• Nenhum resultado encontrado

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

PÓS GRADUAÇÃO

(2)

Impostos ESTADUAIS

ipva

(3)

Vitor, participa de Feira de exposição e venda de aeronaves para aviação executiva, assim conseguirá atender com maior qualidade seus clientes.

Para tanto, tem receio que será tributado de IPVA, em razão de se enquadrar como veículo automotor. Procura a legislação de trânsito brasileiro que determina: “todo

veículo a motor de propulsão que circula por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para transporte de pessoas e coisas. O termo compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos.”

(4)

Art. 155, III

Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir

impostos sobre:

propriedade de veículos automotores.

(5)

IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (CF, art. 155, III; CF 69, art. 23, III e §13 cf. EC 27/85): campo de incidência que não inclui embarcações e aeronaves.” (STF, Plenário, RE 134.509, Rel. p/ o acórdão Min. Sepúlveda Pertence, mai/02).

Não incide Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre embarcações (Art. 155, III, CF/88). STF. Plenário, RE 379.572/RJ, rel. Min. Gilmar Mendes, abr/07).

(6)

A perda da propriedade garante a

devolução do ipva pago?

(7)

Caso...

Jorge, é contador, e foi surpreendido ao sair de seu trabalho, com uma blitz para fiscalizar motoristas alcoolizados. Ocorre que apesar de estar com toda a documentação do veículo em dia, foi identificado o inadimplemento do pagamento de IPVA. Com isso, exercendo uma das sanções previstas no CBT, pretende realizar a apreensão do veículo:

Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

(8)

Jurisprudência...

Súmula 323 - STF

“ É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo

(9)

TRIBUTÁRIO ARREMATAÇAO JUDICIAL DE VEÍCULO -DÉBITO DE IPVA - RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA -CTN, ART. 130, PARÁGRAFO ÚNICO.

1. A arrematação de bem em hasta pública é considerada como aquisição originária, inexistindo relação jurídica entre o arrematante e o anterior proprietário do bem.

2. Os débitos anteriores à arrematação subrogam-se no preço da hasta. Aplicação do artigo 130, único do CTN, em interpretação que se estende aos bens móveis e semoventes.

RECURSO ESPECIAL Nº 807.455 - RS (2006/0002382-4)28.10.2008

(10)

Ramiru, pretende realizar a aquisição de um veículo, e por isso, decide realizar uma operação de arrendamento mercantil, sendo que ao final não ficará o veículo, por isso, decide pela modalidade “sem a opção de compra”.

Procura uma companhia arrendadora, e ajusta os valores e prazo, e condições ao direito de uso do bem.

Entende que assim como não incide o ICMS na operação, tem a convicção de que não deve realizar o pagamento do IPVA.

(11)

IPVA – ARRENDAMENTO MERCANTIL – ARRENDANTE – RESPONSÁVEL SOLIDÁRIA...1. Em arrendamento mercantil, a arrendante é responsável solidária para o adimplemento da obrigação tributária concernente ao IPVA, nos termos do art. 1º da Lei Federal número 7431/85, por ser ela possuidora indireta do bem arrendado e conservar a propriedade até o final do pacto. Precedente: (REsp 868246/DF; Min. Francisco Falcão – Primeira Turma Data do Julgamento: 28.11.2006).

(12)

O artigo 13 da Lei 13.296/08:

Artigo 13 - É isenta do IPVA a propriedade:

III - de um único veículo adequado para ser conduzido por pessoa

com deficiência física;

MANDADO DE SEGURANÇA Pretendida isenção de ICMS na compra de veículo automotor a portador de necessidades especiais Veículo a ser conduzido por terceiro. Possibilidade. Recurso provido.” (AC Nº 931.737.5/5-00, Rel. Des. Carlos Eduardo Pachi, j. 18.01.2010 v.u).“DEFICIENTE FÍSICO - Impossibilidade de dirigir Isenção de ICMS. Admissibilidade: Aquisição de veículo para transporte de pessoa portadora de severa deficiência física, mesmo sem condições de dirigir, goza do benefício fiscal. Interpretação harmônica entre o art. 19, Anexo I, do RICMS e o art. 5º da CF e demais preceitos constitucionais que asseguram a proteção especial às pessoas deficientes. Recurso provido.” (AC 874.201-5/5-00 Rel. Des.Evaristo dos Santos, j. 18.05.09 - v.u.).

(13)

Check List da Igualdade

 Disseca a RMIT

 Detectar a existência de discriminação pela RMIT

 Identificar qual é o elemento de discriminação utilizado pela norma

 Analisar se a norma onera ou beneficia singularmente um indivíduo ou categoria ou atividade desde já determinados e se o elemento de discriminação reside na própria pessoa ou situação discriminada.

 Aferir a existência de correlação lógica entre o elemento de discriminação e o tratamento diferenciado.

 Perquirir a efetiva ocorrência da relação de subordinação e pertinência lógica entre a discriminação procedida e os valores positivados no texto constitucional.

(14)

O artigo 27 da Lei 13.296/08:

Artigo 27 - O imposto não recolhido no prazo determinado nesta lei estará sujeito a acréscimos moratórios correspondentes a 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por dia de atraso, até o limite de 20% (vinte por cento), calculados sobre o valor do imposto.

Parágrafo único - Após a inscrição em dívida ativa, os acréscimos moratórios corresponderão a 40% (quarenta por cento) do valor do imposto.

Parágrafo único - Após a inscrição em dívida ativa, os acréscimos moratórios corresponderão a 1 (uma) vez o valor do imposto.

(15)
(16)

Flávio Roberto, realizou um contrato de compra e venda com Felipe em Agosto de 2015, cujo objeto seria um veículo automotor de propriedade de Flávio.

Após a realização da venda e a imediata transferência do veículo, em meados de Dezembro do mesmo ano, Felipe recebeu uma Auto de Infração da Fazenda Pública Estadual exigindo o pagamento das multas de trânsito referente ao período de Janeiro a Julho de 2015 no montante de R$ 5.500,00. O Auto foi lavrado com fundamentação do artigo 131, I do CTN que determina: São pessoalmente responsáveis o adquirente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos.

(17)

Jurisprudência...

IPVA. Descabe invocar o CTB para dizer da responsabilidade solidária do ex-proprietário. “IPVA. ALIENAÇÃO. RESPONSABILIDADE DO ANTIGO PROPRIETÁRIO. ARTIGO 134 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. INFRAÇÕES DE TRÂNSITO. 1. O artigo 134 do CTB dispõe sobre a incumbência do alienante de comunicar a transferência de propriedade ao órgão de trânsito, no prazo de trinta dias, sob pena de responder solidariamente por eventuais infrações de trânsito. O referido dispositivo não se aplica a débitos tributários relativos ao não pagamento de IPVA, por não serem relacionados a penalidade aplicada em decorrência de infração de trânsito.” (STJ 1ª T., REsp 1116937/PR, BENEDITO GONÇALVES, OUT/09).

(18)

"Art. 1º - Aos contribuintes que não tenham incorrido em infração de trânsito, fica instituído desconto no valor anual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA, nos seguintes patamares:

I - 10% (dez por cento) no caso de não ter cometido infração de trânsito no ano civil anterior;

II - 15% (quinze por cento) no caso de não ter cometido infração de trânsito nos últimos dois anos civis;

III - 20% (vinte por cento) no caso de não ter cometido infração de trânsito nos últimos três anos civis.

§ 1º - Os percentuais referidos nos incisos anteriores não serão cumulativos.

§ 2º - Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do Código Brasileiro de Trânsito, legislação complementar ou resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN."

Promovida ação civil afirmando que tais dispositivos violam característica de tributo.

(19)

IPVA – DESCONTO – AUSÊNCIA DE INFRAÇÃO DE TRÂSITO. Ao primeiro exame, não surge relevante a articulação sobre a impossibilidade de o Estado federado, relativamente a tributo situado na respectiva competência – IPVA -, vir a dispor sobre desconto, considerada a ausência de infração de transito. (STF, Plenário, maioria, ADInMC 2.301/RS, Min. Marco Aurélio, set/00).

Estava em questão a Lei 11.400/99 do RS, que institui desconto no IPVA aos contribuintes que não tenham incorrido em infração de transito. O STF entende que o Estado-membro pode implementar incentivo fiscal de tributo de sua competência com a finalidade de estimular a observância das leis de trânsito, vencido o Min. Nelson Jobim, que deferia a liminar, conforme noticiado no Inf. 204 do STF.

(20)

Caso...

Jorge é proprietário de um veículo automotor e possui diversas dívidas de IPVA não pagas. Ocorre que ao tentar licenciar o seu veículo, e emitir o novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) foi impedido pelo órgão de trânsito, sob a condição de quitar todos os tributos incidentes sobre tais débitos.

Em razão disso, planeja ingressar com medida judicial para obrigar a emissão do documento, pois entende que condicionar tal ato ao pagamento dos impostos, viola a Constituição Federal.

(21)
(22)
(23)

Art. 155, I

transmissão causa

mortis e doação, de

quaisquer bens ou

direitos

(24)

Art. 38

A base de cálculo do imposto é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos.

(25)

Josué faleceu em 05.08.2011 em razão de uma grave doença no coração. Sua herança na época avaliada em R$ 1.500.000,00 foi objeto de grande divergência na família.

O formal de partilha dos bens só foi finalizado em 07.08.2018. Ocorre que a antiga lei determinava que a alíquota do ITCMD era de 04% e agora a nova legislação aprovada em 2017 fixou o montante em 06%.

Outra divergência é com relação ao valor dos bens, pois na época a família juntou ao processo a escritura dos imóveis, contudo, a pedido de um dos herdeiros, os bens foram avaliados por perito judicial.

(26)

A – Qual a alíquota será aplicada neste caso: 04 ou 6%?

B – O valor a ser considerado na Base de cálculo levará em consideração os valores das escrituras ou da avaliação?

C – A família alega inclusive que o Estado não pode mais cobrar o ITCMD, pois a morte ocorreu em 2011, e o registro está sendo feito agora em 2019. Está correto?

(27)

Jurisprudência...

Súmula 112 - STF

“O imposto de transmissão causa mortis é devido pela alíquota

(28)

Jurisprudência...

Súmula 112 - STF

“O imposto de transmissão causa mortis é calculado sôbre o valor

(29)

Jurisprudência...

Órgão julgador: 2ª Turma do STJ Data de julgamento: 13/06/2017 Data de publicação: 20/06/2017 Ementa: ITCMD. PRAZO DECADENCIAL. TERMO INICIAL. ART. 173, I, DO CTN. HOMOLOGAÇÃO DA PARTILHA. Resultado: A Turma, por unanimidade, entendeu que o termo inicial do prazo decadencial para o lançamento do ITCMD é o primeiro dia do exercício seguinte àquele em que transitou em julgado a sentença que homologou a partilha dos bens, nos termos do art. 173, I, do CTN. Isso porque, segundo os Ministros, apenas com a homologação da partilha é possível apurar os fatos geradores distintos a que alude o art. 35, parágrafo único, do CTN, de forma que o lançamento do tributo depende da identificação precisa do patrimônio transferido e dos herdeiros ou legatários. REsp 1.668.100/SP Relator(a): Ministro Herman Benjamin.

(30)

Jurisprudência...

(31)

Considere que Francisco é herdeiro de uma propriedade urbana localizada na cidade de Buenos Aires na Argentina. Ao saber disso, tratou de vender o imóvel a um morador da cidade, e repatriou o ganho financeiro, formalizando para tanto sua declaração do Imposto de Renda.

Ocorre que após 04 anos do feito, a Administração Fazendária Estadual está cobrando o ITCMD, informando que o tributo não foi recolhido.

Avalie se a cobrança é devida.

(32)

Art. 155, §1º, III terá competência para sua instituição regulada por lei complementar:

b) se o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventário processado no exterior;

(33)
(34)
(35)
(36)

Critério Material

Artigo 153, III da CF:

Compete à União instituir impostos sobre:

III - renda e proventos de qualquer

natureza;

Artigo 153,

§2, I da CF:

I - será informado pelos critérios da

generalidade, da universalidade e da

progressividade, na forma da lei;

(37)

Art. 43

O imposto, de

competência da União,

sobre a renda e

proventos de qualquer

natureza tem como fato

gerador a aquisição da

disponibilidade

(38)

Art. 43,§1º

A incidência do imposto

independe da

denominação da receita

ou do rendimento, da

localização, condição

jurídica ou

nacionalidade da fonte,

da origem e da forma de

percepção.

(39)

VERBAS

REMUNERATÓRIAS

VERBAS

RECOMPOSIÇÃO

VERBAS INDENIZATÓRIAS

(40)

Súmula 125 do STJ

O pagamento de férias não gozadas por necessidade do serviço não está sujeito à incidência do Imposto de Renda.

Critério Material

Súmula 215 do STJ

A indenização recebida pela adesão a programa de incentivo à demissão voluntária não está sujeita à incidência do Imposto de Renda.

Súmula 386 do STJ

São isentas de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e o respectivo adicional.

(41)

Súmula 463 do STJ

Incide imposto de renda sobre os valores percebidos a título de indenização por horas extraordinárias trabalhadas, ainda que decorrentes de acordo coletivo.

Critério Material

Súmula 498 do STJ

(42)

Critério Material

Art. 49. São tributáveis os rendimentos decorrentes

da

ocupação,

uso

ou

exploração

de

bens

corpóreos, tais como (Decreto-Lei nº 5.844, de

1943, art. 3º, Lei nº 4.506, de 1964, art. 21, e Lei nº

7.713, de 1988, art. 3º,

§ 4º):

§ 2º Serão incluídos no valor recebido a título de

aluguel os juros de mora, multas por rescisão de

contrato

de

locação,

e

quaisquer

outras

compensações pelo atraso no pagamento, inclusive

atualização monetária.

(43)

TEMPORAL APURAÇÃO ANUAL APURAÇÃO DEFINITIVA APURAÇÃO EXCLUSIVA

(44)
(45)

PÓS GRADUAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Remoto – Quando este LED estiver aceso, indica que o painel MBDCI-Local esta em modo REMOTO, ou seja, os comandos de partida e/ou parada do motor diesel serão executados pelo

A plataforma e-MEC é a base de dados oficial do Ministério da Educação, de informações concernentes às Instituições de Educação Superior – IES e cursos

B.2.1 Resultados para Bagging A T abela B.5 apresenta o desempenho médio da arquitetura Ba g ging em todos os no v e indutores candiddos a classificador base utilizados neste

Como contar para crianças de outras cidades como a gente vai de um lugar para outro, por exemplo, de casa para a escola. Ou da escola para

Determinar a interferência da atividade de proteases produzidas por bactérias do gênero Pseudomonas no teste oficial que sugere a adição fraudulenta de soro de queijo em leite,

Ora, se observarmos a proporção de trabalhadores por conta de outrem que são abrangidos pelo salário mínimo nacional como remuneração mensal de base vemos que os dados

➔ Utilização de uma sala como espaço reservado, pré-determinado e exclusivo para que o educando aguarde pelo responsável. ➔ Comunicação com os responsáveis.. ➔ Envio

As características dos materiais particulados de LSCF e LSCFCGO obtidos pela técnica dos citratos e mistura de óxidos, respectivamente, são adequadas para a preparação de