• Nenhum resultado encontrado

Médico I Ultrassonografista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Médico I Ultrassonografista"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Médico I – Ultrassonografista PORTUGUÊS

1) Assinale a alternativa que contém uma oração com predicado verbo-nominal:

a) Seu bebê é fofo demais!

b) Aquele casal comprou um novo apartamento. c) As crianças estavam tranquilas hoje.

d) O Rio de Janeiro continua lindo, como sempre. e) Chegamos atrasados ao teatro.

2) O vocábulo “meio(s)” é usado como advérbio na oração:

a) Não existem meios termos! b) Você comeu meio pão sozinho! c) “Os fins justificam os meios.” d) João está meio abatido desde cedo. e) Saia do meio do caminho, por favor.

3) A alternativa que contém substantivos que não variam suas formas no singular e no plural é:

a) Revés, pires, lápis. b) Atlas, oásis, ônibus. c) Óculos, país, português. d) Tórax, retrós, férias.

e) Condolências, copas (naipe), ananás. 4) Há locução interjetiva na alternativa:

a) Valha-me Deus! Nunca mais volto naquele lugar! b) Puxa... você não reconhece o esforço que faço! c) Ufa! Não via a hora de terminar este trabalho. d) Bravo! Adorei esse show!

e) Basta! Não quero mais falar sobre isso.

5) Das alternativas abaixo, apenas uma apresenta um caso de metáfora em sua modalidade conhecida por símbolo. Trata-se da alternativa:

a) Aquela moça continua calada como um túmulo. b) Sua voz é um rio cristalino.

c) Ana está branca como neve.

d) Por respeito ao falecido marido, passou a usar preto. e) As paredes têm ouvidos.

6) Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão adequadamente acentuadas, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico:

a) Juíz, juízo, água. b) Série, país, ruím. c) Açúcar, córtex, órfã. d) Heróico, papéis, idéia. e) Baú, feiúra, mágoa.

7) O emprego da crase é facultativo na oração da alternativa:

a) Fumar é prejudicial à saúde. b) Contei à Beatriz o final do livro. c) Saiu às pressas, sem avisar. d) Adoro arroz à grega.

e) Vire à direita e você verá o prédio que procura. O texto a seguir se refere às questões de 8 a 11. Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo

a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

(COLASANTI, Marina. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996)

8) No texto, a autora, no geral:

a) Faz um desabafo sobre viver em um mundo no qual somos dominados pelo consumo, pelo artificialismo e pela superficialidade das relações.

b) Mostra seu entusiasmo por ter uma vida tão agitada. c) Sente remorso, em relação às pessoas de menor poder aquisitivo, por não ter uma vida mais calma e mais modesta.

d) Ignora os problemas advindos da industrialização e do crescimento urbano.

e) Preocupa-se com o meio ambiente.

9) O verbo “acostumar-se”, no texto, pode ser entendido como:

a) Alegrar-se. b) Acometer-se.

(3)

c) Assustar-se. d) Conformar-se. e) Acalmar-se.

10) “Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia” significa que:

a) As pessoas não deveriam se importar tanto com seus problemas.

b) As pessoas deveriam ser mais críticas e ter uma postura menos resignada diante da vida.

c) A autora reprova a si mesma por ser muito ocupada. d) A autora não se importa com o que os outros pensam. e) As pessoas deveriam dar mais valor ao trabalho e ao que têm.

11) “A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro [...].” A repetição intencional da conjunção e é uma figura de linguagem conhecida como:

a) Assonância. b) Assíndeto. c) Parassíntese. d) Polissíndeto. e) Silepse.

12) Assinale a alternativa na qual o tempo presente do verbo tem ideia de futuro:

a) Estudo com a prima do meu namorado. b) Antônio anda até seu trabalho todos os dias. c) Você gosta de bolo de cenoura?

d) Somos um casal muito feliz. e) Vejo isso para você já, já.

13) Os adjetivos correspondentes às locuções adjetivas “de calor”, “de dedo”, “de garganta” e “de ilha” são, respectivamente:

a) Calorífero, dedal, gargantal e ilhado. b) Térmico, digital, gutural e insulano. c) Térmico, dedural, gargânteo e ilhéu. d) Calorífero, digital, gutural e ilhado. e) Térmico, dedal, gargantal e insular.

14) A alternativa na qual há particípio adjetivado é: a) Você já havia visto algo assim?

b) Este bolo foi feito com muito carinho. c) Foi morto num tiroteio com a polícia. d) João só dorme com as luzes acesas. e) Tinha terminado o serviço a tempo. 15) Observe as sentenças:

___ sabia ele que estava sendo vigiado. Que menino mais ___-educado!

Fazer o ___ ao próximo não vale a pena. De todos os ___, este é o menor!

A alternativa que completa adequadamente as lacunas é: a) Mau, mal, mau, males.

b) Mal, mau, mau, maus. c) Mal, mal, mal, males. d) Mau, mau, mal, mals. e) Mal, mal, mal, maus.

MATEMÁTICA 16) Observe os seguintes números: I. 1,212121...

II. 0,111213... III. 3,14. IV. √4

Assinale a alternativa que identifica apenas os números racionais: a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) II e IV e) III e IV 17) Observando o número (-1,11571257135716…), é correto garantir que ele pertence ao conjunto:

a) R b) I c) Q d) Z e) N

18) O décimo quinto termo da progressão geométrica (32, 27, 22, ...) é dado por: a) 102. b) 97. c) -28. d) -33. e) -38.

19) A medida correspondente ao lado de uma cerâmica é igual a 8,4 decímetros, então, sabendo que para cobrir certo espaço serão utilizados 16 ladrilhos enfileirados lado a lado, a medida do espaço preenchido pelos ladrilhos, será em milímetros, equivalente a:

a) 134,4 mm. b) 1344 mm. c) 13.440 mm. d) 134.400 mm. e) 1.344.000 mm.

20) Um carro trafega em uma rodovia passando por um perímetro urbano a 72 km/h, sem perceber que excedia o limite de velocidade permitida. A velocidade do carro convertida em metros por segundo equivale a:

a) 20 m/s. b) 26 m/s. c) 32 m/s. d) 36 m/s. e) 42 m/s. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) O processo do cuidado integral à saúde é missão básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da Estratégia Saúde da Família. Ele envolve a promoção da saúde, a redução de risco ou manutenção de baixo risco, a detecção precoce e o rastreamento de doenças, assim como o tratamento e a reabilitação. Os níveis de prevenção inter-relacionam atividade médica e saúde pública. No âmbito dos níveis de prevenção, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I - Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica.

II - Prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico, no indivíduo ou na população, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo.

(4)

III - Prevenção terciária de acordo com o dicionário da WONCA3 é a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticas e/ou terapêuticas, excessivas para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.

IV - Prevenção quaternária é a ação implementada para reduzir em um indivíduo ou população os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação.

a) Apenas I e II estão corretas. b) Apenas II e IV estão corretas. c) Apenas III e IV estão corretas. d) Apenas I e IV estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

22) A Lei 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Sobre essa lei, analise as assertivas e marque a alternativa correta.

I - O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com a seguinte instância colegiada: o Conselho de Saúde.

II - O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

III - A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências não será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

IV - O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

a) Apenas I e IV estão corretas. b) Apenas II, III e IV estão corretas. c) Apenas II e IV estão corretas. d) Apenas II e III estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

23) Ainda sobre a Lei 8.142/90, os recursos do Fundo Nacional de Saúde serão alocados.

I - Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.

II - Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.

III - Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.

IV - Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

De acordo com o enunciado acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e III estão corretas. b) Apenas II e IV estão corretas. c) Apenas I e IV estão corretas. d) Apenas II e III estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

24) Considerando a Lei 8.080/90, da Organização, da Direção e da Gestão, marque a alternativa incorreta.

a) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde-SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente. b) Os Municípios não poderão constituir consórcios para desenvolver, em conjunto, as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

c) Aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais o princípio da direção única e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância

d) No nível municipal, o Sistema Único de Saúde-SUS poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.

e) Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil.

25) Ainda sobre a Lei 8.080/90, a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

I - alimentação e nutrição. II - saneamento e meio ambiente.

III - Vigilância Sanitária e farmacoepidemiologia. IV - recursos humanos; ciência e tecnologia. V - saúde do trabalhador.

De acordo com o enunciado acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas II, III e V estão corretas. b) Apenas I, II e IV estão corretas. c) Apenas IV está correta.

d) Todas as alternativas estão corretas. e) Todas as alternativas estão incorretas.

26) A NOAS-SUS 01/02 resulta do contínuo movimento de pactuação entre os três níveis de gestão, visando o aprimoramento do Sistema Único de Saúde. O plano Diretor de regionalização deverá ser elaborado nas perspectivas de garantir:

I - O acesso dos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados.

II - Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas de alta prevalência.

III - Suprimento/dispensação dos medicamentos da Farmácia Básica.

IV - O acesso de todos os cidadãos aos serviços necessários à resolução de seus problemas de saúde, em qualquer nível de atenção, diretamente ou mediante o estabelecimento de compromissos entre gestores para o atendimento de referências intermunicipais.

De acordo com o enunciado acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Apenas II, III e IV estão corretas. c) Apenas III está correta.

d) Apenas I, III e IV estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas. 27) O Decreto 7.508/11 regulamenta qual Lei? a) Portaria 2.488 de 21 de outubro de 2011. b) Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990. c) Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. d) Portaria 205 de 17 de fevereiro de 2016. e) Nenhuma das alternativas.

28) De acordo com o decreto 7.508/11, as Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas

(5)

na Comissão Intergestores Tripartite – CIT. Para ser instituída a Região de Saúde deve conter no mínimo algumas ações e serviços, exceto:

a) Atenção primária. b) Urgência e emergência.

c) Atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar.

d) Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.

e) Vigilância em saúde.

29) Considerando o decreto 7.508/11, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. O acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica pressupõe, cumulativamente.

I - Estar o usuário assistido por ações e serviços de saúde do SUS.

II - Ter o medicamento sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS. III - Estar a prescrição em conformidade com a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos.

IV - Ter a dispensação ocorrido em unidades indicadas pela direção do SUS.

V - Os entes federativos não poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica.

De acordo com o enunciado acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II, III estão corretas. b) Apenas I, II e IV estão corretas. c) Apenas I, III e IV estão corretas. d) Apenas I, II, III e IV estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

30) Considerando o caderno de atenção básica – Acolhimento a demanda espontânea volume II, torna-se necessário a reflexão sobre o acesso da população aos serviços de saúde de atenção básica e os possíveis fatores que possam favorecer ou dificultar a entrada do usuário no sistema de saúde. Analise as assertivas e marque a alternativa correta.

I - Número de usuários por equipe. II - Organização da demanda espontânea. III - Horários e dias de atendimento.

IV - Infraestrutura adequada para o atendimento. V - Localização do estabelecimento.

a) Apenas I, II, III e IV estão corretas. b) Apenas I, III e V estão corretas. c) Apenas II, III e V estão corretas. d) Apenas II, IV e V estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

31) O Pacto pela Saúde em 2006 – Consolidação do Sistema Único de Saúde, publicado na Portaria/GM nº 399, de 22 de fevereiro de 2006, contempla o Pacto firmado entre os gestores do SUS, em suas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Considerando o Pacto de gestão o financiamento e o fornecimento de medicamentos, produtos e insumos para os Programas Estratégicos são de responsabilidade do Ministério da Saúde e reúne:

I - Controle de Tuberculose e Hanseníase. II - Programa de DST/Aids (anti-retrovirais).

III - Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados. IV - Imunobiológicos.

V - Insulina.

De acordo com o enunciado acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas II, III, IV e V estão corretas. b) Apenas I, II, IV e V estão corretas. c) Apenas II, IV e V estão corretas. d) Apenas I, III e V estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

32) Considerando ainda o Pacto pela saúde 2006, sobre a direção e articulação do SUS é incorreto afirmar: a) A direção do SUS, em cada esfera de governo, é composta pelo órgão setorial do poder executivo e pelo respectivo Conselho de Saúde, nos termos das Leis Nº 8.080/90 e Nº 8.142/1990.

b) A CIT é composta, paritariamente, por representação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), sendo um espaço tripartite para a elaboração de propostas para a implantação e operacionalização do SUS.

c) A CIB, composta igualmente de forma paritária e integrada por representação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Conselho Municipal de Saúde (Cosems) ou órgão equivalente, é a instância privilegiada de negociação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS.

d) A definição sobre o número de membros de cada CIB deve considerar as diferentes situações de cada estado, como número de municípios, número de regiões de saúde, buscando a maior representatividade possível. e) As decisões da CIB e CIT serão tomadas sempre por consenso.

33) Considerando a Portaria 2.488/11 a qual aprova a politica de atenção básica que têm como princípios e diretrizes gerais:

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

( ) Ter território adstrito.

( ) Possibilitar acesso universal e continuo a serviços de saúde de qualidade.

( ) Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre equipes e população. ( ) Coordenar a integralidade em seus vários aspectos. ( ) Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia.

a) F, F, F, F, F. b) V, V, V, V, V. c) V, V, F, F, V. d) F, F, V, V, V. e) V, F, V, F, V.

34) Na. De acordo com a Portaria 2.488/11 que consta as funções da atenção à saúde, marque a alternativa incorreta:

a) Ser base: ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.

b) Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.

c) Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.

d) Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde,

(6)

contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários. e) Coordenar o cuidado: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.

35) Ainda sobre a Portaria 2.488/11, esta preconiza a educação permanente das equipes de atenção básica, sobre esse tema, marque a alternativa correta.

a) Pressuposto importante da educação permanente é o planejamento/programação educativa ascendente, em que, a partir da análise coletiva dos processos de trabalho, identificam-se os nós críticos (de natureza diversa) a serem enfrentados na atenção e/ou na gestão, possibilitando a construção de estratégias contextualizadas que promovam o diálogo entre as políticas gerais e a singularidade dos lugares e das pessoas, estimulando experiências inovadoras na gestão do cuidado e dos serviços de saúde.

b) É importante sintonizar e mediar as ofertas de educação permanente pré-formatadas (cursos, por exemplo) com o momento e contexto das equipes, para que façam mais sentido e tenham, por isso, maior valor de uso e efetividade

c) Reconhecendo o caráter e iniciativa ascendente da educação permanente, é central que cada equipe, cada unidade de saúde e cada município demandem, proponha e desenvolva ações de educação permanente tentando combinar necessidades e possibilidades singulares com ofertas e processos mais gerais de uma política proposta para todas as equipes e para todo o município.

d) A vinculação dos processos de educação permanente a estratégia de apoio institucional pode potencializar enormemente o desenvolvimento de competências de gestão e de cuidado na Atenção Básica.

e) Todas as alternativas estão corretas.

36) Em relação a origem do ultrassom, analise as afirmativas abaixo e asinale a alternativa correta.

I - Em fins da década de 20 e início da década de 30, o ultrassom começou a ser utilizado e uma das primeiras referências de utilização médica foi na equipe de futebol europeia.

II - Na década de 40 o princípio do ultrassom foi aplicado em caráter experimental na medicina diagnóstica na tentativa de se proceder à localização de tumores cerebrais e outras características encefálicas, como a localização de ventrículos por intermédio da análise dos ultrassons transmitidos através do crânio.

III - A década de 50 foi especialmente importante na evolução do ultrassom na medicina diagnóstica, sendo utilizado por vários médicos de renome no processo de ultrassonografia diagnóstica e, neste período o exame era realizado com o paciente sendo colocado dentro de um recipiente com água e deveria ficar imóvel durante o procedimento, que não possuía nenhuma praticidade além das imagens serem de péssima qualidade.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas III está correta. d) Apenas I e II estão corretas.

e) Todas as alternativas estão corretas.

37) A doença de Graves (DOENÇA DE BASEDOW ) ou bócio difuso tóxico é a causa mais comum de tireotoxicose. Ao exame ultrassonográfico observa-se, exceto:

a) Bócio volumoso, discretamente hipoecogênico.

b) Contornos lobulados.

c) Aumento acentuado da vascularização do parênquima, detectado pelo Doppler.

d) Diminuição acentuada da vascularização do parênquima, detectado pelo Doppler.

e) Ecotextura finamente heterogênea.

38) O Aneurisma da veia de Galeno, denominado como uma malformação da veia prosencefálica é uma anomalia intracraniana incomum, porém, é a malformação vascular intracraniana mais comumente identificada intrautero. Sobre o aneurisma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I - Com o aumento da disponibilidade e qualidade da ultrassonografia pré-natal, o diagnóstico é cada vez mais feito no período intrauterino, no terceiro trimestre da gestação.

II - A imagem tipicamente visualizada na ultrassonografia é a dilatação venosa prosencefálica onde aparece como uma estrutura anecoica na linha média posterior e demonstra o fluxo de destaque no exame Doppler. III - Pode-se notar outros achados ultrassonográficos associados a malformação, tais como desenvolvimento de hidropisia fetal ou cardiomegalia fetal.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas III está correta. d) Apenas I e II estão corretas.

e) Todas as alternativas estão corretas.

39) A detecção de anomalias congênitas é uma das metas da assistência pré-natal. A realização da ultrassonografia morfológica fetal de rotina, nas gestantes de baixo risco, aumenta a taxa de detecção das anomalias estruturais. Se tratando das anomalias/patologias que podem ser detectadas ainda intrautero, assinale a alternativa correta.

a) Acrania/anencefalia/exencafalia. b) Cisto de plexo coroide.

c) Cisto aracnoide. d) Espinha bífida.

e) Todas as alternativas estão corretas.

40) Marque a alternativa que melhor se adéqua quanto às características básicas das ondas de ultrassom. a) O comprimento de onda é distância entre dois máximos (ou mínimos) consecutivos.

b) A amplitude revela o comportamento da pressão exercida no meio (expansão ou compressão quando a amplitude é máxima).

c) Período é o tempo gasto para que uma oscilação seja completada. Ele introduz o conceito de frequência que é a taxa de repetições que ocorrem em um intervalo de tempo definido.

d) A velocidade de propagação das ondas é a relação entre o comprimento de onda e o período de oscilação; é constante para um determinado meio.

(7)

Referências

Documentos relacionados

(C) Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS;. (D) Conselhos de Saúde e Conferências

Rede Social - Conselho Local de Acção Social do Município da Figueira da Foz 70 GRÁFICO N.º 12- Total de utentes inscritos por sexo na Unidade de Saúde de Paião. GRÁFICO N.º

sa, Firmino e Cunha. A inovação no jornalismo é, portanto, considerada um fenômeno que incide so- bre vários aspectos do fazer, dos produtos e do con- sumo. Para cada novo

Para isso, devem optar, no prazo determinado, por sua inclusão e a de seus dependentes legais no plano por adesão para assistência médica aos cooperados sem produção na

[r]

MOTOROLA and the Stylized M Logo are registered in the US Patent & Trademark Office.. All other product or service names are the property of their

Com a implementação do sistema de gestão da Qualidade, em 2011, foi introduzido um conjunto de normas e de preocupações nas diferentes áreas da atuação dos SAS/IPL que, contribuem

Exemplo – redução no preço dos defensivos agrícolas e outros insumos pode induzir à expansão da oferta dos produtos agrícolas O aumento no preço da nafta e seus derivados,