• Nenhum resultado encontrado

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Corel Draw 12

Enviado por:

Jair Marcolino Felix

(2)

Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano – BA

Corel Draw 12

O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo:desenhos artísticos, publicitários; logótipos; capas de revistas, livros, CDs; imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet) botões, ícones, animações gráficas, etc.)

Tela de Apresentação

Para abrir o Corel Draw vá ao menu iniciar, programas, suíte de aplicativos gráficos Corel Draw 12 e Corel Daw 12. Quando o Corel Draw for aberto pela primeira vez, aparecerá a tela de boas-vindas (figura a esquerda), aqui você vai escolher como que iniciar seus trabalhos no Corel Draw, e dentre essas opções você tem: Novo, para escolher uma folha em branco; Abrir recentemente, aqui aparece um atalho para os últimos trabalhos feitos no Corel Draw; Abrir, para encontrar um trabalho que não está aparecendo na opção anterior.

Após escolher o que vai fazer aparecerá a tela inicial (figura abaixo)

Barra de Título; local aonde vem sempre o nome do

programa e do documento que está sendo usado.

Barra de Menu; onde ficam os menus.

Barra de Ferramenta Padrão; estão as ferramentas

que são comuns a vários programas e algumas exclusivas do Corel Draw.

Barra de Propriedades; barra especial do Corel draw

onde fica as propriedades das ferramentas que estiverem sendo usadas. Obs: essa barra muda de

forma conforme a ferramenta selecionada.

Réguas; serve para ter uma noção exata do tamanho

dos objetos que estiverem sendo criados no Corel.

Caixa de Ferramentas; local onde fica as ferramentas

de desenho, efeitos e preenchimento do Corel Draw.

Paleta de Cores; aqui ficam as cores padrão do Corel

Draw.

Ferramentas de Desenho

As ferramentas de desenhos do Corel Draw é a forma mais prática para você criar seus trabalhos. Existem várias ferramentas para as mais diversas finalidades. Obs: fique atento a seta preta no canto inferior direito de algumas ferramentas,

sempre que existir essa seta preta existe outras ferramentas junto dessa.

Ferramenta Seleção permite selecionar, dimensionar, inclinar e girar objetos.

Ferramenta Forma, serve para mudar a forma dos objetos. Além da ferramenta forma você

encontra aqui outras ferramentas como, faca, borracha e outras.

Ferramenta Zoom, usada para aproximar os objetos da tela e facilitar sua visualização, junto vem a ferramenta

mão para mover a página quando o zoom estiver muito grande.

Ferramenta Mão Livre, serve para desenhar a mão livre, linhas retas e curvas, depois da

linha pronta pode mudar o formato com a ferramenta forma.

Ferramenta Desenho inteligente, serve para desenhar linhas a mão livre.

Ferramentas Retângulo e Elipse, usadas para criar objetos quadrados ou retangulares e

círculos ou ovais respectivamente.

Ferramenta Polígono, com ela você cria, polígonos, estrelas alem de outras formas geométricas. Junto dela vem também a ferramenta espiral e papel gráfico.

Formas Básicas, temos aqui várias desenhos já prontos como, setas, balão expletivos, estrelas, e

outras formas.

Ferramenta Texto, usada para digitar textos, que podem ser de dois tipos parágrafos ou artísticos.

Ferramentas de Efeitos, aqui você encontra diversos efeitos para colocar nos objetos, efeitos

como; sombra, 3D, transparência, mistura interativa, envelope e outros.

Ferramentas Conta-Gotas e Lata de Tinta, usadas para copiar a cor de preenchimento de um objeto para outro

seja texto ou outro desenho qualquer.

Barra de Título Barra de Menu

Barra de Ferramentas Padrão Barra de Propriedade

Régua

Caixa de Ferramentas

Paleta de Cores Barras de rolagens

(3)

Ferramenta Contorno, usada para alterar o contorno (linha) dos objetos, como, a cor,

a espessura, o tipo e outras propriedades do contorno.

Ferramentas de Preenchimento, aqui têm vários formatos de preenchimento para serem colocados nos objetos e textos.

Preenchimento e Malha Interativo, são outros formatos de preenchimentos muito interessante para serem

usados nos objetos e textos.

Configurando a Página

Antes de iniciar os trabalhos no Corel Draw, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado será necessário configurar a página para que o resultado final seja o esperado, principalmente com relação a impressão. Para configurar a página de forma rápida basta usar a barra de propriedades. Aqui você escolhe o tipo do papel, outra unidade de medida diferente do “milímetro” que é a unidade padrão do Corel. Se o tamanho do papel não estiver junto dos tamanhos predefinidos você pode escolher o tamanho manualmente na opção de largura e altura da folha.

Já se preferir uma configuração mais detalhada vá ao menu Layout e configurara página, aqui você vai encontrar várias outras opções para configurar a página.

Desenhando

Se o trabalho que será realizado requer algum tipo de desenho, e se você não é nenhum mestre dos desenhos, na use preocupe pos com o Corel Draw e um pouco de disposição você tira isso de letra.

Vamos começar com um desenho simples (figura à esquerda) pegue a ferramenta Elipse para fazer a cabeça, os olhos e o nariz. Com a ferramenta Elipse seleciona clice na folha e arraste até desenho um circulo do tamanho da cabeça. Se o circulo ficar muito grande ou muito pequeno você pode redimensiona-lo (mudar o tamanho) até ficar do tamanho desejado. É só usar a alça de redimensionamento (figura à esquerda) esses quadrinho pretos que ficam ao redor do circulo. Quando colocar o mouse sobre um desses pontinhos o cursor do

mouse vai se transformar numa seta dupla, ai é só arrastar o mouse até deixar o circulo do tamanho desejado. Durante o redimensionamento uma linha imaginária vai aparecer na cor azul informando o tamanho que o circulo está ficando (figura à direita). Quando o circulo azul ficar do tamanho que você deseja solte o clique do mouse e o circulo estará pronto.

Para desenhar o corpo, as pernas e os braços use a ferramenta retângulo. Selecione a ferramenta retângulo e desenhe um retângulo na vertical para ser o corpo, depois desenhe outro retângulo agora na horizontal para ser os braços e as pernas. (figura à esquerda). Para que o retângulo que será transformado no braço fique na posição do braço do nosso modelo será necessário gira-lo um pouco para que fique na diagonal. Para isso peque a ferramenta seleção , selecione o braço (clicando nele), quando aparecer a alça de redimensionamento clique novamente sobre o braço, agora encima do “X” preto que fica no meio do retângulo.

Observe que depois que clicar no “X” a alça muda de forma e se transforma em oito setas. Essas setas vão servir para girar e inclinar o retângulo (figura à direita). Clique na alça e gire o braço até ficar na posição do braço do modelo. Depois é só fazer o mesmo para o outro braço e as pernas.

Obs: para que os braços e as pernas saiam todos do mesmo tamanho use o comando DUPLICA no menu editar, para fazer

uma cópia do objeto selecionado.

Trabalhando com Texto

A ferramenta texto possibilita a criação de dois tipos de textos (parágrafo e artísticos) e também a utilização de diversos efeitos para deixar seus trabalhos mais bonitos.

Texto de Parágrafos: é usado quando você for digitar um pequeno texto no Corel Draw, nele você

demarca a área que vai ficar com o texto usado um retângulo que é criado com a própria ferramenta texto (figura à esquerda). Neste tipo de texto você só digita dentro do retângulo, havendo quebra automática de linha ao final da linha. Nesse tipo de texto também não se pode colocar efeitos, apenas cor e fonte.

Texto Artístico: é o formato de texto usado quando você for digitar textos pequenos, principalmente em logo marcas ou

trabalhos que necessitam de total liberdade de criação para o texto. Para usar esse tipo de texto, selecione a ferramenta texto e dê um clique no local onde o texto vai ser digitado o cursor do texto vai aparecer ai é só digitar. No texto artístico pode-se usar todos os efeitos que o Corel Draw dispõe.

(4)

Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano – BA

Esse é um efeito muito interessante e útil, para fazer o texto seguir o caminho (ou seja uma linha) você precisa desenhar o caminho (linha) que o texto deve seguir, clicar encima da linha com a ferramenta texto e começar a digitar o texto.

Você pode também usar os comandos da barra de propriedades para modificar a posição do

texto com relação ao caminho. Se depois do texto pronto você quiser separar o texto do caminho, clique no texto e vá ao menu organizar e separar texto.

Obs: para que o texto siga o caminho você só deve clicar sobre a linha quando o cursor do mouse estiver neste formato.

Mudando a Forma dos Objetos

Uma das muitas vantagens de usar Corel Draw para desenhar é a facilidade que você tem de transformar objetos. Na figura à esquerda temos um retângulo que foi transformado num desenho que parece um peixe. Para mudar o formato de um objeto qualquer você vai usar a ferramenta forma juntamente com as opções da barra de propriedade. Vamos usar a figura acima como exemplo, primeiro desenhe o retângulo, após desenhar o retângulo clique na ferramenta converter em curvas ou clique no retângulo com o botão direito e depois em . Depois que converter o retângulo em curvas, pegue a ferramenta forma, note que a alça de redimensionamento muda de forma ficando apenas com quatro pontos pretos. Com o objeto convertido em curvas a alça muda de nome e esses pontos pretos são chamados de “nó”. São esses nós que você vai usar para mudar o formato do retângulo.

No caso do retângulo, depois de convertido em curva ele fica com quatro nó, mas só esses quatro nós não serão suficientes é necessário adicionar mais nós, e para isso basta colocar o cursor do mouse encima da linha no ponto onde você vai adicionar o nó. Com o mouse no local dê dois cliques rápidos que o nó vai ser adicionado. Note que onde você clicou apareceu um ponto preto, esse é o nó.

Clique no nó que você acabou de adicionar e arraste para o local onde ele vai ficar para tomar a forma que você deseja. Note que enquanto você está arrastando o nó uma linha imaginária azul aparece mostrando onde a linha do desenho vai ficar, assim você tem uma noção exata como vai ficar o seu desenho.

Adicione quantos nós você achar necessário para criar o desenho que desejar. Sempre que for adicionar um nó basta dar dois cliques rápidos sobre a linha no local onde vai ficar o nó. Se você precisar apagar um nó, clique sobre ele e depois pressione a tecla DELETE no teclado que o nó será retirado.

Obs: outra maneira de adicionar ou retirar nós é usando os sinais de menos e mais (- e +) no teclado numérico. Arredondando Formas

Pode ser que ao desenhar um objeto você queira que uma certa parte dele fique meio arredondada para dar aquela aparência necessária. Pois bem, para arredondar uma linha novamente vamos usar a ferramenta forma e a barra de propriedades da seguinte forma; desenho o objeto a ser arredondado, vamos usar novamente um retângulo.

Desenhe o retângulo, depois converta ele em curvas, agora clique na linha que vai ser arredondada; ATENÇÃO DÊ APENAS UM CLIQUE NÃO É PARA ADICIONAR NÓ. Quando der um clique vai aparecer um pontinho no local clicado, depois vá na barra de propriedades e clique na ferramenta converter linha em curva . Após clicar nela note que apareceram dois pontos pretos na linha que você clicou, esse pontos preto serão usados para arredondar a linha. Faça o teste clique em cima do da direita e arraste para baixo, depois no esquerdo e arraste para cima. Faça a mesma coisa na linha de baixo.

Obs: além da ferramenta converter linha em curva, tem outras na barra de propriedades que vão lhe ajudar nesse caso.

Pintando o Preenchimento dos Objetos

Para colorir o preenchimento dos objetos (desenho, texto, etc) no Corel Draw é necessário que o mesmo esteja selecionado, e para selecionar basta pegar a ferramenta de seleção e clicar sobre o objeto a ser selecionado. Feito isso vá na paleta de cores, localizada no lado direito da tela e clica na cor desejado, caso você for usar uma cor sólida no objeto.

(5)

Se a cor que você quer usar não está aparecendo na paleta clique na seta no canto inferior direito da tela que todas as cores da paleta serão mostradas. Se a cor que apareceu não era aquela

tonalidade que você deseja, tipo, você quer um verde mais o verde que apareceu é muito escuro para o que você quer. Isso vai ser resolvido com um único clique. Quando isso acontecer clique na cor e segure o clique, mantendo o botão pressionado e em poucos segundos vai aparecer uma nova janela com variações de tonalidades daquela cor que você clicou (figura à esquerda).

Se mesmo assim você não conseguiu encontrar a cor que deseja, você pode trocar a paleta de cores. Para isso clique com o botão direito dentro da folha, depois vá até exibir e paletas de cores (figura à direita). Note que do lato de um dos nomes das paletas vai está aparecendo um pequeno “V” marcando aquele nome. Isso acontece com a paleta que está sendo usada no momento, se preferir você pode ativar várias paletas ao mesmo tempo.

Já se pretende colocar um preenchimento diferente nos objetos criados você deve usar a ferramenta preenchimento ou preenchimento interativo. Na ferramenta preenchimento você pode escolher diversos tipos de preenchimento como; gradiente, padrão, textura e postscript. Já com a ferramenta preenchimento interativo pode-se colocar efeitos gradiente e malha interativa onde você pode criar sua própria textura. Veja alguns exemplos abaixo desses efeitos:

Pintando o Contorno (linha) dos Objetos

Para pintar o contorno dos objetos feitos no Corel Draw você pode usar a própria paleta de cores, basta apenas dar um clique com o botão direito sobre a cor desejado. Ou se preferir usar a ferramenta contorno que pode ser usada também para alterar a espessura do contorno e outras propriedades do contorno.

Aplicando Efeitos

Os efeitos servem para deixar seus trabalhos feitos no Corel Draw mais bonitos e apresentáveis, a utilização desses efeitos também é muito fácil o que ajuda bastante. A maneira mais fácil para acessar os efeitos é através da ferramenta efeitos

, mas se preferir pode também chegar a eles através do menu efeitos.

Efeito de Sombra: como o nome já diz vai colocar uma sombra no objeto que estiver selecionado.

Use as opções da barra de propriedades para personalizar a sombra.

Efeito 3D: cria um efeito de terceira dimensão nos objetos. Use também a barra de propriedades para personalizar o efeito 3D.

Efeito de transparência: esse efeito deixa os objetos transparentes. Também com a transparência pode usar a barra de propriedades.

Efeito Envelope: usado para mudar o formato do objeto. Também use a barra de propriedade para personalizar o envelope.

Caracteres Especiais

Esses caracteres são alguns desenhos simples que fazem parte das fontes do Corel Draw, e que podem ser usados na criação dos trabalhos no Corel. Para usar esses caracteres vá ao menu texto e inserir caractere. (figura à direita) Agora é só procurar o caractere que lhe interessa, se ele não estiver aparecendo logo de inicio você deve mudar a fonte (onde está marcado de vermelho na figura) e procurar novamente.

Quando encontrar o caractere desejado clique nele e arraste para a folha (figura à esquerda). Note que se você pintar o caractere ele vai pintar por inteiro, não vai dar para você escolher qual parte do caractere vai pintar. Pelo menos com ele inteiro, pois para pinta-lo separadamente você terá que separar suas partes. E para separar o caractere use a ferramenta quebrar depois clique fora do caractere e agora selecione apenas a parte que será pintada.

Depois que pintar o caractere que está dividido, selecione todas as partes. Para isso com a ferramenta de seleção faça um retângulo em volta das partes do caractere, com eles selecionados clique na ferramenta agrupar para unir o caractere novamente.

(6)

Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano – BA

Trabalhando com Fotos

Apesar do Corel Draw não ser um editor de imagem ele também tem alguns efeitos para serem aplicados em fotos para deixar os trabalhos com fotos mais bonitos, todos os efeitos para colocar em fotos estão no menu bitmaps. Veja alguns:

Enrolar página: vá ao menu bitmaps, efeitos 3D,

enrolar página e agora escolha a para que lado a página vai ser enrolada, o tamanho da parte enrolada entre outras coisas.(figura à direita) resultado figura à esquerda.

Clima: vá ao menu bitmaps, criativo e clima e agora é

só escolher, o clima neve, chuva ou neblina e configurar cada um de acordo com o que você achar necessário.(figura à esquerdo) resultado figura à esquerda.

Teste os outros efeitos também para ver os resultados e assim quando você precisar colocar um efeito numa foto já sabe onde procurar.

Importando e Exportando

Importar, vai ser necessário utilizar esse comando quando for para trabalhar com alguma foto ou arquivos de outros programas que são compatíveis com o Corel Draw. Para inportar uma foto por exemplo, basta ir até o menu arquivo e importar na janela que aparece você seleciona a foto a ser importada e pronto.

Exportar, vai ser usado quando você quiser mandar um trabalho que foi feito no Corel Draw para outro programa, tipo você acabou de criar uma logo marca e vai colocar essa logo marca num site, mas o não aceita arquivos “CRD” que são os arquivos feitos no Corel Draw. Ele só aceita arquivos “JPEG” arquivos de foto, para resolver isso depois da logo marca pronta ao invés de salva-la você a exporta como JPEG. Para exportar qualquer arquivo vá ao menu arquivo e clique em exportar. (figura à direita) Digite o nome para o arquivo, verifique se em “salvar como tipo” está JPEG, se estiver clique em exportar se não clique na seta e coloque JPEG e clique em exportar.

Adicionar Perspectiva

Esse é outro efeito bastante interessante para ser usado em textos e dar uma impressão de profundidade ao texto. Para usa-lo selecione o texto, vá ao menu efeitos e adicionar perspectiva. Note que uma

espécie de grade vermelha com quatro pontos pretos aparece sobre o texto. Use os

pontos pretos para criar o efeito de perspectiva no texto. Veja abaixo dois textos com perspectiva.

Efeito PowerClip

Apesar de gerar um objeto complexo, o efeito de Powerclip consiste basicamente em colocar um objeto dentro de outro. Tanto foto, como figuras vetoriais podem ser utilizadas para aplicar o efeito.

Para testar este efeito, importe uma imagem foto, em seguida crie uma figura geométrica qualquer. Vou criar uma estrela. Selecione a foto importada e coloque-a em cima da estrela deixando a foto selecionada, vá ao menu Efeitos, Powerclip..., Colocar em recipiente. Surgirá uma grande seta preta, agora clique sobre uma parte da estrela. A foto é posta dentro do objeto como mostra o exemplo abaixo.

(7)

Soldar, Aparagem e Intercessão

Essas três ferramentas criam efeitos simples e bem interessante para serem usados nos seus trabalhos quando for necessário unir mais de um objeto para formar uma forma qualquer.

Soldar: como o nome sugere, ele vai soldar dois ou mais objetos transformando-os em um só.

Para soldar dois ou mais objetos, selecione os objetos que serão soldados e depois clique na ferramenta soldar Note que quando os objetos são soldados a linha que separa os objetos some.(figura à direita)

Aparagem: vai servir para retirar o pedaço de um objeto de acordo com o objeto que está sobre

ele. Para fazer a aparagem, selecione os dois objetos que serão aparados e clique na ferramenta aparar.

Intercessão: Você usa esta ferramenta para criar novos objetos através da interseção de outros

objetos. Para usar essa ferramenta, selecione os objetos que serão feitos a intercessão e clique na ferramenta intercessão.

Agrupando Objetos

Esse comando é muito útil principalmente quando você cria um objeto que á composto por várias partes, para facilitar a movimentação desse objeto, você o agrupa e une todas as suas partes transformando essas partes em um único objeto. Para agrupar objetos selecione todos os que serão agrupados e clique na ferramenta agrupar ou vá ao menu organizar e agrupar. Note que quando os objetos são agrupados as linhas permanecem a mostra diferente de quando os objetos são soldados.

Mídia Artística

Mídia Artística: é um efeito que você pode colocar nas formas geométricas que você desenhar do

Corel Draw. Para usá-lo é bem simples, desenho o forma na qual será aplicada a mídia artística, depois vá ao menu efeitos e mídia artística. No painel que aparece você escolhe o modelo de mídia que vai usar.

No quadro de cima fica as mídias que foram usadas recentemente e no segundo você escolhe a mídia a ser usada. Depois de escolher basta apenas clicar sobre a mídia escolhida e ela será aplicada ao objeto desenhado. Veja alguns exemplos.

Salvando Arquivos

Para salvar os trabalhos feitos no Corel Draw vá ao menu arquivo e salvar como, depois é só escolher o nome e o local onde o arquivo será salvo.

Detalhe para a opção versões (parte destacada na figura à direita) aqui você indica em qual versão do Corel Draw se trabalho está sendo salvo. Por padrão ele é salvo sempre na versão que você está usando no caso aqui a dose (12), mas tem um detalho importante; arquivos salvos na versão dose (12) não serão abertos em versões anteriores a dose (12), como 11, 10, 9, etc.

Caso você saiba que esse seu trabalho vai ser aberto em outros computadores e que por ventura estejam usando uma versão do Corel Draw anterior a sua você deve mudar a versão para aquela que tem no computador onde ele vai ser aberto.

Obs: quando se salva numa versão anterior as cores e as fontes

usadas podem sofrer alguma alteração.

Inserindo Páginas

Diferente de alguns programas o Corel Draw não insere uma nova página

(8)

Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano – BA

Para inserir uma página clique no nome da página que está sendo usada na parte inferior da folha com o botão direito e escolha se vai inserir a página antes ou após a que está sendo usada. Essa mesma opção você pode usar para renomear e excluir alguma página.

Imprimir

Para imprimir um trabalho feito no Corel Draw, vá ao menu arquivo e imprimir na janela que aparece você escolhe qual parte do documento e quantas cópias você quer imprimir. (figura à direita)

Se preferir pode também usar a ferramenta imprimir , com ela basta dar um clique nela e todo o documento será impresso.

Obs: caso seu documento estiver mais de uma página e você queira

imprimir apenas uma, você deve informar qual quer imprimir, pois apesar de não ficar aparecendo as outras páginas o Corel Draw irá imprimir todas.

Referências

Documentos relacionados

Segundo PIAGET (1967), “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo,

Ou seja, fundamentado na margem de contri- buição dos produtos, o gestor de vendas pode si- mular o impacto no resultado do período conside- rando alterações nas variáveis (i) preço

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

Reconhecimento pelas empresas, de atestados médicos e odontológicos passados pelos facultativos da entidade suscitante, assim como atestados do SUS, e de outras

It may be concluded that flush is the most prevalent terminal  relationship  of   the  deciduous  second  molars  in  children  having  clinically 

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

 O estaleiro de reciclagem de navios localizado na Irlanda do Norte (Harland and Wolff Heavy Industries Limited) pode continuar a constar da parte A da Lista