• Nenhum resultado encontrado

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA POLITÉCNICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

DOCENTE: ABEL DE JESUS

ENG 039 - GESTÃO DA QUALIDADE NA ENGENHARIA

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S

EQUIPE: LEONARDO CAMÕES UALISSON FERREIRA Sumário OBJETIVO 03 INTRODUÇÃO 04 O QUE É O PROGRAMA “5S” 05 O PROGRAMA “5S” E A CIDADANIA 06 OS 5 SENSOS 07 METODOLOGIA 09

FASES DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA “5S” 09

O DIA “D” 10 IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA “5S” 10 O PROGRAMA “5S” NO DIA-A-DIA 10 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12 ANEXOS 13

(2)

1.0 Objetivos

Este trabalho tem como objetivo apresentar o programa “5S” e as etapas de implementação no CETA-Centro de tecnologia da argamassa, pelos alunos da disciplina ENG 039- Gestão da Qualidade na Engenharia.

2.0 Introdução

O programa “5S” foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra, inspirado na necessidade de ordenar o país, depois de sua derrocada para as forças aliadas na segunda guerra mundial. O programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizada naquele país.

O programa “5S” foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das empresas.

(3)

3.0 O que é o programa “5S”

O programa “5S” ganhou esse nome devido as iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa que ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Na interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês. Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português. A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo “Senso de” antes de cada palavra em português, que mais se aproximava do significado original. Assim, o termo original “5S” ficou mantido, mesmo na língua portuguesa.

O termo “Senso de” significa ‘exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender’. Significa, ainda, ‘aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular’. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:

Seiri - Descarte: separar o necessário do desnecessário. Seiton - Arrumação: colocar cada coisa em seu devido lugar. Seisso - Limpeza: limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Seiketsu - Saúde: tornar saudável o ambiente de trabalho.

Shitsuke - disciplina: rotinizar e padronizar a aplicação dos “S” anteriores.

4.0 O programa 5 “S” e a cidadania

O programa “5S” propõe cinco iniciativas, cinco ações que visam transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, transforma também a atitude das pessoas com relação a esse ambiente, aos seus colegas e a si mesmas.

Parece exagero, mas não é. O programa “5S” é mais do que uma ferramenta administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores freqüentemente esquecidos, mas certamente conhecidos e prezados por todos. De fato, as atitudes sugeridas pelo programa “5S” parecem óbvias. Todos concordam que um ambiente sem entulhos é mais agradável do que um local entupido de tralhas que mal sabemos para que servem. Ninguém questiona ser mais fácil trabalhar em um ambiente bem arrumado, do que em meio à bagunça. É claro que um lugar limpo é muito melhor do que um outro cheio de lixo e sujeira. Nós sabemos perfeitamente que atitudes como essas, antigamente chamadas “virtuosas”, tornam a vida mais agradável, mais saudável, mais produtiva. Apenas nos esquecemos disso. Ou então achamos que o local onde trabalhamos “não merece” o nosso esforço nesse sentido, talvez por pensarmos que “esse não é trabalho nosso”.

Por esse motivo, o programa “5S” foi concebido para ser aplicado também fora do ambiente de trabalho. Ele propõe que façamos uma reflexão sobre a nossa vida, sobre o modo como nos comportamos com relação a nós mesmos, aos nossos parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Em relação a nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país. Em resumo, o programa “5S” questiona a nossa situação enquanto cidadãos, enquanto membros ativos de uma sociedade organizada e democrática, onde cada indivíduo tem direitos e obrigações e deve esforça-se para cumprir estas e fazer valer aqueles.

O programa “5S” pode ser o primeiro passo para que reconquistemos mais um “S”- o Senso de Justiça- através do qual atingimos também o senso da proporção, o senso da beleza, o sentido da cidadania, e sem o qual jamais conseguiremos perceber a necessidade de vivermos numa sociedade eqüitativa e democrática.

(4)

5.0 Os 5 sensos

5.1 Senso de utilização ou descarte- SEIRI

Ter senso de utilização é identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação aquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

Observe que “guardar” constitui instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos também preocupados em identificar “o porquê do excesso” de modo que medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que o acúmulo destes excessos volte a ocorrer. Na terminologia da qualidade, denominamos esta ação de “bloqueio das causas”.

Observe que este conceito pode ser aplicado em casa (na cozinha, na despensa, na geladeira, no quarto das crianças, etc.), na escola, no lazer, etc. Como exemplo, basta verificar aquele espaço da casa onde colocamos tudo que não serve, os brinquedos quebrados que não usamos mais, a roupa velha que guardamos, as revistas e jornais que jamais serão lidos novamente, dentre outros exemplos que você já deve estar imaginando.

No sentido mais amplo, o Senso de Utilização abrange ainda outras dimensões. Nesta outra dimensão, ter Senso de Utilização é preservar consigo apenas os sentimentos valiosos como amor, amizade, sinceridade, companheirismo, compreensão, descartando aqueles sentimentos negativos e criando atitudes positivas para fortalecer e ampliar a convivência, apenas com sentimentos valiosos.

5.2 Senso de arrumação ou ordenação- SEITON

Ter Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item, popularmente significa “cada coisa no seu devido lugar”.

Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após uso, consumo dos itens mais velhos primeiro, dentre outros.

Da mesma forma que o Senso de Utilização, este senso se aplica no seu dia-a-dia. Não é incomum para você as cenas de correria pela manhã à procura da agenda, dos documentos, dos cadernos, das chaves do carro, dos documentos do carro. E na hora de declarar o imposto de renda? É aquela luta para encontrar os documentos, os recibos, a declaração do ano anterior. E as idas e vindas ao mercado? Cada hora falta alguma coisa para comprar. Estas e outras cenas são evitáveis com aplicação do Senso de Ordenação.

Na dimensão mais ampla, ter Senso de Ordenação é distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, a família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.

5.3 Senso de limpeza – SEISSO

O Senso de Limpeza tem por objetivo eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar, mas o ato de "não sujar”. Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas.

Sendo assim, ter Senso de Limpeza é procurar ser honesto ao expressar, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc.

5.4 Senso de asseio ou saúde – SEIKETSU

O Senso de Asseio significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal.

Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.

5.5 Senso de autodisciplina – SHITSUKE

A Autodisciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa, "atitude de cordeiro" como pode parecer. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.

Ser Autodisciplinado significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.

(5)

6.0 Metodologia

Para a implementação do programa do 5s dispomos inicialmente de aulas expositivas, onde utilizamos recursos áudio – visuais (slides e cartilha), depois de sanadas todas as possíveis dúvidas sobre o tema, procedemos com a avaliação do local, uso do questionário e fotos (antes).

Após avaliação foi marcado e planejado de que forma o dia “d” seria feito, após essa etapa de implantação, foi feita uma nova avaliação, questionário e fotos (depois).

7.0 Fases de implantação do programa “5S” 7.1 Senso de utilização:

Identificar o que é necessário para execução das tarefas e por que necessitamos daquilo. Prover o que é necessário para execução das tarefas e descartar tudo que for julgado desnecessário ou em excesso.

7.2 Senso de ordenação:

Definir onde e como dispor os itens necessários para a execução das tarefas. Guardar e sinalizar de acordo com as definições feitas na fase anterior.

7.3 Senso de limpeza:

Identificar as fontes de sujeira, identificar as causas, limpar e planejar a eliminação das fontes de sujeira.

7.4 Senso de asseio:

Identificar os fatores higiênicos de risco nos locais de trabalho e planejar ações para eliminá-los.

7.5 Senso de autodisciplina:

Identificar não – conformidades nos padrões existentes e as oportunidades de melhorias para os outros sensos.

8.0 O Dia “D”

O Programa 5S tem início com uma atividade chamada "DIA D". Neste dia, que terá a participação de todas as pessoas do laboratório, nesse caso específico, aonde serão colocados em prática os conceitos descarte, arrumação, limpeza e saúde. O conceito "disciplina" não é praticado nesse dia, mas sim depois do Dia "D", como um conceito de manutenção do programa. 9.0 Implantação do programa “5S”

O objetivo geral é preparar os funcionários para outras ações relacionadas ao programa da qualidade.

As etapas seguidas para implementação do 5S laboratório do CETA foram as seguintes:

A primeira etapa consistiu na preparação do treinamento para os funcionários, esse treinamento se baseou numa apresentação em power point com a definição dos sensos dos 5S, distribuição das cartilhas e explicação da implementação e o que seria o dia “D”.

Na seqüência do desenvolvimento distribuímos o questionário para ser respondido pelos funcionários. Foi definida a data do Dia “D”, onde a equipe participou ativamente das atividades do programa 5S.

E finalmente houve uma nova visita para apresentar os resultados obtidos e passar o questionário após a implantação do programa 5S.

10.0 O programa “5S” no dia-a-dia

A disciplina é o fator chave que trata da incorporação, pelos funcionários e pela empresa, dos conceitos do programa. A normalização de atividades e a implementação do gerenciamento visual são importantes ferramentas dessa etapa do trabalho. Assim como todo programa de qualidade, o Programa 5S precisa estar sustentado por um sistema formal de garantia da qualidade, e de normas claras para que os funcionários saibam qual é a sua responsabilidade e o que deve ser feito por eles. Assim, ao se estabelecer os critérios para a execução do Descarte, da Arrumação e da Limpeza, é preciso que sejam levados em consideração alguns aspectos básicos:

Explicitar, detalhadamente, como as atividades devem ser feitas. Como exemplos, podemos citar: os procedimentos para o descarte de documentos e de outros materiais, podendo inclusive incluir critérios da coleta seletiva de lixo; a padronização para organização dos arquivos; a padronização visual das placas informativas e dos ambientes de trabalho; a elaboração de cronograma de manutenção de bens móveis e imóveis.

Definir os responsáveis pela execução das atividades. Devemos deixar claro para os funcionários exatamente quais atividades e áreas são de sua responsabilidade. Quando isso não é feito, ou seja, quando a responsabilidade por determinada tarefa é de "todos" ela acaba não sendo de ninguém. O Programa 5S é um trabalho a ser feito a longo prazo que pretende através da reeducação, introduzir uma mudança cultural nas empresas, portanto, só depois de acontecer essa mudança é que se poderá pensar em responsabilidade coletiva.

(6)

11.0 Conclusão

Após todo processo de implantação do Programa do 5S, podemos concluir a grande importância que esse programa representa para a melhoria do ambiente de trabalho, de uma forma geral, sendo que a implantação do mesmo não teria alcançado bons resultados se não houvesse o interesse por parte dos funcionários do laboratório em aprender um pouco sobre a teoria do 5s e tentar pôr o mesmo em prática.

Contudo, é importante salientar que o 5s é um processo dinâmico e contínuo, onde os resultados obtidos dependem agora da manutenção e aprimoramento das técnicas no ambiente de trabalho, através das ações afirmativas das pessoas envolvidas.

12.0 Referências bibliográficas

www.gemba.com www3.unisul.br

Trabalhos sobre “ 5S” dos semestres anteriores Apostila do Programa “5S” da Caraíba Metais

(7)

13.0 Anexos

(8)

PLANO DE AÇÃO Programa de implantação do 5s

ITEM O QUE FAZER? QUEM FAZ? Quando?

1 Definir Equipe Professor Abel 6/3/2007

2 Definir Local Equipe

14/03/2007

3 Preparação da Aula Equipe

21/3/2007 e 22/3/2007

4 Dia da aula sobre 5S Equipe 23/3/2007

5 Fotos do local "antes" Equipe 23/3/2007

6 Avaliação/Questionário Equipe e Funcionários 23/3/2007

7 Planejamento do grande dia Equipe 23/3/2007

8 O Grande Dia Funcionários , Responsável e Equipe 2/4/2007 à 5/4/2007

9 Trabalho escrito Equipe

10/4/2007 à 13/4/2007

10 Padronização do local Funcionários e

Equipe

6/4/2007 e 9/4/2007

12 Fotos do local "depois" Funcionários e

Equipe 9/4/2007

13 Avaliação/Questionário Equipe e Funcionários

09/04/2007

14 Conclusão do trabalho Equipe 13/4/2007

(9)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO 5S - ANTES

PONTUAÇÃO

5S ITEM ASSUNTO OBSERVAÇÃO 0 1 2 3 4 5

UTILIZAÇ ÃO 1 DESCARTE DE OBJETOS SEM SERVENTIA x 2 ARMAZENAMENTO DE OBJETOS EM LOCAL NÃO APROPRIADO

Não existe local apropriado para todos

materiais x 3 SOMENTE OBJETOS PARA USO IMEDIATO ESTÃO SOBRE AS MESAS E EM QUANTIDADE MÍNIMA Há pouca bancada x 4 MATERIAIS SÃO REMOVIDOS DA AREA DE DESCARTE Lixo acumulado x 5 INFORMAÇÕES E DADOS ATUALIZADOS x 6 ORD ENAÇÃ O 1 EXISTÊNCIA DE LOCAL DETERMINADO PARA CADA OBJETO OU DOCUMENTO x 2 EXISTÊNCIA DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PARA GUARDA DE OBJETOS

Não existe critério x

3 IDENTIFICAÇÃO DOS CORREDORES, PASSAGENS E ÁREAS x 4 AS MESAS, ARQUIVOS E PRATELEIRAS ESTÃO ORDENADOS Em parte x 5 LIMP EZA 1 LOCAL É LIMPO DIARIAMENTE

Limpeza não ocorre

com periodicidade x 2 OS EQUIPAMENTOS SÃO MANTIDOS ADEQUADAMENTE Não há manutenção nos equipamentos x 3 O PISO ENCONTRA-SE ISENTO DE POEIRA, ÓLEO DERRAMADO x 4 AS LATAS DE LIXO SÃO ESVAZIADAS AO FINAL DO EXPEDIENTE x 5 EXISTEM RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA x 6 SAÚDE 1 AS BANCADAS E FERRAMENTAS SÃO CONSERVADAS PELO USUÁRIO x

2 O LOCAL É LIMPO E AGRADÁVEL x

3 VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO SÃO ADEQUADOS x 4 OS PROFISSIONAIS SE PREOCUPAM COM A PRÓPRIA SAÚDE x 5 DI S CI PLINA 1 OS FUNCIONÁRIOS CUMPREM HORÁRIOS ESTABELECIDOS x 2 O TELEFONE É USADO ADEQUADAMENTE x 3 TODOS SE PREPARAM ADEQUADAMENTE ANTES DE SAIR x 4 TODOS ESTÃO MOTIVADOS E PREOCUPAM-SE COM A MELHORIA CONTÍNUA DO LOCAL DE TRABALHO x 5 EXISTE ALGUMA ROTINA PARA MANUTENÇÃO DO 5S x

(10)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO 5S - DEPOIS

PONTUAÇÃO

5S ITEM ASSUNTO OBSERVAÇÃO 0 1 2 3 4 5

UTILIZAÇ

Ã

O

1 DESCARTE DE OBJETOS SEM

SERVENTIA x 2 ARMAZENAMENTO DE OBJETOS EM LOCAL NÃO APROPRIADO x 3 SOMENTE OBJETOS PARA USO IMEDIATO ESTÃO SOBRE AS MESAS E EM QUANTIDADE MÍNIMA x 4 MATERIAIS SÃO REMOVIDOS DA AREA DE DESCARTE x 5 INFORMAÇÕES E DADOS ATUALIZADOS x 6 ORD E NAÇ ÃO 1 EXISTÊNCIA DE LOCAL DETERMINADO PARA CADA OBJETO OU DOCUMENTO x 2 EXISTÊNCIA DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PARA GUARDA DE OBJETOS x 3 IDENTIFICAÇÃO DOS CORREDORES, PASSAGENS E ÁREAS x 4 AS MESAS, ARQUIVOS E PRATELEIRAS ESTÃO ORDENADOS x 5 L IM PE ZA 1 LOCAL É LIMPO DIARIAMENTE

Limpeza não ocorre

com periodicidade x 2 OS EQUIPAMENTOS SÃO MANTIDOS ADEQUADAMENTE Não há manutenção nos equipamentos x 3 O PISO ENCONTRA-SE ISENTO DE POEIRA, ÓLEO DERRAMADO x 4 AS LATAS DE LIXO SÃO ESVAZIADAS AO FINAL DO EXPEDIENTE x 5 RESPONSÁVEIS EXISTEM PELA LIMPEZA x 6 SAÚD E 1 AS BANCADAS E FERRAMENTAS SÃO CONSERVADAS PELO USUÁRIO x 2 O LOCAL É LIMPO E AGRADÁVEL x

3 ILUMINAÇÃO SÃO VENTILAÇÃO E ADEQUADOS x 4 OS PROFISSIONAIS SE PREOCUPAM COM A PRÓPRIA SAÚDE x 5 DISCI PLINA 1 OS FUNCIONÁRIOS CUMPREM HORÁRIOS ESTABELECIDOS x 2 O TELEFONE É USADO ADEQUADAMENTE x 3 TODOS SE PREPARAM ADEQUADAMENTE ANTES DE SAIR x 4 TODOS ESTÃO MOTIVADOS E PREOCUPAM-SE COM A MELHORIA CONTÍNUA DO LOCAL DE TRABALHO x 5 EXISTE ALGUMA ROTINA PARA MANUTENÇÃO DO 5S x

(11)

Gráfico de avaliação - antes 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 UTILIZAÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA SAUDE DISCIPLINA

Gráfico de avaliação - depois

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 UTILIZAÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA SAUDE DISCIPLINA

Referências

Documentos relacionados

Diques de rochas vulcânicas intermediárias, que ocorrem na seqüência de rochas metassedimentares, são tratados como posteriores aos granitos Sítios Novos e o

§ Avaliação bio-psico-sócio-cultural e espiritual de adultos e idosos internados em equipamento de saúde terciário com agravos nervosos.. § Alterações da

imediata e motivadamente a intenção de recorrer, com registro em ata, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os

- Etiqueta do fornecedor, tamanho do manequim, composição do produto e instruções de lavagem indicando a forma de manuseio do produto conforme CONMETRO resolução 2 ou

Fornecimento somente após apresentação de um modelo confeccionado para aprovação do tecido, cor, bordado/serigrafia e acabamento... Marca SENAI PP P M G GG XG

É Importante observar que nas citações indiretas deve-se colocar o sobrenome do autor (em letra maiúscula), o ano da publicação da obra e o número da página onde

Não se observaram diferenças estatisticamente signi- ficativas na distribuição dos factores de risco urinários, número de alterações urinárias/doente ou entre sexos; todas

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º