• Nenhum resultado encontrado

Formar e capacitar profissionais para o mercado de seguros brasileiro. Essa é a missão da Escola Nacional de Seguros há mais de 40 anos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formar e capacitar profissionais para o mercado de seguros brasileiro. Essa é a missão da Escola Nacional de Seguros há mais de 40 anos."

Copied!
62
0
0

Texto

(1)
(2)

Formar e capacitar profissionais para o mercado de seguros brasileiro. Essa é a missão da Escola Nacional de Seguros há mais de 40 anos. Ao longo desse período, a Escola se desenvolveu, ganhou experiência e prestígio, e hoje oferece soluções educacionais de elevada qualidade. Os cursos são concebidos para atender aos diversos perfis, nos níveis de formação, qualificação, graduação e especialização. Com unidades regionais em 14 cidades, a instituição conta com docentes

gabaritados, com ampla experiência acadêmica e profissional nas áreas em que lecionam.

As aulas são ministradas através de três modalidades: presencial, que corresponde ao modelo tradicional de ensino, em salas de aula; a distância, para alunos sem disponibilidade de frequentar a Escola; e fechada, voltada para empresas que desejam treinar quadros específicos de funcionários.

Acesse periodicamente o site www.funenseg.org.br, acompanhe os cursos que estão sendo oferecidos e fique atualizado com as principais novidades sobre o ensino em seguros.

(3)

SOLUÇÕES CORPORATIVAS

A Escola Nacional de Seguros desenvolve soluções corporativas customizadas para as empresas do mercado de seguros. Por sua tradição e know-how, vem oferecendo consultoria em treinamento e educação empresarial, proporcionando vantagem competitiva e conhecimento técnico para a sua corporação.

A Escola pode adaptar sua programação de acordo com a realidade de cada empresa e desenhar cursos com formatos específicos para atender a cada necessidade. Com flexibilidade de locais e horários, quem escolhe é o cliente! A Escola é sua parceira!

(4)

SEJA PARCEIRO DA ESCOLA!

INVISTA EM SEUS PROFISSIONAIS, CAPACITANDO-OS

COM QUEM REALMENTE ENTENDE DE SEGUROS!

SERVIÇOS:

ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES:

• Levantamento das necessidades de treinamento;

• Realização e coordenação de cursos, palestras, workshops e seminários; • Produção de materiais instrucionais;

• Elaboração de pesquisas e estudos voltados para o mercado de seguros.

(5)

CORRETORES DE SEGUROS

Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

A Escola Nacional de Seguros é a única instituição no Brasil que oferece o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. Ao final do programa, caso o aluno seja aprovado, a Escola confere o certificado que permite obter o registro na profissão junto à SUSEP.

(6)

CURSOS PARA HABILITAÇÃO

Comissários de Avarias

Diante do aumento no transporte de cargas no Brasil, a Escola tem

oferecido o Curso para Habilitação de Comissários de Avarias. O profissional atua em caso de ocorrência de sinistros, sendo capaz de vistoriar

mercadorias, bens e equipamentos danificados, entre outras atividades. Corretores de Seguros

A Escola Nacional de Seguros é a única instituição no Brasil que oferece o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros. Ao final do programa, caso o aluno seja aprovado, a Escola confere o certificado que permite obter o registro na profissão junto à Susep.

(7)

HABILITAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS –

CAPITALIZAÇÃO FASE I

PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA:

CONTEÚDO:

HABILITAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS – VIDA E

PREVIDÊNCIA FASE II

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

O curso concede aos aprovados o certificado de habilitação que permite obter o registro na SUSEP para comercializar produtos de capitalização.

Ensino médio completo.

95 h/a.

Direito do Seguro / Matemática Financeira / Legislação e Organização Profissional / Teoria Geral do Seguro I / Capitalização / Ética Concorrencial / Palestra de Prevenção à Fraude em Seguros.

O curso concede aos aprovados o certificado de habilitação que permite obter o registro na SUSEP para comercializar produtos de seguros de vida, capitalização e planos de previdência complementar.

Corretores que já possuam Habilitação em Capitalização; Alunos que tenham cursado a Fase I – Capitalização.

119 h/a.

Introdução à Atuária e Precificação do Seguro / Previdência Complementar / Mercado Financeiro / Noções de Gestão Empresarial / Saúde Suplementar / Seguros de Pessoas / Estratégias de Comercialização de Seguros / Noções de Informática / Palestra Seguro DPVAT.

(8)

HABILITAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS – DEMAIS

RAMOS FASE III

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA:

CONTEÚDO:

O curso destina-se a quem já foi aprovado em Capitalização, Vida e Previdência e quer complementar a habilitação para obter o registro na SUSEP para

comercializar todos os tipos de seguros, inclusive de automóveis.

Habilitação em Capitalização, Seguros de Vida e Previdência ou registro na SUSEP como corretor de seguros de Vida e Previdência.

200 h/a.

Teoria Geral do Seguro II / Contabilidade / Seguro Rural / Seguros de

Responsabilidade Civil Geral / Seguros de Transportes e de RC do Transportador / Seguros Compreensivos / Seguros de Riscos e Ramos Diversos / Seguro de Lucros Cessantes / Seguros de Automóveis, RCF e APP / Seguros de Cascos Marítimos / Seguros Aeronáuticos / Seguros de Riscos de Engenharia / Gestão Empresarial / Palestra Aspectos Contábeis para Corretores de Seguros.

(9)

HABILITAÇÃO DE CORRETORES DE MICROSSEGUROS

PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA:

CONTEÚDO:

O curso concede aos aprovados o certificado de habilitação que permite obter o registro na SUSEP para comercializar produtos de Microsseguros.

Ensino fundamental completo.

30 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros e Previdência Complementar Aberta / Operações de Seguros e Previdência Complementar Aberta / Formação e Importância do

Microsseguro / Ética no Mercado de Microsseguro / Estratégia de Comercialização em Microsseguro.

(10)

COMISSÁRIO DE AVARIAS

Cuso para Habilitação de Comissários de Avarias

Diante do aumento no transporte de cargas no Brasil, a Escola tem oferecido o Curso para Habilitação de Comissários de Avarias. O profissional atua em caso de ocorrência de sinistros, sendo capaz de vistoriar mercadorias, bens e equipamentos danificados, entre outras atividades.

(11)

HABILITAÇÃO DE COMISSÁRIO DE AVARIAS

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

O curso auxilia no desenvolvimento de habilidades para a formação do Comissário de Avarias, profissional credenciado para fazer a vistoria de cargas (mercadorias, bens e equipamentos) danificadas em sinistros.

Ensino médio completo.

162 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Direito e Legislação do Seguro Transportes / Seguros de Transportes e de Responsabilidade Civil do Transportador / Noções de Comércio Exterior / Técnicas de Redação / Transporte Aéreo de Carga / Operações com Cargas / Organização Portuária e Retroportuária Alfandegada / Seguro do Operador Portuário / Processo de Sinistro do Seguro Transportes.

(12)

ATENDIMENTO PARA CALL CENTER

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

necessários para atender com eficiência e se comunicar melhor com seus clientes. Ensino médio completo.

6 h/a.

Crescimento do Serviço de Atendimento Telefônico no Brasil / Tecnologia / Processos / Principais Legislações / Pessoas / Elementos da Comunicação / Atendimentos Difíceis.

Conheçer como funciona um Call Center e adquira os conhecimentos

BÁSICO DE SEGUROS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Adquirir os conhecimentos necessários para uma boa atuação na área de Seguros.

Ensino Médio completo.

45 h/a.

Português / Noções de Matemática / Noções de Contabilidade / Noções de Direito do Seguro / Conceitos Básicos de Seguros

(13)

CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

Corretoras

Para atender à Resolução nº 149 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a Escola oferece cursos de Certificação Técnica para Corretoras de Seguros. O objetivo desses programas é aprimorar os serviços prestados por funcionários que atuam diretamente nas áreas de Atendimento ao Público, Venda Direta e Regulação e Liquidação de Sinistros.

Seguradoras

Para as Seguradoras, atendendo à Resolução nº 115 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e à Circular nº 290 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Escola oferece cursos de Certificação Técnica nas área de Atendimento ao Público, Controles Internos, Seguro DPVAT, Regulação e Liquidação de Sinistros e Venda Direta.

(14)

COMERCIALIZAÇÃO DOS SEGUROS DE TRANSPORTES

NACIONAIS TERRESTRES, RCTR-C E RCF-DC

Objetivo: PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Desenvolver a capacidade para comercializar Seguros de Transportes Terrestres Nacionais, RCTR-C e RCF-DC, conhecendo os fatores mais importantes para a negociação destes produtos.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros ou dois anos de experiência na área de seguros.

15 h/a.

Conceitos Básicos dos Seguros de Transportes / Coberturas Básicas dos Seguros Transportes / Principais Coberturas Adicionais dos Seguros de Transportes

Nacionais / Principais Cláusulas Específicas dos Seguros de Transportes Nacionais / Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) / Seguro Facultativo de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RCF-DC) / Critérios de Taxação e Taxas Referenciais para Seguros de Transportes Nacionais, RCTR-C e RCF-DC / Aspectos Gerais da Comercialização dos Seguros de Transportes Terrestres, RCTR-C e RCF-DC / Processo de Sinistros no Seguro de Transportes.

(15)

COMO ADMINISTRAR UMA CORRETORA DE SEGUROS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE VENDA – A

ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Disponibilizar conhecimentos para uma gestão eficiente nos

procedimentos operacionais e administrativos que envolvem o cotidiano de uma corretora de seguros.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros ou dois anos de experiência na área de seguros.

18 h/a.

Avaliação de uma Corretora de Seguros / O Mercado Segurador Brasileiro / A Venda Consultiva Aplicada ao Seguro / Aspectos Éticos e Legais / Estrutura Organizacional de uma Corretora de Seguros / Organização e Gestão Administrativa / Organização e Gestão Contábil / Gestão de Pessoal / Plano de Negócio.

Tornar o aluno um orador de sucesso, desenvolvendo as técnicas e habilidades para falar em público com desenvoltura nos diferentes tipos de ambientes e situações profissionais.

Ensino médio completo.

18 h/a.

A Comunicação e Sua Importância no Mercado / Três Componentes de Influência na Comunicação / Erros na Comunicação / Erros na Comunicação com a Plateia / Marketing Pessoal / Planejando Sua Apresentação / O Coaching e a Oratória / Valores e Crenças.

(16)

CONCEITOS BÁSICOS DE SEGUROS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

CONTABILIDADE APLICADA AO SEGURO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Propiciar aos participantes conhecimentos elementares sobre a área de Seguros.

Ensino médio completo.

10 h/a.

O Seguro no Tempo / Princípios Básicos de Seguros / Operação de Seguro / O Contrato de Seguro / Estrutura Técnica da Operação de Seguro / Ramos de Seguro.

Aperfeiçoar conhecimentos na área de contabilidade para o mercado de seguros.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros ou dois anos de experiência na área de seguros. Conhecimento em contabilidade básica.

42 h/a.

O Mercado Segurador Brasileiro / Contabilidade Básica / Critérios e Princípios Básicos / Principais Operações / Análise Técnica.

(17)

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE INSPETORES DE RISCOS

MÉDIOS - RAMOS ELEMENTARES

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Curso destinado a profissionais de seguradoras, resseguradoras, empresas terceirizadas, corretores de seguros, grandes segurados e pessoas que desejam adquirir conhecimentos para iniciação de carreira e atuação na área de Inspeção de Riscos - RE.

Ensino médio completo.

66 h/a.

Conceitos Básicos de Seguro / Direito do Seguro / Incêndio / Inspeção de Riscos / Subscrição de Riscos / Regulação e Liquidação de Sinistros.

(18)

FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGUROS DA ÁREA DE

FINANCIAL LINES E RISCOS PROFISSIONAIS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Conhecer os fundamentos dos seguros Financial Lines e Riscos Profissionais, a partir de noções de Direito e das teorias gerais e específicas dos contratos de seguros. Entender também os princípios que regem as atividades compreendidas e cobertas pelas suas respectivas apólices, em face das diversas fontes existentes: CC/2002 - CDC, BACEN, CVM, SUSEP e demais normas infralegais.

Ensino superior completo.

95 h/a.

Contabilidade e Finanças / Aspectos Jurídicos Gerais – Contratos de Seguros e Atividade Seguradora / Aspectos Jurídicos Específicos do Segmento D&O / Aspectos Técnicos e Jurídicos Específicos do Segmento dos Seguros de Riscos Profissionais / Aspectos Jurídicos e Operacionais Relativos aos Segmentos POSI, Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Privada e Private Equity / Análises Financeiras para Fins de Identificação de Riscos e Subscrição dos Seguros de Financial Lines / Aspectos Conceituais de Subscrição e Precificação de Riscos de Financial Lines / Especializações – Palestras: Crimes Corporativos; Da Regulação de Sinistros D&O no Brasil e RCP Advogados; CADE e CVM; Governança

Corporativa; Sinistros de D&O no Mercado Londrino; Class Actions Norte-Americanas e Ações Coletivas no Brasil (Comparativo).

(19)

FUNDAMENTOS BÁSICOS DE GERENCIAMENTO DE

RISCOS

Objetivo: PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

FUNDAMENTOS DE SEGUROS

Objetivo: PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: 18 h/a. 24 h/a. Identificar, analisar e avaliar riscos em pequenas e médias empresas, aplicando as melhores técnicas de gerenciamento na administração de seguros.

Ensino médio completo; Curso Básico de Seguros ou dois anos de experiência na área de Seguros.

Introdução ao GR / Definições e Terminologias / Parâmetros para Determinação de Perdas; Conceitos – Gerência de Riscos / Objetivos da Gerência de Riscos; Formas de Classificar o Risco / Etapas do Gerenciamento de Riscos / Quanto Custa um Acidente? / Prevenção e Controle de Perdas / Características dos Acidentes e suas Áreas de Impacto / Plano de Ação de Emergência / Seleção da Técnica Apropriada para Tratar as Exposições ao Risco.

Propiciar o conhecimento dos aspectos jurídicos da operação de seguro e das técnicas inerentes às operações de Seguros.

Ensino médio completo.

Direito e o Seguro no Brasil: Noções / O Contrato de Seguro / O Seguro e o Código Civil / O Código de Defesa do Consumidor / Princípios Básicos de Seguros / Operação de Seguro / O Contrato de Seguro / Estrutura Técnica da Operação de Seguro / Mecanismos de Pulverização do Risco / Ramos de Seguros.

(20)

MATEMÁTICA ATUARIAL E DE SEGUROS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

MATEMÁTICA FINANCEIRA E A UTILIZAÇÃO DA

CALCULADORA HP 12 C

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Ensinar a aplicação dos principais conceitos de cálculo atuarial nas áreas de seguro de pessoas e Previdência Complementar.

Ensino médio completo. Experiência na área de seguros de Vida e Previdência.

30 h/a.

Conceitos Básicos / Anuidades de Sobrevivência Constantes / Seguros em Caso de Morte (Seguros Constantes) / Anuidades por Sobrevivência e Seguros em Caso de Morte (Variáveis) / Seguros em Caso de Morte a Prêmios Periódicos / Seguros sobre 'n' Vidas / Seguro Invalidez / Teoria do Risco.

O curso visa transmitir os conceitos básicos da Matemática Financeira por meio da utilização dos recursos da calculadora HP 12C.

Ensino médio completo.

12 h/a.

Conhecer a Calculadora HP 12C / Aprendendo Cálculos Aritméticos / Cálculos Financeiros na HP 12C.

(21)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RESSEGURO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

PROCESSO DE VENDA ORIENTADO PELO CLIENTE

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Aprender os principais conceitos e características do Resseguro e dominar seus aspectos teóricos e práticos, tendo por base as características gerais do contrato e as especificidades de suas cláusulas.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de Seguros.

45 h/a.

Aspectos Gerais do Resseguro / Bases Técnicas da Operação de Resseguro / Subscrição de Resseguro / Tipos de Resseguro / Contratos Automáticos / Elaboração de um Programa de Resseguro.

Tornar o aluno um excelente consultor de seguros, desenvolvendo as habilidades específicas a um processo de venda com foco no cliente.

Ensino médio completo.

12 h/a.

Iniciação / Planejamento da Venda / Executando a Venda / Avaliação / Fechando o Negócio / Modernas Ferramentas de Venda.

(22)

QUEDA DE RAIO – DANOS ELÉTRICOS EM COBERTURAS

DE SEGUROS COMPREENSIVOS

Objetivo: PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

REGULAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS AUTOMÓVEIS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

O curso tem como objetivo identificar e analisar os tipos de danos provenientes de fenômenos de raio e de eletricidade, diferenciando-os no sentido da aplicação de coberturas securitárias.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de seguros.

15 h/a.

O Fenômeno do Raio e Suas Características / Danos Frequentes Provocados Pelas Descargas Atmosféricas/ Sistemas de Proteção / O Fenômeno da Eletricidade / Danos Frequentes Provocados por Sub/sob-retenções, Curtos-circuitos e Danos de Origem Elétrica / Diferenciação e Semelhanças entre Ocorrência de Danos por Descargas Atmosféricas e de Origem Elétrica

Conhecer os procedimentos e as responsabilidades referentes ao processo de regulação e liquidação de sinistros de automóveis.

Ensino Médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de seguros.

30 h/a.

Noções de Seguro de Automóveis / Regulação e Liquidação de Sinistros de Automóveis / Regulação e Liquidação de Sinistros com Perda Parcial / Regulação e Liquidação de Sinistros com Indenização Integral por Colisão; Roubo ou Furto Total / Regulação e Liquidação de Sinistros por Danos Corporais / Lavagem de Dinheiro.

(23)

RESSEGURO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SAÚDE SUPLEMENTAR – FUNDAMENTOS TÉCNICOS E

COMERCIALIZAÇÃO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Identificar as principais características do resseguro, seus aspectos teóricos, práticos e fundamentos operacionais.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de seguros. Experiência no mercado de Resseguro.

30 h/a.

Funções do Resseguro / Como Obter Resseguro / Contrato de Resseguro e Resseguro Facultativo / Tipos de Contrato de Resseguro / Programas de Resseguro.

Apresentar conceitos básicos e técnicos para comercialização dos planos de saúde regulamentados pela ANS, com informações sobre as principais características dos planos privados de assistência à saúde e regras que orientam a celebração e cumprimento desses contratos.

Ensino Médio completo. Curso Básico de Seguros ou dois anos de experiência na área de seguros.

27 h/a.

A Regulação da Saúde Suplementar / A Importância da Regulação na Saúde Suplementar / A Regulação e Seu Alcance / O Atlas da Saúde Suplementar / Aspectos Jurídicos / Dos Contratos de Planos de Saúde / Características Contratuais / Reajuste dos Planos / Das Coberturas / Doenças e Lesões Preexistentes / Urgência e Emergência / Comercialização.

(24)

SEGURO D&O

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SEGURO DE CASCOS MARÍTIMOS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Desenvolver competências e habilidades para a administração do Seguro D&O, entendendo suas principais garantias e exclusões em conformidade com a legislação específica e o mercado atual.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros ou dois anos de experiência na área de seguros.

15 h/a.

Histórico do Seguro D&O / Legislação e Normativas / Apólice de D&O / Mercado do Seguro D&O / Outras Disposições.

Fornecer conhecimentos específicos sobre a contratação de Seguros Marítimos para pequenas e médias embarcações e sobre procedimentos para regulação e liquidação de sinistros.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Doisanos de experiência na área de Seguros.

15 h/a.

Introdução e Breve Histórico / Aspectos Gerais dos Seguros de Cascos Marítimos / Condições Gerais e Coberturas dos Seguros de Cascos Marítimos / Coberturas Complementares, Especiais e Adicionais / Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por Suas Cargas – DPEM.

(25)

SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SEGURO DE RISCOS NOMEADOS E OPERACIONAIS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de Seguros.

42 h/a.

Fundamentos Legais / Ativação do Seguro / Operacionalização / Análise das Condições Gerais de uma Apólice Padrão / RC Estabelecimentos Comerciais e/ou Industriais / RC Produtos; Modalidades Mais Comuns / Riscos Profissionais / Riscos Ambientais / Serviços Públicos.

Ensinar procedimentos gerais e específicos do Seguro Incêndio e lucros cessantes, aplicados na contratação de riscos nomeados e operacionais,

envolvendo operações de Resseguro.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de Seguros. Desejável conhecimento em Seguros Compreensivos.

40 h/a.

Seguros Patrimoniais / Resseguro e as Formas Atuais da Contratação de Seguro de Propriedades / Riscos Nomeados / Riscos Operacionais.

Proporcionar conhecimentos sobre os fundamentos legais, as características específicas de contratação, rotinas técnicas e operacionais da carteira do Seguros de Responsabilidade Civil.

(26)

SEGURO GARANTIA

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SINDICÂNCIA EM SEGUROS – MÓDULO BÁSICO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Abordar os conceitos técnicos e operacionais do Seguro de Garantia de Obrigações Contratuais e seus principais aspectos jurídicos e comerciais.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguros. Dois anos de experiência na área de seguros. Desejável experiência prática com Seguro Garantia.

18 h/a.

Introdução ao Seguro Garantia / Normativos Técnicos do Seguro Garantia / Subscrição e Modalidades do Seguro Garantia.

Oferecer capacitação técnica em sindicância em seguros e análise de sinistros aos profissionais já atuantes no mercado.

Os participantes deverão ser indicados por seguradora.

60 h/a.

Ações de Prevenção à Fraude em Seguros / Conceitos Básicos de Seguros / Direito do Seguro / Direito Penal e Processual Penal / Ética e Cidadania / Língua

(27)

SUBSCRIÇÃO DE RISCOS

Objetivo: PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: Ensino médio completo.

63 h/a.

Desenvolvido para profissionais que desejam compreender em detalhes assuntos como a mitigação de riscos do ponto de vista do segurado,

precificação, resseguro e os trâmites do processo de subscrição dentro da seguradora.

Processo de Subscrição de Riscos / Resseguro / Precificação de Riscos /

Política de Subscrição de Riscos.

(28)

TÉCNICAS DE REDAÇÃO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

TEORIA GERAL DO SEGURO

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Desenvolver habilidades necessárias à comunicação e expressão de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Ensino médio completo.

12 h/a.

Construir a base conceitual necessária à adequada utilização de procedimentos e técnicas adotados nas operações de Seguro.

Ensino médio completo.

12 h/a.

O Seguro no Tempo / Princípios Básicos de Seguros / Operação de Seguro / O Contrato de Seguro / Estrutura Técnica da Operação de Seguro / Mecanismos de Pulverização do Risco / Ramos de Seguro.

Consultório Gramatical / Textos e Textualidades / Documentos Oficiais: regras, recomendações, diagramações e modelos / Português do Cotidiano (Dicas).

(29)

VISTORIA PRÉVIA DE AUTOMÓVEIS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

VISTORIADOR DE SINISTRO DE AUTOMÓVEIS

Objetivo:

PRÉ-REQUISITO:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Adquirir os conceitos e as técnicas necessárias para a vistoria prévia, fundamental na subscrição do Seguro de Automóvel.

Ensino médio completo.

27 h/a.

Ensino médio completo. Curso Básico de Seguro. Experiência na área de seguros.

39 h/a.

O Profissional de Vistoria Prévia / Objetivo e Características da Vistoria Prévia / Processo de Identificação do Veículo / Localização do VIN.

Capacitar profissionais para executar – com segurança, eficiência e habilidade – a operação de vistoria de sinistro de automóveis. .

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Seguro de Automóveis / Identificação Visual de Veículos / Processo de Vistoria de Sinistro: conceito, responsabilidades; etapas / Instrumentos e Relatórios.

(30)

VISTORIADOR DE SINISTRO DE AUTOMÓVEIS

PARA MULHERES

Objetivo: PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Realizar vistoria e análise de sinistros com toda a precisão que o mercado exige. Um curso exclusivo para mulheres que gostam de desafios e desejam ingressar em uma profissão antes dominada pelos homens.

Ensino Médio completo. Curso Básico de Seguros. Experiência na área de Seguros.

39 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Seguro de Automóveis / Identificação Visual de Veículos / Vistoria de Sinistro de Automóveis / Processo de Vistoria de Sinistro: Processo de Vistoria de Sinistro: conceito, responsabilidades; etapas / Instrumentos e Relatórios.

(31)

WORKSHOPS DE CURTA DURAÇÃO

SEGURO CONDOMÍNIO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SEGURO DE FIANÇA LOCATÍCIA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Fornecer aos síndicos, administradores de imóveis, corretores e outras pessoas interessadas, os conhecimentos básicos necessários para a contratação do Seguro Condomínio, as obrigatoriedades legais de contratação, as coberturas disponíveis no Mercado Segurador e as providências em caso de danos e acidentes.

3 h/a.

O que É o Seguro Condomínio / Obrigatoriedades de Contratação do Seguro / O que Cobre o Seguro Condomínio / O que Não Cobre o Seguro Condomínio / Como é Contratado o Seguro Condomínio / Responsabilidades do Síndico / Procedimentos em Caso de Sinistro – O que Fazer ? / Liquidação de Sinistros pela Seguradora / Glossário dos Termos Técnicos Mais Utilizados

Apresentar informações básicas e características fundamentais do seguro de fiança locatícia e sua relação com a lei do inquilinato, explorando o funcionamento prático dessa modalidade de seguro, em seus aspectos de garantia ao segurado, os pontos importantes para as imobiliárias e administradores, as formas de atuação no Judiciário.

3 h/a.

As Vantagens Oferecidas pelo Seguro de Fiança / Características do Seguro / Análise Cadastral / Elos entre a Lei e o Seguro / O Sinistro.

(32)

SEGURO DE GARANTIA ESTENDIDA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

PRINCIPAIS RISCOS TRABALHISTAS NA GESTÃO DE

PESSOAS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Difundir os conceitos do seguro de garantia estendida.

3 h/a.

Garantia Estendida – Você Sabia o que é Seguro? / Diferenças entre Garantia de Fábrica e Garantia Estendida / Espécies de Garantia Estendida.

Abordar, nas corretoras de seguros, os principais riscos trabalhistas nas relações contratuais e na gestão de pessoas, discutindo ferramentas de

prevenção de passivo trabalhista e fornecendo conhecimentos básicos necessários sobre os direitos mais frequentemente questionados em juízo.

3 h/a.

Principais Princípios do Direito do Trabalho / Relação de Trabalho e Relação de Emprego / Jornada de Trabalho / Equiparação Salarial / Assédios Moral e Sexual.

(33)

NOVA MODALIDADE COMO GARANTIA EM CONTRATOS

DE ALUGUEL

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

RELAÇÕES DE CONSUMO

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: 3 h/a. 3 h/a. Apresentar as características da capitalização, bem como seus

benefícios quando utilizada como garantia de aluguel visando à maximização dos resultados de produção.

Conceito de Capitalização / Dados de Mercado / Lei do Inquilinato e as

Possibilidades de Garantia de um Imóvel / Capitalização para Locação de Imóveis / Características e Benefícios / Técnicas para Comercialização / Oportunidades com o Produto no Mercado Imobiliário

Sensibilizar todas as áreas das empresas de seguro e prestadores de serviços para a importância de proteger e defender os direitos do consumidor, como forma de aumentar a qualidade dos serviços de seguros prestados, a credibilidade e a confiança do consumidor no setor de seguros.

Aspectos Iniciais / A Lei 8.078/90 – O Código de Proteção e Defesa do

Consumidor / Prazos para Reclamação de Produtos e Serviços / O Recall – Uma Prática que Ficou Famosa no Brasil / Da Responsabilidade pelo Fato do Produto ou do Serviço / Os Contratos de Seguros e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor / Sanções Administrativas e Infrações Penais / Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e PROCONs.

(34)

CONCEITOS DE GESTÃO DE RISCOS NO SEGURO

PATRIMONIAL EMPRESARIAL

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SEGURO RURAL - APRENDENDO A COMERCIALIZAR

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: 3 h/a. 3 h/a. Buscar o entendimento de como a prevenção e a proteção podem influir na aceitação e valoração dos seguros patrimoniais.

Definições Básicas / Evolução Histórica da Engenharia de Segurança /

Gerenciamento de Risco / O Programa de Gestão de Risco e o Seguro / O PGR Aplicado nos Riscos Patrimoniais e Industriais ( Noções Básicas) / Exemplo da Aplicabilidade dos Conceitos de Proteção Ativa e Passiva em Edificações

Conhecer um pouco da operação e sinistros nos seguros rurais,

aprendendo a trabalhar nesse segmento, otimizando as vantagens da subvenção ao prêmio do seguro rural por parte dos governos federal e estaduais (onde houver).

Informações Básicas / Tipos de Coberturas / Importância para o Produtor Rural / Tipos de Seguro Existentes (Agrícola; de Florestas; de Animais; Pecuário;

Aquícola; de Benfeitorias) / Coberturas Oferecidas / Vigência e Sinistros / Dicas e Estudos de Caso.

(35)

POLUIÇÃO AMBIENTAL – SEGUROS, RISCOS E

RESPONSABILIDADES

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

AUMENTO DO ROUBO DE VEÍCULOS E SEU IMPACTO NO

CUSTO DO SEGURO DE AUTOMÓVEL

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: 3 h/a. 3 h/a. Adquira conhecimentos sobre gestão de riscos ambientais para pequenas e médias empresas, e saiba como identificar os riscos e as

responsabilidades em poluição ambiental, além dos tipos de seguros existentes no mercado.

Breve Histórico / A Responsabilidade Objetiva do Poluidor e as Excludentes / Poluição Súbita e Poluição Gradual / Os Seguros Existentes no Brasil / Checklist para Riscos Ambientais / Roteiro Básico para Inspeção do Risco (Pequenos e Médios Riscos).

Esclareça todas as suas dúvidas sobre como o impacto do roubo e furto de veículos incide no prêmio do Seguro Automóvel.

Cenário Atual do Roubo e Furto no Estado do Rio de JaneiroJ / Reflexo da Sinistralidade no Mercado / Impacto na Precificação do Prêmio.

(36)

SEGURO SAÚDE: DEMITIDOS E APOSENTADOS - UMA

NOVA VISÃO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SEGURO GARANTIA – UM DOS RAMOS QUE MAIS

CRESCEM NO BRASIL

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: 3 h/a. 3 h/a. Conheça as mudanças nas resoluções do Seguro Saúde, por meio de um comparativo entre os artigos 30 e 31 da Lei 9.656/98 e da nova Resolução Normativa 279/2012.

Importância da Criação dos Artigos 30 e 31 da Lei 9.656/98 e Suas

Consequências na Época das Alterações Ocorridas nos Últimos 12 Anos / A Nova RN 279: Suas Alterações e o Impacto nas Empresas.

Conhecer os fundamentos do seguro garantia, o ramo que mais cresce no Brasil, a sua comercialização, modalidades, taxas, e a relação com o

crescimento do país (PAC, Copa, Olímpiadas) se houver.

Fundamentos do Seguro Garantia / Modalidades do Seguro Garantia e as Taxas Praticadas / Comercialização e Documentos Necessários para Contratação / Diferenças para a Fiança Bancária / Exigências da Lei 8.666 (Licitações) / Circulares SUSEP / Princípios da Análise de Crédito de um Tomador.

(37)

SEGURO DE VIDA - PONTOS FUNDAMENTAIS E CRÍTICOS

DO SEGURO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

SEGURO DE EVENTOS: ESPORTES & ENTRETENIMENTO

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO: 3 h/a. 3 h/a. Conhecer os aspectos fundamentais do seguro de vida, bem como seus pontos críticos, como a nomeação de beneficiários, a cobertura de ILPD.

Principais Normas de Regulamentação: Código Civil, Resoluções e Circulares / Distinções entre Seguros em Grupo e Individuais: Principais Características, Coberturas e Exclusões / O Papel do Estipulante em Seguros em Grupo e Suas Atribuições / Critérios de Aceitação de Riscos, Introdução à Tarifação do Seguro de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais.

Fornecer conhecimentos básicos sobre subscrição e seguros para corretores, profissionais do segmento e securitários que desejem se especializar no Segmento de Esportes e Entretenimento (Eventos e Filmes) no Brasil.

Riscos de Esportes e Entretenimento no Brasil: Características do Segmento por Tipo de Cliente; Como Diagnosticar os Riscos e Analisar as Prováveis Perdas por Segmento / Histórico Sobre os Seguros Disponíveis.

(38)

CURSOS TÉCNICOS

Os Cursos Técnicos da Escola Nacional de Seguros são programas de nível médio, que tem como objetivo fundamentar, aprimorar e ampliar a formação do aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diferentes áreas do Seguro. Além disso, também abordam temas ligados à comunicação, finanças, gestão, contabilidade, análise de riscos, entre outros.

São indicados principalmente àqueles que desejam acesso imediato ao mercado de trabalho ou buscam requalificação profissional.

(39)

Atendimento ao Público – SEGMENTO CAPITALIZAÇÃO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Atendimento ao Público – SEGMENTO SEGUROS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Atendimento ao Público – SEGMENTO VIDA E PREVIDÊNCIA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em seguradoras, sociedades de capitalização e empresas assemelhadas.

20 h/a.

Fundamentos de Capitalização / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional.

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar e empresas assemelhadas.

20 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional.

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e empresas assemelhadas.

22 h/a.

Noções Básicas de Previdência Complementar Aberta / Noções Básicas de Seguro de Pessoas / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional.

(40)

Atendimento ao Público – SEGMENTO SEGURO DPVAT

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

CONTROLES INTERNOS

Objetivo: CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha com Seguro DPVAT em seguradoras e empresas assemelhadas.

20 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Seguro DPVAT.

Contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de sociedades seguradoras e de capitalização, entidades abertas de previdência complementar e empresas assemelhadas que lidam com normas e controles internos.

54 h/a.

Legislação de Seguros, Previdência e Capitalização / Noções Básicas de Gestão de Riscos / Controles Internos / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(41)

Regulação e Liquidação de Sinistros – SEGMENTO

AUTOMÓVEIS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Regulação e Liquidação de Sinistros – SEGMENTO RE

MASSIFICADOS E MULTIRRISCOS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de sociedades seguradoras e empresas assemelhadas que atuam na regulação e liquidação de sinistros de seguros Automóveis.

58 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / Seguro de

Automóveis / Noções de Subscrição de Riscos – Automóveis / Regulação de Sinistros – Automóveis / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de sociedades seguradoras e empresas assemelhadas que atuam na regulação e liquidação de sinistros de RE Massificados.

54 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / RE – Massificados e Multirriscos / Noções de Subscrição de Riscos – RE / Regulação de Sinistros – RE / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(42)

Regulação e Liquidação de Sinistros – SEGMENTO VIDA

E PREVIDÊNCIA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Venda Direta – SEGMENTO CAPITALIZAÇÃO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de entidades de previdência complementar aberta e empresas assemelhadas que atuam na regulação e liquidação de sinistros.

50 h/a.

Previdência Complementar Aberta / Seguro de Pessoas / Noções de Subscrição de Riscos / Regulação do Processo de Sinistro / Legislação Básica de Seguros de Pessoas e de Previdência Complementar / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Capacitar tecnicamente profissionais das sociedades de capitalização que trabalham na área de Venda.

28 h/a.

Fundamentos de Capitalização / Estratégia de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(43)

Venda Direta – SEGMENTO SEGUROS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Venda Direta – SEGMENTO VIDA E PREVIDÊNCIA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Capacitar tecnicamente profissionais das sociedades seguradoras que trabalham na área de Venda.

62 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / RE – Massificados / Seguro Automóveis / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Capacitar tecnicamente profissionais das sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar que trabalham na área de Venda.

62 h/a.

Previdência Complementar Aberta / Seguro de Pessoas / Noções de Matemática Financeira / Mercado Financeiro / Estratégia de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(44)

CERTIFICAÇÃO TÉCNICA – CORRETORAS

Atendimento ao Público – SEGMENTO CAPITALIZAÇÃO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Atendimento ao Público – SEGMENTO SEGUROS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Atendimento ao Público – SEGMENTO VIDA E PREVIDÊNCIA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em corretoras de seguros.

22 h/a.

Fundamentos de Capitalização / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em corretoras de seguros.

22 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em corretoras de seguros.

30 h/a.

Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(45)

Atendimento ao Público – DOIS SEGMENTOS

(SEGUROS E VIDA E PREVIDÊNCIA)

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Atendimento ao Público – TRÊS SEGMENTOS

(CAPITALIZAÇÃO, SEGUROS E VIDA E PREVIDÊNCIA)

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em corretoras de seguros.

38 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Transmitir as melhores práticas de atendimento ao público para quem trabalha em corretoras de seguros.

46 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Fundamentos de Capitalização / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(46)

Venda Direta – SEGMENTO CAPITALIZAÇÃO

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Venda Direta – SEGMENTO SEGUROS

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Venda Direta – SEGMENTO VIDA E PREVIDÊNCIA

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Contribuir para o aperfeiçoamento do profissional em sua atuação junto ao consumidor final na consulta e venda de produtos.

24 h/a.

Fundamentos de Capitalização / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Contribuir para o aperfeiçoamento do profissional em sua atuação junto ao consumidor final na consulta e venda de produtos.

54 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / RE – Massificados / Seguros de Automóveis / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Contribuir para o aperfeiçoamento do profissional em sua atuação junto ao consumidor final na consulta e venda de produtos.

38 h/a.

Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Noções de Mercado Financeiro e Cálculos / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(47)

Venda Direta – 2 SEGMENTOS

(SEGUROS E VIDA E PREVIDÊNCIA)

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Venda Direta – 3 SEGMENTOS

(CAPITALIZAÇÃO, SEGUROS E VIDA E PREVIDÊNCIA)

Objetivo:

CARGA HORÁRIA: CONTEÚDO:

Contribuir para o aperfeiçoamento do profissional em sua atuação junto ao consumidor final na consulta e venda de produtos.

76 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro/ RE – Massificados / Seguros de Automóveis / Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Noções de Mercado Financeiro e Cálculos / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Contribuir para o aperfeiçoamento do profissional em sua atuação junto ao consumidor final na consulta e venda de produtos.

84 h/a.

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro/ RE – Massificados / Seguros de Automóveis / Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Noções de Mercado Financeiro e Cálculos / Fundamentos de Capitalização / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro

(48)

ENSINO A DISTÂNCIA

A Escola Nacional de Seguros oferece cursos a distância - Técnicos e Preparatórios - que proporcionam um ensino nos mesmos padrões de qualidade e excelência dos cursos em sala de aula. E o que é melhor: com a marca da Escola.

Utilizando diferentes recursos, a metodologia a distância ajuda o aluno a entender o conteúdo das disciplinas de forma rápida e eficaz. Para quem não tem tempo para frequentar regularmente os cursos presenciais ou, então, mora em cidades onde esses cursos não são ministrados, o EAD da Escola é a melhor opção.

(49)

CAPITALIZAÇÃO (FASE 1)

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

VIDA E PREVIDÊNCIA (FASE 2)

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

Ensino médio

1 mês.

Direito do Seguro / Matemática Financeira / Legislação e Organização Profissional / Teoria Geral do Seguro I / Capitalização / Ética Concorrencial.

Ensino médio

1 mês e meio

Introdução à Atuária e Precificação do Seguro / Previdência Complementar / Mercado Financeiro / Noções de Gestão Empresarial / Saúde Suplementar / Seguros de Pessoas / Estratégias de Comercialização de Seguros / Noções de Informática.

PREPARATÓRIOS PARA EXAMES PARA

HABILITAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS

(50)

DEMAIS RAMOS (FASE 3)

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

CAPITALIZAÇÃO, VIDA E PREVIDÊNCIA (FASES 1 e 2)

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

Corretores que já possuam Habilitação em Capitalização, Vida e Previdência

4 meses.

Teoria Geral do Seguro II / Contabilidade / Seguro Rural / Seguros de

Responsabilidade Civil Geral / Seguros de Transportes e de RC do Transportador / Seguros Compreensivos / Seguros de Riscos e Ramos Diversos / Seguro de Lucros Cessantes / Seguros de Automóveis, RCF e APP / Seguros de Cascos Marítimos / Seguros Aeronáuticos / Seguros de Riscos de Engenharia / Gestão Empresarial.

Ensino médio

2 mês e meio

Direito do Seguro / Matemática Financeira / Legislação e Organização Profissional / Teoria Geral do Seguro I / Capitalização / Ética Concorrencial / Introdução à Atuária e Precificação do Seguro / Previdência Complementar / Mercado Financeiro / Noções de Gestão Empresarial / Saúde Suplementar / Seguros de Pessoas / Estratégias de Comercialização de Seguros / Noções de Informática.

(51)

TODOS OS RAMOS (FASES 1, 2 E 3)

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

Ensino médio

6 meses.

Direito do Seguro / Matemática Financeira / Legislação e Organização Profissional / Teoria Geral do Seguro I / Capitalização / Ética Concorrencial / Introdução à Atuária e Precificação do Seguro / Previdência Complementar / Mercado Financeiro / Noções de Gestão Empresarial / Saúde Suplementar / Seguros de Pessoas / Estratégias de Comercialização de Seguros / Noções de Informática / Teoria Geral do Seguro II / Contabilidade / Seguro Rural / Seguros de

Responsabilidade Civil Geral / Seguros de Transportes e de RC do Transportador / Seguros Compreensivos / Seguros de Riscos e Ramos Diversos / Seguro de Lucros Cessantes / Seguros de Automóveis, RCF e APP / Seguros de Cascos Marítimos / Seguros Aeronáuticos / Seguros de Riscos de Engenharia / Gestão Empresarial.

(52)

REGULAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS - AUTO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

REGULAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS - VIDA E

PREVIDÊNCIA

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

N/A

1 mês e meio

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / Seguro de

Automóveis / Noções de Subscrição de Riscos – Automóveis / Regulação de Sinistros - Automóveis / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

N/A

1 mês e meio

Previdência Complementar Aberta / Seguro de Pessoas / Noções de Subscrição de Riscos / Regulação do Processo de Sinistro / Legislação Básica de Seguros de Pessoas e de Previdência Complementar/ Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

PREPARATÓRIOS PARA CERTIFICAÇÃO

TÉCNICA (SEGURADORAS)

(53)

REGULAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS - RAMOS

ELEMENTARES

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

ATENDIMENTO AO PÚBLICO - SEGUROS

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

N/A

1 mês e meio

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / RE – Massificados e Multirriscos / Noções de Subscrição de Riscos – RE / Regulação de Sinistros – RE /Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

N/A

1 mês

Conceitos Básicos de Seguros / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional.

(54)

ATENDIMENTO AO PÚBLICO - VIDA E PREVIDÊNCIA

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

ATENDIMENTO AO PÚBLICO - CAPITALIZAÇÃO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

N/A

1 mês

Noções Básicas de Previdência Complementar Aberta / Noções Básicas de Seguro de Pessoas / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional.

N/A

1 mês

Fundamentos de Capitalização / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional.

(55)

ATENDIMENTO AOS TRÊS SEGMENTOS

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

VENDA DIRETA - SEGUROS

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

N/A

1 mês e meio

Conceitos Básicos de Seguros / Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Fundamentos de Capitalização / Atendimento ao Consumidor / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional e Prevenção à Lavagem de

Dinheiro.

N/A

1 mês

Conceitos Básicos de Seguros / Noções de Direito do Seguro / RE – Massificados / Seguros de Automóveis / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

PREPARATÓRIOS PARA CERTIFICAÇÃO

TÉCNICA (CORRETORAS)

(56)

VENDA DIRETA - VIDA E PREVIDÊNCIA

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

VENDA DIRETA - CAPITALIZAÇÃO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

N/A

1 mês

Previdência Complementar Aberta / Seguros de Pessoas / Noções de Mercado Financeiro e Cálculos / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

N/A

1 mês

Capitalização / Estratégias de Comercialização / Código de Defesa do Consumidor / Ética Profissional / Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

(57)

INTRODUÇÃO À SUBSCRIÇÃO DE RISCOS

Objetivo:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE RISCOS

Objetivo:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

Preparar assistentes, subscritores, taxadores, profissionais de controle de sinistros e corretores para a participação no Exame de Introdução à Subscrição de Riscos.

42 dias

O Que é Subscrição / A Subscrição como Processo Decisório / Subscrição de Ramos Pessoais - Automóveis / Subscrição de Ramos Pessoais - Residencial / Subscrição de Ramos Comerciais / Subscrição de Responsabilidade Civil Geral / Subscrição de Bens Comerciais / Resultados da Subscrição.

Fornecer uma introdução sobre o processo de gerenciamento de riscos e às técnicas utilizadas na aplicação desse processo; fornecer também noções das atividades desenvolvidas pelos gerentes de riscos e sua importância nas estruturas organizacionais.

34 dias

Fundamentos / Gerenciamento de Riscos ao Volante / Gerenciamento de Riscos em Organizações / O Gerente de Riscos e a Organização / O Gerenciamento de Riscos em Ação / O Gerenciamento de Riscos na Prática.

PREPARATÓRIOS PARA EXAMES

DE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

(58)

INTRODUÇÃO AO SEGURO DE BENS E

RESPONSABILIDADE CIVIL

Objetivo:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE RESSEGURO – ARe 144

Objetivo:

TEMPO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

Propiciar conhecimentos sobre os vários ramos dos seguros de bens, apólices, regulação de sinistros, tarifas e métodos de taxação e preparar profissionais das áreas administrativa, técnica e gerencial, como também iniciantes na área de seguros para o Exame do The Institutes.

57 dias

O que é Seguro / Como o Seguro é Vendido / O que é Subscrição de Riscos / Como são Providenciados os Serviços Relacionados ao Seguro / Como são

Regulados os Sinistros / O que Contém uma Apólice de Seguros / O que é Seguro Pessoal / O que é Seguro Comercial / Como são Calculados os Prêmios / O Seguro em um Mundo em Constante Modificação.

oferecer uma visão geral do resseguro, preparando o(a) aluno(a) para o programa de qualificação profissional de Associate in Reinsurance (ARe) do The Institutes.

72 dias

Introdução Ao Resseguro / Tipos de Resseguro e Elaboração de Programas de Resseguro / O Processo de Colocação do Resseguro / Cláusulas Comuns dos Tratados de Resseguro – Parte I / Cláusulas Comuns dos Tratados de Resseguro – Parte II / Tratados de Resseguro de Quota-Parte / Tratados de Resseguro de Excedente de Responsabilidade / Tratados de Resseguro de Excesso de Danos por Risco de Seguros de Bens Materiais / Tratados de Resseguro de Excesso de Danos de Riscos de Responsabilidade Civil e Outros Riscos Similares / Tratados de

Resseguro de Catástrofe/ Tratados de Resseguro de Excesso de Danos Agregados / Auditorias de Resseguro / Regulação do Resseguro nos EUA / Informações de Resseguro no Annual Statement da NAIC / Reservas de Sinistros.

(59)

CURSOS TÉCNICOS

CURSO BÁSICO DE SEGUROS

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

CONTABILIDADE APLICADA AO SEGURO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

Ensino Médio

1 a 3 meses

Português / Noções de Matemática Financeira / Noções de Contabilidade / Noções de Direito do Seguro / Conceitos Básicos de Seguros.

Ensino Médio e aprovação no Curso Básico de Seguros (ou comprovação de pelo menos 2 anos de experiência na área). Conhecimento de Contabilidade Básica.

1 a 3 meses

O Mercado Segurador Brasileiro / Contabilidade Básica / Critérios e Princípios Básicos / Principais Operações / Análise Técnica.

(60)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RESSEGURO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

Ensino Médio e aprovação no Curso Básico de Seguros (ou comprovação de pelo menos 2 anos de experiência na área)

1 a 3 meses

Aspectos Gerais do Resseguro / Bases Técnicas da Operação de Resseguro / Subscrição de Resseguro / Tipos de Resseguro / Contratos Automáticos / Elaboração de um Programa de Resseguro / Cláusulas de Resseguro.

Ensino Médio e aprovação no Curso Básico de Seguros (ou comprovação de pelo menos 2 anos de experiência na área)

1 a 3 meses

Fundamentos Legais; Ativação do Seguro; Operacionalização; Análise das Condições Gerais de uma Apólice Padrão; RC Estabelecimentos Comerciais e/ou Industriais ; RC Produtos; Modalidades Mais Comuns; RC Riscos Profissionais; RC Riscos Ambientais; Serviços Públicos.

(61)

SEGURO GARANTIA

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

FUNDAMENTOS TÉCNICOS EM SAÚDE COMPLEMENTAR

E COMERCIALIZAÇÃO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO:

CONTEÚDO:

Ensino Médio e aprovação no Curso Básico de Seguros (ou comprovação de pelo menos 2 anos de experiência na área)

1 a 3 meses

Introdução ao Seguro Garantia / Normativos Técnicos do Seguro Garantia / Subscrição e Modalidades do Seguro Garantia.

Ensino Médio e aprovação no Curso Básico de Seguros (ou comprovação de pelo menos 2 anos de experiência na área)

1 a 3 meses

A Regulação da Saúde Suplementar / A Importância da Regulação na Saúde Suplementar / A Regulação e seu Alcance / O Atlas da Saúde Suplementar / Aspectos Jurídicos / Dos Contratos de Planos de Saúde / Características Contratuais / Reajuste dos Planos / Das Coberturas / Doenças e Lesões Preexistentes – DLP / Urgência e Emergência / Comercialização

(62)

INICIAÇÃO AO SEGURO

PRÉ-REQUISITO:

TEMPO APROXIMADO DE ESTUDO: CONTEÚDO:

N /A

1 mês

Conceitos Básicos de Seguros / Procedimentos Operacionais em Corretoras de Seguros / Noções de Seguro DPVAT

Referências

Documentos relacionados

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Combinaram encontrar-se às 21h

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

O estágio de Pediatria, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu no período de 11 de Setembro a 06 de Outubro de 2017, no Hospital Dona Estefânia, tutelado pela Dr a.

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e