• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM TÉCNICO. Abordagem do paciente felino com doença renal crônica. O ABCD para um bom manejo do paciente! Parte II. Volume V Junho/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM TÉCNICO. Abordagem do paciente felino com doença renal crônica. O ABCD para um bom manejo do paciente! Parte II. Volume V Junho/2020"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O ABCD para um bom manejo do paciente!

Parte II

Volume V

Junho/2020

BOLETIM

TÉCNICO

Abordagem do

paciente felino com

doença renal crônica

(2)

A

Hidratação & alimentação

Em pacientes com DRC, a manutenção do status hídrico é sempre um ponto de atenção ao manejo. A desidratação pode comprometer o fluxo sanguíneo renal e consequentemente afetar negativamente a progressão da doença1.

Hidratação

Ingestão hídrica voluntária

Pacientes desidratados

Os gatos têm hábitos peculiares com relação à ingestão de água, portanto, atentar-se a esses hábitos e fazer mudanças no ambiente para encorajar a ingestão é importante para o manejo do paciente felino, especialmente aqueles com alterações no trato urinário tais como a DRC3,4.

Pacientes em estágios mais avançados (IRIS 3 e 4) tendem à desidratação, têm maiores chances de recorrência de crises urêmicas e geralmente necessitam de suporte de fluidoterapia1,2.

A fluidoterapia, seja endovenosa ou subcutânea, deve ser considerada para aqueles pacientes que precisam de correção ou manutenção, seja pela inabilidade de manter o status hídrico, seja em decorrência de perdas (vômito, diarreia)1.

Dicas para encorajar a ingestão hídrica em gatos1,3,4

Mantenha sempre um acesso fácil à água. Mantenha a água em mais de um local (vários potinhos). Evite que a água fique próxima ao pote de alimentação , à liteira ou

em locais barulhentos.

Utilize técnicas para flavorizar a água, caso necessário. Utilize fonte de água corrente.

Faça uso de alimentação úmida em adição à dieta regular.

CÁLCULO DE FLUIDOTERAPIA ENDOVENOSA5,6

1. Cálculo do déficit e das perdas em andamento:

Peso corporal (Kg) x Desidratação estimada (%) = Volume (Litros)

2. Cálculo para manutenção: 50 mL/Kg/em 24 h

Obs: A reposição de perdas em andamento (vômito, diarreia) pode ser calculada para reposição em cerca de 3 horas, enquanto o déficit + manutenção geralmente é calculado para atingir a hidratação adequada em 24 horas (exceto em situações de comorbidades que demandem cautela de sobrecarga circulatória, tais como doenças cardíacas, por exemplo). O uso de soluções como ringer simples ou lactado são as soluções mais indicadas.

Pontos de atenção:

Muitas vezes a necessidade de correção de distúrbios eletrolíticos acompanha a necessidade da fluidoterapia.

ms_0005_20_a_boletim_tecnico_semintra_parte_II_v1_final.indd 2

(3)

FLUIDOTERAPIA SUBCUTÂNEA

A fluidoterapia subcutânea (75 a 150 mL, cada 1-3 dias) pode ser necessária em alguns pacientes que não conseguem manter-se adequadamente hidratados mesmo diante de uma boa ingestão hídrica1. Embora a prática seja mais comum em estágios mais avançados, a decisão deve ser feita com avaliação caso a caso1.

Todo gato que recebe fluidoterapia deve ser monitorado cuidadosamente para sinais de hiper-hidratação: padrão e frequência respiratórios, edema periférico ou pulmonar, efusão

pleural, ganho de peso5.

Embora a dieta para gatos com DRC seja um dos pontos que tem gerado grandes discussões na comunidade científica veterinária, especialmente no que diz respeito à restrição proteica, as diretrizes traçadas pela IRIS e ISFM continuam a sugerir a instituição da dieta terapêutica para doentes renais a partir do estágio 2 da DRC1,2,18.

• O ponto-chave de iniciar a dieta no estágio inicial está justamente no fato de que os gatos ainda não apresentam sinais clínicos e a aceitação tende a ser mais fácil1.

• A mudança também deve ser gradual, entre 4 e 8 semanas, e a nova dieta pode ser misturada ou colocada no mesmo pote lado a lado com a dieta usual1.

Alimentação

Dicas relacionadas a dieta do paciente com DRC1:

Nunca mude a dieta de forma abrupta.

Não introduza uma dieta terapêutica durante crises urêmicas ou em pacientes hospitalizados, pois isso pode gerar aversão. Considere o uso de dieta úmida, que geralmente é mais palatável e fornece mais uma fonte hídrica.

Para pacientes que não aceitam a dieta terapêutica, pode-se considerar dietas para gatos idosos/seniors. Em caso de não aceite, utilize a dieta de costume.

(4)

Princípio ativo Dose Observações

Mirtazapina 1.88 mg/gato/48h/VO

Estimulante de apetite1,9,10. Pode auxiliar no ganho de peso e no controle do vômito em gatos com DRC9,10.

Cuidados: síndrome serotoninérgica é reportada em

doses maiores1,9,10. A ciproheptadina pode ser utilizada nesses casos para antagonizar os efeitos13. Cautela de uso em hepatopatas1, 10.

Ciproheptadina 1 mg/gato/12h/VO

Estimulante de apetite13. Pode demorar até 2 dias para o efeito desejado13.

Cuidados: alguns pacientes apresentam sedação ou

agitação12,13. Evitar o uso em hepatopatas, especialmente lipidose hepática13.

Maropitant 1 mg/kg/24h/SC

Antiemético1,7.

Estudos demonstram segurança de uso em pacientes com DRC1,7.

Ondansentrona 0,5-1 mg/kg/6h-8h/SC ou VO

Antiemético. Controle de náusea1,8.

Não há estudos específicos com pacientes com DRC, porém não há evidências que contraindiquem o uso1,8. A biodisponibilidade é inferior quando uso pela via oral27.

Omeprazol 0,5-1 mg/kg/12h/IV ou VO

Antiácido1.

Embora hipergastrinemia tenha sido reportado em gatos com DRC, sua correlação com hiperacidez não foi demonstrada1,14. No entanto, se a terapia antiácida for considerada, omeprazol a cada 12 horas demonstrou eficácia superior à famotidina15. A ranitidina não é eficaz para este fim na espécie felina15

Tubo para alimentação enteral

A alientação enteral com a colocação de tubo esofágico ou gástrico pode ser considerada como medida alternativa para aqueles pacientes cujo controle da nutrição adequada não esteja sendo atingido com a alimentação voluntária. Ainda há a vantagem de facilitar a medicalização nesses pacientes e de auxiliar a manutenção hídrica1,16.

Tabela 1. Fármacos utilizados como estimulantes de apetite, antiemético ou antiácido para gatos com DRC.

Obs.: Evite um número grande de medicações no paciente com DRC. A escolha deve ser feita em ordem de importância para o paciente, levando em consideração sua qualidade de vida.

O cálculo da quantidade diária da dieta a ser utilizada no tubo de alimentação depende da dieta escolhida e do requerimento energético do paciente – RER (resting energy requirement), que também deve ser calculado16. Pode-se utilizar tabelas e fórmulas disponíveis na literatura técnico-científica para estabelecer um plano de alimentação. (Fórmula RER simplificada: (kcal/day) = 30 x (peso vivo em kg) + 70 (Fonte: 2014 AAHA Weight Management Guidelines for Dogs and Cats.))

Manejo da inapetência, náusea e vômito

Esses são sinais comuns em pacientes em crise urêmica e que têm impacto direto na qualidade de vida do paciente1,18. Além disso, a falta de controle desses fatores resultará em má nutrição e, consequentemente, piora na evolução da doença1. Na tabela 1, seguem alguns fármacos comumente utilizados no manejo desses sinais clínicos em felinos e considerações importantes no seu uso:

ms_0005_20_a_boletim_tecnico_semintra_parte_II_v1_final.indd 4

(5)

B

Proteinúria

A proteinúria tem um impacto negativo na sobrevida do paciente com DRC, e em gatos, mesmo perdas pequenas (0,2-0,4) já estão associadas a um pior prognóstico1,17,20,25. Além do diagnóstico correto da proteinúria de origem renal, é extremamente importante que se conheça as terapias possíveis e como utiliza-las de forma racional e segura1. Lembre-se que a mensuração da proteína na urina é feita por meio do exame

RPCU: Relação proteína-creatinina urinária1,17,20.

Gatos com proteinúria persistente > 0,4

Tratamento recomendado pela IRIS e ISFM.

Gatos com proteinúria persistente entre 0,2 e 0,4

Tratamento pode ser considerado de acordo com a IRIS e ISFM, tendo em vista que esses gatos têm um prognóstico pior quando comparados àqueles com RPCU < 0,2.

Gatos com proteinúria persistente < 0,2

Não há evidências de que o uso de medicações tenha impacto na progressão da doença ou na sobrevida dos gatos, portanto, mais estudos são necessários para respaldar o uso.

O tratamento se baseia na inibição do Sistema-Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA), que está diretamentente envolvido com a proteinúria e com o controle da pressão arterial (mais discutido à frente)1,19. Duas classes de fármacos são utilizadas para essa finalidade: os inibidores da enzima de conversão da angiotensina – iECA e os bloqueadores do receptor da angiotensina – BRA. As doses e o mecanismo de ação desses fármacos estão descritos na tabela 2 e ilustrados na figura 1.

Quando tratar?

1,20

Como tratar?

1,19,20

PONTOS DE ATENÇÃO:

• Mensuração da proteinúria deve ser parte dos check ups do paciente com DRC para saber se os valores estão estáveis e/ou para determinar se as alterações são persistentes1.

• As medicações das classes dos BRA ou iECA atuam no SRAA e, portanto, interferem com a filtração glomerular. Embora alterações em valores de creatinina e potássio sejam raras, monitorar tais parâmetros é importante1, 19, 26. O potássio deve ficar sempre abaixo de 6 mEq/L, já os valores de creatinina sérica e as condutas necessárias estão descritas abaixo26:

Continuar a terapia e monitorar em 2 a 4 semanas

Descontinuar a terapia Considerar outro fármaco ou i dose

IRIS 1 e 2:

Aumento até 30% do valor basal de creatinina

IRIS 3:

Aumento de até 10% do valor basal de creatinina

IRIS 4:

Sem aumento no valor basal de creatinina

IRIS 1 e 2:

Aumento > 30% do valor basal de creatinina

IRIS 3:

Aumento > 10% do valor basal de creatinina

IRIS 4:

Qualquer aumento no valor basal de creatinina Terapia com BRA ou iECA

(6)

FIGURA 1 : LOCAIS DE ATUAÇÃO DAS MEDICAÇÕES QUE INTERFEREM COM O SRAA19.

• Vasocontricção, secreção

aldosterona

• Pressão Arterial

• Proteinúria

RENINA

ECA

BRA

iECA

• Natriurese

• Vasodilatação

• Inibição de fatores

relacionados ao

crescimento celular

inadequado

Angiotensinogênio

Angiotensina I

Angiotensina II

Receptor AT1

Receptor AT2

X

X

Um estudo comparativo entre o benazepril e a telmisartana em gatos com DRC demonstrou que , além da telmisartana ser segura e bem tolerada, seu efeito no controle da protein úria também é eficaz e até mesmo mais expressivo em relação aos valores basais mensurados. Sent, U. et al J Vet Intern Med 2015;29:1479–1487.

Princ ípio ativo Dose Observações

Telmisartana 1 mg/kg/24 h/VO Bloqueiam diretamente o receptor AT1, permitindo que a angiotensina IIinteraja com o receptor AT2 e exerça efeitos considerados nefroprotetores. Benazepril 0,5mg/kg/12 h/VO Inibem a enzima conversora da angiotensina, impedindo a sua formação e , consequentemente , seus efeitos nos receptores AT1 e AT2 sem bloque á-los.

Tabela 2. Fármacos utilizados no controle da protein úria em gatos com DRC1,19,20.

Obs.: Existem outras medicações da classe dos iECA que podem ser consideradas.

ms_0005_20_a_boletim_tecnico_semintra_parte_II_v1_final.indd 6

(7)

C

Hipertensão

Arterial Sistêmica

Uma vez que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) tenha sido diagnosticada, o tratamento deve ser instituído

o quanto antes1,21. A HAS é uma condição silenciosa e as lesões em órgãos-alvo (LOA) podem ocorrer antes que

as manifestações cl ínicas sejam visíveis1,21. É importante reforçar que o tratamento é sempre individualizado

levando em consideração outras alterações presentes ou comorbidades21.

Quando tratar?

1,21,22

Critérios para intervenção terapêutica da HAS em gatos , segundo ISFM, 201822:

• PAS <150 mmHg: Tratamento não indicado

• PAS entre 150 e 159 mmHg: Tratamento não indicado

• PAS entre 160 e 179 mmHg: Tratamento indicado (isto porque gatos com DRC são considerados como já sofrendo de LOA)

• PAS 180 mmHg: Tratamento sempre indicado

Obs: Considerar todas as diretrizes para o diagnóstico adequado da HAS.

PAS: Pressão arterial sistólica

Princ ípio ativo Dose Observações

Anlodipino

0,1 - 0.25 mg/kg ou 0.625 - 1.25 mg por

gato/24 h/VO

É um bloqueador do canal de cálcio1,21,22. Tem sido o fármaco de 1ª escolha devido a sua

eficácia bem estabelecida em diversos estudos1,21,22.

Telmisartana 2 mg/kg/24 h/VO

Bloqueador do receptor da angiotensina (BRA)1,21,22.

Glauss e colaboradores (2018 ) demonstraram sua eficácia como escolha no tratamento da HAS em gatos com PA < 200mmHg (estudo duplo-cego, randomizado e prospectivo)23.

Benazepril 0.25–0.5 mg/kg/24 h/VO

Inibidor da enzima de conversão da angiotensina (iECA)1,21,22.

Os iECA não são efetivos como agentes únicos no controle da HAS em gatos, sendo considerado apenas como um 2º farmaco em gatos refratários1,21,22.

Tabela 3. Fármacos utilizados no controle da HAS em gatos.

E na emergência?

Em situações de emergência, nas quais a PA excede 180mmHg de forma aguda acompanhada de LOA, o tratamento imediato e agressivo pode ser necessário, especialmente em pacientes com sinais de LOA intracranial (ex. convulsão focal facial). Geralmente , es se tipo de terapia requer acompanhamento intensivo por 24 horas ou mais, além da utilização de fármacos espec íficos , tais como nitroprussiato , hidralazina e labetalol22.

Diagnóstico de HAS

Necessidade de tratamento Fármaco de 1ª escolha

Reavaliação de PA em 7-10 dias (1 a 3 se LOA)

< 160mmHg - mínimo desejado < 140mmHg - ideal Reavaliação em 4-6 meses

> 160mmHg

Ajuste de dose:  ou adição 2º fármaco <120mmHg e sinais de hipotensão

Ajuste de dose: i

FIGURA 2 : Manejo da HAS envolve uma abordagem passo a passo que deve inc luir repetidas mensurações da PAS e eventualmente ajuste de

doses ou medicações. Traduzido e adaptado de Acierno, M.J. et al. ACVIM Consensus Statement: Guidelines for the identification, evaluation, and management of systemic hypertension in dogs and cats. J Vet Intern Med. 2018;1–2016.

(8)

D

Outras medidas

de manejo

Com a progressão da DRC, os valores séricos de fósforo tendem a aumentar mesmo com o uso da dieta terapêutica1,20. A IRIS propõe os seguintes valores de manutenção dos níveis de fósforo para cada estágio da DRC:

Embora as dietas terapêuticas sejam suplementadas com potássio, alguns gatos podem precisar de suplementação adicional, especialmente em estágios mais avançados ou em crises urêmicas1,24.

Obs: Os quelantes de fósforo devem ter sua dose total dividida em 2 ou 3 vezes ao dia e ser sempre oferecidos junto ao alimento (misturado ou logo antes/após a refeição)1,20. Terapias com o Lanthanum e Sevelamer também têm indicação na literatura, mas a disponibilidade e os preços desses

fármacos os tornam menos acessíveis como escolha de tratamento.

Hiperfosfatemia

Hipocalemia

Evidências sugerem que o fósforo deve ser mantido entre 2,7 e 4,5 mg/dl e que há benefícios para pacientes com DRC1,20.

Pacientes no estágio 4, o valor mais realístico é a manutenção de valores < 6 mg/dl20.

Princípio ativo Dose Observações

Hidróxido de alumínio

50-90 mg/kg VO

Embora toxicidade por alumínio não tenha sido reportada em gatos, atentar-se a sinais como microcitose, fraqueza muscular ou sinais neurológicos, e na suspeita, mensurar o alumínio sérico20.

Carbonato de cálcio 90 mg/kg

VO

Acompanhar os valores séricos de cálcio ionizado durante a terapia, pois pode ocorrer hipercalcemia20.

Princípio ativo Dose Observações

Gluconato de Potássio 1-4 mEq por gato/12h/VO Geralmente, níveis séricos de K que se mantêm < 3,5 mmol/L demandam suplementação via oral. Em gatos com valores de K entre 2,5 e 3 mmol/L (que geralmente cursam com sinais clínicos) ou < 2,5 mmol/L, deve ser considerada a suplementação pela via endovenosa.

Citrato de potássio 40-75 mg/kg/dividido em duas vezes/VO

Potássio sérico (mEq/L) Suplementação com Cloreto de Potássio (mEq/L)

3,5 - 5,0 20mEq/L

3,0 - 3,4 30mEq/L

2,5 - 2,9 40mEq/L

2,0 - 2,5 60mEq/L

<2,0 80mEq/L

Tabela 4. Fármacos utilizados como quelantes de fósforo em gatos com DRC1,20.

Tabela 5. Reposição de potássio via oral em gatos com DRC1,24.

Tabela 6. Reposição de potássio via endovenosa em gatos com DRC24.

PONTOS DE ATENÇÃO:

•Observar a apresentação do KCL utilizado: mEq de K/grama, para o cálculo24.

• Importante não exceder a velocidade 0.5 mEq/Kg/hr de K na reposição pela via endovenosa5,24. • Reavaliações e acompanhamento são necessários para a continuidade da terapia por essa via1.

ms_0005_20_a_boletim_tecnico_semintra_parte_II_v1_final.indd 8

(9)

Anemia também é considerada um fator de risco para a progressão da DRC em gatos1,25. O uso de agentes estimulantes de eritrócitos podem melhorar a qualidade de vida e até a sobrevida do paciente1,20. Na tabela 7, observa-se os agentes utilizados para essa finalidade.

A dieta terapêutica é formulada para minimizar a acidose metabólica e raramente a terapia é necessária nos pacientes felinos, mas pode ser considerada, se houver necessidade (geralmente quando o CO2 total <16 mmol/L).

O hiperparatireoidismo secundário renal, além de contribuir com a progressão da doença, pode ocorrer antes da hiperfosfatemia e da azotemia serem evidentes. A suplementação com o Calcitriol pode potencialmente auxiliar nesses casos, porém ressalta-se que não há estudos controlados sobre o impacto da terapia na sobrevida ou qualidade de vida na espécie felina.

Anemia

Outros manejos

considerados

Quando tratar?

Hematócrito persistentemente ≤20% ou valores acima deste com sinais clínicos de anemia1,20.

Obs1: Gatos tratados com DARBO ou EPO devem ser monitorados com parâmetros como Hematócrito, Reticulócitos e PAS. A

suplementação de ferro em associação à terapia com EPO ou DARBO parece contribuir com a resposta à terapia. O uso do ferro injetável é preferido, já que o oral é bem pouco tolerado pelos gatos.

Ferro Dextrano injetável: 50mg/gato/IM no início da terapia e depois mensal1.

Sulfato ferroso: 50-100mg/gato/VO/dia1.

Princípio ativo Dose Observações

DARBO (darbopoetina)

1μg/kg/SC 3x por semana

até Ht 25%

Manutenção: 1μg/kg/SC a cada 2 -3 semanas com base no Ht.

É o fármaco de 1ª escolha. Efetiva na espécie felina, pode demorar mais tempo para resposta (2-3 semanas), e embora haja chance de efeitos adversos, sua incidência parece menor.

EPO (eritropoetina)

100 UI/kg/SC 3x por semana até

Ht 25%

Manutenção: 100 UI/Kg/SC/ 1 a 2 x por semana com base no Ht.

Atenção ao desenvolvimento de HAS, que é um efeito adverso descrito em até 50% dos gatos tratados. Grande parte dos gatos desenvolvem anticorpos anti-EPO.

Tabela 7. Fármacos utilizados como estimulantes de eritrócitos em gatos com DRC1. : (Ht: hematócrito, SC: subcutâneo)

NOTA:

Transfusão de sangue também pode ser considerada em pacientes refratários ao tratamento com DARBO ou EPO, porém é importante reforçar que sua resposta é limitada em pacientes com anemia decorrente da DRC1. Além disso, deve-se levar em consideração todas as dificuldades e particularidades relacionadas ao procedimento na espécie, bem como a qualidade de vida do paciente, que será pouco beneficiado com a terapia1.

O manejo do paciente com DRC deve levar em consideração a qualidade de vida em primeiro lugar. Desta forma, a utilização de medicações deve ser racional e a escolha deve ser feita em ordem de importância para o paciente, evitando o aumento do estresse e do mal-estar.

Acidose metabólica1,20

(10)

1. Sparkes, A.H. et al. ISFM Consensus Guidelines on the Diagnosis and Management of Feline Chronic Kidney Disease. Journal of Feline Medicine and Surgery (2016) 18, 219–239.

2. Little, S. Chronic Kidney Disease in Cats. In: http://drsusanlittle.net

3. Zanghi, B.M. et al. Effects of a nutrient-enriched water on water intake and indices of hydration in healthy domestic cats fed a dry kibble diet. AJVR,Vol 79,N.7,July, 2018.

4. Grant, D. Effect of water source on intake and urine concentration in healthy cats. Journal of Feline Medicine and Surgery 12, 431-434, 2010.

5. Davis, H. et al. 2013 AAHA/AAFP Fluid Therapy Guidelines for Dogs and Cats. JAAHA,49:3 May/Jun 2013. 6. DiBartola, S.P. Fluid therapy. In: Kirk RW, ed. Current veterinary therapy XV. Philadelphia, Pa.: WB Saunders Co,

2013.

7. Quimby, J. M. et al. Chronic use of maropitant for the management of vomiting and inappetence in cats with chronic kidney disease: a blinded, placebo-controlled clinical trial. Journal of Feline Medicine and Surgery 2015, Vol. 17(8) 692–697.

8. Quimby, J. M. et al. Oral, subcutaneous, and intravenous pharmacokinetics of ondansetron in healthy cats. J Vet Pharmacol Ther. 2014 August ; 37(4): 348–353.

9. Quimby, J. M. et al. Assessment of compounded transdermal mirtazapine as an appetite stimulant in cats with chronic kidney disease. Journal of Feline Medicine and Surgery April, 1– 8, 2019.

10. Quimby, J. M. et al. The Pharmacokinetics of Mirtazapine in Cats with Chronic Kidney Disease and In Age-Matched Control Cats . J Vet Intern Med 2011;25:985–989.

11. Almgren,C.M.;Lee, J. A. Serotonin Syndrome. Clinician’s Brief. Toxicology, October, 2013.

12. Norris, C.R. et al. Disposition of cyproheptadine in cats after intravenous or oral administration of a single dose. American Journal of Veterinary Research, 31 Dec 1997, 59(1):79-81.

13. Agnew,W.; Korman,R. PHARMACOLOGICAL APPETITE STIMULATION Rational choices in the inappetent cat. Journal of Feline Medicine and Surgery (2014) 16, 749–756.

14. Tolbert, M.K. et al. Evaluation of Gastric pH and Serum Gastrin Concentrations in Cats with Chronic Kidney Disease. J Vet Intern Med 2017;31:1414–1419.

15. Sutalo, S. et al. The Effect of Orally Administered Ranitidine and Once-Daily or Twice-Daily Orally Administered Omeprazole on Intragastric pH in Cats. Vet Intern Med 2015;29:840–846.

16. Wara,A.; Datz, C.Enteral Nutrition: Tube Feeding. Clinician’s Brief. Nutrition, november, 2014.

17. Syme, H.M. et al. Survival of Cats with Naturally Occurring Chronic Renal Failure Is Related to Severity of Proteinuria. J Vet Intern Med 2006;20:528–535.

18. Sent, u. et al. Comparison of Efficacy of Long-term Oral Treatment with Telmisartan and Benazepril in Cats with Chronic Kidney Disease. Vet Intern Med 2015;29:1479–1487.

19. International Renal Interest Society. Guidelines: IRIS Staging of CKD (Modified 2019). In: www.iris-kidney.com. 20. International Renal Interest Society. IRIS Treatment Recommendations for CKD (Modified 2019). In:

www.iris-kidney.com.

21. Acierno,M.J. et al. ACVIM consensus statement: Guidelines for the identification, evaluation, and management of systemic hypertension in dogs and cats. J Vet Intern Med. 2018;1–20.

22. Taylor, S.S. et al. ISFM Consensus Guidelines on the Diagnosis and Management of Hypertension in Cats. Journal of Feline Medicine and Surgery (2017) 19, 288–303.

23. Glaus, T.M. et al. Efficacy of long-term oral telmisartan treatment in cats with hypertension: Results of a prospective European clinical trial. J Vet Intern Med. 2019;33:413–422.

24. Quimby, J. M. Hypokalemia in feline chronic disease. UROLOGY & NEPHROLOGY. Clinician’s brief, IDEXX sponsored 2018.

25. King, J.N. et al. Prognostic Factors in Cats with Chronic Kidney Disease. J Vet Intern Med 2007;21:906–916. 26. Vaden,S.L.; Elliott,J. Management of Proteinuria in Dogs and Cats with Chronic Kidney Disease. Vet Clin Small

Anim 46 (2016) 1115–1130.

27. Quimby, J.M. et al. Oral, subcutaneous, and intravenous pharmacokinetics of ondansetron in healthy cats. J Vet Pharmacol Ther. 2014 August ; 37(4): 348–353.

Referências Bibliográficas

ms_0005_20_a_boletim_tecnico_semintra_parte_II_v1_final.indd 10

(11)

M.V. Msc. Karin Denise Botteon

• Veterinary Affairs Consultant – Boehringer Ingelheim Animal Health Brazil • Graduada pela Universidade Estadual de Londrina

• Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UNESP – Campus Botucatu Mestrado pela Universidade de São Paulo – Depto de Cirurgia e Anestesiologia – Enfoque em medicina transfusional e banco de sangue

• Membro da “Association of Veterinary Hematology and Transfusion Medicine” e da “International Society of Feline Medicine”

(12)

SAC 0800 888 7387

ms_0005_20_a_boletim_tecnico_semintra_parte_II_v1_final.indd 12

Referências

Documentos relacionados

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

No estudo de Trovo (2003), de 178 estudantes de enfermagem pesquisados, somente 18% conheciam a massagem como uma técnica de terapia alternativa, demonstrando que,

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil