• Nenhum resultado encontrado

Juntos somos mais fortes!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Juntos somos mais fortes!"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Língua Portuguesa

- Matemática

- História

- Geografia

- Ciências

- Inglês

- Arte

- Educação Física

- Projeto de Vida

- pesquisa e Autoria

(2)

01. Leia a Charge a seguir.

c) No primeiro balão há uma locução verbal, identifique-a. _______________________________ d) Entre as alternativas abaixo, qual apresenta uma forma verbal que poderia substituir a locução verbal presente na fala da personagem sem alterar o sentido expresso:

a) tínhamos b) teremos c) tivemos

02. Capa de revista em quadrinhos.

Observe a capa da revista Chico Bento, de autoria de Mauricio de Sousa.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES Professor: Edilson Magalhães – Língua Portuguesa Turma: 6º ___

Aluno(a):___________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares 05/11/2020 a 31/11/2020.

Conteúdos Específicos - Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

- Inferir e justificar, em textos multissemióticos.

Habilidades - MSEF06LP02S02

- MS.EF69LP05s05

Instruções:

- Preencha o cabeçalho com seu nome completo e o número de chamada. - Tenha capricho com a letra, use lápis grafite preto ou caneta tinta preta ou azul. - Faça sua atividade com calma, pense muito bem antes de responder às questões. - Lembre-se de revisá-la antes de devolver para o professor.

Data de entrega até

31/11/2020

a) Quais diferenças podemos notar na expressão facial dos personagens em relação ao fato retratado? ______________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ b) O verbo mudar, na charge, tem o mesmo significado para amigos os personagens? Sim? Não? Explique.

____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________

2

(3)

Texto 1 – Notícia. Você vai ler, a seguir, uma notícia que traz informações sobre a crise hídrica nos estados brasileiros.

País tem 917 municípios em crise hídrica.

De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco

Por. Agência Brasil – Publicado em: 20/03/2018

O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8º Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o dia 13 de março.

O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde está a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.

Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

Ele acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre bacias das regiões do Brasil e investir em saneamento básico.

“No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas no Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.

AGÊNCIA Brasil. País tem 917 municípios em crise hídrica. Diário de Pernambuco, Recife, 20 mar. 2018.

Disponível em: HTTP://bit.Iy/2Qf0fpD, acesso em 27 set.2018

a. Que ideias as palavras e imagens que compõem a capa da revista pretendem comunicar aos leitores? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ b. Em sua opinião, por que o olhar de Chico Bento

demonstra tristeza ao retirar a latinha do rio? _________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

(4)

3. Que fato originou a notícia? _____________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4. Releia o título da notícia.

País tem 917 municípios em crise hídrica

a) Em sua opinião, o que chama atenção nesse título? __________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Procure no dicionário o significado da palavra hídrica que tenha relação com o uso dessa palavra no título da notícia. ________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c) Baseando-se no significado selecionado, explique o sentido da expressão “crise hídrica” nesse contexto. _____________________________________________________________________ 5. No primeiro parágrafo, há o lide da notícia. Leia-o reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre os fatos da notícia.

1. Qual é o acontecimento?

2. Onde ocorreu?

3. Quando ocorreu?

4. Por quê?

5. Como foi divulgada a informação?

Texto 2 – Infográfico

Infográfico é uma peça visual utilizada para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade. Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones.

(5)

Na notícia que você leu, uma das causas apontadas para a crise de abastecimento de água nos municípios é a falta de chuvas em longos períodos.

http://cunjuntura.ana.gov.br, acesso em 20/10/2020, 16:52

6. Qual é o tema central em torno da qual se organizam as informações do infográfico? ______ ____________________________________________________

7. Para qual público leitor esse texto verbal e visual é destinado? ________________________ ____________________________________________________________________________ 8. Qual é a finalidade de produção desse infográfico? ___________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(6)

9. Releia o trecho do texto extraído do infográfico.

Os conflitos pelo uso da água decorem do desequilíbrio entre os usos e os aspectos de quantidade e qualidade de água.

Marque a alternativa que se relaciona diretamente com trecho acima:

a) Os conflitos pelo uso da água acontecem pelo alto nível de quantidade e qualidade de água. b) A crise hídrica consiste no desequilibro entre a qualidade de água, a quantidade e o baixo consumo.

c) A crise hídrica ocorre pelo desequilíbrio entre o nível de consumo, a quantidade disponível e a qualidade da água.

d) Os recursos hídricos são escassos e a quantidade e a qualidade estão em níveis alarmantes.

10. Como você pode verificar, esse infográfico foi construído com imagens e texto escrito para transmitir informações sobre a crise da água. Responda.

a) Em sua opinião, é possível compreender as informações apenas com os textos ou apenas com as imagens? Explique ___________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b) Você acha que as informações ficam mais acessíveis e fáceis de serem compreendidas por meio de um infográfico? Explique _________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Bons estudos e participe da aula no MEET.

(7)

CLASSIFICAÇÃO DOS ANGULOS

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

MATEMÁTICA

Professor(a): Charlene Marcondes Avelar Turma: _____ Data:___/_____/2020 N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares NOVEMBRO

Conteúdos Específicos Grandezas e Medidas (ângulos) Habilidades MS.EF06MA25.s.25 MS.EF06MA26.s.26 MS.EF06MA27.s.27 Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.  Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail:

charlene.475674@edutec.sed.ms.gov.br

Data de entrega

(8)

(9)
(10)
(11)

Leia os textos complementares abaixo e faça as atividades.

ROMA

- MONARQUIA E REPÚBLICA

Roma surge em 753 a.C., com um regime monárquico-aristocrático e com uma economia baseada na agricultura e no pastoreio. A sociedade era representada por 3 classes: patrícios, que eram os grandes proprietários; plebeus que representavam os estrangeiros, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários; e os clientes, ex-escravos ou filhos de ex-escravos nascidos livres, dependentes dos patrícios. Roma era governada por um rei pertencente ao grupo dos patrícios, auxiliado por um Concelho de Anciãos (Senado), composto também por patrícios.

Em 509 a.C., durante o governo do rei etrusco Tarquínio II, os patrícios se sublevaram e extinguiram a monarquia, dando início a um sistema de governo conhecido como República. A República era formada por três grandes áreas: a Magistratura, o Senado e as Assembleias. Os magistrados exerciam o poder executivo. Os mais importantes eram os cônsules, eleitos anualmente em número de dois para auxiliar questões administrativas principais e do comando do exército. Em casos emergenciais, podiam indicar um ditador. Senado: concentrava a maior parte do poder do Estado. Seus integrantes eram patrícios, vitalícios no cargo e tomavam as decisões políticas mais importantes. As mais importantes assembleias eram a Tribal, que elegia alguns magistrados, e a Centurial, que elegia os cônsules.

Com nova estrutura política, Roma iniciou um processo de expansão, amparado em uma poderosa força militar. A expansão pela Península Itálica foi concluída entre 272 a.C. e 265 a.C. Conquistada a Península, Roma deu início à sua expansão externa. Em 146 a.C. derrotou Cartago, em um conflito conhecido como Guerras Púnicas. A expansão territorial romana enriqueceu patrícios e aumentou as desigualdades em relação aos plebeus. Diante de pressões dos plebeus, que queriam participação política, os patrícios concordaram em criar o Tribunal da Plebe. Os Tribunos da Plebe eram escolhidos anualmente, não podiam criar leis mas podiam vetar decisões dos senadores e magistrados consideradas contrárias ao interesse da plebe. Conquistaram o fim da escravidão por dívidas, direito ao casamento com patrícios e acesso às magistraturas e ao senado, posteriormente.

- IMPÉRIO

A partir do século II a.C., conquistas territoriais transformaram Roma em uma cidade rica e alavancaram o comércio. Com a expansão do comércio, algumas famílias plebeias enriqueceram e formam um novo grupo social, a nobreza, que passa a exercer grande influência sobra a sociedade.

Para conquistar voto das camadas mais baixas da população, nobres distribuíam esmolas e organizavam espetáculos, como as ljtas de gladiadores, que atraíam grande número de pobres. Essa política ficou conhecida como pão e circo. Posteriomente, essa política seria utilizada também pelos imperadores romanos. Surgiu também uma nova classe chamada cavaleiros, formada por banqueiros, comerciantes e cobradores de impostos. Enquanto nobres e cavaleiros enriqueciam, o nível de renda do restante da população caía, provocando êxodo rural e problemas urbanos.

Os primeiros sinais de crise na República apareceram com a tentativa dos irmãos Tibério e Caio Graco de realizar uma reforma agrária, a fim de libertar a plebe de seu estado de submissão. Foram abatidos pelos nobres e

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA

Professor(a): Matheus Ostemberg B. da Silva Turma: 6ºC Data:___/_____/2020 N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ Email do professor: matheus.484897@edutec.sed.ms.gov.br

Atividades Pedagógicas Complementares (NOVEMBRO)

Conteúdos Específicos Grécia Antiga

Habilidades

- EF06HI07

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega 30/11/2020

(12)

cavaleiros unidos. Com grande popularidade, militares chegaram ao poder. Por volta de 60 a. C., forma-se o Primeiro Triunvirato, com César, Pompeu e Crasso. Governavam sem depender do Senado. Após as mortes de Pompeu e Crasso, César se torna ditador vitalício. Ao tentar hereditariedade no poder, que só o título de “rei” poderia lhe conceder, César é assassinado por um grupo de 60 senadores.

Posteriormente, um Segundo Triunvirato será formado por Caio Otávio, Marco Antônio e Lépido. Ao vencer os outros dois integrantes do Triunvirato, Caio Otávio se torna senhor absoluto de Roma e dá início ao Império. Otávio manteve o Senado e a figura dos cônsules, entretanto, o Senado lhe conferiu o título de Augusto, antes reservado para os deuses.

Após Otávio Augusto, houve uma sucessão de assassinatos e conspirações entre imperadores. A partir do governo do imperador Vespasiano, houve o período conhecido como Pax Romana: surgimento de novas cidades, “romanização” das províncias, período de clamaria e esplendor do Império Romano.

No fim do século II, o Império começa a sofrer as primeiras invasões de povos vindo inicialmente do interior da Europa e da Ásia. Em 395, sob o governo de Teodósio, o Império foi dividido em duas partes: Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla, e o Império Romano do Ocidente, com sede em Milão.

No início do século V, romanos são expulsos da Bretanha pelos saxões. Por volta de 400, os visigodos devastaram a Gália, invadiram a Península Itálica e, em 410, saquearam Roma. Em 452, os hunos invadiram a Península Itálica e arrasaram Pádua e Milão. Em 476, o último imperador romano do Ocidente é derrotado por Odoacro, rei dos hérulos, chegando ao fim assim o Império Romano do Ocidente.

1- Quais eram as três classes que formavam Roma no período da Monarquia.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

2- Quais eram as três grandes áreas da República Romana?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

3- Como se denominou o conflito em que Roma derrotou Cartago? a) 2ª Guerra Mundial

b) Guerras Púnicas c) Guerra das Rosas d) A Batalha de Cartago

4- Como se denominava a política utilizada por imperadores e nobres romanos para apaziguar as camadas mais baixas e que consistia na distribuição de esmolas e alimentos e organização de espetáculos, como luta de gladiadores? a) Pão e circo; b) Clientelismo; c) Apadrinhamento; d) Culturalismo; e) Pax Romana

5- Os primeiros sinais de crise na República apareceram com o assassinato dos irmãos Tibério e Caio Graco. Qual era a proposta dos irmãos que levou ao assassinato dos mesmos?

a) Realização de uma reforma agrária;

b) Proposta de educação pública e gratuita para todos; c) Sufrágio universal;

d) Instituição da democracia; e) Fim do consulado

(13)

Siga a ordem das atividades lendo os textos assistindo as videoaulas com calma. Logo após faça as atividades.

TEMPO

O tempo é o estado do ar em movimento. Ele depende principalmente de fatores como a temperatura, a pressão atmosférica e os ventos, a umidade atmosférica e as chuvas.

CLIMA:

 TEMPERATURA: Altitude, Latitude, Continentalidade, Maritimidade, Correntes marinhas, Relevo Vegetação Estaçoes do ano

 PRESSÃO: Altitude, Temperatura, Latitude

 VENTOS: Pressão, Altitude, Latitude, Temperatura, Estações do ano

 UMIDADE: Latitude, Continentalidade, Maritimidade, Correntes marinhas, Vegetação, Estações do ano, Temperatura.

 CHUVAS: Umidade, Temperatura, Ventos, Pressão, Relevo, Estaçoes do ano, Vegetação, Maritimidade, Continentalidade, Altitude, Latitude.

A sucessão dos estados de tempo durante o ano numa região ou comportamento anual do tempo numa localidade é o que chamamos clima.

Os elementos climáticos são fenômenos que agem diretamente sobre o clima. A temperatura do ar, a pressão atmosférica e os ventos, a umidade do ar e as chuvas formam o conjunto que caracteriza o tempo.

Os fatores climáticos agem indiretamente sobre o clima, isto é, agem sobre os elementos climáticos.

Os principais fatores climáticos são a altitude, a latitude, as estações do ano e a vegetação, a maritimidade e as correntes marítimas, a continentalidade e o relevo.

Aglomeração das pessoas na cidade e temperatura

A dinâmica climática dos meios urbanos, principalmente ligada à aglomeração de pessoas e as consequentes mudanças de temperatura decorrente disto.

Nessa aula será analisado a temperatura corporal das pessoas em ambientes fechados ou abertos, de acordo

com o clima vigente em nossa região Centro-oeste, Campo Grande- Mato Grosso do Sul é o clima tropical, sendo o

clima tropical semiúmido o predominante no território do Estado, nosso corpo apresenta uma temperatura mais ou menos constante, entre 36º e 37º Celsius. E que essa temperatura afeta o ambiente que vivemos, dependo das condições climáticas e da quantidade de pessoas presentes num determinado espaço. A ação propositiva estará focada numa vivência de sentidos entre os alunos com a pandemia COVID19 com a convivência com os familiares, com expectativas que eles apreendam o conhecimento através de práticas interpessoais ligadas a percepção do ambiente que vivem ou já estiveram presentes, associando as questões inerentes ao conforto térmico e a cidade.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): Crislaine Romerro Turma: 6__ Data:___/_____/2020 NN

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares Novembro

Conteúdos Específicos Temperatura e Cidade Habilidades (MS.EF06GE13.s.13) Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega

(14)

1-O que se ve nessa imagem?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

2-Você acha que o ambiente retratado é quente ou frio?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 3- Se tivesse menos pessoas do que mostra na imagem a sensação térmica quente seria maior ou menor? ____________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

A cidade é mais quente que o campo. É importante ressaltar que os dois locais estão na mesma latitude e altitude, sofrendo poucas influências da maritimidade e continentalidade.

Diante disso, a aglomeração de pessoas, principalmente na cidade, aumenta muito a sensação térmica, devido às altas taxas de impermeabilização do solo (grande presença de concreto e ausência de árvores e locais com terra nua) e a própria temperatura natural dos corpos que, numa situação normal, já é quente. As duas imagens apresentam aglomerações bem grandes. Porém, uma delas se encontra numa área verde. Isso provavelmente ameniza o calor, devido a ser um campo mais aberto que o urbano, favorecendo o fluxo de ventos e com a presença de árvores, que arrefece ainda mais os efeitos da multidão.

(15)

Este momento é fundamental para estabelecer a ação propositiva que, de alguma forma, vai trazer uma vivência por fazer parte do nosso cotidiano. É importante complementar dizendo que a cidade é simbolizada por concreto e que é necessário ter bastante plantas, árvores, parques, praças e locais de lazer não impermeabilizados no urbano, principalmente em cidades grandes onde a quantidade de pessoas aglomeradas torna o ambiente ainda mais quente.

O verde no urbano, juntamente com o solo nu não impermeabilizado arrefece o ambiente, trazendo maior qualidade de vida as pessoas, principalmente em locais tradicionalmente mais quentes. Se apenas um corpo humano tem de 36º a 37º Celsius, imagine uma aglomeração de 100 pessoas, por exemplo, num ambiente fechado ou mesmo aberto. Diante disso, as imagens têm climas diferenciados a diversos fatores (urbanização, presença de verde, etc), sendo a aglomeração de pessoas mais um dos fatores que poderá mudar a temperatura de um determinado local. 4- Qual dos dois ambientes é mais quente?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

5- De acordo com o texto aponte os fatores que podem explicar isso?

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(16)

8-A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Com suas palavras explique por que não pode haver aglomeração de pessoas:

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ VIDEOAULAS: https://www.youtube.com/watch?v=DA92XkWrk3Q https://www.youtube.com/watch?v=ZuntoR23yPg

16

(17)

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Também conhecidas como reações químicas, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. As matérias sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada transformação química quando resulta na produção de um material diferente do inicial, com características também diferentes

Podemos exemplificar as transformações químicas com o ato de acender um fósforo em um recipiente com álcool. O material começa a queimar, e sua constituição muda, uma vez que ao entrar em contato com o oxigênio, o álcool se converte em gás carbônico e água, e libera energia. Além disso, coisas rotineiras podem ser usadas como exemplo: a fruta amadurecendo, o ferro enferrujando, o bife sendo grelhado.

As transformações físicas podem ser exemplificadas com um papel que se rasga, um vidro que se quebra e a água fervendo, que evapora. Uma poça de água que seca, as folhas que caem no outono, a madeira que arde em uma fogueira, o ovo de um pássaro ou uma grade de ferro que se oxida.

Em todos os casos, a matéria desses sistemas encontra-se em processo de mudança. Todas as substâncias na natureza podem experimentar mudanças físicas e químicas.

A COMPROVAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Mas como saber e comprovar que houve uma alteração química, e não apenas física? É realizada a comparação do estado inicial dos reagentes (substâncias existentes antes da reação), com o estado final. A modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura devem ser observados. Em uma reação química, chamamos os produtos iniciais de reagentes (elementos que podem interagir entre si), e as substâncias formadas após esse processo chamamos de produtos de reação. Produto é a nova substância, enquanto reagente é a substância que lhe dá origem, ou seja, a substância inicial.

TIPOS DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

As mudanças em um material podem acontecer das seguintes formas: por junção de substâncias, por ação da luz, por ação do calor, por ação mecânica entre outros.

Por Junções de Substâncias • Ocorre a mistura dessas substâncias. Exemplo: a mistura de iodeto de potássio e nitrato de chumbo, onde o resultado será iodeto de chumbo.

Por Ação do Calor • Denominada de fotólise. O exemplo clássico de transformação química que acontece em virtude da iluminação é a fotossíntese.

Por Ação da Luz • Nomeada de hemólise, por exemplo: o cozimento de

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): Andriele Vigolo Turma: 6ºC Data:___/_____/2020 N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ CIENCIAS DA NATUREZA

Atividades Pedagógicas Complementares NOVEMBRO

Conteúdos Específicos

Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.)

Habilidades

● MS.EF06CI02.s.02

Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Data de entrega

(18)

alimentos.

Por Ação Mecânica • Acontece quando há atrito entre as substâncias, como acender um fósforo. A reação química é desencadeada pelo atrito e ocorre a decomposição do clorato de potássio, presente na cabeça do fósforo, em cloreto de potássio e oxigênio.

Já pensou em quantas transformações como essas acontecem em casa durante um único dia?

Atividades

1 – Assinale os eventos mencionados a seguir, com o número 1 quando ocorrer transformação química e com o número 2 para aqueles onde ocorre transformação física:

( ) emissão de luz por um vagalume. ( ) fazer gelo.

( ) acender um fósforo.

( ) Dissolução do açúcar na água.

( ) produção de iogurte a partir do leite.

2 - Diferencie transformação física de transformação química da matéria. Cite exemplos.

...

...

... 3 – O aumento da temperatura em um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser percebidas como transformações físicas ou químicas.

(I) a evaporação da água em um lago; (II) uma fruta amadurecendo;

(III) a formação de compostos a partir da fotossíntese.

A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:

a) física, física e química. b) física, química e química. c) química, física e física. d) química, física e química. e) química, química e física.

04 – Cite quatro exemplos de transformações físicas ou químicas observadas rotineiramente em nossa casa.

...

... 5 – O que são produtos e reagentes em uma reação química? Cite um exemplo.

...

...

BONS ESTUDOS!

Quer conhecer mais as transformações químicas da matéria? Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OpO7541XQwo

(19)

Leia e traduz o texto e responda as questões:

Where are you from? -Are you Brazilian? - No, I am not.

- Where are you from?

- I am from Mexico. I am Mexican. In Mexico we wear big hats. - Are you American?

- Yes, I am. I am from New York, a big city in the United States.

- Is that man African? - No, he is not African. - Where is he from?

- He is from Germany. He is German.

- Are they Japanese?

- Oh, no! They aren’t Japanese. - Where are they from?

- They are from Rome, the capital of Italy. They like macaroni and wine, too.

1.New York é:

a.( ) uma grande cidade dos Estados Unidos.

b.( ) Uma pequena cidade dos Estados Unidos.

2.No México:

a.( ) As pessoas usam grandes chapéus. b.( ) As pessoas usam grandes lenços na cabeça.

3.Roma: a.( ) é a capital da França. b.( ) é a capital da Itália. 4.As pessoas de Roma:

a.( ) gostam de vinho e macarrão. b.( ) não gostam de vinho, mas de macarrão. Leia o texto abaixo para responder as próximas questões:

Karen: Hi, Bruno. What’s up?

Bruno: Hey, Karen, let’s go to the movies tonight.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): EVA MARA CAETANO Turma: 6 ° C Data:___/_____/2020 N

N

Aluno(a):_______________________________________________Nº: ______

LÍNGUA INGLESA

Atividades Pedagógicas Complementares. REFERENTE A NOVEMBRO.

Conteúdos Específicos INTERPRETAÇÕES DE TEXTOS. VERBO TO BE PRONOMES. Habilidades (MS.EF06LI14.s.17)(MS.EF06LI16.s.19) (MS.EF06LI18.s.21)(MS.EF06LI19.s.23) (MS.EF06LI20.s.24)(MS.EF06LI21.s.25) (MS.EF06LI22.s.26)(MS.EF06LI23.s.27) (MS.EF06LI00.n.31)(MS.EF06LI15.s.18) Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;

 Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las. Data de entrega ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

(20)

Karen: Sorry, I can’t. I have to help my mother with the housework.

Bruno: Oh, that’s a shame. Nadya, let’s go to the movies. I want to see Thor. Nadya: Sure. I love super heroes. What time does the movie start?

Bruno: It starts at six o’clock.

Nadya: Cool! Let’s meet in front of the zoo at five. Bruno: Okay. See you there.

5. The genre of the text is a) biography. b) dialogue . c) letter. d) ticket. 6. Who agrees to go to the movies with Bruno?

a) Karen. b) Thor. c) Nadya. d) His mother.

7. Karen can’t go to the movies because she has to

a) go to the zoo. b) watch a DVD. c) meet Nadya . d) help her mother.

8. The cinema will happen

a) at noon. b) at night. c) in the morning. d) at the end of the afternoon.

9. What time does the movie start? a) At five. b) At six. c) At ten. d) At two. 10. Where do they agree to meet?

a) At home. b) In front of the movies. c) In front of the zoo. d) At school.

11. Nadya ama a) teatro. b) cinema. c) super-heróis. d) dança. 12. "Sorry" foi um pedido de

a) licença b) desculpas. c) atenção. d) oportunidade para falar.

13. Complete a frase corretamente de acordo com a resposta de Rose:

Levi: ________ do you have breakfast?

Rose: At about 6:30 a) What. b) What time c) Where d) How are you

14. Leia a frase e responda qual resposta combina com a pergunta: Where do you play soccer?

a) At school. B) On Mondays. C) At three o’clock. D) I go dancing.

15 - Read:

Qual das expressões abaixo pode substituir a expressão em vermelho (p.m.)?

a) in the morning. b) in the afternoon. c) in the evening. d) at night.

16- The expression midday is the same as

a) 12:00 p.m. b) 12:00 a.m. c) 12:00 o’clock. d) 12:00 hours.

(21)

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

Professor(a): Alessandra Moura Turma: _____ Data:_____/_____/2020

Aluno(a): _________________________________________________________ Data de entrega: 30/11

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES 03/11/2020 a 30/11/2020.

Disciplina: ARTES 6º ANO – Novembro

1ª semana 3 a 6 de novembro CONTEÚDO

REVISÃO ARTE PRÉ- HISTÓRICA / ARTE EGÍPCIA / ARTE GREGA ATIVIDADE1

Escreva qual arte pertence cada ARQUITETURA:(ARTE PRÉ HISTÓRICA / EGÍPCIA OU GREGA)

(22)

2ª semana 9 a 13 de novembro ATIVIDADE2

Escreva qual arte pertence cada ESCULTURA: (ARTE PRÉ HISTÓRICA / EGÍPCIA OU GREGA)

3ª semana 16 a 20 de novembro ATIVIDADE3

Escreva qual arte pertence cada PINTURA (ARTE PRÉ HISTÓRICA / EGÍPCIA OU GREGA)

(23)

4ª semana 23 a 27 de novembro ATIVIDADE 4

REVISÃO REVISÃO ARTE PRÉ- HISTÓRICA / ARTE EGÍPCIA / ARTE GREGA (Consulte seus cadernos de atividades anteriores)

Marque x na alternativa correta:

1. O que significa pintura rupestre?

a. [ ] Pintura feita em rochas e cavernas b. [ ]Pintura feita em árvores

c. [ ]Pinturas feitas em templos

2. Cite o nome de materiais naturais usados para fazer as tintas na pré-história?

a. [ ] Tinta acrílica

b. [ ] Ttinta de sangue e gordura de animais, frutas de cor, ovo, terra etc.

c. [ ] Tinta guache

3. Na pré-história quais figuras desenhavam nas paredes das cavernas?

a. [ ] Deuses mitológicos

b. [ ] Pessoas, animais, mão em negativo, figuras geométricas

c. [ ] Faraó

4. Na arte da pré-história, época antes de Cristo, não existia a escrita, os homens faziam desenhos chamados rupestres. Desenhavam animais feridos com flechas. De acordo com teorias, o que esses tipos de desenhos significavam?

a. [ ] Intenção de caça b. [ ] Expressão artística c. [ ] Sem significado

5. A arte egípcia era totalmente ligada a que? a. [ ] Expressão artística

b. [ ] Religião c. [ ] Política

6. Porque mumificavam o faraó depois de morrer e o guardava na tumba junto com seus tesouros? a. [ ] Apenas para conservar o corpo

b. [ ] Porque acreditavam na vida após a morte e que o faraó ressuscitaria com um Deus. c. [ ] Apenas por vaidade.

7. As grandes arquiteturas do Egito, as pirâmides são o que?

a. [ ] Templos b. [ ] Palácios c. [ ] Tumbas

8. A pinturas do Egito seguiam leis regidas pelo Faraó que determinava uma regra para se desenhar as figuras humanas. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil. Qual o nome dessa lei?

a. [ ]Lei da lateralidade b. [ ]Lei do perfil c. [ ]Lei da frontalidade

9. Na arte grega as pinturas feitas nos vasos contiam que tipo de temas?

a. [ ] Representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana

b. [ ] Representavam paisagens

c. [ ] Representavam Natureza-morta

10. É um exemplo de arquitetura grega:

a- [ ] Igrejas. b- [ ]Mesquitas. c- [ ] Templos.

11. Na arquitetura grega as colunas obedeciam a três modelos:

a- [ ] Clássica, Arcaica e Dórica. b- [ ] Dórica, Coríntia e Arcaica. c- [ ] Dórica, Jônica e Coríntia.

12. Para superar a aparência de rigidez o escultor grego procurou representar as figuras: a) [ ]Em movimento

b) [ ]Em tamanho maior e) [ ]Em tamanho menor

13. Crie um desenho de corpo humano de acordo com a lei da frontalidade da arte egípcia:

(24)

Conteúdo: esporte (atletismo).

Considerado o esporte mais antigo da história, o Atletismo tem sua origem na primeira edição do Jogos Olímpicos em 776 a.C. Apesar de existirem algumas evidências de sua execução no Antigo Egito e no Oriente há 5 mil anos. Coroebus foi o primeiro vencedor em uma prova de corrida olímpica, cerca de 190 metros de distância.

Foi na Inglaterra, durante o século XIX, que a modalidade ganhou sua diversidade atual. Isso depois das escolas militares adotarem como rotina em sua grade curricular, o que mais tarde desencadeou em competições, estendidas para as grandes potências mundiais, como o Estados Unidos.

Após o início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna no ano de 1896, a categoria conquistou seu prestígio com o passar dos anos e precisamente em 1912, foi necessário criar uma organização, a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), por conta da magnitude que se tornou.

O Atletismo chegou em terras brasileiras no final do século XIX, em seguida, o Brasil teve sua primeira participação nas Olimpíadas de Paris 1924. Criou-se um torneio nacional um ano após, fundando somente em 1977, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A maioria dos embates ocorrem dentro de um estádio, no campo e na pista, com modalidades distintas acontecendo simultaneamente. Com 400m de extensão, a pista oval carrega consigo a principal regra da competição: Não é permitido queimar a largada.

Vejamos então como Atletismo se divide: por modalidades : corridas, saltos, e arremessos ou lançamentos.

Corrida de velocidade

100m, 200m e 400m rasos;

Corrida com barreira, 100m feminino, 110m masculino e 400m;

Revezamento 4x100m e 4x400m, com 20m de área para passar o bastão. Corrida de Meio-fundo: 800m e 1500m.

Corrida de Fundo: 3.000m com obstáculos, 5.000m e 10.000m.

Nas categorias de fundo e meio fundo, os atletas não são obrigados a correr em sua raia. Maratona: 42.195 m, prova realizada na rua.

Marcha Atlética: 50km masculino e 20km para ambos, é necessário manter sempre um dos pés ao solo até o término da passada. Podendo sofre até duas advertências caso infrinja a regra.

Salto em distância: Salta-se na maior distância possível, em uma pista de ao menos 40 metros. Salto triplo: Caracteriza-se por 3 passadas na execução antes de saltar.

Salto em altura: Após determinar a altura do sarrafo, o atleta deve saltar sem derrubá-lo, a cada rodada a barra aumenta 3 centímetros.

Salto com vara: Similar ao anterior, entretanto nessa modalidade existe o auxílio de uma vara de 4 metros de comprimentos.

Arremesso de peso: O peso de 7,26kg no masculino e 4kg no feminino é lançando o mais longe possível.

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

6º ao 9º ano

Professor: Rodrigo Turma: Data:___/___/2020

Aluno(a):__________________________________________________Nº: ______ EDUCAÇÃO FISICA

Atividade Complementar Pedagógica NOVEMBRO

(25)

Lançamento de disco: No masculino, o metal possui no máximo 221mm de diâmetro com 2 kg. Um pouco menor no feminino com 182mm, pesando 1kg.

Lançamento de dardo: Com objetivo de lançar em um espaço determinado de 90m, o dardo contém medidas mínimas de 260cm no masculino e 220cm no feminino.

Lançamento de martelo: Constituído de matérias como ferro e metal, o instrumento é arremessado através de movimentos circulares para o impulso, com um peso de 7,26kg e medida máxima de 1,2m.

Heptatlo: Exclusiva para a mulheres, caracteriza em um conjunto de sete modalidades, com 200m e 800m de corrida, 100m com barreiras, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo.

Decatlo: Praticada somente pelos homens, une dez disputas distintas, são elas: 100m, 400m e 1500m rasos, 110m com barreiras, salto em distância, arremesso de peso, salto e altura, lançamento de disco, salto com vara e lançamento de dardo.

Questões :

1- Quais as três modalidades que fazem parte do atletismo? 2- Explique a modalidade das corridas e como são subdivididas?

3 - Quantos saltos existe no atletismo, e quais são eles? 4 - Quais são os arremessos e lançamentos do atletismo?

(26)

LIÇÃO DE VIDA

O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado.

Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado: Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele.

Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar: – O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola. O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo.

– Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.

O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta: – Filho como está se sentindo agora? - Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa. O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala. – Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz calmo: Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.

Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;

Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos; Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter; Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.

Autor desconhecido

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

PROJETO DE VIDA

Professor(a): Charlene Marcondes Avelar Turma: _____ Data:___/_____/2020 N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______ PROJETO DE VIDA

Atividades Pedagógicas Complementares NOVEMBRO

Conteúdos Específicos Superando limites Desista de Desistir. Habilidades Identificar aspectos pessoais (qualidades, dificuldades, aptidões, sonhos etc.), usufruindo de experiências que promovam a autorreflexão e o autoconhecimento. Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.  Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail:

charlene.475674@edutec.sed.ms.gov.br

Data de entrega

(27)

Monte em sua casa um painel com folhas sulfite ou folhas do caderno de Projeto de Vida com palavras,

frases, desenhos que te inspira em ser uma pessoa do bem e que te faz feliz. Use criatividade depois de

pronto coloque em lugar da sua casa para que todos possam ler e se sentir orgulhoso das suas atitudes.

Tire foto do seu painel e poste no google sala de aula ou encaminhe a professora.

Segue abaixo alguns exemplos:

(28)

Governo de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação Escola Estadual Padre Franco Delpiano ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES

PESQUISA E AUTORIA

Professor(a): Charlene Marcondes Avelar Turma: _____ Data:___/_____/2020 N

N

Aluno(a):_______________________________________________________Nº: ______

Atividades Pedagógicas Complementares NOVEMBRO

Conteúdos Específicos

Organização dos dados e informações pesquisados. Habilidades Organizar os dados e informações pesquisados em painéis, cartazes, banners, ilustrações ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível. Instruções:

 Preencha o cabeçalho de sua atividade;  Tenha capricho com a letra;

 Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

 Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.  Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail:

charlene.475674@edutec.sed.ms.gov.br

Data de entrega

(29)

Referências

Documentos relacionados

The objective of the present study was to comparatively characterize the evolutionary history of genera Leopardus and Lycalopex, using sequences of multiple independent

21 Argentina Gonzalo Agustin Barberena Ciência Política E Sociologia - Sociedade, Estado E Política Na América Latina 22 Argentina Gustavo Catriel Esteban Santa Cruz Letras - Espanhol

1 - Os municípios podem contrair empréstimos e utilizar aberturas de crédito junto de quaisquer instituições autorizadas por lei a conceder crédito, bem como

Comparando com 6 meses atrás, você diria que HOJE se sente mais confiante ou menos confiante para comprar outras coisas para sua casa, como uma geladeira ou um

Observa-se assim que o programa nuclear foi apresentado pela elite política como o caminho para o país alcançar a sua independência econômica e autossuficiência, sendo

Para que os resultados positivos de longo e médio prazo supracitados sejam alcançados entre os países integrados, torna-se necessário por em relevo a questão do fi nanciamento

Essa modalidade de formação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) contempla as seguintes categorias profissionais: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação

Parágrafo Terceiro – O acréscimo estabelecido no caput constitui VANTAGEM PESSOAL dos maquinistas, exclusivamente durante o tempo em que estiverem operando composições no