• Nenhum resultado encontrado

Campus Cabo Frio. Projeto: Incubadora de Empresas criação de emprego e renda.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campus Cabo Frio. Projeto: Incubadora de Empresas criação de emprego e renda."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Campus Cabo Frio

Trabalho de Microeconomia

Prof.: Marco Antônio T 316 / ADM

Grupo:

Luiz Carlos Mattos de Azevedo - 032270070

Arildo Júnior - 032270186

Angélica Maurício - 032270410

Elias Sawan - 032270194

Edna Lage Pereira - 032270593

Ary Paulo - 031070124

Caso eu pudesse decidir sobre a situação de sazonalidade do mercado de mão de obra da Região dos Lagos, qual o projeto que apresentaria para minimizar esta situação.

1) Indicar tipo de atividade 2) Local mais indicado e parque

3) Informar qual a sua estimativa de absorção de mão de obra direta e indireta.

Projeto:

Incubadora de Empresas criação de emprego e renda. O que é incubadora?

As incubadoras empresariais escolheram esse nome justamente pensando nas incubadoras para recém nascidos, onde esses ficam dentro das incubadoras e recebem um tratamento especial. Da mesma forma os negócios dentro de uma incubadora, só que a ajuda para elas é a infra-estrutura física e administrativa juntamente com um apoio técnico e gerencial.

O embrião da incubadoras vem desde a década de 30, na Universidade de Stanford, EUA, em 1938, com dois estudantes chamados Hewlett e Packard, mais tarde mundialmente conhecidos pela marca HP. Mas o modelo de incubadoras como conhecemos nos dias de hoje surgiu na década de 70 nos EUA por causa de um crescente índice de desemprego que aconteceu em alguns setores industriais. A Organização das Nações Unidas de Desenvolvimento Industrial (ONUDI) estima que existam cerca de 500 incubadoras nos EUA, com um faturamento de R$ 24 bilhões e gerando mais de 270 mil empregos. Há um grande movimento de criação de incubadoras em dezenas de países, especialmente no Japão, China, México, Índia e outros.

(2)

ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos

de Tecnologia Avançada – existem mais de 135 incubadoras em nosso país, com aproximadamente 1100 empresas residentes, gerando 5200 empregos e tendo 450 empresas já graduadas, ou seja, que podem se manter sozinhas no mercado sem precisarem mais das incubadoras.

Qual o objetivo de uma incubadora?

É cada vez mais difícil conseguir trabalho na Região dos Lagos, hoje em dia é ainda mais difícil lançar um novo negócio, pois o mercado está muito competitivo. A mortalidade de empresas com até 2 anos de existência é de 80 %, mas com a ajuda de instituições como clusters, incubadoras e franquias esse índice reduz para 20 a 30%.

Incubadoras são fábricas de empresas de sucesso e esse é seu maior objetivo, ou seja, desenvolver negócios, aumentando as suas chances no mercado. Quando essas incubadoras ainda possuem um bom processo de seleção e de auxílio no plano de negócio esse índice de mortalidade fica ainda menor para as empresas incubadas.

Quais são os cinco principais resultados esperados pela Incubadora?

§ Aumento da taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas; § Criação de oportunidades de trabalho e geração de renda;

§ Criação de empresas com gestão moderna e possibilidade de crescimento; § Redução do volume de capital necessário para montar uma empresa; § Fortalecer o espírito associativista

Quando começou o movimento de incubadoras no Brasil e quantas existem?

No Brasil o movimento de criação de incubadoras de empresas iniciou-se formalmente a partir de 1984.

A 1ª incubadora foi instalada em São Paulo na cidade de São Carlos em 1985. As 150 incubadoras de empresas existentes hoje no Brasil estão divididas em: 55% de base tecnológica, 31% de setores tradicionais e 14% são mistas.

(3)

Fatores que destacam a importância da instalação de uma incubadora na Região dos Lagos:

§ Criação na região de centenas de novos postos de trabalho e geração de renda;

§ Aproveitamento de galpões, fábricas e prédios desativados ou sub-utilizados;

§ Aumento da receita dos Municípios pelos impostos gerados pelas empresas incubadas;

§ Impulso, crescimento e revitalização da economia local com a criação permanente de empresas;

§ Promoção da diversificação de negócios com gestão moderna na economia local.

Quais são os benefícios para uma empresa incubada?

A Incubadora oferece condições para que as empresas se capacitem e superem as barreiras existentes nos primeiros anos de sua constituição. Elas serão preparadas para competir dentro e fora do país, enfrentando a concorrência decorrente da globalização da economia.

Para tanto a incubadora fornece diversos benefícios, tais como:

§ Módulo individual e apoio administrativo / operacional, além de endereço conhecido e respeitado;

§ Infra-estrutura para uso compartilhado, composto de: recepção, secretaria, comunicação, segurança e limpeza das áreas comuns, estacionamento, sanitários, copa, Show-Room e salas de treinamento;

§ Assistência e capacitação empresarial nas áreas de gestão: financeira, comercial, administração, de produção e operações;

§ Facilidade no acesso aos produtos e serviços oferecidos pelos parceiros realizadores do projeto;

§ Colaboração com a comercialização dos produtos e/ou serviços oriundos das empresas residentes;

§ Assistência na elaboração e atualização do Plano Estratégico e do Plano de Negócios.

(4)

Quanto ao grau de tecnologia envolvida:

As incubadoras podem ser basicamente de 3 tipos:

Incubadora Tecnológica - São, em sua grande maioria, ligadas a

universidades ou instituições de pesquisas e, portanto, aproveitam da infra-estrutura desses lugares. Os negócios desenvolvidos nessas incubadoras são fruto de estudos feitos dentro dessas instituições. As incubadoras também promovem um chamamento externo – edital público – para novos negócios dentro da área tecnológica.

Incubadora de Empresas Tradicionais - São semelhantes aos de base

tecnológica e da mesma forma também são ligadas a instituições de pesquisa ou universidades. Mas os negócios são ligados a plásticos, couros, confecções e serviços.

Incubadoras Mistas – Abrigam empresas tanto de base tecnológica quanto

tradicionais.

Quanto à localização física das empresas incubadas:

Incubadoras Fechadas – O espaço físico da incubadora é fechado e as

empresas incubadas são divididas em módulos. A recepção, secretaria, sala de reunião, copa e cozinha representa, cada uma, um módulo e estes são comuns a todos os negócios incubados. As empresas rateiam as despesas de luz, água, telefone, xerox, fax, informática e segurança. Os empreendedores recebem apoio da incubadora que pode ser com crédito, treinamento para funcionários e empresários, assistência jurídica, técnica, marketing, gerencial, assistência na comercialização e no desenvolvimento do plano estratégico do negócio.

Incubadoras Abertas – Os negócios incubados não compartilham do mesmo

espaço físico, ou seja, os negócios ficam separados geograficamente, mas numa mesma área pré-estabelecida. Dessa forma, tudo aquilo que era compartilhado no espaço físico, como nas incubadoras fechadas, agora fica ao custo de cada empresa, mas elas podem compartilhar os laboratórios. As incubadoras abertas, assim como nas incubadoras fechadas, também desfrutam de assistência jurídica, técnica, marketing, treinamento com o pessoal, na comercialização do serviço e no plano estratégico do negócio.

(5)

Quem participa de uma iniciativa de montagem de uma incubadora?

As incubadoras, aqui no Brasil, são criadas e montadas como instituições sem fins lucrativos. Elas são o resultado de parcerias entre órgãos de governos, associações empresariais, instituições de pesquisa, ensino e empreendedores locais. Como exemplo podemos tomar a Petrobrás, que criou o Programa Petrobrás de Incubadoras Tecnológicas, que tem hoje um total de 11 incubadoras, sendo 5 dentro de instalações de unidades da própria Petrobrás.

Já nos EUA, a grande parte das incubadoras são privadas e economicamente rentáveis, principalmente as do tipo tradicional. Nós (alunos de administração) defendemos a viabilidade econômica que esse tipo de incubadora pode gerar e incentivamos o investimento privado do setor.

Qual o papel do governo frente às incubadoras?

O papel do Governo, seja ele municipal, estadual ou federal, é de incentivar a montagem de incubadoras, pois como foi apresentado, desenvolvem a economia local e aumentam a oferta de empregos. É importante que esses governos sejam estáveis, ou seja, que não passem por nenhuma crise a ponto de prejudicar o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. Simplificar e promover leis que ajudem as micro e pequenas empresas a serem competitivas no mercado quando saírem das incubadoras e que criem condições para que dentro delas as empresas possam crescer, consolidar e atingir a maturidade. O governo também precisa dar apoio as universidades para que estas possam criar programas de empreendedores e matérias dentro da graduação, quanto mais cedo o aluno desenvolver um espírito empreendedor, mais negócios podem ser criados. Cometer erros dentro da universidade não é prejuízo nenhum, mas sim aprendizado, o que não pode é errar já no mercado.

Referências

Documentos relacionados

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também