• Nenhum resultado encontrado

Arte cartaz, banner e filipeta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arte cartaz, banner e filipeta"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

(2)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

Site da Prefeitura de Cordeiro

Data: 08/10/10

Últimas Notícias Todas as Notícias

O Barroco Europeu em Cordeiro

Uma apresentação para marcar época

A Orquestra Barroca da UNIRIO estará apresentando seu espetáculo intitulado „O Barroco Europeu‟ no m... Leia Mais

(3)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

O Barroco Europeu em Cordeiro

Uma apresentação para marcar época

A Orquestra Barroca da UNIRIO estará apresentando seu espetáculo intitulado „O Barroco Europeu‟ no município de Cordeiro, no próximo dia 17, domingo, na Sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, antigo Cine Madri, a partir das 17 horas. Esse projeto faz parte da 3ª Edição do Circuito das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

A Orquestra Barroca da UNIRIO se apresentará pela primeira vez em Cordeiro. A iniciativa é uma oportunidade ímpar de levar uma orquestra inteira, com aproximadamente vinte integrantes, com uma proposta diferente: assistir a concertos sobre a música dos séculos XVII e XVIII na Europa e ouvir explicações com uma doutora no assunto, a professora e flautista Laura Rónai.

A música barroca, normalmente, só é apresentada nos grandes centros e são poucos os grupos especializados no tema. Os instrumentos despertam a

curiosidade, pois a maioria foge do tradicional, tais como a espineta. A intenção da musicista Laura Rónai é oferecer uma pequena palestra onde possa

aproximar o público da essência da música barroca européia.

Os concertos apresentarão música barroca européia sueca (Roman), alemã (Bach), francesa (Montéclair e Boismortier), inglesa (Handel) e italiana (Vivaldi). Sobre a Orquestra

A Orquestra Barroca da UNIRIO se dedica a interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos históricos. O grupo surgiu em 2002, a

(4)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que se propunha a ser muito mais que um conjunto de câmara uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório.

O programa passeia por obras de compositores mais conhecidos do gênero como Teleman, Vivaldi e Haendel, assim como personagens mais obscuros do século das luzes, como Monteclair, Caccini e Boismortier, formando um quadro que ilustra bem a música desse período.

A Orquestra Barroca da UNIRIO vem se apresentando desde 2002 (com o nome de Camerata Quantz) em diversos espaços importantes como o CCBB de São Paulo; o SESC do Flamengo, no projeto Música no IBAM; na Igreja da Lapa dos Mercadores, pelo Projeto Música nas Igrejas; no Paço Imperial, pelo projeto Compasso Clássico; no Clube de Engenharia; CCJF; Sala Baden Powell; Igreja da Santa Cruz dos Militares, entre outros. Em 2008 realizou uma série de concertos patrocinada pela Aliança Francesa, em 2010 foi escolhida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para realizar uma série de concertos pelo interior. O repertório

No repertório do concerto aparecem grandes nomes da música barroca, entre os quais: Johan Helmich ROMAN (1694-1758) – Ouverture, para orquestra de cordas e 2 oboés; Joseph Bodin de BOISMORTIER (1689-1755) – Concerto a 5, em mi menor, para flauta, oboé, violino, fagote e baixo contínuo; Marco

UCCELLINI (1603-1680) – Symphonia 1 (a Rovetta); Evaristo Felice

DALL‟ABACO (1675 – 1742) – Concerto à più instrumenti, em mi menor, op. V, nº3, para 2 flautas, fagote e cordas; Johann Joachim QUANTZ (1714-1788) – Trio sonata em dó maior, para flauta doce, flauta transversal e baixo contínuo; e Antonio VIVALDI (1678 – 1739) – Concerto RV 498 em lá menor, para fagote e orquestra de cordas.

A composição da orquestra

A Orquestra Barroca da UNIRIO irá se apresentar com os seguintes

componentes: Laura Rónai – Traverso e direção artística; Sopros – Alexandre Bittencourt, Oboé barroco; Pierre Descaves, Oboé barroco; Cláudio Frydman, Flauta doce e traverso; Claudio Yabrudi, Traverso; Elione Medeiros, Fagote; Cordas – Flank Carlaly, Violino; Leonardo Cerante, Violino e Viola; Luciana Garrido, Viola; Marcos Rangel, Cello; Milena Arca, Violino; Oswaldo Vellasco, Violino; Roger Lagr, Violino; Thiago De Bossens, Violino; Contínuo – Cláudio Yabrudi, Cravo; Jorge Ortiz, Cravo; e Leandro Turano, Cravo.

É oportuno lembrar que o evento será realizado no domingo, dia 17 de outubro, a partir das 17 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, na Avenida Raul Veiga, 243, no centro da cidade. Os ingressos são gratuitos, porém, devem ser retirados de forma antecipada, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, na sede da Secretaria de Cultura, no Centro Cultural Ione Pecly, no prédio sobre a Rodoviária Municipal.

(5)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

Macaenews

Data: 14/10/10

O Barroco Europeu em Cordeiro

A Orquestra Barroca da UNIRIO se apresentará pela primeira vez em Cordeiro

Uma apresentação para marcar época

A Orquestra Barroca da UNIRIO estará apresentando seu espetáculo intitulado ‘O Barroco Europeu’ no município de Cordeiro, no próximo dia 17, domingo, na Sede da Sociedade Musical Fraternidade

Cordeirense, antigo Cine Madri, a partir das 17 horas. Esse projeto faz parte da 3ª Edição do Circuito das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa é uma oportunidade ímpar de levar uma orquestra inteira, com aproximadamente vinte integrantes, com uma proposta diferente: assistir a concertos sobre a música dos séculos XVII e XVIII na Europa e ouvir explicações com uma doutora no assunto, a professora e flautista Laura Rónai.

A música barroca, normalmente, só é apresentada nos grandes centros e são poucos os grupos

especializados no tema. Os instrumentos despertam a curiosidade, pois a maioria foge do tradicional, tais como a espineta. A intenção da musicista Laura Rónai é oferecer uma pequena palestra onde possa aproximar o público da essência da música barroca européia.

Os concertos apresentarão música barroca européia sueca (Roman), alemã (Bach), francesa (Montéclair e Boismortier), inglesa (Handel) e italiana (Vivaldi).

Sobre a Orquestra

A Orquestra Barroca da UNIRIO se dedica a interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos históricos. O grupo surgiu em 2002, a partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que se propunha a ser muito mais que um conjunto de câmara uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório.

O programa passeia por obras de compositores mais conhecidos do gênero como Teleman, Vivaldi e Haendel, assim como personagens mais obscuros do século das luzes, como Monteclair, Caccini e

(6)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

Boismortier, formando um quadro que ilustra bem a música desse período.

A Orquestra Barroca da UNIRIO vem se apresentando desde 2002 (com o nome de Camerata Quantz) em diversos espaços importantes como o CCBB de São Paulo; o SESC do Flamengo, no projeto Música no IBAM; na Igreja da Lapa dos Mercadores, pelo Projeto Música nas Igrejas; no Paço Imperial, pelo projeto Compasso Clássico; no Clube de Engenharia; CCJF; Sala Baden Powell; Igreja da Santa Cruz dos Militares, entre outros. Em 2008 realizou uma série de concertos patrocinada pela Aliança Francesa, em 2010 foi escolhida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para realizar uma série de concertos pelo interior.

O repertório

No repertório do concerto aparecem grandes nomes da música barroca, entre os quais: Johan Helmich ROMAN (1694-1758) – Ouverture, para orquestra de cordas e 2 oboés; Joseph Bodin de BOISMORTIER (1689-1755) – Concerto a 5, em mi menor, para flauta, oboé, violino, fagote e baixo contínuo; Marco UCCELLINI (1603-1680) – Symphonia 1 (a Rovetta); Evaristo Felice DALL’ABACO (1675 – 1742) – Concerto à più instrumenti, em mi menor, op. V, nº3, para 2 flautas, fagote e cordas; Johann Joachim QUANTZ (1714-1788) – Trio sonata em dó maior, para flauta doce, flauta transversal e baixo contínuo; e Antonio VIVALDI (1678 – 1739) – Concerto RV 498 em lá menor, para fagote e orquestra de cordas.

A composição da orquestra

A Orquestra Barroca da UNIRIO irá se apresentar com os seguintes componentes: Laura Rónai – Traverso e direção artística; Sopros – Alexandre Bittencourt, Oboé barroco; Pierre Descaves, Oboé barroco; Cláudio Frydman, Flauta doce e traverso; Claudio Yabrudi, Traverso; Elione Medeiros, Fagote; Cordas – Flank Carlaly, Violino; Leonardo Cerante, Violino e Viola; Luciana Garrido, Viola; Marcos Rangel, Cello; Milena Arca, Violino; Oswaldo Vellasco, Violino; Roger Lagr, Violino; Thiago De Bossens, Violino; Contínuo – Cláudio Yabrudi, Cravo; Jorge Ortiz, Cravo; e Leandro Turano, Cravo.

É oportuno lembrar que o evento será realizado no domingo, dia 17 de outubro, a partir das 17 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, na Avenida Raul Veiga, 243, no centro da cidade. Os ingressos são gratuitos, porém, devem ser retirados de forma antecipada, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, na sede da Secretaria de Cultura, no Centro Cultural Ione Pecly, no prédio sobre a Rodoviária Municipal.

Por : Ascom

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br) Foto: Divulgação

(7)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

O Bandeirante

(8)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

O Bandeirante

(9)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

Folha Popular

(10)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

Site Prefeitura de Cordeiro

Data: 22/10/10

Cordeiro é palco de concerto de música dos séculos XVII e XVIII

Orquestra Barroca da UNIRIO brindou o público com uma apresentação de alto nível No domingo, dia 17 de outubro, a sede da Sociedade Mus... Leia Mais

(11)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

22/10/2010 - 06:39:55

Cordeiro é palco de concerto de música dos

séculos XVII e XVIII

Orquestra Barroca da UNIRIO brindou o público com uma apresentação de alto nível

No domingo, dia 17 de outubro, a sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense foi palco de um grande concerto musical, apresentado pela Orquestra Barroca da UNIRIO. A entrada foi franca para cordeirenses e visitantes, que tiveram a oportunidade de acompanhar uma apresentação inédita na região, com repertório „garimpado‟ nos séculos XVII e XVIII. Os instrumentos históricos foram outra atração à parte para o bom público presente.

Foto: Leandro Ornellas

Uma grande variedade de sons e instrumentos marcou o concerto.

Projeto integrante da 3ª Edição do Circuito das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o espetáculo „O Barroco Europeu em Cordeiro‟ contou com total apoio da Secretaria Municipal de Cultura e foi estrelado pelos 20 integrantes da renomada orquestra. A proposta foi bem diferente: realizar um concerto sobre a música dos séculos XVII e XVIII na Europa e oferecer uma ampla explanação sobre a mesma, com uma doutora no assunto, a professora e flautista Laura Rónai.

Como a música barroca, normalmente, só é apresentada nos grandes centros e são poucos os grupos especializados no tema, os instrumentos despertaram muita curiosidade. A palestra de Laura Rónai serviu para tirar muitas dúvidas sobre os mesmos, bem como para aproximar o público da essência da música

(12)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

barroca europeia. Foram apresentadas composições suecas (Roman), alemãs (Bach), francesas (Montéclair e Boismortier), inglesas (Handel) e italianas (Vivaldi).

Foto: Leandro Ornellas

Apresentação da Orquestra Barroca da UNIRIO foi prestigiada por bom público. O programa passeou por obras de compositores mais conhecidos do gênero, como Teleman, Vivaldi e Haendel, assim como personagens mais obscuros do século das luzes, como Monteclair, Caccini e Boismortier, formando um quadro que ilustrou bem a musica daquele período.

A Orquestra Barroca da UNIRIO surgiu em 2002, a partir do trabalho da

Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que também era uma espécie de oficina permanente de interpretação histórica, reunindo

professores, alunos e músicos interessados nesse repertório. Vem se

apresentando, desde 2002, em diversos espaços importantes do país e, em 2008, realizou uma série de concertos, patrocinada pela Aliança Francesa. Em 2010, foi escolhida pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro para realizar uma série de concertos pelo país.

Componentes da orquestra: Laura Rónai – Traverso e direção artística. Sopros: Alexandre Bittencourt e Pierre Descaves – Oboé barroco; Claudio Frydman – Flauta doce e traverso; Claudio Yabrudi – Traverso e Elione Medeiros – Fagote. Cordas: Flank Carlaly, Milena Arca, Oswaldo Vellasco, Roger Lagr e Thiago De Bossens – Violino; Leonardo Cerante – Violino e viola; Luciana Garrido – Viola; Marcos Rangel – Cello. Contínuo: Cláudio Yabrudi, Jorge Ortiz e Leandro Turano – cravo.

Vale acrescentar que o concerto da Orquestra Barroca da UNIRIO foi a terceira atração viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura junto ao Governo do Estado, através da 3ª Edição do Circuito Estadual das Artes. “Já oferecemos aos cordeirenses uma peça teatral, um espetáculo de dança contemporânea e o maravilhoso concerto realizado no domingo. Possibilitar o acesso a eventos culturais de alto nível é uma forma de valorizar o nosso povo”, colocou o secretário de Cultura, Allessandro Concencio.

(13)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

O Bandeirante

(14)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

O Bandeirante

(15)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

(16)

http://obarrocoeuropeu.wordpress.com

(17)
(18)
(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

A Podium Veículos, concessionária Fiat da Grande Vitória, promoveu no mês de julho a 1ª Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2011, envolvendo

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Em consonância com esta perspectiva, o Observatório História & Saúde e o Observatório dos Técnicos em Saúde, estações de trabalho da Rede Observatório de Recursos

Aos jesuítas deve-se imputar a iniciativa pioneira de intercâmbio entre esses universos da medicina, já que eles também absorviam o saber dos físicos, cirurgiões e

Em 1902, Oswaldo Cruz passou a dirigir o Instituto Soroterápico Federal e, no ano seguinte, o Departamento-Geral de Saúde Pública, de onde combateu a peste bubônica, a varíola e a

Além do relatório Neiva-Penna, outro veículo importante de difusão da imagem pública da doença de Chagas como bandeira da campanha pelo sa- neamento rural foram os artigos de