• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO. PROCESSO SELETIVO Cursos de Graduação (Bacharelados e Tecnológicos) Modalidade EAD MANUAL DO CANDIDATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO. PROCESSO SELETIVO Cursos de Graduação (Bacharelados e Tecnológicos) Modalidade EAD MANUAL DO CANDIDATO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

IN

CENTRO UNIVERSITÁRIO

JORGE AMADO

PROCESSO SELETIVO 2010.1

Cursos de Graduação

(Bacharelados e Tecnológicos)

Modalidade EAD

MANUAL DO CANDIDATO

(2)

ENTIDADE MANTENEDORA - ASBEC

José Eugênio Barreto da Silva Viviane Brito de Lucca e Silva

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Reitoria

Marina Acúrcio

Pró-Reitoria de Educação a Distância (EAD) Simone de Oliveira Branco

Pró-Reitoria de Graduação Presencial Midian Garcia

Pró-Reitoria Administrativa Anderson de Lucca

Coordenação Acadêmica de Educação à Distância (EAD) Arturo Catunda

Gerência Acadêmica Paulo Sérgio Nunes Costa

Coordenação de Tecnologia Educacional (Educação a Distância - EAD) José Maria Nazar David

Coordenação de Desenvolvimento e Produção de Conteúdo (Educação a Distância - EAD) Karen Sasaki

Coordenação de Tutoria (Educação a Distância - EAD) Daniel Magnavita

Coordenação Administrativa (Educação a Distância – EAD) Fabiana Duran

Bibliotecária Íris Caldas

(3)

CURSOS DE BACHARELADO

Os bacharelados são cursos de nível superior de duração mais ampla, de três a cinco anos, a depender da especificidade da área. Tais cursos contemplam as áreas de ciências humanas. Amparada na prática profissional e na investigação do conhecimento científico, a metodologia utilizada visa a uma formação ampla, de base crítica, que garante a construção do conhecimento da área específica e a excelência na atuação profissional.

Bacharelado em Administração Geral

CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Os Cursos Superiores de Tecnologia ou Tecnológicos são cursos de graduação de curta duração que oferecem diploma de nível superior e são voltados para a educação profissional. Os cursos oferecem uma formação aprofundada e específica em um determinado campo de atuação. A metodologia utilizada visa buscar o conhecimento a partir da prática. Os cursos tecnológicos duram de 4 a 6 semestres, com carga horária variando de 1.600 a 2.400 horas, o que permite um ingresso mais rápido no mundo do trabalho. Um de seus grandes diferenciais é a organização curricular por módulos formados por unidades curriculares e sustentados por bases tecnológicas e competências profissionais. A cada módulo cursado os alunos recebem um Certificado de Qualificação Profissional, chancelado pela Instituição de Ensino que atesta as competências necessárias para atuação em um conjunto de atividades profissionais.

CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos

Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais Graduação Tecnológica em Gestão Comercial *

Graduação Tecnológica em Logística * Gestão de Varejo

(4)

Mensagem da Reitoria Caro Candidato,

A escolha de uma formação de nível superior, na modalidade à distância, implica a observação de alguns aspectos decisivos para uma boa formação profissional, como o projeto pedagógico, o quadro de docentes, a estrutura de apoio acadêmico, os recursos tecnológicos, as instalações adequadas e, principalmente, os princípios e valores da instituição.

A UNIJORGE adota como política o compromisso social no processo de educar e formar profissionais, sendo sensível aos problemas da comunidade e assumindo a co-responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável local, regional e nacional. Dessa forma, as qualificações técnicas e sociais são articuladas, reafirmando assim a missão institucional de produção e difusão do conhecimento e de compromisso com o avanço e as transformações da realidade local e nacional, através dos recursos de Educação a Distância.

Preocupada em orientar o futuro profissional e, comprometida com o projeto de vida de cada estudante, a UNIJORGE oferece as melhores condições para transmitir, gerar e disseminar conhecimentos técnico-científicos nas diversas áreas do conhecimento e servir eficazmente à sociedade mediante a formação de profissionais com alto nível acadêmico, que lhes possibilite formular e alcançar objetivos realistas com mentalidade estratégica para enfrentar situações adversas do campo de trabalho, devendo apresentar habilidades de inter-relações políticas, sociais e culturais que os tornem aptos para enfrentar novos desafios. A UNIJORGE identifica os princípios da construção coletiva, da flexibilidade curricular, da interdisciplinaridade e da construção do saber através da investigação e resolução de problemas como essenciais para uma aprendizagem significativa. A articulação de um ensino de qualidade com as atividades extensionistas convergem para a formação e autonomia intelectual e profissional dos discentes.

Marina Acúrcio Reitoria

Simone Branco

(5)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO – GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA – 2010.1

Por determinação da Reitoria e para conhecimento de todos os interessados, torna-se público que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular EAD 2010.1 – para os Cursos de Bacharelado e Graduação Tecnológica do CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO, modalidade à distância, organizado sob forma de concurso público, em conformidade com o disposto no Inciso II do artigo 44 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, nas Portarias MEC 1.120, de 16 de julho de 1999, 2.941, de 17 de dezembro de 2001, 391, de 7 de fevereiro de 2002, SESu 1.449, de 23 de setembro de 1999, no Artigo 15 do Decreto 3.860, de 9 de julho de 2001 e no Regimento Institucional. O Processo Seletivo será realizado segundo as regras aqui dispostas, as quais a Instituição se obriga a cumprir. Os candidatos, ao se inscreverem, declaram, implicitamente, conhecerem e concordarem com as condições propostas.

1. INSCRIÇÕES

1.1. Quadro geral

Período Local Horário Forma de Pagamento

16/11 a 09/12

Internet (através do site www.unijorge.com)

Qualquer, desde que compatível com o pagamento do boleto.

Boleto Bancário (Em qualquer agência

bancária)

Observações:

Para as inscrições feitas pela Internet através do site www.unijorge.com, o candidato deverá seguir as orientações contidas na tela, imprimir o boleto bancário, efetuar sua quitação e acessar o site 48 horas após o pagamento, para acompanhar a sua inscrição.

Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato através do telefone (71) 3206-8065 ou através do e-mail faleconosco@unijorge.com.

1.2. Taxa de inscrição

1.2.1. Para os Cursos de Bacharelado e Graduação Tecnológica (Ver descrição dos cursos - Item 2)

Período Valor

16 a 30/11 R$20,00 (Vinte Reais)

01 a 09/12 R$30,00 (Trinta Reais)

1.3. Procedimentos exigidos para inscrição

Pagamento da taxa de inscrição através de boleto bancário gerado pelo sistema no momento da inscrição on-line, em qualquer agência bancária.

(6)

1.4. Habilitados à inscrição

Podem inscrever-se no concurso os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente (supletivo). Em caso de equivalência (supletivo), esta deve ser expressamente declarada pelo órgão competente (essa comprovação deve ser feita, obrigatoriamente, até o ato da matrícula, através de documento original).

1.5. Local de realização das provas

As provas acontecerão no campus do Centro Universitário Jorge Amado, Av. Luiz Vianna Filho (Paralela), 6775.

O candidato deverá acessar o site www.unijorge.com, a partir do dia 11 de dezembro de 2009, para tomar conhecimento da localização da sala onde será realizada a sua prova.

1.6. Data e horário da realização das provas Data: 13 de dezembro de 2009 (domingo). Horário: das 08:30 às 11:30.

1.7. Procedimentos para inscrição

• O candidato deverá acessar o Manual do Candidato disponível no site www.unijorge.com.

• O candidato deverá ler o Manual e preencher corretamente os dados solicitados, e após

concluir, deverá emitir o boleto de pagamento e efetuar sua quitação na rede bancária;

• Após a inscrição, não serão permitidas alterações, sendo todas as informações de responsabilidade do candidato.

• É de responsabilidade do candidato a veracidade dos dados informados para efetivação da inscrição.

• Em nenhuma hipótese a taxa de inscrição será devolvida.

• Não será efetuada qualquer modificação após a realização da inscrição.

• Não será permitido o pagamento da taxa de inscrição através de agendamento bancário. 1.8. Disposições adicionais

• Será eliminado, em qualquer época, mesmo depois de matriculado, o candidato que realizar o Processo Seletivo utilizando documento ou informações falsas ou outros meios ilícitos.

• Os candidatos inscritos através da Internet terão o comprovante disponibilizado no portal www.unijorge.com até 48 horas após a efetivação do pagamento.

• O candidato com necessidades especiais deverá especificá-las no ato da inscrição, não sendo aceitas solicitações posteriores à inscrição; os candidatos que farão a prova em braille deverão levar, no dia da aplicação, máquina reglete ou punção para realização das provas.

• O candidato terá apenas uma inscrição válida, sendo anuladas as inscrições anteriores. • O candidato deverá se inscrever em opção única, não havendo 2ª opção de curso.

(7)

• O candidato que não tenha condições de comprovar, na data da matrícula, a conclusão de Ensino Médio ou equivalente, deve estar ciente de que, em nenhuma hipótese, poderá requerer matrícula, uma vez que não atende ao disposto no Art. 44, II, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ao disposto neste manual.

• A responsabilidade da execução do Processo Seletivo é do Centro Universitário Jorge Amado.

1.9. Características do Processo Seletivo

• Adoção de um modelo de seleção de caráter eliminatório e classificatório.

• Aplicação de provas com questões de caráter seletivo, assegurando a seleção dos candidatos com competência e domínio de habilidades adequadas ao perfil de cada curso.

2. CURSOS, PORTARIAS, CÓDIGOS, TURNOS E VAGAS

2.1. CURSOS E PORTARIAS – BACHARELADOS Autorizado (A) e Reconhecido (R)

CÓDIGO TURNO VAGAS

Bacharelado em Administração Geral – A Portaria 75, de 20/05/08 101 102 103 Matutino Vespertino Noturno 560 490 1250

2.2. CURSOS E PORTARIAS –GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA Autorizado (A) e Reconhecido (R)

CÓDIGO TURNO VAGAS

Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos – A Portaria 78 de 02/06/08 307 308 309 Matutino Vespertino Noturno 560 490 1250 Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais – A

Portaria 79 de 02/06/08 310 311 312 Matutino Vespertino Noturno 560 490 1250 Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (*) - A

Resolução 005/2008 – CONSUPE 313 314 315 Matutino Vespertino Noturno 560 490 1250 Graduação Tecnológica em Logística – A

Resolução 005/2008 – CONSUPE 316 317 318 Matutino Vespertino Noturno 560 490 1250 * Gestão de Varejo

2.3. Funcionamento dos Cursos

Todos os cursos funcionarão na sede do Centro Universitário Jorge Amado, situado à Av. Luiz Vianna Filho (Paralela), 6775. Todo aluno da UNIJORGE conta com apoio nos seguintes endereços:

a) Avenida ACM, no 4009, edf. Empire Center, Loja E, bairro Iguatemi; b) Avenida Miguel Calmon, no. 22, bairro Comércio;

(8)

3. REALIZAÇÃO DA PROVA

3.1. Data

As provas do Processo Seletivo Vestibular EAD 2010.1 – do Centro Universitário Jorge Amado, modalidade a distância, serão aplicadas no dia 13 de dezembro de 2009 (domingo).

3.2. Horário

Das 08h30min às 11h30min, com abertura dos portões às 08h00min.

3.3. Local

Campus do Centro Universitário Jorge Amado, Av. Luiz Vianna Filho (Paralela), 6775.

3.4. Provas

Todas as provas constarão de questões objetivas, exceto a de Redação, que, de acordo com a Portaria do MEC n. 391 de 07/02/02, é eliminatória.

3.4.1. Modelo de Seleção

O Processo Seletivo constará de uma de Prova de Redação e de uma Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos, composta de 20 (vinte) questões objetivas, com 05 (cinco) alternativas de respostas cada, sendo uma verdadeira, relacionada aos conteúdos do Ensino Médio nas áreas de Linguagem, Inglês, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidades, tratados de forma transdisciplinar.

As provas serão idênticas, em conteúdo, para todos os candidatos que as estiverem realizando no mesmo dia e não poderão ultrapassar, em complexidade, o nível de estudos do Ensino Médio. A elaboração das Provas Objetivas obedecerá aos princípios técnicos de construção de testes,

adequados e ajustados ao propósito da seleção a ser realizada. As provas serão compostas por questões de múltipla escolha, contendo uma única alternativa correta, que deverá atender à cobrança descrita no enunciado do item, de forma absolutamente correta.

As questões objetivas serão elaboradas a partir da utilização de textos, ilustrações, gráficos, charges, diagramas e outros recursos que exijam do candidato a capacidade de compreender, aplicar e analisar fatos e fenômenos contemporâneos, de forma contextualizada e significativa. O tema da Prova de Redação será proposto a partir de informações de textos ou fragmentos

apresentados. O candidato poderá optar pelas seguintes linhas de abordagens para elaboração de um texto em forma dissertativa, em que sejam demonstrados valores, opiniões, crenças, hipóteses, idéias; em suma, os aspectos axiológicos ou cognitivos para esse tipo de produção textual; narrativa, em que sejam evidenciados, fatos, ocorrências, relatos, tramas e ações, dentro de uma linha temporal, própria de textos inerentes a esse tipo de composição; persuasiva, em que se constitua uma peça capaz de convencer o destinatário sobre a posição do argumento de um dos textos ou fragmentos apresentados como subsídios para a sua produção textual.

(9)

A prova de Redação é obrigatória, e, de acordo com a Portaria do MEC n. 2941, de 17/12/01, é eliminatória.

3.4.2. Matriz de Competências e Habilidades

As provas serão elaboradas para levar o candidato a evidenciar as seguintes competências e habilidades:

a) Competências na Prova Objetiva:

o Utilizar a linguagem e seus códigos, no processo de expressão social, tanto na recepção de conhecimento quanto na produção de informação, estabelecendo as inter-relações de comunicação como produto das ações humanas.

o Demonstrar domínio na construção e na aplicação de conceitos das diversas áreas do conhecimento para compreender o processo histórico mundial, nacional e regional, interpretando os seus fenômenos que interferem na organização desses espaços.

o Dominar a capacidade de utilizar o raciocínio lógico-matemático na leitura, compreensão, interpretação e solução de situações-problema.

o Demonstrar capacidade para entender a evolução dos fenômenos científicos e da tecnologia, em todas as suas dimensões enquanto um processo histórico e social, como fonte de prazer, de transformação da qualidade de vida e das relações entre os indivíduos, nas suas manifestações éticas, políticas e de responsabilidade social.

b) Competências na Prova de Redação:

o Demonstrar a compreensão da proposta temática e construir, sob esse comando, um texto dissertativo, narrativo ou sob forma argumentativa, através do qual se defenda um posicionamento pessoal, com clareza, correção, originalidade e coerência.

c) Habilidades nas Provas Objetiva e de Redação:

o Ler e interpretar textos informativos contemporâneos quer associados ou não a recursos de imagens, e suas inter-relações de conteúdo e de intertextualidade.

o Utilizar, adequadamente, os mecanismos da Língua Portuguesa, como recurso de adequar, estruturalmente, o pensamento à forma.

o Transcrever mensagens da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa, utilizando o raciocínio dedutivo e indutivo.

o Identificar, nos mais diversos textos, verbais e não-verbais, relações de causa e efeito, tempo, espaço e demais relações e aplicá-las em situações do cotidiano.

(10)

o Demonstrar compreensão do desenvolvimento social e sua relação com a natureza, nos seus aspectos éticos, políticos, sociais, culturais e econômicos, posicionando-se como ser crítico, comprometido com as causas de responsabilidade social.

o Identificar a importância das tecnologias contemporâneas nos processos de produção e no desenvolvimento do conhecimento e da vida humana, reconhecendo e avaliando a sua crescente presença nos processos produtivos e nas relações sociais.

3.4.3. Disposições Adicionais sobre as Provas

• O candidato deverá comparecer munido de lápis, borracha e caneta esferográfica (tinta azul ou preta) ao local de realização do processo seletivo com 45 minutos de antecedência em relação ao horário de início das provas, sendo obrigatória a apresentação do documento de identidade (original) utilizado na inscrição.

• Os portões para acesso aos locais de realização das provas serão abertos 30 minutos antes do horário de início (08h00min) e fechados, impreterivelmente, no horário estabelecido (08h30min). • Após a autorização para início das provas, nenhum candidato retardatário terá acesso às salas. • As provas terão duração de três horas.

• Em nenhuma hipótese será permitida a realização das provas fora do local estabelecido, bem como em outro período e/ou em horários diferentes dos definidos para este Processo Seletivo. • Excluídas as situações excepcionais, reconhecidas como de absoluta força maior e expressamente

autorizadas pela Coordenação do Processo Seletivo, o candidato somente poderá entregar a prova 1 (uma) hora após o início de sua aplicação. Caso deseje sair levando consigo o caderno de prova, só poderá fazê-lo 2 (duas) horas após o início de sua aplicação.

• Durante a aplicação das provas é expressamente proibido o uso de: chapéus, bonés ou similares; relógios de bolso; calculadora ou qualquer equipamento eletrônico, inclusive telefone celular, rádios, gravadores; pastas, bolsas. É proibido também, o uso de corretivos líquidos, assim como qualquer comunicação entre os candidatos.

• A fraude, a indisciplina e desrespeito aos coordenadores, aos fiscais e aos demais candidatos serão motivos de imediata exclusão do candidato do recinto da prova e, consequentemente, de sua eliminação do Processo Seletivo.

• O candidato que, durante a realização das provas, utilizar de meios fraudulentos, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

• Em nenhuma hipótese será concedida cópia ou revisão de provas nem tampouco vistas às mesmas. • É de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de rasuras na folha de resposta.

No caso de rasuras, não serão fornecidas em nenhuma hipótese, folhas de respostas substitutivas. • Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante as provas: utilizar os materiais

descritos anteriormente; se negar a entregar as folhas de respostas após o término do tempo estabelecido para realização das provas; se comunicar com outro candidato; se utilizar de meios ilícitos para realização das provas e/ou praticar atos contra as normas ou a disciplina do referido Processo.

(11)

• De acordo com a Lei Municipal nº 7.651/2009, Art. 1º, “fica proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, no âmbito do município do Salvador, em ambiente coletivo, público ou privado”.

4. NORMAS DE ACESSO

4.1. Apuração dos resultados e classificação

Terá acesso aos cursos de graduação, modalidade a distância, da Jorge Amado o candidato que tenha concluído o Ensino Médio, ou equivalente, e tenha sido classificado e convocado no Processo Seletivo Vestibular EAD 2010.1 – respeitando-se o número de vagas oferecidas.

Os resultados das provas serão apurados através de processo eletrônico de computação.

4.2. Etapas do processo de classificação e critérios de classificação e eliminação

A classificação deverá ser feita por ordem decrescente de escores globais, considerando as populações por opção de curso e turno. Para efeito de classificação será considerada a média aritmética e o desvio padrão dos escores globais alcançados pelos candidatos.

O processo de classificação obedecerá às seguintes etapas: o Cálculo do escore bruto de cada candidato, por prova;

o Eliminação do candidato que atingir rendimento nulo na Prova de Redação; o Eliminação do candidato que obtiver zero em qualquer uma das provas.

o Cálculo dos escores globais de cada candidato, somando-se os pontos padronizados da Prova de Conhecimentos aos pontos obtidos na Prova de Redação;

o Classificação dos candidatos, obedecendo ao limite das vagas oferecidas.

Critérios de Desempate:

Para efeito de desempate na Classificação Final será priorizado o candidato que apresentar maior pontuação na prova de Redação. Permanecendo o empate aplicar-se-á o critério da maior idade.

Atenção: Não será classificado, mesmo havendo vagas, o candidato que: • Estiver ausente no dia de aplicação das provas;

• Obtiver resultado nulo na Redação. 4.3. Processamento

(12)

4.4. Convocação dos classificados para preenchimento das vagas

O candidato classificado será convocado para a matrícula no curso, obedecendo-se à ordem decrescente de classificação (da maior pontuação a menor pontuação) até o limite das vagas oferecidas. Havendo desistência de matrícula, será convocado novo candidato habilitado, obedecendo-se à ordem de classificação divulgada.

5. RESULTADO E MATRÍCULA

Previsão do resultado: até o dia 16 de dezembro de 2009.

5.1. A matrícula será realizada em data a ser divulgada, conjuntamente com a relação dos aprovados, na sede do Centro Universitário Jorge Amado, Av. Luiz Vianna Filho (Paralela), 6775, Salvador- Bahia, mediante pagamento da 1ª parcela da semestralidade e apresentação da documentação legal exigida. Perderá o direito à matrícula o candidato que não se apresentar no prazo, data e horários estabelecidos, ou que o fazendo, não apresente a documentação exigida pelo Concurso.

5.2. No caso do não preenchimento total das vagas pelos candidatos convocados em primeira lista, novas listas complementares de convocação poderão ser emitidas. A primeira lista de convocados será obrigatoriamente divulgada no site www.unijorge.com. O Centro Universitário Jorge Amado pode, caso julgue necessário, divulgar o resultado também em jornais de grande circulação local.

5.3. As listas complementares para convocação de candidatos serão divulgadas apenas no site www.unijorge.com, único local de divulgação obrigatória por parte do Centro Universitário Jorge Amado, sendo atribuição do candidato o acesso ao site para acompanhamento dessas convocações. A matrícula dos candidatos convocados por lista complementar deverá ser feita até o prazo estipulado no edital de convocação; caso contrário, serão considerados desistentes e outro candidato será convocado.

5.4. Documentação para matrícula

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) e Histórico Escolar (cópia autenticada);

• Cédula de Identidade (cópia); • CPF (cópia);

• Título de Eleitor, com comprovante de votação da última eleição (cópia); • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);

• Prova de quitação com o serviço militar, para maiores de 18 anos - sexo masculino (cópia); • 01 foto 3x4 recente;

• Comprovante de residência (cópia);

• 1ª parcela da semestralidade devidamente quitada (cópia);

(13)

5.5. Documentação do representante legal (a pessoa que assinará o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais de alunos menores de 18 anos):

• CPF (cópia);

• Cédula de Identidade (cópia); • Comprovante de Residência (cópia); • Comprovante de Representação Legal. Atenção:

- Perderá o direito à vaga o candidato que não comparecer no prazo estabelecido para sua matrícula institucional ou deixar de apresentar, no ato da matrícula, os documentos relacionados no item 5.4 e 5.5 deste manual, não havendo matrícula condicional.

- Havendo impedimento do candidato, a matrícula poderá ser feita pelo seu procurador, apresentando procuração particular (sendo necessário reconhecimento de firma) e a cópia da identidade de ambos.

- Todos os candidatos deverão entregar, no ato da matrícula, o Histórico Escolar do Ensino Médio (2º grau), cópia autenticada, mesmo aqueles que já concluíram ou estejam concluindo algum curso superior. Este documento é imprescindível para a efetivação da matrícula. Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira do país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) e seu respectivo Histórico Escolar deverão vir acompanhados do Parecer de Equivalência de Estudos, emitido pela Secretaria Estadual de Educação.

- O Histórico Escolar só será devolvido ao aluno caso ele solicite cancelamento de matrícula, transferência para outra IES ou quando da conclusão do seu curso.

- O candidato que, para a matrícula, servir-se de documentos falsos ou inidôneos, terá a matrícula anulada, perderá as taxas pagas e ficará sujeito às punições previstas em Lei.

5.6. Na hipótese de cancelamento de matrícula referente ao primeiro semestre do curso, o CONTRATANTE deve formalizar o pedido junto à CONTRATADA, através de requerimento eletrônico, ou, na indisponibilidade deste, através de requerimento manual, até o dia imediatamente anterior ao do início das aulas, para fazer jus ao ressarcimento da importância correspondente a 90% (noventa por cento) da 1ª parcela da semestralidade, caso tenha sido paga.

.

5.7. Na hipótese de desistência de matrícula, o CONTRATANTE deve formalizar o pedido junto à CONTRATADA, através de requerimento eletrônico, ou, na indisponibilidade deste, através de requerimento manual, até o dia imediatamente anterior ao do início das aulas, para fazer jus ao

(14)

6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

6.1. Os candidatos classificados deverão submeter-se ao Regimento da Instituição, acatando as normas referentes ao sistema de matrícula, semestralidade escolar, Regimento Escolar etc.

6.2. O Centro Universitário Jorge Amado poderá, dentro das normas legais vigentes, alterar disposições fixadas para esta Seleção, publicando Nota Pública, que se constituirá parte integrante das normas que regulamentam este Processo Seletivo.

6.3. Serão cumpridas, para todos os efeitos, as determinações contidas no Manual do Candidato para o Processo Seletivo Vestibular EAD 2010.1.

6.4. O Centro Universitário Jorge Amado reserva-se o direito de não iniciar turmas em caso de não preenchimento de, no mínimo, 80% das vagas oferecidas, ou no caso de algum impedimento legal ou administrativo que impossibilite o funcionamento de um curso. Nesse caso, o candidato poderá optar por outro curso com vagas disponíveis (seja o curso de bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica) ou qualquer outro curso na modalidade Educação a Distância (EAD), mediante a existência de vagas ou pela devolução do valor da 1ª parcela da semestralidade (caso tenha sido paga), não cabendo ao candidato qualquer reclamação ou recurso. A devolução será de 100% do valor e ocorrerá em até 5 (cinco) dias úteis a contar do pedido formal do candidato.

6.5. Candidatos classificados e não convocados para este processo seletivo poderão optar por matricular-se em cursos do Centro Universitário Jorge Amado, mediante a existência de vagas e condicionado ao calendário letivo em vigor.

- Validade do Processo Seletivo: 16 de dezembro de 2009 a 16 de dezembro de 2010, sendo a prioridade de preenchimento das vagas destinada aos classificados no processo seletivo vigente, obedecendo à ordem dos últimos processos seletivos.

Referências

Documentos relacionados

orçamentária e de seus créditos adicionais. A continuidade da execução, a partir do exercício de 2006, das ações incluídas no Plano Plurianual na forma do § 13, quando se tratar

O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito de atender as orientações e instrumentos

Realizar avaliação de aproveitamento escolar dos alunos da rede municipal de educação - a previsão de 700.000 alunos avaliados comportaria todos os alunos da rede municipal, no

a) relatório de gestão fiscal assinado também pelos responsáveis pela administração financeira e pelo dirigente do controle interno, nos termos dispostos na Lei Complementar

No caso da não elaboração do cronograma anual de desembolso mensal, os recursos financeiros serão repassados à razão de um doze avos por mês, aplicados sobre o total

Despesas de restos a pagar não processados são aquelas ainda não realizadas, ou seja, despesas empenhadas que não foram liquidadas nem pagas até o dia 31 de dezembro.. Uma importante

Esses módulos serão ministrados pelo professor John Leary-Joyce, CEO da Academy of Executive Coaching da Inglaterra, instituição de referência internacional,

Proporcionar informações básicas sobre as reações emocionais e seus efeitos comportamentais, mostrando que a preocupação com qualidade e produtividade no trabalho passa