e condições psíquicas.

Não são medicamentos de ação direta, como por exemplo, as drogas alopáticas em geral e os psicotrópicos em particular; assim sendo, estão isentos de efeitos colaterais ou adversos.

No entanto, devem ser sempre encarados como formas auxiliares de tratamento, dentro de um conjunto de medidas terapêuticas como dietas naturistas, psicoterapia, massagens orientais, Do-In, acupuntura, etc.

Uma suave energia curativa

Na prática, a terapia floral aplicada de modo adequado tem se mostrado extremamente útil no tratamento de problemas emocionais, afetivos, bem como das alterações indesejáveis da personalidade que tanto perturbam o homem moderno.

Não se pode, no entanto, concluir que a terapia floral do Dr. Bach tenha a capacidade de eliminar definitivamente os conflitos mais profundos da alma ou sérios problemas de ordem afetiva ou psicomental; estes exigem ações psicoterápicas mais enérgicas e bem conduzidas por profissionais experientes. Estudiosos têm observado que nos casos mais difíceis a aplicação de remédios florais é de grande valia quando acompanha outras formas oficiais de tratamento.

Uma visão integrada do indivíduo

É importante observar que, embora a terapia floral do Dr. Bach possa parecer mais voltada para as alterações da esfera psicomental, na verdade considera o indivíduo de forma global. Assim, os remédios florais são úteis tanto no caso de doenças psíquicas e mentais quanto nas físicas e existenciais. A indicação específica de cada um dos medicamentos e sua associação com a tipologia humana serve apenas de guia para a seleção do remédio mais adequado a cada caso.

Como sempre, em termos da moderna Medicina Natural, a pessoa deve ser vista através de uma abordagem integral, funcionando como um todo, no qual mente e corpo fazem parte do mesmo conjunto. Assim, se uma pessoa sofre de medos infundados, pressentimentos e demais sintomas que indiquem Aspen, este remédio pode ser usado no tratamento dos mais diversos males que essa pessoa apresente, como uma simples gripe, uma amidalite ou um desmaio.

Curiosamente, certas formas mais constantes, ou mesmo cíclicas, de problemas começam a diminuir de frequência à medida que os medos e pavores do tipo Aspen vão se dissipando...

Automedicação e autoconhecimento

Segundo afirmou o próprio Edward Bach, sua terapia floral pode ser usada por qualquer pessoa, desde que seja sensível, observadora e inteligente.

Pode ser empregada tanto para a automedicação quanto para o tratamento de outros, e até mesmo de crianças e animais domésticos.

O Dr. Bach acreditava que qualquer um seria capaz de identificar corretamente seus estados de espírito e aplicar os remédios adequados.

Mas nem sempre é fácil ser completamente honesto a respeito de nossa própria personalidade. A automedicação exige autoconhecimento, sensibilidade e intuição.

Assim, se a pessoa não se sente segura ou tem dúvidas quanto à escolha adequada dos remédios, é sempre recomendável procurar a ajuda de um médico, psicólogo ou terapeuta especializado em medicina floral.

(4)

Humaniversidade Holística 3

Os Florais de Bach

A lista abaixo foi organizada por ordem alfabética, para facilitar a identificação. Nas páginas seguintes encontra-se a descrição de cada um dos remédios, agrupada nas categorias já mencionadas.

1. Agrimony 20. Mimulus

2. Aspen 21. Mustard

3. Beech 22. Oak

4. Centaury 23. Olive

5. Cerato 24. Pine

6. Cherry Plum 25. Red Chestnut

7. Chestnut Bud 26. Rock Rose

8. Chicory 27. Rock Water

9. Clematis 28. Scleranthus

10. Crab Apple 29. Star of Bethlehem

11. Elm 30. Sweet Chestnut

12. Gentian 31. Vervain

13. Gorse 32. Vine

14. Heather 33. Walnut

15. Holly 34. Water Violet

16. Honeysuckle 35. White Chestnut

17. Hornbean 36. Wild Oat

18. Impatiens 37. Wild Rose

19. Larch 38. Willow

Como usar os Remédios Florais

A suave energia das flores transforma as tendências negativas da personalidade em qualidades que refletem o nosso EU mais profundo, nossa verdadeira maneira de ser.

Os Florais de Bach são apresentados sob a forma de um conjunto de 38 frascos contendo as essências concentradas. Para preparar o medicamento deve-se retirar 2 a 3 gotas da essência concentrada e misturar com 23 ml de água mineral ou água destilada de uso medicinal. Em geral se acrescenta 7,0 ml de álcool de cereais ou conhaque, para conservação da água. O ideal é preparar o remédio usando um frasco de vidro escuro de 30 ml, com conta-gotas. A dosagem usual é de 4 gotas desse preparado, pingadas diretamente na boca, 4 ou 5 vezes ao dia.

Nos casos agudos ou urgentes, pode-se ministrar as doses a intervalos curtos, como de 10 em 10 minutos, mantendo esse critério até que o cliente melhore. Para as dores inflamações, contusões, etc., também é possível aplicar localmente os remédios florais. Pingue cerca de 6 gotas da essência concentrada num recipiente com 2 copos de água pura e utilize em compressas no local afetado.

Como obter os Remédios Florais

O conjunto dos 38 Florais de Bach é produzido exclusivamente pelo Dr. E. Bach Center, na Inglaterra. Esse kit importado pode ser adquirido em algumas farmácias homeopáticas das capitais ou das grandes cidades brasileiras, que também comercializam os remédios já diluídos, prontos para serem utilizados.

Maiores informações sobre os remédios também podem ser obtidas escrevendo diretamente para:

Manipulação de Florais

(5)

O Futuro da Terapia Floral

A técnica iniciada por Edward Bach despertou a atenção da medicina para o poder de cura oculto nas flores, que em sua natural delicadeza podem ajudar o ser humano a minorar seu sofrimento. Bach talvez tenha descoberto apenas o princípio de uma ciência que deve crescer e firmar-se definitivamente, conquistando um importante espaço dentro do universo das terapias holísticas ou integrais. Como o próprio Dr. Bach afirmou “estes remédios são capazes de elevar nossa natureza e nos aproximar de nossas almas - e assim nos trazer paz e aliviar nossos sofrimentos. Eles curam, não através do ataque à doença, mas sim banhando nossos corpos com as belas vibrações de nossa Natureza Superior, na presença da qual a doença se desfaz como a neve ao sol”.

Os Florais de Bach

A princípio, Bach estudou apenas 12 essências florais, chamadas por ele de “os doze remédios” (The Twelve Healers). Posteriormente ele incorporou mais 26 essências ao seu sistema floral, até completar os atuais 38 remédios, que são apresentados a seguir, por ordem alfabética. A cada um dos remédios acrescentou-se também uma “chave” para seleção, de modo a facilitar a escolha segundo uma característica básica de cada pessoa:

Agrimony

(Agrimoia eupatoria – flor amarela)

Pessoas joviais, animadas, de bom humor, que gostam de paz e se desagradam com discussões ou com brigas. Ainda que tenham problemas, tormentos e inquietações e sintam perturbações na mente e no corpo, escondem suas aflições por trás de bom humor e brincadeiras. Chave: “Eu estou bem com todos”.

Aspen

(Populus tremula – flor do choupo, parece um bicho, treme fácil)

Medos indefinidos e desconhecidos, que não têm mais explicação nem razão de ser. O cliente pode estar apavorado diante do pressentimento de que algo terrível vai acontecer, sem que saiba exatamente o que será.

Chave: “Sinto que alguma coisa horrível vai acontecer, mas não sei o quê”.

Beech

(Fagus sylvatica – árvore de flor avermelhada)

Para os que sentem necessidade de ver mais beleza e bondade em tudo o que os rodeia. Necessitam ter a capacidade de ver o bem crescendo, para que possam ser mais tolerantes, indulgentes e compreensivos.

Chave: “Será que ninguém consegue fazer nada direito?”

Centaury

(Centaurium umbellatum –simboliza os centauros)

Pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Convertem-se mais em escravos do que em voluntários no auxílio aos outros.

Chave: “Ele é um capacho...”

Cerato

(Ceratostigma willmottiana – flor azul, delicada)

Para os que não têm bastante confiança em si mesmos a fim de tomar as próprias decisões. Estão constantemente pedindo conselhos aos outros.

Chave: “O que você acha que devo fazer?”

Cherry Plum

(Prumus cerasifera – flor da cerejeira silvestre, branca

com pontos vermelhos)

Medo de que a mente se esgote, que se perca a razão, que se faça coisas espantosas e horríveis, indesejáveis e prejudiciais, embora pense nelas e se sinta impelido para elas. Chave: “Temo fazer algo terrível”.

Chestnut Bud

(Aesculus hippocastanum – botão do White Chestnut)

Para os que não tiram todo o proveito da observação e da experiência, que levam mais tempo que os outros para aprender as lições da vida cotidiana. Necessitam de várias experiências, antes de aprender a lição. Acabam tendo de cometer o mesmo erro em diferentes ocasiões.

(6)

Humaniversidade Holística 5

Chicory

(Cichorium intybus – chicória, flor azul)

Para os que pensam muito nas necessidades dos outros e tendem a cuidar excessivamente das crianças, dos familiares, dos amigos e encontram algo que precisam endireitar. Estão continuamente corrigindo o que lhes parece errado. Querem que aqueles dos quais cuidam permaneçam próximos.

Chave: “Um dia você vai reconhecer tudo que fiz por você...”

Clematis

(Clematis vitalba – flor branca, com pontas)

Para as pessoas sonolentas, indolentes, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Insatisfação quanto à situação em que se acham; vivem mais no futuro. Esperanças que cheguem melhores dias. Quando estão doentes, esforçam-se muito pouco para se recuperar e chegam a desejar a morte.

Chave: “Desculpe, eu não estava prestando atenção...”

Crab Apple

(Malus pumila – flor branca, da macieira)

Para os que se sentem como se tivessem em si alguma coisa suja. Encontram-se ansiosos por se verem livres de uma coisa, que a eles parece maior. Ficam muito abatidos se um tratamento fracassa. Este remédio, limpa e purifica as feridas. O remédio da limpeza. Chave: “Preciso livrar-me de algo sujo em mim...”

Elm

(Ulmis procera – florzinha rosa, elmo na ponta do galho)

Para os que estão fazendo um bom trabalho, seguindo a vocação de sua vida, que esperam fazer algo importante e em benefício da humanidade. Podem ter momentos de depressão, quando sentem que a tarefa é demasiado difícil e que ultrapassa as forças de um ser humano.

Chave: “Está muito difícil...”

Gentian

(Gentiana amarella – flor violeta com 5 pontas, ligação com

Raio Violeta)

Para os que desanimam facilmente. Podem fazer progressos satisfatórios no que diz respeito à enfermidade e aos negócios da vida cotidiana, mas, diante do menor imprevisto ou entrave, começam a vacilar e logo desanimam.

Chave: “Não sei se vai dar certo...”

Gorse

(Ullex europaeus – flor amarela em formato de uma chama de

vela)

Apropriado para casos em que há grande desesperança. Para a pessoa que perdeu toda a fé em que se possa fazer algo por ela e que se lamenta com os demais, julgando haver pouca esperança de alívio.

Chave: “Não adianta mesmo...”

Heather

(Calluna vulgaris – urze, haste com flores rosas)

Para os que estão constantemente buscando a companhia de alguém que esteja disponível, pois sentem necessidade de discutir seus problemas com os demais, seja quem for. Pessoas infelizes quando têm de ficar a sós.

Chave: “Eu é que sofro...”

Holly

(Ilex aquifolium – azevinho, árvore de natal com frutos

vermelhos)

Constantes pensamentos de inveja, ciúme, vingança, suspeita. Diferentes tipos de desgosto que se pode sofrer. Não existe uma causa real para sua infelicidade.

Chave: “Algum dia você me paga...”

Honeysuckle

(Lonicera caprifolium – madressilva, flor vermelha e

perfumada)

Para as pessoas que vivem no passado, lembrando de uma época de grande felicidade, de um amigo morto, ou nos sonhos que não se tornaram realidade. Não acreditam que possam ter felicidade como a que um dia tiveram.

(7)

Hornbeam

(Carpinus betulus – bétula, árvore em forma de pirâmide,

sagrada)

Sensação de não ter força suficiente, tanto mental quanto física, para carregar o fardo da vida; as solicitações parecem excessivas, mas com cumprimento das suas obrigações de modo satisfatório. Para os que crêem que necessitam fortalecer-se antes que possam fazer os seus trabalhos bem.

Chave: “Acho que não aguento”.

Impatiens

(Impatiens grandulifera – flor pink, parece um chapéu)

Para rápidos de pensamento e ação, e que querem que tudo se faça sem hesitação nem atraso. Quando doentes, ficam ansiosos para se restabelecerem. Dificuldades em ter paciência com pessoas lentas. Preferem trabalhar e pensar sozinhos, para fazer as coisas no seu próprio ritmo.

Chave: “Deixa que eu faço tudo sozinho...”

Larch

(Larix decídua – flor vermelha, parece uma pinha)

Para os que não se consideram tão bons nem tão capacitados, quanto quem os rodeia, que esperam o fracasso, nunca farão nada bem, nem se esforçam o suficiente para obter êxito. Muito pessimismo.

Chave: “Eu nunca consigo mesmo...”

Mimulus

(Mimulus guttatus – flor amarela – como um cálice)

Medo das coisas do mundo, da enfermidade, da dor, dos acidentes, da pobreza, da escuridão, de estar só, da desgraça. Para os temores do dia-a-dia. Medos guardados em silêncio, sem coragem de falar deles com os outros.

Chave: “Tenho receio, tenho medo...”

Mustard

(Sinapsis arvensis – flor amarela; o menor grão é o da

mostarda)

Para os que estão sujeitos a períodos de melancolia e de desespero. Essas crises podem não ter nenhuma razão ou explicação aparente. Incapaz de sentir-se feliz ou bem interiormente.

Chave: “Não sei por que estou tão deprimido”.

Oak

(Quercus robur – carvalho, morre com um raio para proteger a

floresta)

Para os que se empenham demais buscando o sucesso, tentando uma coisa atrás da outra. Ficam descontentes na enfermidade. Pessoas corajosas, que enfrentam as dificuldades sem perder a esperança.

Chave: “Preciso continuar, não posso desistir”.

Olive

(Olea europaea – flor miúda e branca da oliveira)

Para os que muito sofreram mental ou fisicamente e que se encontram exaustos e esgotados. Faltam-lhes as forças para fazerem o que quer que seja. A vida cotidiana implica num grande esforço, e não proporciona o prazer.

Chave: “Estou exausto”.

Pine

(Pinus sylvestris – flor da pinha amarela, árvore de natal)

Para os que culpam a si mesmos. Trabalham demais e sofrem muito com os erros que se atribuem. Os erros devem-se aos outros, mas se sentem responsáveis.

Chave: “É tudo culpa minha”.

Red Chestnut

(Aesculus carnea – castanheira de flor vermelha)

Aflição pelos demais. Pessoas que não se preocupam consigo mesmas, mas chegam a sofrer muito pelas pessoas que amam, preocupadas com possíveis desgraças.

(8)

Humaniversidade Holística 7

Rock Rose

(Helianthemum nummularium – rosa amarela, silvestre)

É aplicado nos casos de emergência para os quais parece não haver nenhuma esperança. Acidentes ou enfermidades que surgem repentinamente. Momentos que o enfermo está muito assustado. Quando o estado é grave e há inquietação nos que estão ao seu redor. Chave: “Estou apavorado”.

Rock Water

(água de fonte curativa)

Para os que são muito austeros em seu modo de viver, privam a si mesmos de muitas alegrias e prazeres da vida porque consideram que isso poderia interferir no seu trabalho. São severos consigo mesmos. Desejam estar bem, fortes e ativos. Esperam servir de exemplo que atraia as outras pessoas que podem então seguir as suas ideias. Indicado para traumas e bloqueios em nossa vida intrauterina.

Chave: “O mártir”.

Scleranthus

(Scleranthus annuus – flor verde em forma de estrela de

cinco pontas)

Para os incapazes de se decidirem entre duas coisas, inclinando-se ora em direção a uma, ora a outra. São geralmente tranquilas, caladas e carregam sozinhas as suas dificuldades. Chave: “Não consigo me decidir”.

Star of Bethlehem

(Ornithogalum umbellatum – lírio branco, estrela

de Belém)

Para os que estão muito angustiados, em circunstâncias que geram uma grande desdita momentânea. O choque de uma notícia grave, a perda de um ente querido, o medo que se segue a um acidente, etc. Para os que se recusam a ser consolados.

Chave: “Não me conformo!”

Sweet Chestnut

(Castanea sativa – florzinha amarela, castanheira

doce de Natal)

Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece insuportável. Quando a mente ou o corpo se sente no limite de suas forças e nada mais podem fazer. Para quando se tem a impressão de que só resta a destruição e o aniquilamento.

Chave: “Não suporto mais!”

Vervain

(Verbena officinalis – flor branca)

Para os que têm princípios ou ideias fixas, que estão certos de estar com a verdade e, por isso, raras vezes mudam. Desejam converter para o modo de ver a vida todos àqueles que os rodeiam. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidos das coisas que querem ensinar. Na enfermidade, lutam, quando outros já teriam desistido. Chave: “Precisamos tomar uma atitude!”

Vine

(Vitis vinifera – flor da videira)

Para as pessoas muito capazes, seguras da própria competência, com fé no êxito. Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazerem as coisas à maneira delas. Valiosas em casos de emergência.

Chave: “É para o seu próprio bem!”

Walnut

(Juglans regia – flor da noz de natal, nogueira)

Para os que têm ideias e ambições bem definidas na vida e que as estão concretizando, mas algumas vezes se vêem tentados a se afastar de suas próprias ideias, de seus objetivos. Remédio para proporcionar constância e proteger o indivíduo de influências externas. O remédio para os momentos de transição.

Chave: “De repente fiquei confuso...”

Water Violet

(Hottonia palustris – florzinhas lilases, nasce em lugares

úmidos)

Para os que preferem ficar sós. Pessoas silenciosas, que andam sem fazer ruído, que falam pouco e com suavidade. Independentes, capazes e seguras de si. Não são influenciadas. Reservadas, segue o próprio caminho. Com frequência, são pessoas inteligentes e talentosas.

(9)

White Chestnut

(Aesculus hippocastanum – flor branca, acolhedora)

Para os que não conseguem evitar pensamentos, ideias e deduções que não gostariam que entrassem em suas mentes. Os pensamentos preocupantes não os abandonam, ou se desfazem por alguns momentos, retornando em seguida. Parecem dar voltas, causando grande transtorno... Pensamentos desagradáveis que põem fim à calma e interferem na capacidade de concentração.

Chave: “Não consigo pensar em outra coisa”.

Wild Oat

(Bromus mamosus – vegetação rasteira)

Para as pessoas que têm ambições quanto a realizar algo importante na vida. Dificuldade em determinar a que ocupação deve se entregar; embora as ambições sejam fortes, não têm uma vocação. Insatisfação.

Chave: “Não sei o que realmente quero”.

Wild Rose

(Rosa Canina – rosa de cinco pétalas em forma de coração

cor de rosa)

Para os que se conformam com tudo o que acontece à sua volta, e se limitam a passar pela vida, aceitando-a como ela é, sem se esforçar por melhorar as coisas nem encontrar alegria. Rendeu-se, sem se lamentar, na luta pela vida.

Chave: “Tanto faz... “

Willow

(Salix vitellina – salgueiro, chorão dourado, da casca sai o AAS)

Para os que sofreram uma adversidade ou uma desgraça, e acham muito difícil aceitá-la. Parece-lhes que não merecem um revés tão grande, que isso é injusto. Costumam perder o interesse nas coisas e na vida.

Chave: “Isso não é justo!”

Os Remédios Florais atuais

Depois que a Sociedade de Essências Florais da Califórnia apresentou ao mundo novas essências florais, além daquelas relativas ao sistema Bach, difundiu-se a ideia de desenvolver pesquisas semelhantes e de produzir essências regionais em diversos países. Foi assim que surgiram também os “Florais do Alasca” e os “Florais da Austrália”, que estão hoje entre os mais conhecidos. Existem atualmente várias dezenas de grupos realizando pesquisas com florais em diversas partes do planeta.

No Brasil existem os Florais de Minas Gerais, que já começam a ser difundidos, inclusive amparados por cursos e por uma casuística interessante. Mas assim como qualquer novo sistema terapêutico faz-se necessário trabalhar com muito critério, honestidade e metodologia científica, para que os efeitos observados sejam reais e não fruto da imaginação ou da simples vontade do observador.

Tanto o Dr. Bach, como o grupo da Sociedade de Essências Florais da Califórnia, dedicaram-se profundamente ao estudo dos medicamentos existentes nas flores. Os remédios foram exaustivamente pesquisados e sistematicamente aplicados durante vários anos, por profissionais sobremodo competentes, que acompanharam muitos tratamentos e casos clínicos.

Os principais Sistemas Florais:

Os Florais de Bach e os Florais da Califórnia cobrem de modo abrangente a gama de sinais, sintomas e a tipologia humana que definem a escolha de um ou de vários remédios, por isso são os principais representantes dentro da terapia floral. Citamos também o sistema floral de Minas Gerais, por representar este um trabalho sério e digno de atenção por parte dos brasileiros, principalmente. Os Florais do Alasca e os Florais da Austrália não são aqui apresentados por julgarmos que os três sistemas citados são suficientes para as nossas necessidades terapêuticas; além disso, os kits e os próprios remédios florais dos sistemas da Austrália e do Alasca são de difícil aquisição e não acrescentam muitas novidades aqueles antes mencionados. Entendemos que os remédios florais aqui mencionados são suficientes para que o leitor conheça bem as diversas possibilidades existentes. Todos os remédios são descritos de forma sintética, pois se procurou destacar apenas os seus aspectos indicativos mais importantes. Como já foi explicado anteriormente, para um maior aprofundamento é necessário estudar a literatura disponível.

(10)

Humaniversidade Holística 9

As sete categorias dos Remédios Florais de Bach

Como o Dr. Bach associava uma essência floral a um tipo de emoção, a um estado de ser ou à característica de cada pessoa, ele resolveu criar categorias de sintomas psíquicos de modo a facilitar a escolha do remédio mais adequado a cada caso. As sete categorias, com os seus respectivos remédios, são:

Para o medo:

Aspen, Cherry Plum, Mimulus , Red Chestnut e Rock Rose.

Para a indecisão:

Cerato, Gentian, Gorse, Hornbeam, Scleranthus e Wild Oat.

Para o desinteresse no presente:

Chestnut Bud, Clematis, Honeysuckle, Mustard, Olive White Chestnut e Wild Rose.

Para a solidão:

Impatiens, Water Violet e Heather

Para a influência excessiva às opiniões alheias:

Agrimony, Centaury, Holly e Walnut.

Para o desespero ou desalento:

Crab Apple, Elm, Larch, Oak, Pine, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut e Willow.

Para a excessiva preocupação com os outros:

Beech, Chicory, Rock Water, Vervain e Vine.

Rescue, o Remédio da emergência

Bach desenvolveu também um remédio composto, ao qual deu o nome de Rescue, ou “remédio da salvação”. Este tem aplicação para reais emergências, onde exista uma profunda angústia, como em acidentes, etc. Produz conforto e ajuda na recuperação do equilíbrio. Os remédios da composição, são:

Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose e Star of Bethlehem.

(11)

Estados de Espírito  Remédios  ABORRECIMENTOS  Ocultam  Agrimony

 

Causa da Doenças  Oak  ABSORTO    Em lembranças do passado  Honeysuckle  Em relatos para o futuro  Clematis  ACANHAMENTO  Mimulus  ACIDENTES  Rescue Remedy, Rock Rose  ADOECEM    Para fugir da realidade  Clematis  Para obter solidariedade  Heather  Para ter poder sobre outros  Chicory  Por medo  Mimulus  Por ressentimentos  Willow  AGITAÇÃO    Gostam de  Heather,  lrnpatiens  Não gostam de agitações   Mimulus  Sempre em estado de alerta  Vervain  AMARGURA    Com reações explosivas  Holly  Com ressentimento contido  Willow  AMBIÇÕES    Ausência de ambições  Clematis, Gorse ,Wild Rose  Definidas   Walnut  Indefinidas  Wild Oat  ANGÚSTIA  Sweet Chestnut  ANSIEDADE    Oculta   Agrimony  Por impaciência  Impatiens  Por medo indefinido  Aspen  ANTECIPA    As desgraças  alheias  Red Chestnut  APATIA    Intercalada com euforia   Scleranthus  Por  conformismo   Wild Rose  Por desinteresse  Clematis  APEGO DOENTIO A PESSOAS PRÓXIMAS Chicory  APREENSÃO    Pelos entes queridos  Red Chestnut  Por medo de causas conhecidas  Mimulus   Por medos indefinidos  Aspen  Por trauma sofrido  Rock Rose  APRESSADO    Pelo temperamento impaciente  Impatiens  Porque se envolvem em várias  Atividades  Vervain  ARROGANTE    Por convicção  Vine, Vervain  Por intolerância  Beech  ATAQUE NERVOSO     Com descontrole emocional  Cherry Plum  Humor que oscila entre extremos  Scleranthus  Por esgotamento  Oak 

(12)

Humaniversidade Holística 11 ATORMENTADO    Por angústia profunda  Sweet Chestnut  Por ciúme ou inveja  Holly  Por medo de descontrolar‐se Cherry Plum  Por medos indefinidos  Aspen  Por pensamentos obsessivos  White Chestnut  Por preocupações secretas  Agrimony  Por trauma do passado  Rock Rose  AUTOCENSURA  Pine  AUTOCONTROLE EXCESSIVO  Rock Water  AUTONEGAÇÃO    Por excesso de generosidade Centaury  Por excesso de rigor  Rock Water  AUTOPIEDADE  Chicory,Heather,Willow  AUTORITÁRIOS  Chicory, Vine  AVERSAO A SI MESMO  Crab Apple  ÁVIDOS    Por atenção  Chicory Heather  Por poder  Chicory Vervain,Vine  BARULHO, NÃO SUPORTAM Clematis, Mimulus  CALAM‐SE    Não gostam de reclamar   Oak  Para evitar conflitos  Agrimony  CAPACIDADE     Duvida da própria  Cerato  CHOQUE EMOCIONAL  Star of Bethlehem,  Rescue Remedy,  Rock Rose  CHORO FÁCIL  Chicory Heather  CIÚMES  Holly  COMPAIXÃO    Não tem nenhuma  Vine  CONCENTRAÇÃO, FALTA DE    Por alheamento  Clematis  Por falta de confiança  Cerato  Par indecisão  ScIeranthus  Por mente atormentada  White Chestnut  CONFIANÇA, FALTA DE    Em fase de mudança   Walnut  Em si mesmo   Larch  Para decidir  Cerato, Scleranthus  Provocada pelo medo  Mímulus  CONFORMADO     Aparentemente   Agrimony  Com tudo  Gorse  Por desinteresse  Clematis  Por resignação  Wild Rose  CONSCIÊNCIA, PERDA DA    Por choque ou acidente  Rescue Remedy,  Rock Rose  CONSELHOS     Gostam de dar   Chicory Vine, Vervain  Seguem  Centaury, Cerato 

(13)

CONSOLO     Não toleram  Star of Bethlehem  CONTRADIÇÕES PSICOLÓGICAS  Cherry Plum  CONVALESCENÇA     De doenças graves  Olive  CONVICÇÃO, FALTA DE  Cento, Larch, Scleranthus  CORAGEM PARA LUTAR   Oak   Contra doenças  Vervain,Víne   Falta de  Gentian, Gorse, wild Pose  CRÍTICOS     Consigo mesmos   Pine, Rock Water  Em relação aos outros  Beech, Chicory  CUIDADOS EXCESSIVOS     Com os outros  Chicory, Red Chestnut  Consigo mesmo  Heather  CULPA, SENTIMENTO DE  Pine  DEPRESSÃO     Com melancolia   Gentian, Gorse, Wild  Com melancolia e desânimo  Rose  Devido a um fracasso   Gentian  Intercalada com euforia  Gentian  Por depender dos outros  Scleranthus  Por falta de coragem   Hornbeam  Por momento difícil   Gentian  Sem motivo  Elm, Mustard  DERROTISMO  Gorse  DESALENTO      Consequente da angústia  Sweet Chestnut  Devido à amargura  Willow  Pela falta de confiança  Larch  Por auto‐aversão  Crab Apple  Por choque emocional  Star of Bethlehem  Por doenças  Oak  Por sentir‐se culpado  Pine  Por sentir‐se incapaz  Elm  DESANIMADO  Gentian  DESATENTO  Clematis  DESCONFIANÇA     De si mesmo   Cerato  Dos outros  Holly  DESCONTENTE    Com os outros   Willow, Chicory  Consigo mesmo  Oak, Pine, Rock Water  DESENCORAJADO  Elm  Por contratempos  Gentian  DESESPERO    À beira da loucura   Cherry Plum  Com pessimismo  Gorse  Insuportável   Sweet Chestnut  Ligado ao pânico   Rock Rose  Por causa desconhecida  Mustard  DESGRAÇAS     Espera sempre o pior, antecipa as  medo de, para os outros  Medo de ara si  Red Chestnut  Red Chestnut  Mimulus 

(14)

Humaniversidade Holística 13 DESILUSÃO     Desespero após sofrer  Cherry Plum  Medo de sofrer  Aspen  DESINTERESSE    Devido a exaustão  Olive  Devido a tormentos mentais  White Chestnut  Pela vida  Clematis, Water Violet,  Pelo presente  Wild Rose  Pelos outros  Clematis, Honeysuckle  Por carência de energia vital  Heather  Por depressão inexplicável  Wild Rose  Por pessimismo  Mustard  Por ressentimento  Gorse, Willow  DEVANEIOS  Clematis  DISCUSSÕES    Detestam  Mimulus, Agrimony,  Gostam de  Centaury Water Violet  Mentais desgastantes  Chicory, Vervain,  Willow  White Chestnut  DISTRAIDOS  Clematis  DOENÇA     Simulam   Chicory Heather  Willow  DOENÇA REPENTINA QUE ASSUSTA  Rescue Remedy, Rock  Rose  DOMINAR    Deixam‐se  Centaury, Cerato,  Mimulus  Gostam de  Chicory; Heather,  Vervain, Vine  DONO DA VERDADE  Vervain  DÚVIDA  Cerato, Gentian,  Scleranthus  EGOÍSMO  Chicory  EMERGÊNCIAS GRAVES  Rescue Remedy,  Rock Rose  ENERGIA VITAL     Falta de   Clematis Wild Rose  Nutre‐se da alheia   Cerato, Chicory  Heather, Holly,  Honeysuckle, Vine,  Sugada pelos outros  Vemain  Agrimony, Centaury  Larch  ENFADO  Willow  ERRO     Persiste no   Sempre corrige o dos outros  Chestnut Bud  Chicory  ESFORÇO    Excessivo  Impatiens, Vervain  Falta de, devido à exaustão  Olive  Falta de, devido à resignação  Wild Rose  Falta de, devido à sonolência  Clematis 

(15)

ESGOTAMENTO     Físico   Oak  Mental  Hornbeam, Clernatis  Por excesso de atividades   Vervain  Por sofrimento   Olive, Sweet Chestnut  Por vontade fraca  Centaury  ESPERANÇA, FALTA DE  Gorse  ESTRANHO NO MODO DE AGIR  Cherry Plum  EUFORIA     Intercalada com apatia  Scleranthus  EXEMPLO     Deseja ser um  Rock Rose  EXIGENTE     Com os outros   Chicory  Consigo mesmo  Pine  Explorado     Pelos outros  Centaury  Falam     Demais  Impatiens  Demais, de si mesmos  Heather  Depressa, para esconder a timidez  Mimulus  Fé    Falta de   Gorse  Perda da  Gentian  FORÇAS, FALTA DE     Para reagir   Clematis, Wild Rose  Para realizar uma tarefa   Elm  Para suportar o dia‐a‐dia   Hornbeam  Por grande sofrimento  Sweet Chestnut  FRACASSO     Desânimo após um   Gentian  Não toleram o  Willow  Sempre esperam o   Larch  Sentimento de  Elm  FRAQUEZA     De vontade   Centaury  Dúvida da própria força  Hornbeam  FRUSTRAÇÃO     Por indefinição própria  Wild Oat  FUTURO     Não acredita no   Gorse  Vive sonhando com o  Clematis  GAGUEIRA     Por excesso de timidez  Mimulus  HESITAÇÃO     Devido ao medo  Mimulus  Entre duas opções   Scleranthus  Para escolher uma ocupação   Wild Oat  Por falta de confiança  Larch  HUMOR INSTÁVEL  Scleranthus  IDEALISTAS  Rock Water, Vervain  IMAGINAÇÃO FÉRTIL  Clematis  IMPACIENTE  Impatiens, 

(16)

Humaniversidade Holística 15 Chestnut Bud  IMPLACÁVEL    Com os outros  Beech, Chicory  Consigo mesmo  Impatiens, Vervain  Vine, Rock Water  IMPULSIVO   Impatiens  INADEQUAÇÃO, SENTIMENTO DE  Elm  INCANSÁVEIS  Oak, Centaury  INCAPACIDADE, SENTIMENTO DE   Larch  INCERTEZA    No caminho a seguir   Wild Oat  Por falta de confiança,   Cerato  Por falta de esperança,   Gorse  Por falta de fé,   Gentian  Por falta de força,  Hornbeam  Por indecisão Scleranthus  INCONFORMADO   Willow  INDECISOS     Hesitam sempre entre duas opções  Scleranthus  Não conseguem definir o seu lugar   Wild Oat  Na vida   Cerato  Por falta de confiança, vacilantes,  sempre em dúvida  Gentian  INDEFINIÇÃO  Wild Oat  INDIFERENÇA  Clematis  INDULGENTE     Consigo mesmo   Chicory  Em relação aos outros  Pine  INÉRCIA  Clematis, Honeysuckle  INFELIZ    Nega‐se qualquer prazer  Rock Water  Por exaustão  Olive  Por falta de energia vital  Wild Rose  Por falta de esperança  Sweet Chestnut  Por falta de interesses  Clematis  Por nostalgia  Honeysuckle  Por se sentir insatisfeito  Wild Oat  Por sentimento de culpa  Pine  Por sentimentos negativos  Holly  Por sentir‐se à parte  Water Violet  Por sentir‐se injustiçado  Willow  Por trauma sofrido  Star of Bethlehem  Sem qualquer motivo  Mustard  INFERIORIDADE, SENTIMENTO DE  Larch  Ocasional    Mustard  INFLEXÍVEL   Vine  INFLUENCIÁVEL     Às vezes   Walnut  Facilmente  Centaury, Cerato  INJUSTIÇADO  Willow 

(17)

INQUIETAÇÃO    Camuflada  Agrimony  Por entusiasmo excessivo  Vervain  Por impaciência  Impatiens  Por indecisão constante  Scleranthus  Por pensamentos obsessivos  White Chestnut  INSANIDADE MENTAL   Cherry Plum  INSATISFAÇÃO  Com os outros   Beech, Chicory  Constante consigo mesmo,   Pine, Rock Water  Mesmo quando alcança o que  Clematis  Queria   Holly  Por ciúme ou inveja por frustração  Oak, Walnut  Por não conseguir encontrar o  Wild Oat  Próprio caminho por ressentimento  Willow  INSENSATO  Cherry Plum  INSTABILIDADE DE EMOCIONAL  Scleranthus  INTERFEREM    Na liberdade alheia  Chicory  Para apressar os outros  Impatiens  Para convencer  Vervain, Vine  Para dominar  Vine  Para falar de si mesmos  Heather  Para fazer perguntas  Cerato  Para se vingar  Holly  INTERROGADO, NÃO SUPORTA SER  Mimulus  INTOLERANTES     Com opiniões contrárias   Vervain  Com os defeitos alheios   Beech  Não podem esperar   Impatiens  Por excesso de rigor   Rock Water  Por orgulho   Water Violet  Por tirania  Vine  INVEJA  Holly  IRRESPONSÁVEL    Devido à incerteza  Scleranthus  Por falta de segurança  Cerato  Por ser muito influenciável  Centaury  IRRITAM‐SE FACILMENTE  Beech, Chicory, Holly  Tornam‐se insolentes  Impatiens, Willow  LEMBRANÇAS, VIVE DE  Honeysuckle  LENTOS     Em aprender  Chestnut Bud  Por desinteresse   Clematis  Por indecisão  Scleranthus  Mágoa     Ocultam   Agrimony  Por desilusão sofrida  Gentian  Por remorso  Pirre  Por ressentimento   Willow  Por sentirem‐se rejeitados   Chicory  Traumática   Star of Bethlehem 

(18)

Humaniversidade Holística 17 MARTIR    Nega‐se qualquer prazer  Rock Water  Por autopiedade  Chicory  Por falta de saúde  Heather  Por fraqueza  Centaury  Por ressentimento  Willow  Por uma causa  Vervain  MAU HUMOR  Willow  MEDO    Da morte  Aspen, Mimulus, Rock Rose  Da providência divina  Aspen  Da pessoas  Mimulus  De acidentes  Mimulus  De causa conhecida  Mimulus  De contaminar‐se, sujar‐se  Crab Apple  De descontrolar‐se  Cherry Plum  De desgraças para entes queridos Red Chestnut  De desgraças para si próprio  Mimulus  De dizer “não”  Centaury  De enfrentar situações  Agrimony, Gentian,Gorse, Larch  De enlouquecer  Cherry Plum  De errar  Cerato, Scleranthus  De falar sobre seus medos  Mimulus  De ficar doente  Mimulus, Heather  De ficar pobre  Mimulus  De ficar sozinho  Chicory ,Mimulus,Healther  De mudanças  Walnut  De não resistir  Elm  De perder a consciência  Cherry Plum  De perder o que tem  Mimulus  De prejudicar alguém  Cherry Plum  De sentir dor  Mimulus  De ser abandonado  Chicory  Do escuro  Aspen, Mimulus  Do passado  Honeysuckle  Extremo, terror  Rock Rose  Forte, sem motivo  Aspen  Indefinido, vago  Aspen  Obsessivo  Cherry Plum  MELANCOLIA    Com depressão  Gentian, Gorse, Wild Rose   Sem motivo  Mustard  MOTIVAÇÃO, FALTA DE  Gentian, Gorse, Wild Rose, Clematis, Olive MUDANÇAS    Gostam de  Vervain  Não gostam de  Wild Rose, Walnut  NEGATIVISMO  Willow  NERVOSISMO    Camuflado  Agrimory  E agitação  Vervain, Impatiens  E mau humor  Willow  E timidez  Mimulus 

(19)

NOSTALGIA  Honeysuckle  OBSESSÃO    Por detalhes, por limpeza  Crab Apple  Que causa terror  Cherry Plum  Religiosa  Rock Water  OBSTÁCULOS    Dificuldade de superar os  pequenos  Gentian  ÓDIO    Por ciúme  Holly  Por ressentimentos  Willow  OPINIÕES    Fixas  Beech, Rock Water  Impõem as suas  Vervain, Vine  ORGULHO  Water Violet  Do lar  Crab Apple  OTIMISMO À TODA PROVA  Oak  PÂNICO  Rock Rose  Por choque emocional  Star Bethlehem  PASSADO VIVE NO  Honeysuckle  PASSIVIDADE  Clematis, Wild Rose  PENSAMENTOS    Apavorantes  Cherry Plum  De suicídios   Cherry Plum  De vingança  Holly  Negativos persistentes  White Chestnut  Perdido em  Clematis  Voltados para o futuro  Clematis  Voltados para o passado  Honeysuckle  PERDÃO INCAPAZ DE  Willow  PERFECCIONISTAS  Vervain, Pine, Beech, Rock Water  PERIGO, ATRAÇÃO PELO  Cherry Plum  PERSUADIR, DEIXA‐SE    Por falta de autoconfiança  Cerato  Por fraqueza ou bondade  Centaury  PESADELOS  Rock Rose, Aspen  PESSIMISMO  Gorse  POSSESSIVO    E egoísta  Chicory  Em relação  Heather  PREOCUPAÇÃO    Com a opinião dos outros  Cerato  Com detalhes  Crab Apple  Com o bem‐estar geral  Vervain  Com situação grave  Rock Rose  Consigo mesmo  Heather, Rock Water  Em agradar  Centaury  Em influenciar os outros  Vervain  Esconde dos outros  Agrimony  Excessiva com os outros  Chicory, Red Chestnut  Por pensamentos obsessivos  White Chestnut  PRESSENTIMENTOS MAUS  Aspen  PRESUNÇÃO  Impatiens, Vine, Water Violet 

(20)

Humaniversidade Holística 19 PROTELAM TUDO    Por falta de forças  Hornbeam  Por indecisão  Scleranthus  Por sentir‐se incapaz  Larch  Por timidez e medo  Mimulus  QUEIXA‐SE DOS OUTROS    Por despeito ou ciúmes  Holly  Por excesso de apego  Chicory  Por intolerância  Beech  Por se acharem vitimas  Willow  RABUGENTO  Chicory  REMORSO  Pine  RESERVADOS  Agrimony, Water Violet  RESIGNADO    Com infortúnios  Wild Rose  Com tudo  Gorse  RESSENTIDO  Willow  REVOLTA    Com agressividade  Vine  Por ciúme ou inveja  Holly  Por frustração  Vervain  Por impaciência  Impatiens  Por intolerância  Beech  Por ressentimentos  Willow  RIGOROSO E SEVERO  Beech, Chicory  Com os outros  Vervain, Vine  Consigo mesmo   Rock Water  RISCO DE VIDA  Rock Rose  ROMPIMENTO DE LAÇOS ANTIGOS  Walnut  SAUDOSISMO  Honeysuckle  SEGUROS DE SI    Dominadores inflexíveis  Vine  E impacientes  Impatiens  Fortes princípios  Vervain  Silenciosos  Water Violet  SENSIVEIS DEMAIS  Centaury  A influências alheias  Walnut  Ao sucesso alheio  Holly  Mas não demonstram  Agrimony  SERVIR    Ansioso por agradar e  Centaury  SOLIDÃO    Não toleram, por apego á família  Chicory  Não toleram, por insegurança  Heather  Preferem isolamento sempre  Water Violet  Preferem, no trabalho   Impatiens  Preferem, para ocultar  Agrimony  Preocupações  Mimulus  Preferem, por timidez    SOLIDARIEDADE    Desejam amigos solidários  Heather  Desejam, mas são egoístas  Chicory  Não são solidários  Beech  SONHOS    Constantes com o passado  Honeysuckle  Pesadelos, terrores noturnos  Aspen, Rock Rose 

(21)

SONOLÊNCIA  Honeysuckle Clematis  SUBMISSOS  Centaury  SUICÍDIO, TENDÊNCIA AO  Cherry Plum  SUJEIRA, SENSAÇÃO DE  Crab Apple  SUPERIORIDADE SENTIMENTO DE  Water Violet  SUPERPROTETOR  Chicory  SUSPEITA DOS OUTROS  Holly  SUSTO QUE DESCONTROLA  Rescue Remedy, Rock Rose  TAGARELA  Heather  TEMPERAMENTO INSTÁVEL  Scleranthus  TENSÃO    Por ansiedade  Impatiens  Por choque emocional  Star of Bethlehem  Por excesso de autocontrole  Rock Water  Por excesso de esforço  Vervain  Por excesso de preocupação com  os outros    Red Chestnut  Por intolerância  Beech  Por medo  Cherry Plum  Por medo constante de tudo  Mimulus  Por medo indefinido  Aspen  Por perfeccionismo  Pine  TERROR  Rock Rose  TERRORES NOTURNOS  Rock Rose, Aspen  TIMIDEZ EXCESSIVA  Mimulus  TIRÂNICO  Vine  TOLOS, SENTEM‐SE  Cerato  TRABALHO    Pulam de um para outra  Wild Oat  TRANQUILIDADE    Aparente  Clematis, Mimulus  Excessiva  Agrimony, Water Violet  TRANSIÇÃO    Para momentos de  Walnut  TRAUMA  Star of Bethlehem  TRISTEZA    Extrema por choque emocional  Star of Bethlehem  Por alheamento  Clematis  Por complexo de culpa  Pine  Por falta de motivação  Wild Rose  Por insatisfação constante  Wild Oat  Sem causa aparente  Mustard  VERGONHA DE SI MESMO  Crab Apple  VIDA    Como um pesado fardo  Olive  Desesperado com a  Rescue Remedy, Rock Rose  Desinteresse pela  Clematis, Wild Rose  Não vê nenhum prazer na  Olive  Risco de perder a  Rescue Remedy, Rock Rose  Sem forças para suportar a  Hornbeam 

(22)

Humaniversidade Holística 21 VINGANÇA SENTIMENTOS DE  Holly  VIOLENTAS REAÇÕES    Com traços de ódio  Holly  Eventuais, por insegurança  Scleranthus  Por impaciência  Impatiens  Por medo  Cherry Plum  Por pânico  Rock Rose  Por prazer  Vine  Sob tensão  Vervain  VÍTIMA, SENTIMENTO DE  Willow, Centaury  VONTADE    Fraca  Clematis, Wild Rose  Sem vontade própria  Centaury  Sempre impõe a sua  Beech, Chicory, Rock Water,  Vervain 

Remédios para medo

Aspen Medo de origem desconhecida e inexplicável Cherry Plum Medo de perder controle e fazer coisas terríveis Mimulus Medo de origem conhecida

Red Chestnut Preocupação excessiva pelos outros

Rock Rose Pânico transitório do paciência ou das pessoas chegadas

Remédios para incertezas e dúvidas

Cerato Não confie nas próprias decisões – busca conselhos dos outros Gentian Depressão de origem conhecida – falta de coragem

Gorse Desesperança – conformação e indiferença às dificuldades Hornbeam Cansaço mental e temporário

Scleranthus Indecisão entre dois caminhos – instabilidade – sintomas recorrentes periódico Wild Oat Falta de direção – dificuldade na escolha profissional

Remédios para desatenção pelo momento atual

Chestnut Bud Repete erros – falta de observação – não aprende a experiência Clematis Distraído – sonhador – falta de concentração

Honeysuckle Nostalgia – pensamentos presos aos bons ou maus momentos do passado Mustard Depressão que aparece subitamente sem causa conhecida

Olive Esgotamento extremo físico e metal

White Chestnut Pensamentos persistentes indesejados – diálogo interno torturante Wild Rose Resignação – apatia - indiferença

Remédios para pessoas solitárias

Heather Fala muito de si, queixando-se de problemas insignificantes Impatiens Impaciente – apressado – irrita-se facilmente

Water Violet Pessoas reservada – não interfere em assuntos alheios, mas também não quer ser perturbada

Remédios para Susceptibilidade a influência

Agrimony Ansiedade e preocupação mascaradas por alegria e cortesia Centaury Submissão – serviçal

Holly Ódio – Ciúme – inveja – suspeita

Walnut Nos momentos de mudança, protege contra influências externas e rompe laços do passado

Remédios para desânimo ou desespero

Crab Apple Para quem se envergonha de pequenas deficiências físicas ou mentais - depurativo Elm Em pessoas responsáveis com sentimento ocasional de incapacidade - stress Larch Inseguro quanto à sua capacidade de execução – antecipa o fracasso

Oak Trabalha muito por elevado senso de dever – luta contra as dificuldades Pine Complexo de culpa, inclusive por erros alheios

Star of bethlehem Choques físicos, emocionais, e suas sequelas Sweet Chestnut Angústia extrema e insuportável

Willow Amargura – ressentimento - rancor

Remédios para preocupação com a vida dos outros

Beech Crítico – intolerante - arrogante

Chicory Exigente – possessiva – exige atenção – apego e controle sobre entes queridos Rock Water Rigidez moral – falta de compaixão – nega a si os prazeres

Vervain Excesso de entusiasmo – fanático – realiza esforços acima de sua capacidade Vine Dominador – inflexível – excessivo autoconfiança

(23)

RECEITAS

Aspen + Mimulus - Pessoas idosas que só dormem com a presença de alguém, tem medo.

Beech - muito conhecimento sem tolerância, fala do erro dos outros para se valorizar (solidão, próstata,

impotência, parte genital, gengivite, perda de útero, ovário, frigidez, nervo ciático).

Beech + Holly + Willow - limpeza geral no emocional.

Centaury - não consegue dizer não.

Chicory - prisão de ventre (não quer perder nada), para perda de membros, aborto, namorado, etc.

Chicory + Honeysuckle + Mimulus - superação do passado, fala do passado sem sofrer.

Chicory + Vine - Hemorroidas.

Elm + Oak - Dor cervical (acúmulo de responsabilidades), simbolismo do Atlas, que carrega o mundo

nas costas.

Gentian + Gorse - fé + esperança.

Hornbeam - perda da libido, adquirir prazer pelo próprio corpo.

Impatiens - usado para meditação, também para problemas do coração e hiperglicemia.

Larch – bursite, quebra da asa da liberdade.

Larch (confiança) + Mimulus (coragem) + Walnut (capacidade de associação) + Clematis

(concentração). + Chestnut Bud (falta de entendimento) ou White Chestnut (formular resposta) – estudos, cocktail-pré-prova.

Oak - não para de trabalhar, não tem limite, é o carvalho que racha (pressão alta, derrame, doenças

abruptas, infarto, úlcera hemorrágica).

Rescue + Holly - pós-operatório.

Rescue + Crab Apple - queimaduras.

Rock Water - quebra cristalização, quando o floral não funciona (desmineralização, osteoporose,

osteogenia, hipocondríacos).

Vervain + White Chestnut (ou + Red Chestnut) - Insônia, Red Chestnut é incluído quando há

preocupação com pessoas.

Vine - não deixa fluir (hemorroidas, varizes, sistema venoso, sistema cardiovascular).

Walnut (protetor) + Pine (pulmão) - bronquite + Rescue para as crises, + Olive se quiser para dar

forças.

Walnut (protetor) + Crab Apple (limpeza) - para terapeutas.

Walnut (protetor) + Red Chestnut (preocupação c/o outro) + Holly (amor incondicional) + Impatiens

(para Reikianos)

Water Violet - somatiza nas mãos (falta de doação).

Wild Rose - Puxa a energia vital. Meninas (l5 anos) falta a energia para se transformar em mulher (sem

(24)

Humaniversidade Holística 23

Willow - pessoas travadas, não flexíveis (doenças que travam).

Gravidez

Mimulus + Rock Rose - tensão do fim da gravidez, em casos extremos Impatiens + Vervain.

Rescue - antes do trabalho de parto e até alguns dias após haver dado à luz.

Vervain - aumenta a secreção de leite e mantenedora do tônus uterino nas parturientes.

Chicory - para gestante que está carente de atenção.

Bebês

Star of Bethlehem + Walnut - para o trauma do nascimento e o ingresso em uma nova existência,

pode ser colocado na água do banho.

Chicory - apegado e quando não lhe dá toda a atenção, chora.

Mimulus - ansioso, irritado com todos e com tudo.

Clematis - vive no próprio mundo, dorme muito e tem pouco interesse pelas refeições.

Holly - bebê com ímpetos agressivos e de raiva.

Vervain - serve para a tensão e frustração.

Willow - ressentimentos e mau humor.

Crianças

Beech - intolerância.

Wild Rose - para apatia.

Honeysuckle - nostalgia, criança que dorme muito

Clematis + Chestnut Bud - desatentas na escola.

Walnut - mudanças corporais e ambientais.

Star of Bethlehem + Walnut - ambiente familiar

Wild Oat - insatisfação.

Willow - rancor e mau humor.

Sweet Chestnut - angústia.

Cherry Plum + Chestnut Bud - para criança que faz xixi na cama.

Chicory - crianças carentes, grudadas c/ chupeta, paninho, brinquedos, amigos, tem prisão de ventre.

Aspen + Mimulus - trabalhar crianças com medo do escuro (fantasia monstros que tem no escuro).

Holly - agressividade das crianças por ciúme.

Pine - sentimento de culpa.

(25)

Impatiens - irritação e impaciência.

Mimulus - muito acanhada, tímida ou medrosa.

Vine - muito exigente, valentona, mandona e violeta

Estética

Honeysuckle - olhos cansados, compressas de chá de camomila gelado com floral.

Crab Apple + Pine - tomar para cravos e espinhas e colocar Crab Apple no creme de limpeza.

Honeysuckle + Olive - tomar para peles cansadas e colocar Honeysuckle no creme nutritivo noturno.

Star of Bethlehem - tomar e colocar na loção tônica facial, para choque, pós-operatório e cirurgia

plástica.

Honeysuckle + Crab Apple + Olive + Star of Bethlehem - colocar na água em banhos de banheira.

Honeysuckle - colocar na loção facial, para firmeza da pele.

Olive + Hornbeam - na banheira para exaustão.

Oak - colocar no condicionador, para queda de cabelo.

Obesidade

Agrimony – elimina a ansiedade e recupera a autoestima, para compensar sentimentos de tristeza.

Cherry Plum - combate o desequilíbrio emocional, indicado para quem ora come em excesso, ora fica

sem comer.

Heather - ajuda a combater a compulsividade. Para quem come demais para compensar a carência de

afeto.

Impatiens - ajuda a aliviar a tensão, a impaciência e a irritabilidade das pessoas que comem mais do

que o necessário e "beliscar" entre as refeições.

“Mestre Bach percebeu 39 Arquétipos de Cura que são 39 Portas diferentes para mobilizar a

Cura, sentindo os 39 estados de sofrimento que correspondiam a padrões universais de reação.

Cada sofrimento corresponderia a um Arquétipo ou a uma Porta e precisaria de uma Chave certa para abri-la. Os Florais de Bach oferecem as Chaves, mas só a própria pessoa pode transformar este sofrimento em uma qualidade inerente desta experiência. Cada pessoa pode abrir sua Porta e decidir se quer ou não, se aguenta ou não, fazer este trabalho, porque ela tem livre-arbítrio.

Cada Flor escolhida por Dr. Bach tornou-se uma Chave para trabalhar um processo de

Transformação. Ela abre uma Porta do Universo de Cura para nós vislumbrarmos e entrarmos nele.

Por isto que não é bom usarmos muitos Florais, porque estaríamos dando muitas Chaves na mão de uma pessoa e ambos poderíamos nos perder no processo.

(26)

Humaniversidade Holística 25

Referências bibliográficas:

Livro: Participando da Vida com os Florais de Bach - Uma visão mitológica e prática.

Dra. Carmen Lucia Rita Monari - responsável pelo Instituto Dr. Edward Bach - Campinas, onde leciona cursos registrados pelo The Bach Centre - Mount Vernon - Inglaterra

Participando da Vida com os Florais de Bach – uma visão mitológica e prática.

Autora: Dra. Carmen Monari - Editora Roka.

Florais de Bach - Imagens para harmonização, centramento e meditação.

Autor: Mechthild Scheffer - Editora Pensamento.

Florais de Bach - Novos processos técnicos e clínicos.

Organizado por Claudia Stern - Editora Pensamento.

Os estados afetivos e os remédios florais do Dr. Bach.

Autor: Dr. Eduardo Lambert - Editora Pensamento.

A Magia dos Florais do Dr. Edward Bach.

Autora: Cristina Mara de Souza Bolletta - Editora Master Book.

Repertório das Essências Florais - Um guia abrangente das Essências Florais, Bem-estar emocional e espiritual.

Autores: Patrícia Kaminski e Richard Katz. - Editora Triom. Australian

Bush Flower Essences - Essências Florais Australianas.

Autor: Ian White - Editora Triom.

As Essências Florais e a Hierarquia Divina - Nascimento e Trajetória Cósmica

(27)

Questionário

PERGUNTAS Ultimamente Típico Florais de Bach

Elementos

1- Sente-se responsável pelos erros dos outros? Pine F T

2- Duvida da sua própria opinião? Cerato T MET A

3- Receia ser traído? Holly F T MAD

4- Vive divagando, com o pensamento longe? Clematis F A

5- Perde a calma por ninharia? Crab Apple F T MET A

6- Sente-se injustiçado pelo destino? Willow F T

7- Tem necessidade absoluta de impor sua vontade? Vine F A MAD

8- Ao tentar concretizar suas metas, sente-se inseguro devido à opinião dos outros?

Walnut F A

9- Anda melancólico sem saber porque? Mustard F T A

10- Sente-se inferior aos outros? Larch F T A

11- Tem sido obrigado a suportar alguma situação desagradável? Oak F MET A

12- Está com medo de determinada situações, de coisas ou de animais e gente?

Mimulus F A

13- Tem dificuldade de dizer “não” nos últimos dias? Centaury F A

14- Vive se lastimando por que as coisas não são mais as mesmas? Honeysuckle F T A

15- Assumiu mais responsabilidades do que é capaz de arcar? Elm F MET A

16- Sente-se apático? Wild Rose F A

17- Acha difícil tomar uma decisão definitiva devido à versatilidade de suas ideias e planos?

Wild Oat T A

18- Sente-se impaciente? Impatiens F T MAD

19- Gostaria de transformar em ação alguma decisão íntima? Walnut F A

20- Anda se ocupando exclusivamente de si mesmo? Heather F MAD

21- Ainda não conseguiu se livrar emocionalmente de algum determinado capítulo da sua vida passada?

Honeysuckle F T MAD

22- Tenta distrair-se a fim de fugir de seus pensamentos e preocupações?

Agrimony F MET A

23-Sente a necessidade espiritual de alterar a situação ( profissional ou privada) ?

Water Violet MET A

24- Sente que vem enfrentando constantemente determinada dificuldade, quer pessoal quer profissional?

Chestnut Bud

F T

25- Sente-se perseguido constantemente por pensamentos indesejáveis?

White Chestnut

F T A

26- Sente-se extremamente cansado e acha que não há saída possível? Sweet Chestnut

F MET A

27- Pressiona a si mesmo e aos outros por puro prazer? Vervain F MAD A

28- Deixou de sentir prazer pela vida? Wild Rose F A

29- Não quer molestar os outros com seus problemas? Water Violet MET A

30- Vive perturbado por acontecimentos e sentimentos dos quais não consegue se livrar?

Star of Bethlehem

F T MET A

31- Sente que é difícil manter o equilíbrio emocional ? Scleranthus F T A

32- Acha que está momentaneamente desvitalizado e sem forças? Olive F T MET A

33- No momento anda impondo a si mesmo determinadas regras ou princípios de vida?

Rock Water T MET A

34- Acaso perdeu totalmente a esperança? Gorse T A

35- Tem um vago sentimento de medo ou de perigo? Aspen F A

36- Está com ciúme? Holly F T MAD

37- Anda oscilando entre duas alternativas, sem chegar a uma decisão definitiva?

Scleranthus F T A

38- Acha que só conseguirá resolver a situação atual por meio da estratégia ou usando determinadas táticas?

Chicory F MET A

39- Sente-se sem forças para enfrentar as situações do dia-a-dia? Hornbeam T A

40- No momento, se vê obrigado a reprimir seus desejos? Rock Water T MET A

41- O bem-estar de um ente querido o anda preocupando? Pine F T

42- Anda se questionando por achar que deveria ter dado mais de si? Red Chestnut

T MET

43- Passou por certa situação que ainda não conseguiu assimilar fisicamente?

Star of Bethlehem

F T MET A

44- Apesar de saber que não há motivos para tal, duvida da própria capacidade?

(28)

Humaniversidade Holística 27

PERGUNTAS Ultimamente Típico Florais de Bach

Elementos

45- Vive deprimido por que as coisas não aconteceram do modo que esperava?

Gentian T A

46- Sente rancor, ou melhor, raiva e uma antipatia quase incontrolável pelos outros?

Holly F T MAD

47- Anda cético ou pessimista demais? Gentian T A

48- Sente uma necessidade imperiosa de reorganizar ou de limpar as coisas?

Crab Apple

F T MET A

49- Sente-se intimamente ferido por que não deram atenção aos seus conselhos bem-intencionados?

Chicory F MET A

50- Tem medo de perder o controle sobre os seus sentimentos? Cherry Plum

T A MAD

51- Acha difícil tolerar os erros alheios? Beech T MET A

52- Não consegue começar as coisas por timidez ou medo? Mimulus F A

53- Tem sentido necessidade de colocar sua força de vontade à prova? Vervain F A MAD

54- Acha que ainda não cortou totalmente o cordão umbilical que o prende a uma pessoa muito próxima?

Red Chestnut

T MET

55- Vê-se forçado a aceitar uma situação desagradável, tendo de fingir amizade?

Agrimony F MET

56- Tem medo ou pânico da situação que está vivendo? Rock Rose A MAD

Elemento

Ultimamente

Elemento

Típico

FOGO

FOGO

TERRA

TERRA

METAL

METAL

ÁGUA

ÁGUA

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Na aplicação das políticas contábeis da Companhia e das controladas, a Administração deve fazer julgamentos e elaborar estimativas a respeito dos valores contábeis

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

O presente trabalho objetiva apontar algumas influencias da atividade física na promoção da qualidade de vida e bem estar dos portadores do HIV, uma vez que o

Tabela de medidas: todas as medidas especificadas na tabela de medida em anexo se referem à peça pronta, já tendo recebido a 1ª lavagem caso haja diferença na peça