• Nenhum resultado encontrado

Objetivos do trabalho: Localização:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Objetivos do trabalho: Localização:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Formadora: Carla Alves - Sociedade Tecnologia e Ciência-STC7 Adriano Neves IMSI-16 Página 1

Objetivos do trabalho:

Localização:

https://www.google.pt/maps/place/Laborat%C3%B3rio+Nacional+De+Engenharia+Civil/@38.7 572919,-9.1328837,15z/data=!4m2!3m1!1s0xd1932543010ed61:0x4fc7e0da027affef

Laboratório Nacional De Engenharia Civil Avenida do Brasil 101 1700-066 Lisboa Geral E-mail: lnec@lnec.pt Telefone: +351 218 443 000 Fax: +351 218 443 011

(2)

Formadora: Carla Alves - Sociedade Tecnologia e Ciência-STC7

Adriano Neves

IMSI-16 Página 2

História:

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), criado em 19 de Novembro de 1946, é uma instituição pública de investigação e desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal, sendo um dos maiores laboratórios de engenharia civil do Mundo. Situa-se num campus de 22 hectares, em Lisboa, limitado a sul pela Av. do Brasil, onde se localizam as entradas de peões e veículos.

O LNEC exerce a sua acção nos múltiplos domínios da engenharia civil, estando sob a tutela do Ministério da Economia, em articulação com o Ministério da Educação e da Ciência no que respeita à definição das suas orientações estratégicas, conforme estipulado pela sua Lei Orgânica, Decreto-Lei 157/2012, de 18 de Julho

Exerce a sua atividade nos múltiplos domínios da engenharia civil e áreas afins. Tem como missão empreender, coordenar e promover a investigação científica e o desenvolvimento tecnológicos necessários ao progresso, à inovação e à boa prática da engenharia civil.

Cumpre-lhe ainda apoiar o poder executivo, com isenção, idoneidade científica e técnica, nas suas atividades de governo e regulação.

No plano do capital humano tem atualmente 533 funcionários, dos quais 47% possuem grau universitário e cerca de 29% são investigadores com doutoramento ou grau equivalente. Conta também com 136 beneficiários de bolsas de investigação científica concedidas pelo próprio LNEC.

Do orçamento anual do LNEC cerca de 47% resultam de receita própria, nomeadamente pela prestação de serviços de ciência e tecnologia, sendo o restante proveniente do Orçamento do Estado e de outras fontes

Horários:

Funcionamento; 2ª a 6ª, das 8:00h às 13:00h e das 14:00h às 19:00h

Tesouraria: 2ª a 6ª, das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h

Livraria: 2ª a 6ª, das 9:00h às 17:00h

Atendimento da generalidade dos serviços e Biblioteca: 2ª a 6ª, das 9:00h às 13:00h e

das 14:00h às 18:00h

(3)

Formadora: Carla Alves - Sociedade Tecnologia e Ciência-STC7

Adriano Neves

IMSI-16 Página 3

As atividades de investigação e desenvolvimento e de transferência de tecnologia exigem cada vez mais a colaboração entre múltiplas entidades. Para além da celebração de contratos para a realização de estudos e trabalhos de diversa índole. O LNEC desenvolve atividades de investigação nos domínios das obras públicas, da habitação e urbanismo, do ambiente, dos recursos hídricos, dos estuários, da orla costeira, dos transportes e vias de comunicação, da indústria dos materiais, dos componentes e outros produtos para a construção, visando contribuir para:

 A qualidade e segurança das obras.

 A proteção e reabilitação do património natural e construído.  A modernização e a inovação tecnológicas no setor da construção.  A minimização dos riscos naturais e tecnológicos.

 O aproveitamento dos recursos naturais numa lógica de desenvolvimento sustentável.

O LNEC privilegia desde há muito a existência de diferentes formas de cooperação com outras entidades.

No passado mês de Setembro, o LNEC em parceria com algumas das mais reputadas universidades portuguesas - Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Academia da Força Aérea Portuguesa – deu os primeiros passos na criação da PRICE-Plataforma de Investigação e Inovação em Engenharia Civil.

Essas atividades são as seguintes:

Investigação programada: de natureza estratégica, desenvolvida em linhas de

investigação consideradas prioritárias pelo seu interesse para o País.

Estudos e pareceres por contrato: prestação de consultoria técnica avançada a

entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

Promoção da qualidade na construção: preparação de especificações, normas e

regulamentos, homologação e classificação de novos materiais e de componentes para a construção, observação do comportamento de obras, certificação de

empreendimentos da construção através da “Marca de Qualidade LNEC” e ensaios correntes.

Divulgação de conhecimentos e formação técnico-científica: elaboração de

documentos científicos e técnicos, realização de cursos de especialização ou outras ações de formação, organização de reuniões científicas e técnicas nacionais e estrangeiras, complementadas pela atividade editorial e da Biblioteca.

Cooperação com outras Entidades: atividades de cooperação com diversas entidades,

nacionais e estrangeiras, designadamente com associações de carácter científico e técnico, universidades, laboratórios e outras instituições.

(4)

Formadora: Carla Alves - Sociedade Tecnologia e Ciência-STC7

Adriano Neves

IMSI-16 Página 4

Esta Infraestrutura global de investigação, tem como objetivo promover a excelência científica e técnica em áreas chave da engenharia civil. Proporcionar o acesso a instalações científicas de nível mundial para investigadores, instituições públicas e Indústria, ganhando crescente importância no ecossistema de Investigação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (I&IDT) nacional e internacional.

Projetos em foco:

Software de gestão de rede de água

Um programa (AWARE-P) de software português concebido para ajudar a preparar planos de manutenção da rede de abastecimento de água e saneamento, tem já mais de mil utilizadores no mundo.

Usado por entidades responsáveis pelas infra estruturas urbanas de água, na gestão patrimonial, o AWARE-P está a ser aplicado em Portugal, em Espanha, nos Estados Unidos, na Noruega e na Austrália. Trata-se de um caso claro de exportação de know-how (conhecimento) 100% made in Portugal, tanto do ponto de vista científico e metodológico como tecnológico.

O programa AWARE-P foi desenvolvido pelo LNEC e pela “software house portuguesa Addition” em parceria com o Instituto Superior Técnico, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o SINTEF, da Noruega, e várias entidades gestoras de serviços urbanos de água.

Este programa atraiu a atenção de muitos investigadores da Austrália e da Nova Zelândia, líderes internacionais em GPI. O projecto também despertou o interesse do Banco Mundial e dos gestores do Danube Water Program, que tem como um dos eixos de atuação a GPI nos países da região do Danúbio.

Atualmente, o LNEC e a Addition estão a finalizar um projeto financiado pela fundação americana Water and Environmental Research Foundation (WERF) e pela US Environmental Protection Agency no âmbito das redes de drenagem de águas residuais.

O projeto em causa visa testar se a abordagem e o software AWARE-P se adaptam à realidade americana e o desenvolvimento de novos módulos de software. Os investigadores foram recentemente informados de que o AWARE-P venceu o Project Innovation Award 2014- Europe, atribuído pela International Water Association, que vai ser entregue em setembro deste ano durante o Congresso Mundial da Água, a realizar em Lisboa.

(5)

Formadora: Carla Alves - Sociedade Tecnologia e Ciência-STC7

Adriano Neves

IMSI-16 Página 5

O parque habitacional e a sua reabilitação:

O projeto, elaborado em conjunto pelo LNEC e pelo INE, (Instituto Nacional de Estatísticas) teve como objetivo caracterizar o parque habitacional português e a evolução do setor da construção civil nos aspetos considerados mais relevantes para a reabilitação de edifícios habitacionais.

Os resultados do projeto foram apresentados e debatidos num Seminário promovido conjuntamente pelo LNEC e pelo INE e realizado no LNEC em 12 de Novembro de 2013.

RENCOASTAL –

Regulações e Conflitos Ambientais devido à

Erosão Costeira

O projeto RENCOASTAL, concluído pelo LNEC em parceria com a UNL, (Universidade Nova de Lisboa) teve como objetivo principal contribuir para uma gestão integrada das zonas costeiras portuguesas.

Desenvolveram-se metodologias multicritério para a construção de índices de vulnerabilidade social em zonas urbanas expostas à erosão costeira e galgamento oceânico. Integrou-se diversa informação, nomeadamente sobre a morfologia da costa, a ação marítima e a perceção social dos riscos, população e uso do solo, edificado e infraestruturas de proteção costeira.

No século XXI, as questões ambientais e, em particular, os riscos derivados das alterações climáticas representam um dos mais sérios desafios para a sustentabilidade urbana. No caso da erosão costeira e da eventual subida do nível dos mares, o risco de galgamento oceânico e a ocorrência de inundações são cenários plausíveis que requerem o desenvolvimento de medidas mitigadoras e adaptativas com vista a salvaguardar as atividades económicas, o bem estar e segurança das populações. O projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

DRYMASS

– Secagem de materiais de construção porosos eventualmente contaminados com sais solúveis.

A humidade contida em materiais porosos como a pedra, os cerâmicos ou as argamassas causa recorrentes e graves anomalias construtivas. A situação é particularmente crítica no caso das construções históricas, onde os efeitos da humidade são tipicamente agravados pela ação de sais solúveis. Os sais retardam os processos evaporativos de secagem. Além disso, no decurso desses processos, cristalizam como eflorescências ou subflorescências, dando origem a um dos mais destrutivos mecanismos de alteração dos materiais de construção porosos.

(6)

Formadora: Carla Alves - Sociedade Tecnologia e Ciência-STC7

Adriano Neves

IMSI-16 Página 6

O projeto

DRYMASS tem dois objetivos técnico-científicos principais:  Avançar o estado-da-arte sobre a secagem dos materiais de construção

porosos, tendo em conta os efeitos dos sais solúveis.

 Investigar técnicas para promover a secagem destes materiais, nomeadamente através da utilização de revestimentos.

O projeto tem ainda dois outros objetivos, de carácter estratégico:

 Promover a aplicação em Portugal da ressonância magnética nuclear (RMN) ao estudo dos materiais de construção porosos.

 Disseminar os resultados do projeto a nível internacional e também nacional.

Bolsas de investigação:

Bolsas de Iniciação à Experimentação.

Área Científica de Tecnologia e Física das Construções Melhores Alunos das Universidades Portuguesas. Engenharia Civil.

Engenharia Geográfica. Engenharia Informática. Engenharia Química. Geologia.

Referências

Documentos relacionados

Conhecimentos e Saberes da Psicopedagogia Clínica e Institucional Capítulo 16 177 A partir de 20 de dezembro de 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da

Fungal isolates obtained from Musca domestica captured at two natural breeding grounds, the Swine Culture Sector, Zootecnia (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) and the

5.3 - Fica o contratado obrigado a manter na área de transbordo equipamentos (caçambas), suficientes para armazenar os resíduos entre uma viagem e outra, que

57 da Lei 8.666/93, o presente contrato poderá no seu vencimento ser prorrogado através de Termo Aditivo entre as partes, desde que solicitado com antecedência mínima de

A presente contratação terá vigência da data de assinatura da Ordem de Compra até 30 (trinta) dias após o encerramento da

Remover o link implica em remover apenas a sua entrada na estrutura de diretório, não o arquivo que aponta. Vínculos entre diretórios

No âmbito da Unidade Curricular Trabalho de Projeto, integrante do Mestrado de Gestão em Saúde, a decorrer na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa,

Assim, para se ter o desenvolvimento como consequência da atividade empresarial, pela utilização de uma lente estruturalista, os ajustes vão para além da regulamentação