• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS DA SUINOCULTURA: A EXPERIÊNCIA DE BRAÇO DO NORTE, SC BRASIL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS DA SUINOCULTURA: A EXPERIÊNCIA DE BRAÇO DO NORTE, SC BRASIL."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EXPERIÊNCIA DE BRAÇO DO NORTE, SC – BRASIL.

Lavínia Bomsucesso

Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Católica de Salvador – 1999), Mestranda em Engenharia Ambiental (Universidade Federal da Santa Catarina - PPGEA).

Daniel José da Silva

Engenheiro Civil (Universidade Federal da Santa Catarina - 1976), Especialista em Hidrologia (Instituto de Hidrologia de Madrid, Espanha -1978), Aperfeiçoamento em Manejo de Bacias Hidrográficas (CIDIAT, Mérida, Venezuela -1984), Especialista em Recursos Hídricos e Hidrologia (IPH/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 1986), Mestre em Sociologia Política (Universidade Federal de Santa Catarina - 1991) e Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal da Santa Catarina – 1998 - PPGEA).

Roseane Palavizini

Arquiteta Urbanista (Universidade Federal da Bahia - 1990), Especialista em Planejamento Municipal de Gestão Urbana (Universidade Federal da Bahia - 1993), Especialista em Gestão Ambiental e Educação Ambiental (Universidade Católica de Salvador - 1995), Mestre em Urbanismo (Universidade Federal da Bahia - 1998), Doutoranda em Engenharia Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEA)

Heloise Cristine Schatzmann

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina - ENS), bolsista CNPq.

Paulo Belli Filho

Engenheiro Sanitarista (Universidade Federal da Santa Catarina - 1982), Mestre em Hidráulica e Saneamento (Escola da Engenharia de São de Carlos - USP), Doutor em Engenharia Ambiental (Université de Rennes, França - 1995).

Autor referencial para correspondência entre AIDIS e demais autores: Paulo Belli Filho

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Tecnológico CTC - Campus Universitário Trindade - Florianópolis - SC CEP 88040-970 e-mail: belli@ens.ufsc.br

Tema do Trabalho: X - Educación Ambiental y Capacitación / Participación Ciudadana Modalidade de Apresentação: Oral

Número de Registro: X – Bomsucesso – Brasil - 1

(2)

2

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA E

AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS DA SUINOCULTURA:

A EXPERIÊNCIA DE BRAÇO DO NORTE, SC – BRASIL.

INTRODUÇÃO

Diante da gravidade do impacto ambiental causado pela suinocultura nos vários municípios do Estado de Santa Catarina/Brasil, cujo reflexo maior é a contaminação dos solos e das águas superficiais e subterrâneas, e pela baixa qualidade ambiental apresentada em todas as regiões que esta atividade é desenvolvida, expressa no mapa de abrangência da suinocultura no Estado.

Com objetivo de validar um conjunto de tecnologias para a problemática da atividade, surge o Projeto Piloto Gestão de Resíduos da Suinocultura com Enfoque na Eficiência do Uso Integrado da Água CT-Hidro/CNPq/UFSC. Este que acontece em duas sub-bacias do Município de Braço do Norte/SC. Dentro deste Projeto existe o Componente de Educação Sanitária e Ambiental, que nasceu da consciência de que somente a implementação de obras de tecnologia de saneamento são insuficientes para a transformação social que os novos tempos impõe. Vale ressaltar que o problema sanitário e ambiental da suinocultura poderá ser resolvido por meio de ações políticas e com o envolvimento das famílias suinocultoras num processo de um processo cognitivo permanente. Pois a sustentabilidade requer aprendizagem e novas idéias.

(3)

Segundo Censo realizado pelo IBGE no ano de 2000, o Município de Braço do Norte possui um rebanho de 153.625 animais, o que a torna, a segunda maior concentração de suínos por Km2 do mundo (792 suínos/Km2), perdendo apenas para a região da Bretanha na França (500 suínos/km2). A bacia hidrográfica do rio Cachoeirinhas, neste município, possui uma área de 30,58 km2. Nela habitam 250 famílias, sendo que 50 dessas famílias são produtoras de suínos em escala de médio e grande porte. Esta bacia situada no Sul do Estado de Santa Catarina possui a maior concentração espacial do rebanho de suínos da região. O potencial poluente relativo a esta atividade só neste Estado é equivalente a 25 milhões de habitantes, e está mais concentrado nas regiões oeste e sul do estado. A bacia hidrográfica nesse projeto é a unidade legal de planejamento e gerenciamento utilizada para construir entre os participantes a idéia de espaço de cruzamento das várias dimensões de complexidade. Esta unidade ecogeofisiográfica foi trabalhada pedagogicamente objetivando a compreensão desde os fenômenos da natureza, à realidade social das comunidades.

O Projeto Piloto Gestão de Resíduos da Suinocultura com Enfoque na Eficiência do Uso Integrado da Água CT-Hidro/CNPq/UFSC, além das inovações tecnológicas na área de tratamento dos dejetos da suinocultura apresenta também o Componente de Educação Sanitária e Ambiental. Neste sentido, considera-se fundamental a qualificação das comunidades de bacias e dos representantes dos setores público e privado para construção de conceitos de ecologia e saneamento, bem como a formulação de estratégias fundamentais de sustentabilidade para a bacia hidrográfica.

As atividades do Componente de Educação Sanitária e Ambiental deste Projeto iniciaram com um processo de mobilização intenso na comunidade. Em paralelo foram desenvolvidos os estudos preliminares para a implementação das obras tecnológicas nas propriedades escolhidas. Após 10 meses de mobilização e articulação dos pesquisadores com as lideranças locais, foi realizada uma oficina de 40 horas que contou com a presença de 42 pessoas, entre eles: membros da comunidade, representantes dos setores público e privado, produtores rurais, técnicos, estudantes, professores, ambientalistas, gestores públicos, pesquisadores e membros de organizações não-governamentais. O objetivo desta oficina foi sensibilizar e capacitar os participantes para a necessidade de proporcionar a construção do conhecimento da tecnologia proposta pelo projeto. Partindo deste pretende-se promover a idéia de saneamento para suinocultura, e a formulação estratégias e ações para gerenciamento

(4)

4

Assim, o componente de Educação Sanitária e Ambiental deste Projeto visou atender uma nova demanda da Engenharia. Está comprovado que para a eficiência das obras tecnológicas de engenharia é necessário construir com as pessoas que estão sendo beneficiadas novas palavras e conceitos de sustentabilidade, com vistas a empoderá-las para a gestão ambiental local e alcançar a eficácia dos projetos tecnológicos.

Palavras-chave: educação sanitária e ambiental, tecnologia de saneamento, suinocultura.

OBJETIVOS:

O Componente de Educação Sanitária e Ambiental teve como objetivos: promover a sensibilização dos participantes da Oficina de Educação Sanitária e Ambiental do Projeto para o religare deles com a natureza da Bacia, a capacitação em conceitos ecológicos e tecnológicos necessários à sustentabilidade e a qualificação dos mesmos para à formulação de estratégias e ações para o gerenciamento sustentável da bacia.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada neste trabalho se fundamenta no Modelo Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável – PEDS. Esta metodologia é constituída por três grandes Núcleos: Sensibilização, Capacitação e Gerenciamento, além de estar apoiada no tripé teórico, composto pela Teoria da Autopoiésis, Complexidade e Transdisciplinaridade. A Teoria da Autopoiésis trabalha com a idéia da relação unidade e ambiente. De acordo com essa teoria, todo vivo aprende com o seu operar, num processo cognitivo indissociado do seu ambiente. A teoria da Complexidade é a base epistemológica da Teoria da Transdisciplinaridade. Nesta teoria está expresso a idéia de níveis de realidade e dimensões de complexidade. E por fim a Teoria da Transdisciplinaridade, esta que tem base na abertura, na tolerância e no rigor e propõe o diálogo entre os diversos saberes e sagrados para a construção do coletivo.

O Núcleo de Sensibilização parte do emocionar como condição fundamental para proporcionar a idéia de religare do humano com o universo, facilitando o trabalho cooperativo e solidário entre as pessoas. Neste Núcleo, por meio de dinâmicas de grupo, trabalha-se a inserção dos participantes em três diferentes abordagens: a cooperativa, a estética e a cognitiva. Cada dinâmica cognitiva visa provocar o emocionar pessoal e coletivo entre os participantes para a construção de um ambiente propicio no pensar das novas idéias para os velhos problemas da suinocultura, ampliando desta forma a rede neurológica dos participantes.

No Núcleo de Capacitação são trabalhadas três metodologias qualificadoras do processo de apreensão cognitiva: a pedagógica, a histórica e a estratégica. A Metodologia Pedagógica com sua característica construtivista busca qualificar cognitivamente os participantes na construção coletiva de conceitos operativos e específicos relativos à ecologia e a tecnologia de saneamento a partir do saber de cada um. A Metodologia Histórica apresenta um suporte filosófico para compreensão dos processos de intervenção humana no ambiente ao longo das sucessivas eras civilizatórias.

A Metodologia Estratégica permite os participantes realizarem a análise do ambiente organizacional, listando os pontos fortes e fracos do ambiente interno e as ameaças e oportunidades do ambiente externo. Neste Núcleo o participante é levado a pensar de forma dialógica, ou seja, usando os dois lados do cérebro, o racional e o emocional. Os participantes munidos com seus valores pessoais e civilizatórios, constroem a missão, etapa de alta intensidade na atividade, pois é o momento em que o grupo cria identidade e distinção perante aos demais grupos existentes no município e região. O conceito da missão revela o objetivo maior da capacitação, pois visa funcionar como um farol que ilumina as ações do grupo formador, em relação a solução dos problemas da bacia hidrográfica que ocupa.

(5)

O Núcleo de Gerenciamento visa construir as estratégias e ações relativas a recuperação ambiental da bacia formuladas pelos próprios participantes. Este Núcleo possui em seu conjunto três estratégias que atendem a consecução da missão. A Estratégia Pedagógica visa implementar um processo permanente de formação e capacitação da comunidade; a Estratégia Autonomista, busca mecanismos de sustentação do grupo e prospecção das parcerias para a realização e continuidade das ações; e a Estratégia Informacional, objetiva construir uma rede física e virtual entre os multiplicadores e a comunidade em geral para disseminação das informações.

O Modelo PEDS possui uma estrutura cognitiva de construção de conhecimento que permeia todas as atividades visando o empoderamento dos participantes para a leitura complexa da realidade, favorecendo o desenvolvimento de uma relação solidária e amorosa entre os seres humanos e destes com a natureza, além de contribuir de forma estruturante com a vertente humanista de uma engenharia que tenta oferecer soluções para os grandes problemas do viver humano em sociedade.

RESULTADOS:

Podemos destacar a relevância deste trabalho de Educação Sanitária e Ambiental para a Engenharia pela qualidade dos resultados obtidos. As 42 pessoas que participaram da Oficina de Formação e Capacitação do Projeto foram capacitadas em conceitos operativos, relativos à dimensão ecológica, e específicos, relativos à área de saneamento ambiental. Destacando a construção do conceito de Gerenciamento da Água, embasado na Lei Federal No 9.433 de 08 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Esta lei foi trabalhada pela necessidade de proporcionar aos participantes um maior conhecimento a cerca do marco legal que regula o planejamento de uma atividade dentro da unidade legal de planejamento bacia hidrográfica. A suinocultura é justamente em uma atividade que cresceu dissociada da idéia de capacidade de suporte e sem planejamento ambiental e hoje requer soluções sustentáveis que levem em consideração a bacia, e não mais soluções individuais.

Conhecer a proposição da tecnologia de saneamento proposta pelo Projeto também levou aos participantes a pensar na relação entre a dimensão econômica da atividade e o impacto desta na ecologia da bacia. Na seqüência dos resultados, destacamos também as estratégias e ações de sustentabilidade formuladas pelos participantes da oficina, que revelam o desejo de preservação ambiental da Bacia do Rio Cachoeirinhas/SC. Ao final da Oficina, foi formulado um documento síntese, intitulado Carta de Declaração de Intenções da Comunidade da Bacia do Rio Cachoeirinhas, onde reúne a missão do grupo, as estratégias e ações e o nome de todos os participantes e organizações as quais representam. A Carta de Declaração de Intenções é um instrumento de empoderamento da comunidade que possibilita a articulação desta com os órgãos decisórios e agências de financiamento para a implementação das ações, bem como a inserção da comunidade no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, o qual a bacia está inserida.

O Núcleo de Gerenciamento, iniciado dois meses após a realização da Oficina, teve como objetivo fortalecer a comunidade para a implementação das ações propostas na Carta de intenções, promovendo encontros com a comunidade, abordando temas por ela selecionados. Foram realizados quatro encontros: 1) qualidade da água; 2) o papel da educação na agricultura familiar; 3) termo de ajuste de conduta para a suinocultura; e 4) tecnologias de saneamento ambiental. Os materiais pedagógicos elaborados para os encontros, assim como todos os materiais produzidos pelo projeto estão disponibilizados no site elaborado durante os trabalhos: www.suinoseambiente.ufsc.br. Nos encontros do núcleo de gerenciamento houve o intercâmbio de informações entre técnicos, professores e comunidade.

(6)

6

suinocultura e que percebem a relação fundamental entre a educação e os projetos tecnológicos de saneamento ambiental. A construção permanente deste espaço visa ampliar a reflexão sobre a relação de interdependência entre a saúde pessoal e a social, com a saúde da natureza.

CONCLUSÕES:

Podemos valorizar a iniciativa do Projeto Gestão dos Resíduos da Suinocultura pela característica pioneira das proposições tecnológicas, mesmo que a solução proposta não considere o plano de manejo dos dejetos da bacia. Estas obras visam implementar estações de tratamento dos resíduos da suinocultura com capacidade de aproveitamento do resíduo, desde a geração de biogás até o reuso da água, diminuindo dessa forma o consumo de água potável. Esta obra é fruto de anos de pesquisa de vários professores e técnicos de algumas das mais reconhecidas instituições de pesquisa e apoiada também pelo ministério do meio ambiente. O Modelo PEDS utilizada no Componente de Educação Sanitária e Ambiental mostrou as vantagens pedagógicas da aplicação de uma metodologia de pesquisa, que além da formulação de projetos e ações na comunidade, possibilita uma reflexão acerca da efetividade da implantação de uma tecnologia de saneamento descontextualizada a realidade das comunidades de bacia. Ou seja, a concepção transdisciplinar desde a fase inicial do Projeto só favoreceria ao amadurecimento científico e a uma pesquisa estratégica comprometida com a sustentabilidade da bacia hidrográfica.

Destacamos a relevância do Componente de Educação Sanitária e Ambiental deste Projeto, pelo reconhecimento do quão fundamental é a capacitação e a qualificação das pessoas para a transformação da realidade. Por fim, ressaltamos que estas ações visam apoiar o desenvolvimento social e a organização comunitária, refletindo formas de viver sustentável, mostrando que qualidade de vida e natureza são além de compatíveis, necessariamente interdependentes. A educação ambiental, com o compromisso do empoderamento social para um viver sustentável se revela como uma ação essencial para reversão da degradação ambiental. Podemos dizer que quando todo o processo de capacitação realizado se encerra, o trabalho autonomista de construção de um outro mundo possível começa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELLI, F. P.; COSTA, R. H. R.; SOARES, S. R.; CASTILHOS, JR., A. B.; PERDOMO, C. C. Tecnologias para o Tratamento de Dejetos de Suínos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. V. 5, n° 1, 166-171. 2001.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

SILVA, D. J. Uma Abordagem Cognitiva ao Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC. Florianópolis, 1998.

SILVA, Daniel José da. O Paradigma Transdisciplinar: uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. In PHILIPPI JR, Arlindo, Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000.

Referências

Documentos relacionados

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Figure 6.4 shows the results of using different hash functions in the ISB scheme and the impact of the hash functions presented in Section 5.2.1 on the usage of local (on-chip)

Dentre eles, vale mencionar i o artigo 7º, parágrafo 2º, que dispõe que o administrador judicial fará publicar edital contendo a relação de credores, indicando o local, o horário e

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

Com base nos dados levantados por esta pesquisa, demonstra-se que as usinas A, B, C e D, possuem os requisitos necessários para a competitividade sustentável e, que

De acordo com a legislação portuguesa, estão sujeitos a receita médica os medicamentos que possam constituir um risco para a saúde do doente, direta ou

A mesma autora (p.28) refere que: “A autonomia profissional decorre do reconhecimento por parte da sociedade de que a enfermagem enquanto disciplina e profissão coloca o utente