• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

ATIVIDADES DE

2013

(2)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

REALIZADAS NO ANO DE 2013.

O presente relatório tem por objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas pela Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás, no ano de 2013.

A Comissão realizou atividades de ordem administrativa, legislativa e de pesquisa, através de Reuniões, Audiências Públicas, Visitas Técnicas, Seminários, Proposituras Legislativas, Averiguação de denúncias, Seminários e discussões com a sociedade.

Todas essas atividades tiveram por fito o bom cumprimento da Competência estabelecida à Comissão da Criança e Adolescente pelo Regimento Interno desta Casa (art. 45, inciso XV e suas alíneas, c/c art. 44, parágrafo único e seus incisos), podendo assim ser descritas:

1.)

REUNIÕES ORDINÁRIAS:

Foram realizadas 02(duas) Reuniões Ordinárias, para a discussão e apreciação de matérias e assuntos afetos à competência da Comissão e em conformidade com a Pauta previamente estabelecida e divulgada, podendo assim ser descritas:

Atividades desenvolvidas na 1º Reunião Ordinária, realizada dia

05 de março de 2013:

 Aprovação dos nomes do Deputado Carlos Antonio e Deputada Gracilene Batista para Presidente e Vice-Presidente da Comissão, respectivamente;

 Distribuição do Processo nº 2012003856, de autoria do Deputado Daniel Messac, referente ao Projeto de Lei nº 249/12, com a designação da

(3)

Deputada Gracilene Batista como Relatora do mesmo, para elaboração de Parecer de Mérito;

 Aprovação da Pauta definida na Reunião com os Conselhos Tutelares, para a realização das seguintes atividades no ano de 2013:

 Dar continuidade às Visitas Técnicas realizadas aos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, para averiguação da situação e atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente nos municípios goianos;

 Audiências Públicas, para tratar de questões afetas à competência da Comissão, conforme solicitação ou demanda;

 Realização do II Concurso de Linguagem Expressiva;

 Realização de dois Seminários, um julho e outro em dezembro, para a discussão de assuntos pertinentes à competência da Comissão;

 Realização de Diligências para averiguar denúncias de violação de direitos ou para atendimento a situações específicas, afetas à competência da Comissão.

 Aprovação de realização de campanhas em todos os municípios goianos, abordando as questões mais relevantes detectadas através das visitas, tais como: divulgação das reais atribuições do Conselho Tutelar e conscientização de sua importância na comunidade; enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas por menores;

 Discussão de outros assuntos pertinentes à Comissão.

Atividades desenvolvidas na 2º Reunião Ordinária, realizada dia

26 de março:

 Aprovado o Relatório de Mérito, com Parecer favorável, elaborado pela Deputada Gracilene Batista ao processo nº 2012003856, referente ao Projeto de Lei 249/12, de autoria do Deputado Daniel Messac;

(4)

 Aprovada a participação da Comissão na Reunião da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente, em Recife-Pe., em maio do corrente ano, durante Encontro da UNALE.

 Aprovada a Pauta do II Seminário Legislativo:

 Data: 02 de julho

 Tema: O Conselho Tutelar e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

 Discussões: Reais funções do Conselheiro Tutelar; Regulamentação da Lei Federal nº 12.696 e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 Discussão de outros assuntos pertinentes à Comissão.

2.)

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Para tratar de assuntos pertinentes à sua temática, de forma a atender à demanda social, escutar as entidades afins e discutir com a sociedade os problemas vivenciados pela população goiana, a Comissão realizou 11 (onze) Audiências Públicas, conforme adiante descritas:

Audiência Pública realizada dia 05 de fevereiro, na Assembleia

Legislativa:

Tema: “Agenda de atividades que serão desenvolvidas

pela Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia

Legislativa de Goiás, em parceria com os Conselhos

Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da

Criança e do Adolescente”.

 Com a participação de Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de vários municípios goianos, a Audiência teve por meta estabelecer uma Agenda de trabalho, dando sequência às ações de divulgação e valorização do trabalho do

(5)

Conselho Tutelar, como forma de promover o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente nos municípios goianos.

 Estiveram presentes os representantes dos seguintes municípios: Alvorada do Norte, Amaralina, Aporé, Araçu, Aruanã, Aurilândia, Avelinópolis, Bonópolis, Britânia, Cidade Ocidental, Cromínia, Gameleira De Goiás, Guaraíta, Luziânia Centro, Luziânia Jardim Ingá, Mairipotaba, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Nova Roma, Nova Aurora, Orizona, Ouro Verde, Petrolina de Goiás, Pirenópolis, Pontalina, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Senador Canedo, Simolândia, Teresina de Goiás.

 Demandas aprovadas:

 Encontro com o Governador do Estado de Goiás.

 Atividades referentes à Lei 12.696.

 Realização de Audiências Públicas nas escolas públicas, tendo por público-alvo os jovens entre 15 e 18 anos.

 Realização de Campanhas Temáticas.

 Realização do II Seminário Legislativo da Comissão da Criança e Adolescente, em julho, com o Tema: “O Conselho Tutelar e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.”

 Realização do III Seminário Legislativo da Comissão da Criança e Adolescente, em dezembro, com o Tema: “Drogadição entre jovens.”

 Realização do 2ª Concurso de Linguagem Expressiva, para alunos do 6º ao 9º ano da Rede Púbica de Ensino, para o desenvolvimento do Tema: “Conselheiro Tutelar: um amigo em quem posso confiar”. Os alunos selecionados na Final Estadual receberão a seguinte Premiação:

 1º lugar: 02 diárias em hotel de Caldas Novas, com 03 acompanhantes

 2º lugar: notebook

 3º lugar: poupança no valor de R$1.000,00  4º lugar: tablete

(6)

Audiência Pública realizada dia 17 de maio, na Câmara

Municipal de Jussara:

Tema: “Dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao

Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

 Por iniciativa do Conselho Tutelar, dentro das Mobilizações da Semana de Combate à Exploração Sexual no município de Jussara, o Presidente da Comissão, Deputado Carlos Antonio, proferiu Palestra na Audiência Pública que teve por público-alvo os alunos da rede pública de ensino do município.

Audiência de entrega de veículo doado pelo Governador do

Estado, realizada dia 26 de abril:

 “Entrega de Veículo ao Conselho Tutelar de Porangatu,

doado pelo Governo do Estado de Goiás, através de Emenda

Parlamentar do Deputado Carlos Antonio.”

 A Comissão da Criança e Adolescente, por seu Presidente, Deputado Carlos Antonio, foi a Porangatu fazer a entrega oficial do veículo doado pelo Governo do Estado de Goiás ao Conselho Tutelar, através de Emenda Parlamentar do Deputado Carlos Antonio, no ano de

(7)

2012. A entrega simbólica tinha sido feita no dia 16 de abril, em solenidade no pátio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia.

 O município, embora indicado no ano de 2012, ainda não havia recebido o veículo, pois naquela ocasião não pôde conveniar com o Estado, por falta da documentação necessária.

 Estiveram presentes os Conselheiros Tutelares, a primeira-dama e ex-deputada estadual Vanuza Valadares e demais representantes da sociedade civil organizada.

Audiência de entrega de equipamentos e veículos a Conselhos

Tutelares da Região do Entorno do Distrito Federal, realizada dia

03 junho:

 “Entrega de Veículos e Equipamentos a vinte Conselhos

Tutelares goianos, doados pelo Governo Federal, através de

Emenda Parlamentar do Senador Gim Argello, atendendo à

solicitação da Comissão da Criança e Adolescente.”

 A Comissão da Criança e Adolescente, representada pela Assessoria Técnica de sua Secretaria, participou da entrega simbólica de veículos e equipamentos a vinte e um Conselhos Tutelares goianos, doados pelo Governo Federal – Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, através de Emenda Parlamentar do Senador Gim Argello, atendendo a uma solicitação desta Comissão.

 A Cerimônia foi realizada em Brasília, e contou com a presença da Ministra Maria do Rosário, Secretária Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Senador Gim Argello, Deputados Federais, Prefeitos e Conselhos Tutelares dos municípios contemplados.

De Goiás, foram beneficiados os Conselhos Tutelares dos

seguintes municípios: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás,

(8)

Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia (Conselho Centro e Conselho Jardim Ingá), Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina de Goiás, Rialma, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa.

Audiência Pública, realizada dia 30 setembro:

 Tema: “Grupo Executivo de Apoio a Criança e ao

Adolescente e o Fundo Especial (FCJ): Dotação e Destinação”

 A audiência foi realizada no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, tendo como convidado palestrante o Presidente do Grupo Executivo de Apoio à Criança e ao Adolescente do Estado de Goiás, Dr. André Luis Schroder.

 Estiveram presentes à Audiência representantes dos seguintes Municípios: Alto Horizonte, Amaralina, Amorinópolis, Anápolis, Araçu, Arenópolis, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Burinópolis, Caiapônia, Caldas Novas, Campestre de Goiás, Caturaí, Chapadão do Céu, Cocalzinho de Goiás, Cumari, Inhumas, Itapaci, Jaraguá, Jatai, Jesúpolis, Lagoa Santa, Minaçu, Nova Aurora, Nova Crixás, Perolândia, Petrolina, Santa Rosa de Goiás, São Luis de Montes Belos, Senador Canedo, Turvânia, Uruana, Vicentinópolis, Diorama, Orizona, Guarinos, Aporé, Hidrolândia,

(9)

Nova Veneza, Novo Planalto, Leopoldo de Bulhões, Santa Bárbara, Rubiataba, Nova Glória, Indiara, Mairipotaba, Guarinos, Palmeiras de Goiás, São Francisco de Goiás. Rio Quente, Posse, Santo Antônio de Goiás, Monte Alegre e Nova Iguaçu.

Audiência Pública realizada dia 23 de outubro, em Araguapaz:

 Tema: “Exploração sexual infantil, drogas e bulling no

município de Araguapaz – estratégias para combater”

 A Audiência, solicitada pelo Conselho Tutelar do município de Araguapaz, foi realizada no Salão dos Vicentinos e teve por público-alvo as crianças e adolescentes do municípios, bem como os integrantes da rede pública de ensino e os integrantes da rede de proteção ao menor no município.

 A Audiência contou com a participação da Delegada Geinia Maria Eterna, integrante do Projeto Escola sem Drogas da Polícia Civil, que proferiu Palestra sobre a questão das drogas.

Audiência Pública realizada dia 07 de novembro, no município

de Colinas do Sul:

(10)

 Atendendo à solicitação do Conselho Tutelar, o Presidente da Comissão, Deputado Carlos Antonio, proferiu Palestra em Audiência Pública realizada na Escola Estadual Joaquim Tomaz e que teve por público-alvo os alunos da rede pública de ensino do município de Colinas do Sul.

Audiência Pública realizada dia 28 de novembro, no Plenário da

Câmara Municipal de Água Lindas.

Tema: “A Situação da Rede de Proteção à Criança e ao

Adolescente de Águas Lindas de Goiás: Implantação e Desafios”.

 Atendendo à solicitação do Conselho Tutelar, a Comissão da Criança e Adolescente realizou Audiência Pública para discutir as questões afetas aos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Águas Lindas a fim de construir estratégias para a integração da Rede de Proteção no município.

Audiência Pública realizada dia 06 de dezembro, na Câmara

Municipal de Campos Belos.

Tema: “Importância do Conselheiro Tutelar para a

garantia dos direitos da criança e do adolescente no

município”.

(11)

 Atendendo à solicitação do Conselho Tutelar, a Comissão da Criança e Adolescente realizou Audiência Pública para discutir com a sociedade local sobre a importância da valorização e apoio ao trabalho do Conselho Tutelar, com vistas à garantia dos direitos da criança e do adolescente do município.

Audiência Pública realizada dia 06 de dezembro, na Câmara

Municipal de Monte Alegre de Goiás:

Tema: “Drogadição na adolescência” .

 Por solicitação do Conselho Tutelar do município, a Comissão da Criança e Adolescente realizou esta Audiência Pública a fim de discutir com a sociedade local as questões que envolvem o uso e tráfico de drogas por adolescentes.

Audiência Pública realizada dia 06 de dezembro, na Câmara

Municipal de Cavalcante.

 Tema: “A Prostituição infantojuvenil em razão do uso de

álcool e drogas por menores em Cavalcante.”

(12)

 Por solicitação do Conselho Tutelar do município, em razão da quantidade de casos de prostituição infantojuvenil em razão do uso de álcool por esses menores.

 A Comissão da Criança e Adolescente, diante desses casos, aprovou a realizou desta Audiência Pública a fim de discutir com a sociedade local sobre essas questões e propor ações que apontem para uma solução.

Audiência Públic, realizada dia 16 de dezembro, no Auditório

Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

 Tema: “Destinação de recursos para aquisição de veículos

e construção de Sede para os Conselhos Tutelares”.

 A Audiência foi realizada, atendendo à solicitação de Conselhos Tutelares que não possuem estrutura mínima para o desenvolvimento de suas atividades.

 Ante a ausência de estrutura dos Conselhos e a dificuldade financeira dos municípios, foi apontada como solução, a apresentação de solicitação ao Governo do Estado de destinação de recursos, através de Emenda Parlamentar do Deputado Carlos Antonio para aquisição de veículos e construção de Sede para Conselhos Tutelares.

(13)

 Estiveram presentes Conselheiros Tutelares dos seguintes Municípios Goianos: Acreúna, Adelândia, Alto Horizonte, Alvorada do Norte, Americano do Brasil, Anápolis, Araçu, Aragarças, Aurilândia, Buriti de Goiás, Campinorte, Campos Belos, Caturaí, Cavalcante, Colinas do Sul, Firminópolis, Formoso de Goiás, Gameleira de Goiás, Guaraíta, Hidrolândia, Ipiranga de Goiás, Israelândia, Itaguari, Itaguaru, Itauçu, Itumbiara, Jesúpolis, Luziânia – CT Centro e Jardim Ingá, Mairipotaba, Mara Rosa, Marzagão, Mimoso de Goiás, Minaçu, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Iguaçu, Nova Roma, Nova Veneza, Novo Planalto, Posse, Rio Quente, Santo Antônio de Goiás, São Miguel do Araguaia, Santa Rosa de Goiás, Taquaral, Teresina de Goiás, Trindade, Trombas e Vianópolis.

3.)

VISITAS E DILIGÊNCIAS:

Atendendo à Pauta de atividades aprovadas por seus membros, a Comissão da Criança e Adolescente realizou Visitas Técnicas e Diligências, a fim de averiguar o funcionamento das redes proteção aos direitos de crianças e adolescentes no Estado de Goiás ou para verificar denúncias de violação de direitos.

Diligência às cidades de Cromínia e Mairipotaba, para

averiguar denúncia de violação de direitos, realizada dia 24 de

abril:

 A Comissão, por seu Presidente, Deputado Carlos Antonio, realizou Diligência nas cidades de Cromínia e Mairipotaba, a fim de verificar situação de três menores que eram vítimas de violência e abuso sexual, praticados pelo pai, com a conivência da mãe.

 O Deputado reuniu-se com a Promotora da Comarca a fim de encontrarem uma solução para abrigamento dos menores, entre eles uma adolescente grávida, posto que a família extensa não apresenta condições

(14)

favoráveis à guarda provisória dos mesmos e os municípios não possuem instituição para acolhimento dos menores.

Visitas Técnicas a Conselhos Tutelares e Conselhos

Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

 Dando sequência ao trabalho, iniciado no ano de 2011, de verificar o funcionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente em nosso Estado, a Comissão da Criança e Adolescente realizou Visitas Técnicas aos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 Em razão de sua natureza Técnica, sobre as Visitas e Diligências é elaborado Relatório Específico, contendo a situação de cada Conselho, as questões averiguadas, as reivindicações apresentadas e as soluções apontadas.

 Durante o ano de 2013 foram realizadas 56(cinquenta e seis) Visitas Técnicas aos Conselhos Tutelares dos seguintes municípios:

 Hidrolina – dia 31 de janeiro

 Avelinópolis – dia 14 de fevereiro

(15)

 Aurilândia – dia 16 de fevereiro

 Abadiânida – dia 18 de fevereiro

 Itaguaru – dia 21 de fevereiro

 Itaguari – dia 21 de fevereiro

 Taquaral – dia 21 de fevereiro e 11 de abril

 Jussara – dia 06 de abril e 17 de maio (Audiência Pública)

 Nova Iguaçu – dia 04 de abril

 Itauçu – dia 11 de abril

 Iporá – dia 18 de abril

 Turvânia – dia 18 de abril

 Aporé – dia 24 de abril (inauguração da Sede do Conselho Tutelar)

 Guaraíta – dia 25 de abril

 Sanclerlândia – dia 25 de abril

 São Miguel do Araguaia – dia 09 de maio

 Mundo Novo – dia 09 de maio

 Nova Crixás – dia 09 de maio

 Rianápolis – dia 16 de maio e 27 de junho

 Rialma – dia 16 de maio

 Ceres – dia 16 de maio

 Carmo do Rio Verde – dia 16 de maio

 Itumbiara – dia 06 de junho

 Buriti Alegre – dia 06 de junho

 Hidrolândia – dia 06 de junho

 Santa Terezinha de Goiás – dia 13 de junho

 Minaçu – dia 13 de junho

 Goiandira – dia 20 de junho

 Nova Aurora – dia 20 de junho

 Santa Isabel – dia 27 de junho

 Caturaí – dia 29 de agosto

(16)

 Nova Glória – dia 05 de setembro

 Ipiranga de Goiás – dia 05 de setembro

 Cidade Ocidental – dia 12 de setembro

 Iaciara – dia 27 de setembro

 Posse – dia 27 de setembro

 Simolândia – dia 27 de setembro

 Alvorada do Norte – dia 27 de setembro

 Colinas do Sul – dia 03 de outubro

 Águas Lindas – dia 10 de outubro

 Campos Belos – dia 07 de novembro

 Monte Alegre de Goiás – dia 07 de novembro

 Teresina de Goiás – dia 07 de novembro

 Marzagão – dia 14 de novembro

 Rio Quente – dia 14 de novembro

 Montividiu do Norte – dia 21 de novembro

 Trombas – dia 21 de novembro

 Formoso – dia 21 de novembro

 Novo Planalto – dia 21 novembro

 Mara Rosa – 04 de dezembro

4

.) REUNIÕES E AUDIÊNCIAS COM AUTORIDADES

PÚBLICAS:

A fim de encaminhar demandas e solicitações recepcionadas, bem como para tratar de questões afetas à temática de sua competência, a Comissão, representada por seus membros, participou de Reuniões e Audiências com personalidades do mundo político, jurídico e intelectual a saber:

(17)

Audiência com a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e

Adolescentes, Angélica Goulart, realizada dia 13 setembro, na

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em

Brasília.

Tema: Questões afetas às competências da Secretaria

Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em especial

os programas de promoção, defesa e implementação de direitos de

crianças e adolescentes.

 Estiveram presentes na Audiência os Deputados Estaduais, integrantes da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente, dos seguintes Estados: Goiás, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Distrito Federal.

Audiência com o Governador do Estado de Goiás, Marconi

Perillo, realizada dia 20 de dezembro, no Auditório Mauro Borges

do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

 Tema: Solicitação de destinação de recursos para

estruturação dos Conselhos Tutelares.

(18)

 Atendendo à solicitação do Presidente da Comissão, Deputado Carlos Antonio, o Governador do Estado recebeu representantes de Conselhos Tutelares de 59(cinquenta e nove) municípios e anunciou a doação de veículos para Conselhos Tutelares de vinte municípios goianos indicados pelo Deputado.

 Nesta Audiência o Governador também autorizou a execução de duas Emendas Parlamentares do Deputado Carlos Antonio, destinadas à aquisição veículos e recursos do Programa Cheque Comunitário para a construção de Sede para os Conselhos Tutelares presentes, sob a condição de que os Prefeitos façam a destinação de área para esse fim.

 Estiveram presentes à Audiência integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e Adolescentes, Prefeitos, Vice-Prefeita e Vereadores dos municípios adiante relacionados:

Conselheiros Tutelares presentes: Acreúna, Adelândia,

Alto Horizonte, Alvorada do Norte, Anápolis, Araçu, Aurilândia, Avelinópolis, Buriti de Goiás, Buriti Alegre, Brazabrantes, Cachoeira de Goiás, Campinorte, Campos Belos, Caturaí, Cavalcante, Cromínia,

(19)

Divinópolis, Formoso de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Goiânia – CT Noroeste e Leste, Guaraíta, Hidrolândia, Ipiranga de Goiás, Israelândia, Itaguari, Itaguaru, Jesúpolis, Jussara, Luziânia, Mairipotaba, Mara Rosa, Marzagão, Minaçu, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Nazário, Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Roma, Nova Veneza, Ouro Verde, Pires do Rio, Posse, Rio Quente, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Miguel do Araguaia, Taquaral, Teresina de Goiás, Terezópolis, Trindade, Trombas, Turvânia, Vianópolis e Vila Propício.

Prefeitos presentes: de Acreúna, Toni Rodrigues Sandim;

de Alvorada do Norte, Davi Moreira de Carvalho; de Brazabrantes, Márcio Antônio Machado; de Caturaí,Jurandir Ribeiro de Oliveira; de Formoso de Goiás, Massilon Lira de Vasconcelos; de Gameleira de Goiás, Gilberto Galdino de Souza; de Goianápolis; Jeová Leite Cardoso; de Hidrolândia, Paulo Sérgio De Rezende; de Jesúpolis, Wygnerlei Justino de Morais; de Mairipotaba, Ademir Antônio de Sousa; de Montividiu do Norte, Jurandir Amaral da Silva; de Nova Crixás, Gleiva Ana Gomes; de Nova Veneza,Waldemar Batista Costa; de Rio Quente, Rivalino de Oliveira Alves; de Santo Antônio de Goiás,Frederico Marques de Oliveira; de Teresópolis; Francisco Alves; Trombas, Catarino José da Silva de Guaraíta.

Vice-Prefeita presente: de Guaraíta, Elisangela da Cunha

Pikhardt .

Vereadores presentes: de Acreúna, Vagner Mocão; de

Adelândia, João José da Silva; de Araçu, Cláudia Vieira; de Aurilândia, Divino Borges da Silva; de Avelinópolis, Leonardo Protázio; de Buriti de Goiás, Edmar Borges, Vanir Godofredo; de Ronivaldo Coutrin, Dalmir José; de Buriti Alegre, Ênio Isac Machado; Cavalcante, Antônio de Oliveira Souza; de Hidrolândia, Armando Leão; de Itaguari,Túlio

(20)

Marques; de Jussara, André Luís da Silva; de Minaçu, Rose-Mary Fernandes; Elias de Oliveira Negrão; Mineiros, Marcelo Timo Machado; de Nova Crixás, João Batista de Queiroz; de Nova Glória, Elias José da Silva; de Nova Roma, Rubens Salomão Farah Jr.; de Pires do Rio, Cleyde do Gulas; de Santo Antônio de Goiás, Lucimar Rodrigues; de Taquaral, Renato Rodrigues da Silva; Teresina de Goiás, Vinícius Santana e Trombas, Agostinho Nóbrega Rodrigues.

5.)

II SEMINÁRIO LEGISLATIVO:

Reafirmando seu compromisso com as ações que busquem garantir o respeito à dignidade e à cidadania a que nossos menores têm direito, a Comissão da Criança e Adolescente realizou, dia 02 de julho, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, o II Seminário Legislativo, objetivando proporcionar a discussão sobre as questões afetas às funções dos integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente dos municípios goianos.

 Tema: “O Conselheiro Tutelar e o Sistema de Garantia

dos Direitos da Criança e do Adolescente.”

 Foram apresentados três eixos principais de discussões que tiveram por Conferencistas:

(21)

 Dr. Marcelo Nascimento, Coordenador Geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, que discorreu sobre o Tema central do Seminário, abordando as questões atinentes à estruturação dos Conselhos Tutelares para uma melhor atuação na Rede de Proteção;

 Dr. Rodrigo Zanzoni, Auditor de Controle Externo e Diretor de Planejamento e Implementação de Sistemas do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, que abordou o Tema: “A Lei Federal 12.696 e suas implicações na administração municipal”;

 Dr. Maurício Porfírio Rosa, Juiz Substituto em Segundo Grau, do Tribunal de Justiça de Goiás e que durante 12 anos atuou como Titular da Vara de Infância e Juventude de Goiânia– GO, que proferiu Palestra motivacional abordando “O Papel do Conselheiro Tutelar na sociedade”.

 Estiveram presentes Vereadores, Conselheiros Tutelares, Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, e outros integrantes da rede de proteção de 74(setenta e quatro) municípios, quais sejam: Águas Lindas de Goiás; Alto Horizonte; Alvorada do Norte; Amaralina; Anápolis; Anicuns; Aparecida de Goiânia; Aporé; Araçu; Aurilândia; Avelinópolis; Bela Vista de Goiás; Bonópolis; Britânia; Buritinópolis; Cachoeira Alta; Caiapônia; Caldas Novas; Campestre de Goiás; Campinorte; Campo Limpo de Goiás; Caturaí; Chapadão do Céu; Corumbá de Goiás; Cristalina; Cumari; Damianópolis; Damolândia; Edéia; Fazenda Nova; Formosa; Goiânia; Guaraíta; Hidrolândia; Inhumas; Ipiranga de Goiás; Iporá; Israelândia; Itapaci; Itapirapuã; Itapuranga; Itarumã; Itauçu; Itumbiara; Jataí; Jaupaci; Jesúpolis; Luziânia; Mairipotaba; Mambaí; Mara Rosa; Marzagão; Matrinchã; Mundo Novo; Nazário; Nerópolis; Nova América; Nova Aurora; Nova Crixás; Novo Planalto; Ouro Verde;

(22)

Palmeiras; Palmelo; Perolândia; Petrolina; Pilar de Goiás; Professor Jamil; Rialma; Rianápolis; Rio Quente; Rubiataba; Santa Helena de Goiás; Santa Isabel; Santa Rita do Novo Destino; Santa Terezinha de Goiás; São Francisco de Goiás; São Luís de Montes Belos; São Miguel do Araguaia; Silvânia; Sitio D´Abadia; Taquaral; Trindade; Turvânia; Turvelândia; Uirapuru e Vicentinópolis.

6.)

II CONCURSO DE LINGUAGEM EXPRESSIVA DA

COMISSÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE:

Em razão do excelente resultado obtido no ano de 2012 com a realização da primeira edição do Concurso, a Comissão deliberou pela realização do II Concurso de Linguagem Expressiva.

Voltado, nesta Edição, aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas, teve por objetivo incentivar a reflexão e a discussão sobre os atores que compõem a rede de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, de forma a desenvolver o pensamento, a pesquisa e a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos, através da produção de texto que expresse a importância do trabalho do Conselho Tutelar na sociedade.

(23)

Tema: “Conselho Tutelar: um amigo em quem posso

confiar.”

 Solenidade de Lançamento do II Concurso: realizada nesta Casa, no auditório Costa Lima, dia 09 de agosto do corrente ano, contou com a participação de integrantes do Conselho Tutelar e/ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente dos seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás; Água Fria de Goiás; Alto Horizonte; Alvorada do Norte; Amaralina; Anápolis; Americano do Brasil; Araçu; Arenópolis; Aurilândia; Bela Vista de Goiás; Bom Jardim de Goiás; Caiapônia; Caldas Novas; Campo Limpo de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Corumbá de Goiás; Cristalina; Formoso; Gameleira; Hidrolândia; Israelândia; Itauçu; Itapirapuã; Itumbiara; Jataí; Jaupaci; Jesúpolis; Leopoldo de Bulhões; Luziânia; Mambaí; Marzagão; Mairipotaba; Nova Crixás; Minaçu; Montes Claros de Goiás; Nova Aurora; Mineiros; Nova Veneza; Ouro Verde de Goiás; Perolândia; Petrolina; Pilar de Goiás; Pontalina; Santa Terezinha de Goiás; Rubiataba; Santa Rita do Novo Destino; Rio Quente; São Francisco de Goiás; São Patrício; Vianópolis; Silvânia; Trindade; Turvânia; Turvelândia e Senador Canedo.

 Solenidade de Encerramento do II Concurso: realizada dia 18 de outubro do corrente ano, na Escola de Circo Lahetô, nesta Capital, contou com a participação dos alunos participantes do Concurso e integrantes do Conselho Tutelar e/ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente dos seguintes municípios:

 Águas Lindas de Goiás; Água Fria de Goiás; Alto Horizonte; Alvorada do Norte; Amaralina; Anápolis; Americano do Brasil; Araçu; Arenópolis; Aurilândia; Bela Vista de Goiás; Bom Jardim de Goiás; Caiapônia; Caldas Novas; Campo Limpo de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Corumbá de Goiás; Cristalina; Formoso; Gameleira; Hidrolândia; Israelândia; Itauçu; Itapirapuã; Itumbiara; Jataí; Jaupaci; Jesúpolis; Leopoldo de Bulhões; Luziânia; Mambaí;

(24)

Marzagão; Mairipotaba; Nova Crixás; Minaçu; Montes Claros de Goiás; Nova Aurora; Mineiros; Nova Veneza; Ouro Verde de Goiás; Perolândia; Petrolina; Pilar de Goiás; Pontalina; Santa Terezinha de Goiás; Rubiataba; Santa Rita do Novo Destino; Rio Quente; São Francisco de Goiás; São Patrício; Vianópolis; Silvânia; Trindade; Turvânia; Turvelândia e Senador Canedo.

 Premiação e participantes do II Concurso de Linguagem Expressiva: realizada dia 18 de outubro do corrente ano, na Escola de Circo Lahetô, nesta Capital, contou com a participação dos alunos participantes do Concurso e integrantes do Conselho Tutelar e/ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente dos seguintes municípios:

1º Lugar: 02 diárias para hospedagem em Caldas Novas – (com direito a

03 acompanhantes)

Aluno: Nélio Teixeira de Oliveira Filho

Escola Municipal Manoel Garcez Bueno – 9º ano Município: Anicuns

2º Lugar: Notebook

Aluno: Gabriel Nunes Fernandes Escola Estadual Dr. J. F.F. – 7º ano Município: Guapó

3º Lugar: Poupança no valor de R$1.000,00(um mil reais)

Aluna: Anna Luizza Ferreira Silva

Escola Estadual Dr. Ary Ribeiro Valadão Filho – 9º ano Município: Itaguaru

4º Lugar: Tablet

Aluno: Matteus Silva Mafei

Escola Estadual Hermógenes Coelho – 6º ano Município: Araçu

(25)

5º Lugar: Celular

Aluno: Amanda Lorena R. Cardoso

Escola Estadual Professor Alfredo Nasser – 8º ano Município: Avelinópolis

O Conselho Tutelar do município que teve aluno selecionado para uma das premiações da Final Estadual, foi contemplado com R$1.000,00 (um mil reais).

7.)

INICIATIVAS LEGISLATIVAS

Quanto às iniciativas legislativas, a Comissão, por seu Presidente, Deputado Carlos Antonio, apresentou Projetos de Lei, Requerimentos, Emendas Orçamentárias e Sessões Especiais, adiante descritas:

 Projeto de Lei

estabelecendo a obrigatoriedade de Notificação

Compulsória nos casos de violência contra criança e adolescente, quando atendidos nos serviços de saúde públicos e privados do Estado de Goiás.

Emenda Parlamentar

à Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO,

inserindo a previsão orçamentária e financeira para a construção, reforma, ampliação e aparelhamento das Sedes dos Conselhos Tutelares, no Programa de Promoção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Emenda Parlamentar

à Lei Orçamentária Anual - LOA,

solicitando recursos para aquisição de veículos para Conselhos Tutelares de municípios goianos.

(26)

Sessão Especial, realizada dia 18 de novembro, no Auditório

Costa Lima do Palácio Alfredo Nasser, em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, com entrega de Placa Comemorativa:

 Foram Homenageados os Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e Adolescente dos seguintes municípios goianos: Abadia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Americano do Brasil, Aparecida de Goiânia, Araçu, Arenópolis, Aurilândia, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Bonópolis, Cachoeira Alta, Caturaí, Ceres, Cezarina, Cristianópolis, Cumari, Damianópolis, Edeia, Gameleira De Goiás, Goianápolis, Goiânia, Hidrolândia, Itaguaru, Itauçu, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jesúpolis, Leopoldo de Bulhões, Mara Rosa, Marzagão, Monte Alegre de Goiás, Montes Claros de Goiás, Morro Agudo de Goiás, Mundo Novo, Mutunópolis, Nova Aurora, Nova Crixás, Nova Veneza, Orizona, Palmeiras, Petrolina de Goiás, Piranhas, Rio Quente, Rio Verde, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Luís de Montes Belos, Senador Canedo, Silvânia, Teresina de Goiás e Vicentinópolis

8.)

PARTICIPAÇÃO

EM

CONFERÊNCIAS,

PALESTRAS,

(27)

A Comissão, por seu Presidente ou representada pelo corpo técnico de sua Secretaria, participou de Cursos, Seminários e Palestras que discutiram assuntos afetos à sua competência:

Seminário Internacional: Infância e Comunicação

 Realizado em Brasília, de dias 06 a 08 de março, por iniciativa da ANDI - Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e do Ministério de Justiça, o Seminário reuniu representantes de vários países (África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Peru, Portugal, Reino Unido, Tunísia e Uruguai) para discutir sobre a influência dos meios de comunicação na sociedade em especial na formação de crianças e adolescentes.

 Foram apresentados os modelos e legislações vigentes de regulamentação e classificação indicativa em outros países, com vistas à construção de um modelo para o Brasil.

 A proposta do Seminário é a construção, no Brasil, de um modelo que tenha por princípio o respeito aos direitos das crianças e adolescentes, mais vulneráveis à influência da mídia por estarem em formação de sua identidade subjetiva.

 Reunião da Frente Parlamentar de Mobilização

Nacional Pró-Criança e Adolescente, realizada dia 22 de maio,

em Recife-PE, para tratar das questões afetas à unificação de

ações, visando a implementação e efetivação de políticas

públicas direcionadas à garantia dos direitos de crianças e

adolescentes:

 Durante os Eventos Simultâneos da XVII Conferência Nacional da UNALE, foi realizada Audiência da Frente Parlamentar de

(28)

Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente, que tem a Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás na Presidência.

 Nesta Audiência foi aprovado o Planejamento de ações e estratégias da Frente e o Planejamento do próximo Seminário da Frente Parlamentar, que será realizado em Boa Vista-RR, no mês de agosto.

 Participaram representantes dos Estados: Goiás, Amapá; Ceará; Pernambuco; Rio Grande do Norte; Roraima e Sergipe. O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco também participou, representado pela Conselheira Rosa Barros.

Seminário sobre a garantia e proteção de crianças e

adolescentes, frente ao modelo brasileiro de classificação

indicativa:

 Realizado em Goiânia dia 28 de maio, por iniciativa da Escola de Conselhos, em parceria com a PUC-GO, o Presidente da Comissão, Deputado Carlos Antonio, participou como Debatedor, juntamente com representantes do CAO da Infância e Juventude do Ministério Público de Goiás, do Conselho Regional de Psicologia, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Goiás e o Conselho Municipal dos Direitos da criança e adolescente de Goiânia.

9.)

PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DA SOCIEDADE CIVIL

ORGANIZADA:

A Comissão, representada por seus membros e pelo corpo técnico de sua Secretaria, participou de campanhas, atividades comemorativas ou de mobilização referentes a temas afetos à criança e ao adolescente, quais sejam:

(29)

Participação na Comissão Permanente de Direito à

Convivência Familiar e Comunitária do Conselho Estadual dos

Direitos da Criança e do Adolescente:

 Representando o Poder Legislativo, a Comissão da Criança e Adolescente foi nomeada Membro da Comissão Permanente de Direito à Convivência Familiar e Comunitária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás.

 A Comissão é também composta pelo CAO Infância e Juventude do Ministério Público, a Delegacia de Proteção á Criança e ao Adolescente e pelas entidades que compõem o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente. O grupo de trabalho que compõe a Comissão de Convivência Familiar foi criado para atender aos seguintes objetivos: Coordenar e planejar a implantação do “Plano de Convivência Familiar” no Estado; Tratar de programas e projetos governamentais afetos à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes; Divulgar Relatórios elaborados pelo Tribunal de Justiça e MDS sobre as instituições de abrigamento no Estado; Apresentar propostas, projetos e programas voltados à solução dos problemas afetos às instituições de abrigamento.

Participação na Comissão de Enfrentamento à Proposta

de Redução da Maioridade Penal:

 Representando o Poder Legislativo, a Comissão da Criança e Adolescente foi nomeada Membro da Comissão Enfrentamento à Proposta de Redução da Maioridade Penal, formada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás. A Comissão tem o objetivo de construir ações de enfrentamento à proposta de redução da maioridade penal, com vistas a difundir, na sociedade as consequências danosas dessa propositura.

(30)

 Integram essa Comissão: o Poder Judiciário, representado pela Vara de Infância e Juventude de Goiânia; o Ministério Público; OAB/GO.; Grupo Salesiano de Goiás; e demais entidades que compõem o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás.

Inauguração da Sede do Conselho Tutelar de Aporé:

 Dia 25 de abril, a Comissão, representada pelo corpo técnico de sua Secretaria, participou da Solenidade de Inauguração da Sede do Conselho Tutelar de Aporé.

Posse dos Conselheiros Tutelares de Senador Canedo:

 Dia 06 de março, a Comissão, representada pelo corpo técnico de sua Secretaria, participou da Solenidade de Posse dos Conselhos Tutelares de Senador Canedo.

Posse dos Conselheiros Tutelares de Aparecida de

Goiânia:

 Dia 22 de maio, a Comissão, representada pelo corpo técnico de sua Secretaria, participou da Solenidade de Posse dos Conselhos Tutelares de Senador Canedo.

(31)

CONCLUSÃO:

Avaliamos que este ano foi muito produtivo, pois reafirmou os avanços e conquistas alcançadas para as questões que a Comissão elegeu como foco principal de suas atividades.

A importância da atuação do Conselho Tutelar nos municípios já começa a ter o reconhecimento da sociedade e das instituições oficiais, o que leva à consciência da necessidade de melhorar a estrutura de atendimento e de suas condições de trabalho.

Muitas conquistas podem ser comemoradas, entre elas o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos nas ações de conscientização da necessidade do bom funcionamento do sistema de garantias, o que leva ao fortalecimento da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente.

Nesse sentido, foi realizado no dia 02 de julho o II Seminário Legislativo, que trouxe discussão que envolveram os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Câmaras Municipais e Secretarias de Assistência Social, com o objetivo de proporcionar a capacitação e o fortalecimento dessa Rede.

Com relação à estruturação dos Conselhos Tutelares, foram grandes os avanços e conquistas que demonstram a efetivação do trabalho desenvolvido. Dentre elas a entrega de Kits Conselho Tutelar para municípios do Entorno, doados pelo Governo Federal e a doação de veículos, pelo Governo do Estado de Goiás, além da destinação de recursos para a construção de Sede para Conselhos Tutelares de setenta municípios, indicados pelo Deputado Carlos Antonio.

A Comissão da Criança e Adolescente continuará sua atuação, firme em seu compromisso de cumprir fielmente as funções que lhe cabe, em razão de sua competência regimental, ciente de que muito trabalho ainda deverá ser desenvolvido para ver implantado o futuro de dignidade e respeito que queremos para nossos jovens.

(32)

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO

Membros Titulares:

Deputado CARLOS ANTÔNIO – Presidente

Deputado GRACILENE BATISTA – Vice-Presidente

Deputada SÔNIA CHAVES

Deputado DANIEL VILELA

Deputada ISAURA LEMOS

Deputado ADEMIR MENEZES

Deputado HUMBERTO AIDAR

Membros Suplentes:

Deputado SIMEYSON SILVEIRA

Deputado TALLES BARRETO

Deputado TÚLIO ISAC

Deputado SAMUEL BELCHIOR

Deputado ELIAS JÚNIOR

Deputado CLÁUDIO MEIRELLES

(33)

SERVIDORES DA SECRETARIA DA COMISSÃO:

Sidali Maria Nogueira

Pesquisadora Legislativa e Secretária da Comissão

Amaurina Felisberto de Assunção

Pesquisadora Legislativa

Pedro Henrique Jayme Oliveira

Estagiário

Coordenação deste Relatório

Sidali Maria Nogueira Secretária da Comissão

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

A expressão “não carecem de intervenção notarial”, com o significado que ela possui no direito em geral e, em particular, no direito notarial (artigo 127º, nº 1

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-