• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS –

SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR Com base no Windows XP, na figura ao

lado, julgue os itens que se seguem:

01- É possível afirmar que ao se clicar em “O que mais devo saber sobre o Firewall do Windows?” mostrado no canto inferior da figura mostrada, será aberta a página web do Windows Update que tem por função apresentar informações sobre as opções de segurança do Windows XP.

02- Sabendo que o Windows pode utilizar um dos dois ícones na forma de escudo mostrados na figura como forma de avisar sobre a ativação do Firewall, pode-se concluir que se o ícone for exibido será, necessariamente, na área de notificação do Windows, localizada na barra de tarefas.

03- O Windows XP, apesar de conter mecanismos de proteção implementados, como o firewall, não permite o acesso à Internet por meio de redes Wi-Fi porque não está preparado para a tecnologia VoIP;

04- É correto afirmar que, além do

firewal,l o Windows também já

possui sistema próprio de detecção de todo e qualquer tipo de aplicativo malicioso que tenha por função

apagar arquivos do usuário ou espionar suas tarefas diárias.

05- Caso o usuário aplique um clique simples no pequeno quadrado que acompanha a opção “Não permitir exceções” é correto afirmar que o usuário entrará numa rede pública e por isso todos os programas maliciosos como spams ou cookies serão bloqueados.

06- É correto afirmar que o novo recurso denominado “proteção de tela” faz parte das novas implementações de segurança dos dados computacionais e poderá ser ativada por meio do Painel de Controle.

07- A figura ao lado pode ter sido obtida por meio do Painel de Controle acessível por meio do Menu Iniciar.

08- Sabendo que Windows XP é um sistema operacional de 32 bits pode-se afirmar que ele só permite ser configurados em redes locais (LAN) de até 64 computadores.

09- Por meio da figura é possível concluir que a barra de menus só possui três menus, sendo assim, se o usuário clicar em “Geral” ou “Exceções” ou ainda em “Avançado” terá acesso ao conjunto de opções relacionadas ao menu clicado.

10- Um clique duplo no título “Firewall do Windows” produzirá o efeito de maximização da caixa de diálogo mostrada.

Com base na figura ao lado julgue os itens que se seguem:

11- É possível afirmar que o computador no qual a janela foi obtida possui, pelo menos, três drives acionadores que poderiam ler unidades de DVD. Também é possível afirmar que o computador seria capaz de gravar dados em mídias do tipo

compact disk.

12- A figura mostrada ao lado pode ser acessada por meio do menu “Arquivo” de janelas do Windows, como a Lixeira ou o Painel de Controle.

(2)

13- É possível afirmar que a unidade de disco “Dados (E:)” esta utilizando mecanismo de compactação de dados o que torna os dados protegidos contra perda acidentais denominadas de criptografia.

14- O ícone “Meu computador” apresenta um sinal de menos à esquerda como uma forma de indicar que seu conteúdo já está visível para o usuário, um clique neste sinal de menos contrai o conteúdo exibido e o ícone passará a exibir um sinal de mais.

15- Caso se aplique um clique simples em “Disco local (C:)” e se clique em “Criar nova pasta” será criada uma nova pasta dentro do disco anteriormente clicado e o Windows permitirá que o usuário digite o novo nome para a pasta recém criada.

Com base na figura mostrada ao lado, julgue os itens:

16- A figura ao lado é obtida por meio da opção “Contas de usuário” do Painel de Controle;

17- Caso o usuário que estava usando o computador no qual a figura ao lado foi obtida clicasse na opção “Cancelar” desta mesma figura, pode se afirmar que o usuário não necessitaria fechar os documentos do Word que ainda não tivessem sido salvos.

18- Tanto a opção “Trocar usuário” como a opção “Fazer logoff” permitem que outro usuário possa efetuar logon no computador.

19- É correto afirmar que o Windows XP é um sistema operacional multitarefas e multiusuário, pois permite que um usuário possa usar várias tarefas ao mesmo tempo além de permite que mais de um usuário possa estar logado ao mesmo tempo em um computador.

20- Uma das ferramentas do Windows XP é a “Restauração do sistema” que permite ao usuário criar um ponto de restauração da configuração atual do computador e, posteriormente, recuperar o estado que o sistema estava quando foi salvo o ponto de restauração.

(3)

21- A figura mostrada permite concluir que estavam sendo utilizados recursos do Adobe Reader intrínsecos do Office 2002, pois, a janela está divida em duas partes mostrando como seria o arquivo PDF criado por meio do Word 2002.

22- Pode-se afirmar corretamente que a janela do Word mostrada na figura foi personalizada por meio do Menu Exibir, esta constatação é deduzida pela falta de diversos botões padrões que deveriam estar sendo mostrados, como o botão .

23- Por meio de opção encontrada no menu Editar seria possível corrigir a existência de espaços duplos encontrados, por exemplo, antes da letra “A” que inicia o período “A ligeira raposa marrom...” (na primeira linha da painel superior) fazendo com que só restasse um dos dois espaços apresentados.

24- É correto concluir que o documento em edição possui mais de 20 páginas, entretanto, atualmente a edição do documento estaria sendo feita na página 14.

25- A existência do botão na janela apresentada indica a possibilidade de ser assistido por meio do sistema de ajuda do Word 2002.

26- No menu Tabela existe opção para se obter uma tabela contendo as opções de autocorreção que seriam equivalentes aos textos que o Word 2002 corrige automaticamente quando digitados em um documento.

27- A opção Traduzir encontrada por meio da opção Idioma do menu Ferramentas permite saber qual seria a palavra em inglês que corresponde ao adjetivo “marrom”.

28- No Word 2002 é possível selecionar simultaneamente e somente as três palavras “marrom” que aparecem, respectivamente, na primeira, segunda e terceira linha do primeiro painel, sendo assim seria possível aplicar negrito ou sublinhado a estes termos de uma só vez sem se aplicar a respectiva formatação em outras partes do documento.

29- Por meio do menu Janela é possível maximizar a janela apresentada.

30- Caso se clique em algum dos botões o Word aplicará marcadores ou numeração, conforme seja escolhida a opção na janela que será aberta, aos parágrafos da figura.

31- O botão tem por função o desenho de bordas para textos ou para a página atual do documento.

32- No menu Ferramentas existe opção para se impedir que um bloco ou todo o documento seja copiado para outro documento ou seja alterado no documento atual, esta proteção poderá ser desfeita por meio de inserção de senha.

33- A opção “Capitular” presente no menu Inserir permite inserir uma letra destacada das demais em qualquer posição do texto.

34- Por meio de opção encontrada no menu Exibir é possível inserir textos ou imagens posicionadas junto à margem inferior e que será visualizada em cada uma das páginas do documento mostrado.

35- Se o botão for pressionado é correto afirmar que será dado início ao processo de impressão e pelo menos a seção 1 mostrada no painel superior da janela apresentada teria partes do documento que não seriam impressas.

36- Por meio do menu Formatar é possível modificar, entre outras coisas, textos maiúsculos para minúsculos, a quantidade de colunas de um documento ou a cor de sombreamento que o parágrafo irá possuir.

Com base na parte de uma janela do Word mostrada ao lado julgue os itens abaixo:

37- A opção “Mensagem de email em branco” é utilizada para se compor uma nova mensagem de correio eletrônico usando recursos do Word. É certo afirmar que o Word possui recursos próprios para o envio da mensagem sem a necessidade de auxílio de qualquer outro programa.

38- As quatro primeiras opções existentes na opção “Abrir um documento” da figura ao lado também poderiam ser obtidas por meio do menu Arquivo, posto que correspondem aos últimos quatro arquivos que foram abertos no Word.

39- O Word 2002 permite criar documentos a partir de um documento em branco, a partir de modelos de documentos já trazidos pelo próprio Word na instalação padrão e também com base em documentos que o usuário já tenha em seu computador.

40- Caso o computador do usuário no qual a figura ao lado foi capturada estivesse em uma rede do tipo

ethernet é possível afirmar que seria possível, caso o usuário tivesse permissões para tanto, a abertura e

a edição de um documento armazenado em outro computador que também fizesse parte da rede ethernet. A figura abaixo mostra parte de uma janela do Excel, com base na figura e neste aplicativo julgue os seguintes itens:

(4)

41- Pode-se afirmar com veracidade que os valores contidos em B6 e em C6 não seriam alterados caso seja aplicado o seguinte procedimento: Sabendo que a célula D6 está sendo editada, poderia se pressionar a tecla Enter, clicar a célula D6, pressionar a tecla CTRL e mantendo-a pressionada, pressionar a tecla “C”, posicionar o mouse sobre B6 pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse e arrastar o ponteiro de forma a posicioná-lo sobre a célula C6 liberando então o botão do mouse e, ao final, pressionar a tecla CTRL e mantendo-a pressionada, teclar a tecla “V”.

42- Caso se clique em E3 e se digite: “=SOMA(A3:C3)”, ao se pressionar ENTER a célula E3 irá apresentar o valor 12.

43- Pode-se afirmar que as células de B1 a D1 estão mescladas.

44- Ao se clicar em E5 e digitar: “=Média(b5:d5)/3” e se teclar Enter será apresenta do valor 6 na célula E5.

45- A fórmula =se(c4=4;“te peguei”;“não te peguei”) se digitada na célula E7 apresentará, após pressionar Enter, o resultado “te peguei”.

Com base na figura mostrada ao lado julgue os itens abaixo:

46- O botão permite que os nomes dos equipamentos da primeira coluna da figura

sejam colocados em ordem alfabética.

47- Por meio do botão é possível inserir na célula atual uma função do tipo “=maiúsculas(texto)”;

48- Caso seja digitado o número 1,4567 na célula A5 ativa e se pressionar ENTER, caso o botão

seja pressionado em seguida a célula A5 conterá o valor “R$ 1,45”.

49- Por meio da opção “Seqüência” do menu Inserir é possível inserir uma lista de meses do tipo “Jan, Fev, Mar...” na linha 5 da planilha atual.

50- Ao se clicar em D4 e se clicar em a célula D4 passará a conter o valor “140,00”. Sabendo que um computador possui acesso banda larga á Internet julgue os itens abaixo:

51- O computador não poderia ser um Notebook equipado com placa de rede Wireless, tendo em vista que a tecnologia Wireless, por ser baseada em celulares de 2G ou de 2,5G ainda não alcança velocidades compatíveis com o padrão “banda larga”.

52- O computador poderia estar em uma rede local compartilhado a conexão rápida com a Internet para outros computadores que fizessem parte da mesma rede.

53- O computador poderia estar utilizando tecnologia ADSL possui velocidades diferentes para envio e recebimento.

54- O computador poderia ser do padrão PoC que é o termo utilizado para designar os computadores que já possuem DNS proprietário para acesso à Roteadores Bluetooth.

(5)

55- O computador poderia ter o Sistema Operacional Windows XP juntamente com o Internet Explorer 6.0 para possibilitar a navegação nas páginas da Web que possuem conteúdo HTML transmitido por meio dos protocolos TCP/IP e HTTP.

56- O computador não poderia se corresponder eletronicamente com outros computadores por meio de Webmail já que o Webmail é utilizado somente por usuários que fazem acesso discado em baixas velocidades.

Sabendo que a janela ao lado foi retirada de um computador com Outlook Expresse julgue os itens:

57- Ao se concluir a digitação do endereço que estava sendo digitado, o navegador mostrado na figura ao lado abrirá o sítio cujo domínio é “cnpq.br”.

58- O botão está relacionado à funcionalidade de envio de uma mensagem de correio eletrônico por meio do protocolo SMTP.

59- Uma mensagem de correio eletrônico não pode ser modificada pelo destinatário caso tenha sido enviada com “Alta prioridade”.

60- Se o usuário clicar em

poderá escolher um ou mais destinatários da mensagem atual desde que os destinatários já estejam pré-catalogados como contatos.

61- Após a composição e o envio de uma mensagem de correio eletrônico é possível verificar se a mensagem realmente já foi enviada por meio da pasta “Caixa de saída” do Outlook Express.

A figura ao lado apresenta o Internet Explorer, com base neste software navegador julgue os itens abaixo:

62- As informações divulgadas na página permitem concluir que existe a utilização de chaves pública/privada entre o sítio web onde a página está armazenada e o computador do cliente que a está acessando no momento em que a figura foi capturada.

63- Pelo fato de um dos botões

estar desabilitado é possível concluir que o usuário possui a página atual definida como página inicial.

64- O botão permite verificar as páginas visitadas anteriormente, mesmo que em outras sessões de uso.

65- Por meio do menu Ferramentas é possível acessar opção que permite apagar arquivos temporários que são armazenados no computador do usuário devido aos processos de download que são feitos ao se navegar em páginas da web.

66- Caso o usuário recebesse em seu e-mail uma mensagem afirmando que o BRB estaria doando R$ 1,00 para instituições carentes a cada clique em seu sítio este e-mail poderia ser considerado um Hoax.

(6)

67- Com as novas atualizações implementadas na versão atual do Internet Explorer é possível que um simples clique no texto “BRB Telebanco: 322.1515...” já seja suficiente para iniciar uma transmissão de voz sobre as redes de dados do tipo Internet.

68- Os botões e , embora possuam funções diferentes, podem apresentar, em determinada situação, o mesmo resultado.

69- O fato de o botão estar habilitado indica que o sítio atual já foi adicionado ao conjunto de sítios favoritos do usuário.

70- Pode-se afirmar que o sítio atual utiliza de pop-ups para chamar a atenção do usuário enquanto este navega. Gabarito: 01-F 02-V 03-F 04-F 05-F 06-F 07-V 08-F 09-F 10- F 11-V 12-F 13-F 14-V 15-V 16-F 17-V 18-V 19-V 20-V 21-F 22-F 23-V 24-V 25-V 26-F 27-V 28-V 29-F 30-F 31-F 32-V 33-F 34-V 35-F 36-V 37-F 38-V 39-V 40-V 41-V 42-F 43-F 44-F 45-F 46-V 47-F 48-F 49-F 50-F 51-F 52-V 53-V 54-F 55-V 56-F 57-F 58-V 59-F 60-V 61-F 62-F 63-F 64-V 65-V 66-V 67-F 68-V 69-F 70-F

Referências

Documentos relacionados

Em um estudo realizado por nosso grupo com o objetivo de observar o comportamento da curva dose-resposta da pressão arterial em indivíduos hipertensos submetidos a um

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise