• Nenhum resultado encontrado

Importância da análise ergonômica em um posto de trabalho do setor madeireiro: um estudo de caso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Importância da análise ergonômica em um posto de trabalho do setor madeireiro: um estudo de caso"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Importância da análise ergonômica em um posto de trabalho do setor

madeireiro: um estudo de caso

Luciana Gomes Defani (UTFPR -PG) lgdefani@yahoo.com.br Antonio Carlos de Francisco (UTFPR-PG) acfrancisco@pg.cefetpr.br

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a demonstração da Análise Ergonômica do

Trabalho de um posto de trabalho denominado de controle de qualidade de uma empresa madeireira da região dos Campos Gerais, Paraná. Foi abordada a definição de Ergonomia e a sua classificação, no estudo de caso identificaram-se os pontos críticos e as considerações para as melhorias.

Palavras-chaves: AET, Ergonomia, Análise

1.Introdução

A Ergonomia é utilizada nos postos de trabalho com o objetivo primordial de adaptação do posto ao trabalhador. Dessa maneira a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), deve atender os critérios de demanda, análise da tarefa e a análise da atividade desenvolvida pelo trabalhador.

Para se realizar uma AET, é necessário que o investigador conheça a realidade do posto de trabalho, explore as informações dos funcionários colhendo dados pertinentes a execução da tarefa, obtendo assim todos os passos das atividades laborais.

Através da AET, é possível identificar os pontos críticos que podem ser prejudiciais à saúde do trabalhador, também se identifica através da AET os parâmetros utilizados para a execução da jornada de trabalho seu início meio e fim, contribuindo assim para as melhorias necessárias no local de trabalho.

No estudo de caso apresentado neste trabalho, foi escolhido um dos postos de trabalho de uma empresa do ramo madeireiro da região dos Campos Gerais, Paraná. O estudo de caso conforme Yin (2002), é uma maneira de fazer pesquisa, e neste trabalho deteve-se em verificar através de pesquisa de campo a qualidade do posto apresentando os pontos críticos e sugestões para as melhorias.

2.Metodologia

Foi através de análise quali-quantitativa, as possíveis demandas. O método de avaliação dos postos ocorreu da seguinte forma, análise da demanda, da tarefa e da atividade, sendo estudado in-loco a situação de trabalho onde foram aplicados os check list’s para condição ergonômcia do método de trabalho, a biomecânica em geral do posto de produção, condição ergonômica do posto de trabalho, ergonomia do posto com terminal de computador e grau de repetitividade da tarefa.

Foi fotografado o posto de trabalho para análise laboratorial, na questão repetitividade foi avaliado o ciclo da tarefa. Para determinar dispêndio energético, foi utilizado o método Lehman que determina gasto de calorias através da classe de trabalho e da postura adotada. Para investir a postura dos trabalhadores foi utilizado dois métodos, utilização de check list modelos COUTO e RULA que determina se a postura é aceitável é aceitável, se necessita investigar se tem que investigar e mudar logo ou se tem que investigar e mudar imediatamente.

(2)

Para avaliação antropométrica foi utilizado fita métrica onde foram obtidos valores médios da população do setor avaliado, levando em consideração como base teórica a Norma Alemã denominada Deutsches Institut Für Normung (DIN 33402). Esta norma determina pontos de referência na avaliação de comprimentos e alturas de trabalho.

3.Ergonomia, classificação e sua história

A palavra ergonomia conforme Nascimento & Moraes (2000), deriva das palavras gregas Ergo que significa trabalho e nomos que significa leis que literalmente significa leis do trabalho.

Ergonomia possui caráter multidisciplinar que se encarrega do estudo das atividades das pessoas com a finalidade de adequar produtos, sistemas, postos de trabalho envolvendo características as necessidades dos usuários buscando opções como eficiência, segurança conforto.

Para Wisner (1987), a ergonomia é definida como um conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, de segurança e eficácia. Contribuindo assim para a qualidade de vida no trabalho.

Para a melhor produtividade é excensial que os postos de trabalho atendem os critérios ergonômicos, melhorando assim a atividade laboral e diminuindo os índices de acidente de trabalho.

Conforme a Associação Brasileira de Ergonomia, ergonomia esta integrada com as pessoas, tecnologia, organização e o ambiente onde as intervenções devem ter como objetivo a melhoria levando em consideraçao a segurança, o comforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.

No processo ergonômico, encontra-se uma característica específica para a Ergonomia. Basicamente a Ergonomia é dividida em Ergonomia de Concepção, Correção e Conscientização. Conforme Iida(2005) em cada uma das classificações identifica-se o prática ergônomica.

A Ergonomia de concepção é quando a contribuição ergonômica se faz durante a fase inicial do projeto do produto, máquina ou ambiente.A Ergonomia de correção éplicada em situação real já existente para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga, em doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção.A Ergonomia de conscientização é quando os problemas não são completamente solucionados na fase de concepção e nem na fase de correção. Quando novos problemas surgem ou na introdução de novos equipamentos, métodos.

O início do uso da ergonomia considerado por Ida foi na pré história, quando os homens da caverna adaptavam suas armas pra a sua sobrevivência. Na primeira guerra mundial no ano de 1945, funda-se a Comissão de Saúde dos Trabalhadores, passando depois para Instituto de Pesquisa sobre Saúde no Trabalho.

Com o passar do tempo foi incorporando um cunho científico, sendo criado institutos de pesquisa, para a análise das atividades laborais. No período da segunda guerra mundial houve a necessidade de adaptar os instrumentos bélicos, favorecendo assim a performance do soldado, para reduzir o nível de tensão e diminuir o risco de acidentes.

A Ergonomia possui uma data oficial de origem “ao acontrário de muitas outras ciências cujas origens se perdem no tempo e no espaço, a ergonomia tem uma da ta oficial de nascimento 12 de julho de 1949”.(IIDA 2005 p.05)

(3)

Na Inglaterra surgi em 1950 a Ergonomics Research Society, sociedade de pesquisadores que evidenciavam o estudo do ambiente laboral, dessa maneira a ergonomia foi sendo dimanizada pelo mundo, melhorando as condições de vida dos trabalhadores.

No Brasil, em 31 de agosto de 1983, foi criada a Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO. Em 23 de novembro de 1990, o Ministério do Trabalho e Previdência Social instituiu a Portaria nº 3.751 que baixou a Norma Regulamentadora 17, NR – 17, que trata especificamente de Ergonomia.

A NR17 segundo o Ministério do Trabalho consiste em estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a propiciar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.A evolução da ergonomia pode ser considerada devido a tratar-se de um estudo interdisciplinar, através da relação do homem com o ambiente de trabalho.

Segundo Couto (1995), atualmente a ergonomia abrange cinco grandes áreas de estudo aplicadas ao trabalho, a ergonomia na organização do trabalho pesado, a biomecânica aplicada ao trabalho, a prevenção da fadiga no trabalho, a prevenção do erro humano e adequação ergonômica do posto de trabalho

4.Fatores para os objetivos do laudo ergonômico e Análise Ergonômica do Trabalho

As características fisicas, fisiológicas e sociais do trabalhador, sendo que a idade, sexo, treinamento e motivação influenciam na elaboração no laudo. A questão do maquinário utilizado para a realizaçao da atividade laboral, as instalações e o mobiliário. O ambiente físico analisando a temperatura, ruídos, vibrações e luz são itens importantes para a análise. Outros fatores como a informação que é a comunicação entre os elementos de um sistema, o meio que se repassa a informação e o processamento de decisões, bem como horário, turno de trabalho e fadiga no trabalho devem ser levados em conta para a elaboração do laudo ergonômico.

A análise ergonômica do trabalho (AET), utiliza os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir uma situação real de trabalho.Quando se trata da realizaçao da (AET), pressupões-se três análises sendo, a demanda, a tarefa e a atividade do local de trabalho.

A demanda é segundo Iida (2005),“a descrição de um problema ou uma situação problemática, que justifique a necessidade de uma ação ergonômica”.

Tarefa é o que o trabalhador deve realizar, e as condições ambientais técnicas e organizacionais desta realização.Atividade é o que o trabalhador, efetivamente realiza para executar a tarefa. É a analise do comportamento do homem no trabalho.

5.Análise e discussões

Para o estudo de caso foi escolhido o posto de controle de qualidade de uma empresa do ramo madereiro da região dos Campos Gerais.

Esse posto de trabalho contém três funcionários para a realização da atividade sendo divididos por turnos de trabalho, sendo o primeiro turno das 23:00 as 07:00, o segundo turno das 07:00 as 15:00 e o terceiro turno das 15:00 as 23:00.

Durante a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), foi constatado que o trabalhador permanece em uma cabine com 9 m2 de área, sua atividade laboral consiste em controlar a qualidade das placas de melanina, ficando o trabalhador posicionado de frente para a linha

(4)

de placas de produção que é automatizada. O trabalho é alternado permanecendo a maior parte do tempo em pé.

Durante a tarefa observa através das janelas, as placas de melamina que são posicionadas automaticamente a sua frente. Observa a qualidade e classifica o produto através do acionamento de botões. Determina a classificação de 1ª , 2ª ou 3ª qualidade. Utiliza painel para controlar as linhas e terminais de computação, afim de observar e fornecer informações pertinentes ao processo. As vezes utiliza vassoura para limpar as placas com sujeira.

Os meios de execução da tarefa são através dois terminais de computador, um painel de controle, um comando manual, uma prancheta contendo papel e caneta e uma vassoura que é usada quando aparece alguma sujeira nas placas.Através da imagem abaixo pode-se identificar as incompatibilidade no local de trabalho.

FIGURA 01- Posto de trabalho com funcionário FIGURA 02-Posto de trabalho sem o funcionário Na figura n°01 observa-se posturas biomecânicas com exigência de posturas estásticas na região cervical. Região poplítea sendo comprimida pela borda da cadeira, prejudicando a circulação venosa, o contato de quinas vivas da mesa com tecidos moles e área de alcance e posicionamento inadequado de equipamentos.

Na figura n°02, mesas com cantos e quinas vivas, computador em posição inadequada, cadeira sem regulagem e altura, apoiador de pés sem regulagem, telefone fora de alcance e monitores distantes da área de alcance.

De uma forma geral a condição ergonômica da tarefa apresenta-se razoável, a tarefa não apresenta grau de esforço físico elevado podendo o trabalhador realizar algumas pausas durante o trabalho. As condições biomecânicas devem ser melhoradas uma vez que os equipamentos e mobiliários não apresentam regulagens de altura. Há uma necessidade de adequação no layout da sala para adequar as alturas ao perfil antropométrico dos trabalhadores e para melhorar as áreas de alcance das mãos.

Na realização da tarefa pecebe-se que ao acionar os botões de classificação das placas o funcionário realiza uma forte compressão digital o que deve ser corrigido para evitar fadiga músculo-articular.

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET), neste posto contribui para a realização da atividade laboral de forma mais eficiente. A ergonomia é aplicada nesta situação analisando os critérios referente ao mobiliário encontrado no posto de trabalho e a posição postural do funcionário.

Os dados levantados referente a máquina, abordou a estrutura geral da máquina. O posto é composto por tarefas diversificadas, sendo que há trabalhos administrativos e trabalhos de produção, nos trabalhos administrativos os equipamentos máquinas e mobiliários são compostos por mesas, cadeiras, telefones e micro computadores, enquanto que nos trabalhos de produção a linha é formada por processos automatizados.

Algumas correções ergonômicas e orientações aos trabalhadores devem ocorrer para garantir e prevenir que doenças ocupacionais se originem neste posto. Possíveis riscos a saúde dos

(5)

trabalhadores podem ser provenientes de algumas tarefas realizadas pelos funcionário da linha de controle de qualidade. Durante o processo de trabalho.

Posturas inadequadas como,elevação dos braços acima da linha dos ombros, flexão e rotação de tronco, extensão e flexão de punho, flexão de cervical, posturas estáticas de membros inferiores em determinadas atividades são evidenciadas e podem acarretar danos a saúde do trabalhador. Mesmo havendo flexibilização de posturas, a fadiga generalizada pode acometer estes trabalhadores. De uma forma geral nos trabalhos onde há digitação deve-se levar em consideração os esforços repetitivos que sobrecarregam músculos, tendões e articulações.

TABELA 01- Recomendações após a Análsie Ergonômica do Trabalho

Recomendações Para revezamentos:

Orienta-se que o trabalhador mantenha-se de forma definitiva no mesmo turno de trabalho.

Para Pausas:

• Orienta-se a implantação de ginástica laboral para realização de pausas ativas;

• Orienta-se duas pausas durante o dia para a realização de alongamentos compensatórios;

• Orienta-se manter o atual sistema de pausas para necessidades fisiológicas.

Para melhorias na organização do sistema de trabalho:

• Manter o padrão atual da empresa.

Para melhorias no método de trabalho:

• Manter padrão adotado pela empresa.

Para pequenas melhorias em postos de trabalho:

• Disposição de equipamentos, ferramentas tipo: telefone, calculadora, teclado, mouse e monitor, devem

ser dispostos sobre a bancada seguindo as orientações:

a) Teclado deve estar posicionado a no máximo 20 cm de distância da parte ventral (tronco) do trabalhador. A

altura do teclado deve ser equivalente a altura do cotovelo com os ombros relaxados, deve-se possibilitar uma angulação de 90º em relação braço/antebraço.

b) Idem para o mouse , posicionado ao lado do teclado.

c) A distância do monitor não pode ser superior a 70 cm em relação a tela do computador e o olhos do

digitador. A parte superior do monitor deve ser igual a altura dos olhos, permitindo que o olhar seja direcionado suavemente sobre a tela.

d) O telefone deve estar a uma distância aproximada que não exija o afastamento do tronco do encosto da

cadeira para evitar sobrecarga na coluna.

e) A calculadora deve manter-se ao lado do teclado dentro da área de alcance considerada boa.

f) A cadeira deve estar regulada levando em consideração a altura medida do chão até a parte posterior do

joelho ( região poplítea ) para possibilitar a angulação de 90º-100º entre coxa/ perna.

Para projetos de melhorias ergonômicas:

• Nos trabalhos administrativos e sala de controle deve-se utilizar:

a) Apoio para os pés. b) Pad mouse.

c) Apoio para o punho no teclado. d) Apoio para o antebraço nas cadeiras. e) Protetores de tela.

f) Adequar a altura da mesa produção melamina, controle de qualidade.

G) Adequar os apoiadores de pés nas mesas de controle de qualidade melamina de forma que possa regular altura até 30 cm para cima e para baixo.

Orientações necessárias aos trabalhadores para práticas corretas:

• Quando realizar o trabalho de digitação manter a coluna apoiada no encosto da cadeira, os braços e

ombros relaxados ao lado do corpo e o antebraço fletido em ângulo de 90º a 110º para a digitação.

• Elevar o monitor de modo que a parte superior esteja na altura dos olhos

• Participar dos programas de prevenção de acidentes disponibilizados pela empresa.

• Participar de treinamentos de ergonomia e dos programas de prevenção de doenças ocupacionais

(6)

6.Considerações finais

A ergonomia se torna indsipensável no local de trabalho, sendo que uma análise ergonômica do trabalho deve ter como objetivo todos os pressupostos da atividade desenvolvida pelo trabalhador.

Após a verificação e observação detalhada da atividade realizada pelo trabalhador, é que se torna possível a concretização da análise ergonômica.

No estudo apresentado, evidenciou que o mobiliário esta totalmente inadequado para a realizaçao da atividade favorecendo assim para uma postura inadequada.

Como conclusão da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), preconizou a ergonomonia de concepção, sendo necessário uma atitude de construção de um layout ergonômico compatível com o ambiente de trabalho.

Para que o posto de trabalho seja eficiente, o funcionário deverá receber treinamento para utilização postural correta durante a sua jornada de trabalho.

7.Referência

BALBINOTTI, G.C. Uma metodologia de desdobramento das diretrizes para a questão ergonômica: um

estudo de caso.[Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção] Florianópolis 2003.

CAÑETE, I. Humanização Desafio da Empresa Moderna, a ginástica laboral como um caminho. Porto Alegre: Artes e Oficio Editoras 1996.

IIDA, I. Ergonomia projeto e produção. 2ed. Editora Edgard Blücher.São Paulo:2005.

KROEMER, K .GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5ed. Bookman, Porto Alegre: 2005.

NASCIMENTO, N M. MORAES, R A S. Fisioterapia nas empresas. 2ed. Taba Cultural. Rio de Janeiro: 2000. WISNER, A. Por dentro do trabalho: ergonomia, método e técnica. São Paulo: FTD; Oboré, 1987.

Referências

Documentos relacionados

JOSÉ ADELINO MALTEZ, Curso de Relações Internacionais, Cascais, Principia, 2002 MARIE-HÉLÈNE RENAUT, Historie du Droit International Public, Paris, Elipses, 2007. SLIM

Representantes Docentes: Prof. Agnaldo Valente Germano da Silva, Prof. Ricardo Lobo Kubala, Profª. Carminda Mendes André, Prof. Alexandre Roberto Lunsqui, Prof. Marcos 7.. Fernandes

0 trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade de sementes das de Eucalyptus grandis W.Hill ex Maiden e Firms taeda L., em condis:oes controladas de

* Empreendimentos repetidos com número de declaração diferente, podem indicar necessidade de acerto do cadastro e reforço dos conceitos do CNARH

c) cumprir as regras relativas às eventuais correntes de fuga elevadas e não invalidarem as restantes regras indicadas nas presentes Regras Técnicas. Nota: No Anexo

Concluímos, ainda de forma parcial, que as análises aqui realizadas sobre o uso do texto no espaço escolar sintetizam as nossas posições sobre o lugar que a linguagem poderia ocupar

Instituto Camões Aceite Dado que o Instituto Camões (IC) coopera com a UNTL não só na área da língua portuguesa como na área das ciências da educação, considera a IC poder

Falaropo-de-bico-fino Phalaropus lobatus Ludo, Quinta do Lago Airo 2:1, Airo 6:1,2.. LISTA DAS ESPÉCIES DE AVES DO DISTRITO DE FARO Actualizada em 03-Jun-2015.  Nome vulgar