• Nenhum resultado encontrado

CESPE FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CESPE FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais"

Copied!
124
0
0

Texto

(1)

(2) CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais. De modo semelhante ao Linux, o Windows é considerado um software microbásico. Uma característica desse tipo de software é que, uma vez ligado o computador, ele não permanece carregado na memória até que o computador venha a ser desligado. Isso se deve ao fato de que tanto o Linux quanto o Windows alocam o hardware e o software apenas quando estes são requeridos pelo usuário. ( ) Certo. ( ) Errado.

(3)

(4) Software Livre  Acesso ao código fonte  Alterar o código fonte.  Redistribuir  Utilizar como desejar.

(5) Software Livre Software Livre não é necessariamente um software gratuito..

(6) Linux Desenvolvido por. Linus Torvalds No dia 5 de outubro de 1991 primeira versão "oficial" do núcleo (Kernel) Linux.

(7) Linus + Unix = LINUX.

(8) Linux O núcleo (kernel) do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds e atualmente é um termo que indica sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux..

(9) Linux A associação do núcleo do Linux com o projeto GNU que implementa ferramentas, recursos e aplicações, gerou o sistema operacional GNU/Linux. Um dos mais utilizados em servidores corporativos..

(10) CESPE - 2013 - CNJ - Técnico Judiciário Acerca dos ambientes Linux e Windows, julgue os itens seguintes.. O kernel do Linux está constantemente em desenvolvimento por uma comunidade de programadores, mas, para garantir a sua qualidade e integridade, existem mantenedores do kernel, como o Linus Torvalds, que analisam e julgam a pertinência das alterações. ( ) Certo. ( ) Errado.

(11) CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Acerca de componentes de informática e dos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir. Ao contrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores. ( ) Certo. ( ) Errado.

(12) Linux Licença. GPL (Licença Pública Geral).

(13) Linux. Licença. GPL (Licença Pública Geral). - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

(14) Linux. Licença. GPL (Licença Pública Geral). - A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade..

(15) Linux. Licença. GPL (Licença Pública Geral). - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo..

(16) Linux. Licença. GPL (Licença Pública Geral). - A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade..

(17) CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo. A respeito dos conceitos fundamentais de informática, julgue os itens a seguir. O sistema operacional Linux pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. ( ) Certo. ( ) Errado.

(18) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário. Acerca dos conceitos de sistema operacional (ambientes Linux e Windows) e de redes de computadores, julgue os itens Por ser um sistema operacional aberto, o Linux, comparativamente aos demais sistemas operacionais, proporciona maior facilidade de armazenamento de dados em nuvem. ( ) Certo. ( ) Errado.

(19) Linux (características) Multiusuário Possibilidade de vários usuários, cada um com suas preferências, arquivos, permissões.

(20) Linux (características) Multitarefa Capacidade de executar várias tarefas de uma só vez, possibilitando multiprocessamento.

(21) Linux (características) Memória Virtual Área de troca de dados que serve como uma extensão da memória principal..

(22) CESPE - 2013 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal. Acerca de noções de informática, julgue os itens a seguir. Em computadores com sistema operacional Linux ou Windows, o aumento da memória virtual possibilita a redução do consumo de memória RAM em uso, o que permite executar, de forma paralela e distribuída, no computador, uma quantidade maior de programas.. ( ) Certo. ( ) Errado.

(23) Linux (características) Case sensitive letras maiúsculas serão diferentes de letras minúsculas, para arquivos e diretórios.

(24) Windows não é CASE SENSITIVE.

(25) CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nível Superior Com relação à organização e ao gerenciamento de programas e diretórios, julgue os itens que se seguem. No Linux, em um mesmo diretório, não podem existir dois subdiretórios com o mesmo nome, contudo, em virtude de os nomes dos diretórios serem case sensitive, é possível criar dois subdiretórios de nomes /usr/TreRJ e /usr/trerj. ( ) Certo. ( ) Errado.

(26) Linux (características) Open Source (código aberto) OSI Software Livre FSF Todo Software Livre é Open Source.

(27) Linux funciona em diversas arquiteturas.

(28) Linux funciona em diversas arquiteturas.

(29) Linux Distribuições.

(30)

(31)

(32)

(33)

(34)

(35)

(36)

(37)

(38)

(39)

(40)

(41)

(42)

(43)

(44)

(45)

(46) Linux Ambientes Gráficos.

(47)

(48)

(49)

(50)

(51) Linux Kernel (núcleo) Shell (interface).

(52) CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário Em relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir. O sistema operacional Linux possui vários shells com características ligeiramente diferentes e funções especiais, sendo alguns deles incapazes de diferenciar letras maiúsculas e minúsculas. ( ) Certo. ( ) Errado.

(53) Sistemas de arquivos  Indicam como será realizado o armazenamento, leitura. e gravação dos arquivos nas unidades de armazenamento.  Sistemas de arquivos Linux  Ext2, Ext3, Ext4, ReiserFS, Reiser4  Sistemas de arquivos Windows  Fat32, NTFS.

(54) Sistemas de arquivos NTFS. FAT32 FAT Antigo e raramente usado Também conhecido como FAT16.

(55) Sistemas de arquivos. NTFS Preferencial para o Windows 7.

(56) Sistemas de arquivos. NTFS Vantagens em relação ao FAT32 Capacidade de recuperar alguns erros de disco automaticamente.

(57) Sistemas de arquivos. NTFS Vantagens em relação ao FAT32 Suporte a discos rígidos de maior capacidade.

(58) Sistemas de arquivos. NTFS Vantagens em relação ao FAT32 Mais segurança, pois permite usar permissões e criptografia para restringir o acesso a determinados arquivos a certos usuários..

(59) Sistemas de arquivos. NTFS Vantagens em relação ao FAT32 Partições maiores.

(60) Sistemas de arquivos. NTFS.

(61) Sistemas de arquivos. FAT32 Não pode armazenar um arquivo que tenha mais de 4 GB em uma partição..

(62) Sistemas de arquivos. FAT32 Não pode criar uma partição com mais de 32GB (gigabytes).

(63) Sistemas de arquivos. exFAT (FAT64) Partição até 64 ZB Arquivos 16 EB..

(64) CESPE – 2012 – Polícia Federal – Agente de Polícia Federal. Considerando a figura acima, que representa as propriedades de um disco em um sistema operacional Windows, julgue os itens subsequentes.. O sistema operacional em questão não pode ser o Windows 7 Professional, uma vez que o tipo do sistema de arquivo não é FAT32. ( ) Certo ( ) Errado.

(65) Carregadores LILO LInux LOader que, em português significa carregador de linux. Gerenciador de Sistemas Operacionais. Permite configurar o Boot de múltiplos sistemas operativos na mesma máquina (não simultaneamente)..

(66) Carregadores GRUB É um multi-carregador de sistema operacional criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados..

(67) CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário. Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux e dos aplicativos Word e Excel, julgue os próximos itens. Considere que dois servidores públicos que trabalham em horários diferentes usem o mesmo computador, no qual está instalado o sistema operacional Linux. Considere, ainda, que tenha sido designado a um desses servidores que passe a utilizar o sistema operacional Windows. Nessa situação, é necessário que seja disponibilizado outro computador, visto que um computador suporta a instalação de apenas um sistema operacional. ( ) Certo. ( ) Errado.

(68) Linux Diretórios.

(69)

(70)

(71)

(72)

(73)

(74)

(75)

(76)

(77)

(78)

(79)

(80)

(81)

(82)

(83)

(84)

(85) CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia Julgue os itens subsequentes, relativos aos sistemas operacionais Linux e Windows. No Linux, o sistema de arquivos apresenta-se hierarquizado de forma que se inicia no diretório \ e percorre um número arbitrário de subdiretórios de modo unifilar, sendo o diretório \ também denominado diretório-raiz. ( ) Certo. ( ) Errado.

(86) CESPE - 2013 - CNJ - Técnico Judiciário. Acerca dos ambientes Linux e Windows, julgue os itens seguintes.. No ambiente Linux, os comandos são arquivos que têm permissão para serem executados e, normalmente, encontram-se armazenados no diretório /mnt.. ( ) Certo. ( ) Errado.

(87) CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário Acerca dos conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos. No Linux o diretório padrão de usuários é o /home/user e o de aplicativos, é o /etc/bin. ( ) Certo. ( ) Errado.

(88) CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nível Superior Com relação à organização e ao gerenciamento de programas e diretórios, julgue os itens que se seguem. No Linux, o diretório /bin contém programas do sistema que são utilizados pelos usuários, não sendo necessário, para que esses programas sejam executados, que eles possuam a extensão .exe. ( ) Certo. ( ) Errado.

(89) Linux Comandos.

(90)

(91)

(92)

(93)

(94)

(95) CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo A respeito dos comandos para manipulação de arquivos e diretórios no Linux, julgue os itens a seguir.. O comando touch é utilizado para criar um arquivo vazio. ( ) Certo. ( ) Errado.

(96) CESPE - 2012 - PEFOCE - Todos os Cargos Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsequentes. O comando pwd do Linux possibilita ao usuário efetuar a troca de senha (password). ( ) Certo. ( ) Errado.

(97) CESPE - 2012 - FNDE - Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais. Os sistemas operacionais Windows e Linux oferecem recursos que possibilitam separar arquivos que tratem do mesmo assunto e criar pastas ou diretórios nos discos e memórias auxiliares para gravar programas e arquivos relativos a um mesmo tema. ( ) Certo. ( ) Errado.

(98) Prompt de Comando. Comandos.

(99)

(100) Comandos.

(101) dir. listar arquivos e pastas.. copy. copiar um ou mais arquivos de um lugar para outro.. move. mover arquivos ou renomear pastas.. md. criar uma nova pasta.. cd. movimentar-se de um diretório para outro..

(102) rd. remover pastas. del ou erase. deletar arquivos.. ren ou rename renomear arquivos. time. ajustar a hora.. date. ajustar a data.. compact. compacta e descompacta arquivos.

(103)

(104)

(105)

(106)

(107) CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polícia Considerando aspectos gerais de informática, julgue os itens subsequentes.. Os sistemas Windows e Linux se assemelham na possibilidade de uso de interface de linha de comandos: o comando dir, no Windows, pode produzir listagem de arquivos em pasta ou diretório, assim como o comando ls, no Linux. ( ) Certo. ( ) Errado.

(108) CESPE - 2013 - PC-BA - Investigador de Polícia Considerando conceitos básicos de informática e aspectos relacionados à segurança da informação, julgue os itens a seguir. Os comandos tar e gzip são utilizados para gerar pacotes de becape nas plataformas Windows e Linux. ( ) Certo. ( ) Errado.

(109) CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário Com relação aos aplicativos de produtividade em sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os próximos itens. A aplicação de um comando de compactar arquivos repetidas vezes gera um arquivo compactado consideravelmente menor que o resultante de uma única aplicação do compactador. ( ) Certo. ( ) Errado.

(110)

(111) CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental. Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informática.. Um arquivo oculto no sistema operacional GNU/Linux é identificado por um ponto no início do seu nome, como, por exemplo, no código .bashrc. ( ) Certo. ( ) Errado.

(112)

(113) Gerenciadores de Arquivos Windows Windows Explorer Linux Konqueror Nautilus Dolphin, Krusader, Thunar.

(114) Konqueror.

(115) Nautilus.

(116) CESPE - 2013 - ANS - Técnico Administrativo. Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows e às redes de computadores, julgue os itens seguintes:. Tanto o sistema operacional Linux quanto o Windows possuem gerenciador de arquivos, que permite a organização dos dados em pastas e subpastas, também denominadas, respectivamente, diretórios e subdiretórios. ( ) Certo. ( ) Errado.

(117) Outras Informações.

(118) Firewall no Linux IPTables Ferramenta do Netfilter no Linux que permite a criação de regras de firewall ..

(119) CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polícia Considerando aspectos gerais de informática, julgue os itens subsequentes.. Distintamente do que ocorre na plataforma Linux, em que há maior flexibilidade para a realização de controle do firewall, o uso de firewall pessoal nativo na plataforma Windows possibilita o bloqueio de entrada de pacotes oriundos da Internet, mas não a saída de pacotes de dados de origem interna direcionados à Internet. ( ) Certo. ( ) Errado.

(120) Permissões Arquivos e Diretórios. leitura (r) escrita (w) execução (x).

(121) Permissões - Arquivos e Diretórios. diretório (d ) arquivo (-).

(122) Permissões - Arquivos e Diretórios. grupo (g). x. xxx usuário (u). xxx. xxx outros (o).

(123) Permissões - Arquivos e Diretórios. drwxrwxr-x.

(124) CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário Acerca dos conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.. No Linux é possível configurar permissões de leitura (r), escrita (w) e execução (x), tanto para arquivo quanto para diretórios. Para diretório, x indica que é possível executar o diretório como arquivo binário. ( ) Certo. ( ) Errado.

(125)

Referências

Documentos relacionados

Esta orientação para o som como fundamento e horizonte poderia dis- tanciar Taborn do património histórico do piano, seja o do jazz como o mais lato que definiu a metalinguagem do

Em todas as vezes, nossos olhos devem ser fixados, não em uma promessa apenas, mas sobre Ele, o único fundamento da nossa esperança, e em e através de quem sozinho todas as

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Numa perspectiva de homenagem a Aquino de Bragança orientada para a acção e para o futuro, e não para a mera exaltação contemplativa, os oradores que generosamente contribuíram

Atualmente é membro do Grupo de Excelência em Instituições de Ensino Superior - GIES do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA SP e Professor

Após o uso, abrasivos revestidos devem ser descartados em Aterro Industrial para resíduos Classe II-A (resíduos não perigosos e não inertes), após aprovação do