• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2ª FEIRA | 25 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… na Tua Família

Introdução:

Bom dia!

Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como um bem precioso.

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=xWdAqNs-hys

Cometário/Reflexão:

 Os momentos em família são muito importantes e às vezes são muito curtos por isso é essencial sabermos aproveitá-los da melhor maneira.

 Será que tenho dado o devido valor à família? O que posso fazer para melhorar?

Desafio para fazer em casa:

 Antes de jantar (ou ao deitar) rezar um Pai-Nosso com a família e agradecer o dia que passou.

Oração:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Senhor Jesus,

Ensina-me a encher o coração de paz e alegria. Ajuda-me cuidar do meu tesouro, que é a família, E a espalhar a mensagem do Bom Dia.

Ámen.

Prof.: São João Bosco... Todos: Rogai por nós! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(2)

3ª FEIRA | 26 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… na Tua Família

Introdução

Bom dia! O Papa Francisco já nos falou muitas vezes sobre a família e há um ano atrás fez um vídeo que nos alertava para algumas realidades:

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=x0SHZy3tGC4

Cometário/Reflexão:

 Há famílias que vivem em ambientes muito difíceis. Podem ser problemas económicos, sociais – como drogas ou álcool – ou políticos – como guerras e conflitos.

 Estas realidades não se passam só nos países longínquos. No nosso bairro, na nossa paróquia ou até na nossa escola podem acontecer. E o que fazer?

 Rezar por estas famílias para que recebam os apoios necessários, tal como dizia o Papa Francisco no vídeo.

Oração:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Prof.: Rezemos por todas as famílias do mundo.

Todos: Pai Nosso…

Prof.: Nossa Senhora Auxiliadora…

Todos: Rogai por nós.

(3)

4ª FEIRA | 27 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… na Tua Família

Introdução

Bom dia! Vamos tomar atenção a esta mensagem do Papa Francisco às famílias sobreviventes de um tufão nas Filipinas, em 2015.

Texto:

“Repousar na oração é particularmente importante para as famílias. É, antes de tudo, na família que aprendemos como rezar.

Não se esqueçam: quando a família reza unida, permanece unida. Isto é importante. Nela chegamos a conhecer Deus, a crescer como homens e mulheres de Fé, a considerar-nos como membros da família mais ampla de Deus, que é a Igreja.

Na família, aprendemos a amar, a perdoar, a ser generosos e disponíveis e não fechados e egoístas. Aprendemos a ir além das nossas próprias necessidades, para encontrar outras pessoas e partilhar as nossas vidas com elas. Por isso é tão importante rezar como família. Rezar, é ficar unido, em família.”

Papa Francisco

Cometário/Reflexão:

 Quem fixou a frase sublinhada? Todos deveríamos escrever esta frase no nosso caderno, levar para casa, mostrar aos nossos pais e colocar no frigorífico.

 É muito importante rezar em família para agradecer a refeição que vamos tomar, agradecer os jogos que fizemos e as brincadeiras do dia mas também para entregar as nossas falhas, as nossas brigas com os irmãos ou com os colegas da turma. Tudo isto é importante rezar em família.

Quem é que já se esqueceu da frase? Esperemos que ninguém…

Oração:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Prof.: Rezar em turma é tão importante como rezar em família, na verdade, a nossa escola é como se fosse uma grande família.

Todos: Avé Maria…

Prof.: S. Vicente de Paulo Todos: Rogai por nós.

(4)

5ª FEIRA | 28 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… na Tua Família

Introdução

Bom dia a todos!

Hoje começamos com uma pergunta: Deus está presente na tua família?

Texto

Um jovem trabalhador, durante a pausa de almoço na sua multinacional tecnológica, entra num restaurante para almoçar. Este restaurante estava cheio de gente que se considerava importante.

O jovem encontrou um lugar livre numa mesa onde já estavam alguns clientes e disse ao empregado que queria o prato do dia.

Quando este se retirou, o jovem fez silêncio, fechou os olhos e recitou uma breve oração. Os seus vizinhos de mesa observavam-no com uma curiosidade cheia de ironia e perguntaram-lhe:

- Em sua casa fazem assim? Em sua casa rezam todos?

O jovem, que tinha começado tranquilamente a saborear o seu prato, respondeu: - Não, em minha casa há quem não reze assim.

O empregou, continuou:

- Ah, sim? E quem é que não reza?

- Por exemplo o meu irmão mais pequeno que ainda não fala, mas faz silêncio quando nós rezamos.

(Bons-dias, Oração Jovem, Pedrosa Ferreira)

Comentário

 Rezar em família é uma das mais bonitas formas de deixar Jesus entrar na nossa casa e fazer parte do nosso dia.

 A oração em família deve ser simples e sincera, agradecendo a ajuda do Senhor e pedindo a sua bênção para todos

 Desafio-te hoje a rezares com os teus amigos na cantina antes de almoçares e à noite à mesa das refeições em casa com os que partilham a mesa contigo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Oração

Jesus, hoje rezamos-te pelas nossas famílias, Tu que também foste filho de uma família humana, Ajuda as nossas a terem paz e amor na sua casa.

Ave-Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós

(5)

6ª FEIRA | 29 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… na Tua Família Introdução

Bom dia! A semana já está a acabar e foi uma semana em cheio! Falámos de um bem muito precioso, será que há algum distraído que ainda não sabe o que é?

Hoje, já não vamos falar diretamente do tema “família”. No entanto, o excerto do evangelho do próximo domingo, que vamos ouvir, conta-nos a história de um pai que fez um pedido aos seus filhos. Escutemos o que aconteceu:

Evangelho segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus contou a seguinte história:

«Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’. Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’. Depois, porém, arrependeu-se e foi.

O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?».

Cometário/Reflexão:

 A pergunta de Jesus (qual dos dois fez a vontade do pai?) parece muito óbvia, não é? o Um filho disse que não mas arrependeu-se e foi trabalhar na vinha.

 Dizer não a um Pai era considerado um ato muito grave, ficava muito mal visto aos olhos das outras pessoas;

o O outro filho quis parecer bem, quis ficar bem visto e passar uma boa imagem, no entanto, não apareceu para trabalhar.

 Aos olhos de Deus, não interessa quem se comporta bem só para parecer “um santinho”. Não interessa quem diz palavras bonitas ou está cheio de boas intenções.

 Aos olhos de Deus, é preciso uma resposta que seja coerente e que seja acompanhada de ações.

Por isso, tenho colocado em prática as orações que faço?

(6)

Oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Prof.: Hoje, na igreja católica, celebra-se o dia dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Peçamos

pelas suas intercessões.

Todos: Obrigado, Senhor, por esta semana. Obrigado pelas brincadeiras e por todas as aprendizagens.

Pai-nosso…

Prof.: Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Todos: Rogai por nós.

Referências

Documentos relacionados

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O teste ALICE utiliza a mais recente tecnologia de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) para fornecer informações sobre a microbiota do endométrio, analisando níveis específicos

O Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) visando a institucionalização no processo de solicitação e nos critérios de julgamento para a concessão de

Para análise dos resumos foi elaborado instrumento contendo as variáveis do estudo, que foram: temática central do estudo, tipo de estudo (pesquisa, revisão de lite- ratura ou

Para confirmar essa posição devemos, se possível, demonstrar que essa visão do simbolismo, exercitada entre os Hopi, está de fato presente na dissertação sobre Botticelli que, a

Por outro lado, o grupo isquêmico tratado com Hemin apresentou valores de peróxidos urinários seme- lhantes ao grupo SHAM, sugerindo a redução de lesão oxidativa quando o

diferentes tempos correspondem em cada caso as diferencias de espessura e área de contato das gotículas..