• Nenhum resultado encontrado

Números de alunos para entrada imediata

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Números de alunos para entrada imediata"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Rua Frei Paulino, 30 – Cep.: 38.025-180 – UBERABA – MG

Fone: (34) 3318- 5000 – Home-page: www.uftm.edu.br

EDITAL Nº 02/2015 – CAP/PIBID, DE 23 DE MARÇO DE 2015 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA

INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UFTM A Comissão de Acompanhamento do Pibid (CAP), no uso de atribuições previstas no artigo 56 e no artigo 64, inciso VI, da Portaria 096/2013, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para seleção de alunos bolsistas dos cursos de licenciatura (para cadastro de reserva) ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/UFTM/ 2013, conforme áreas e números e áreas descritos no quadro abaixo:

Subprojeto

Números de alunos para entrada imediata

Cadastro reserva mínimo 05 e máximo 10

1. Ciências Biológicas -- 10

2. Interdisciplinar (poderão se inscrever alunos dos cursos de Geografia, História, Letras e Biologia) 04 10 3. Letras - Inglesa 01 06 4. Letras – Português 06 06 5. Química -- 10 6. Física -- 05 7. História -- 10 8. Letras – Espanhol 07 05 9. Geografia -- 10 10. Matemática 02 05

1. DOS OBJETIVOS DO PIBID

1.1 - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; 1.2- contribuir para a valorização do magistério;

1.3 - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

1.4 - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

(2)

1.5 - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

1.6 - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

1.7 - contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

2. DAS CARACTERÍSTICAS DO PIBID

2.1- O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, doravante denominado Pibid, tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013, o Decreto nº 7.219/2010 e a Portaria 096/2013.

2.2 - O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

2.3 - Os projetos apoiados no âmbito do Pibid são propostos por instituições de ensino superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IES.

2.4 - O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades.

2.5. O PIBID pode incluir atividades nos diferentes turnos dos dias letivos, desde que não comprometam as atividades de sala de aula das Escolas Participantes. São previstas atividades nessas instituições e nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro envolvendo, obrigatoriamente, todos os bolsistas (professores coordenadores, professores supervisores e licenciandos) e, em situação especial, outros membros da comunidade escolar que queiram colaborar com a do PIBID/UFTM.

3. DOS RECURSOS FINANCEIROS E DURAÇÃO DAS BOLSAS

3.1. Os recursos financeiros do PIBID destinam-se, exclusivamente, ao pagamento de bolsas para os licenciandos da graduação da UFTM, os professores coordenadores, os professores supervisores e, ainda, ao custeio das atividades do PIBID.

3.2. O valor da bolsa para o licenciando está fixado em R$ 400,00 (quatrocentos reais) a ser concedida mensalmente, diretamente aos beneficiários, pela CAPES durante a execução do Projeto.

3.4. A bolsa de iniciação à docência terá duração de até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis por igual período.

3.5. Independentemente de seu prazo de duração, as bolsas terão vigência apenas durante a execução do projeto/subprojeto (CAPES – Portaria 96/2013, Art. 28, II, parágrafo 1º ).

3.6. O bolsista de iniciação à docência não poderá receber a bolsa Pibid por período superior ao máximo estabelecido, mesmo que ingresse em curso de licenciatura ou subprojeto diferente. (CAPES – Portaria 96/2013, Art. 28, II, parágrafo 2º ).

(3)

4.1. Requisitos para concorrer à bolsa PIBID/UFTM: 4.1.2. Ser brasileiro ou naturalizado.

4.1.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.1.4. Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da UFTM na área do subprojeto.

4.1.5. No momento da assinatura do termo de compromisso para dar início ao recebimento da bolsa PIBID, não ser beneficiário de bolsa, de qualquer natureza, de instituição ou órgãos de fomento, estadual, municipal ou nacional.

4.1.6. Dispor, no mínimo, de 32 horas mensais e 8 semanais para as atividades do PIBID, sem, contudo, prejudicar sua vida acadêmica. Essa disponibilidade deverá ser declarada no ato da inscrição.

4.1.7. Ter condições de deslocar-se com recursos financeiros próprios para as escolas participantes do projeto.

4.1.8. Não ter parentesco com os coordenadores do subprojeto ou projeto institucional (até terceiro grau).

4.1.9. Estar, preferencialmente, no 2º, 3º, 4º, 5º e 6º períodos do curso.

4.1.10. Possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante às normas da UFTM.

4.1.11. Ser aprovado em processo seletivo realizado pelo PIBID da UFTM.

4.1.12. O estudante de licenciatura que possua vínculo empregatício poderá ser bolsista Pibid, desde que não possua relação de trabalho com a UFTM ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto e possua disponibilidade de pelo menos 08 (oito) horas semanais e 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às atividades do projeto.

4.1.13. Será admitida a participação de alunos voluntários no projeto, desde que atendam aos mesmos requisitos para bolsistas previstos nos regulamentos, portarias e decretos que dão base legal ao Pibid; e também cumpram todas as atividades previstas no projeto. Os participantes não poderão ser beneficiários de qualquer auxílio financeiro concedido pela Capes/Pibid.

4.1.14. Todos os candidatos aprovados nos subprojetos deste edital poderão desenvolver as atividades no ensino Fundamental e Médio.

4.2. Compromissos do Bolsista PIBID/UFTM

4.2.1. Participar das atividades definidas pelo projeto.

4.2.2. Dedicar-se, no período de vigência da bolsa a, no mínimo, 8 horas semanais às atividades do Pibid, sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente.

4.2.3. Tratar todos os membros do programa e da comunidade escolar com cordialidade, respeito e formalidade adequada.

(4)

4.2.4. Atentar-se à utilização da língua portuguesa de acordo com a norma culta, quando se tratar de comunicação formal do programa.

4.2.5. Assinar Termo de Compromisso do programa.

4.2.6. Restituir à Capes eventuais benefícios recebidos indevidamente do programa, a título de bolsa, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

4.2.7. Restituir, por meio de depósito direto na conta bancária do Pibid-UFTM, recursos recebidos a título de diárias, passagens e inscrição quando desistir de participar do evento acadêmico a que os recursos recebidos foram destinados.

4.2.8. Informar imediatamente ao coordenador de área qualquer irregularidade no recebimento de sua bolsa.

4.2.9. Elaborar portfólio ou instrumento equivalente de registro com a finalidade de sistematização das ações desenvolvidas durante sua participação no subprojeto.

4.2.10. Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários de iniciação à docência e outros previstos no projeto institucional e promovidos pela UFTM.

4.2.11. Participar das atividades de acompanhamento e avaliação do Pibid definidas pela Capes.

4.2.12. Produzir, a cada 02 anos, ao menos dois trabalhos (artigo e/ou relato sobre experiências didáticas, produção de materiais didáticos e desenvolvimento de propostas metodológicas) para socialização dos resultados do PIBID/UFTM.

4.2.13. Assinar termo de desligamento do projeto, quando couber.

4.2.14. É vedado ao bolsista de iniciação à docência assumir a rotina de atribuições dos docentes da escola ou atividades de suporte administrativo ou operacional.

5. DOS PRAZOS E LOCAL DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS A BOLSA PIBID/UFTM

5.1. O aluno candidato a uma vaga no subprojeto de sua área deverá efetuar inscrição na Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - Cep.: 38.025-050 – UBERABA – MG, nos dias 05 e 06 de março de 2015, nos seguintes horários:

● Manhã: 8h30 às 11h30 ● Tarde: 14h30 ás 17h00

6. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

6.1. Para a inscrição dos candidatos é necessária à apresentação dos documentos abaixo, na seguinte ordem:

● Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada - (Anexo I ). ● Cópia do CPF; carteira de identidade e comprovante de votação.

Curriculum vitae do aluno, incluindo documentos comprobatórios organizados na ordem em

que são solicitados no Anexo II.

(5)

● Histórico acadêmico simplificado, retirado no DRCA, atualizado e constando reprovações.

● Tabela de contagem de pontos com a coluna TOTAL preenchida (Anexo III) 7. DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

7.1. O processo seletivo terá notas definidas por meio de média ponderada conforme pesos e etapas dispostos a seguir:

● Entrevista acompanhada da análise do histórico (peso 4 – classificatória e eliminatória).

● Análise da carta de motivação (peso 3 – classificatória). ● Análise do Curriculum Vitae (peso 3 – classificatória).

7.2. Cada uma dessas etapas terá pontuação de 0 a 100 pontos.

7.3. A carta, a ser apresentada no ato da inscrição, deverá ser manuscrita e em conformidade com a norma culta da língua portuguesa.

7.4. Para avaliação do Curriculum, serão considerados os itens que constam no Anexo III e a tabela de pontuação do anexo IV deste edital.

8. DA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO AVALIADORA E PROCESSO DE SELEÇÃO

8.1. A banca para seleção de alunos, em cada subprojeto participante deste edital, deverá ser composta por, no mínimo, dois professores da UFTM e deverá observar uma das seguintes possibilidades: dois (02) professores que integram a coordenação de área do subprojeto que está selecionando bolsista; ou um (01) coordenador de área do subprojeto que está selecionando bolsista e um (01) professor do curso a que pertence o subprojeto.

9. DO CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA SELEÇÃO 9.1. A lista com as inscrições homologadas, as datas, horários e local das entrevistas serão divulgadas até o dia 10/03/15, no mural afixado na entrada da Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - UBERABA – MG. Fone: (34) 3318- 5523.

9.2. As entrevistas poderão ser realizadas em até 15 dias úteis após a realização das inscrições.

9.3. Os resultados da entrevista e da análise da carta de motivação e curriculum serão divulgados em até 48 horas após a realização da entrevista, na Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - UBERABA – MG. Nessa lista, além da data para recurso, deverão ser descritos os nomes dos selecionados por ordem de classificação. 10. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA O PROCESSO SELETIVO

10.1. O candidato terá direito a recurso, relativo ao processo de seleção, desde que apresentado por escrito, devidamente fundamentado e dirigido à Presidente da Comissão de Acompanhamento do PIBID-UFTM.

(6)

10.2. O recurso poderá ser interposto em até 24 horas, a contar data de divulgação do resultado das entrevistas, sempre no horário das 8h00 as 17h00, na Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - UBERABA – MG.

10.3. A divulgação do resultado final do processo seletivo será feita 24 horas após o término do prazo para interposição de recursos, na Casa do Pibid, localizada à Praça Dr. Thomaz Ulhoa, 582 – Bairro Abadia - UBERABA – MG.

11. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

11.1. Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito, junto à Pró-Reitoria de Ensino, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados de sua publicação.

11.2. Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal.

11.3. Os pedidos de impugnação inconsistentes serão indeferidos.

11.4. Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo.

12. DA CONVOCAÇÃO

12.1. Os candidatos aprovados, quando convocados por e-mail pelas coordenações dos subprojetos participantes deste edital, deverão entregar na secretaria do Pibid a seguinte documentação:

● cópia do comprovante de residência.

● cópia impressa e escaneada (e armazenada em CD e com arquivo identificado pelo nome do bolsista) do comprovante Bancário – Conta Corrente.

● termo de compromisso preenchido e assinado (o formulário deverá ser retirado na secretaria do Pibid).

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. Este edital foi elaborado levando-se em consideração as disposições previstas no edital PIBID Nº 11/2012/CAPES, Portaria Nº 96, de 18 de julho de 2013 (disponíveis em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid) e Regimento do Pibid-UFTM.

13.2. Os casos omissos no presente edital serão solucionados pela Comissão de Acompanhamento do PIBID/UFTM.

Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa Coordenadora Institucional do Pibid-UFTM

(7)

ANEXO I

PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - PIBID/UFTM

Nome:

Recebe alguma bolsa ( ) Sim ( ) Não

Curso: N. Matrícula: Ano de ingresso: E-mail: Telefones: Nº. de C/ Corrente1 : Nº Agência: Banco: CPF: Data de Nascimento:

Carteira de Identidade:

No quadro abaixo, marque com um (X) todo seu tempo livre para dedicar-se ao PIBID. DIAS DA SEMANA Manhã (8h às 12h) Tarde (14h às 18h) Segunda-feira Terça-feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira

ACEITE DO ALUNO

Aceito, para todos os fins e consequências de direito, as normas e condições gerais para a concessão de bolsas estabelecidas ...

______________,_____/_____/______ALUNO: _________________________________

1

OBS: não pode ser conta conjunta, poupança ou conta de outra operação que não a 001. Devem-se evitar também as contas cujo número de operação é o 023. O número e comprovante da conta poderão ser fornecidos no momento da assinatura do termo de compromisso.

(8)

ANEXO II

MODELO DE CURRICULUM VITAE MODELO SIMPLIFICADO2 DADOS PESSOAIS: NOME: ___________________________________________________________________ ENDEREÇO PROFISSIONAL________________________________________________ CPF:___________________________________RG:_______________________________ FORMAÇÃO ACADÊMICA: GRADUAÇÃO: ____________________________________________________________

ANO DE INÍCIO DO CURSO: ________________________________________________

1) PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS (anexar cópia de documento

comprobatório).

2) PUBLICAÇÃO (anexar cópia da capa e contracapa da publicação e cópia da primeira e da última página do texto publicado).

3) MONITORIAS E PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS ACADÊMICOS (cópias

de documentos comprobatórios devidamente certificados pela PROEXT).

4) ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS (anexar cópia de documento comprobatório).

5) OUTROS CURSOS (curso de línguas, computação etc. Anexar documento

comprobatório)

6) PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO (anexar cópia de

documento comprobatório).

_________________, ______de _____________________de 2015.

___________________________________________________________ Assinatura do aluno

2 ATENÇÃO: as cópias dos documentos devem ser numeradas e organizadas obedecendo a ordem

(9)

ANEXO III – TABELA PARA PONTUAÇÃO DE CURRICULUM ATIVIDADES PONTUAÇÃO POR ITEM MÁXIMO DE PONTOS TOTAL Participação em eventos científicos Ouvinte 1 4 Apresentação de trabalho 2 8 Apresentação de oficinas ou mini-cursos 2 8 Publicação Resumo em Anais 1 4 Resumo expandido em Anais 2 8 Artigo em Anais 2 8 Artigo em periódico 3 12 Capítulo em livro 3 12 Monitorias e participação em projetos

acadêmicos

1 6

Estágios não obrigatórios (a cada seis meses conta 01 ponto)

1 6

Outros cursos (cursos de língua, computação e etc.)

1 4

(10)

CRITÉRIOS PARA DESEMPATE

Em caso de empate, terá prioridade o candidato que apresentar:

● Mínimo de reprovação ao longo do curso. ● Maior nota na entrevista.

(11)

ANEXO IV

Carta de Motivação

Nome: Telefones: E-mail: Curso:

Em linguagem dissertativa e observando norma culta da língua portuguesa, produza uma carta, de uma lauda, sobre suas motivações para ser bolsista do PIBID-UFTM. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

- Antes de entrar nas áreas, especialmente confinadas, verifique a atmosfera com instrumento adequado (ex. - Remova todas as fontes de ignição, se não houver risco.

Em dezembro de 2015, foi realizado o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família: uma abordagem ao processo de trabalho do ACS, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – Exposição repetida – Categoria 1.. Sistema de classificação

Tendo em vista a importância das investigações sobre a experiência de consumo no comportamento do consumidor de serviços, que ainda são recentes e requerem mais

2- A execução do objeto, conforme o CLAUSULA PRIMEIRA deste Contrato, deverá ser entregue no endereço previsto na ordem de fornecimento ou requisição, correndo por conta da

1 – No plano de água associado às áreas de utilização recreativa e de lazer quando afectas a uma actividade secundária específica condicionam as outras actividades secundárias.

Eles são imprescindíveis à comunicação humana, como afirma Bakhtin (2000, p. 302) "se não existissem os gêneros do discurso e se não os dominássemos, se tivéssemos de

O Centro Acadêmico «Oswaldo Cruz», em 1920 tomou a feliz iniciativa de reorganizar a Liga de Combate á Syphilis, que os acadêmicos vêm mantendo desde então graças aos