• Nenhum resultado encontrado

Pág. 06. Pág. 06. Pág. 06. Governador de Rondônia agradece a Casagrande pelos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pág. 06. Pág. 06. Pág. 06. Governador de Rondônia agradece a Casagrande pelos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Gabriel da Palha, ES -Terça-feira,09defevereirode2021- Ano XI - Edição nºV 2699- Distribuição Gratuita

Pág. 03

Es1 - Hoje Notícias

Governador de Rondônia agradece a Casagrande pelos

leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19

Polícia Civil de São Gabriel

da Palha alerta para golpes

envolvendo o WhatsApp

Chuva provoca queda de árvores na

rodovia ES-137, que liga São Domingos

do Norte a São Gabriel da Palha

Em Colatina, Jailson Quiuqui participa

de reunião com deputado Da Vitória e

com o secretário de Estado Paulo Foletto

São Gabriel evolui para Risco

Moderado no Mapa de Risco COVID-19

Pág. 06

Pág. 06

Pág. 07

Pág. 06

Pág. 05

Foto: divulgação

(2)

Reflexao

~

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."

Refletindo: Nosso louvor não acontece

apenas no domingo! Cada dia que nos oferece-mos a Jesus como seus servos, também estamos oferecendo-lhe louvor. Cada vez que resistimos ao mal e escolhemos o bem, esta-mos oferecendo louvor agradável e aceitável a Deus. Não é empolgante pensar que o louvor não acontece apenas num prédio de igreja?! Não é incrível que a cada dia nossas decisões e ações fazem parte do nosso louvor a Deus?!

Oração: Santo Senhor, Deus Todo Poderoso,

por favor, aceite a oferta dos meus pensamen-tos, minhas palavras e minhas ações hoje, e cada dia, como meu louvor amoroso ao Senhor. No nome de Jesus eu oro. Amém.

de

Momento

Romanos 12:1

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação: Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO =ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

Vice-Governadora participa da posse

de nova diretoria da Associação das

Câmaras de Vereadores do Estado

A v i c e

-governadora do Esta-do, Jacqueline Mora-es, participou na últi-ma seúlti-mana da Plená-ria Estadual dos Presi-dentes de Câmaras do Espírito Santo, reali-zada em Balneário Ca-rapebus, na Serra. Jac-queline Moraes repre-sentou o governador Renato Casagrande na posse da nova diretoria da Associação das Câ-maras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) pa-ra o biênio 2021-2022.

Ao discursar para os vereadores dos 65 municípios associa-d o s , a v i c e -gover nadora reafir-mou a importância da Ascamves como uma entidade forte para as

representatividades no Estado. Ela também destacou o fato de a associação ser uma entidade capaz de es-treitar o relacionamen-to das Câmaras com o Governo do Estado e a sociedade em geral.

“Boa parte dos vere-adores brasileiros en-tra na política sem in-formações suficientes sobre como exercer o papel de legislador no poder público munici-pal e sem saber como agir para defender e criar novas leis para os cidadãos. Por isso, a Ascamves se torna im-portante para qualifi-car o vereador a conhe-cer o regimento inter-no, as técnicas legisla-tivas para apresentar os projetos realmente relevantes para a cole-tividade local”, disse.

O s e c r e t á r i o d e Estado de Turismo, Dorval Uliana, tam-bém participou do en-contro. Ele ressaltou a importância dos vere-adores na promoção e fomento das ativida-des que envolvem o turismo. “Aproveito esta oportunidade pa-ra sugerir que seja cria-do em nosso Estacria-do a Frente Parlamentar M u n i c i p a l P r ó -Turismo. O turismo no Espírito Santo re-presenta cerca de 8% do PIB capixaba, uma atividade econômica sustentável e geradora de trabalho e renda e as Câmaras Municipa-is têm protagonMunicipa-ismo na proposição de leis e ações de desenvolvi-mento econômico e social”, pontuou. Foram empossados

como membros da Di-retoria Administrativa p a r a o b i ê n i o 2021/2022 da Ascam-ves: Ver. Wagner Viei-ra FViei-rança /Ver. Cezar Tadeu Ronchi Junior -diretor presidente e primeiro vice-diretor presidente; Ver. Joil-son Broedel/ Ver. Da-vi Esmael – segundo vice-diretor presidente e diretor de Relações Institucionais; Ver. Leandro Gomes da Cr uz/ Ver. Sandra Christina Neitzke -secretária Geral e se-cretário Adjunto; Ver. Sergio Angeli Lago/ Ver. Evanildo Jose San-cio - 1º diretor Finan-ceiro e 2º diretor Fi-nanceiro; Ver. Vitor Martins Caprini/ Ver. Denis Amâncio – dire-tor Administrativo e diretor Adjunto.

Foto: Thalita Silva

(3)

Estudantes

elogiam modelo

digital do Enem

Após o fim da apli-cação do primeiro Exa-me Nacional do Ensi-no Médio (Enem) digi-tal, estudantes elogia-ram o novo modelo de prova. Segundo os en-trevistados pelo site Agência Brasil, uma das vantagens é não precisar marcar as res-postas em um cartão no final da aplicação. Estudantes relatam também que salas esta-vam mais vazias no segundo dia do que no primeiro dia de prova, no dia 31.

“Uma coisa que eu gostei bastante foi a segurança de não errar o preenchimento do cartão de resposta. Achei muito boa a ex-periência de fazer a prova no computador. Me senti mais organi-zada”, disse a estudan-te Anna Marya Freitas, 18 anos, que fez a pro-va no Rio de Janeiro. As marcações das res-postas eram feitas na própria tela. A estu-dante, que pretende cursar direito ou peda-gogia, disse, no entan-to, que sentiu mais difi-culdade neste segundo d i a d e a p l i c a ç ã o . “Estou cansada dema-is”.

O técnico em infor-mática Franklyn Pi-nheiro, 28 anos, tam-bém aprovou o modelo digital. “Comparando o papel com o digital, eu prefiro o digital por-que o papel é muito demorado. Tem que preencher os campos e ainda tem que pintar. Ficou melhor agora, não demora muito, e os campos são preenchi-dos automaticamen-te”, disse. Ele pretende usar o Enem para fazer agora um curso superi-or de ciências da com-putação.

Este foi o primeiro ano que o Enem foi aplicado no modelo digital, para um núme-ro reduzido de alunos. Ao todo, 93 mil candi-datos estavam inscritos para fazer as provas. A aplicação seguiu o mes-mo mes-modelo da prova impressa. Apesar de ser digital, era preciso ir até o local de prova e os participantes tive-ram o mesmo tempo para resolver as ques-tões. No último do-mingo, foram aplica-das as provas de lin-guagens, ciências hu-manas e redação. Hoje, os candidatos fizeram as provas de matemáti-ca e ciências da nature-za.

Uma das vantagens apontadas é

não marcar cartão de resposta

Participantes do Enem digital

podem pedir reaplicação

Candidatos que não puderam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infecto-contagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por pro-blemas logísticos já po-dem pedir, na Página do Participante, para parti-cipar da reaplicação do Enem. O prazo para que isso seja feito vai até o próximo dia 12.

As provas do Enem digital foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Nas sema-nas que antecederam cada uma das aplica-ções, os candidatos pu-deram enviar exames e laudos médicos ao Insti-tuto Nacional de Estu-dos e Pesquisas Educa-cionais Anísio Teixeira (Inep). Aqueles que ain-da não o fizeram pode-rão, agora, acessar o sis-tema online. As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro, apenas na versão im-pressa.

De acordo com ba-lanço divulgado pelo Inep, 320 participantes do Enem digital já fize-ram os pedidos. Fofize-ram aprovadas 194 solicita-ções. O prazo para os pedidos de reaplicação do Enem impresso foi entre os dias 25 e 29 de janeiro. Os resultados das análises dos pedi-dos, tanto dos partici-pantes do Enem

impres-so quanto do digital, serão divulgados até dia 15 deste mês.

Além da covid-19, podem solicitar a reapli-cação participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Hae-mophilus inf luenza, doença meningocócica e outras meningites, va-ríola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovír us selvagem, sarampo, rubéola, vari-cela.

Segundo o Inep, para a análise da possibilida-de possibilida-de reaplicação, a pes-soa deverá inserir, obri-gatoriamente, no mo-mento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome comple-to do participante, o di-agnóstico com a descri-ção da condidescri-ção, o códi-go correspondente à Classificação Internaci-onal de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do pro-fissional competente, com o respectivo regis-tro no Conselho Regio-n a l d e M e d i c i Regio-n a (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, as-sim como a data do aten-dimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máxi-mo de 2 MB. Problemas na aplicação Também poderão pedir a reaplicação

estu-dantes que tenham sido prejudicados por pro-blemas logísticos. De acordo com o edital do Enem, são considerados problemas logísticos, por exemplo, desastres naturais que prejudi-quem a aplicação do exame devido ao com-prometimento da infra-estrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrôni-co fornecido ao partici-pante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedi-mento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participan-te.

No primeiro dia de aplicação do Enem digi-tal, foi registrado pro-blema em um servidor, o que atrasou o envio das provas para os computa-dores onde os partici-pantes fariam o exame. Por causa do tempo, eles não puderam fazer as provas. Esses partici-pantes também terão direito à reaplicação.

Também terão direi-to à reaplicação os estu-dantes que fariam a pro-va no estado do Amazo-nas, onde o exame foi suspenso por causa dos impactos da pandemia. As provas do Enem digi-tal foram também sus-pensas em um dos locais de prova em Macapá (AP), por conta de pro-blemas de infraestrutu-ra.

Os pedidos de reapli-cação serão analisados pelo Inep. A aprovação ou a reprovação do

pedi-do deverá ser consultada também na Página do Participante. Os partici-pantes também podem entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. O Inep reco-menda, no entanto, que os candidatos façam a solicitação pela internet.

Cronograma

O Enem 2020 tem uma versão impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, cerca da meta-d e meta-d o s i n s c r i t o s n o Enem impresso e apro-ximadamente 70% do Enem digital faltaram às provas.

O Inep divulgará na quarta-feira (10) os gaba-ritos das questões objeti-vas do Enem digital. Os cadernos de prova já estão disponíveis na pá-gina da autarquia.

O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divul-gado no dia 29 de mar-ço. Os candidatos po-dem usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por me-io de programas como o Sistema de Seleção Uni-ficada (Sisu), que ofere-ce vagas em instituições públicas de ensino supe-rior, o Programa Univer-s i d a d e p a r a To d o Univer-s (ProUni), que oferece bolsas de estudo em ins-tituições privadas, e o Fundo de Financiamen-to Estudantil (Fies).

EBC Educação

EBC Educação

(4)

Oportunidade:

curso gratuito

e remunerado em

São Gabriel

Para aqueles que não possuem experiên-cia e precisam de opor-tunidade, chegou a ho-ra de se tornar um (a) costureiro (a) profissio-nal, e além disso ser remunerado (a) en-quanto adquire conhe-cimento. Para se inscre-ver é necessário levar seu currículo e se

ca-dastrar na Fábrica Para-íson, localizada na Rua Pedro Lenzi, 70, no bairro Populares em São Gabriel da Palha. O curso é voltado para maiores de 18 anos.

O início do mesmo está agendado para o dia 1º de março e tem duração de 30 dias. Ma-iores informações pelo número (27) 99976-8415.

MPES finaliza distribuição de máscaras para

Instituições de Longa Permanência de Idosos

O Ministério Públi-co do Estado do Espíri-to SanEspíri-to (MPES) fina-lizou a distribuição de máscaras de proteção contra a Covid-19 para Instituições de Longa Permanência de Ido-sos (ILPIs) do Estado. Ao todo, 17 serviços de acolhimento foram beneficiados com a doação de 60 mil más-caras cirúrgicas des-cartáveis, 18.374 más-caras N95 ou similar e 56 máscaras faceshi-eld. Mesmo com a vaci-nação de idosos insti-tucionalizados, os equi-pamentos de proteção contra a Covid-19 são fundamentais para o combate à pandemia.

Além das mais de 78 mil máscaras doa-das às ILPIs, o MPES ainda distribuirá mais 1.726 máscaras faces-hield para

profissiona-is da área da educação, a partir de critérios defi-nidos pelo Centro de Apoio de Implementa-ção das Políticas de Saúde (CAOPS) em conjunto com o Cen-tro de Apoio de Imple-mentação das Políticas de Educação (Caope) do Ministério Público.

As instituições be-neficiadas pelas doa-ções foram escolhidas mediante critérios téc-nicos definidos pelo Centro de Apoio Ope-racional Cível e de De-f e s a d a C i d a d a n i a (CACC) do MPES. Além de monitorar os casos de Covid-19 nes-sas canes-sas de acolhi-mento, o CACC apura mensalmente a quanti-dade de equipamentos de proteção individual (EPIs) disponíveis nas ILPIs para os próxi-mos 30 dias. A partir desses dados, foi possí-vel saber onde havia a

defasagem de EPIs, destinando as doações para as instituições que mais necessita-vam. Acordo de Não Persecução Penal O material doado decorre de um Acordo de Não Persecução Penal firmado pelo MPES para o forneci-mento de equipamen-tos de proteção contra a Covid-19, no valor total de R$ 250 mil, e

foi pago por uma em-presária que cometeu crimes tributários. No acordo, proposto pelo Gr upo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) e pela Promotoria de Justiça Criminal de Viana e homologado pela Jus-tiça, também ficou esta belecido o pagamento total do dano tributá-rio causado aos cofres públicos, no montante de aproximadamente R$ 12 milhões.

Inhame está entre os produtos da agricultura familiar

com bônus em fevereiro no Espírito Santo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ma-pa) divulgou a relação dos produtos agrícolas que têm bônus de des-conto aos agentes fi-nanceiros operadores do Programa Nacio-nal de Fortalecimento da Agricultura Famili-ar (Pronaf). Os valores se referem ao mês de janeiro de 2021.

A lista com os pro-dutos e os estados con-templados pelo Pro-grama de Garantia de Preços para Agricultu-ra Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de fevereiro a 9 de março deste ano, conforme a Portaria nº 3, da

Secre-taria de Política Agrí-cola.

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi (SE), banana (RR, AL, PB e PE), c a r á / i n h a m e ( E S ) , castanha de caju (AL, BA, MA, PB, PE e PI), manga (RJ e SP), mara-cujá (BA, CE e SE) e

r a i z d e m a n d i o c a (RO).

Para os agricultores familiares que têm ope-rações de investimento sem um produto prin-cipal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de pro-dutos. Nesses casos, os descontos são calcula-dos por meio de uma

composição dos bônus do feijão, leite, mandi-oca e milho.

O recebimento de bônus do PGPAF ocor-re quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor obter des-conto no pagamento ou amortização das parcelas de financia-mento no Programa Nacional de Fortaleci-mento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os descontos de todos os cultivos são calculados mensal-mente pela Compa-nhia Nacional de Abas-tecimento (Conab) e divulgados pelo Ma-pa. Editora Hoje MPES Mapa Foto: divulgação Foto: divulgação

(5)

Polícia Civil de São Gabriel

da Palha alerta para golpes

envolvendo o WhatsApp

A Polícia Civil de São Gabriel da Palha, alerta a população da cidade quanto a golpes f e i t o s a t r a v é s d o WhatsApp. Segundo informações, em um dia policiais civis iden-tificaram pelo menos 6 ocorrências envolven-do golpes através envolven-do WhatsApp. Crimino-sos estão clonando a rede social ou colocan-do uma foto de uma pessoa conhecida no perfil. Em seguida, eles mantêm contato com familiares e solici-tam dinheiro empres-tado. Os familiares,

acreditando que real-mente se trata de um conhecido, acabam depositando na conta informada, que geral-mente é de outro esta-do.

A polícia orienta que depósitos sejam realizados somente depois de confirmada a identidade do famili-ar ou amigo. Toda aten-ção é pouca quando o assunto é dinheiro.

Os usuários podem ativar a confirmação em duas etapas, que é um recurso opcional que adiciona uma ca-mada extra de segu-r a n ç a à c o n t a d o WhatsApp.

Butantan deve receber na quarta-feira

novo lote de insumos para vacina

O Instituto Butan-tan, na capital paulis-ta, deverá receber na quarta-feira (10) um novo lote de insumos, vindos da China, para a produção da vacina CoronaVac, contra a c ov i d - 1 9 . S e g u n d o informou, o governo do estado de São Pau-lo, a carga está no aero-porto de Pequim pron-ta para o embarque.

O lote tem 5,6 mil litros de Insumo Far-m a c ê u t i c o A t i v o (IFA), produzido na China pela biofarma-cêutica Sinovac, par-ceira do Butantan no desenvolvimento da vacina. A matéria-prima permitirá a pro-dução em São Paulo de mais de 8,7 milhões de doses do imunizan-te, que serão destina-das ao Plano Nacional d e I m u n i z a ç õ e s (PNI).

Na quar ta-feira, 5,4 mil litros de IFA foram recebidos em São Paulo da mesma fornecedora, suficien-tes para a produção de 8,6 milhões de doses da vacina Coronavac. Somadas, as cargas permitirão a fabrica-ção de 17,3 milhões de doses de imunizantes, que começarão a ser entregues ao Ministé-rio da Saúde a partir do final deste mês. A previsão do instituto é que a produção de vaci-nas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas remessas de

maté-ria-prima.

Em janeiro, segun-do o governo de São Paulo, o Butantan en-tregou 8,7 milhões de vacinas CoronaVac ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, 900 mil no dia 22 e 1,8 mi-lhão no dia 29.

EBC Saúde

Aedes aegypti: reunião discute diretrizes para

enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito

Nesta semana, a equipe da Vigilância Ambiental da Secreta-ria da Saúde (Sesa) participou de uma reu-nião com os membros do Colegiado de Se-cretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), para discutir as diretri-zes de enfrentamento da dengue, zika e chi-kungunya no Estado.

Na ocasião, foram apresentadas a atual situação das arboviro-ses em solo capixaba e as possíveis ações que serão realizadas em conjunto com os muni-cípios, para combater as arboviroses neste período sazonal das doenças. Além disso, foram acordadas a

rea-lização e a atualiza-ção, por parte de todos os municípios, do Le-vantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA’a).

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, ex-plica que essa ação é fundamental para faci-litar decisões e criar estratégias para com-b a t e r o m o s q u i t o transmissor, o Aedes aegypti. “O LIRA’a possibilita ao gestor identificar as áreas de riscos e, com isso, dire-cionar de forma mais ágil as estratégias de combate”, ressaltou. Queda no número de casos dengue O Espírito Santo registrou queda no número de casos de dengue no primeiro mês deste ano. De acordo com o boletim epidemiológico divul-gado pela Sesa, nesta sexta-feira (05), foram notificados, entre os dias 03 de janeiro de 2021 e 30 de janeiro de 2021, 690 casos. Já no mesmo período de 2019, foram registra-dos 4.137 casos. E n t r e t a n t o, i s s o não significa que os números serão meno-res durante todo o ano. Roberto Laperri-ere Júnior alerta que o pico de casos dessas doenças pode ocorrer em um período poste-rior ao que historica-mente acontece.

“Nós estamos pas-sando por período de

estiagem no Estado, em que não está ocor-rendo chuvas constan-tes e, com isso, o núme-ro de casos das arbovi-roses tende a diminuir. Entretanto, quando houver um aumento de pluviosidade, os casos podem voltar a subir, tendo em vista que teremos condi-ções mais favoráveis para o vetor. Temos que nos prevenir para diminuir a mortalida-de por essas doenças”, enfatizou Laperriere.

Como prevenir

Para combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, é preciso que todos estejam atentos e empenhados na eli-minação dos focos do

vetor. A fêmea do inse-to deposita seus ovos em recipientes com água parada e limpa. Ao entrar em contato com o líquido, os ovos eclodem, se transfor-mam em larvas, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adul-to) e, após dois dias, o mosquito está forma-do. Os criadouros do mosquito

encontram-se em 70% nas residên-cias. Por isso, é de ex-t r e m a i m p o r ex-t â n c i a que toda população limpe corretamente os quintais, vire as garra-fas vazias de cabeça para baixo, lave bem as bordas das vasilhas de água e comida dos animais, além de ga-rantir a limpeza e lacre c o r r e t o d a s c a i x a s d’água. SESA Foto: divulgação Foto: divulgação Foto: divulgação Editora Hoje

(6)

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO COMARCA DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES Rua Men de Sá, 46 – Santa Cecília – CEP: 29.780-000

Dr. Ricardo Bravo – Oficial Titular EDITAL DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

(Terceiros Interessados)

Dr. Ricardo Bravo, Oficial do Registro Geral de Imóveis da Comarca de São Gabriel da Palha-ES, na forma da Lei, faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado sob o nº 46.203 de 27/01/2020, o requerimento pelo qual:

1. JORDÃO KOBI DE SOUZA, brasileiro, solteiro, empresário, portador do CPF nº 101.698.927-00 e CNH/ES nº 02926449350, nascido em 15/05/1985, filho de Luiz Carlos de Souza e de Glaucia Xavier Kobi de Souza, residente e domiciliado na Rua Senador Atílio Vivácqua, nº 236, Jardim de Infância, Cidade de São Gabriel da Palha – ES, CEP 29.780-000, endereço eletrônico kobidesouza@gmail.com, através de seu advogado Dr. FELIPE VENTURA DE BRITO, brasileiro, solteiro, advogado, inscrito no OAB/ES nº 27.965 e CPF nº 141.239.367-17, com escritório profissional localizado na Rua João Correia Pinto, 420, Aparecida, Cidade de São Gabriel da Palha – ES, endereço eletrônico felipe.brittoo@hotmail.com, solicitaram o reconhecimento do direito de propriedade através da Usucapião Extrajudicial, nos termos do art. 216-A, da Lei nº 6.015/1973, autuado sob protocolo nº 46203 de 27/01/2020, referente a: OBJETO: UM IMÓVEL URBANO, constituído por um lote de terras com área total de 288,00 m² (duzentos e oitenta e oito metros quadrados), perímetro de 72,00 metros, localizado de frente para Rua Senador Atílio Vivácqua, 226, Bairro Jardim de Infância, Cidade e Comarca de São Gabriel da Palha – ES, possuindo as seguintes metragens e confrontações: 12,00 metros de frente em divisa com a Rua Senador Atílio Vivácqua, 12,00 metros de fundos em divisa com Luiz Martins, 24,00 metros pela lateral direita em divisa com Gelina Martins Seraco, e 24,00 metros pela lateral esquerda em divisa com Ana Júlia Pim, com as seguintes vértices, coordenadas, ângulos e metragens a saber: Inicia-se a descrição deste perímetro no vértice 01, georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM - SIRGAS2000, MC-390W, de coordenadas N 7.896.958,432m e E 337.982,300m; deste segue confrontando com a propriedade de LUIZ MARTINS CPF.: 619.259.777-49 E CONJUGE, com azimute de 106022'49" por uma distância de 12,00m até o vértice 02, de coordenadas N 7.896.955,048m e E 337.993,813m; deste segue confrontando com a propriedade de ANA JULIA PIM CPF.: 417.015.347-20, com azimute de 19602249" por uma distância de 24,00m até o vértice 03, de coordenadas N 7.896.932,022m e E 337.987,045m; deste segue confrontando com a propriedade de RUA SENADOR ATÍLIO VIVÁQUA, com azimute de 286022'49" por uma distância de 12,00m até o vértice 04, de coordenadas N 7.896.935,406m e E 337.975,532m; deste segue confrontando com a propriedade de GELINA MARTINS SERACO CPF.: 968.263.587-20, com azimute 16022'49" por uma distância de 24,00m até o vértice 01, ponto inicial da descrição. Os trabalhos relativos ao levantamento planimétrico e identificação da área são de responsabilidade técnica de Alexandre Sodré “Decão”, inscrito no CREA/ES nº 07263142775 e TRT BR20200794784. Referido imóvel se encontra cadastrado na Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha/ES para fins tributáveis sob o nº 01.02.021.0755.001. com valor declarado em R$ 100.000,00 (cem mil reais).

INTIMAÇÃO: Assim sendo, ficam intimados terceiros eventualmente interessados e titulares de direitos reais e de outros direitos em relação ao pedido, apresentando impugnação escrita perante o Oficial de Registro de Imóveis, com as razões de sua discordância em 15 (quinze) dias corridos a contar da publicação deste, ciente de que, caso não contestado presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos alegados pelo Requerente, sendo reconhecida a usucapião extrajudicial, com o competente registro conforme determina a Lei.

DR. RICARDO BRAVOO FICIAL TITULAR DO REGISTRO DE IMÓVEIS

COMUNICADO

O Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Córrego Dumer APACOD, inscrito no CNPJ: 36.348.696/0001-99, torna público que REQUEREU junto a SEMMA de São Domingos do Norte/ES, através do Processo Nº 00749/2021, a Licença de Operação – LO, para a atividade de Secagem mecânica de grãos, associada a pilagem, localizado no Córre-go Bom Destino - Zona Rural do mesmo município.

EDITAL DE PROCLAMAS Nº

MATRÍCULA: 0237050155 2021 6 00007 043 0004140 22 CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E NOTAS DA SEDE DE VILA VALÉRIO ES

Faço saber que pretendem casar-se:

[JOSE LINO FUGULIM e ELZENI PIRES DA SILVA]

Ele, natural de Linhares-ES, nascido em 17 de janeiro de 1965, estado civil solteiro, profissão lavrador, residente na Rua Principal, São Jorge Barra Seca em Vila Valério-ES, filho de VICTORIO FUGULIM, falecido e DAVINA LEONARDI FUGULIM, falecida.

Nome a adotar após o casamento: JOSE LINO FUGULIM.

Ela, natural de Marataízes-ES, nascida em 11 de maio de 1963, estado civil solteira, profissão PROFESSORA, residente na Av Padre Francisco 780, Centro em VILA VALERIO-ES, filha de JOSE VEIGA DA SILKVA, falecido e ZENI PIRES DA SILVA, falecida.

Nome a adotar após o casamento: ELZENI PIRES DA SILVA FUGULIM. E, juntamente declaram que vão adotar o regime de Comunhão parcial de bens. E para que chegue ao conhecimento de todos lavrei o presente edital para ser fixado na forma da lei e lugar de costume.

Vila Valerio -ES, 08/02/2021

Monique Sperandio da Silva - Escrevente Autorizada

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE

PREÇOS Nº000001/2021 -PROCESSO Nº000204/2021

A Prefeitura Municipal de VILA VALÉRIO/ES, torna público que fará realizar licitação na modalidade de "Pregão Presencial", tipo "MENOR PREÇO GLOBAL", OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA LOCAÇÃO DE HORAS PRODUTIVAS DE MÁQUINAS, COM OPERADOR, PARA A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DIVERSOS NO MUNICÍPIO DE VILA VALÉRIO, EM ATENDIMENTO A S E C R E T A R I A M U N I C I P A L D E AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE VILA VALÉRIO.CREDENCIAMENTO: 30 minutos antes da ABERTURA DA SESSÃO, a qual ocorrerá às 12:00 do dia 24 de fevereiro de 2021. A Sessão Pública ocorrerá na Sala da CPL/Pregões, Rua Lourenço de Martins, nº 190, Centro -Vila Valério-ES. O edital completo está à disposição dos interessados nos dias úteis de 11 às 17h, de segunda à quinta, e, nas sextas-feiras, de 07 às 12h, e poderá ser requerido através do site: www.vilavalerio.es.gov.br. MAIORES INFORMAÇÕES: TEL. (027) 3728-1000.Vila Valério, 08 de fevereiro de 2021.

Jaime Julião Vieira Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO

EDITAL DE PROCLAMAS Nº

MATRÍCULA: 0237050155 2021 6 00007 044 0004141 20 CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E NOTAS DA SEDE

DE VILA VALÉRIO ES

Faço saber que pretendem casar-se:

[PAULENE CAMARGOS LIMA e ÁDRIA SOUZA DE JESUS]

Ele, natural de Felisburgo-MG, nascido em 25 de julho de 1995, estado civil solteiro, profissão lavrador, residente no Corrego Dourado, Zona Rural em Vila Valerio-ES, filho de CLEMENTE BARBOSA LIMA e LENIDIA CAMARGOS LIMA.

Nome a adotar após o casamento: PAULENE CAMARGOS LIMA.

Ela, natural de Felisburgo-MG, nascida em 15 de maio de 2001, estado civil solteira, profissão lavradora, residente no Corrego Dourado, Zona Rural em Vila Valério-ES, filha de ADIVALDO DURVAL DE SOUZA e DEILDA MARIA DE JESUS.

Nome a adotar após o casamento: ÁDRIA SOUZA DE JESUS.

E, juntamente declaram que vão adotar o regime de Comunhão parcial de bens.

E para que chegue ao conhecimento de todos lavrei o presente edital para ser fixado na forma da lei e lugar de costume.

Vila Valerio -ES, 08/02/2021 MONIQUE SPERANDIO DA SILVA

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES

Faço saber que pretendem casar-se:

1. LINDOMAR CALIXTO DE ALMEIDA e JALENE PEREIRA DE SOUZA

LINDOMAR CALIXTO DE ALMEIDA, nacionalidade brasileira, profissão lavrador, com trinta e seis (36) anos de idade, estado civil solteiro, natural de Lajinha-MG, residente no Córrego São Bento, Zona Rural em São Gabriel da Palha-ES e JALENE PEREIRA DE SOUZA, nacionalidade brasileira, profissão lavradora, com vinte (20) anos de idade, estado civil solteira, natural de Machacalis-MG, residente no Córrego São Bento, Zona Rural em São Gabriel da Palha-ES.

2. JOÃO VICTOR DE ALMEIDA FONTANA e JENNIE ADÉLIA XAVIER PEREIRA MARQUES

JOÃO VICTOR DE ALMEIDA FONTANA, nacionalidade brasileira, profissão profissional de educação física, com vinte e três (23) anos de idade, estado civil solteiro, natural de Vila Velha-ES, residente na Avenida Adilton Fontes, 323, Cachoeira da Onça em São Gabriel da Palha-ES e JENNIE ADÉLIA XAVIER PEREIRA MARQUES, nacionalidade brasileira, profissão técnica de enfermagem, com vinte e três (23) anos de idade, estado civil solteira, natural de Teófilo Otoni-MG, residente na Avenida Adilton Fontes, 323, Cachoeira da Onça em São Gabriel da Palha-ES.08 de fevereiro de 2021

ELOIR CARLOS AHNERT Oficial do Registro Civil

Compre, venda e troque!

Compre, venda e troque!

NO

jornalhojenotícias@hotmail.com

(7)

São Gabriel evolui para Risco

Moderado no Mapa de Risco COVID-19

O Governo do Esta-do publicou) o novo Mapa de Gestão de Risco da Covid-19, que terá vigência entre se-gunda-feira (8) e do-mingo (14). São Gabri-el passou do grupo de Risco Baixo (verde) para o Risco

Modera-do (amarelo).

Dos 78 municípios capixabas, 30 estão clas-sificados em Risco Bai-xo e 45 estão em Risco Moderado. Somente t r ê s m u n i c í p i o s (Anchieta, Guarapari e Montanha) estão clas-sificados como Risco Alto.

As medidas de

pre-venção, como o uso de máscara, distancia-mento social e a higie-nização das mãos, de-vem ser priorizadas pela população.

A Matriz de Risco de Convivência consi-dera no eixo de amea-ça: o coeficiente de ca-sos ativos por municí-pio dos últimos 28 dias,

além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitan-tes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulne-rabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a

disponibili-dade máxima de leitos para tratamento da do-ença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemio-lógicos do Ministério da Saúde e recomenda-ções da equipe de espe-cialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no

Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secreta-ria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos San-tos Neves (IJSN), da Universidade Federal d o E s p í r i t o S a n t o (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito San to (Ifes). As decisões adotadas pelo Gover-no do Estado seguem parâmetros técnicos.

RISCO ALTO: Anchieta, Guarapari e

Monta-nha.

RISCO MODERADO: Águia Branca, Alegre,

Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Iúna, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marilân-dia, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pancas, Pinhe-iros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, San-ta Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigran-te, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Água Doce do Norte, Alto

Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibitirama, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Mucurici, Mu-niz Freire, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

Foto: divulgação

Governo do ES/Editora Hoje

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

MATRÍCULA: 0237050155 2021 6 00007 045 0004142 29 CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E NOTAS DA SEDE DE VILA VALÉRIO ES

Faço saber que pretendem casar-se:

[WELLINGTON LOPES LENHAUS e DEBORA ZIMERMAN]

Ele, natural de São Gabriel da Palha-ES, nascido em 09 de fevereiro de 1996, estado civil solteiro, profissão engenheiro civil, residente na Rua Natalino Cossi, 176, Centro em Vila Valério-ES, filho de ADELINO LENHAUS e JOCINÉIA LOPES LENHAUS.

Nome a adotar após o casamento: WELLINGTON LOPES LENHAUS.

Ela, natural de São Gabriel da Palha-ES, nascida em 29 de maio de 1996, estado civil solteira, profissão arquiteta urbanista, residente na RUA NATALINO COSSI, 178, Centro em VILA VALERIO-ES, filha de VALDECIR ZIMERMAN e VANDERLEIA RUBIA DUMER ZIMERMAN.

Nome a adotar após o casamento: DEBORA ZIMERMAN.

E, juntamente declaram que vão adotar o regime de Comunhão parcial de bens. E para que chegue ao conhecimento de todos lavrei o presente edital para ser fixado na forma da lei e lugar de costume.

Vila Valerio -ES, 08/02/2021 MONIQUE SPERANDIO DA SILVA

27 3117-1030

jornalhojenoticias@hotmail.com

PUBLIQUE AQUI

SEU EDITAL

CURTA A NOSSA

PÁGINA

CURTA A NOSSA

PÁGINA

www.facebook.com/ES1.HojeNoticias/

www.facebook.com/ES1.HojeNoticias/

(8)

Chuva provoca queda de árvores na

rodovia ES-137, que liga São Domingos

do Norte a São Gabriel da Palha

A forte chuva, acom-panhada de vento, que caiu sobre o município de São Domingos entre a noite de sábado (6) e a manhã de domingo (7), causou queda de árvo-res e danos na rodovia ES-137, que liga o mu-nicípio a cidade de São Gabriel da Palha.

De acordo com a Defesa Civil, um dos locais mais atingidos foi o trecho entre o Cór-rego Sabiá II e Chapa-dão da Onça, que ficou temporariamente in-terrompido devido aos galhos de árvores que caíram na pista. Não houve acidentes e ne-nhuma vítima.

Funcionários da

Secretaria de Obras e Agricultura e Defesa Civil, estiveram no lo-cal envolvidos na lim-peza da rodovia.

Em caso de quedas de barreiras, quedas de árvores, alagamentos e enchentes, os muníci-pes devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (27) 9 9515-5040.

Editora Hoje

Em Colatina, Jailson Quiuqui participa

de reunião com deputado Da Vitória e

com o secretário de Estado Paulo Foletto

Cumprindo agenda em Colatina, o prefeito de Águia Branca Jail-son Quiuqui, esteve reunido no último sába-do (6), com o deputasába-do Federal Da Vitória e com o secretário de

Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqui-cultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto.

Durante a reunião, o prefeito tratou sobre projetos para o desen-volvimento do municí-pio de Águia Branca.

“Estive em

Colati-na, com Da Vitória e Paulo Foletto, em uma agenda muito impor-tante para o nosso Mu-nicípio. Agradeço a recepção de todos, te-nho certeza que em breve teremos notícias boas”, destacou o pre-feito Jailson.

Editora Hoje

Governador de Rondônia agradece a Casagrande pelos

leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19

O governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, fez ví-deo agradecendo ao governador do Espíri-to SanEspíri-to, RenaEspíri-to Casa-grande e sua equipe, pelos leitos de UTI dis-ponibilizados para atendimento de paci-entes rondonienses com Covid-19. “Governador Ren-to Casagrande, quero agradecer neste mo-mento pelos 15 leitos oferecidos por você, para que nós pudésse-mos salvar nossos ron-donienses. Nós ajuda-mos nossos irmãos amazonenses e agora estamos sendo ajuda-dos pelos capixabas,

eu fico muito agradeci-do, tanto a você, como também a equipe de saúde. Com essa união vamos vencer a pande-mia e muito obriga-da”, falou Marcos Ro-cha.

“A solidariedade é o sentimento que me-lhor expressa o respei-to pela dignidade hu-mana. Que possamos

sempre estender a mão para aquele que sofre”, destacou Casagrande.

Rondonienses em solo capixaba

O Espírito Santo começou a receber ain-da no domingo (7), os primeiros pacientes de um total de 15 que se-rão transferidos do

Estado de Rondônia para dar continuidade ao tratamento contra o novo Coronavírus (Co-vid-19). O acolhimen-to a esses pacientes acontece em função da atual situação de grave crise sanitária naquele estado, com registros de falta de leitos de UTI.

Após a chegada ao

Aeroporto de Vitória, os pacientes são enca-minhados de ambu-lâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Ser-ra. O processo de regu-lação acontece em par-ceria entre as Secreta-rias de Saúde dos esta-dos.

Com informações da Sesa.

Editora Hoje

Foto: Helio Filho/Secom ES

Chegada do paciente com Covid-19, ao aeroporto de Vitória para transferência ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Foto: divulgação

Referências

Documentos relacionados

Considerando a importância das empresas alemãs para a economia nacional e a carência de estudos específicos na literatura brasileira sobre práticas adotadas no sistema de

Indicação da falha através de Led no painel traseiro... Indicação da falha através de Led no

• Poner la placa de home sobre la unidad de las patas para un bateador diestro o siniestro, tal como se muestra.. • Ajustar la placa de home en

Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação composta por servidores integrantes do Plano de Carreira, com a finalidade de

Ou seja, aloca-se o preço a cada obrigação de desempenho de forma a refletir a contrapartida que se espera ter direito pela transferência dos bens ou serviços prometidos

Análise da espessura do cobrimento de armadura em lajes com diferentes distanciamentos entre espaçadores e pontos de

autorizada, independentemente de qualquer procedimento ou aprovação, a realizar o resgate antecipado da totalidade das Debêntures, desde que transcorridos 4

em vermelho representam as regiões em que a amplitude de vibração é máxima. O que determina qual modo de vibração será excitado são as condições de contorno impostas